Acessibilidade / Reportar erro

Formação de professores qualificados: enxugando gelo?

Resumo

A necessidade por professores para atuarem na educação básica brasileira, com a devida qualificação, ainda é alta. Procurando contribuir para a solução do problema, encontramos o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este estudo, quantitativo/descritivo, debruçou-se sobre dados oriundos do Sistema UAB - números de cursos, vagas, matrículas e formados, entre 2006 a junho de 2015. Verificou-se que a maioria das vagas disponibilizadas, 68,3%, foram direcionadas à formação de professores, destas, especificamente 67,5% para formação inicial e 32,4% para complementar. A taxa de matrícula orbitou os 86%, enquanto que a de formados, foi cerca de 61%. Com base nos números foi possível concluir que o Sistema UAB procurou alcançar seu objetivo principal como política pública indutora da formação dos professores para a educação básica. Porém, conjectura-se que problemas ligados à carreira docente desestimulem os alunos a ingressarem e finalizarem os cursos, debilitando o potencial de atuação do Sistema.

Política educacional; Formação de professores; Sistema Universidade Aberta do Brasil

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br