Acessibilidade / Reportar erro

CASOS DE ENSINO COMO ESTRATÉGIA INVESTIGATIVA-FORMATIVA NO ESTÁGIO DO PARFOR

CAS D’ENSEIGNEMENT COMME STRATEGIE INVESTIGATRICE AU STAGE DU PARFOR

CASOS DE ENSEÑANZA COMO ESTRATEGIA DE INVESTIGACIÓN-FORMACIÓN EN LA PRÁCTICA DEL PARFOR

Resumo

O artigo apresenta resultados da reorganização da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor). O objetivo foi investigar se a proposta com casos de ensino atende ao contexto de um curso de segunda licenciatura, promove discussões, reflexões e contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. Metodologicamente, os casos foram adotados como estratégia investigativa formativa, sendo as narrativas e as rodas de discussões os principais instrumentos. Os resultados evidenciaram que os casos de ensino favoreceram processos de investigação e formação, contribuindo para o desenvolvimento profissional das alunas, professoras em exercício.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ESTÁGIO SUPERVISIONADO; CURRÍCULO; PARFOR

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br