Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem via sulco palpebral superior para a rotação marginal no entrópio cicatricial tracomatoso sem o emprego de suturas externas

RESUMO

Objetivo:

Descrever uma técnica de rotação marginal superior para a correção do entrópio cicatricial combinando incisão via sulco palpebral, tarsotomia e tração na lamela anterior sem o emprego de suturas externas.

Métodos:

Técnica cirúrgica. Os passos críticos da cirurgia incluem exposição completa da superfície anterior do tarso até a linha dos cílios e tarsotomia horizontal a 3 mm da margem palpebral, produzindo dois segmentos tarsais, marginal e distal. O fragmento distal é avançado sobre o marginal por meio de 3 suturas biagulhadas absorvíveis 6.0 passadas entre a margem do segmento tarsal distal e o músculo orbicular marginal. Dessa maneira, além da superposição tarsal as suturas tracionam o orbicular marginal evertendo simultaneamente a margem palpebral e a linha ciliar. Nenhum fio é exteriorizado. O retalho pretarsal miocutâneo era fechado com suturas de catugt 6,0.

Resultados:

Resultados: A técnica descrita foi utilizada em hospital terciário na Arábia Saudita, em 2013 e 2014. Sessenta pálpebras superiores de 40 pacientes (23 mulheres e 17 homens) foram operadas. A idade dos pacientes variou de 44 a 99 anos (média= 70,9 ± 13,01 anos). A cirurgia foi bilateral em 21 pacientes. O seguimento variou de 1 a 12 meses (média= 3,0 ± 2,71 meses). Em 24 pálpebras (40%) o seguimento foi superior a 3 meses. A posição da margem palpebral foi considerada boa em todos os casos. Somente 1 paciente com entrópio unilateral apresentou recidiva da triquíase (2 cílios).

Conclusão:

A margem palpebral de pacientes com entrópio cicatricial pode ser evertida utilizando-se incisão no sulco palpebral e suturas internas. A técnica descrita combina os princípios das cirurgias de Wies e Trabut e tem como principais vantagens incisão cosmética no sulco palpebral e o não uso de suturas externas. Adicionalmente, o acesso pelo sulco palpebral permite a correção de condições associadas, como dermatocálase, ptose ou retração palpebral.

Descritores:
Cicatriz; Entrópio/cirurgias; Pálpebras/cirurgia; Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos; Técnicas de sutura

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br