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DIMENSÃO SOCIOPROFISSIONAL DA FORMAÇÃO DOCENTE: APORTES TEÓRICOS E PROPOSIÇÕES

SOCIOPROFESSIONAL DIMENSION OF TEACHER TRAINING: THEORETICAL CONTRIBUTIONS AND PROPOSALS

DIMENSION SOCIO-PROFESSIONNELLE DE LA FORMATION DES ENSEIGNANTS: APPORTS THEORIQUES ET PROPOSITIONS

DIMENSIÓN SOCIOPROFESIONAL DE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO: CONTRIBUCIONES TEÓRICAS Y PROPOSICIONES

Resumo

O artigo focaliza a dimensão socioprofissional da formação docente a partir de pressupostos ligados à Sociologia da Prática e à Sociologia do Conhecimento. Confere centralidade aos conceitos de habitus e de geração, assumindo-os como princípios unificadores da prática dos professores e propondo sua articulação com preceitos do desenvolvimento profissional docente. A discussão é amparada por revisão de literatura sobre processos envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento profissional dos professores. Conclui que uma formação profissional docente em nível universitário requer a alternância com a escola e o envolvimento de equipes pluricategorias de formadores, nas quais professores experientes assumam lugar, inclusive no acompanhamento formativo dos futuros professores.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES; SOCIALIZAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

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