Acessibilidade / Reportar erro

O CONTRASTE HIDROSSOLÚVEL NA OBSTRUÇÃO INTESTINAL POR BRIDAS: HÁ VANTAGENS?

RESUMO

RACIONAL:

A obstrução intestinal por bridas é uma das causas mais comuns de atendimento em emergências cirúrgicas, representando cerca de 15% das internações hospitalares. Definir a necessidade e o momento da intervenção cirúrgica ainda permanece um desafio.

OBJETIVOS:

Relatar a experiência do uso de contraste hidrossolúvel à base de meglumina em um hospital terciário do sul do Brasil, comparando com a literatura mundial.

MÉTODOS:

Pacientes com suspeita de obstrução do intestino delgado por bridas, de acordo com suas condições clínicas, foram submetidos a um protocolo estabelecido, que consiste na administração de contraste hidrossolúvel, seguido de radiografia abdominal simples em 12 horas e, posteriormente, de nova avaliação clínica. O protocolo foi iniciado após manejo conservador inicial, incluindo jejum e sonda nasogástrica, bem como reposição de fluidos intravenosos.

RESULTADOS:

Foram submetidos ao protocolo 126 pacientes. A sensibilidade e a especificidade após a primeira radiografia foram de 94,6 e de 91%, respectivamente; após a segunda radiografia, esses valores foram de 92,3 e 100%. Os valores gerais do teste para sensibilidade e especificidade foram 91,9 e 100%.

CONCLUSÕES:

Os parâmetros de medida avaliados neste estudo foram semelhantes aos encontrados na literatura, contribuindo para endossar a importância deste teste na avaliação de pacientes com obstrução adesiva do intestino delgado. A relevância particular deste estudo foram os resultados semelhantes encontrados usando tipos diferente de contraste hidrossolúveis, disponíveis no Brasil.

DESCRITORES:
Obstrução Intestinal; Meios de Contraste; Laparotomia

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com