Acessibilidade / Reportar erro

HEPATECTOMIA PARCIAL EMPREGANDO GRAMPEADOR LINEAR CORTANTE: HÁ VANTAGENS?

RESUMO

RACIONAL:

A morbidade das ressecções hepáticas está relacionada a sangramento intraoperatório e fístulas biliares pós-operatórias. O grampeador Endo-GIA (EG) em ressecções hepáticas está bem estabelecido, mas o seu custo é elevado, limitando seu uso. O grampeador de corte linear (LCS) é um dispositivo com menor custo.

OBJETIVOS:

Relatar ressecções hepáticas abertas, empregando o LCS para transecção do parênquima hepático e grampeamento em bloco de vasos e ductos biliares.

MÉTODOS:

Dez pacientes foram incluídos no estudo. Quatro pacientes com dor abdominal importante apresentavam tumores hepáticos benignos (três adenomas e um hiperplasia nodular focal). Dentre os demais seis pacientes, quatro foram submetidos à ressecção hepática para o tratamento de metástases hepáticas colorretais, sendo que três deles haviam sido submetidos à quimioterapia pré-operatória. Os dois outros casos foram um paciente com metástase de teratoma testicular e o outro com metástase de tumor neuroectodérmico gastrointestinal.

RESULTADOS:

O tempo médio de internação foi de 5 dias (variação=4-7 dias). Dos sete pacientes submetidos a ressecções dos segmentos II/III, dois apresentaram complicações pós-operatórias: um paciente desenvolveu seroma e o outro uma coleção de fluido abdominal submetido a drenagem percutânea, antibioticoterapia e transfusão de sangue. Além disso, os três pacientes submetidos a ressecções maiores tiveram complicações pós-operatórias: dois pacientes desenvolveram anemia e receberam transfusões de sangue e um paciente apresentou biloma e foi submetido a drenagem percutânea e antibioticoterapia.

CONCLUSÕES:

O emprego do grampeador linear nas hepatectomias foi eficiente e a custos mais baixos, tornando-o adequado para uso sempre que EG não estiver disponível O tamanho da haste do grampeador LCS é mais adequado para a transecção em bloco do segmento lateral esquerdo do fígado, que é mais fino que o direito. Novos estudos são necessários para avaliar a segurança do LCS para grandes ressecções hepáticas e ressecções de tumores localizados no lobo hepático direito.

DESCRITORES:
Fígado; Tumores; Hepatectomia; Grampeadores cirúrgicos

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 278 - 6° - Salas 10 e 11, 01318-901 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (11) 3288-8174/3289-0741 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaabcd@gmail.com