Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 32, Número: 123, Publicado: 2024
  • Escolas no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes: análise bibliográfica de ações preventivas Artigo

    Rodrigues, Rafaela Maria; Mello, Roseli Rodrigues de

    Resumo em Português:

    Resumo A violência sexual acomete crianças e adolescentes em índices cada vez mais alarmantes. Urge, no âmbito social e científico, dar visibilidade ao tema e ao investimento em prevenção, aspectos estes que são abordados nesse artigo. O objetivo da pesquisa foi evidenciar as contribuições teóricas presentes em artigos científicos internacionais e nacionais, sobre prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Realizou-se uma revisão da literatura e foram selecionados 45 estudos na área da Educação, saúde e psicologia. Para a análise de dados, utilizou-se a Metodologia Comunicativa. Constatou-se que as escolas brasileiras têm sido pouco exitosas no desenvolvimento de ações preventivas à violência sexual. Conclui-se que é preciso desenvolver formação continuada dos agentes escolares no Brasil, e que já há produção nacional e internacional que pode iluminar tal formação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La violencia sexual afecta a niños y adolescentes en tasas cada vez más alarmantes. En el ámbito social y científico, es urgente dar visibilidad a la temática y la inversión en la prevención, aspectos que abordan este artículo. El objetivo de la investigación fue resaltar los aportes teóricos presentes en artículos científicos internacionales y nacionales, sobre la prevención de la violencia sexual contra niños y adolescentes. Se realizó una revisión de la literatura y se seleccionaron 45 estudios en el área de Educación, salud y psicología. Para el análisis de los datos se utilizó la Metodología Comunicativa. Se constató que las escuelas brasileñas no han logrado desarrollar acciones preventivas contra la violencia sexual. Concluimos que es necesario desarrollar una formación continua para los agentes escolares en Brasil, y que ya existe una producción nacional e internacional que puede iluminar dicha formación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Sexual violence affects children and adolescents at increasingly alarming rates. In the social and scientific context, there is an urgent need to give visibility to the theme and to the investment in prevention, aspects that are specific to this article. The objective of this research was to highlight the theoretical contributions present in international and national scientific articles on the prevention of sexual violence against children and adolescents. A review of the literature was conducted and 45 studies in the areas of Education, health and psychology were selected. For data analysis, the Communicative Methodology was used. It was found that Brazilian schools were not very successful in developing preventive actions against sexual violence. It is concluded that it is necessary to develop the continuous training of school agents in Brazil, and that there is already national and international production that can illuminate such training.
  • Os efeitos dos programas de formação de professores Obeduc e Pibid no desenvolvimento profissional dos docentes do Ensino Superior Artigo

    Oliveri, Andressa Maris Rezende; Jardilino, José Rubens Lima

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é discutir os efeitos da experiência vivenciada pelos docentes do Ensino Superior nos programas Obeduc e Pibid, implementados pela Ufop e pelo IFMG-campus Ouro Preto, em seu desenvolvimento profissional. Para a coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Dentre os resultados, destaca-se que os programas não visam o desenvolvimento profissional dos professores do Ensino Superior. Mas constituem-se em espaços de formação para estes profissionais, pois trazem elementos para a reflexão sobre teoria e prática, a proposição temas de pesquisa, e a aproximação entre escola e universidade, o que colabora para a constituição de sua identidade docente.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es discutir los efectos de la experiencia vivida por los docentes de Enseñanza Superior en los programas Obeduc y Pibid, implementados por la Ufop y por el IFMG-campus Ouro Preto, en su desarrollo profesional. Para la recolección de los datos se utilizó la entrevista semiestructurada. Entre los resultados, se destaca que los programas no apuntan al desarrollo profesional de los profesores de Enseñanza Superior. Pero se constituyen en espacios de formación para estos profesionales, pues traen elementos para la reflexión sobre teoría y práctica, la proposición temas de investigación, y el acercamiento entre escuela y universidad, lo que colabora para la constitución de su identidad docente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to discuss the effects of the experience lived by Higher Education teachers in the Obeduc and Pibid programs on their professional development. These programs were implemented by the Federal University of Ouro Preto and the Federal Institute of Minas Gerais-campus Ouro Preto, For data collection, a semi-structured interview was used. Among the results, it is highlighted that even though the programs do not aim at the professional development of Higher Education teachers, they constitute training spaces for these professionals, as they bring elements for reflection on theory and practice, the proposition of research topics, and the approximation between school and university. This also contributes to the constitution of their teaching identity.
  • Violências escolares: uma revisão de literatura baseado na Análise de Redes Sociais Artigo

    Chrispino, Alvaro; Melo, Thiago Brañas de; Chrispino, Renata Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa, classificada como revisão de literatura, resultou em 276 artigos, publicados no Brasil entre 1998 e 2023, em 100 periódicos diferentes hospedados nas plataformas SciELO.br, Educ@ e PEPSIC e conta com 603 autores vinculados a 182 instituições distintas, reunindo 1.064 palavras-chaves. O trabalho, a semelhança de uma cartografia, utilizou Análise de Redes Sociais e identifica os autores com maior número de produções, as coautorias em rede, as instituições com maior contribuição. A palavra-chave de maior ocorrência é bullying e indisciplina e direitos surgem como relevantes somente na rede social. A revista Ensaio é aquela que apresenta maior número de artigos no tema.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación, clasificada como revisión de literatura, resultó en 276 artículos, publicados en Brasil entre 1998 y 2023, en 100 revistas diferentes alojadas en las plataformas SciELO.br, Educ@ y Pepsic y cuenta con 603 autores vinculados a 182 instituciones diferentes, reuniendo 1.064 palabras clave. El trabajo, similar a la cartografía, utilizó el Análisis de Redes Sociales e identifica a los autores con mayor número de producciones, coautorías en red y instituciones con mayor aporte. La palabra clave que aparece con más frecuencia es bullying, y indisciplina y los derechos emergen como relevantes en la red social. La revista Ensaio es la que presenta el mayor número de artículos sobre el tema.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research, classified as a literature review, resulted in 276 articles, published in Brazil between 1998 and 2023, in 100 different journals hosted on the SciELO.br, Educ@, and Pepsic platforms and has 603 authors linked to 182 different institutions, bringing together 1,064 keywords. The work, similar to cartography, used Social Network Analysis and identifies the authors with the greatest number of productions, network co-authorships, and institutions with the greatest contribution. The most frequently occurring keyword is bullying, and indiscipline and rights emerge as relevant on the social network. Ensaio magazine is the one that presents the largest number of articles on the topic.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br