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Cadernos Nietzsche, Volume: 43, Número: 1, Publicado: 2022
  • Homenagem à primeira geração do GEN: A amizade como um caso sério da filosofia Editorial

    Silva Jr., Ivo da; Lima, Márcio José Silveira
  • “Nenhum sentimento para defender algo, para proteger algo” . De como, segundo Nietzsche, a estética não pode substituir o conhecimento Artigo

    Hanza, Kathia

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo se ocupa da relação entre arte (ou estética) e conhecimento na Lição inaugural, no Nascimento da tragédia e n’A genealogia da moral de Nietzsche. Seu propósito é o de mostrar que, nesses escritos, Nietzsche não propõe que a arte possa substituir o conhecimento, ou, muito menos, anulá-lo. Em vez disso, a estética desempenha um papel na estimativa de valor, o que contribui para o conhecimento. Por essa via passam a se acumular alguns mal-entendidos sobre a relação entre arte e conhecimento segundo Nietzsche, e também assoma o “autor” Nietzsche, a despeito das convenções da escrita acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article examines the relationship between art (or aesthetics) and knowledge in Nietzsche’s Inaugural Lecture, The Birth of Tragedy and The Genealogy of Morals. Its purpose is to show that in these writings Nietzsche does not suggest that art can supplant knowledge, or even annul it, but rather that Aesthetics plays a role in the estimation of value, which contributes to knowledge. According to Nietzsche, this dispels some misconceptions about the relationship between art and knowledge. Despite academic writing conventions, the “author” Nietzsche emerges here as well.
  • A chave do enigma: loucura ou pecado? Artigo

    Dias, Rosa Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem por objetivo analisar no aforismo 23, da segunda dissertação da Genealogia da Moral, a seguinte afirmação: “Loucura e não pecado! Vocês compreendem?”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to analyse in aphorism 23, from the second dissertation of the On the Genealogy of Morals, the following statement by Nietzsche: “Madness and not sin! Do you understand?”
  • Nascentes e meandros do Lete em Nietzsche Artigo

    Paschoal, Antonio Edmilson

    Resumo em Português:

    Resumo: Segundo a mitologia grega, quem beber ou tocar nas águas do Lete, um rio do Hades, esquece a existência anterior. O que pode ser, segundo Nietzsche (VM/OS 401, KSA.532), uma receita para o sofredor livrar-se do fardo de seu sofrimento, mas também um ato heroico de afirmação da vida. Assim, tanto a decisão de tocar - ou não - nas águas do Lete quanto os motivos para fazê-lo envolve a ambiguidade que é característica do termo “esquecimento” nos escritos do filósofo. Uma característica do conceito que diz respeito ao diálogo constante do filósofo com suas fontes, com as nascentes do conceito, e aos diferentes usos que faz dele, os meandros que produz. Dois campos de investigação, o da origem e o da forma, que têm em comum a possibilidade de interpretação, conforme veremos, a partir das ideias de assimilação e digestão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: According to Greek mythology, whoever drinks or touches the waters of Lethe, a river of Hades, forgets his previous existence. What can be, according to Nietzsche (VM/OS 401, KSA.532), a recipe for the sufferer to get rid of the burden of his suffering, but also a heroic act of affirmation of life. Thus, both the decision to touch - or not - the waters of Lethe and the reasons for doing so involve the ambiguity that is characteristic of the term “forgetfulness” in the philosopher’s writings. A characteristic of the concept that concerns the philosopher’s constant dialogue with his sources, with the nascent of the concept, and the different uses he makes of it, the meanders he produces. Two fields of investigation, that of origin and that of form, have in common the possibility of interpretation, as we will see, from the ideas of assimilation and digestion.
  • Nietzsche e a tarefa do filósofo do futuro Artigo

    Oliveira, Jelson R. de

    Resumo em Português:

    Resumo: Pretende-se neste artigo analisar a noção nietzschiana de filósofo do futuro e sua contribuição para o surgimento do novo homem, tendo em vista, prioritariamente, Além de bem e mal. Para tanto, iniciaremos analisando de que forma esta obra pode ser considerada, segundo a pretensão de seu autor, como uma crítica da modernidade e, consequentemente, de que forma ela se constitui como o manifesto de uma tarefa que Nietzsche define como própria dos filósofos do futuro: a superação do passado, ou seja, das formas metafísicas, dogmáticas e ascéticas que orientaram a filosofia ao longo da história, por meio dos “trabalhadores filosóficos”, que agora devem ceder lugar aos autênticos filósofos, cujas lentes fisiopsicológicas examinam o pensamento como sintoma da saúde ou da doença de seus autores. Com isso, Nietzsche substitui a antiga tarefa do filósofo (buscar a verdade) por uma nova missão (buscar a saúde). Com essa reflexão, acredita-se margear alguns dos problemas centrais da pesquisa do homenageado desse dossiê, prof. Wilson Antonio Frezzatti Jr.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper intends to analyze the Nietzschean notion of philosopher of the future and its contribution to the emergence of the new man, having in mind, primarily, Beyond good and evil. In order to do so, we will begin by analyzing how this work can be considered, according to the author’s intention, as a critique of modernity and, consequently, in what way it constitutes the manifesto of a task that Nietzsche defines as proper to the philosophers of the future: the overcoming of the past, that is, of the metaphysical, dogmatic and ascetic forms that have guided philosophy throughout history, through the “philosophical workers”, who must now give way to authentic philosophers, whose physiopsychological lenses examine thought as symptom of the health or illness of its authors. With this, Nietzsche replaces the philosopher’s old task (seeking truth) with a new mission (seeking health). With this reflection, it is believed that some of the central problems of the research of the honoree of this dossier, prof. Wilson Antonio Frezzatti Jr., are bordered.
  • A medicina do estilo: sintomatologia e terapêutica na estilística de Nietzsche Artigo

    Gonçalves, Alexander

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste texto, proponho utilizar a noção de estilo como uma chave de interpretação ética para a estética fisiológica de Nietzsche no âmbito de sua crítica tardia a Wagner. Procuro analisar o papel performativo da “arte do estilo” nietzschiana na medida em que, ao comunicar a condição fisiológica de um corpo, ele pode afetar de maneira negativa ou positiva a configuração pulsional de outro corpo. Considero que, ao subsidiar as etapas fundamentais do ato médico, o diagnóstico e a terapêutica, o estilo se apresenta como um componente imprescindível para o filósofo, o médico da cultura.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper, I propose to use the notion of style as a key to ethical interpretation for Nietzsche’s physiological aesthetics in the context of his Wagner’s late critique. I try to analyze the performative role of the Nietzschean “art of style” insofar as, when communicating the physiological body’s condition, it can affect in a negative or positive way the drive configuration of another body. I consider that, by subsiding the fundamental stages of the medical act, diagnosis and therapy, style presents itself as an essential component for the philosopher, the culture’s doctor.
  • Dionisíaca Ilha: Nietzsche, o Riso e o Risível Artigo

    Salviano, Jarlee

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo procura articular a concepção do riso em Nietzsche com a história das teorias do riso, analisando alguns estudos que apontam para uma estreita relação entre o cômico e o trágico no autor. A despeito da ênfase que geralmente é dada ao aspecto ético da função do riso como crítica da tradição moral cristã, procurou-se dar atenção especial à dimensão estética do riso dionisíaco.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article seeks to articulate Nietzsche’s conception of laughter with the history of theories of laughter, analyzing some studies that point to a close relationship between the comic and the tragic in the author. Despite the emphasis that is generally given on the ethical aspect of the function of laughter as a critique of the Christian moral tradition, special attention was given to the aesthetic dimension of Dionysian laughter.
  • O intérprete gentil: saudação ao amigo André Itaparica por ocasião de seus cinquenta anos Artigo

    Lopes, Rogério

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo é uma homenagem à trajetória de André Itaparica na pesquisa Nietzsche brasileira. Feita de um ponto de vista sobretudo pessoal, esta homenagem não poderia deixar de mencionar algumas das virtudes que se sobressaem em seu trabalho e que no meu entendimento conferem exemplaridade às suas contribuições para os estudos Nietzsche no Brasil. Entre essas virtudes destaco por fim a gentileza, que curiosamente não costuma figurar no catálogo das virtudes intelectuais. O trabalho de André Itaparica é um convite para que essa negligência seja revista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper pays tribute to André Itaparica’s career in the Brazilian Nietzsche research. Written mostly from a personal point of view, this homage couldn’t fail to mention the many virtues embodied by his scholarly work, which in my view place it in an outstanding position in the Brazilian Nietzsche studies. Among his many virtues I finally emphasize courtesy, which remains largely unnoticed as an intellectual virtue. Itaparica’s work invites us, I submit, to compensate this undeserved neglect.
  • A recusa da unidade pura do eu e a possibilidade de compreensão da personalidade humana como superposição complexa de estados: a proposta fisiopsicológica de Théodule Ribot Resenha

    Fonseca, Eduardo Ribeiro da
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