Acessibilidade / Reportar erro

O que cantores amadores que se apresentam em cultos religiosos conhecem sobre saúde e higiene vocal?

RESUMO

Objetivo

Descrever o conhecimento de cantores amadores que se apresentam em cultos religiosos sobre saúde e higiene vocal e comparar esses achados em dois momentos distintos.

Métodos

Pesquisa descritiva, longitudinal, com 100 participantes que praticavam canto amador em cultos religiosos; idades entre 18 e 82 anos (média 33,72 anos), 54 mulheres e 46 homens. Os participantes responderam ao Questionário Inicial, que inclui dados pessoais e autoavaliação vocal, e ao Questionário de Saúde e Higiene Vocal, este em dois momentos, com intervalo de 20 dias e com as questões aleatorizadas. Foi dada devolutiva desse questionário após cada aplicação, por meio da apresentação das respostas corretas de cada um de seus itens. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial.

Resultados

A maior parte dos cantores referiu algum grau de alteração vocal e relatou ao menos um sintoma vocal (principalmente pigarro e falha na voz). A pontuação foi maior na segunda aplicação do questionário e não houve correlação entre a autoavaliação vocal e a pontuação obtida.

Conclusão

Cantores amadores de ambos os gêneros que se apresentam em cultos religiosos demonstraram conhecimento sobre saúde e higiene vocal correspondente ao de indivíduos vocalmente saudáveis, acima do ponto de corte em ambas as aplicações do Questionário de Saúde e Higiene Vocal. Contudo, a maioria referiu alterações e sintomas vocais. Verificou-se aumento do conhecimento sobre saúde e higiene vocal na segunda aplicação, ainda que discreto. O nível de conhecimento sobre saúde e higiene vocal não se correlacionou com o grau de alteração vocal.

Palavras-chave:
Voz; Distúrbios da voz; Fonoterapia; Canto; Promoção da saúde

Academia Brasileira de Audiologia Rua Itapeva, 202, conjunto 61, CEP 01332-000, Tel.: (11) 3253-8711, Fax: (11) 3253-8473 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@audiologiabrasil.org.br