Acessibilidade / Reportar erro
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Volume: 17, Número: 63, Publicado: 2009
  • Editorial

    Oliveira, Carlos Alberto Serpa de
  • Avaliação da concessão legal de poder da escola de medicina da Universidade de Stanford: usando um amigo crítico para melhorar a experiência na residência

    Fetterman, David

    Resumo em Português:

    A avaliação de concessão legal de poder foi adotada pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford para participar da reforma curricular. Também foi usada para preparar um credenciamento em um site de visita. A avaliação de concessão legal de poder é uma forma guiada de autoavaliação. Ela foi selecionada, pois os princípios e práticas de avaliação legal de poder correspondem harmoniosamente à natureza colaborativa e participativa da reforma curricular na escola. Este artigo destaca uma das mais importantes características da avaliação de concessão legal de poder: o amigo crítico. Este indivíduo possui experiência em avaliação, porém serve como instrutor, conselheiro e guia em vez de "o perito". A avaliação está nas mãos das pessoas do programa, porém o amigo crítico ajuda a manter o bom caminho e a rigorosidade. Como um indicador da importância desse papel, as avaliações dos alunos nas escalas de residência selecionadas, onde um amigo crítico foi solicitado para responder às preocupações dos alunos, resultou em um aumento significante na classificação dos alunos.

    Resumo em Espanhol:

    La evaluación de concesión legal de poder fue adoptada por la Escuela de Medicina de la Universidad de Stanford para participar de la reforma curricular. También fue usada para preparar un credenciamento en un site de visita. La evaluación de concesión legal de poder es una forma guiada de autoevaluación. Los principios y prácticas de evaluación legal de poder corresponden harmoniosamente a la naturaleza colaboradora y participativa de la reforma curricular en la escuela. Este artigo destaca una de las más importantes características de la evaluación de concesión legal de poder: el amigo crítico. Este individuo tiene experiencia en evaluación, pero sirve como instructor, consejero y guía en lugar del "perito". La evaluación esta en las manos de las personas del programa, pero el amigo crítico ayuda a mantener el bueno camino y la precisión. Como un indicador de la importancia de ese papel, las evaluaciones de los alumnos en las escalas de residencia seleccionadas, donde un amigo crítico fue solicitado a responder a las preocupaciones de los alumnos, resultó en aumento significante en la clasificación de los alumnos.

    Resumo em Inglês:

    Empowerment evaluation was adopted by Stanford University's School of Medicine to engage in curricular reform. It was also used to prepare for an accreditation site visit. Empowerment evaluation is a guided form of self-evaluation. It was selected because the principles and practices of empowerment evaluation resonated with the collaborative and participatory nature of the curricular reform in the School. This article highlights one of the most important features of an empowerment evaluation: a critical friend. This individual has evaluation expertise but serves as a coach, advisor, or guide, rather than "the expert". The evaluation is in the hands of the people in the program, but a critical friend helps to keep it on track and rigorous. As one indication of the importance of this role, student ratings on selected clerkship rotations, where a critical friend was requested to respond to student concerns, resulted in significant increases in student ratings.
  • Plano de carreira e avaliação dos professores: encontros e desencontros

    Palazzo, Janete; Gomes, Candido Alberto

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar se os critérios de progressão na carreira de uma instituição de ensino superior são os mesmos que formam um bom docente na perspectiva dos alunos. A literatura destaca vários fatores que interferem no desempenho dos alunos, mas considera que os critérios clássicos de progressão tendem a não exercer claramente efeitos sobre o rendimento dos alunos. A pesquisa exploratória utilizou, como instrumento de coleta de dados, um questionário preenchido pelos alunos, previamente construído, testado e aprovado como parte do processo de avaliação institucional. Além de verificar o desempenho dos docentes na perspectiva dos alunos, relacionaram-se as respostas ao questionário com as características docentes valorizadas pelo Plano de Carreira (titulação, experiência, tempo de serviço e publicações científicas). Concluiu-se que, na instituição estudada, não houve relação significativa entre a avaliação dos docentes e as variáveis para progressão na carreira, confirmando a literatura sobre a educação básica.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de esta investigación es el de verificar si los criterios de progresión en la carrera docente de una institución de educación superior son los mismos valorados por la evaluación de los estudiantes. La literatura destaca varios factores que afectan el rendimiento de los estudiantes, pero concluye en general que los criterios adoptados en las carreras no tienen efectos claros sobre el rendimiento discente. Esta investigación exploratoria utilizó un cuestionario de evaluación de los docentes por los estudiantes, que había sido previamente construido, testado y aprobado en la evaluación institucional. Se relacionaran los resultados de la evaluación por los estudiantes a las características de los profesores destacadas por la carrera (nivel de escolaridad, tiempo de trabajo y publicaciones científicas). Se concluye que, en este caso, no hubo relación significativa entre la evaluación del desempeño de los profesores y las variables enfatizadas por la carrera, confirmando así la literatura acerca de la educación básica.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to assess if the criteria for progressing in the professors' career of a higher education institution are the same that make a teacher good in the pupils' view. The literature highlights many factors that influence pupils' gains, however, it considers that the classic progressing criteria tend not to wield clearly effects on pupils' gains. The exploratory research project used, to collect data, a questionnaire filled out by students, previously constructed, tested and approved as part of the institutional evaluation process. Besides verifying the professors' performance from the students' perspective, this research project related professors' characteristics valued by the career ladder (degree, experience, seniority in the institution and academic publications) to their performance according to the students' evaluations. It was concluded that, in the institution investigated, there was no significant relationship between the evaluation of professors' performance and the variables for progressing in career, confirming the literature on basic education.
  • Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas

    Gomes, Carlos Alberto

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta, de forma resumida, a visão sociológica de três autores clássicos - Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson - sobre a relação entre professores e alunos no quadro da relação educativa e pedagógica. Os três autores defendem uma visão hierárquica da educação e do ensino, considerando ser esse modelo institucional a melhor forma de encarar uma dinâmica interactiva inevitavelmente condicionada por um elevado potencial de conflito. Todos consideram que o sucesso da educação, em geral, e da educação escolar, em particular, depende, de modo decisivo, da eficácia da acção disciplinar, no quadro de uma liderança institucional que assegure a autoridade dos professores. É uma visão por muitos considerada tradicional e conservadora - os próprios autores tendem a considerá-la simplesmente realista - que desafia várias correntes pedagógicas anti-hierárquicas, e que, claramente, se opõe aos pressupostos e lógicas de acção que caracterizam o processo de personalização individualista, narcisista e hedonista da actual sociedade (pós) moderna.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta, de forma resumida, la visión sociológica de tres autores clásicos - Émile Durkheim, Willard Waller e Philip Jackson -sobre la relación entre profesores y alumnos en el ámbito de la relación educativa y pedagógica. Los tres autores defienden una visión jerárquica de la educación y de la enseñanza, y consideran que ese modelo institucional es la mejor forma de encarar una dinámica interactiva inevitablemente condicionada por un elevado potencial de conflicto. Los tres autores consideran que el éxito de la educación, en general, y de la educación escolar, en particular, depende, de modo decisivo, de la eficacia de la acción disciplinaria, en el ámbito de un liderazgo institucional que asegure la autoridad de los profesores. Es una visión considerada por muchos como tradicional y conservadora - los propios autores tienden a considerarla simplemente realista - que desafía varias corrientes pedagógicas antijerárquicas, y, que, claramente, se oponen a los presupuestos y lógicas de acción que caracterizan el proceso de personalización individualista, narcisista y hedonista de la actual sociedad (pos) moderna.

    Resumo em Inglês:

    The following article presents, in a summarized way, the sociological view of three classic authors - Émile Durkheim, Willard Waller and Philip Jackson - on the relationship between teachers and students in the context of the educational and pedagogical relationship. The three authors argue in favor of a hierarchical view of education and teaching, considering this institutional model to be the best way to envision an interactive dynamic inevitably conditioned by a considerable potential for conflict. All of them consider that the success of education in general, and education in schools, in particular, depends - decisively - on the effectiveness of disciplinary actions, in a context in which the institutional leadership gives support to the teachers' authority. It is a view considered to be traditional and conservative by many people - the authors themselves tend to consider it simply realistic- which challenges several anti hierarchical pedagogical currents, and which, clearly, is at loggerheads with presuppositions and justifications that typify the individualist, narcissistic and hedonistic process of personalization of present-day (post)modern society.
  • Educação superior privada como serviço de utilidade pública

    Gomes, Magno Federici

    Resumo em Português:

    Objetiva-se, com o presente trabalho, o estudo da natureza jurídica da educação superior fornecida pelo segmento privado no Brasil, em conformidade com o ordenamento jurídico brasileiro. Este artigo é preponderantemente teórico-documental. Como conclusão, a partir da evolução constitucional, pôde-se constatar que o direito positivo nacional reconheceu a liberdade de ensino, sob o crivo de um Estado intervencionista e fundante, controlando o sistema educacional por atos administrativos regulatórios, na qualidade de um serviço de utilidade pública. Os atos autorizativos de funcionamento de Instituições de Ensino Superior (IES) não pleiteiam contratos de concessão ou permissão e, consequentemente, dispensam a licitação e a lei instituidora que, em regra, outorga o regime e as qualificações do serviço público, em conformidade com o parágrafo único, do art. 175, da Constituição da República de 1988 (CR/88). A idiossincrasia precária da autorização acaba por prescindir da existência da lei e da licitação. Dessa maneira, no âmbito educacional e mediante exercício do poder de polícia, inexiste liberdade plena da atividade econômica, principalmente com referência ao setor particular.

    Resumo em Espanhol:

    Se desea, con el presente trabajo, el estudio de la naturaleza jurídica de la enseñanza superior fornecida por el segmento privado en Brasil, en conformidad con el ordenamiento jurídico brasileño. Se trata de un trabajo preponderantemente teórico-documental. Se ha concluido que, con el desarrollo constitucional, se ha podido constatar que el derecho positivo nacional reconoció la libertad de enseñanza, bajo la tutela de un Estado intervencionista, controlando el sistema educacional por actos administrativos reguladores, como un servicio de utilidad pública. Los actos de autorización de funcionamiento de Instituciones de Enseñanza Superior (IES) no necesitan de contratos de concesión y, consecuentemente, dispensan el procedimiento de contratación pública y la ley instituidora que, como regla, otorga el régimen y las calificaciones de servicio público, en conformidad con el párrafo único, del artículo 175, de la Constitución de la República de 1988 (CR/88). La idiosincrasia precaria de la autorización acaba por prescindir de la existencia de la referida ley y de la licitación. De esa manera, en el ámbito educacional y ante el ejercicio del poder de policía, no hay libertad plena de la actividad económica, en especial con referencia al sector particular.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed the study of the legal nature of the higher education supplied by the private segment in Brazil, in conformity with the existing dispositions in the national legal ordering. This article is a preponderantly theoretical-documentary work. It has been concluded that, with the constitutional development, the Brazilian positive law recognized the freedom of education, under the trusteeship of an interventionist State, which controls the educational system by regulating administrative acts, as service of public utility. The authorization acts of operation of Higher Education Institutions (IES) do not need concession contracts and, consequently, they do not need the procedure of hiring and the law that, as rule, grants the regime and the qualifications of the public service, in conformity with the unique paragraph, of the article 175, of the Constitution of the Republic of 1988 (CR/88). The precarious idiosyncrasy of the authorization finishes doing without the existence of the referred law and the procedure of hiring. Because of that, in the educational scope and through the exercise of the police power, there is no total freedom of the economic activity, specially in relation to the particular sector.
  • Do diagnóstico às questões avaliativas: um caminho possível via prática de avaliação em educação a distância

    Silva, Ângela Carrancho da; Silva, Christina Marília Teixeira da

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultados parciais de uma avaliação diagnóstica da Educação Superior a Distância no País. Esse estudo foi desenvolvido na disciplina Prática de Avaliação oferecida no Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio. A partir do levantamento do estado da arte da Educação a Distância, foram elaboradas questões avaliativas que servirão de fio condutor a futuras práticas avaliativas do Curso.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta resultados parciales obtenidos en una evaluación diagnóstica de la Educación a Distancia en cursos superiores brasileños. Esta investigación fue desarrollada en la signatura Práctica de Evaluación ofrecida por el Curso de Maestría Profesional en Evaluación de la Fundación Cesgranrio. Cuestiones evaluativas fueran desarrolladas con base en el estado del arte de la Educación a Distancia y servirán como referencia de las futuras prácticas evaluativas del programa.

    Resumo em Inglês:

    This article presents partial results of a diagnostic evaluation of Long-Distance Higher Education in Brazil. This study was developed in the Evaluation Practice course offered by the Professional Master Course in Evaluation at Cesgranrio Foundation. Based on the state of art of Long-Distance Education, evaluative questions were developed, which will become reference to the future evaluative practices of the program.
  • Avaliação do aprendizado via educação a distância: a visão dos discentes

    Arieira, Jailson de Oliveira; Dias-Arieira, Cláudia Regina; Fusco, José Paulo Alves; Sacomano, José Benedito; Bettega, Maria Odette de Pauli

    Resumo em Português:

    A Educação a Distância é um importante movimento no contexto educacional que ganhou espaço recentemente devido ao impulso que recebeu com o desenvolvimento das ferramentas de informática e de comunicações. É nesse contexto que o presente trabalho se insere, abundância de recursos tecnológicos, rapidez nas comunicações, maior interatividade via internet e exigência de capacitação por parte do mercado de trabalho. O presente trabalho teve como objetivos: evidenciar a posição dos acadêmicos do ensino presencial sobre a metodologia de educação à distância; avaliar os pontos fortes e fracos da metodologia na opinião dos acadêmicos; avaliar a percepção dos acadêmicos, em relação às vantagens e desvantagens da metodologia, de educação a distância em relação ao ensino presencial. Foi realizada uma pesquisa com questionários semiestruturados com um grupo de 30 acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior. Com relação aos resultados obtidos, merece atenção a forma com que os acadêmicos receberam e se inseriram na dinâmica do ensino on line. A maioria dos alunos mostrou-se satisfeita com os resultados alcançados e com as possibilidades que a plataforma de ensino a distância permite para a complementação do aprendizado. Verificou-se que os acadêmicos reconhecem a importância da Educação a Distância, mas preferem ainda o modelo tradicional do ensino presencial. Vale ressaltar que o trabalho trata de um estudo exploratório, onde foram levantadas questões sobre o assunto, as quais deverão ser mais bem exploradas e discutidas em outros trabalhos, tais como:como os acadêmicos gostariam de utilizar a ferramenta Moodle; quais os aspectos ou fatores motivadores do estudo a distância.

    Resumo em Espanhol:

    La educación a distancia es un movimiento importante en el contexto educativo que ganó espacio recientemente debido al impulso que recibió con el desarrollo de las herramientas de la informática y de las comunicaciones. Es en este contexto que el presente trabajo se insiere, abundancia de recursos tecnológicos, rapidez en las comunicaciones, mayor interactividad vía Internet y requisito de calificación de parte del mercado de trabajo. Ese trabajo tuve como objetivos: evidenciar la posición de los estudiantes de la enseñanza presencial sobre la metodología de la educación a distancia; evaluar los puntos fuertes y los puntos débiles de la metodología según la opinión de los estudiantes; evaluar la percepción de los discentes con referencia a las ventajas y a las desventajas de la metodología de educación a distancia en la relación a la enseñanza presencial. Una investigación con cuestionarios semi-estructurados con un grupo de 30 estudiantes de una institución educación superior. Con respecto a los resultados obtenidos, merece la atención la forma con que los discentes recibieron y se insirieron en la dinámica de la educación on line. La mayoría de los alumnos se reveló satisfecha con los resultados alcanzados y con las posibilidades que la plataforma de educación a distancia permite para la complementación del aprendizaje. Se verificó que los estudiantes reconocen la importancia de la educación a distancia, pero, todavía, prefieren el modelo tradicional de enseñanza presencial. Vale resaltar que ese trabajo es un estudio exploratorio, donde las preguntas sobre el tema fueron planteadas y que serán mejor exploradas y discutidas en otros trabajos, como por ejemplo: cómo los estudiantes gustarían de utilizar la herramienta Moodle; cuáles los aspectos o los factores motivadores del estudio a distancia.

    Resumo em Inglês:

    The long-distance education is an important movement in the educational context which recently has gained space due to the impulse received by the development of the computer science tools and communication. So, the article is inserted in this context, abundance of technological resources, rapidity in communication, greater interactivity by Internet and requirement of capacity by the labor market. This work had as main goals: to evidence the position of the current education academics on the long-distance education methodology; to evaluate the strong and weak points of this new methodology in their points of view; and also to evaluate their perception in relation to the advantages and disadvantages of this method compared to the current one. A research with half-structured questionnaires was made with a group of 30 academics from a Higher Education Institution. As the results showed, the way how the academics have received and inserted themselves in the dynamics of the on line education deserves attention. The majority of the pupils are satisfied with the results and with the possibilities that this kind of education adds to their learning. It was verified that the academics recognize the importance of the Long-distance Education, although they still prefer the traditional model of education. We had better keep in mind that this is merely an exploratory study, where questions on the subject had been raised, and that these questions have to be better explored and discussed in other works, such as: how would the academics like to use the Moodle tool; what are the aspects or factors that motivate the long-distance study.
  • Avaliação do perfil cinestésico-corporal de crianças com Síndrome de Down: um parâmetro para se atender à proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação especial Página Aberta

    Brito, Ariella; Silva, Iris Lima e; Cardoso, Fabrício; Beresford, Heron

    Resumo em Português:

    Este artigo teve por objetivo avaliar o perfil cinestésico-corporal de 20 crianças, com Síndrome de Down (SD), de 06 a 12 anos, residentes na Região Sul do Estado do Tocantins - Brasil. Isto com o propósito de estabelecer parâmetros cognitivo-motores que possam fundamentar práticas heterogêneas tanto no projeto político-pedagógico, como no currículo, na metodologia de ensino e na avaliação de tais entes, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial (BRASIL, 2001) e favorecer, assim, a aprendizagem e a integração social de indivíduos com tais necessidades especiais. Tal objetivo foi alcançado a partir de uma avaliação de contexto na qual foi aplicado o Inventário Portage Operacionalizado (WILLIAMS; AIELLO, 2001) e o protocolo de avaliação de habilidades motoras de Bruininks - Oseretsky (BRUININKS, 1978). Concluiu-se que indivíduos com SD apresentam um deficit de habilidades cognitivo-motoras próprias da coordenação motora fina e um limitado desenvolvimento da linguagem, seja oral ou escrita, resultando em insucesso nas tarefas escolares. Finalmente, chama-se a atenção para um importante aspecto, isto é, que alguns indivíduos portadores da SD, seja em função de um menor nível de deficiência cerebral ou mesmo de vivência motora, podem ter êxito em tarefas diversas, inclusive no ambiente escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tuvo por objetivo evaluar el perfil cinestésico-corporal de 20 niños, con Síndrome de Down - SD, de 06 a 12 años, residentes en la Región Sur del estado de Tocantins - Brasil. Esto con el propósito de establecer parámetros cognitivo-motores que puedan fundamentar prácticas heterogéneas en el proyecto político-pedagógico, en el currículum, en la metodología de enseñanza y en la evaluación de tales entes, en conformidad con las Directrices Curriculares Nacionales para Educación Especial (MEC/SEESP, 1998), favoreciendo así el aprendizaje y la integración social de individuos con tales necesidades especiales. Tal objetivo fue alcanzado a partir de una evaluación de contexto en el cual fue aplicado el Inventario "Portage Operacionalizado" (Williams & Aiello 2001 ) y el protocolo de evaluación de habilidades cognitivo-motoras propias de la coordinación motora fina y un limitado desarrollo del lenguaje, sea oral o escrito, resultando en un fracaso en las tareas escolares. Finalmente, se llama la atención para un importante aspecto, esto es, que algunos individuos portadores de la SD, sea en función de un menor nivel de deficiencia cerebral o mismo de vivencia motora, pueden tener éxito en tareas diversas, inclusive en el ambiente escolar.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to evaluate the corporal-movement profile of 20 children, with -Down's syndrome DS, between 06 and 12 years of age, resident in the Southern Region of the State of Tocatins, Brazil. The purpose of this work is to establish cognitive-motor parameters which are able to found heterogeneous practices in the pedagogic-policy project of the curriculum, in the teaching methodology and also, in the evaluation of these individuals, in agreement with the National Curricular Guidelines for Special Education (MEC/SEESP, 1998), thus favoring the education and social integration of people with such special needs. This aim was achieved with a context evaluation in which the "Operational Portage" Inventory (Williams & Aiello, 2001) and the protocol of evaluation of motor ability of Bruininks - Oseretsky (BRUININKS, 1978) were used. It was concluded that individuals with Down's syndrome present a deficit of cognitive-motor ability, which is related the fine motor coordination and also a limited development of language, whether oral or written, resulting in lack of success in school chores. Finally, an important aspect had caught attention, that is, although some individuals with Down's syndrome have got a lower level of cerebral deficiency or of motor function, they can achieve success in a great variety of tasks, even in the school environment.
  • Os planos de carreira premiam os melhores professores? Pesquisa Em Síntese

    Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo; Palazzo, Janete; Oliveira, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma discussão a respeito dos critérios para progressão nos planos de carreira docente. Inicialmente, será discutido o papel do professor na sociedade contemporânea e sua importância. Em seguida, discute-se a importância da formação contínua relativa à atividade do professor. Depois, algumas pesquisas nacionais e estrangeiras com foco nas características docentes que interferem no rendimento dos discentes são examinadas. O tópico posterior busca identificar a legislação brasileira referente aos planos de carreira do magistério. Por fim, descrevem-se os critérios e as características do plano de carreira docente do município de Barreiras, no Estado da Bahia, o qual passa por uma situação disjuntiva entre atender as propostas docentes e o comprometimento de orçamentos futuros. As conclusões do artigo indicam que os planos de carreira, geralmente, são fundamentados em aspirações, desejos e suposições não embasados na literatura. Sugere-se que os planos de carreira priorizem as características do professor que apresentam efeito sobre o desempenho estudantil, uma vez que o professor e a escola estão a serviço do aluno.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una discusión a respecto de los criterios para la progresión en los Planes de desarrollo de cargos y salarios. Inicialmente se discute el papel y la importancia del profesor en la sociedad contemporánea. En seguida se discute la importancia de la formación continua relativa a la actividad del profesor. Después son examinadas algunas pesquisas nacionales y extranjeras con foco en las características docentes que interfieren en el rendimiento de los alumnos. El tópico posterior busca identificar la legislación brasileña referente a los Planes de desarrollo de cargos y salarios. Finalmente son descritos los criterios y las características del plan de carrera docente del municipio de Barreiras, en el Estado de Bahia, que pasa por una situación disyuntiva entre atender las propuestas docentes y el comprometimiento de presupuestos futuros. Las conclusiones del artículo indican que tales planes de desarrollo de cargos y salarios, generalmente, son fundamentados en aspiraciones, deseos y suposiciones no fundamentadas en la literatura. Se sugiere que estos planes prioricen las características del profesor que presentan efecto sobre el desempeño estudiantil, una vez que el profesor y la escuela están al servicio del alumno.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a discussion on the criteria for progression in teachers' career ladder. Initially, the teachers' roles among the contemporary society, as well as their importance will be discussed. Then, the teachers improvement related to their own activities will also be discussed. Later, some national and foreign researches focused on teaching characteristics which affect students outcomes will be examined. The following topic intends to identify the Brazilian legislation related to the teachers' career ladder. Finally, the criteria and characteristics of the teachers' career ladder in Barreiras City, Bahia, Brazil, are described. Nowadays, this city is on a disjunctive situation between caring about teachers' proposals and its commitment with future budgets. The conclusions of this article indicate that career ladders, are generally based on aspirations, desires and assumptions. It is suggested that these career ladders prioritize the teachers characteristics which have an effect on the students' performance, since they are teachers and schools principal aim.
Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br