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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 21, Número: 3, Publicado: 2024
  • We are Living on the Edge: Gerenciando Sinistros de Extrema Severidade Usando a Teoria de Valores Extremos Artigo

    Carvalho, João Vinícius França; Oliveira, Luiz Henrique Alves

    Resumo em Português:

    Resumo Ocorrências de altíssimo valor monetário e baixíssima probabilidade constituem grandes riscos no mercado segurador. Uma ferramenta para análise de eventos dessa natureza é a Teoria de Valores Extremos (TVE). O objetivo deste trabalho é aproximar a TVE das Ciências Atuariais, utilizando diferentes estimadores de parâmetros, possibilitando o cálculo de prêmios de resseguro e a escolha do limite de retenção ideal para seguradoras. A execução foi em duas etapas: (i) comparando os estimadores em simulações, e; (ii) usando microdados reais oriundos de 5 ramos SUSEP de naturezas distintas, com o intuito de estimar estatísticas de valores extremos. Em geral, o estimador de Momentos foi o mais consistente de todos. O estimador de Pickands nas simulações apresentou resultados promissores, mas a quantidade restrita de dados e sua grande variância o tornam inconstante na aplicação aos dados reais. Finalmente, observou-se que a TVE é um poderoso ferramental para a área de seguros, melhor capturando o comportamento de sinistros extremos do que métodos tradicionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Claims with high severity and low probability constitute a high risk for the insurance market. One tool to deal with this kind of event is the Extreme Value Theory (EVT). The main goal of this article is to apply the EVT to Actuarial Science using a different estimator for parameters, allowing the calculation of pure reinsurance premiums and the choice for the retention limit for insurance companies. The execution was split into two parts: (i) comparing the estimators through simulations, and; (ii) using data from 5 SUSEP lines of business with different natures, intending to estimate some extreme value statistics. In simulation studies, the Pickands estimator was very promising, but the limited amount of data resulted in a great variance when applied to real cases. Lastly, we concluded that the EVT is a powerful tool for insurance, capturing the behavior of extreme clams amount better than traditional models.
  • Comportamento do Consumidor em Turismo em Crises de Saúde: Um Modelo Usando a Teoria da Motivação de Proteção em Hotéis-Fazenda Artigo

    Rezende, Daniela; Gosling, Marlusa; Castro, Nayane de

    Resumo em Português:

    RESUMO Os impactos de uma crise de saúde no setor de turismo podem ser severos, como têm ocorrido na atual pandemia de Covid-19. O comportamento dos turistas, em função do risco percebido, pode sofrer alteração e precisa ser compreendido, para que possam ser criadas ações estratégicas eficazes, para uma retomada mais rápida da economia do setor. Assim, esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações existentes entre o risco percebido e seus antecedentes com a intenção de visitar e a disposição para pagar mais por hotéis fazenda, durante uma crise de saúde. A pesquisa quantitativa foi conduzida por um survey, que obteve 441 respondentes válidos. Os dados foram analisados por meio da caracterização da amostra, análise fatorial confirmatória, modelo estrutural e matriz importância-desempenho. Assim, houve validação da Teoria da Motivação de Proteção, além de ser constatada a associação positiva entre a Motivação de Viagem e Disposição para Pagar Mais e a Motivação de Viagem ser um preditor das intenções futuras.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The impacts of a health crisis on the tourism sector may be severe, as occurred in the current Covid-19 pandemic. The behavior of tourists, due to perceived risk, may suffer alterations and needs to be understood so that efficient strategic actions can be created to allow for the fast recovery of the economy in such a sector. Therefore, this study has the purpose for investigating the existing relations between perceived risk and its precedents and the intention of visiting and the willingness to pay more for farm hotels during a health crisis. Quantitative research was conducted through a survey, which had 441 valid respondents. Data was analyzed through the characterization of the sample, confirmatory factorial analysis, a structural model, and an importance-performance matrix. Therefore, there was a validation of the Theory of Motivation of Protection, in addition to establishing the positive association between Travel Motivation and Willingness to Pay More, with Travel Motivation being a predictor for future intentions.
  • Responsabilidade Social e Negócios na Base da Pirâmide em Empresas Multinacionais Brasileiras: Interseção em uma Perspectiva de Nível Meso Artigo

    Hahn, Ivanete Schneider; Scherer, Flavia Luciane; Lebioda, Laleska

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo verificar a interseção entre responsabilidade social corporativa e negócios na base da pirâmide (BOP) em empresas multinacionais brasileiras em uma análise em nível meso. Depois de analisar 50 empresas multinacionais brasileiras, identificamos seis empresas engajadas no desenvolvimento de negócios na BOP (Banco Bradesco S.A., Banco do Brasil S.A., Artecola Quimica, Vale S.A., Natura &Co Holding S.A., e Klabin S.A.). Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, por meio da análise de documentos e relatórios públicos das empresas. Posteriormente, realizamos uma análise de conteúdo qualitativa para sintetizar os principais achados. Com os resultados da comparação sistemática entre os negócios no mercado da BOP e a teoria da responsabilidade social corporativa, verificou-se que é difícil encontrar o ponto exato em que as atividades dessas empresas deixam de ser ações e políticas organizacionais específicas que atendam às expectativas de partes interessadas (responsabilidade social corporativa) para se tornarem empresas dentro da BOP, que é a possibilidade de reduzir a pobreza por meio de atividades lucrativas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to verify the intersection between corporate social responsibility (CSR) and businesses at the base of the pyramid (BOP) in Brazilian Multinational Companies (MNCs) in a Meso-level analysis. After analyzing fifty Brazilian MNCs, we identified six MNCs that were engaged in business activities in BOP-markets (Banco Bradesco S.A., Banco do Brasil S.A., Artecola Quimica, Vale S.A., Natura &Co Holding S.A., and Klabin S.A.). Data were collected by desk research by analyzing companies’ public documents and reports. Subsequently, we conducted qualitative content analysis to synthesize the main findings. Through analysis of the MNCs’ business activities in BOP markets, and comparing them with CSR theory, it was found that it is hard to find the exact point where these companies’ activities stop being specific organizational actions and policies aimed to match the expectations of stakeholders (CSR) to become businesses in the BOP markets, which is the possibility of reducing poverty through profitable activities.
  • Decisões de Financiamento e Retornos Anormais: uma Análise de Companhias Brasileiras Articles

    Rocha, Cesar Augusto Camargos; Camargos, Marcos Antônio de

    Resumo em Português:

    Resumo Apresenta-se, aqui, uma proposta de abordagem para o teste empírico da relação entre as escolhas de financiamento das empresas e os retornos anormais obtidos por seus acionistas. Inova-se com a incorporaç]ao de controles sobre como essa relação é afetada pelas capacidades de cada fonte de financiamento, em diferentes níveis de retornos, por meio de regressão quantílica. A estimação do modelo para uma amostra de empresas brasileiras indica a inexistência de relação significante entre retornos anormais e emissão de dívida. O mesmo ocorre entre retornos anormais e emissão de ações, com uma exceção: quando há déficit de financiamento interno que extrapola a dívida segura disponível e os retornos anormais são, ao menos, medianos, essa relação passa a ser significante e positiva. Analisados como um todo, os resultados sugerem certa indiferença às fontes de recursos utilizadas pela empresa. Destaca-se, dentre as contribuições, a incorporação dos controles aqui mencionados, que preenchem lacuna presente em análises que relacionam fluxos financeiros empresariais e retornos, na literatura revisada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we developed an approach for the empirical testing of the relationship between the financing choices of companies and the abnormal returns obtained by their shareholders. We innovate by incorporating controls on how this relationship is affected by the capabilities of each funding source, at different levels of returns, through quantile regression. The estimation of the model for a sample of Brazilian companies indicates the inexistence of a significant relationship between abnormal returns and debt issuance. The same occurs between abnormal returns and equity issuance, with one exception: when there is a deficit of internal financing that extrapolates the available safe debt and the abnormal returns are, at least, median, this relationship becomes significant and positive. Considered as a whole, the results suggest an indifference to the sources of funds used by the company. Among the contributions, we highlight the incorporation of the aforementioned controls, which bridges the gap identified in the literature relating business financial flows and stock returns.
  • Efeitos de Novos Estádios no Público dos Clubes Brasileiros de Futebol Artigo

    Dantas, Marke Geisy da Silva; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da construção e reforma de estádios na média de público dos clubes brasileiros de futebol. Foram utilizadas duas metodologias: controle sintético e modelos de Diferenças em Diferenças (DD). Os clubes foram divididos em tratados - nove com estádios novos -, e controle, com quatorze equipes que continuaram jogando em estádios antigos. O resultado do modelo de controle sintético indicou que apenas na média de público do Palmeiras se observou algum impacto significante após a inauguração de uma nova arena, o que poderia explicar o efeito positivo sobre o todo o grupo tratado no modelo de DD. Entretanto, também existe significância estatística quando se retira o Palmeiras desse grupo. Concluiu-se de forma geral que houve um impacto significante na média de público dos clubes brasileiros que construíram estádios particulares, não havendo impacto nos clubes que jogam em estádios públicos, apesar do investimento governamental realizado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to analyze the impact of stadium construction and reformation on Brazilian soccer clubs' average attendence. Two methodologies were used: synthetic control and Differences-in-Differences (DD) models. The clubs were divided into treated, nine with new stadiums, and control, with fourteen teams that continued in old stadiums. The synthetic control model indicated that only the attendence average for the team Palmeiras showed any significant impact after the new arena inauguration, which could explain the positive effect on the treated group in the DD model. However, there is also statistical significance when Palmeiras is removed from this group. We concluded that there was a significant impact on attendence averages for Brazilian clubs that built private stadiums, and no impact on clubs that play in public stadiums, despite the government investment made.
  • Estrutura Intelectual da Orientação Exportadora em Marketing Internacional: Um Acoplamento Bibliométrico Article

    Melese, Esubalew Moges; Kumar, Ajay

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo apresentar a estrutura da pesquisa de orientação para exportação e clusters ao longo de 10 anos de pesquisa. Foram utilizados 434 artigos da base de dados Scopus para a análise bibliométrica. Para analisar os dados extraídos, três técnicas bibliométricas foram aplicadas: Análise de citações, análise de palavras-chave e acoplamento bibliográfico. Os resultados mostram um aumento exponencial nas pesquisas sobre orientação à exportação. O estudo também revelou oito clusters com base nas publicações dos últimos dez anos. Os principais temas que surgiram relacionados à pesquisa de orientação para exportação incluem: Desempenho de marketing e orientação para a exportação, orientação para produtividade e eficiência da empresa, atualização local para global e orientação para exportação, política industrial, orientação para manufatura e exportação, tecnologia como estimulante de mudança, estratégia competitiva para orientação para exportação, coordenação da cadeia de valor. Permite ao pesquisador entender melhor os problemas mais comuns dos últimos 5 anos e relacionar esses problemas aos problemas atuais do mercado internacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to present the structure of export orientation research and clusters over 10 years of research. The bibliometric analysis was made up of 434 articles from the Scopus database. To analyze the extracted data, three bibliometric techniques were applied: Citation Analysis, Keyword Analysis, and Bibliographic Coupling. The results show an exponential increase in research on export orientation research. The study also revealed eight clusters based on publications from the last ten years. The main themes that emerged related to export orientation research include; Marketing performance and export orientation, firm's productivity and efficiency orientation, local to global upgradation and export orientation, industrial policy, manufacturing and export orientation, technology as a stimulant for change, competitive strategy for export orientation, and value chain coordination. It allows the researcher to better understand the most common issues of the last 5 years and relate these issues to current problems in the international marketplace.
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