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INTERSECCIONALIDADE: UM EXERCÍCIO TEÓRICO A PARTIR DE UMA PESQUISA EMPÍRICA1 1 Este artigo é um dos resultados de minha participação na mesa-redonda “Interseccionalidade e educação: desafios teóricos e metodológicos” realizada durante a 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), em outubro de 2019. Agradeço a Maria Carla Corrochano pelo convite e a Luciana Alves e Cinthia Torres Toledo pela leitura do manuscrito, comentários e sugestões.

L’INTERSECTIONNALITÉ: UN EXERCICE THEORIQUE A PARTIR D’UNE RECHERCHE EMPIRIQUE

INTERSECCIONALIDAD: UN EJERCICIO TEÓRICO A PARTIR DE UNA INVESTIGACIÓN EMPÍRICA

Resumo

Neste ensaio proponho a retomada de uma abordagem da interseccionalidade que não se restrinja à dimensão da identidade individual, incluindo também as dimensões simbólica e estrutural da sociedade. O texto se inicia com a exposição do uso do conceito de gênero e de sua articulação com a estrutura de classe, em uma pesquisa empírica qualitativa sobre o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Em seguida discutem-se possíveis articulações com a desigualdade racial e a conclusão sugere alguns temas ligados à educação escolar que poderiam se enriquecer se analisados com base em uma abordagem interseccional desse tipo.

GÊNERO; CLASSE; RAÇA; PROFESSORAS

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