Acessibilidade / Reportar erro

Conflito distributivo, inflação inercial e pactos sociais: revisitando os trabalhos de Persio Arida, Edmar Bacha e André Lara-Resende Agradeço à Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - pela concessão de bolsa de iniciação científica que permitiu a realização da pesquisa que culminou neste trabalho (Processo 2017/05173-1). Agradeço também ao professor Fernando Rugitsky pela atenciosa orientação que guiou esta pesquisa e aos colegas João Pedro Haddad, André Mazur, Vinícius Cícero, Gabriel Poveda e João Cândido Cartocci pelas leituras e valiosos comentários durante o desenvolvimento deste estudo. Os erros e omissões ficam inteiramente a cargo do autor.

Resumo

No contexto antecedente ao Plano Cruzado, as formulações teóricas de Persio Arida, André Lara-Resende e Edmar Bacha ganharam destaque por tratarem do fenômeno inflacionário sob a ótica do conflito distributivo entre trabalhadores e empresários. Conforme esses primeiros esforços passaram a dar ensejo a propostas de políticas de estabilização, costuma-se apontar para uma diminuição de importância do elemento distributivo nos trabalhos dos autores citados, indicando uma convergência teórica em direção ao paradigma novo-keynesiano. Embora o conflito distributivo deixe de ser mencionado explicitamente como causa da inflação brasileira - sobretudo após o fracasso do Cruzado - ele segue mobilizado nos esforços dos autores em pensar planos de estabilização. Mais do que uma evolução conceitual, haveria uma mudança na avaliação sobre as possibilidades de gestão dos conflitos distributivos através de pactos sociais e reformas monetárias, podendo se recorrer a políticas de demanda para moderar as ambições de renda dos diversos grupos sociais.

Palavras-chave:
Conflito distributivo; Inflação inercial; Plano Cruzado

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br