Acessibilidade / Reportar erro

A questão da validade na avaliação educacional brasileira* * O presente trabalho é fruto de um intercâmbio internacional, realizado nos Estados Unidos, no Educational Testing Service (ETS). Contou com o apoio financeiro do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

The question of validity in Brazilian educational assessment

La cuestión de validez en la evaluación educativa brasileña

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar como o atual conceito e as fontes de evidências de validade são utilizados no âmbito da avaliação educacional em larga escala no Brasil. Para tanto, foi realizada uma análise documental, por meio dos relatórios oficiais das maiores avaliações educacionais nacionais aplicadas no país. Os resultados obtidos indicaram que não são apresentadas fontes de evidências de validade suficientes para que se julgue que os testes educacionais analisados sejam válidos para o que se propõem. Ainda é necessário desenvolver o conhecimento técnico dos pesquisadores brasileiros que realizam estudos de validação de testes educacionais, especialmente no âmbito das informações que devem ser levantadas e apresentadas a fim de que se possam utilizar com confiança os resultados obtidos nas provas e nos testes educacionais aplicados no país.

Validade; Avaliação Educacional; Padrões para Testagem

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br