Acessibilidade / Reportar erro

Um almanaque de cidade como objeto de pesquisa da História da Cultura Escrita: Almanack da Parnahyba (1924-1982) 1 1 A discussão apresentada nesse artigo é um recorte inédito da tese de Jeferson Luís Marinho de Carvalho, Almanack da Parnahyba: leituras da educação em suas páginas (1924-1982), submetida à Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em 2016.

A city almanac as research object of the history of written culture: Almanack da Parnahyba (1924-1982)

RESUMO

Esse estudo diz respeito ao Almanack da Parnahyba, um livro de caráter periódico classificado como almanaque de cidade. Entendido como um documento histórico, a imersão em suas páginas possibilitou construir determinados aspectos vinculados à História da Cultura Escrita, circunscrita ao Piauí, na cidade de Parnaíba. A partir da análise do periódico, foi possível, por meio das características de sua materialidade e editoração, a compreensão de seu processo de edição, circulação e relação com o leitor. Observou-se que, no decorrer da temporalidade estudada, esse almanaque foi encontrado em distintos estados; sua presença ainda foi identificada em alguns países além do Brasil. Durante o período de sua publicação, atuou, direta ou indiretamente, como um difusor de ideais de civilidade, ancorado em um processo de discurso de modernização.

Palavras-chave:
Cultura escrita; Almanaque; Produção de impresso; Circulação de impresso.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br