Acessibilidade / Reportar erro

A pesquisa multi/intercultural na Educação: possibilidades de articulação a processos educativos

Multi/intercultural research in Education: possibilities of its interlinkage with educational processes

La investigación multi/intercultural en la Educación: posibilidades de articulación a procesos educativos

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre concepções da pesquisa educacional em perspectivas multiculturais, interculturais e decoloniais, problematizadoras de formas eurocentradas e homogeneizadas pelas quais questões educacionais como avaliação, currículo, planejamento educacional, formação de professores, políticas públicas, entre outras, têm sido tratadas. Nesse sentido, busca, também, articular tais considerações à análise de pesquisas institucionais, teses e dissertações, produzidas em grupos de pesquisa que têm buscado concretizar tais perspectivas no contexto das questões educativas, discutindo seus desafios e suas potencialidades.

Multi/Interculturalismo; Decolonialidade; Pesquisa Educacional; Teses; Dissertações

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br