Acessibilidade / Reportar erro

SIMPLESMENTE MÃES: CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA DE TECNOLOGIAS SOBRE PRÉ-NATAL DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

HIGHLIGHTS

  1. Há especificidades no pré-natal de mulheres com deficiência visual.

  2. Mulheres com deficiência visual querem respeito à sua autonomia.

  3. A construção compartilhada de tecnologias educacionais é estratégia exitosa

RESUMO

Objetivo:

Desenvolver tecnologias educacionais sobre pré-natal com e para mulheres deficientes visuais.

Método:

Estudo metodológico com interface participativa e abordagem qualitativa. Realizado em uma Unidade Técnica Especializada no município de Belém, Pará, Brasil. A produção de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2021 com seis mulheres. Utilizou-se o DOSVOX como recurso de comunicação para que as participantes respondessem quatro instrumentos com vistas ao desenvolvimento das tecnologias. A análise foi de conteúdo temático.

Resultados:

As mulheres com deficiência visual querem respeito à sua autonomia, inclusão e informação dos profissionais. As tecnologias produzidas apontam as demandas específicas de mulheres com deficiência visual e a importância de preservar a autonomia durante a realização do pré-natal.

Conclusão:

Tecnologias produzidas de forma participativa apontam perspectivas e necessidades específicas das mulheres sobre o pré-natal e poderão subsidiar tanto o agir dos enfermeiros nas consultas como favorecer mulheres com deficiência visual durante o pré-natal.

DESCRITORES:
Tecnologia Educacional; Pré-natal; Gestantes; Enfermagem; Pessoas com Deficiência Visual

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br