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Modernização esquecida, construindo pontes e estradas no Brasil Imperial: engenheiros e artífices em uma região exportadora em Minas Gerais(1850-1875)

Forgotten Modernization, Building Bridges and Roads in Imperial Brazil: Engineers and Craftsmen in an Exporting Region in Minas Gerais (1850-1875)

Resumo

Este artigo analisa a modernização da infraestrutura viária no terceiro quartel do século XIX na região da Mata mineira, com base no Banco de Dados dos Processos de Construção de Estradas e Pontes. Verifica-se que a região da Mata presenciou (I) a intensa circulação de engenheiros e, consequentemente, a junção de problemas técnicos e econômicos na edificação de pontes e estradas; (II) a fragilidade do sistema de patentes de 1830 na tentativa de construção e difusão de uma ponte pênsil no Brasil; (III) a existência de rotas internas que atendiam à circulação agropecuária mercantil. O artigo mostra as relações entre o mercado (setor de exportação e abastecedor de gêneros alimentícios), o Estado e os transportes.

Palavras-chave:
região da Mata mineira; século XIX; modernização; economia; transportes

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