Acessibilidade / Reportar erro

Antropologia da Educação: introdução

Resumo:

O que é antropologia da educação e qual é sua contribuição para o estudo da educação? Estas perguntas orientam este número especial da revista Educação & Realidade. As antropologias de educação variam ao redor do mundo (Anderson-Levitt, 2012aANDERSON-LEVITT, Kathryn M. (Ed.). Anthropologies of Education: a global guide to ethnographic studies of learning and schooling. New York: Berghahn Books, 2012a.). Aliás, conforme Elsie Rockwell (2002ROCKWELL, Elsie. Constructing Diversity and Civility across the United States and Latin America. In: LEVINSON, Bradley; CADE, Sandra; PADAWER, Ana; ELVIR, Ana Patricia (Ed.). Ethnography and Educational Policy across the Americas. Westport: Praeger, 2002. , p. 3) observa, “[…] as categorias analíticas usadas para elaborar textos etnográficos não são autônomas; estão enraizados nas sociedades em que são usadas primeiro e refletem os modos concretos de nelas construir a diferença”. No entanto, podemos identificar alguns compromissos fundamentais que evoluíram ao longo do tempo.

Palavras-chave:
Antropologia da Educação; Etnografia; Teoria Social

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br