Acessibilidade / Reportar erro

Significados da pragmática linguística na formação de leitores

Significations of linguistic pragmatic in the formation of readers

O texto se propõe a analisar as possibilidades oferecidas pela pragmática linguística na qualificação de leitores, tanto de textos convencionais, quanto das novas formas textuais que os meios de comunicação oferecem. O público-alvo são os formadores de leitores, bem como todos os interessados em aperfeiçoar-se no ato de ler, em sentido amplo. Sob o ponto de vista teórico, utilizaram-se os aportes da pragmática linguística austiniana e de algumas ferramentas advindas da fenomenologia, sobretudo na forma praticada na pós-modernidade, sem se desviar do escopo do artigo, que é a formação de leitores.

Formação de Leitores; Leitura; Pragmática Linguística


Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br