Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Psicodrama, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2021
  • PRÁTICAS SOCIÁTRICAS ON-LINE: NOVOS ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS Editorial

    Belém, Aline Oliveira; Nery, Maria da Penha
  • PSICÓLOGOS E PSICODRAMATISTAS NA EDUCAÇÃO: PROJETO EM FORMATO ON-LINE DESENVOLVIDO NA PANDEMIA Artigo Original

    Dias, Alcione Ribeiro; Barros, Luiza Maria Soares; Urt, Sonia da Cunha

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta o projeto socionômico Ouvindo a Escola e seus desdobramentos, um conjunto de práticas sociopsicodramáticas realizadas durante o ano de 2020, gerado em modo remoto e em tempos de pandemia. Iniciamos fazendo um breve histórico da Psicologia Educacional e seguimos apontando a Pedagogia Psicodramática como perspectiva transformadora no campo socioeducativo. O projeto envolveu 11 psicodramatistas, 39 professores e 15 funcionários, trabalhadores de escolas da rede pública de ensino. Pretendemos dar visibilidade a práticas referenciadas que possam contribuir para a Psicologia Escolar Crítica no âmbito da educação pública, em tempos de isolamento social.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo se presenta el proyecto socioeconómico Ouvindo a Escola (Escuchando la Escuela) y sus desarrollos, un conjunto de prácticas socio-psicodramáticas realizadas durante el año 2020, generadas en modo remoto y en tiempos de pandemia. Comenzamos con una breve historia de la Psicología de la Educación y seguimos apuntando a la Pedagogía Psicodramática como una perspectiva transformadora en el ámbito socioeducativo. El proyecto involucró a 11 psicodramatistas, 39 maestros y 15 empleados, trabajadores de escuelas públicas. Pretendemos dar visibilidad a prácticas referenciadas que puedan contribuir a la Psicología Escolar Crítica en el ámbito de la educación pública y proponer formas de actuación, en tiempos de aislamiento social.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents the socionomic project Ouvindo a Escola (Listening the School) and its developments, a set of socio-psychodramatic practices carried out during the year 2020, generated in remote mode and in times of pandemic. We start by making a brief history of Educational Psychology and continue pointing Psychodramatic Pedagogy as a transformative perspective in the socio-educational field. The project involved 11 psychodramatists, 39 teachers and 15 public school workers. We intend to give visibility to referenced practices that can contribute to Critical School Psychology within the scope of public education and propose ways of action, in times of social isolation.
  • PSICODRAMA ON-LINE COM CRIANÇAS E O MÉTODO DO SANDPLAY PSICODRAMÁTICO Artigo Original

    Strauch, Vanessa Ramalho Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO A psicoterapia virtual foi intensificada na pandemia 2020. Objetivamos refletir sobre os desafios do método psicodramático com crianças na modalidade on-line incluindo etapas, ferramentas e constructo télico. Identificamos possibilidades terapêuticas adaptativas no método do sandplay psicodramático e dificuldades na sustentação do conflito, continência afetiva, conectividade, privacidade e confidencialidade. A teoria socionômica com suas técnicas psicodinâmicas traz embasamento para a prática à distância. Sinalizamos o Eu Curador Interno da criança (natureza espontâneo criativa) como um guia norteador do manejo clínico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La psicoterapia virtual se intensificó en la pandemia 2020. Nuestro objetivo es reflexionar sobre los desafíos del método psicodramático con niños en la modalidad on-line, incluyendo pasos, herramientas y el teleconstructo. Identificamos posibilidades terapéuticas adaptativas en el método del juego de arena psicodramático y dificultades para sostener el conflicto, la continencia afectiva, la conectividad, la privacidad y la confidencialidad. La teoría socionómica con sus técnicas psicodinámicas proporciona una base para la práctica a distancia. Señalamos al Yo de Sanación Interna del niño (naturaleza creativa espontánea) como guía para el manejo clínico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Virtual psychotherapy was intensified in the pandemic’s 2020. We aim to reflect on the challenges of the psychodramatic method with children in the online modality including the steps, tools and the tele construct. We identified adaptive therapeutic possibilities in the psychodramatic sandplay method and difficulties in sustaining the conflict, affective continence, connectivity, privacy and confidentiality. Socionomic theory with its psychodynamic techniques provides a foundation for distance practice. We signal the child’s Internal Healing Self (spontaneous creative nature) as a guiding guide for clinical management.
  • PSICODRAMA E MÉTODOS DE AÇÃO ON-LINE: TEORIAS E PRÁTICAS Artigo Original

    Nery, Maria da Penha

    Resumo em Português:

    RESUMO Trata-se de um estudo de práticas psicoterápicas e socioterápicas desenvolvidas em ambiente virtual, no período de pandemia da Covid-19. Foram realizados métodos de ação on-line, dentre eles: psicodramas, sociodramas, teatros espontâneos e jogos dramáticos. Como objetivo, buscou-se compreender as especificidades desses métodos. Metodologicamente, foram realizadas análises da informação e da sociodinâmica desses encontros, por meio das quais confirmamos ou refutamos hipóteses relativas às especificidades e aos efeitos terapêuticos do atendimento on-line. A partir das análises, foram encontrados alguns fenômenos, definidos teórica e praticamente, dentre eles: realidade hipersuplementar, entrecruzamento de cenas, tele virtual, vínculo terapêutico virtual, corporalidade condensada, fala-ação, matriz sociocultural dinâmica e papel psicodramático-virtual.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Se trata de un estudio de prácticas de psicoterapia y de socioterapia desarrolladas en ambiente virtual, en el período de pandemia del Covid-19. Se utilizaron métodos de acción online, entre ellos: psicodramas, sociodramas, teatros espontáneos y juegos dramáticos. Como objetivo, buscamos comprender los detalles de estos métodos. Metodológicamente, se realizaron análisis de la información y de la socodinámica de estos encuentros, donde confirmamos o refutamos hipótesis relacionadas con las especificidades y efectos terapéuticos de la atención online. A partir de los análisis se encontraron algunos fenómenos, los cuales fueron definidos teórica y prácticamente, entre ellos: realidad hipersuplementaria, interconexión de escenas, tele virtual, vínculo terapéutico virtual, corporalidad condensada, habla-acción, matriz sociocultural dinámica, rol psicodramático-virtual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is a study of psychotherapy and sociotherapy practices developed in virtual environments during the Covid-19 pandemic. Online action methods were applied, among them: psychodramas, sociodramas, spontaneous theaters and dramatic games. As an objective, we sought to understand the specifics of these methods. Methodologically, analyzes of the information and of the socodynamics of these encounters were conducted, where we confirm or refute hypotheses related to the therapeutic specificities and effects of online practices. From the analysis some phenomena were found, which were defined theoretically and practically, such as hyper-supplementary reality, interconnecting scenes, virtual tele, virtual therapeutic bond, condensed corporality, speech-action, dynamic sociocultural matrix, and virtual psychodramatic role.
  • PSICOTERAPIA PSICODRAMÁTICA DE GRUPO ON-LINE: REINVENÇÕES DO AQUECIMENTO Artigo Original

    Belém, Aline

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem por objetivo discutir práticas de psicoterapia psicodramática de grupo on-line com ênfase no Aquecimento. A hipótese é que o Aquecimento elaborado especificamente para o atendimento on-line contribui para o alcance de um estado grupal mais espontâneo. O norte teórico deste trabalho consiste nas etapas de Aquecimento propostas por Davoli (1999) através da experiência com teatro Espontâneo. Assim, discute-se cada etapa a partir do relato de algumas experiências na condução de um grupo de psicoterapia on-line. A partir dessas experiências, conclui-se, então, que o Aquecimento concebido para esse contexto específico proporciona resultados satisfatórios em termos de espontaneidade grupal.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo discutir las prácticas de psicoterapia psicodramatica grupal on-line con énfasis en el calentamiento. La hipótesis es que el calentamiento diseñado específicamente para la atención en línea contribuye al logro de un estado grupal más espontáneo. El norte teórico de la obra son las etapas de calentamiento propuestas por Davoli (1999) a partir de la experiencia con el teatro Spontâneo. Así, cada etapa se discute teniendo en cuenta el relato de algunas experiencias en la realización de un grupo de psicoterapia on-line. A partir de estas experiencias, afirmamos que el calentamiento diseñado para este contexto específico brinda buenos resultados en términos de espontaneidad grupal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to discuss online group psychodramatic psychotherapy practices with an emphasis on warm-up. The hypothesis is that the warm-up step, specifically designed for Online care, contributes to the achievement of a more spontaneous group state. The theoretical north of the work is the warm-up stages proposed by Davoli (1999) from the experience with Spontaneous Theater. Thus, each stage is discussed taking into account the report of some experiences in conducting an online psychotherapy group. From these experiences, we affirm that the warm-up designed for this specific context provides good results in terms of group spontaneity.
  • TRANSMITINDO CONEXÕES: A CONSTRUÇÃO DO VÍNCULO PSICOTERÁPICO NO PSICODRAMA BIPESSOAL ON-LINE Artigo Original

    Vidal, Gabriela Pereira; Castro, Amanda

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve o objetivo de compreender como se desenvolve o vínculo psicoterápico no psicodrama bipessoal on-line. Trata-se de uma pesquisa-ação, por meio de um estudo de caso de uma mulher de 20 anos, com a análise das cinco primeiras sessões de cerca de 50 minutos. Foi possível concluir que o vínculo no psicodrama on-line apresenta diferenças em relação ao presencial, porém denota-se que são muitas as contribuições psicodramáticas no desenvolvimento deste, tanto da teoria (visão de homem e de mundo) quanto também das técnicas psicodramáticas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tuvo como objetivo comprender cómo se desarrolla el vínculo psicoterapéutico en el psicodrama bipersonal en línea. Se trata de una investigación acción, a través de un estudio de caso de una mujer de 20 años, con un análisis de las cinco primeras sesiones de unos 50 minutos. Se pudo concluir que el vínculo en el psicodrama online tiene diferencias en relación al presencial, pero se observa que son muchos los aportes psicodramáticos a su desarrollo, tanto desde la teoría (hombre y cosmovisión) como desde las técnicas psicodramáticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to understand how the psychotherapeutic bond develops in bipersonal online psychodrama. This is an action research, through a case study of a 20-year-old woman, with an analysis of the first five sessions of about 50 minutes. It was possible to conclude that the link in online psychodrama has differences in relation to the face-to-face, but it is noted that there are many psychodramatic contributions to its development, from the theory (man and world view) as well as psychodramatic techniques.
  • DEGUSTAR PSICODRAMA ON-LINE COM PORTADORES DE OBESIDADE. VOCÊ ACEITA? Comunicação Breve

    Pinto, Ana Cristina Benevides

    Resumo em Português:

    RESUMO A autora partilha experiências de atendimento psicodramático on-line com pacientes obesos, como em uma degustação, que inspira a criação de recursos e reflexões sobre a prática psicoterápica em tempos de pandemia do Covid-19, bem como em novos tempos, demonstrando a viabilidade do referencial psicodramático nesta modalidade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN A través del relato de sessiones el autor comparte sus experiencias de atención psicodramática en línea con pacientes obesos, por lo cual inspira la creación de recursos y reflexiones sobre la práctica psicoterapéutica en tiempos de la pandemia Covid-19, así como en los nuevos tempos, demostrando la viabilidad del marco psicodramático en esta modalidad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The author shares experiences of psychodramatic care online with obese patients, as a tasting, which inspires the creation of resources and reflections on psychotherapeutic practice in times of the Covid-19 pandemic, as well as in new times, demonstrating the viability of the psychodramatic reference in this modality.
  • PSICODRAMA ON-LINE Comunicação Breve

    Ros, Goyo Armañanzas

    Resumo em Português:

    RESUMO Faço um breve tour pela minha experiência durante a pandemia. Nele, as mudanças profissionais e sua transição para o modo online, experiências emocionais pessoais e coletivas se misturaram. Contribuo com algumas ideias, voltadas para a evolução emocional coletiva ao longo da pandemia até o momento. Eu abordo minha atitude em relação às posições negacionistas e como fui capaz de abordá-las emocionalmente, graças ao psicodrama. Refiro-me ao exercício que me ajudou a ter empatia por essas posições, algo particularmente difícil, dentro de um movimento internacional de psicodramatistas iniciado na Argentina. Detenho-me em alguns elementos que mudaram na transição do espaço presencial para o espaço online. Dou algumas ideias de aquecimento, escolha do protagonista e encerramentos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Hago un breve recorrido por mi experiencia a lo largo de la pandemia. En ella se han mezclado los cambios profesionales y su paso a la modalidad online, las vivencias emocionales personales y las colectivas. Aporto unas ideas, cara a la evolución emocional colectiva a lo largo de la pandemia hasta este momento. Abordo mi actitud ante posiciones negacionistas y como he podido aproximarme emocionalmente a ellas, gracias al psicodrama. Hago referencia la ejercicio que me ayudó a empatizar con esas posiciones, algo particular mente difícil, dentro de un movimiento internacional de psicodramatistas iniciado en Argentina. Me detengo en algunos elementos que cambian al cambiar del espacio presencial al espacio online. Doy algunas ideas de caldeamientos, elección de protagonista y cierres.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT I take a brief tour of my experience throughout the pandemic. In it, professional changes and their transition to online mode, personal and collective emotional experiences have been mixed. I contribute some ideas, facing the collective emotional evolution throughout the pandemic up to this moment. I address my attitude to denialist positions and how I have been able to emotionally approach them, thanks to psychodrama. I refer to the exercise that helped me empathize with those positions, something particularly difficult, within an international movement of psychodramatists started in Argentina. I stop at some elements that change when changing from the face-to-face space to the online space. I give some ideas of warm-ups, choice of protagonist and closings.
  • O EU DO FUTURO: CONTRIBUIÇÕES DO PSICODRAMA INTERNO ON-LINE Comunicação Breve

    Novaes, Carolina Ferreira Cortes; Vidal, Gabriela Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia de Covid-19, entre suas muitas consequências, trouxe aumento nas demandas relacionadas à saúde mental. Assim, o objetivo deste relato foi evidenciar como o psicodrama interno on-line contribui para abordar as angústias e ansiedades que surgiram com a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo de caso, de um paciente em psicoterapia psicodramática bipessoal on-line. Conclui-se que a realização simbólica deste futuro na realidade suplementar auxiliou na preparação do paciente diante das incertezas do futuro pós-pandemia.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Como consecuencia de la pandemia de Covid-19, entre sus múltiples consecuencias, ha aumentado el número de demandas relacionadas con la salud mental. Además, el propósito de esta historia fue mostrar cómo el psicodrama interno on-line contribuyó a lidiar con las ansiedades y ansiedades que surgirán con la pandemia de Covid-19. Este es un estudio de caso sobre un paciente que se somete a psicoterapia psicodramática bipersonal on-line. Se concluyó que la realización simbólica de ese futuro complementará la ayuda en la preparación del paciente frente a las incertidumbres del futuro pospandémico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT As a result of the Covid-19 pandemic, among its many consequences, the number of lawsuits related to mental health has increased. In addition, the purpose of this story was to show how internal online psychodrama contributed to dealing with the anxieties and anxieties that will arise with the Covid-19 pandemic. This is a case study, about a patient undergoing online bipersonal psychodramatic psychotherapy. It was concluded that the symbolic realization of that future will complement the help in preparing the patient in the face of the uncertainties of the post-pandemic future.
Federação Brasileira de Psicodrama Rua Barão de Itapetininga, 37 conj. 402 , cep: 01042-001 - São Paulo - SP / Brasil, tel: +55 (11) 3673 3674 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbp@febrap.org.br