Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da acuidade visual de resolução de grades nas cataratas da infância+ + Trabalho realizado no Setor de Motilidade Ocular do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) e no Laboratório de Psicofisiologia Sensorial do Depto. de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Grating visual acuity assessment in infantile cataracts

RESUMO

O teste dos cartões de acuidade de Teller (CAT) foi empregado para avaliação da acuidade visual de resolução de grades (AV) num grupo de 96 crianças com catarata da infância submetidas ou não a tratamento cirúrgico: Os resultados obtidos em crianças com até 36 meses de idade foram comparados com as normas de AV do método com a finalidade de: a) verificar a capacidade diagnóstica do método em classificar a AV destes pacientes; b) analisar a AV relacionada a idade na ocasião da cirurgia e c) comparar os resultados de AV em casos uni e bilaterais. A testabilidade do CAT foi de 97% e a duração média de aplicação do CAT de 12 minutos. Os valores de AV mostraram-se abaixo das normas em 41% dos olhos (a grande maioria afácicos bilaterais) e dentro das normas em 7% (geralmente cataratas leves ou puntiformes). Os demais olhos apresentaram diagnóstico de percepção luminosa (19%) ou não puderam ter sua AV classificada devido a idade (32%), sendo constatada amaurose em 1 olho (1%). As cataratas unilaterais operadas apresentaram AV mais baixa do que as bilaterais mesmo no grupo de cirurgia precoce. Os resultados obtidos comprovam a utilidade clínica do CAT como instrumento de diagnóstico da AV nas cataratas da infância.

Palavras chave:
Catarata; Criança; Acuidade visual; Ambliopia

Conselho Brasileiro de Oftalmologia Rua Casa do Ator, 1117 - cj.21, 04546-004 São Paulo SP Brazil, Tel: 55 11 - 3266-4000, Fax: 55 11- 3171-0953 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: abo@cbo.com.br