Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho dos estudantes de cursos presenciais e a distância no Enade em 2015, 2016 e 2017

Performance of undergraduate students from traditional and distance learning courses in the Enade Exams in 2015, 2016 and 2017

Desempeño de los estudiantes de cursos presenciales y a distancia en Enade en 2015, 2016 y 2017

Resumo

Com o objetivo de comparar o desempenho de concluintes de cursos presenciais e a distância (EaD) nos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015, 2016 e 2017, foi feita a análise exploratória dos dados disponíveis, verificado o desempenho dos estudantes de todas as turmas participantes e dos concluintes de instituições que ofereceram simultaneamente cursos presenciais e a distância. Os resultados mostraram que estudantes de cursos EaD, especialmente naqueles com grande quantidade de concluintes, tendem a apresentar um conceito Enade contínuo numericamente menor e médias com maior variabilidade. Para uma instituição que oferece cursos EaD e presenciais, houve diferença nos resultados em função da sua natureza jurídica: escolas públicas tiveram conceitos significativamente maiores nos cursos presenciais, enquanto que nas escolas privadas essa diferença não foi observada ou foi menos evidente. Para os cursos EaD, a despeito de valores numericamente maiores nas instituições públicas, não houve diferença significativa entre os resultados.

Educação Superior; Enade; Avaliação; Ensino Presencial; Ensino a Distância

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br