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Trends in Psychology, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2018
  • Investigando o Impacto da Equivalência de Estímulos na Escolha e Preferência de Alimentos por Crianças Article

    Santos, Silvana Lopes dos; Rose, Júlio César Coelho de

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa investigou a influência de personagens em escolhas alimentares. Doze crianças pré-escolares formaram inicialmente duas classes de estímulos equivalentes, cada uma contendo um personagem, uma forma geométrica e um símbolo abstrato. Uma das classes continha um personagem de que a criança gostava e a outra de que a criança não gostava. Três testes de escolha alimentar foram conduzidos nos quais o participante deveria escolher entre duas embalagens idênticas com o mesmo alimento, diferindo somente o rótulo. No Teste 1, os rótulos continham os símbolos da classe do personagem atrativo e não atrativo; No Teste 2, a escolha era entre o símbolo da classe do personagem não atrativo e um símbolo novo; e no Teste 3 a escolha era entre o símbolo da classe do personagem atrativo e o logo de uma marca conhecida. A maioria das crianças escolheu e demonstrou preferência pelo alimento com o símbolo equivalente ao personagem de que gostava. Também escolheram e disseram gostar mais do alimento com o símbolo novo no rótulo ao invés do que continha o símbolo equivalente ao personagem não atrativo. Os resultados apontam a equivalência de estímulos como uma abordagem útil para investigar a formação de preferência por marcas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio investigó la influencia de los personajes en la elección de alimentos. 12 niños preescolares formaran dos clases de estímulos equivalentes, contiendo a un personaje infantil, una forma geométrica, y a un símbolo abstracto. Una clase tenía un personaje que le gustaba al niño y la otra un personaje que no le gustaba. Tres testes de preferencia fueron conducidos, en los que los niños tenían que escoger entre dos pedazos de la misma galleta, diferenciándose sólo por la etiqueta en el recipiente. En el Test 1, las etiquetas eran símbolos equivalentes al personaje que favorito y al que no le gustaba; en el Test 2, la elección fue entre el símbolo equivalente al personaje que no le gustaba y un símbolo nuevo; y en el Test 3, nos niños escogían entre el símbolo equivalente al personaje favorito y el logotipo de una marca conocida. La mayoría de los niños escogió primero, y prefirieron, la galleta etiquetada con el símbolo equivalente al personaje favorito. También escogieron, y prefirieron, la galleta etiquetada con el estímulo nuevo que con el símbolo equivalente al personaje que no les gustaba. Estos resultados confirmaron que la equivalencia de estímulos es un paradigma útil para investigar la formación de preferencia por las marcas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study investigated the influence of character on food's choices. Eleven preschool children were trained to form two equivalent stimulus classes, each comprising one a cartoon character, a geometric shape, and an abstract symbol. One class had a liked character and the other a disliked character. Three preference tests were conducted where the children had to choose between two identical packages with samples of the same snack, differing only by the label. In Test 1 the labels were symbols of the same class as the liked and disliked characters; in Test 2 the choice was between the symbol of the same class as the disliked character and a new symbol; and in Test 3 children chose between the symbol of the equivalence class with the liked character and the logo of a known brand. Most children chose first, and reported to like more, the snack labeled with the symbol of the same class as the liked character. They also chose, and reported to like more, the snack labeled with a new stimulus over the symbol of the same class as the disliked character. These results confirmed that stimulus equivalence is a useful paradigm to investigate formation of preference for brands.
  • Síndrome de Burnout em Trabalhadores do Setor Bancário: Uma Revisão de Literatura Artigo

    Dias, Felipe Silva; Angélico, Antonio Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo Objetiva-se identificar, nos indexadores PUBMED, SciELO, LILACS, MEDLINE, PsycINFO, ISI Web of Knowledge e Science Direct, estudos empíricos que investigassem a prevalência e os fatores associados à síndrome de burnout em bancários, e analisá-los em relação aos delineamentos de pesquisa empregados. Foram identificadas 16 pesquisas, agrupadas em variáveis sociodemográficas, pessoais, organizacionais e laborais relacionadas ao burnout. O tamanho da amostra variou de 50 a 6.091 participantes (mediana = 250,5). Duas pesquisas investigaram prevalência, encontrando um resultado de 49,6 e 55,78% dos participantes acometidos pela síndrome. A maioria dos estudos caracterizou-se como pesquisas de levantamento, sendo apenas um experimental. Observou-se que os participantes com jornadas de trabalho igual ou superior a 40 horas semanais e contato direto com clientes foram os mais acometidos pela síndrome. A realização de exercícios físicos se mostrou capaz de reduzir os níveis de burnout entre os participantes. A análise crítica apontou a necessidade de novos estudos com grupos caso e não caso da síndrome e inclusão de outras variáveis pessoais, organizacionais e laborais, que permitam uma melhor compreensão do burnout e o desenvolvimento de tecnologias para sua reversão e prevenção, além de respaldar a generalização dos resultados.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se pretende identificar, en las bases de datos PUBMED, SciELO, LILACS, MEDLINE, PsycINFO, ISI Web of Knowledge e Science Direct, estudios empíricos que investigaron la prevalencia y los factores asociados al síndrome de burnout en trabajadores bancarios y analizarlos en relación a los métodos de investigación utilizados. Se identificaron 16 estudios agrupados en variables sociodemográficas, personales, organizacionales y laborales, relacionadas al burnout. El tamaño de la muestra varió de 50 a 6.091 participantes (mediana = 250,5). Dos investigaciones examinaron la prevalencia, encontrando los resultados de 49,6 y 55,78% de los participantes afectados por el síndrome, respectivamente. La mayoría de los estudios se caracterizó como investigaciones por encuesta, y solamente una como experimental. Los participantes con jornada de trabajo igual o superior a 40 horas semanales y contacto directo con clientes fueron los más afectados por el síndrome. La realización de actividades físicas se mostró capaz de reducir los niveles de burnout entre los participantes. El análisis crítico apuntó la necesidad de realizar nuevos estudios con grupos caso y control del síndrome, así como la inclusión de otras variables personales, organizacionales y laborales, que permitan una mejor comprensión del burnout y el desarrollo de tecnologías para su reversión y prevención, más allá de respaldar la generalización de los resultados.
  • Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional: Construção e Estudos Psicométricos Iniciais Artigo

    Moreira, Thaline da Cunha; Ambiel, Rodolfo Augusto Matteo; Nunes, Maiana Farias Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo A avaliação em orientação profissional pode envolver diversos construtos, entre eles o da autoeficácia para escolha profissional, que se refere às crenças quanto à capacidade de se engajar em atividades de decisão profissional. Contudo, a literatura ainda é incipiente quanto a avaliação das fontes de autoeficácia em tal domínio. Assim, o presente estudo teve por objetivo a construção da Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP). O processo de construção envolveu a formulação dos itens e a coleta piloto. finalizado o processo de construção, deu-se início a coleta de dados, da qual participaram 388 estudantes das três séries do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, de escolas públicas e particulares do interior do estado de São Paulo. Além da EFAEP, os alunos também responderam à Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP). Análises de componentes principais foram realizadas e uma estrutura com três fatores apresentou o melhor ajuste, com alfas de Cronbach variando entre 0,81 e 0,73. Além disso, todos os fatores da EFAEP se correlacionaram positivamente com os fatores da EAE-EP. Os resultados e limitações do estudo são discutidos de acordo com a literatura sobre o assunto.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La evaluación de la orientación vocacional puede envuelve diversos constructos, entre los cuales está la autoeficacia para decisión profesional, que se reflere a las convicciones de la capacidad de envolverse en la actividad de decisión profesional. Sin embargo, la literatura es incipiente como la evaluación de las fuentes de autoeficácia en la decisión profesional. De esta forma, el presente estudio tuvo el objetivo de construir la Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional (EFAEP). Lo proceso de elaboración implica la formulación de los ítems e la colecta piloto. finalizando el proceso de elaboración, se Dio continuidad a la colecta de datos, de la cual participaron 388 estudiantes de los tres años de secundaria superior, con edades entre 14 y 19 años, de escuelas públicas y privadas del interior de São Paulo, Brasil. Además de la EFAEP, los estudiantes también respondiero la Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional (EAE-EP). Fueron realizadas análisis de los principales componentes e de la una estructura de tres factores que presentó mejor ajuste, con alfas de Cronbach entre 0.81 y 0.73. Además, todos los factores de EFAEP correlacionan positivamente con los factores de EAE-EP. Los resultados y limitaciones del estudios son discutidos de acuerdo con la literatura del asunto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Assessment in career counseling can involve various constructs, including that of career choice self-efficacy, which refers to one's belief in one's ability to engage in career decision-making activities. However, the literature is still incipient in relation to the assessment of the sources of self-efficacy for making career choices. Accordingly, the present study's aim was to develop the Career Choice Self-Efficacy Source Scale (Escala de Fontes de Autoeficácia para Escolha Profissional, or EFAEP; initials in Portuguese). The development process involved the formulation of the items as well as pilot data collection. Upon concluding the scale's developmental phase, we began data collection, which enjoyed the participation of 388 students between the ages of 14 and 19 years from public and private high schools in the state of São Paulo. In addition to the EFAEP, the students also responded to the Career Choice Self-Efficacy Scale (Escala de Autoeficácia para Escolha Profissional, or EAE-EP; initials in Portuguese). Principal component analysis was performed, and a three-factor structure exhibited the best fit, with Cronbach's alphas ranging between 0.81 and 0.73. Furthermore, all of the EFAEP's factors displayed positive correlations with the EAE-EP's factors. The study's results and limitations are discussed in relation to the literature on the subject.
  • Violência Conjugal: O Poder Preditivo das Experiências na Família de Origem e das Características Patológicas da Personalidade Artigo

    Madalena, Marcela; Carvalho, Lucas de Francisco; Falcke, Denise

    Resumo em Português:

    Resumo Experiências na família de origem e características dos transtornos da personalidade são apontadas como fatores de risco para a violência conjugal. Este estudo tem como objetivo investigar o poder preditivo das experiências na família de origem e das características patológicas da personalidade para a violência conjugal, cometida e sofrida. A amostra foi constituída por 170 casais heterossexuais da região metropolitana de Porto Alegre. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP), Family Background Questionnaire e a Revised Conflict Tactics Scale (CTS2). Foi realizada análise de regressão linear múltipla, através do método stepwise. Os resultados apontaram a Instabilidade de Humor e a Impulsividade como preditoras da violência cometida pelas mulheres; o Abuso Físico paterno e a Agressividade como preditores da violência cometida pelos homens; a Desconfiança e o Estilo de Decisão Materno como preditores da violência sofrida pelas mulheres; e o Abuso sexual, a Evitação Social e o Ajustamento Psicológico Paterno como preditores da violência sofrida pelos homens. Apenas características do indivíduo estiveram associadas à violência conjugal, nenhuma característica do parceiro apresentou correlação. Os dados do estudo possuem implicações para futuras pesquisas, sugerindo a existência de diferentes modelos explicativos da violência entre os sexos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Experiencias en la familia de origen y las características de los trastornos de personalidad se identifican como factores de riesgo para la violencia doméstica. Este estudio tiene como objetivo investigar la capacidad de predicción de experiencias en la familia de origen y las características patológicas de la personalidad a la violencia conyugal, cometidas y recibidas. La muestra fue de 170 parejas heterosexuales en la región metropolitana de Porto Alegre. Los participantes respondieron a los siguientes instrumentos: Inventario de Personalidad Clínica (PICD), Cuestionario de antecedentes familiares y tácticas de conflicto revisadas escala dimensional (CTS2). El análisis de regresión lineal múltiple se llevó a cabo mediante el método por etapas. Los resultados mostraron que la inestabilidad del humor y la impulsividad como predictores de violencia cometidos por las mujeres; Abuso físico paterna y la agresividad como predictores de violencia cometidos por los hombres; La desconfianza y el estilo materno Decisión como predictores de la violencia sufrida por las mujeres; y el abuso sexual, la evitación social y ajuste psicológico Paterno como predictores de la violencia que sufren los hombres. Sólo las características individuales se asociaron con la violencia doméstica, ninguna característica socio correlacionada. Los datos del estudio tienen implicaciones para la investigación futura, lo que sugiere la existencia de diferentes modelos explicativos de la violencia entre los sexos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Family-of-origin experiences and personality disorder characteristics are considered risk factors in relation to intimate partner violence. The present study's objective is to examine the predictive power of experiences in the family of origin and of pathological personality traits with respect to intimate partner violence, committed and suffered. Our sample consisted of 170 heterosexual couples from the metropolitan region of Porto Alegre, who answered the following questionnaires: Clinical Dimensional Personality Assessment (CDPA), Family Background Questionnaire, and Revised Conflict Tactics Scale (CTS2). The stepwise method of multiple linear regression analysis was employed. Our findings identified the "mood instability" and "impulsiveness" personality traits as predictors of violence committed by women; the "paternal physical abuse" and "aggressiveness" factors as predictors of violence committed by men; the "distrust" and "maternal decision-making approach" factors as predictors of violence suffered by women; and the "sexual abuse," "social avoidance" and "paternal psychological adjustment" factors as predictors of violence suffered by men. Only the individuals' traits displayed connections with intimate partner violence; none of the traits of the individuals' spouses exhibited a correlation. The study's results have implications for future research, indicating the existence of different explanatory models for men and women.
  • Críticas de Skinner e Merleau-Ponty à Causalidade Artigo

    Pompermaier, Henrique Mesquita

    Resumo em Português:

    Resumo Encontra-se, tradicionalmente, uma forte identificação entre explicação e causa, tanto na filosofia, quanto na ciência e no senso comum. Contudo, revisões críticas instauradas no âmbito da filosofia da ciência, particularmente a partir do século XX, questionam essa identificação tácita, de modo que uma explicação científica não implica necessariamente em apontar causas. Exemplos dessa compreensão aplicados a discussões com relação a fenômenos psicológicos podem ser encontradas em diferentes tradições, como a fenomenologia-existencial de M. Merleau-Ponty, e o comportamentalismo radical de B. F. Skinner. Este trabalho busca salientar a crítica em relação ao pensamento causal, discutindo seu papel fundamental para a abordagem do comportamento como fenômeno com sentido próprio, como pretendido nessas duas perspectivas. Em ambas as abordagens, explicar não é encontrar as causas, mas descrever, a estrutura do comportamento, para Merleau-Ponty, ou as contingências de reforçamento, para Skinner. Nesse sentido, indica-se essa postura crítica como elemento favorecedor de possíveis aproximações e diálogos entre essas diferentes perspectivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Observase tradicionalmente una identificación fuerte entre explicación y causas, tanto en la filosofía cuanto en la ciencia y el sentido común. Sin embargo, revisiones críticas desde la filosofía de la ciencia, sobre todo a partir del siglo XX, cuestionaron esta identificación tácita, por lo que una explicación científica no implica necesariamente apuntar causas. Ejemplos de esta comprensión aplicada a los debates sobre los fenómenos psicológicos pueden ser encontrados en diferentes tradiciones, como la fenomenología existencial M. Merleau-Ponty, y el conductismo radical de B.F. Skinner. En este trabajo se pretende dar a conocer la crítica del pensamiento causal, discutiendo su papel clave en el enfoque de la conducta como un fenómeno con su propio sentido, como pretendido en esas dos perspectivas. En ambos enfoques, explicar no es encontrar las causas, sino que describir la estructura de la conducta, para Merleau-Ponty, o las contingencias de reforzamiento, para Skinner. En este sentido, se indica esta posición crítica como elemento favorecedor de aproximaciones posibles y diálogos entre estas diferentes perspectivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract A strong connection between explaining phenomena and identifying causes is commonly observed not only in philosophical, but also in scientific and common sense discourse. Nonetheless, critical analyses conducted in philosophy of science, especially as of the twentieth century, questioned this tacit connection, to the effect that a scientific explanation does not necessarily imply identifying causes. Examples of this viewpoint applied to discussions of psychological phenomena can be found in various traditions, such as M. Merleau-Ponty's existential-phenomenology and B. F. Skinner's radical behaviorism. The present paper seeks to highlight the criticism of causal theories, discussing the fundamental contribution of such criticism to treating behavior as a phenomenon with its own sense, as was proposed in Merleau-Ponty and Skinner's approaches. Both approaches claim that explaining behavior does not signify identifying causes, but rather describing either the structure of behavior, according to Merleau-Ponty, or the contingencies of reinforcement, according to Skinner. Along these lines, we recommend such criticism as an element favoring potential closeness and dialogue between these different perspectives.
  • Adoção de Crianças por Casais Homossexuais: As Representações Sociais Artigo

    Santos, José Victor De Oliveira; Araújo, Ludgleydson Fernandes de; Negreiros, Fauston; Cerqueira-Santos, Elder

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa objetivou identificar as representações sociais da adoção por casais homoafetivos na realidade brasileira. Participaram 589 adultos, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 69 anos (M= 27,43, DP= 9,0) de diferentes regiões do país. Utilizaram-se entrevistas estruturadas e questionários sociodemográficos que foram analisados pelo software Iramuteq, que por sua vez apreendeu as representações sociais em classes de proximidade lexical. Os resultados apontaram, na Classificação Hierárquica Descendente, duas classes no corpus sobre adoção homoparental e cinco classes no corpus acerca do desenvolvimento infantil. Em sua maioria os resultados apontaram representações sociais positivas, sempre visando o melhor para o adotando como justificativa, por outro lado posicionamentos desfavoráveis encontrados refletem o receio da criança não conseguir lidar com o modelo familiar. Nesse sentido, acredita-se que as representações sociais acerca da adoção por casais homoafetivos documentadas neste estudo apontam conceitos que possam subsidiar medidas sociais que tragam ainda mais direitos para pessoas homossexuais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tuvo como objetivo identificar las representaciones sociales de la adopción por parejas homosexuales en la realidad brasileña. Participaron 589 adultos de ambos sexos, con edades entre 18 y 69 años (M = 27.43, DE = 9.00) en diferentes regiones. Se utilizarón entrevistas estructuradas y cuestionarios sociodemográficos fueron analizados por el software Iramuteq, que se hizo con las representaciones sociales en las clases de proximidad léxicos. Los resultados mostraron, la clasificación jerárquica descendente, dos clases en el corpus de la adopción homoparental y cinco clases en el corpus sobre el desarrollo infantil, en su mayoría han demostrado las representaciones sociales positivas, buscando siempre la mejor para la adopción como justificación, sin embargo posiciones desfavorables encontradas reflejan el miedo del niño no puede manejar el modelo de familia. En este sentido, se cree que las representaciones sociales acerca de la adopción por parte de parejas homosexuales documentados en este studio indican conceptos que pueden apoyar medidas sociales todavía traen más derechos para las personas homosexuales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to identify the social representations of adoption by homosexual couples in the Brazilian reality. Participants where 589 adults of both genders, aged between 18 and 69 years (M=27.43, SD=9.0) from diverse backgrounds. Structured interviews and sociodemographic questionnaires were used and were analyzed using the IRaMuTeQ software, which organized the social representations into classes of lexical proximity. Results showed, a Descending Hierarchical Classification, with two classes in the corpus of same-sex parent adoption and five classes in the corpus about childhood development. These mainly highlighted positive social representations, always seeking the best for the adoptee as the justification, however, unfavorable positions found reflected the fear that the child would not be able to cope with the family model. In this sense, it is believed that the social representations about adoption by homosexual couples documented in this study indicate concepts that could support social interventions that increase the civil rights of homosexual parents.
  • Emoções Intergrupais, Ameaças Percebidas e Hostilidade para com Estrangeiros: Comparando Brasil, Portugal e Espanha Article

    Gondim, Sônia Maria Guedes; Álvaro-Estramiana, José Luis; Pereira, Cícero Roberto; Camino, Leôncio; Torres, Ana Raquel; Garrido-Luque, Alícia; Techio, Elza Maria; Barreiros, João Almeida; Lorente-Clemares, Raquel; Alonso-Flores, Patrícia Elbereth

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo analisou se a hostilidade para com estrangeiros percebidos como concorrentes no mercado de trabalho estaria relacionada com a percepção de ameaça (simbólica e econômica) e as emoções intergrupais negativas. Participaram 270 pessoas entre 18 e 63 anos, assim distribuídas: Brasil (N = 89), idade média de 32.5 anos, maioria de homens (59%); Portugal (N = 87), idade média de 39.9 anos, maioria de homens (56.3%); e Espanha (N=94), idade média de 32.8 anos, maioria de mulheres (53.2%). Os resultados do Teste-t, análise da variância e regressões múltiplas indicaram que enquanto na Espanha emoções negativas se associam a menos hostilidade para com imigrantes, no Brasil é a expressão de emoções positivas que se encontra associada a tais atitudes hostis. Em Portugal a relação entre emoções positivas e hostilidade é positiva, mas não significativa. A ameaça simbólica foi o melhor preditor de hostilidade somente na amostra brasileira. Emoções positivas predizem maior amabilidade para com estrangeiros nas amostras dos três países. A principal conclusão do estudo é que a crise econômica não parece estar associada com a percepção de competitividade do estrangeiro no mercado de trabalho local e a hostilidade para com este grupo social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio analizó si la hostilidad hacia los extranjeros percibidos como competidores en el mercado de trabajo estaría relacionada con la percepción de amenaza (simbólica y económica) y las emociones intergrupales negativas. Participaron 270 personas entre 18 y 63 años. En Brasil (N = 89), mayoría de hombres (59%) y edad media 32.5 años; en Portugal (N = 87), mayoría de hombres (56.3%) y edad media 39.9 años; en España (N = 94), mayoría de mujeres (53.2%) y edad media de 32.8 años. Los resultados (test-t, análisis de la varianza y regresiones múltiples) indicaron que en España las emociones negativas se asocian a una menor hostilidad hacia los inmigrantes; en Brasil las emociones positivas están asociadas a actitudes hostiles. En Portugal la relación entre emociones positivas y hostilidad es positiva, pero no significativa. La amenaza simbólica fue el mejor predictor de hostilidad sólo en la muestra brasileña. Las emociones positivas predisponen a una mayor amabilidad hacia los extranjeros en los tres países. La principal conclusión del estudio es que la crisis económica no parece estar asociada a la percepción de competitividad de los extranjeros en el mercado laboral local y la hostilidad hacia este grupo social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzed whether hostility towards foreigners perceived as competitors in the labor market would be related to the perception of threat (symbolic and economic) and negative intergroup emotions. 270 people between 18 and 63 years participated. In Brazil (N = 89), mostly men (59%) and average age 32.5 years; In Portugal (N = 87), mostly men (56.3%) and average age 39.9 years; in Spain (N = 94), mostly women (53.2%) and average age of 32.8 years. The results (t-test, analysis of variance and multiple regressions) indicated that in Spain negative emotions are associated with less hostility towards immigrants; In Brazil, positive emotions are associated with hostile attitudes. In Portugal, the relationship between positive emotions and hostility is positive, but not significant. The symbolic threat was the best predictor of hostility only in the Brazilian sample. Positive emotions predispose to a greater kindness towards foreigners in the three countries. The main conclusion of the study is that the economic crisis does not seem to be associated with the perception of competitiveness of foreigners in the local labor market and hostility towards this social group.
  • Personalidade e Padrões Comportamentais do Sono: Diferenças entre Homens e Mulheres Artigo

    Pereira, Victor Hugo Dias; Melo, Luiz Henrique de Carvalho Diniz; Santos, Natanael Antonio dos; Galdino, Melyssa Kellyane Cavalcanti; Andrade, Michael Jackson Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve o objetivo de verificar os efeitos comportamentais do sono nos traços de personalidade de adultos jovens. Participaram desta pesquisa 114 voluntários entre 18 e 40 anos de idade. Os sujeitos foram divididos em três grupos: Moderadamente Matutino (n = 23); Intermediário (n = 52) e Moderadamente Vespertino (n = 39). Entre os instrumentos de pesquisa utilizou-se o Questionário de Matutinidade e Vespertinidade de Horne e Östberg e Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. A MANOVA mostrou diferença significativa entre os cronotipos e os traços de personalidade [λ = 0,78; F(10,198) = 2,52; p < 0,05; η2 = 0,11]. Observou-se diferença significativa apenas para os traços de extroversão [F(2,103) = 3,65; p < 0,05; η2 = 0,06] e amabilidade [F(2,103) = 8,03; p < 0,05; η2 = 0,14]. Este estudo sugere que pessoas com diferentes traços de personalidades possuem horas específicas para realizar suas atividades e que existe uma relação com o padrão do cronotipo. Em geral, os dados indicam que homens e mulheres apresentam traços de personalidade diferentes em relação aos efeitos comportamentais do sono.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estúdio tuvo como objetivo verificar los efectos del comportamento del sueño em los rasgos de personalidad de los adultos jóvenes. El estúdio recogió 114 voluntarios de entre 18 y 40 años de edad. Los sujetos fueron divididos entres grupos: Moderadamente mañana (n = 23); Intermedio (n = 52) y moderadamente Vespertino (n = 39). Entre el instrumento de estudio utilizado el Cuestionario matutinidad y vespertinidad Horne y Östberg y el Inventario de los cinco grandes factores. MANOVA mostró una diferencia significativa entre el cronotipo y rasgos de personalidad [λ = 0.78; F(10.198) = 2.52; p <.05; η2 = 0.11]. Los resultados mostraron una diferencia significativa en la extraversión [F(2.103) = 3.65; p < .05; η2 = 0.06] y rasgos de bondad [F(2.103) = 8.03; p < .05; η2 = 0.14]. La investigación sugiere que entre estos sujetos, diferentes rasgos de personalidad pueden influir en la preferencia por ciertos períodos del día para llevar a cabo las actividades diarias y que existe una relación con el cronotipo estándar. Además, los resultados indican que hombres y mujeres tienen diferentes rasgos de personalidad cuando se comprueban los efectos del comportamiento del sueño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate the behavioral effects of sleep on the personality traits of young adults. The sample consisted of 114 volunteers with ages between 18 and 40. The subjects were characterized into three groups according to Horne and Östberg (1975): Moderately Morning (n = 23); intermediary (n = 52) and Moderately Evening (n = 39). The Horne and Östberg Morningness and Eveningness questionnaire and the Big five Personality Inventory were used for data collection. MANOVA showed a significant difference between the chronotype and personality traits [λ = 0.78; F(10.198) = 2.52; p < .05; η2 = 0.11]. The results showed a significant difference on extraversion [F(2.103) = 3.65; p < .05; η2 = 0.06] and kindness traits [F(2.103) = 8.03; p < .05; η2 = 0.14]. The investigation suggests that among these subjects, different personality traits may influence preference for certain periods of the day to carry out daily activities and that there is a relationship with the standard chronotype. Also, the results indicate that men and women have different personality traits when the effects of the sleep behavior are checked.
  • Preditores do Desempenho Escolar ao final do Ensino Fundamental: Histórico de Reprovação, Habilidades Sociais e Apoio Social Artigo

    Fernandes, Luana de Mendonça; Leme, Vanessa Barbosa Romera; Elias, Luciana Carla dos Santos; Soares, Adriana Benevides

    Resumo em Português:

    Resumo A literatura tem indicado que o desenvolvimento socioemocional dos alunos pode ser associado a seu repertório de habilidades sociais e percepção de apoio social, enquanto a experiência de reprovação parece influenciar negativamente esse desenvolvimento e o desempenho escolar ao final do Ensino Fundamental (E.F.). Diante desse contexto, o presente estudo teve por objetivo testar um modelo de predição para o desempenho escolar, tendo como variáveis independentes as habilidades sociais, a percepção de apoio social da família, professores e pares e o histórico de reprovação dos estudantes. Participaram 311 alunos do 8º e 9º ano do E.F., provenientes de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e Escala de Percepção de Apoio Social. O histórico de reprovação, as habilidades sociais e percepção de apoio social do professor predisseram o desempenho escolar dos alunos. A partir desses resultados, discute-se a importância dos recursos dos alunos e do seu contexto que poderão ser utilizados na escola através de programas de prevenção e promoção do bom desempenho escolar com os alunos, as famílias e os professores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La literatura ha demostrado que el desarrollo socio-emocional de los estudiantes se puede asociar con su repertorio de habilidades sociales y la percepción de apoyo social, mientras que la experiencia de la desaprobación parece influir negativamente en este desarrollo y el rendimiento académico al final de la educación primaria. En este contexto, el presente estudio tuvo como objetivo poner a prueba un modelo de predicción de rendimiento académico, teniendo como variables independientes las habilidades sociales, la percepción de apoyo social de la familia, los maestros y los compañeros y la historial de la desaprobación de los estudiantes. 311 estudiantes participaron en el grado 8 y 9 de la educación primaria, de las escuelas públicas en el estado de Río de Janeiro. Los instrumentos utilizados en la recogida de datos con los estudiantes fueron: Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes y la Escala de percepción de apoyo social. La experiencia de la desaprobación, habilidades sociales y profesor de apoyo social percibido predice el rendimiento académico de los estudiantes. A partir de estos resultados, se discute la importancia de los recursos de los estudiantes y su contexto que se pueden utilizar en la escuela a través de la prevención y la promoción de programas de actuación buena escuela con estudiantes, familias y profesores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The literature has shown that the socio-emotional development of students can be associated with their repertoire of social skills and perception of social support, while the school repetition experience seems to negatively influence their development and academic achievement at the end of Middle School. In this context, the present study aimed to test a prediction model for academic achievement, having social skills, perception of social support from family, teachers and peers and history of school repetition of students as independent variables. The participants were 311 at the end of Middle School (8th and 9th grade), from public schools in the state of Rio de Janeiro. The data were collectively obtained using the Social Skills Inventory for Adolescents and the Social Support Appraisal Scale. The experience of school repetition, social skills and perceived social support from teachers predicted the academic achievement of students. From these results, the importance of the resources of students and of their context is discussed. These can be used in the school through programs of prevention and promotion of good academic achievement with students, families and teachers.
  • Psicoeducação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O Que, Como e Para Quem Informar? Artigo

    Oliveira, Clarissa Tochetto de; Dias, Ana Cristina Garcia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi caracterizar as publicações científicas sobre psicoeducação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em oito bases de dados nacionais e internacionais. Utilizou-se a combinação das palavras-chave TDAH e psicoeducação. No total, foram encontrados 504 trabalhos completos, mas apenas 29 preencheram os critérios de inclusão para análise na íntegra. As informações foram organizadas nas categorias: conceito de psicoeducação, público-alvo, foco da psicoeducação do TDAH, variáveis relacionadas à psicoeducação do TDAH, e características das intervenções em psicoeducação do TDAH. Verificou-se que nem todas as publicações apresentam claramente o conceito de psicoeducação utilizado. Em geral, a psicoeducação tem sido destinada a familiares de pessoas com TDAH, e conduzida em formato de sessões grupais, palestras e manuais. A psicoeducação do TDAH contribui para maior conhecimento sobre o transtorno, adesão ao tratamento, qualidade de vida e menor intensidade dos sintomas do TDAH.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue caracterizar las publicaciones científicas sobre la psicoeducación del Trastorno por Déficit de Atención/Hiperactividad (TDAH). Se realizó una revisión sistemática de la literatura en ocho bases de datos nacionales e internacionales con la combinación de palabras clave psicoeducación y TDAH. En total, fueran encontrados 504 estudios, pero sólo 29 cumplieron los criterios de inclusión para el análisis en su totalidad. La información se organiza en categorías: concepto de la psicoeducación, la audiencia, el enfoque de la psicoeducación del TDAH, las variables relacionadas con la psicoeducación del TDAH, y características de las intervenciones en la psicoeducación del TDAH. Se ha encontrado que no todas las publicaciones muestran claramente el concepto de psicoeducación utilizado. En general, la psicoeducación se ha diseñado para familiares de personas con TDAH, y llevado a cabo en el formato de sesiones de grupo, conferencias y manuales. La psicoeducación del TDAH contribuye a un mayor conocimiento sobre el trastorno, la adherencia al tratamiento, calidad de vida y menor intensidad de los síntomas del TDAH.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to review scientific publications about Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) psychoeducation. A systematic review of literature was performed in eight national and international databases (Scielo Brazil, Index Psi, Pepsic, Lilacs, ScienceDirect, PsycINFO, Medline, and Scopus) using the combination of ADHD and psychoeducation as keywords. In total, 504 studies were found, although only 29 met the inclusion criteria. Afterwards, the information was organized into categories: the concept of psychoeducation, target population, focus of ADHD psychoeducation, variables related to ADHD psychoeducation, and the characteristics of intervention on ADHD psychoeducation. Results show that not all studies present the concept of psychoeducation adopted by the authors. In general, psychoeducation has focused on the relatives of people with ADHD and carried out as group sessions, lectures, and manuals. ADHD psychoeducation contributes to a better understanding of the disorder, treatment adherence, quality of life, and decreased symptoms of ADHD.
  • Características Biopsicossociais entre Acusados de Agressão Sexual contra Crianças/Adolescentes em Contextos Intra e Extrafamiliar Artigo

    Costa, Lucilene Paiva da; Rocha, Carlos Joaquim Barbosa da; Cavalcante, Lília Iêda Chaves

    Resumo em Português:

    Resumo Autores de agressão sexual a crianças e adolescentes têm recebido maior atenção por parte dos estudiosos do desenvolvimento humano. Este estudo analisou dados de 206 processos de uma vara especializada em crimes contra a criança e o adolescente, entre 2012 e 2014. O Formulário de Caracterização Biopsicossocial tornou possível o registro dos dados extraídos desses documentos. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e o Modelo de Regressão Logística, indicando a Razão de Chance (OR) e a probabilidade da agressão sexual por contexto. Predominaram as agressões ocorridas no contexto extrafamiliar (53%), sendo os conhecidos das famílias das vítimas os acusados mais frequentes (81%). Já no contexto intrafamiliar, destacam-se os pais ou padrastos (53%). Verificou-se ainda que pessoas acusadas acima dos 30 anos possuíam aproximadamente duas vezes mais chance de pertencer ao contexto intrafamiliar da vítima quando comparado aos com idade abaixo de 30 anos (OR=2,949). Novos estudos podem refinar as conclusões preliminares destas análises.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Autores de violencia sexual contra los niños y los adolescentes han recibido mucha atención de los expertos del desarrollo humano. La presente investigación analizó los datos de 206 procesos de un distrito judicial especializado en ese tipo de crímenes entre 2012 y 2014. El Formulario de Caracterización Biopsicosocial posibilitó el registro de los datos extraídos de esos documentos. Para el análisis de los datos, se utilizó la estadística descriptiva y el Modelo de Regresión Logística, indicando la Razón de Chance (OR) y la probabilidad de la violencia sexual por contexto. Predominaron las agresiones ocurridas en el contexto extra familiar (53%), en el que los conocidos de las familias de las víctimas son los acusados más frecuentes (81%). Ya en el contexto intrafamiliar, se destacan los padres o padrastros (53%). Se observó también que las personas acusadas que tienen más de 30 años de edad poseían aproximadamente dos veces más chance de pertenecer al contexto intrafamiliar de la víctima cuando se compara con las personas que tienen menos de 30 años (OR=2,949). Nuevas investigaciones pueden refinar las conclusiones preliminares de este análisis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Child sex offenders have been receiving increasing attention from human development researchers. The present study analyzed the data from 206 criminal prosecutions in courts specializing in crimes against children and adolescents, between 2012 and 2014. We employed a Biopsychosocial Characterization Form to record the data extracted from the court documents. For data analysis, we used descriptive statistics and the Logistic Regression Model, indicating the Odds Ratio (OR) and the likelihood of sexual abuse for each context. Child sexual abuse within the extrafamilial context predominated (53%), with acquaintances of the victims' families being the most frequent offenders (81%). Within the intrafamilial context, parents and stepparents predominated (53%). We also discovered that accused offenders over the age of 30 displayed two times more likelihood of belonging to the victim's intrafamilial context than those under the age of 30 (OR = 2.949). Further studies will be able to refine the preliminary findings of these analyses.
  • Pedras no Caminho da Adoção Tardia: Desafios para o Vínculo Parento-filial na Percepção dos Pais Artigo

    Sampaio, Débora da Silva; Magalhães, Andrea Seixas; Féres-Carneiro, Terezinha

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo é parte de pesquisa mais ampla sobre o vínculo parento-filial nas adoções tardias. Foram entrevistados 10 sujeitos independentes, 3 homens e 7 mulheres, que adotaram crianças maiores de dois anos e as entrevistas analisadas pelo método de análise de conteúdo. O objetivo deste estudo foi investigar a vivência do período de adaptação nas adoções tardias e a repercussão do histórico pregresso da criança na construção do vínculo parento-filial. Dentre as principais dificuldades relatadas durante esse período, ressaltam-se o comportamento agressivo da criança, as dificuldades com regras e autoridade, a falta de segurança jurídica, o atraso escolar e problemas quanto à adaptação à rotina familiar, todas relacionadas às vivências passadas para a criança. A forma como os pais acolheram as dificuldades, integrando passado e presente, de modo a reconstruir o ambiente familiar perdido, foi relatada como de extrema importância para a construção e manutenção do vínculo parento-filial.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo es parte de una investigación más amplia sobre el vínculo parento-filial en las adopciones tardías. Fueron entrevistados 10 sujetos independientes, 3 hombres y 7 mujeres, que adoptaron niños mayores de dos años. Las entrevistas fueron analizadas por el método de análisis de contenido. El objetivo de este estudio fue investigar la vivencia del periodo de adaptación en las adopciones tardías y la repercusión del histórico anterior del niño en la construcción del vínculo parento-filial. Entre las principales dificultades relatadas durante este período, resaltamos el comportamiento agresivo del niño; dificultades con reglas y autoridad; falta de seguridad jurídica; retraso en la enseñanza; y problemas de adaptación a la rutina familiar, todas estas relacionadas con las vivencias pasadas del niño. La forma como los padres acogieron las dificultades, integrando el pasado con el presente, como un modo de reconstruir el ambiente perdido, fue relatada como de extrema importancia para la construcción y mantenimiento del vínculo parento-filial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is part of a broader research on the parent-child bond in late adoption. The authors interviewed ten independent subjects - three men and seven women, who adopted children older than two years - and assessed the results using the content analysis method. The purpose of this study was to investigate the experience of the adaptation period in late adoption, and the repercussions of the previous child history the construction of the parent-child bond. Among the main challenges reported during this period, the authors highlight the aggressive behavior of the child; trouble dealing with rules and authority; lack of legal security; school delays; and problems adapting to family routine, all of which seem to be related to the previous experiences of the child. The way in which parents embraced hardships, bridging past and present in order to rebuild the lost family environment, was reported as having critical importance in the construction and maintenance of the parent-child bond.
  • Percepção de Risco da Cirurgia Bariátrica em Pacientes com Diferentes Comorbidades Associadas à Obesidade Artigo

    Schakarowski, Fabiana Brum; Padoin, Alexandre Vontobel; Mottin, Cláudio Corá; Castro, Elisa Kern de

    Resumo em Português:

    Resumo A etapa pré-operatória de cirúrgica bariátrica exige que paciente esteja informado sobre as comorbidades associadas à obesidade e dos riscos, benefícios e consequências da cirurgia. O estudo examinou a percepção de risco da cirurgia bariátrica em 128 pacientes, com diferentes comorbidades associadas (doenças cardíacas, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, apneia do sono e dislipidemia) no pré-operatório de cirurgia bariátrica. A percepção de risco da cirurgia e das comorbidades associadas foram avaliadas através de um Questionário de Percepção de Risco. Os pacientes com diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial e apneia do sono apresentaram avanço mais significativo, em relação as demais comorbidades, para a percepção de risco da cirurgia. Os resultados mostraram que as intervenções educativas expandem a percepção de risco da cirurgia, mas é independente o risco percebido entre as diferentes comorbidades dos pacientes obesos. O estudo aponta a possibilidade de identificar fatores preditivos do comportamento implícito relacionados com a percepção de risco para melhorar o resultado do tratamento a curto e longo prazo, nos pacientes cujas comorbidades são vistas como não oferecendo risco adicional à saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El preoperatorio de cirugía bariátrica requiere que el paciente sea informado de las comorbilidades asociadas a la obesidad y los riesgos, beneficios y consecuencias de la cirugía. El estudio examinó la percepción de riesgo de la cirugía bariátrica en 128 pacientes con diferentes comorbilidades (enfermedades del corazón, diabetes mellitus tipo 2, hipertensión arterial, apnea del sueño y dislipidemia) en el preoperatorio de la cirugía bariátrica. La percepción de riesgo de la cirugía y las comorbilidades asociadas se evaluó mediante un cuestionario de percepción del riesgo. Los pacientes con diabetes mellitus tipo 2, hipertensión arterial y apnea del sueño tenían avance más significativo, en comparación con otras comorbilidades, a la percepción de riesgo de la cirugía. Los resultados mostraron que las intervenciones educativas ampliar la percepción del riesgo de la cirugía, pero es independiente de la percepción de riesgo entre las diferentes comorbilidades de los pacientes obesos. El estudio apunta a la posibilidad de identificar factores predictivos de comportamiento implícita relacionada con la percepción de riesgo para mejorar el resultado del tratamiento a corto y largo plazo en pacientes cuya comorbilidades son vistos como no proporcionar riesgo para la salud adicional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The preoperative stage of bariatric surgery requires that the patient be informed of the obesity-related comorbidities and the risks, benefits, and consequences of surgery. The study examined the preoperative risk perception of bariatric surgery in 128 patients with different comorbidities (heart disease, type 2 diabetes mellitus, hypertension, sleep apnea and dyslipidemia). Risk perception of surgery and associated comorbidities were evaluated using a risk perception questionnaire. Patients with diabetes mellitus type 2, systemic hypertension, and sleep apnea were significantly more likely to perceive the risk of surgery compared to those with the other comorbidities. The results showed that educational interventions expand the risk perception of surgery, but independently of the perceived risk of the different comorbidities of obese patients. The study points to the possibility of identifying predictive factors of behavioral intention related to risk perception to improve short and long-term treatment outcomes in patients whose comorbidities are seen as posing no additional health risk.
  • Infidelidade Conjugal: A Experiência de Homens e Mulheres Artigo

    Scheeren, Patrícia; Apellániz, Iñigo de Alda Martínez de; Wagner, Adriana

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo visa conhecer a vivência da infidelidade em homens e mulheres casados ou em coabitação em termos de frequência, tipos de comportamentos e motivos para ser infiel. Participaram da pesquisa 237 sujeitos, 106 homens e 131 mulheres com idades entre 21 e 73 anos (M = 38; DP = 11,22) que reportaram terem sido infiéis ao companheiro(a) atual. Os participantes responderam a uma ficha de caracterização sociodemográfica e de dados sobre o relacionamento, o Questionário de Infidelidade e a Escala de Ajustamento Conjugal Revisada. Os resultados revelaram a similaridade dos comportamentos de infidelidade entre homens e mulheres, ainda que os homens refiram mais comportamentos sexuais enquanto as mulheres maior envolvimento emocional nestes relacionamentos. O estudo identificou que o principal motivador para a traição em ambos os sexos é a insatisfação com o companheiro(a) ou com a relação. Esses achados evidenciam a importância de se considerar a infidelidade como um fenômeno relacional. Destaca-se a importância deste enfoque relacional no tratamento de casais que vivenciam esse fenômeno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo tiene como objetivo conocer la experiencia de infidelidad en hombres y mujeres casados o que cohabitan en términos de la frecuencia, tipos de comportamientos y motivaciones para ser infiel. Los participantes fueron 237 sujetos, 106 hombres y 131 mujeres con una edad entre 21 y 73 años (M = 38; DE = 11.22) que reportaron haber sido infiel a su pareja actual. Los participantes respondieron a una hoja de datos sociodemográficos y de caracterización de la relación, el cuestionario de comportamientos de infidelidad y de la Escala de Ajuste Marital revisado. Los resultados revelan la similitud de comportamientos de infidelidad de hombres y mujeres, aunque los hombres refleren más comportamientos sexuales mientras las mujeres refleren involucrarse de manera afectiva en estas relaciones. El estudio identificó que la principal motivación para la traición para ambos sexos es la insatisfacción con su compañero(a) o con la relación. Estos resultados ponen de relieve la importancia de considerar la infidelidad como un fenómeno relacional. Se destaca la importancia de este enfoque relacional en el tratamiento de las parejas que experimentan este fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to investigate the experience of infidelity in married or cohabiting men and women, considering the frequency, types of behaviors and reasons for infidelity. Participants of the study were 237 subjects, 106 men and 131 women, aged between 21 and 73 years (M=38; SD=11.22), who reported having been unfaithful to their current partner. Participants answered a sociodemographic and relationship questionnaire, the Infidelity Questionnaire and the Revised Dyadic Adjustment Scale. The results show the similarity of the infidelity behaviors between men and women, although men were more frequently involved in sexual behaviors and women more in emotional behaviors. The study identified dissatisfaction with the partner or the relationship as the main reason for infidelity for both men and women. These findings highlight the importance of considering infidelity as a relational phenomenon, which reveals the importance of the relational approach in the treatment of couples who experience infidelity.
  • Escala de Apoio Social (MOS-SSS): Proposta de Normatização com Referência nos Itens Artigo

    Zanini, Daniela Sacramento; Peixoto, Evandro Morais; Nakano, Tatiana de Cássia

    Resumo em Português:

    Resumo A Escala de Apoio Social (MOS-SSS) visa avaliar em que medida a pessoa conta com o apoio de outras para enfrentar situações estressantes. É uma escala amplamente utilizada, contudo há uma escassez de estudos que avaliem suas normas interpretativas. O presente estudo visa estabelecer normas e pontos de corte para MOS-SSS. Participaram deste estudo 998 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 12 e 73 anos (M= 27,18, DP= 9,90), de diferentes estratos amostrais (61,7% estudantes universitários; 14,7% pacientes em tratamento para infertilidade; 10,1% pacientes em tratamento para transtorno alimentar e obesidade; 8,7% submetidos à cirurgia bariátrica; e 4,8% pacientes em tratamento para queimaduras). O modelo de créditos parciais foi empregado para estabelecimento de normas com referência nos itens, por meio do procedimento Mapa de item-pessoas. Foram estabelecidas as normas com base no procedimento de transformação da pontuação total em theta, o que possibilitará a aplicação prática dos resultados obtidos. Os dados obtidos servirão como como norma de referência para as pontuações obtidas em diferentes estudos para profissionais que utilizam esta escala.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Escala de Apoyo Social (MOS-SSS) tiene como objetivo evaluar el grado en que la persona tiene el apoyo de los demás para hacer frente a diferentes situaciones estresantes. Es una escala de larga utilización, pero hay una escasez de estudios para evaluar sus normas interpretativas. Este estudio tiene por objeto establecer las normas y los puntos de corte para la MOS-SSS. El estudio incluyó 998 personas de ambos sexos, con edades comprendidas entre 12 y 73 años (M = 27.18, DE = 9.90), de diferentes estratos de muestreo (61,7% estudiantes universitarios, 14,7% pacientes en tratamiento infertilidad; 10,1% pacientes en tratamiento por trastornos de la alimentación y obesidad, 8,7% pacientes pós cirugía bariátrica, y 4,8% pacientes tratados por quemaduras). Se utilizó el modelo de créditos parciales para establecer normas relativas a los ítems por el procedimiento del mapa ítem-persona. Las normas se han establecido sobre la base del procedimiento de tramitación de la theta total de puntos, lo que permitirá la aplicación práctica de los resultados. Los datos servirán como como patrón de referencia para las puntuaciones obtenidas en diferentes estudios para los profesionales que utilizan esta escala.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Social Support Scale (MOS-SSS) aims to assess the extent to which the person has the support of others to face stressful situations. It is a widely used scale, but there is a shortage of studies evaluating its interpretative rules. This study aims to establish standards and cutoffs for MOS-SSS. The study included 998 people of both sexes, aged between 12 and 73 years (M = 27.18, SD = 9.90), from different sampling strata (61.7% college students, 14.7% of patients in treatment infertility; 10.1% of patients in treatment for eating disorder and obesity, 8.7% of patients after bariatric surgery, and 4.8% of patients treated for burns). The model of partial credits was used to establish standards relating to items by the procedure item-persons map. Rules have been established based on the processing procedure of the total score theta, which will enable the practical application of the results. The data will serve as a reference standard for the scores obtained in different studies for professionals who use this scale.
  • Memória de Trabalho, Velocidade de Processamento e Inteligência Geral: Possíveis Modelos de Relacionamento com a Memória de Trabalho Visual e Espacial Usando a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE) Article

    Injoque-Ricle, Irene; Barreyro, Juan Pablo; Formoso, Jesica; Burin, Débora I.

    Resumo em Português:

    Resumo A memória de trabalho é um sistema de memória ativo ao serviço da realização de tarefas cognitivas complexas. Nas últimas décadas as pesquisas têm-se centrado em estudar a relação entre a memória de trabalho ou seus subsistemas e outras funções cognitivas, como a inteligência. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a memória de trabalho visuoespacial, a velocidade de processamento e a inteligência geral, e o possível papel mediador destas variáveis. Por esta razão, foram feitos dois estudos. No primeiro desenhou-se e validou-se a Bateria Computorizada de Memória de Trabalho Visual e Espacial (BIMeT-VE) numa amostra de 212 estudantes universitários. No segundo estudo que envolveu 114 estudantes universitários analisou-se a relação entre a memória de trabalho visual e espacial, a velocidade de processamento e a inteligência geral. Os resultados mostraram que a inteligência geral está diretamente associada com a velocidade de processamento e com a habilidade de manter a informação visual e espacial a curto prazo, e indiretamente pela habilidade de processar informação visual e espacial de maneira simultânea.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La memoria de trabajo es un sistema de memoria activo al servicio de la realización de tareas cognitivas complejas. En las últimas décadas las investigaciones se han centrado sobre la relación de este sistema de memoria o alguno de sus componentes con diferentes funciones cognitivas, como la inteligencia. El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la memoria de trabajo viso-espacial, la velocidad de procesamiento y la inteligencia general, y evaluar el posible rol mediador de alguna de estas variables. Para ello se realizaron dos estudios. En el Estudio 1 se diseñó y validó la Batería Informatizada de Memoria de Trabajo Viso-Espacial (BIMeT-VE) con 212 estudiantes universitarios hispanoparlantes. En el Estudio 2, en el que participaron 114 estudiantes universitarios hispanoparlantes se estudió la relación entre la memoria de trabajo viso-espacial, la velocidad de procesamiento y la inteligencia general. Los resultados mostraron que la inteligencia general está directamente relacionada con la velocidad de procesamiento y con la habilidad de mantener información viso-espacial por breves períodos de tiempo, e indirectamente por la habilidad de procesar concurrentemente información viso-espacial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Working memory is an active memory system serving the realization of complex cognitive tasks. Over the last decades' research has centered on studying the relationship of this memory system or any of its components with different cognitive functions, such as intelligence. The aim of this study is to analyze the relation between visuospatial working memory, processing speed and general intelligence, and the possible mediation role of some of these variables. To carry out this work, two studies were conducted. On Study 1 participated212 Spanish speaking college students, and a Spanish visuospatial working memory battery was designed and validated -the visuospatial Computerized Working Memory Battery (Batería Informatizada de Memoria de Trabajo Viso-Espacial; BIMeT-VE)-. On Study 2 participated 114 Spanish speaking college students, and the relationship among visuospatial working memory, processing speed and general intelligence was analyzed. The results showed that general intelligence is directly supported by the processing speed and to maintain visuospatial information for short periods of time, and indirectly by the ability to concurrently process visuospatial information.
  • Filhos com Sintomas Psicológicos Clínicos: Papel Discriminante da Conjugalidade, Coparentalidade e Parentalidade Artigo

    Mosmann, Clarisse; Costa, Crístofer Batista da; Silva, Allana Gessiele Mello da; Luz, Susana Konig

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos indicam que a saúde mental dos filhos sofre reverberações positivas e negativas não somente da relação pais-filhos, mas também de aspectos da conjugalidade e da coparentalidade. Entretanto, a natureza e a magnitude dessas associações, quando analisadas em conjunto, ainda não foram suficientemente compreendidas, especialmente no contexto nacional. Nesse sentido, objetivou-se investigar em crianças e adolescentes com e sem sintomas psicológicos clínicos, qual o papel discriminante das variáveis da relação conjugal, coparental e parental de seus pais. A amostra foi composta por 200 participantes, com filhos de 4 a 18 anos, casados e coabitando com a prole. Através de análise estatística discriminante identificou-se as variáveis competição coparental, prática parental de intrusividade, exposição do filho ao conflito coparental e conflito conjugal como discriminante dos filhos com sintomas clínicos. Os resultados apontam que o subsistema coparental prepondera nesta relação, entretanto as três dimensões analisadas interagem de forma interdependente no ajustamento psicológico dos filhos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La salud mental de niños sufre repercusiones positivas y negativas no sólo de la relación padres e hijos, sino también del matrimonio y de la coparentalidad. Sin embargo, la naturaleza y magnitud de estas asociaciones, cuando se consideran conjuntamente, no están aun suficientemente comprendidas, especialmente en el contexto nacional. Se objetivó investigar en niños y adolescentes con y sin síntomas psicológicos clínicos, el rol discriminante de las variables de la relación matrimonial, parental y coparental. La muestra fueron 200 participantes, con niños de 4-18 años, en relación estable y que cohabitan con estos. El análisis discriminante mostró las variables competencia coparental, práctica parental de intrusión, exposición del niño al conflicto coparental y el conflicto conyugal como discriminantes de los niños con síntomas clínicos. Los resultados indican que el subsistema coparental prevalece en esta relación, sin embargo, las tres dimensiones analizadas interactúan de manera interdependiente en el ajuste psicológico de niños.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies indicate that the mental health of children suffer positive and negative reverberations not only from the parent-child relationship, but also from marital and coparenting aspects. However, the nature and magnitude of these associations, when considered together, are not yet sufficiently understood, especially in the national context. This study aims to investigate in children and adolescents with and without clinical psychological symptoms, the discriminant role of the variables of their parent's marital, parental and coparental relations. The sample consists of 200 participants, with children 4-18 years old in a steady relationship and cohabiting with the offspring. Through discriminating statistical analysis the variables coparental competition, intrusiveness of parenting, child exposure to coparenting conflict, and marital conflict were identified as discriminant of children with clinical symptoms. The results indicate that the coparental subsystem prevails in this relationship, however the three dimensions analyzed interact interdependently in the psychological adjustment of children.
  • Representações Sociais sobre o Corpo e Satisfação Sexual de Mulheres Mastectomizadas e seus Parceiros Artigo

    Hirschle, Tamiris Molina Ramalho; Maciel, Silvana Carneiro; Amorim, Geane Karla de

    Resumo em Português:

    Resumo Mulheres que passam pelo procedimento da mastectomia e seus parceiros se deparam com o corpo transformado que remete a diversas implicações incluindo a satisfação sexual. Este trabalho objetiva compreender as representações sociais acerca do corpo da mulher e do corpo mastectomizado e o nível de satisfação sexual dos casais. Participaram do estudo 10 díades (mulheres mastectomizadas e seus parceiros) e utilizou-se como instrumento uma escala de satisfação sexual e a Técnica de Associação Livre de Palavras com os estímulos corpo da mulher e corpo da mulher mastectomizada. Observou-se que o corpo mastectomizado possuiu mais representações negativas vinculadas à aparência da mama, impactando no nível de satisfação sexual do casal, onde se constatou que este diminui após a mastectomia, interferindo na autoimagem e na vida conjugal. Destaca-se a necessidade de ampliação de políticas públicas voltadas para essa população visando a cirurgias reparadoras e ao trabalho com as representações sociais visando redimensionamento da sexualização das mamas impactando na melhoria da qualidade de vida dessas mulheres e de seus parceiros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Tanto las mujeres que han sido sometidas a mastectomía como sus parejas se encuentran ant e un cuerpo trasformado el cual remite a diversas implicaciones, entre otras; la satisfacción sexual. El objetivo de este trabajo estriba en comprender las representaciones sociales del cuerpo de la mujer y del cuerpo mastectomizado y ahondar en el nivel de satisfacción sexual de estas parejas. En el estudio han participado 10 matrimonios (mujeres mastectomizadas y sus parejas) y los instrumentos utilizados han sido una escala de satisfacción sexual y la Técnica de Asociación Libre de Palabras con los estímulos cuerpo de la mujer y cuerpo de la mujer mastectomizada. Hemos observado que el cuerpo mastectomizado obtuvo más representaciones negativas vinculadas a la apariencia de la mama, interviniendo en el nivel de satisfacción sexual del matrimonio, donde se constató que este disminuye después de la mastectomía, perjudicando la autoimagen y la vida en pareja. Se destaca la necesidad de la ampliación de políticas públicas volcadas para esta población hacia las cirugías restauradoras y al trabajo con las representaciones sociales con vistas al redimensionamiento de la sexualización de las mamas con el objetivo de mejorar la calidad de vida de estas mujeres y de sus parejas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Women who undergo mastectomy and their partners face a transformed body, which has several implications, including an effect on their sexual satisfaction. The aims of the present study were to understand the social representations of the female body, the social representations of the mastectomized body, and the level of sexual satisfaction of these couples. Ten couples (mastectomized women and their partners) were included in the study. The study instruments were a scale of sexual satisfaction and the free word association technique (FWAT), using the expressions "female body" and "mastectomized female body" as stimuli. The mastectomized body was observed to have more negative representations related to the appearance of the breast(s). Couples' sexual satisfaction decreased after mastectomy, interfering with the women's self-image and with marital life. The need to expand public policies targeting this population is emphasized, with a focus on reconstructive surgery and work with social representations to revise the sexualization of breasts. Such policies can improve quality of life for mastectomized women and their partners.
  • Apropriações da Psicologia Experimental por Dois Autores Jesuítas nas Primeiras Décadas do Século XX Artigo

    Massimi, Marina

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa histórica analisa a modalidade de apropriação da psicologia experimental por dois autores da Companhia de Jesus - J. Fröbes e J. Lindworsky - nas primeiras décadas do século XX. Os dois pesquisadores escreveram várias obras sobre a ciência psicológica, seus objetos e métodos. Alguns desses textos são manuais didáticos, voltados para a difusão da área, inclusive no âmbito da Companhia. Através de uma análise dos referidos textos, observa-se uma evidente abertura para os novos métodos de conhecimento proporcionados pela ciência experimental; e, ao mesmo tempo, o esforço de preservar e assinalar a importância de conceitos derivados da psicologia filosófica tradicional. Desse modo, os dois autores jesuítas procuravam verificar a pertinência de aspetos das doutrinas tradicionais através dos novos métodos experimentais; bem como assinalar a relevância para a psicologia experimental, de processos psíquicos especialmente significativos do ponto de vista da antropologia jesuítica. Busca-se assim compatibilizar aspectos antigos e modernos, conforme uma modalidade de apropriação presente no universo intelectual da Companhia de Jesus, desde sua fundação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación histórica analiza el modo de apropiación de la psicología experimental por dos autores de la Compañía de Jesús - Fröbes J. y J. Lindworsky - en las primeras décadas del siglo XX. Los dos investigadores escribieron varias obras en la ciencia psicológica, sus objetos y métodos. Algunos de estos textos son libros de texto, destinado a la difusión de la psicologia experimental, también en la Compañia. A través de un análisis de estos textos, es evidente una clara apertura a nuevos métodos de conocimiento aportado por la ciencia experimental; y, al mismo tiempo, el esfuerzo para preservar y mostrar la importância de los conceptos de la psicología filosófica tradicional. De este modo, los dos autores jesuitas trataron de comprobar la relevancia de los aspectos de las doctrinas tradicionales a través de nuevos métodos experimentales; y señalar la relevancia de la psicología experimental para el estúdio de los procesos psíquicos especialmente significativos desde el punto de vista de la antropología jesuita. Buscando así hacer compatibles aspectos antiguos y modernos, de acuerdo com la forma de apropiación en el universo intelectual de la Compañía de Jesús desde su fundación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This historical study analyzes the mode of appropriation of experimental psychology by two authors of the Society of Jesus - J. Fröbes and J. Lindworsky - in the first decades of the twentieth century. The two researchers wrote several works about psychological science, its objects and methods. Some of these texts are textbooks, aimed at the diffusion of the area, including in the context of the Society. Through an analysis of these texts, a clear opening for new methods of knowledge provided by experimental science can be seen, as well as effort to preserve and emphasize the importance of concepts from traditional philosophical psychology. Thus, the two Jesuit authors sought to verify the relevance of aspects of traditional doctrines through new experimental methods and to highlight the relevance to experimental psychology, psychic processes especially significant from the point of view of the Jesuit anthropology. They therefore sought to reconcile ancient and modern aspects, as a mode of appropriation present in the intellectual universe of the Society of Jesus since its founding.
  • Resultados de Intervenções em Habilidades Sociais na Redução de Bullying Escolar: Revisão Sistemática com Metanálise Artigo

    Silva, Jorge Luiz da; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Zequinão, Marcela Almeida; Lizzi, Elisângela Aparecida da Silva; Pereira, Beatriz Oliveira; Silva, Marta Angélica Iossi

    Resumo em Português:

    Resumo O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verificar se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não significativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais eficazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El Bullying o acoso escolar, considerado un problema de salud pública, afecta a las relaciones sociales, al desarrollo escolar y a la salud en general de niños y adolescentes. Esta revisión sistemática de literatura con metaanálisis tiene como objetivo comprobar si las intervenciones en habilidades sociales reducen la victimización y/o la agresión en los casos de acoso escolar. Se consultaron las bases de datos LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS y Web of Science. En el metaanáisis se empleó el modelo de efectos aleatórios y el modelo de DerSimonian-Laird. Se seleccionaron los seis estudios que corresponden a los critérios de exclusión cuya calidad metodológica fue evaluada en la escala de Downs y Black. Los resultados indicaron efectos positivos en las intervenciones pero a un nivel muy poco significativo. Las intervenciones podrían ser más eficaces si se desarrollan en conjunto con otras que aporten variedad en cuanto a situaciones, contextos y sujetos implicados en el acoso escolar tales como el personal docente y la familia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Bullying, a public health problem, affects social relationships, school performance and students' health. The objective of this literature review was to verify whether interventions addressing social skills reduce victimization and/or aggression resulting from bullying. The following databases were consulted: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS and Web of Science. The random-effects model and DerSimonian-Laird method were used. Six studies that met the inclusion criteria were selected, the methodological quality of which was assessed using the Downs and Black scale. Results indicated that interventions addressing social skills reduced bullying and victimization, however, at non-significant levels. Interventions addressing social skills may be more effective if developed together with other types of intervention which may include a wide range of situations, contexts, as well as the different individuals involved in the bullying incident, such as school staff and family.
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