Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 30, Número: 117, Publicado: 2022
  • A Educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares Editorial

    Dias, Érika; Ramos, Mozart Neves
  • Avaliação educacional: um olhar sobre a produção acadêmica na revista Ensaio (2009–2020) Artigo

    Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos; Oliveira, Hérica Luar da Silva; Santos, Ana Clara Almeida dos

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda o estado da arte em Avaliação Educacional, por meio do mapeamento das publicações da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, dando continuidade e ampliando pesquisas sobre a temática. Dos 495 artigos publicados, de 2009 a 2020, foram selecionados 133 referentes à Avaliação Educacional e classificados de acordo com o nível de Ensino, categoria temática, país de origem, região, instituição e agência de fomento a que a pesquisa e/ou autores estão vinculados. Certificou-se que a revista é substancialmente brasileira, com publicações que tratam, em sua maioria, de Aspectos Gerais da Avaliação e da Avaliação de Programas, Projetos e Políticas Públicas. Foi constatada uma queda das publicações sobre Avaliação Educacional no período pesquisado, e, proporcionalmente, ao total de publicações no periódico, especialmente após 2016, o que coincide com a redução de investimentos em Educação no país, em especial os referentes a programas e projetos para a Educação Básica e para o Ensino Superior.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo aborda el estado del arte en Evaluación Educativa, a través del mapeo de publicaciones en la revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, continuando y ampliando la investigación sobre el tema. De los 495 artículos publicados de 2009 a 2020, 133 referentes a Evaluación Educativa fueron seleccionados y clasificados según el nivel de estudios, categoría temática, país de origen, región, institución y organismo financiador al que se vinculan las investigaciones y/o autores. Se constató que la revista es sustancialmente brasileña, con publicaciones que tratan en su mayoría de Aspectos Generales de la Evaluación y de la Evaluación de Programas, Proyectos y Políticas Públicas. Hubo una caída en las publicaciones sobre la Evaluación Educativa en el período investigado y, proporcionalmente, al número total de publicaciones en la revista, especialmente después de 2016, lo que coincide con la reducción de las inversiones en Educación en el país, especialmente las referidas a programas y proyectos de Educación Básica y Superior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article addresses the state of knowledge in Educational Assessment by mapping the publications of the journal “Ensaio: Assessment and Public Policies in Education”, continuing and expanding the research on the subject. Of the 495 articles published from 2009 to 2020, 133 were selected, referring to Educational Assessment; they were classified according to education level, thematic category, country of origin, region, institution, and funding agency to which the research/author(s) are linked. It was found that the journal is substantially Brazilian, with publications that deal mostly with General Aspects of the Assessment and Assessment of Programs, Projects, and Public Policies. There was a decrease in publications on the subject in the period and in proportion to the total number of publications in the journal, especially after 2016. This coincides with the reduction of investments in education in the country, especially those related to programs and projects for Basic Education and Higher Education.
  • A (re)interpretação e a implementação das políticas educativas de cidadania pelos professores Artigo

    Martins, Maria José D.; Simão, Ana Margarida Veiga

    Resumo em Português:

    Resumo Esta investigação visa compreender de que forma os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (EB) implementam as políticas educativas de cidadania delineadas nos documentos oficiais. Assim, analisaram-se os textos legais e as orientações do Ministério da Educação português e da União Europeia, que definem as políticas de Educação para a cidadania, que têm servido de guia para os professores educarem para a/e na cidadania no EB. Os dados obtidos por meio de questionários disponibilizados on-line, respondidos por 109 professores com idades entre 23 e 63 anos, permitiram concluir que há grande variedade nos temas abordados e nas estratégias de ensino. A Educação Ambiental e as regras da convivência interpessoal foram os domínios mais referenciados. Referências a ações solidárias na comunidade e o estabelecimento de regras de convivência interpessoal constituíram práticas pedagógicas que remetem para uma conceção atual de cidadania.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo los docentes del 1er Ciclo de Educación Básica (EB) implementan las políticas educativas de ciudadanía recogidas en documentos oficiales. Así, se analizaron los textos legales y las directrices del Ministerio de Educación portugués y de la Unión Europea, que definen las políticas de Educación para la Ciudadanía, que han servido de guía para que los docentes eduquen para la/y en ciudadanía en EB. Los datos obtenidos a través de cuestionarios disponibles en línea, respondidos por 109 docentes con edades comprendidas entre 23 y 63 años, permitieron concluir que existe una gran variedad en los temas tratados y en las estrategias de enseñanza. La Educación Ambiental y las reglas de convivencia interpersonal fueron los dominios más referenciados. Las referencias a acciones solidarias en la comunidad y el establecimiento de reglas para la convivencia interpersonal constituyeron prácticas pedagógicas que remiten a una concepción actual de ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This investigation aims to understand how primary teachers implement the educational policies of citizenship outlined in official documents. Thus, the legal texts that guide teachers and define education policies for citizenship of the Portuguese Ministry of Education and of the European Union, were analysed. The data obtained through a questionnaire made available online was answered by 109 teachers aged between 23 and 63 years old and allowed us to conclude that there is a great variety in the topics covered and in the teaching strategies. Environmental Education and the rules of interpersonal coexistence were the most referenced domains. References to solidarity actions in the community and the establishment of rules of interpersonal coexistence constituted pedagogical practices that refer to a current conception of citizenship.
  • Concepções e Práticas Avaliativas em Escolas Municipais do Rio de Janeiro Article

    Almeida, Andréa Baptista de; Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha; Cerdeira, Diana Gomes da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Analisamos concepções e práticas avaliativas de professores do ensino fundamental objetivando investigar os usos dos resultados das avaliações internas de aprendizagem e das Provas Bimestrais - instrumentos do Sistema de Avaliação da Rede Municipal do Rio de Janeiro – para tomada de decisões referentes ao planejamento e a condução das atividades pedagógicas. Baseamo-nos no conceito de avaliação formativa que pressupõe a avaliação como ferramenta de fomento à aprendizagem e não apenas para a sua medição. Realizamos entrevistas e observação participante em duas escolas e mapeamos contradições entre os discursos e as práticas, uma vez que as concepções das professoras se aproximavam da avaliação formativa, com foco na defesa da diversificação de instrumentos avaliativos. Contudo, o uso de provas era majoritário na prática docente e, frequentemente, eram elaboradas de forma semelhante às Provas Bimestrais. Os resultados das avaliações eram direcionados basicamente para dar feedback superficial aos alunos e calcular as suas notas, distanciando a prática avaliativa adotada das concepções teóricas de avaliação formativa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Analizamos las concepciones y prácticas evaluativas de los profesores de primaria, con el objetivo de investigar los usos de los resultados de las evaluaciones de aprendizaje en las escuelas y los resultados de las Provas Bimestrais (Exámenes Bimestrales) - instrumentos del Sistema de Evaluación del Sistema Educativo Municipal de Rio de Janeiro - para planificar y tomar decisiones pedagógicas. Nos basamos en las teorías de la evaluación formativa, que indicaban la evaluación como una herramienta para mejorar el aprendizaje y no solo para medirlo. Realizamos entrevistas y observación participante en dos escuelas, describiendo y analizando las contradicciones entre el discurso y las prácticas. Las concepciones de los docentes se acercaron a la evaluación formativa, enfocándose en la defensa de la diversificación de los instrumentos de evaluación, pero principalmente realizan exámenes tradicionales y, con frecuencia, trabajan de manera similar a las Provas Bimestrais (Exámenes Bimestrales). Los resultados de ambas evaluaciones fueron básicamente para dar una retroalimentación superficial a los estudiantes y calcular sus calificaciones, alejando la práctica evaluativa de la concepción teórica de la evaluación formativa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyzed the conceptions and assessment practices of elementary school teachers, aiming to investigate the uses of the results of the learning assessments in schools and the results of the Provas Bimestrais (Bimonthly Exams) – instruments of the Assessment System of the Rio de Janeiro Municipal Educational System – for planning and taking pedagogical decisions. We are based on the theories of formative assessment, which indicated assessment as a tool to improve learning and not just to measure it. We conducted interviews and participant observation in two schools, describing and analyzing contradictions between discourse and practices. The teachers’ conceptions approached formative assessment, focusing on defense of diversification of assessment instruments, yet they mainly conduct traditional exams and, frequently, they work in a similar way to the Provas Bimestrais (Bimonthly Exams). The results of both assessments were basically to give superficial feedback to the students and to calculate their grades, distancing the assessment practice from the theoretical conception of formative assessment.
  • O acesso universal à Educação no Brasil: uma questão de justiça social Artigo

    Trezzi, Clóvis

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo, escrito em forma de ensaio, versa sobre o direito à Educação no Brasil, na perspectiva de uma escola justa, partindo da argumentação de Dubet. O objetivo do artigo é discutir a escola justa, a partir da realidade brasileira. Partindo da premissa de que a simples presença na lei não é suficiente para garantir o direito de todos à Educação, o artigo começa discutindo a Educação como direito social. A análise é feita partindo do ponto de vista histórico, em diálogo com as ideias de Libaneo, Holston e Carvalho, que discutem os dualismos da cidadania e da Educação no Brasil. Argumenta-se que, desde a origem da pedagogia moderna, já se discutia a necessidade de que todas as crianças fossem à escola. O artigo conclui que, para se chegar à justiça escolar, é preciso muito mais do que, simplesmente, garantir, de forma igualitária, o acesso à sala de aula; é necessário caminhar para a humanização, que é a garantia da dignidade humana para todos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo, escrito en forma de ensayo, trata sobre el derecho a la Educación en Brasil, en la perspectiva de una escuela justa, a partir del argumento de Dubet. El objetivo del artículo es discutir la escuela justa, a partir de la realidad brasileña. Partiendo de la premisa de que la mera presencia en la ley no es suficiente para garantizar el derecho a la Educación de todos, el artículo comienza discutiendo la Educación como un derecho social. El análisis se hace desde el punto de vista histórico, en diálogo con las ideas de Libaneo, Holston y Carvalho, que discuten los dualismos de ciudadanía y Educación en Brasil. Argumenta que, desde el origen de la pedagogía moderna, ya se discutía la necesidad de que todos los niños fueran a la escuela. El artículo concluye que, para lograr la justicia escolar, se necesita mucho más que simplemente garantizar, de manera equitativa, el acceso a las aulas; es necesario avanzar hacia la humanización, que es garantía de la dignidad humana para todos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper, written as an essay, deals with the right to education in Brazil from the perspective of a fair school, based on Dubet’s argument. The purpose is to discuss the fair school from the Brazilian reality. Based on the premise that the mere presence in the law is not enough to guarantee everyone’s right to Education, the article begins by discussing Education as a social right. The analysis is made from the historical point of view, in dialogue with the ideas of Libaneo, Holston and Carvalho who discuss the dualisms of citizenship and Education in Brazil. Argues that since the origin of modern pedagogy, the need for all children to go to school was already discussed, the paper concludes that achieving school justice requires much more than simply guaranteeing equal access to the classroom; it is necessary to move towards humanization, which is the guarantee of human dignity for all.
  • Contribuições para ampliar a visão no desenho de políticas públicas de juventude, Educação e trabalho na América Latina Artigo

    Vicente, María Eugenia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo principal do artigo é enriquecer os conceitos dos diagnósticos para o desenho de políticas públicas de juventude. A metodologia é qualitativa, voltada para o aprofundamento de ideias e conceitos, por meio da estratégia de análise de conteúdo. Nesse caso, busca-se analisar e aprofundar conceitualmente a concepção de juventude, Educação e trabalho, tomando como base o “Relatório de Perspectivas Econômicas da América Latina (OCDE/CAF/Cepal)”. Conclui-se que os conhecimentos reduzidos a competências, as propostas de formação reduzidas a programas de treinamento e a vida sócio-econômica reduzida ao ajuste entre a oferta e a demanda do mercado; são postos em discussão por meio de visões sobre políticas públicas de juventude integral ancoradas nos direitos dos jovens como cidadão, coletivo dinâmico e heterogêneo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo se plantea como objetivo principal enriquecer las conceptualizaciones de los diagnósticos para el diseño de políticas públicas de las juventudes. La metodología es de corte cualitativa orientada a profundizar en ideas y conceptos, a través de la estrategia de análisis del contenido. En este caso, se busca analizar y profundizar conceptualmente sobre la concepción de juventud, de Educación y trabajo, tomando como base “El Informe Perspectivas Económicas de América Latina (OCDE/CAF/Cepal) 1 ”. Se arriba a la conclusión de que los saberes reducidos a competencias, las propuestas de formación reducidas a programas de capacitación, y la vida socio-económica reducida al ajuste entre oferta y demanda del mercado; son puestos en discusión por miradas sobre políticas públicas de las juventudes integrales ancladas en los derechos de los jóvenes como colectivo ciudadano, dinámico y heterogéneo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The main objective of the article is to enrich the conceptualizations of the diagnoses for the design of youth public policies. The methodology, qualitative, is oriented to deepen ideas and concepts, through the content analysis strategy. In this case, it seeks to analyze and conceptually deepen the conception of youth, Education and work, taking as a basis “The Latin American Economic Outlook Report (OECD/CAF/Eclac)”. The conclusion is that knowledge reduced to competencies, training proposals reduced to training programs, and socio-economic life reduced to the adjustment between market supply and demand, are put into discussion by views on public policies of integral youths anchored in the rights of young people as citizens, a dynamic and heterogeneous collective.
  • Determinantes do gasto público em Educação nos municípios do estado do Mato Grosso do Sul Artigo

    Sallaberry, Jonatas Dutra; Santos, Edicreia Andrade dos; Pereira, Pedro Henrique da Silva Melo; Brum, Débora Larissa

    Resumo em Português:

    Resumo Essa pesquisa teve o objetivo de investigar os determinantes do gasto público em Educação das cidades Sul Mato-Grossenses, no período de 2010-2018. A amostra contou com os 79 municípios analisados por meio de regressão com dados em painel de efeitos fixos. Os dados revelaram um desvio na distribuição das matrículas em relação ao quadro populacional, bem como a distribuição desproporcional do Produto Interno Bruto (PIB) e dos gastos entre municípios. A análise evidenciou que o gasto em Educação é determinado pelo tamanho da população, pelo PIB per capita, e pelo ano eleitoral municipal. No entanto, distinto do fundamentado na literatura, as variáveis ano eleitoral geral e o quantitativo de matrículas não demonstraram influências no gasto em Educação, revelando limitações no financiamento da Educação em municípios menores devido à menor capacidade de obter recursos próprios, emendas parlamentares e descentralização central. Entre essas evidências, a pesquisa apresenta implicações para os gestores públicos, para a sociedade organizada e para os pesquisadores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo investigar los determinantes del gasto público en educación en las ciudades de Mato Grosso do Sul - Brasil, en el período 2010-2018. La muestra incluyó los 79 municipios analizados mediante regresión con datos en un panel de efectos fijos. Los datos revelaron una desviación en la distribución de las matrículas en relación con la población, así como la distribución desproporcionada del Producto Interno Bruto (PIB) y el gasto entre municipios. El análisis mostró que el gasto en educación está determinado por el tamaño de la población, por el PIB per cápita y por el año electoral municipal. Sin embargo, a diferencia de lo que se basa en la literatura, las variables año electoral general y el número de matrículas no mostraron ninguna influencia en el gasto en educación, revelando limitaciones en el financiamiento de la educación en municipios más pequeños debido a una menor capacidad para obtener recursos propios, enmiendas parlamentarias y descentralización central. Entre estas evidencias, la investigación tiene implicaciones para los administradores públicos, para la sociedad organizada y para los investigadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this research is to investigate the determinants of public spending on education in the Brazilian cities of Mato Grosso do Sul, in the period 2010-2018. The sample included the 79 municipalities analyzed using regression with data in a fixed effects panel. The data revealed a deviation in the distribution of enrollments in relation to the population, as well as the disproportionate distribution of Gross Domestic Product (GDP) and spending among municipalities. The analysis showed that spending on education is determined by population size, GDP per capita, and municipal election year. However, contrary to what the literature shows, the variables general electoral year and the number of enrollments did not influence the spending on education, revealing limitations in the financing of education in smaller municipalities due to the lesser capacity to obtain own resources, parliamentary amendments, and central decentralization. Among these evidences, the research presents implications for public managers, organized society and researchers.
  • O financiamento educacional no Espírito Santo: o que dizem os gestores de Educação Especial Artigo

    França, Marileide Gonçalves; Melo, Douglas Christian Ferrari de; Almeida, Mariangela Lima de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa a compreensão dos gestores de Educação Especial do estado do Espírito Santo acerca do financiamento dessa modalidade de Ensino. Assume, como perspectiva teórico-metodológica, a pesquisa-ação colaborativo-crítica, que se ocupa simultaneamente da ação e da investigação. A pesquisa evidencia que alguns gestores demonstram ter conhecimento sobre o financiamento da Educação Especial, em relação à fonte de recursos, normativas, dupla matrícula no Fundeb e programas específicos. No entanto, faz-se necessário destacar os gestores que desconhecem a temática, o que revela o desafio da formação para esses profissionais que atuam na gestão da Educação Especial nos municípios.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza la comprensión de los administradores de Educación Especial en el estado de Espírito Santo sobre el financiamiento de este tipo de Educación. Asume, como perspectiva teórico-metodológica, la investigación-acción colaborativa-crítica, que se ocupa simultáneamente de la acción y la investigación. La investigación muestra que algunos responsables demuestran conocimiento sobre el financiamiento de la Educación Especial, en relación a la fuente de recursos, normatividad, doble matrícula en Fundeb y programas específicos. Sin embargo, es necesario destacar a los gestores que desconocen el tema, lo que revela el desafío de la formación de estos profesionales que laboran en la gestión de la Educación Especial en los municipios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article analyzes the understanding of Special Education managers in the state of Espírito Santo regarding the financing of this type of Education. It assumes, as a theoretical-methodological perspective, the collaborative-critical action research, which is simultaneously concerned with action and investigation. The research shows that some managers demonstrate to have knowledge about the financing of Special Education, in relation to the source of resources, regulations, double enrollment in Fundeb and specific programs. However, it is necessary to highlight the managers who are unaware of the theme, which reveals the challenge of training for these professionals who work in the management of Special Education in the municipalities.
  • Sistema de Educação Superior canadense: avaliação da Agência HEQCO para o desenvolvimento da Educação na província de Ontário Article

    Costa, Danilo de Melo

    Resumo em Português:

    Resumo O Canadá é um país com um sistema educacional reconhecido, e a província de Ontário tem o maior número de estudantes matriculados na Educação Superior. Devido à sua complexidade de gestão, o governo de Ontário criou a agência “Conselho de Qualidade da Educação Superior de Ontário” (HEQCO). Por ser uma agência incomum na maioria dos países, essa pesquisa visa a entender melhor a HEQCO, sob a visão dos principais stakeholders do sistema. Para alcançar os resultados, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória e qualitativa, a partir da realização de entrevistas com gerentes do governo canadense e aplicação de um questionário para seis professores especialistas em Ensino Superior canadense e duas lideranças estudantis. Os resultados mostraram que a HEQCO tem um papel de destaque, mas precisa de maior autonomia. A partir desse estudo, também foi constatado que, em sistemas altamente centralizados, ter uma agência atuando em questões específicas pode ser uma maneira eficiente de identificar os maiores desafios e ser mais assertivo nas ações e políticas descritas para cada localidade, auxiliando em seu desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Canadá es un país con un sistema educativo reconocido, y la provincia de Ontario tiene la mayor cantidad de estudiantes matriculados en educación superior. Debido a su complejidad de gestión, el Gobierno de Ontario creó la agencia Higher Education Quality Council of Ontario (HEQCO). Debido a que es una agencia inusual en la mayoría de los países, esta investigación tiene como objetivo comprender mejor a HEQCO bajo la visión de los principales actores del sistema. Para llegar a los resultados se desarrolló una investigación exploratoria y cualitativa, a partir de la realización de entrevistas a directivos del gobierno canadiense y la aplicación de un cuestionario a seis profesores especialistas en educación superior canadiense y dos líderes estudiantiles. Los resultados mostraron que HEQCO tiene un papel destacado pero necesita una mayor autonomía. Este estudio también percibió que en sistemas altamente centralizados, tener una agencia que actúe en temas específicos puede ser una forma eficiente de identificar los mayores desafíos y ser más asertivos en las acciones y políticas definidas para cada localidad, ayudando a su desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Canada is a country with a recognized Education system, and the province of Ontario has the largest number of students enrolled in Higher Education. Due to its management complexity, the Government of Ontario created the agency Higher Education Quality Council of Ontario (HEQCO). Because it is an unusual agency in most countries, this research aims to better understand HEQCO under the vision of the main stakeholders of the system. In order to reach the results, exploratory and qualitative research was developed, from the accomplishment of interviews with managers of the Canadian government and application of questionnaire for six professors specialists in Canadian Higher Education and two student leaderships. The results showed that HEQCO has a prominent role but needs greater autonomy. This study also realized that in highly centralized systems, having an agency acting on specific issues can be an efficient way to identify the greatest challenges and be more assertive in the actions and policies outlined for each locality, assisting in its development.
  • A política de internacionalização do Ensino Superior. Efeitos, lacunas e assimetrias persistentes Artículo

    Vázquez, Jaime Moreles; García, Sara Aliria Jiménez; Canan, Silvia Regina

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo discute a política de internacionalização do Ensino Superior e alguns dos seus efeitos. Utilizamos a análise documental para revisar a maneira como as universidades assumiram a política, analisando os documentos normativos, os relatórios institucionais que mostram seus principais resultados e os aspectos que são medidos no ranking das universidades sobre o assunto. Entre os achados mais significativos do trabalho realizado, estão as lacunas existentes entre a concepção da política adotada no discurso institucional e a maneira como tal política transcende e se forma nos indicadores que medem sua eficácia. Além disso, a revisão dos indicadores de internacionalização mostra a persistência de assimetrias entre instituições de ensino superior em regiões mais e menos industrializadas. O trabalho se deriva das atividades do projeto do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas do Ensino Superior (Giepes), sobre a internacionalização do Ensino Superior.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo analiza la internacionalización de la política de Educación Superior y algunos de sus efectos. Utilizamos el análisis documental para revisar la forma en que las universidades lo han asumido, analizando las políticas que promueven la internacionalización, los informes institucionales que muestran sus principales resultados y los aspectos que se miden en los Ránquines Universitarios sobre el tema. Uno de los hallazgos más significativos de esta investigación se refiere a la brecha que existe entre la concepción de la política que se adopta en el discurso institucional y la forma en que trasciende y se concreta en los indicadores que miden su efectividad. Además, la revisión de los resultados de la internacionalización muestra la persistencia de asimetrías entre las instituciones de Educación Superior en las regiones más y menos industrializadas. Este artículo se deriva de las actividades del proyecto del Grupo Internacional de Estudios e Investigaciones de Educación Superior.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper discusses the internationalization of Higher Education’s policy and some of its effects. We use documentary analysis to review the way in which universities have assumed it, analyzing the policies that promote internationalization, the institutional reports that show the main results and the aspects that are measured in the University Rankings about the subject. One of the most significant findings of this research refers to the gap that exists between the conception of the policy that is adopted in the institutional discourse and the way it transcends and takes shape in the indicators that measure its effectiveness. In addition, the review of internationalization results shows the persistence of asymmetries between Higher Education institutions in more and less industrialized regions. This paper derives from the activities of the project of the International Group of Studies and Research of Higher Education.
  • Percursos e trajetórias: a identidade do diretor de escola negro nas escolas municipais da cidade de São Paulo Artigo

    Campos, Douglas Aparecido de; Ferreira, Maria Angélica Chagas

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo é o resultado da pesquisa realizada na área da Educação que teve como base o estudo de um fenômeno social no âmbito escolar e investigou a trajetória identitária do diretor de escola negro em escolas municipais na cidade de São Paulo. Utilizamos o método de história oral, com as técnicas de entrevistas e análise dos depoimentos. Organizamos três categorias de análise, são elas: família e representatividade; formação docente e gestora; e identidade étnica e o fazer administrativo na escola. Concluímos que o racismo é vivenciado e enfrentado pelos diretores de escola e que conseguem, apesar dessa realidade, desenvolver trabalhos relevantes para a comunidade onde atuam sem se vitimar. A identidade étnico-racial torna-se um instrumento de luta para legitimar elementos fundamentais de constituição de sua identidade profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es el resultado de una investigación realizada en el campo de la Educación, que se basó en el estudio de un fenómeno social en el ámbito escolar e investigó la trayectoria identitaria del director de escuela negro en las escuelas municipales de la ciudad de São Paulo. Utilizamos el método de historia oral, con las técnicas de entrevistas y análisis de testimonios. Organizamos tres categorías de análisis, son: familia y representación; formación de profesores y directivos; e identidad étnica y práctica administrativa en la escuela. Concluimos que el racismo es vivido y enfrentado por los directores de escuela y que, a pesar de esta realidad, logran desarrollar un trabajo relevante para la comunidad donde trabajan sin victimizarse a sí mismos. La identidad étnico-racial se convierte en un instrumento de lucha para legitimar elementos fundamentales para la constitución de su identidad profesional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the result of research carried out in the field of Education, which was based on the study of a social phenomenon in the school environment, and investigated the identity trajectory of the black school director in municipal schools in the city of São Paulo. We used the oral history method, with the techniques of interviews and analysis of testimonies. We organized three categories of analysis: family and representation; teacher and manager training; and ethnic identity and administrative practice at school. We conclude that racism is experienced and faced by school directors and that they manage, despite this reality, to develop relevant work for the community where they work without victimizing themselves. Ethnic-racial identity becomes an instrument of struggle to legitimize fundamental elements for the constitution of their professional identity.
  • Programa de avaliação da Educação Básica do Espírito Santo: repercussões nas escolas e no Ensino de matemática Artigo

    Lima, Rosiane Pereira; Fassarella, Lúcio Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Investigamos o Programa de Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem (Paebes TRI) com o objetivo de identificar e discutir suas repercussões nas escolas e no processo de Ensino e de aprendizagem da matemática. Constitui pesquisa qualitativa do tipo descritiva e documental conduzida à luz da História Cultural, baseada na análise de leis, portarias e documentos da Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu). A partir de dados e apontamentos fornecidos por textos acadêmicos pertinentes, incluindo dissertações, teses, livros e artigos, conclui-se que essa avaliação tem repercutido negativamente no ambiente escolar em três vertentes principais: (1) desvirtua o processo de avaliação dos alunos nas escolas, (2) estimula práticas precárias de Ensino e (3) reduz a autonomia dos professores na elaboração e execução dos planos de Ensino, criando a tendência para uma abordagem tradicional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo investiga el Programa de Evaluación de Educación Básica de Espírito Santo Programa de evaluación diagnóstica del aprendizaje (Programa de Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem - Paebes TRI) con el objetivo de identificar y discutir sus repercusiones en las escuelas y en el proceso de enseñanza de las matemáticas. Constituye una investigación cualitativa de tipo descriptiva y documental realizada a la luz de la Historia Cultural, basada en el análisis de leyes, ordenanzas y documentos de la Secretaría de Estado de Educación de Espírito Santo (Secretaria de Estado da Educação – Sedu). Basado en datos y notas provistas por textos académicos relevantes, incluyendo disertaciones, tesis, libros y artículos, concluye que esta evaluación ha tenido un impacto negativo en el ambiente escolar en estas tres formas principales: (1) distorsiona el proceso de evaluación de los estudiantes en las escuelas, (2) fomenta las malas prácticas de Enseñanza y (3) reduce la autonomía de los docentes en la elaboración y ejecución de planes de Enseñanza, creando la tendencia hacia un enfoque tradicional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article investigates the Diagnostic Learning Assessment Program (Programa de Avaliação Diagnóstica da Aprendizagem - Paebes TRI) with the objective of identifying and discussing its repercussions in schools and in the mathematics teaching process. It constitutes qualitative research of the descriptive and documentary type conducted in the light of Cultural History, based on the analysis of laws, ordinances and documents of the State Secretariat of Education of Espírito Santo (Secretaria de Estado da Educação – Sedu). Based on data and notes provided by relevant academic texts, including dissertations, theses, books and articles, concludes that this evaluation has had a negative impact on the school environment in these three main ways: (1) it distorts the process of evaluating students in schools, (2) it encourages poor Teaching practices and (3) it reduces the autonomy of teachers in the elaboration and execution of Teaching plans, creating the tendency towards a traditional approach.
  • Educação para a Transição Emancipatória: justiça social e cidadania global Artículo

    Martín-Bermúdez, Nieves; Moreno-Fernández, Olga

    Resumo em Português:

    Resumo Esse documento reflete sobre as bases estruturais do direito à Educação e os valores que sustentam o processo educacional. Confirma a importância do desenvolvimento de marcos analíticos que apelam para tornar visível a diversidade das realidades sócio-educativas e o conhecimento sobre o papel da Educação. Dessa forma, a perspectiva da Educação para a Transição Emancipatória é apresentada como uma alternativa pedagógica e um modelo de formação integral. Uma proposta para uma cidadania autônoma e responsável com dignidade humana, a partir de uma concepção atenta e crítica das questões sociais e ambientais relevantes do nosso mundo. É importante, neste marco, considerar que nos colocamos sob a abordagem crítica dos Direitos Humanos e, portanto, da justiça social, deixando de lado os clássicos que ocorreram devido ao processo de globalização e retomando princípios que promovem uma cidadania global, emancipada e fortalecedora.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo reflexiona sobre la base estructural del derecho a la Educación y los valores que sustentan el proceso educativo. Se plantea la importancia de desarrollar marcos analíticos que apelen a visibilizar la diversidad de realidades socioeducativas y de conocimientos sobre el papel de la Educación. De esta manera, la perspectiva de la Educación para la Transición Emancipadora se presenta como una alternativa pedagógica y un modelo de formación integral. Una propuesta para una ciudadanía autónoma y responsable con dignidad humana, desde una concepción atenta y crítica de los temas sociales y ambientales relevantes de nuestro mundo. Es importante en este marco considerar que nos colocamos bajo el enfoque crítico de los Derechos Humanos y, por ende, de la Justicia Social, dejando de lado los clásicos que se han producido debido al proceso de globalización y retomando principios que promueven una globalización emancipada, y empoderamiento de la ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper reflects on the structural basis of the right to education and the values that underpin the educational process. It raises the importance of developing analytical frameworks that appeal to make visible the diversity of socio-educational realities and of knowledge about the role of education. In this way, the perspective of Education for the Emancipatory Transition is presented as both a pedagogical alternative and a model of integral formation. A proposal for an autonomous and responsible citizenship with human dignity, from an attentive and critical conception of the relevant social and environmental issues of our world. It is important in this framework to consider that we place ourselves under the critical approach of Human Rights, and therefore, of Social Justice, leaving aside the classics that have occurred due to the globalization process and taking up again principles that promote a global, emancipated and empowering citizenship.
  • Aprendizagem do respeito por meio da Educação musical nas escolas Página Aberta

    Kreutzfeld, Cristina Silva; Lins, Maria Judith Sucupira da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo Esse artigo trata do ensino da virtude Respeito por meio da contação e da sonorização de história em aulas de Educação Musical. A fundamentação teórica está na filosofia de Aristóteles. A hipótese é que a Ética pode ser ensinada, por meio de virtudes, nas aulas de Educação Musical nos Anos Iniciais – Ensino Fundamental. Os objetivos da pesquisa são: estabelecer a relação entre Ética e Educação Musical e realizar uma atividade sobre a virtude Respeito. A pesquisa é qualitativa. É possível concluir que os alunos compreenderam o significado da virtude Respeito e a relevância da prática de virtudes para o convívio em sociedade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo trata sobre la enseñanza de la virtud Respeto a través del Storytelling y la creación de Efectos Sonoros en las clases de Educación Musical. El fundamento teórico está en la filosofía de Aristóteles. La hipótesis es que la Ética se puede enseñar a través de las virtudes en las clases de Educación Musical en la Escuela Primaria. Los objetivos de la investigación son: establecer la relación entre la Ética y la Educación Musical; y realizar una actividad sobre la virtud Respeto. La investigación es cualitativa. Es posible concluir que los estudiantes comprendieron el significado de la virtud Respeto a las virtudes y la relevancia de practicar las virtudes para vivir en sociedad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article deals with teaching of the virtue Respect through Storytelling and with creating Sound Effects in Music Education classes. The theoretical foundation is in Aristotle’s philosophy. The hypothesis is that Ethics can be taught through virtues in Music Education classes in the Elementary School. The objectives of the research are: to establish the relationship between Ethics and Music Education; and to perform an activity on the virtue Respect. The research is qualitative. It is possible to conclude that students understood the meaning of the virtue Respect and the relevance of practicing virtues for living in society.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br