Acessibilidade / Reportar erro

Sistemas de vitrectomia de grande angular: Estudo comparativo

Wide angle vitrectomy viewing systems: A comparative study

RESUMO

Comparamos o uso de três equipamentos ópticos disponíveis comercialmente para a realização de vitrectomias com o uso de lentes de grande angular, durante a realização de vitrectomias via pars-plana. Os equipamentos utilizados foram: Advanced Visual Instruments (AVI), que requer o uso de lente de contato (C) corneana; o Binocular Indirect Ophthalmomicroscope System (BIOM), composto de dois sistemas, um sistema de contato (BIOM-C) e um sistema de não contato (BIOM-NC); e o Erect Indirect Ophthalmoscope System (EIBOS), que é um sistema de não contato.

Foram identificados quatorze parâmetros para a avaliação de cada um destes sistemas em vitrectomias realizadas em 16 olhos de 8 coelhos adultos pigmentados, da mesma raça e cor. Cada parâmetro foi classificado levando-se em consideração uma de três categorias defínidas como A, B e C, onde A representava a melhor adequação depois de analisados o instrumento e a técnica; B implicava em adequação satisfatória e C quando havia inadequação. A freqüência de pontuação da categoria “A” foi de 86% com o sistema AVI, 50% com o EIBOS, 36% com o BIOM-C e 21% com o BIOM-NC.

As três principais vantagens dos sistemas de grande angular são: 1) observação simultânea da extrema periferia e polo posterior, que foi alcançada igualmente pelos quatro sistemas; 2) vitrectomia em presença de pupila miótica e opacifícação do segmento anterior, onde foi observado melhor performance dos sistemas AVI e EIBOS e 3) intertrocas de fluidos com ar e fluidos com fluidos, melhor realizadas com o sistema AVI.

Palavras-chave:
Vitrectomia panorâmica; Lentes de grande angular; inversão de imagens

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br