Acessibilidade / Reportar erro

O mito da crise de hegemonia e a formação do poder global estadunidense* * Agradecimentos à professora Vera Lúcia Lemos Rodrigues pela revisão do texto e ao professor doutor Fernando Henrique Lemos Rodrigues pelas críticas e sugestões.

The myth of hegemony crisis and the making of US global power

Resumo

Este artigo tem por objetivo avaliar os limites do debate acerca da crise de hegemonia dos Estados Unidos na década de 1970. Nossa hipótese é que a crise daquele período não correspondeu à crise de hegemonia - à revelia dos questionamentos a ela. Argumentaremos que, ao longo do pós-guerra, os EUA construíram as bases de um poder global que se consolidaram no decorrer daquela quadra e da seguinte, mediante o alicerçamento dos parâmetros formatadores do sistema interestatal - segurança, moeda/finanças, produção/tecnologia. A crise da década corresponde, por conseguinte, não à crise de hegemonia, mas ao antagonismo entre os limites da autonomia dos Estados Nacionais e a ascensão de uma ordem econômica transnacional, em cujo vértice se situa o poder global estadunidense.

JEL: F40, F62, P16, N12.

Palavras-chave
Estados Unidos; Hegemonia; Poder global

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, Publicações Rua Pitágoras, 353 - CEP 13083-857, Tel.: +55 19 3521-5708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: publicie@unicamp.br