Acessibilidade / Reportar erro

AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: ANÁLISE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ1 1 O artigo apresenta análise a partir do relatório final de pesquisa do Estágio de Pós-Doutorado em Educação desenvolvido entre agosto de 2017 e fevereiro de 2018 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná por Ana Crhistina Vanali, sob a supervisão do professor doutor Paulo Vinícius Baptista da Silva. A pesquisa teve o financiamento da Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e faz parte do Projeto Afirmação na Pós-UFPR. Consultar Vanali (2017).

AFFIRMATIVE ACTION IN STRICTO SENSU GRADUATE PROGRAMS: ANALYSIS OF THE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ACTION AFFIRMATIVE DANS LES DEUXIÈME ET TROISIÈME CYCLES STRICTO SENSU: ANALYSE DE L’ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ACCIONES AFIRMATIVAS EN EL POSTGRADO STRICTO SENSU: ANÁLISIS DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

O artigo discute a distribuição por cor/raça de docentes e discentes nos programas de pós- -graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisando a extensão da hegemonia branca e em que medida a população negra conseguiu ascender ao espaço da pós-graduação. Nos três níveis acadêmicos (doutorado, mestrado acadêmico e mestrado profissional), há sub-representação da população negra nos corpos discente e docente. No corpo docente, espaço de poder acadêmico, a sub-representação de negros é maior e sua presença é residual ou praticamente inexistente em alguns programas. Os dados demonstram a alta desigualdade racial nos programas de pós-graduação stricto sensu da UFPR, o que justifica a criação de políticas de ações afirmativas em seus outros níveis acadêmicos além da graduação.

AÇÃO AFIRMATIVA; PÓS-GRADUAÇÃO; RELAÇÕES RACIAIS; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br