Acessibilidade / Reportar erro

A Esquerda Dividida: Os Governos Lula e Dilma no Pensamento Político Brasileiro* * Agradeço muito a dois amigos, Amaro de Oliveira Fleck e Francisco Guerra Ferraz, que leram o manuscrito quando ele era pouco mais do que uma ideia e aos pareceristas anônimos, que fizeram contribuições decisivas para que este artigo tivesse menos erros.

The Divided Left: the Lula and Dilma Governments in Brazilian Political Thought

La Gauche Divisée: les Gouvernements Lula et Dilma dans la Pensée Politique Brésilienne

La Izquierda Dividida: Los Gobiernos de Lula y Dilma en el Pensamiento Político Brasileño

RESUMO

Os governos Lula e Dilma constituem um ponto de clivagem entre os intelectuais de esquerda do país. Mas o que o lulismo representou para a história brasileira? Um retrocesso político e a negação da história do Partido dos Trabalhadores, que o viabilizou, ou um modo importante, ainda que limitado em comparação ao programa petista original, de inclusão social e promoção da cidadania? Este artigo recorre a algumas hipóteses do pensamento político brasileiro a fim de lançar luz sobre o debate que envolve autores como André Singer, Emir Sader, Francisco de Oliveira, Luiz Werneck Vianna e Marcos Nobre. Nossa tese é que o debate sobre o lulismo guarda, como “formas de pensar”, profundas semelhanças com a antiga controvérsia entre “autoritários instrumentais” e “liberais doutrinários”, do final do século XIX e início do século XX, justamente porque ainda há forças regressivas que resistem à constitucionalização e à democratização do país.

lulismo; pensamento político brasileiro; cidadania; exclusão social; formas de pensar

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) R. da Matriz, 82, Botafogo, 22260-100 Rio de Janeiro RJ Brazil, Tel. (55 21) 2266-8300, Fax: (55 21) 2266-8345 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: dados@iesp.uerj.br