Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Fractal: Revista de Psicologia, Volume: 34, Publicado: 2022
  • A psicologia ampliando a visão de mundo das e para as coletividades Editorial

  • Linguística e produção de subjetividade: relações esboçadas Artigos

    Gurgel, Veronica

    Resumo em Português:

    Resumo No presente artigo buscamos realizar uma discussão a respeito de duas concepções de linguagem: a formalista e a pragmática, em algumas de suas vertentes. A partir dessa contraposição, teremos como objetivo traçar algumas possíveis consequências dessas concepções para a forma como compreendemos e abordamos a literatura e seu vínculo com a produção de subjetividade. Assim, em um primeiro momento, procuraremos explicitar um tipo abordagem da língua feita por Saussure e suas consequências para o entendimento da relação autor-obra. Em seguida, nos dedicaremos à pragmática de Austin, procurando contrastá-la à proposta saussuriana. Por fim, veremos a pragmática de Deleuze e Guattari, bem como suas implicações na forma como compreendemos o processo de escrita literária e seus efeitos sobre a produção de subjetividade. Dessa forma, buscamos indicar que o próprio processo de escrita é criador, engendrando a produção da língua, do mundo e da subjetividade do próprio escritor a um só tempo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente artículo buscamos realizar una discusión sobre dos concepciones del lenguaje: la formalista y la pragmática, en algunos de sus aspectos. A partir de este contraste, buscaremos rastrear algunas posibles consecuencias de estas concepciones para la forma de entender y abordar la literatura y su vínculo con la producción de subjetividad. Así, en un primer momento, intentaremos explicar un tipo de acercamiento al lenguaje realizado por Saussure y sus consecuencias para la comprensión de la relación autor-obra. A continuación, nos dedicaremos a la pragmática de Austin, buscando contrastarla con la propuesta saussureana. Finalmente, veremos la pragmática de Deleuze y Guattari, así como sus implicaciones para la forma en que entendemos el proceso de escritura literaria y sus efectos en la producción de subjetividad. De esta forma, buscamos indicar que el proceso de escritura en sí mismo es creativo, engendrando al mismo tiempo la producción del lenguaje, del mundo y de la propia subjetividad del escritor.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the present article we seek to investigate two conceptions of language: the formalista and the pragmatic, in a few of its approaches. From this contrast, we will aim to indicate some consequences of these conceptions to the way we understand literature and its link to the production of subjectivity. Thus, in a first moment, we will attempt to explain Saussure´s view of language and it´s consequences to the way we understand the relationship between author and work of art. Next, we will turn to Austin´s pragmatics, seeking to constrast it with the Saussurian theory. Finally, we will see the pragmatics of Deleuze and Guattari, as well as their implications in the way we comprehend the process of literary writing and its effects over the production of subjectivity. In this way, we seek to indicate that the writing process itself is creative, engendering the production of language, the world and the writer’s own subjectivity simultaneously.
  • Entre o esbelto e o obeso: narrativas de mulheres que fizeram cirurgia bariátrica Artigos

    Moreno, Janaide; Moutinho, Karina

    Resumo em Português:

    Resumo A proposta deste artigo é refletir sobre os sentidos de si construídos por pessoas que fizeram cirurgia para redução de peso. Apresentaremos um estudo no campo de abordagem narrativista, utilizando o conceito de posição para auxiliar a compreensão da construção de sentidos de si. Duas adultas que fizeram cirurgia em hospital da Região Metropolitana do Recife fazem parte do estudo. Entrevistas narrativas foram usadas como técnicas disparadoras das narrativas e a análise de posicionamento foi a estratégia analítica empregada. Sugerimos que os sentidos de si construídos tratam de posições em que (1) as participantes posicionam a si e às pessoas obesas como socialmente constrangidas, que sentem o olhar intimidador, o nervosismo, o vexame, a inadequação, como as que não podem dançar, não podem vestir certas roupas; (2) ao mesmo tempo que são sujeitos de constrangimento, reconhecem o corpo magro como “o padrão” e fortalecem a narrativa dominante de valor ao contorno esbelto como normal; por fim, (3) a cirurgia bariátrica serve como um instrumento de mudança e conquista, que promove a transformação nos sentidos de si mesmo construídos: de estar à margem na sociedade, para o pertencimento social e aceitação pessoal.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La propuesta de este artículo es reflexionar sobre la construcción de sentidos de sí mismo por personas que se han sometido a una cirugía de reducción de peso. Presentaremos un estudio en el campo del enfoque narrativo, utilizando el concepto de posición para auxiliar a la comprensión de la construcción de sentidos de sí mismo. Dos adultas que fueron operadas en un hospital de la Región Metropolitana de Recife son parte del estudio. Las entrevistas narrativas se utilizaron como técnicas de activación de las narrativas y el análisis de posicionamiento fue la estrategia analítica empleada. Sugerimos que los sentidos construidos de sí mismos se ocupan de posiciones en las que (1) los participantes se posicionan a sí mismos y a las personas obesas como socialmente restringidas, que sienten la mirada intimidante, el nerviosismo, la vergüenza, la insuficiencia, como las que no pueden bailar, no pueden usar cierta ropa ; (2) al mismo tiempo que son sujetos de vergüenza, reconocen el cuerpo delgado como “el estándar” y fortalecen la narrativa dominante de valor al contorno esbelto como normal; finalmente, (3) la cirugía bariátrica sirve como instrumento de transformación y conquista, que promueve la transformación en los sentidos construidos de sí mismo: de estar al margen de la sociedad, a la pertenencia social y la aceptación personal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to explore the self meaning-making in people who underwent bariatric surgery to reduce their weight. Guided by the narrative approach, we apply the concept of position to understand the meaning-making process about the self. Two adults who underwent bariatric surgery at a hospital in the Metropolitan Region of Recife are part of the study. Narrative interviews were used as a technique and positioning analysis was the analytical strategy employed. We suggest the research participants position themselves as obese people who are socially constrained, who feel inadequate about how they look, who cannot dance, who cannot wear certain clothes; (2) thereby they reaffirme the dominant narrative of the slim contour as “the norm”; (3) for the research participants, the bariatric surgery served as a tool of empowerment that promotes a transformation in their sense of self from being at the margins to feeling a sense of social belonging and personal acceptance.
  • Acessibilidade no ensino superior: percepções de funcionários com deficiência Artigos

    Bacarin, Ana Paula Siltrão; Leonardo, Nilza Sanches Tessaro

    Resumo em Português:

    Resumo O presente estudo teve por objetivo verificar as condições de acessibilidade de uma instituição pública de ensino superior, localizada no Paraná, a partir da percepção de funcionários com deficiência. Participaram da pesquisa sete funcionários da respectiva instituição que se declararam com deficiência. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram trabalhados mediante análise de conteúdo e discutidos a partir de autores que teorizam sobre a temática ou que se vinculam à Teoria Histórico-Cultural. Os resultados mostraram que, na percepção dos participantes, a instituição ainda se apresenta com muitas barreiras quanto à acessibilidade; todavia, segundo eles, esta tem procurado eliminá-las, sobretudo as que se relacionam à arquitetônica, realizando adaptações e construções como rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados, entre outros. Concluímos que há necessidade de aprimoramento da política de acessibilidade na instituição e de um acompanhamento efetivo dos funcionários, de acordo com suas necessidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tiene como objetivo verificar las condiciones de accesibilidad en una institución pública ubicada en el estado de Paraná, a partir de la percepción de los empleados con discapacidad. Participaron de la investigación siete empleados de la respectiva universidad, que se declaran con discapacidad. Los datos fueron recolectados mediante entrevistas semiestructuradas. Los datos fueron discutidos, a partir de autores que teorizan sobre este tema, o que se basan en la Teoría Histórico-Cultural. Los resultados revelaron que, en la percepción de los participantes, la institución aún tiene muchas barreras de accesibilidad. Sin embargo, los participantes creen que la universidad está tratando de eliminar esos obstáculos, especialmente los relacionados con la arquitectura, haciendo adaptaciones y construcciones como rampas, estacionamientos, baños adaptados y otros. Concluimos que existe la necesidad de mejorar la política de accesibilidad y una evaluación efectiva, cuidadosa y continua de las necesidades de los empleados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study has the objective to verify the of accessibility conditions in a public institution located in the state of Parana, starting from the perception of employees with disabilities. Seven employees of the respective university, who declares themselves as having disabilities participated in the research. The data was collected using semi structured interviews. The data was discussed, starting from authors who theorize about this theme, or that are based to the Historical - Cultural Theory. The results revealed that, on the perception of the participants, the institution still has many barriers to accessibility, however, the participants believe that the university is trying to eliminate those obstacles, especially the ones related to architectonic, making adaptations and constructions such as: ramps, parking lots, adapted bathrooms, and others. We concluded that there is a need of enhancement of accessibility policy, and an effective careful and continuous evaluation of employees, needs.
  • Epistemologia e formação do psicólogo: discussões contemporâneas Artigos

    Luiz, George Moraes De; Sousa, Thiago Araújo Bezerra de

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio teórico discute a formação do psicólogo a partir de seu campo epistemológico e de seus desafios contemporâneos. O tema é problematizado a partir da constituição histórica e teórica da psicologia até as complexas demandas da formação e da atuação profissional, considerando as diretrizes da graduação e da pós-graduação. Para isso, são apresentados aspectos relativos à constituição epistemológica da psicologia - a sua história, a associação de seus pressupostos teóricos e a configuração atual, cujos limites são determinados nos espaços de intersecção com outras áreas da ciência -, bem como relativos à formação profissional. Aspectos históricos e políticos, abordagens, ênfases, áreas, interfaces, objetos, teorias, pressupostos, prática, complexidade, disciplinaridade, paradigmas e interdisciplinas são elementos que atravessam essa discussão. A psicologia se caracteriza como uma ciência de epistemologia plural, de currículo integrador, que visa a formar um profissional generalista. Espera-se que as provocações apresentadas subsidiem outras pesquisas sobre as conexões entre a formação e as formas de pensamento emergentes nas ciências.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo teórico discute la formación del psicólogo desde su campo epistemológico y sus desafíos contemporáneos. El tema es problematizado desde la constitución histórica y teórica de la psicología hasta las complejas demandas de formación y actuación profesional, considerando las orientaciones de los estudios de pregrado y posgrado. Para eso, se presentan aspectos relacionados con la constitución epistemológica de la psicología - su historia, la asociación de sus presupuestos teóricos y la configuración actual en la que se determinan los límites de su campo en los espacios de intercambio con otras áreas de la ciência -, así como la constitución y el estado de la formación de este profesional. Aspectos históricos y políticos, enfoques, énfasis, ámbitos, interfaces, objetos, teorías, presupuestos, práctica, complejidad, disciplinaridad, paradigmas e interdisciplinas son elementos que atraviesan esta discusión. La psicología se caracteriza como una ciencia de epistemología plural, con un currículo integrador, que tiene como objetivo formar un profesional generalista. Se espera que las provocaciones presentadas apoyen futuras investigaciones sobre las conexiones entre la formación en psicología y las formas emergentes de se pensar en las ciencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical essay discusses the psychologist formation from its epistemological field and its contemporary challenges. The theme is problematized from the historical and theoretical constitution of psychology to the complex demands of training and professional performance, considering the graduation and postgraduate guidelines. For this, aspects related to the epistemological constitution of psychology are presented - its history, the association of its theoretical assumptions and the current configuration, whose limits are determined in the spaces of intersection with other areas of Science - as well as those related to professional training. Historical and political aspects, approaches, emphases, areas, interfaces, objects, theories, assumptions, practice, complexity, disciplinarity, paradigms and interdisciplines are elements that cross this discussion. Psychology is characterized as a science of plural epistemology with an integrative curriculum that aims to train a generalist professional. It is expected that the provocations presented will support other researchs on the connections between training and emerging forms of thinking in the sciences.
  • Formação generalista: a percepção de egressos de Psicologia Artigos

    Santana, Fabrício Magalhães; Sousa, Geusa de Amorim; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo A formação em Psicologia é alvo de discussões desde a sua regulamentação como profissão. O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos egressos de um curso de graduação em Psicologia, numa universidade federal nordestina, acerca da formação generalista, considerando a sua história “recente” junto à expansão universitária no Brasil e a conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, com oito psicólogos egressos, atuantes no mercado de trabalho. A análise dos resultados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), pela qual se observou uma compreensão pouco assertiva quanto ao conceito de formação generalista e certa dificuldade em nomear-se um profissional como generalista, ainda que essa postura faça parte da prática diária. Além disso, percebeu-se a existência de críticas referentes à matriz curricular e ao relacionamento com os docentes. No entanto, sobressai uma avaliação positiva.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Desde su regulación como profesión, la Psicología ha sido objeto de discusiones. El presente estudio tuvo como objetivo identificar la percepción de los egresados de un curso de graduación en Psicología de una universidad federal de la región del nordeste, sobre la formación general, considerando su historia “reciente” así como la expansión universitaria en Brasil y el cumplimiento de la Orientaciones Curriculares Nacionales (DCN). Se trata de una investigación cualitativa, cuyos datos se obtuvieron a través de entrevistas individuales semi-estructuradas realizadas a ocho (8) graduados en Psicología y activos en el mercado laboral. El análisis de los resultados se basó en el Content Analysis de Bardin (1977), donde se constató una comprensión menos asertiva del concepto de formación general y cierta dificultad para reconocerse como profesional generalista a pesar que esta postura forma parte de la práctica diaria. Además se observaron ciertas críticas con respecto a la matriz curricular y a la relación con los profesores. Sin embargo, lo que se destaca es una crítica positiva.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The formation in Psychology has been the subject of discussions since its regulation as a profession. The present study aimed to identify the perception of graduates of a Psychology undergraduate course at a federal university in the northeast, about the generalist formation, considering your “recent” history with the university expansion in Brazil and the compliance with the National Curricular Guidelines. This is a qualitative study, whose data were obtained through individual semi-structured interviews, with eight graduates psychologists inserted in the labor market. The analysis of the results occurred based on Bardin’s Content Analysis (1977), where it was observed a little assertive understanding about the concept of generalist formation, and a certain difficulty in naming itself as a generalist professional, even though this posture is part of daily practice. Besides that, there were criticisms about the curriculum and the relationship with the teachers. However, a positive evaluation stands out.
  • Práticas em psicologia, formação e resistência da vida Artigos

    Barcelos, Tânia Maia

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo busco pensar possibilidades de resistência da vida na universidade e no processo de formação dos estudantes, a partir de duas práticas desenvolvidas no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão/UFCAT: o Sarau Psi (ação de extensão e cultura) e a Roda de Cantoria no CAPS (atividade do estágio supervisionado específico). O sarau é apreendido como espaço-tempo de experimentação de outras maneiras de estar juntos na universidade, suscitando pequenos acontecimentos em defesa de uma Educação menor, realizada nas brechas das normas institucionalizadas. Na mesma perspectiva, a Roda de Cantoria no CAPS possibilita um aprendizado inventivo como empreendimento de saúde para os usuários, os estagiários e a professora/orientadora do estágio. Essas práticas menores, vitais para os corpos no limite da exaustão, afirmam diferentes temporalidades e territórios existenciais na contramão dos embrutecimentos cotidianos presentes nas instituições em tempos de incertezas e retrocessos inaceitáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo busco pensar las posibilidades de resistencia de la vida en la universidad y en el proceso de formación de los estudiantes, a partir de dos prácticas desarrolladas en el Curso de Psicología de la Universidad Federal de Catalão/UFCAT: el Sarau Psi (Soirée Psi) (acción de extensión y cultura) y la Roda de Cantoria no CAPS (Rueda de Canto en el CAPS) (actividad específica de prácticas tuteladas). La soirée se entiende como un espacio-tiempo de experimentación de otras formas de estar juntos en la universidad, levantando pequeños eventos en defensa de una educación menor, realizados en los incumplimientos de las normas institucionalizadas. En la misma perspectiva, la Rueda de Canto del CAPS posibilita el aprendizaje inventivo como empresa de salud para los usuarios, los internos y la profesora/asesora de prácticas. Estas prácticas menores, vitales para cuerpos al borde del agotamiento, afirman distintas temporalidades y territorios existenciales en sentido contrario a las brutalidades cotidianas presentes en las instituciones en tiempos de incertidumbre y retrocesos inaceptables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims at reflecting about possibilities of resistance in academic life at the university. Such a reflection has elected at its starting point two practices developed by students in their formation process in the Psychology Graduation Course of the Federal University of Catalão/UFCAT, namely, the Psi Soirée (extension and culture action) and singing groups in CAPS (a specific activity related to the supervised training students take as part of the curriculum). The soirée is taken as a space-time experimentation of other ways of being together at the university. It brings small events in defense of a minor Education, performed in the gaps found in the institutionalized norms. In the same perspective, the singing groups make possible an inventive way of learning. As a consequence of such a learning, a health scenario becomes possible for the users, for the trainees and for the supervisor. These minor practices, vital for bodies at the limit of their exhaustion, state different temporalities and existential territories that go against the everyday bruising present in institutions in times of uncertainties and unacceptable setbacks.
  • A Psicologia em Doença Mental e Psicologia de Michel Foucault Artigos

    Silveira, Fernando de Almeida; Oliveira, Ana Paula Vicente de; Simanke, Richard Theisen

    Resumo em Português:

    Resumo Michel Foucault investiga “a história das relações que o pensamento mantém com a verdade” e desnaturaliza corpo, alma e psiqué considerando-os invenções histórico-discursivas, as quais só têm sentido se inseridas em determinados arranjos epistêmicos de produção de verdades, no caso, o surgimento das ciências humanas. Esta pesquisa estuda a ordem do discurso foucaultiano sobre a Psicologia em seu escrito seminal, o livro “Doença Mental e Psicologia”, com o intuito de oferecer subsídios para a compreensão da história dos discursos da Psicologia, no que se refere à edificação do sujeito e do objeto psicológicos e em seus efeitos subjetivadores e contemporâneos, ao questionar tanto a naturalização das condutas consideradas psicologicamente anormais; como também a aplicação dos mesmos princípios da patologia orgânica à patologia mental a qual, aliada ao postulado da naturalização das doenças psicológicas como espécies unitárias, criariam a ilusão de uma unidade real entre as patologia mental e orgânica, por meio da complexa imbricação enunciativa entre mente e organismo. Verificou-se que para Foucault, a patologia de determinada história psicológica e individual não deve ser reduzida aos fenômenos restritos da existência e da percepção personalista do sujeito, o que, inadvertidamente, poderia gerar uma culpabilização do sujeito sobre os sintomas - orgânico-mentais - inerentes à sua própria conduta, de forma a se compreender a emergência do homo psychologicus como sujeito na história cultural e social da humanidade, com especial destaque para a produção histórica das figuras da doença mental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Michel Foucault investiga “la historia de las relaciones que el pensamiento mantiene con la verdad” y desnaturaliza cuerpo, alma y psique considerándolas invenciones histórico-discursivas, que sólo tienen sentido si se insertan en ciertos arreglos epistémicos de producción de la verdad, en este caso, el surgimiento de las ciencias humanas. Esta investigación estudia el orden del discurso foucaultiano sobre la Psicología en su escritura seminal, el libro “Enfermedad Mental y Psicologia”, con el fin de ofrecer subvenciones para la comprensión de la historia de los discursos de la psicología, con respecto a la construcción del sujeto y objeto psicológico y sus efectos subjetivos y contemporáneos, cuestionando tanto la naturalización de conductas consideradas psicológicamente anormales; así como la aplicación de los mismos principios de la patología orgánica a la patología mental, que, junto con el postulado de la naturalización de las enfermedades psicológicas como especies unitarias, crearía la ilusión de una unidad real entre la patología mental y orgánica, a través de la compleja imbricación enunciativa entre mente y organismo. Se comprobó que para Foucault, la patología de una determinada historia psicológica e individual no debe reducirse a los fenómenos restringidos de la existencia y percepción personalista del sujeto, lo que, inadvertidamente, podría generar una culpabilización del sujeto sobre los síntomas - orgánico-mental - inherente a su propia conducta, con el fin de comprender el surgimiento del homo psychologicus como sujeto en la historia cultural y social de la humanidad, con especial énfasis en la producción histórica de figuras de enfermedades mentales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Michel Foucault investigates “the history of the relations that the thought keeps with the truth” and disnaturalizes body, soul and psiqué as historical and discursive inventions, which have meaning only if included into the epistemique arrangements productions of truths, in the case, the emergence of modern thought, specially about human sciences, in general. This research studies the Foucault’s order of the speech on Psychology, in his book “Mental Ilness and Psychology”, with the aim of providing allowances for understanding the history of the speeches of Psychology, about the building of psychological subject and object and its subjectivateurs and contemporaries effects, by questioning the naturalization of conducts considered psychologically abnormal; as well as the application of the same principles of organic pathology to mental pathology, which, together with the postulate of the naturalization of psychological diseases as unitary species, would create the illusion of a real unity between mental and organic pathology, through the complex enunciative imbrication between mind and organism. It was found that for Foucault, the pathology of a certain psychological and individual history should not be reduced to the restricted phenomena of the existence and personalistic perception of the subject, which, inadvertently, could generate a blaming of the subject on the symptoms - organic-mental - inherent to his own conduct, in order to understand the emergence of homo psychologicus as a subject in the cultural and social history of humanity, with special emphasis on the historical production of mental illness figures.
  • Arte ambiente alteridade: formação inventiva entre universidade e escola básica Artigos

    Mello, Ana Luiza Gonçalves Dias; Dias, Rosimeri de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo A proposta deste trabalho é fazer ver e falar uma perspectiva ética-estética-política de formação realizada entre universidade e escola básica. Uma aposta expressa por meio de três eixos que se articulam, a saber: arte, ambiente e alteridade. Tais eixos emergem da própria ligação entre professoras da universidade e da escola, que optam por práticas inventivas em seus territórios de trabalho e criam um coletivo, propondo análises e intervenções em uma escola pública da periferia urbana do município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Deste modo, este trabalho é expressão de tessitura coletiva implicada para expressar o que uma pesquisa-intervenção pode criar em dimensões coletivas e desindividualizantes. Para tanto, nossa tessitura acontece na articulação entre práticas instituídas e instituintes, para enunciar o que temos feito entre escola e universidade para formar professoras e estudantes perspectivados pela invenção, pela desnaturalização do habitual e pela possibilidade de produção de outros modos de se relacionar com os outros e consigo mesmo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La propuesta de este trabajo es visibilizar y hablar de una perspectiva ético-estética-política de la formación realizada entre la universidad y la escuela básica. Una apuesta que se expresa a través de tres ejes que se articulan, a saber: arte, entorno y alteridad. Tales ejes surgen de la propia conexión entre profesores universitarios y escolares, que optan por prácticas inventivas en sus territorios de trabajo y crean un colectivo, proponiendo análisis e intervenciones en una escuela pública de la periferia urbana del municipio de São Gonçalo, en el estado de Río de Janeiro. Así, este trabajo es una expresión de tesitura colectiva implicado para expresar lo que una investigación-intervención puede crear en dimensiones colectivas y desindividualizadoras. Para ello, nuestra tesitura se da en la articulación entre prácticas instituidas e instituyentes, para enunciar lo que hemos hecho entre la escuela y la universidad para formar a profesores y alumnos en vistas a la invención, por la desnaturalización de lo habitual y por la posibilidad de producción de otros modos de relacionarse con los otros y con uno mismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The proposal of this paper is to make one see and speak a ethical-aesthetical-political perspective of formation that happens between university and elementary school. A gamble expressed by three axes that articulate themselves, i. e.: art, environment and alterity. These axes emerge of the connection between professors and teachers from university and elementary school, who opt for inventive practices in their work territories and create a collective, proposing analyses and intervention in a public school in the urban periphery of São Gonçalo, in the state of Rio de Janeiro. Thereby, this paper is an expression of the collective tessitura implicated to show what a research-intervention can create in collective and unindividualizing dimensions. Therefore, our tessitura happens in the articulation between instituted and instituting practices, in order to enunciate what we have been doing between school and university to form teachers and students under the perspective of invention, by denaturalizing the usual and by the possibility of producing other ways of relating with others and with oneself.
  • Spinoza e práticas clínicas em psicologia: algumas considerações Artigos

    Teixeira, Anelise Lusser

    Resumo em Português:

    Resumo O presente ensaio teórico pretende elencar algumas questões acerca das possíveis contribuições de Spinoza para a compreensão dos modos de subjetivação e, consequentemente, para as práticas clínicas de psicologia nos dias de hoje. Inicialmente, em consonância com estudiosos e comentadores, será colocada a atualidade da obra de Spinoza, mesmo quase quatro séculos após sua morte. Ao explanar os principais conceitos do autor, também propõe traçar um panorama introdutório aos interessados em um primeiro contato com seus escritos. Pelo caráter inovador e transformador de suas ideias, faz-se necessário explicar o conjunto de conceitos, pois um conceito promove uma mudança em outro e assim sucessivamente. Neste percurso, daremos destaque ao conceito de multidão, que redimensiona a importância das formações coletivas de desejo, para indicar a revolução ética e política operada por sua filosofia. Com este movimento, chegamos, então, ao coração de sua obra com os conceitos de afeto e corpo, intimamente relacionados. Finalmente, faremos uma breve reflexão sobre algumas formas de sofrimento presentes no contemporâneo, apontando as particularidades de determinadas vertentes da psicologia, fundamentadas em dualismos, para propor estratégias de intervenção orientadas pela inspiração spinozista.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo teórico pretende enlistar algunas preguntas acerca de las posibles contribuciones de Spinoza a la comprensión de los modos de subjetivación y, en consecuencia, a las prácticas clínicas de la psicología en la actualidad. Inicialmente, en línea con estudiosos y comentaristas, se situará la actualidad de la obra de Spinoza, casi cuatro siglos después de su muerte. Al explicar los principales conceptos del autor, también se propone trazar un panorama introductorio para aquellos interesados en un primer contacto con sus escritos. Debido al carácter innovador y transformador de sus ideas, es necesario explicar el conjunto de conceptos, ya que un concepto promueve el cambio en otro y así sucesivamente. En este curso destacaremos el concepto de multitud, que redimensiona la importancia de las formaciones colectivas del deseo, para indicar la revolución ética y política operada por su filosofía. Con este movimiento llegamos, pues, al corazón de su obra con los conceptos íntimamente relacionados de afecto y cuerpo. Finalmente, reflexionaremos brevemente sobre algunas formas de sufrimiento presentes en el mundo contemporáneo, señalando las particularidades de ciertas hebras de la psicología, basados en dualismos, para proponer estrategias de intervención guiadas por la inspiración spinozista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This theoretical essay intends to list some questions about the possible Spinoza’s contributions to the understanding of the modes of subjectivation and, consequently, to the clinical practices of Psychology today. Initially, in line with scholars and commentators, the actuality of Spinoza’s work will be placed even nearly four centuries after his death. In explaining the main concepts of the author, it also proposes to draw an introductory panorama, to those interested in a first contact with this work. Due to the innovative and transformative character of his work, it is necessary to explain the set of concepts, since one concept promotes a change in another and so on. In this course, we will highlight the concept of the multitude, which resizes the importance of collective formations of desire, to indicate the ethical and political revolution wrought by its philosophy. With this movement we then come to the heart of his work with the concepts of affection and body, closely related. Finally, we will make a brief reflection on some forms of suffering present in the contemporary, pointing out the particularities of certain aspects of psychology, based on dualisms, to propose intervention strategies guided by Spinozist inspiration.
  • Mães de bebês em UTIN: rede de apoio e estratégias de enfrentamento Artigos

    Montagner, Carolina Daniel; Arenales, Nadja Guazzi; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim

    Resumo em Português:

    Resumo A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), embora seja um ambiente de cuidados especiais para garantir a sobrevivência de recém-nascidos, tende a suscitar, nas mães e familiares, percepções e sentimentos ambíguos sobre os eventos relacionados a internação e, ainda, alterar a saúde emocional dos envolvidos. O presente estudo teve como objetivo verificar a associação entre apoio social, estratégias de enfrentamento e tempo de internação, de mães de bebês em UTIN. Os dados foram obtidos de uma amostra de 50 mães de bebês, na maioria até 10 dias internados, que responderam a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas e a Escala de Apoio Social. Observou-se que as mães perceberam maior apoio de familiares, principalmente nas dimensões material e afetivo. As estratégias de enfrentamento de maior recorrência foram as focalizadas no problema e na busca de prática religiosa e/ou pensamento fantasioso. Os resultados demonstraram a importância do apoio de diferentes dimensões e as dificuldades de enfrentamento das situações estressoras com o passar dos dias de internação. Os resultados apontaram para a necessidade de atenção e cuidado a essa população.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Unidad de Cuidados Intensivos Neonatales (UCIN), si bien es un ambiente de cuidados especiales para asegurar la supervivencia de los recién nacidos, tiende a suscitar, en las madres y familiares, percepciones y sentimientos ambiguos sobre eventos relacionados con la hospitalización y también cambiar la salud emocional de los recién nacidos. los implicados. Este estudio tuvo como objetivo verificar la asociación entre apoyo social, estrategias de enfrentamiento y tiempo de estadía de madres de bebés en la UCIN. Los datos se obtuvieron de una muestra de 50 madres de bebés, la mayoría dentro de los 10 días de la hospitalización, que respondieron la Escala de Modos de Enfrentamiento de Problemas y la Escala de Apoyo Social. Se observó que las madres percibieron un mayor apoyo por parte de los familiares, especialmente en las dimensiones material y afectiva. Las estrategias de enfrentamiento más recurrentes fueron las centradas en el problema y la búsqueda de prácticas y / o fantasías religiosas. Los resultados demostraran la importancia de los apoyos de diferentes dimensiones y las dificultades para enfrentar situaciones estresantes durante los días de hospitalización. Los resultados destacaran la necesidad de atención y cuidado de esta población.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Neonatal Intensive Care Unit (NICU), although it is an environment of special care to ensure the survival of newborns, tends to raise, in mothers and family members, ambiguous perceptions and feelings about events related to hospitalization and also change the emotional health of those involved. This study aimed to verify the association between social support, coping strategies and length of stay of mothers of babies in the NICU. Data were obtained from a sample of 50 mothers of babies, most of them within 10 days of hospitalization, who answered the Modes of Coping with Problems Scale and the Social Support Scale. It was observed that mothers perceived greater support from family members, especially in the material and affective dimensions. The coping strategies of greatest recurrence were those focused on the problem and the search for religious practice and / or fanciful thinking. The results demonstrate the importance of the support of different dimensions and the difficulties of coping with stressful situations with the passage of the days of hospitalization. The results highlight the need for attention and care to this population.
  • Cidade de Deus em 360º Artigos

    Antoniazzi, Samanta; Weinmann, Amadeu de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, o filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, é o disparador de uma reflexão sobre a barbárie nas periferias brasileiras. Capturado em sua trama narrativa, o espectador de classe média é incitado a deslocar-se de uma posição passiva, na medida em que é enlaçado na violência que o filme denuncia. Do ponto de vista metodológico, esta análise fílmica consiste em uma pesquisa psicanalítica sustentada no modo como Freud escuta uma obra visual em O Moisés de Michelangelo. Nesse sentido, um elemento formal da composição de Cidade de Deus - uma panorâmica de 360º - parece aludir ao genocídio da juventude negra do país. A partir de uma leitura psicanalítica, sugerimos que esse circuito de repetição indica o filicídio na cultura: o extermínio de novas gerações orquestrado por estruturas de poder com o intuito de sustentar posições de gozo. No circuito mortífero em que são tragados jovens negros brasileiros de periferia, trata-se de descrever o que se repete, regularmente, mas também as possibilidades de inscrição de uma diferença.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, la película Ciudad de Dios, de Fernando Meirelles, es el detonante de una reflexión sobre la barbarie en las periferias brasileñas. Atrapado en su trama narrativa, se anima al espectador de clase media a moverse desde una posición pasiva, en la medida en que se enreda en la violencia que denuncia la película. Desde un punto de vista metodológico, este análisis fílmico consiste en una investigación psicoanalítica basada en la forma en que Freud escucha una obra visual en El Moisés de Miguel Ángel. En este sentido, un elemento formal de la composición de Ciudad de Dios -una vista panorámica de 360º- parece aludir al genocidio de la juventud negra del país. Desde una lectura psicoanalítica, sugerimos que este circuito de repetición indica el filicidio en la cultura: el exterminio de nuevas generaciones orquestado por estructuras de poder para sostener posiciones de goce. En el circuito mortal en el que son tragados los jóvenes negros brasileños de la periferia, se trata de describir lo que se repite regularmente, pero también las posibilidades de inscribir una diferencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, the film City of God, by Fernando Meirelles, is the trigger for a reflection on barbarism in Brazilian outskirts. Captured in its narrative plot, the middle-class spectator is encouraged to move from a passive position, insofar as he is entangled in the violence that the film denounces. From a methodological point of view, this film analysis consists of a psychoanalytic research supported on the way Freud listens to a visual work in The Moses of Michelangelo. In this sense, a formal element of the City of God’s composition - a 360º panoramic view - seems to allude to the genocide of the country’s black youth. From a psychoanalytical reading, we suggest that this circuit of repetition indicates the filicide in culture: the extermination of new generations orchestrated by power structures in order to sustain positions of jouissance. In the deadly circuit in which young black Brazilian people from the periphery are swallowed, it is a matter of describing what is regularly repeated, but also the possibilities of inscribing a difference.
  • Visita a exposições artísticas: considerações acerca da recepção estética Artigos

    Cavalcante, Liah; Liberman, Flavia; Garcia, Maurício Lourenção

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta alguns resultados da pesquisa intitulada “Narrativas de vida de usuários do Núcleo de Apoio Psicossocial: a recepção estética e a experiência de visitar exposições artísticas”, que explora a recepção estética e a experiência de visitar exposições de arte com usuárias de um Núcleo de Apoio Psicossocial de Santos. É uma pesquisa-intervenção que utilizou diários de campo elaborados pela pesquisadora que acompanhou uma das participantes a duas exposições artísticas. Para a análise foram construídos os seguintes analisadores: A quem serve a arte do museu? e Recepção estética: uma experiência singular. Embora as exposições visem afetar o público, a recepção estética se produz de modo singular para cada sujeito de acordo com suas histórias de vida, experiências, conhecimento, entre outros. Este artigo explicita alguns dos efeitos dessa recepção estética em uma das usuárias participantes impulsionada pelo contato com as artes, que se fez por aproximações com o seu cotidiano de vida e suas experiências, produzindo sensações e encontros.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo presenta algunos resultados de la investigación titulada “Narrativas de vida de usuarias del Centro de Apoyo Psicosocial: La recepción estética y la experiencia de visitar exposiciones artísticas” que explora la recepción estética y la experiencia de visitar exposiciones de arte con dos usuarias de un Centro de Apoyo Psicosocial de Santos en São Paulo - Brasil. El presente artículo trata de una investigación de intervención que utilizó diarios de campo elaborados por la investigadora que acompañó a una de las usuarias participantes a dos exposiciones artísticas. Para el análisis, fueron establecidos los siguientes analizadores: ¿A quién sirve el arte del museo? y Recepción Estética: una experiencia única. Aunque las exposiciones pretenden afectar al público, la recepción estética se produce de manera única para cada sujeto según sus historias de vida, experiencias, conocimientos, entre otros. Este artículo explica algunos de los efectos de esta recepción estética, por parte de una de las usuarias participantes de la investigación a partir del contacto con las artes, que se realizó a través de aproximaciones con su cotidianidad y sus vivencias, produciendo sensaciones y encuentros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents results of the research titled “Life Narratives of Users of the Psychosocial Support Center: The aesthetic reception and the experience of visiting artistic exhibitions” that explores the aesthetic reception and the experience of visiting two art exhibitions of an user of a Center of Psychosocial Support of Santos. An intervention research that used field diaries prepared by the researcher who accompanied one of the user participants to two artistic exhibitions. For analysis, the following analyzers were built: Who does the art of the museum serve? and Aesthetic Reception: a unique experience. Although the exhibitions aim to cause an impression on the audience, the aesthetic reception is produced in a unique way for each subject according to their life stories, experiences, knowledge, among others. This article explains some of the effects of this aesthetic reception, by one of the users participating in the research driven by the contact with arts, which was made by approximations with her daily life and her experiences producing sensations and encounters.
  • Vida e trabalho de refugiado: a imagem como experiência do olhar a partir de uma obra de Escher Artigos

    Scherer, Laura Alves; Grisci, Carmem Ligia Iochins

    Resumo em Português:

    Resumo Vida e trabalho no percurso de refugiado estão entre os mais recentes desafios contemporâneos que instigam o olhar e o pesquisar. A fim de potencializar a discussão, julgou-se pertinente atentar para a experiência do olhar frente à imagem. Tomou-se a xilogravura Dia e Noite, arte de Maurits Cornelius Escher, que alude ao movimento migratório de pássaros, por também ela provocar o olhar dadas as características que o artista lhe imprime. Como base teórica condutora da discussão, tomaram-se os conceitos de espaço liso e estriado, de Deleuze e Guattari, imbricados em referencial relativo à situação de refugiado. A conversa entre imagem e teoria ampliou o olhar para além das questões burocráticas, jurídicas e estatísticas, frequentemente associadas aos estudos acerca de refugiado, e permitiu apontar relações de continuidade e coexistência em seus modos de viver e trabalhar. Entende-se que, ao provocar a experiência do olhar, a imagem pode ser capturada, recortada, reduzida, ampliada, torcida, num esforço de sentido não necessariamente óbvio.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La vida y el trabajo en el curso de la vida de los refugiados son algunos de los retos contemporáneos más recientes que instigan la mirada y la investigación. Para mejorar el debate, se consideró pertinente centrarse en la experiencia de mirar la imagen. Se tomó la xilografía Día y Noche, obra de Maurits Cornelius Escher, que alude al movimiento migratorio de las aves, ya que también provoca la mirada dadas las características que el artista le imprime. Los conceptos de espacio liso y estriado, de Deleuze y Guattari, se utilizaron como base teórica para la discusión. La conversación entre la imagen y la teoría amplió la mirada más allá de las cuestiones burocráticas, legales y estadísticas que suelen asociarse a los estudios sobre los refugiados, y nos permitió señalar relaciones de continuidad y convivencia en sus formas de vivir y trabajar. Se entiende que al provocar la experiencia de la mirada, la imagen puede ser capturada, recortada, reducida, ampliada, retorcida, en un esfuerzo por dar un sentido que no es necesariamente obvio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Life and work on the refugee journey are among the latest contemporary challenges that instigate to look and to research. In order to enhance the discussion, it was considered pertinent to pay attention to the experience of looking at the image. We took the woodcut Day and Night, art by Maurits Cornelius Escher, which alludes to the migratory movement of birds, because it also provokes the look, given the characteristics that the artist imprints on it. The concepts of smooth and striated space, by Deleuze and Guattari, imbricated in a reference regarding the refugee situation, were taken as the theoretical basis for the discussion. The conversation between image and theory broadened the look beyond bureaucratic, legal and statistical issues, often associated with studies about refugees and allowed pointing out relationships of continuity and coexistence in their ways of living and working. It is understood that, by provoking the experience of the look, the image can be captured, cut, reduced, enlarged, twisted, in an effort of meaning not necessarily obvious.
  • “Todo mundo tem história?”: experiências de ex-internos em hospital psiquiátrico Artigos

    Miranda, Gláucia; Zambenedetti, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo A Reforma Psiquiátrica busca progressivamente deslocar o foco do cuidado do hospital para as redes de cuidado territoriais. O objetivo deste estudo foi compreender a experiência de pessoas em sofrimento psíquico grave no período de internação e pós-internação em um hospital psiquiátrico. Foi realizado estudo qualitativo, por meio do método de História de Vida Focal, com realização de entrevistas com cinco ex-internos do extinto Hospital Psiquiátrico Franco da Rocha (HPFR). Utilizando-se a Análise do Conteúdo Temática foram levantadas três categorias: a forma de se relacionar com a loucura, a ambivalência das experiências e as nuances de uma possível ruptura de paradigmas. Tais categorias permitiram discutir a coexistência entre os paradigmas asilar e psicossocial no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, constituindo atravessamentos nos modos de compor itinerários de cuidado entre as pessoas com sofrimento psíquico. Afirma-se a necessidade de produção de modos de cuidado que respeitem o direito à cidadania, à palavra e à história das pessoas com sofrimento psíquico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La Reforma Psiquiátrica busca progresivamente cambiar el foco del cuidado del hospital para las redes de cuidado territoriales. El objetivo de este estudio fue comprender la experiencia de personas en sufrimiento psíquico grave en el periodo de internación y post-internación en un hospital psiquiátrico. Fue realizado un estudio cualitativo, por medio del método de Historia de Vida Focal, con realización de entrevistas con cinco ex internos del extinto Hospital Psiquiátrico Franco da Rocha (HPFR). Utilizando el Análisis de Contenido Temático fueron levantadas tres categorías: la manera de relacionarse con la locura, la ambivalencia de las experiencias y los matices de una posible ruptura de paradigmas. Tales categorías permitieron discutir la coexistencia entre los paradigmas asilar y psicosocial en el actual escenario de la Reforma Psiquiátrica, constituyendo atravesamientos en los modos de componer itinerarios de cuidado entre las personas con sufrimiento psíquico. Se afirma la necesidad de producción de modos de cuidado que respeten el derecho a la ciudadanía, a la palabra y a la historia de las personas con sufrimiento psíquico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Psychiatric Reform progressively seeks to shift the focus of hospital care to territorial care networks. The objective of this study was to understand the experience of people in severe psychic suffering about hospitalization and post- hospitalization in a psychiatric hospital. A qualitative study was conducted, using the Focal Life History method, with interviews with 5 former inmates of the extinct Franco da Rocha Psychiatric Hospital (HPFR). Through the Content Analysis Theme, three categories were raised: the way to relate to madness, the ambivalence of experiences and the nuances of a possible break of paradigms. Such categories allowed to discuss the coexistence between the asylum and psychosocial paradigms in the current scenario of Psychiatric Reform, constituting crossings in the ways of composing itineraries of care between people with psychic suffering. It is stated a need for the production of ways of care that respect the right to citizenship, the word and the history of people with psychic suffering.
  • Michael White: marcos teóricos da Prática Narrativa Artigos

    Matheus, Maria Salete; Bolze, Simone Dill Azeredo

    Resumo em Português:

    Resumo A pós-modernidade, o giro narrativo e os paradigmas construtivista e construcionista deram origem a variadas formas de intervenção psicoterapêutica, entre as quais se dará destaque ao conhecimento teórico que embasa a Prática Narrativa produzida por David Epston e Michael White, com ênfase para a contribuição de Michael White, autor que propõe coconstrução narrativa entre terapeuta e pessoa em terapia. A Prática Narrativa caracteriza-se pela desconstrução da estória saturada pelo problema, reconstrução narrativa e reautoria do self por meio de estórias preferidas e a partir da experiência vivida pela pessoa em terapia. O objetivo da pesquisa foi reconhecer, integrar e organizar as várias informações dispersas na literatura sobre a Prática Narrativa. Foi realizada revisão de literatura com destaque para a caracterização do panorama teórico da pós-modernidade e para a interlocução de Michael White com Bruner, Bateson, Foucault, Vygotsky e Derrida. O método utilizado foi levantamento bibliográfico de livros, artigos, dissertações e teses. O estudo teórico pode favorecer que o terapeuta crie contextos propiciadores de mudança, o que pode contribuir para o processo psicoterapêutico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La posmodernidad, el giro narrativo y los paradigmas constructivista y construccionista dieron lugar a diversas formas de intervención psicoterapéutica, entre las que destacan el conocimiento teórico que subyace a la Práctica Narrativa producido por David Epston y Michael White, con énfasis en el aporte de Michael White, autor que propone co-construcción narrativa entre terapeuta y persona en terapia. La Práctica Narrativa se caracteriza por la deconstrucción del relato saturado por el problema, la reconstrucción narrativa y la reautoría del yo a partir de los relatos favoritos y de la experiencia vivida por la persona en terapia. El objetivo de la investigación fue reconocer, integrar y organizar las diversas informaciones dispersas en la literatura sobre Práctica Narrativa. Se realizó una revisión bibliográfica, destacando la caracterización del panorama teórico de la posmodernidad y el diálogo entre Michael White y Bruner, Bateson, Foucault, Vygotsky y Derrida. El método utilizado fue el levantamiento bibliográfico de libros, artículos, disertaciones y tesis. El estudio teórico puede favorecer al terapeuta para crear contextos propicios para el cambio, que pueden contribuir al proceso psicoterapéutico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Post-modernity, narrative turn, constructivist and constructionist paradigms have opened various perspectives for the psychotherapeutic intervention. This study will highlight the theoretical knowledge that reinforces the Narrative Practice produced by David Epston and Michael White, with emphasis on the contribution of Michael White, an author who plans narrative co-construction between therapist and person in therapy. The Narrative Pratice is characterized for desconstruction of the saturated story, the narrative reconstruction and self reautoring through favorite stories basing on the experience of the person in therapy. The survey objective was to recognize, integrate and organize the diverse information dispersed throughout the Narrative Practice literature. It was performed a literature review emphasizing postmodernity characterization and Michael White’s dialogue with Bruner, Bateson, Foucault, Vygotsky, and Derrida. The method used was the bibliographic survey of books, articles, dissertations, and theses. The theoretical study may favor the therapist to create contexts conducive to change, which may contribute to the psychotherapeutic process.
  • ¿Quién gobierna? Gobernamentalidad en la intervención de adolescentes infractores en el sur de Chile Artigos

    Madariaga, Jimena Carrasco; Vaga-Mosquera, Camila; Bustamante-Rivera, Gonzalo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En Chile diversas investigaciones coinciden en afirmar que la implementación de la Ley de Responsabilidad Penal Adolescente no ha logrado proteger los derechos de los jóvenes sancionados. Desde la perspectiva teórica de la gobernamentalidad, este estudio tiene como objetivo comprender la articulación entre las tecnologías de gobierno y las prácticas de subjetivación de adolescentes con infracción de ley en un programa de Libertad Asistida en el sur de Chile. Utilizamos una metodología cualitativa de estudio de caso de un programa que consideró entrevistas a interventores, observación de talleres, análisis de documentos y de perfiles Facebook. Como principales resultados afirmamos que en el programa se produce una articulación entre las tecnologías que pretenden gobernar comportamientos de los adolescentes y las prácticas o tecnologías del yo de los adolescentes que permite, al mismo tiempo, la mantención del programa, así como de contra conductas de los adolescentes que entra en conflicto con la ley. Se discute el rol del sistema de licitación de estos programas y su relación con la lógica penal de cuantificación de las sanciones en la producción de sujetos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Chile, several investigations coincide in affirming that the implementation of the Adolescent Penal Responsibility Law has failed to protect the rights of penalized youth. From the theoretical perspective of governmentality, this study aims to understand the articulation between government technologies and the subjectivization practices of adolescents with a law violation in an Assisted Freedom program in southern Chile. We used a qualitative methodology of case study of the program that consisted of interviews with staff, observation of workshops, analysis of documents and Facebook profiles of adolescents. As main results we affirm that in the program there is an articulation between the technologies that seek to govern adolescent behaviors and the practices or technologies of the self of adolescent that allows both, the maintenance of the program, and counter-behaviors of the teenagers who conflict with the law. The role of the bidding system for these programs and its relationship with the penal logic of quantifying sanctions in the production of subjects are discussed.
  • Intervenções riso-clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental Artigos

    Barboza, Rita Pereira; Palombini, Analice de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo constitui um relato da pesquisa desenvolvida pela primeira autora em seu mestrado em psicologia social e institucional tendo como tema os encontros da pesquisadora, como palhaça e como psicóloga, com os trabalhadores nos espaços de práticas de educação permanente em saúde mental. Tais encontros acontecem a partir das intervenções da palhaça Dulcinóia, encarnada na pesquisadora através da máscara do nariz vermelho, tanto nas práticas de educação permanente em saúde mental como no exercício da pesquisa. Estas intervenções foram designadas como intervenções riso-clínicas. Assim, discutem-se as relações da palhaçaria com a saúde mental a partir das experiências vividas e as possíveis invenções sobre diferentes modos de trabalhar e de cuidar neste contexto. As experiências são narradas e desenvolvidas a partir da metodologia do ensaio sobre as cenas vividas. Como conclusão, destacamos a importância da presença da figura do palhaço e do signo do humor como produtores de possíveis transformações e de uma ampliação do olhar sobre o trabalho em saúde mental.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es un relato de la investigación desarrollada por la primera autora en su maestría em psicología social e institucional y tiene como tema sus encuentros, como payasa y psicóloga, con trabajadores de espacios de prácticas de educación permanente en salud mental. Estos encuentros se han dado a partir de las intervenciones de la payasa Dulcinoia, encarnada en la autora por medio de la máscara de la nariz roja, tanto en las prácticas de educación permanente en salud mental como en el ejercicio de la investigación. Estas actividades se han dado a llamar intervenciones riso-clínicas. Así, el estudio discute las relaciones de payasería y salud mental a partir de experiencias vividas y de ideas sobre diferentes modos de trabajar y cuidar en este contexto. Las experiencias se narran y se desarrollan a partir de la metodologia del ensayo sobre las escenas vividas. Como conclusión, destacamos la importancia de la presencia de la figura del payaso, así como del signo del humor como motivadores de posibles transformaciones que amplíen la mirada sobre el trabajo en salud mental.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is a report of the research developed by the first author in her master degree in social and institutional psychology, having as its theme the researcher’s meetings as clown and as psychologist with the workers in the spaces of permanent education practices in mental health. Such meetings take place from the interventions of the clown Dulcinóia, embodied in the researcher through the mask of the red nose, both at the permanent education practices in mental health and in the exercise of the research. These interventions were termed laugh-clinic interventions. Thus, the relationships of clown techniques with mental health from the lived experiences and possible inventions on different ways of working and caring in this context are discussed. The experiences are narrated and developed from the methodology of the essay on the lived scenes. As a conclusion, we highlight the importante of clown´s figure presence and sign of humor as producers of possible transformations and extention of the look on mental health work.
  • A medicalização do sofrimento psíquico na cultura do hiperconsumo Artigos

    Acselrad, Marcio; Tavares, Davi Barros

    Resumo em Português:

    Resumo Na atual fase em que se encontra a sociedade de consumo, estão presentes de forma bastante acentuada os valores do hedonismo, da busca incessante pela felicidade através da aquisição de bens materiais, da negação do sofrimento, dos lazeres, da leveza e do hiperindividualismo. O processo crescente de destradicionalização da sociedade tornou o sujeito ao mesmo tempo livre e instável. Com o enfraquecimento da capacidade ordenadora de instituições como igreja e escola, o sujeito tende a buscar no consumo de bens e serviços uma fonte de segurança, além do uso de medicamentos que aliviam o sofrimento psíquico gerado por esse desamparo. Considerando que a medicalização do sofrimento psíquico atinge largas escalas nessa fase da sociedade contemporânea, o presente trabalho propõe-se a investigar os fatores da cultura do hiperconsumo que funcionam como dispositivos que favorecem o processo da medicalização generalizada. Partiu-se de uma pesquisa bibliográfica na qual foram observados alguns atores que difundem o discurso medicalizante, como a publicidade, a psiquiatria hegemônica e a indústria farmacêutica. As informações apresentadas e organizadas na pesquisa resultam na constatação de que a medicalização é produto tanto de interesses da indústria farmacêutica como da demanda do hiperconsumidor por felicidade, bem-estar e ausência de sofrimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la fase actual en la que está presente la sociedad de consumo, los valores del hedonismo, la búsqueda incesante de la felicidad a través de la adquisición de bienes materiales, la negación del sufrimiento, el ocio, la ligereza y el hiperindividualismo son bastante marcados. El creciente proceso de destradicionalización de la sociedad ha hecho que el sujeto sea al mismo tiempo libre e inestable. Con el debilitamiento de la capacidad de ordenamiento de instituciones como la iglesia y la escuela, el sujeto tiende a buscar en el consumo de bienes y servicios una fuente de seguridad, además del uso de medicamentos que alivian el sufrimiento psíquico generado por esta indefensión. Considerando que la medicalización del sufrimiento psíquico alcanza grandes escalas en esta fase de la sociedad contemporánea, el presente trabajo propone investigar los factores de la cultura del hiperconsumo que funcionan como dispositivos que favorecen el proceso de medicalización generalizada. Se basó en una investigación bibliográfica en la que se observaron algunos actores que difundieron el discurso medicalizador, como la publicidad, la psiquiatría hegemónica y la industria farmacéutica. La información presentada y organizada en la investigación resulta en el hallazgo de que la medicalización es el producto tanto de los intereses de la industria farmacéutica como de la demanda del hiperconsumidor de felicidad, bienestar y ausencia de sufrimiento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the current phase in which the consumer society is present, the values of hedonism, the incessant search for happiness through the acquisition of material goods, the denial of suffering, leisure, lightness and hyperindividualism are quite marked. The growing process of detraditionalization of society has made the subject at the same time free and unstable. With the weakening of the ordering capacity of institutions such as church and school, the subject tends to seek in the consumption of goods and services a source of security, in addition to the use of medications that relieve the psychic suffering generated by this helplessness. Considering that the medicalization of psychic suffering reaches large scales in this phase of contemporary society, the present work proposes to investigate the factors of the culture of hyperconsumption that function as devices that favor the process of generalized medicalization. It was based on a bibliographical research in which some actors were observed that spread the medicalizing discourse, such as advertising, hegemonic psychiatry and the pharmaceutical industry. The information presented and organized in the research results in the finding that medicalization is the product of both the interests of the pharmaceutical industry and the demand of the hyperconsumer for happiness, well-being and absence of suffering.
  • O território, as redes e suas (im)potências: o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas em um CAPSad Artigos

    Freire, Mayara Aparecida Bonora; Yasui, Silvio

    Resumo em Português:

    Resumo No presente trabalho, buscamos realizar uma análise das potencialidades e possibilidades do CAPS ad como oferta de cuidado às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas e sua atuação junto à rede, a partir do relato de uma experiência em um CAPS ad de um município localizado no interior do estado de São Paulo. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, na qual utilizamos a Cartografia como opção metodológica. Como principal desafio encontrado, apresentamos os desencontros da rede, tanto em seus protocolos quanto no olhar para o uso de álcool e outras drogas. Evidenciamos, também, as potencialidades e inventividades que possibilitam a criação de redes/rizomas autônomas das redes dominantes, as quais operam intensificando os efeitos do modo capitalista de produção. Compreendemos, portanto, o CAPS ad como um arranjo institucional provisório, ou como uma estratégia, que, em suas ofertas, pode tornar-se/fazer-se rede de emancipação, assim como um rizoma, suscetível a modificações constantes. A potência da Atenção Psicossocial está, assim, na dimensão inventiva presente nas relações e nos encontros e no rompimento com os processos fragmentadores do cuidado, de modo a garantir a ampliação do acesso aos serviços para as pessoas que tanto sofrem com os efeitos de uma sociedade como a nossa.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente trabajo buscamos realizar un análisis de las potencialidades y posibilidades de los CAPS ad como oferta de atención a personas que hacen uso nocivo de alcohol y otras drogas y su desempeño con la red, a partir del relato de una experiencia. en un anuncio de CAPS de un municipio ubicado en el interior del estado de São Paulo. Este es un extracto de una investigación de maestría, en la cual utilizamos la Cartografía como opción metodológica. Como principal desafío encontrado, presentamos los desajustes de la red, tanto en sus protocolos como en la mirada al uso de alcohol y otras drogas. También evidenciamos las potencialidades y la inventiva que posibilitan la creación de redes/rizomas autónomos de las redes dominantes, que operan intensificando los efectos del Modo de Producción Capitalista. Entendemos, por lo tanto, el anuncio de CAPS como un arreglo institucional provisional, o como una estrategia, que, en sus ofertas, puede convertirse en una red de emancipación, así como en un rizoma, susceptible de cambios constantes. El poder de la Atención Psicosocial está, entonces, en la dimensión inventiva presente en las relaciones y encuentros y en la ruptura con los procesos de fragmentación del cuidado, para garantizar la ampliación del acceso a los servicios de las personas que tanto sufren los efectos de una sociedad. como la nuestra.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the present work, we seek to carry out an analysis of the potential and possibilities of CAPS ad as an offer of care to people who make harmful use of alcohol and other drugs and its performance with the network, from an experience report in a CAPS ad of a city located in the interior of the state of São Paulo. This is an excerpt from a master’s research, in which we used Cartography as a methodological option. As the main challenge encountered, we present the network’s mismatches, both in its protocols and in the look at the use of alcohol and other drugs. We also evidenced the potentialities and inventiveness that make possible the creation of networks/rhizomes autonomous of the dominant networks, which operate intensifying the effects of the capitalist mode of production. We understand, therefore, the CAPS ad as a provisional institutional arrangement, or as a strategy, which, in its offerings, can become a network of emancipation, as well as a rhizome, susceptible to constant changes. The power of Psychosocial Care is, therefore, in the inventive dimension present in relationships and encounters and in breaking with the fragmenting processes of care, in order to guarantee the expansion of access to services for people who suffer so much from the effects of a society like ours.
  • Psicanálise e linguística: intersecções e cortes Artigos

    Bueno, Maria Lúcia da Silva; Kessler, Carlos Henrique; Wieczorek, Rodrigo

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa “A pesquisa clínica em transferência”. Neste artigo, revisitamos alguns conceitos linguísticos - linguagem, língua, discurso, signo linguístico, significante, entre outros - e suas articulações com o campo lacaniano no que diz respeito, principalmente, à lógica do significante. Serão analisadas referências da linguística em Saussure, Jakobson e Benveniste, além de textos de Lacan e leituras contemporâneas afins, com o objetivo de mostrar alguns pontos do caminho teórico percorrido por Lacan sob a influência da linguística, mas considerando também seu modo singular de apreender e utilizar esses conhecimentos. Apresentaremos, igualmente, alguns comentários sobre elementos discordantes entre essas duas disciplinas, o que, ao longo do seu ensino, levou Lacan a um afastamento conceitual da linguística. Tal distanciamento foi justificado pela ideia de que a psicanálise se ocupa do sujeito do inconsciente e do que fica fora da linguagem, diferentemente da linguística, que evidencia as funções de comunicação e expressão da linguagem no nível da consciência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo fue creado como parte de los estudios de una investigación titulada “La investigación clínica em la transferencia”. En este artículo reexaminamos algunos conceptos lingüísticos como lenguaje, lengua, discurso, signo lingüístico, significante, entre otros, y sus articulaciones con el campo lacaniano en particular la lógica significante. Analizaremos los referentes lingüísticos em las obras de Saussure, Jakobson y Benveniste, más allá de los textos de Lacan y las lecturas contemporáneas sobre el tema, con el objetivo de mostrar algunas cuestiones de la trayectoria lacaniana desde la influencia linguística, pero también considerando su forma única de aprehender y utilizar dicho conocimiento. También presentaremos algunos comentarios sobre elementos discordantes entre estas dos disciplinas que, a lo largo de su enseñanza, llevaron a Lacan a una separación conceptual de la lingüística. Tal distanciamiento fue justificado por la idea de que el psicoanálisis trata el tema del inconsciente y lo que está fuera del lenguaje, a diferencia del lingüístico que demuestra las funciones comunicativas y expresivas del lenguaje em lamente consciente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work was created as part of the studies of a research entitled “The clinical research in transference”. In this article, we reexamine some of linguistics concepts such as language, tongue, discourse, linguistic sign, significant, among others, and its articulations with de lacanian field in special the the significant logic. We will analyze linguistics references in Saussure, Jakobson and Benvenist’s works, beyond Lacan’texts and contemporaneous readings about the issue aiming to show some matters from the lacanian trajectory since the linguistic influence, but also considering their unique way of apprehending and using such knowledge. We will also present some comments on discordant elements between these two disciplines, which, throughout his teaching, led Lacan to a conceptual separation from linguistics. Such distancing was justified by the idea that psychoanalysis deals with the subject of the unconscious and what lies outside of language, differently from the linguistic that demonstrates the communicative and expressive functions of the language in the conscious mind.
  • Vazios do Trabalho Artigos

    Fick, Tanise Kettermann; Silva, Rosane Azevedo Neves da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como tema os sentidos do trabalho e o lugar da psicologia em um órgão público voltado para a qualificação profissional e a geração de emprego e renda. A escrita de narrativas do cotidiano de trabalho operou a função de abrir questões sobre a (im)possibilidade do fazer psicologia em um lugar repleto de contradições sobre os sentidos do que ali deveria ser o próprio trabalho. Por meio da criação de um personagem denominado “alguém”, buscou-se tocar em um problema que não tem contorno nítido e que só poderia ser definido, segundo Kastrup e Passos, como uma atmosfera, um ‘felt-meaning’. A invenção de alguém é o artifício para a experimentação de vidas que não se limitam àquela vivida em primeira pessoa pelas pesquisadoras, permitindo a passagem por um lugar impessoal, lugar tão indeterminado quanto alguém, que possibilita pensar sobre o que não está oculto, mas tampouco é visível. O vazio de sentido vivenciado no cotidiano de trabalho se abre em imagens/cenas que, narradas na forma escrita, transformam o vazio em experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es un relato de la investigación desarrollada en el Máster en Psicología Social y Institucional y tiene como tema las ramificaciones del vacío en un camino por el mundo del trabajo. La escritura de las narraciones del trabajo cotidiano operó para abrir interrogantes sobre la (im)posibilidad de hacer psicología en un lugar lleno de contradicciones sobre el significado de lo que debería ser el propio trabajo allí. A través de la creación de un personaje, alguien, se ha buscado tocar un problema que no tiene un contorno definido, es más una atmósfera, un felt-meaning. La invención de alguien es el artificio para la experimentación de vidas que no se limitan a la vivida en primera persona por la investigadora, permitiendo el passo por un lugar impersonal, un lugar tan indeterminado como alguien, que posibilita pensar en cosas que no están ocultas, sino tampoco son visibles. El vacío de sentido vivido en el trabajo diario se abre en imágenes/escenas que, narradas de forma escrita, transforman el vacío en experiencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is a research report developed in the Master’s Degree in Social and Institutional Psychology and its theme is the ramifications of the emptiness on a path through the world of work. The writing of narratives of the daily work operated to open questions about the (im)possibility of doing psychology in a place full of contradictions about the meaning of what the work itself should be there. Through the creation of a character, someone, it seeks to touch on a topic that has no definite boundary, it is more about of an atmosphere, a felt-meaning. The invention of someone is the artifice for the experimentation of lives that are not limited to that lived in the first person by the researcher, allowing the passage through an impersonal place, a place as indeterminate as someone, that makes it possible to think about things that are not hidden, but neither are they visible. The emptiness of meaning experienced in the daily work opens in images/scenes that, when recounted in the written form, transform the emptiness into experience.
  • Repetir, repetir - até ficar diferente: cartografia de um cuidado Artigo

    Oliveira, Isaac Linhares de; Sampaio, Juliana; Ferreira, Thayane Pereira da Silva; Gomes, Luciano Bezerra; Araújo, João Rodolfo Moura de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo é produto de uma pesquisa sobre o cuidado em saúde mental em uma Unidade Integrada de Saúde da Família (USF) do município de João Pessoa-PB. Ela ocorreu no segundo semestre de 2015 e utilizou a cartografia como dispositivo para o rastreamento de acontecimentos, afetos e encontros que servissem de analisadores para a produção desse cuidado. Suas micronarrativas foram produzidas através de consultas individuais, reuniões de equipe e visitas domiciliares, que foram debatidas em discussões coletivas e registradas em diários de campo. Sua síntese se dá aqui, na Narrativa em Quatro Atos de um Acontecimento do Cuidado produzido, significado e capturado por todos os envolvidos na pesquisa. Discutem-se, através dela, as potencialidades da atenção básica na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os ainda persistentes equívocos da centralidade do saber-poder psiquiátrico na reprodução de práticas manicomiais. Conclui-se, assim, que a imersão num território afetivo-existencial amplia e enriquece de potencialidades tanto a produção do cuidado quanto a pesquisa em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo es producto de una investigación sobre la atención a la salud mental en una Unidad Integrada de Salud Familiar (USF) en la ciudad de João Pessoa-PB. Ocurrió en el segundo semestre de 2015 y utilizó la cartografía como dispositivo de seguimiento de eventos, afectos y encuentros que sirvieron de analizadores para la producción de este cuidado. Sus micronarrativas se produjeron a través de consultas individuales, reuniones de equipo y visitas domiciliarias, que se debatieron en discusiones colectivas y se registraron en diarios de campo. Su síntesis tiene lugar aquí, en la Narrativa de Cuatro Actos de un Evento de Cuidado producido, significado y plasmado por todos los involucrados en la investigación. Se discute, a través de él, el potencial de la atención primaria en la Red de Atención Psicosocial (RAPS) y los conceptos erróneos aún persistentes sobre la centralidad del conocimiento-poder psiquiátrico en la reproducción de las prácticas de asilo. Así, se puede ver que la inmersión en un territorio afectivo-existencial expande y enriquece tanto la producción de cuidados como la investigación en salud.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article is the product of a research on mental health care in a Family Health Integrated Unit (USF) in the city of João Pessoa-PB. It occurred in the second half of 2015 and used cartography as a device for tracking events, affections and encounters serving as analyzers for the production of this care. Its micronarratives were produced by individual consultations, team meetings and home visits, which were debated on collective discussions and registered in a field diary. Its synthesis is given here, in a Narrative in Four Acts of a Care Occurrence produced, meant and captured by all those involved in the research. It is discussed, through it, the potential of Primary Care in Psychosocial Care Network (RAPS) and the still persistent misconceptions of the centrality of psychiatric knowledge-power in the reproduction of madhouse practices. It is concluded that immersion in an affective-existential territory expands and enriches both the production of care and health research.
  • Horta comunitária e Psicologia Social: um relato de experiência Artigo

    Santos, Marília Alves dos; Bonaci, Wellinton Daniel Baptista da Silveira; Foganholo, Laís Sandi

    Resumo em Português:

    Resumo A experiência profissional aqui relatada se refere à prática de estágio supervisionado em Psicologia Social e Comunitária, desenvolvida no ano de 2017, junto a um grupo intergeracional de horta comunitária. O trabalho foi realizado em uma instituição de assistência social de um município do interior do estado de São Paulo. Tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano e fomentar a formação grupal entre seus participantes, as atividades práticas desenvolvidas na horta foram entendidas e organizadas como atividades-meio para a promoção do desenvolvimento e constituição grupal. O grupo intergeracional realizou ao longo do ano mais de trinta encontros semanais nos quais, além das atividades práticas na horta, também ocorreram rodas de conversa, discussão de curtas metragens, dinâmicas grupais, dentre outras. Destacamos como principais resultados desta intervenção entre os participantes do grupo: a aprendizagem de variadas técnicas de cultivo; o fortalecimento das relações interpessoais entre si; o desenvolvimento da autonomia e auto-organização do coletivo; e a constituição deste como importante rede de apoio para seus integrantes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La experiencia profesional aquí relatada se refiere a la práctica de pasantía supervisada en Psicología Social y Comunitaria, desarrollada en 2017, con un grupo intergeneracional de huerta comunitaria. El trabajo fue realizado en una institución de asistencia social de un municipio del interior del estado de São Paulo. Con el objetivo de promover el desarrollo humano y promover la formación de grupos entre sus participantes, las actividades prácticas desarrolladas en el jardín fueron entendidas y organizadas como medios-actividades para la promoción del desarrollo y constitución de grupos. A lo largo del año, el grupo intergeneracional realizó más de treinta encuentros semanales en los que, además de actividades prácticas en el jardín, también hubo ruedas de conversación, discusión de cortometrajes, dinámicas de grupo, entre otros. Destacamos como principales resultados de esta intervención entre los participantes del grupo: el aprendizaje de diferentes técnicas de cultivo; el fortalecimiento de las relaciones interpersonales entre ellos; el desarrollo de la autonomía colectiva y la autoorganización; y su constitución como una importante red de apoyo para sus miembros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The professional experience reported refers to the practice of supervised internship in Social and Community Psychology, developed in 2017, with an intergenerational community garden group. The work was carried out in a social assistance institution in a municipality in the interior of the state of São Paulo. With the objective of promoting human development and fostering group formation among its participants, the practical activities developed in the garden were understood and organized as means-activities to promote group development and constitution. Over the course of the year, the intergenerational group held more than thirty weekly meetings in which, in addition to practical activities in the garden, there were also conversation circles, discussion of short films, group dynamics, among others. We highlight as main results of this intervention observed among the group members: the learning of various cultivation techniques; the strengthening of interpersonal relationships; the development of group autonomy and self-organization; and its constitution as an important support network for its members.
  • Os sentidos de trabalho e escola construídos por adolescentes trabalhadores Artigo

    Santana, Ramiro Rodrigues Coni; Ristum, Marilena

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo compreender a produção de sentidos de trabalho e escola entre adolescentes que vivenciam a experiência de trabalhar e estudar. A pesquisa se fundamentou na Teoria da Subjetividade, principalmente no conceito de sentido subjetivo. Participaram deste estudo quatro adolescentes residentes em zonas urbanas e rurais do estado da Bahia, do sexo masculino e feminino. Foram realizadas sessões de conversação e utilizado um questionário sociodemográfico e uma complementação de frases. Os resultados apontaram a valorização do trabalho, visto como espaço formativo e promotor de valores, de garantia de acesso a bens de consumo e superação das privações impostas pela pobreza. A escola foi representada como ambiente de aprendizados e preparação para o futuro e mecanismo auxiliar para a consecução de aspirações profissionais. Estes resultados podem auxiliar na formulação e no aprimoramento de políticas públicas que visam à garantia de direitos e proteção ao adolescente trabalhador.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo comprender la producción de sentidos de trabajo y escuela entre adolescentes que tienen la experiencia de trabajar y estudiar. La investigación se basó en la Teoría de la Subjetividad, principalmente en el concepto de significado subjetivo. Participaron de este estudio cuatro adolescentes, hombres y mujeres, residentes en áreas urbanas y rurales del estado de Bahía. Se realizaron sesiones de conversación y se utilizó un cuestionario sociodemográfico y completamiento de oraciones. Los resultados apuntaron para la valorización del trabajo, visto como espacio formativo y promotor de valores, garantizando el acceso a los bienes de consumo y superando las privaciones impuestas por la pobreza. La escuela se representó como un ambiente de aprendizaje y preparación para el futuro y un mecanismo auxiliar para el logro de las aspiraciones profesionales. Estos resultados pueden ayudar en la formulación y mejora de políticas públicas dirigidas a garantizar los derechos y la protección de los adolescentes trabajadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to understand the production of sense of work and school among adolescents who experience working and studying. The research was based on Subjectivity Theory, mainly on the concept of subjective sense. Four adolescents living in urban and rural areas of the state of Bahia, male and female, participated in this study. Conversation sessions were held and the use of a sociodemographic questionnaire and a complementation of sentences. The results showed the valorization of work, seen as a formative space and promoter of values, guaranteeing access to consumer goods and overcoming the privations imposed by poverty. The school was represented as a learning environment and preparation for the future, and an auxiliary mechanism for the achievement of professional aspirations. These results may help in the formulation and improvement of public policies aimed at guaranteeing rights and protection for working adolescents.
  • Juventude, contexto social e medidas socioeducativas: trajetórias de (des)proteção social? Artigo

    Silva, Erlayne Beatriz Félix de Lima; Alberto, Maria de Fatima Pereira; Costa, Cibele Soares da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é analisar o contexto social de jovens do gênero masculino que cumpriram medidas socioeducativas de internação. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa com dez jovens que se encontravam em cumprimento de medidas socioeducativas de internação no estado da Paraíba. Foram utilizadas como técnica de pesquisa entrevistas abertas e individuais, submetidas à Análise Temática de Conteúdo. Os resultados do estudo apontaram que os jovens vivenciaram em suas trajetórias de vida violações de direitos relacionadas ao contexto social, tais como inserção no trabalho infantil, dificuldades socioeconômicas, violência, acesso a drogas e envolvimento com atos infracionais devido à necessidade de acesso a bens de subsistência e consumo. Diante disto, compreende-se que o contexto social dos jovens anterior ao cumprimento de medidas socioeducativas foi perpassado pelas expressões da questão social, advinda do conflito de classe, centrado na exploração do ser humano pelo trabalho em prol do desenvolvimento do capital, e em consequência do modo de produção capitalista, configurando-se como um espaço não garantidor de condições plenas para o desenvolvimento biopsicossocial desses jovens.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este artículo es analizar el contexto social de los jóvenes que han cumplido las medidas socioeducativas de internamiento. Para ello, se realizó una investigación cualitativa con diez jóvenes que han cumplido las medidas socioeducativas de internamiento en el estado de Paraíba. Se utilizaron como técnica de investigación, entrevistas abiertas e individuales, las cuales fueron sometidas a Análisis de Contenido Temático. Los resultados del estudio mostraron que los jóvenes experimentaron violaciones de derechos relacionados con el contexto social en sus trayectorias de vida, como inserción en el trabajo infantil, dificultades socioeconómicas, violencia, acceso a drogas y participación en infracciones por la necesidad de acceso a bienes de subsistencia y consumo. Ante esto, se entiende que el contexto social de los jóvenes previo al cumplimiento de las medidas socioeducativas estuvo permeado por las expresiones de la problemática social, surgida del conflicto de clases, centrado en la explotación humana por el trabajo a favor del desarrollo del capital, y como resultado del modo de producción capitalista, convertirse en un espacio que no garantiza plenas condiciones para el desarrollo de estos jóvenes

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this article is to analyze the social context of youth who fulfilled socio-educative measures of confinement. Therefore, qualitative research was conducted with ten young people who were in fulfillment with socio-educative measures of confinement in the state of Paraíba. It was used as research technique individual unstructured interviews, which were submitted to the Thematic Content Analysis. The results of the study showed that young people experience violations of rights related to the social context in their life trajectories, such as insertion in child labor, socioeconomic difficulties, violence, access to drugs and involvement with offenses due to the need for access to subsistence and consumption property. Thus, it is understood that the social context of young people before the fulfillment of socio-educative measures was permeated by the expressions of the social issue, arising from class conflict, centered on the exploitation of man by work for the capital development, and as a result of capitalist mode of production, configuring itself as a space that does not guarantee full conditions for the development of these young people.
  • A mãe de Hans ou a versão edipiana da mãe Artigo

    Marcos, Cristina Moreira; Derzi, Carla de Abreu Machado

    Resumo em Português:

    Resumo Buscamos, neste artigo, interrogar a relação da mãe com sua criança a partir da equivalência filho=falo. Neste sentido, são as consequências clínicas da sexualidade feminina para todo sujeito que estão colocadas. É determinante para cada sujeito a relação da mulher que é sua mãe com a falta. Investigaremos, a partir do caso Hans, a relação da mãe com sua criança quando ela se situa no lugar do falo imaginário e quais consequências podemos vislumbrar. Hans fornece um paradigma da versão edipiana da mãe não apenas através da identificação da criança como falo imaginário que responde ao desejo da mãe, mas também a partir do encontro com a castração materna, na medida em que a posição de sua mãe na sexuação, ou seja, enquanto mulher em relação ao seu pai, não se evidencia. Torna-se fundamental recolher esses efeitos no caso para destacar o desafio estrutural a ser enfrentado pela criança.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo, intentamos cuestionar la relación de la madre con su hijo basándonos en la equivalencia: niño = falo. En este sentido, son las consecuencias clínicas de la sexualidad femenina para cada sujeto que están planteadas. Es determinante para cada sujeto la relación de la mujer, que es su madre, con la carencia. A partir del caso Hans, investigaremos la relación de la madre con su hijo cuando ella está en el lugar del falo imaginario y cuáles consecuencias podemos atisbar. Hans proporciona un paradigma de la versión edípica de la madre, no sólo a través de la identificación del niño como un falo imaginario que responde al deseo de la madre, sino también desde el encuentro con la castración materna, en la medida en que la posición de su madre en la sexuación, es decir, como mujer en relación con su padre, no queda evidente. Resulta fundamental recoger estos efectos en el caso para poner de manifiesto el reto estructural al que se enfrenta el niño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article, we question the mother’s relationship with her child from the equivalence child = phallus. In this sense, it is the clinical consequences of female sexuality for every subject that are posed. For each subject, the relationship of woman / mother with castration is fundamental. From the Hans case, we will investigate the mother’s relationship with her child when the child is in the place of the imaginary phallus and what the consequences are. Hans provides a paradigm of the Oedipal version of the mother from the identification of the child as an imaginary phallus that responds to the mother’s desire and from the encounter with maternal castration, insofar as her mother’s position in sexuation, that is, as woman in relation to her father is not evident. It is essential to collect these effects in this case to highlight the structural challenge facing the child.
  • Espaço de conversa sobre o trabalho e o trabalhar: breve análise de uma prática de psicodinâmica do trabalho em uma instituição de ensino Artigo

    Pizzinga, Vivian Heringer; Gonçalves, Rafaela; Marchiori, Gustavo

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho discute um relato de experiência realizada em uma das unidades de uma instituição da rede federal de educação, no Rio de Janeiro, em que se propôs uma atividade inspirada no espaço de discussão sobre o trabalho, da psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours. A atividade ocorreu durante dois meses (totalizando sete encontros) com nove trabalhadores de vínculos empregatícios, carreiras e profissões diferentes. A proposta teve origem nos atendimentos realizados pela psicologia e pelo serviço social, cujas queixas relacionavam-se a assédio moral. A partir de noções como a de trabalhar, de Dejours, e da inserção da ideologia gerencialista, discutida por Gaulejac, no serviço público brasileiro desde 1995, e levando em conta as mudanças no mundo do trabalho que vêm acontecendo desde a década de 1970, foi proposto um roteiro de atividades que buscou abarcar essas temáticas e suscitar a elaboração coletiva de tais temas. Para análise da atividade, usou-se o método de análise de conteúdo, de Bardin.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo discute el experimento realizado en uma unidad de una institución de enseñanza de la red federal, en Río de Janeiro, en el cual propone una actividad inspirada por el espacio de discusión sobre el trabajo, de la psicodinámica del trabajo de Christophe Dejours. La actividad se produjo durante dos meses (7 reuniones) con 9 trabajadores com diferentes fianzas de empleos, profésiones y carreras. La propuesta se originó en la atención prestada por la psicología y por el trabajo social, cuyas quejas se referían al acoso moral. A partir de nociones como el trabajo, de Dejours, y de la inserción de la ideología gerencial, discutidas por Gaulejac, en el servicio público brasileño desde 1995, y teniendo en cuenta los cambios en el mundo del trabajo desde la década de 1970, se organizó una proposición de actividades que buscaba abarcar estos temas y plantear la elaboración colectiva de las dichas temáticas. Para el examen de la actividad, se utilizó el método de análisis de contenido de Bardin.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to discuss an experience narrative that occurred in a unit of a Federal Educational Institute, located at Rio de Janeiro state, in which was proposed an activity based on the Christophe Dejours psychodynamic theory of work. The activity was proposed to nine workers with different careers, employment bonds and professions. Besides, it was accomplished in seven meetings, lasting two months. The idea of this activity was based on the concerns detected, mainly related to moral harassment, during social work and psycological care. The activities were elaborated along with the participants, inspired by Christophe Dejours´s theory of work, Vincent de Gaulejac´s concerns about the insertion of managerialist ideology, mainly on the public services since 1995, and the changes related to work relations since the 1970’s. The data produced on the activities was analised using the content analisys method proposed by Bardin.
  • Leitura de textos literários como subversão à linguagem do poder Artigo

    Lopes, Marlo; Barbosa Jr., Francisco Welligton de Sousa; Martins, José Clerton

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio propõe apontamentos sobre as especificidades da leitura de textos literários como experiência potencialmente formadora de novos sentidos para o leitor e subversiva à linguagem do poder, com seus discursos normatizados e normatizadores do cotidiano. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura sobre a temática, e dividiu-se este texto em quatro eixos centrais: o primeiro, em que se apresenta algumas concepções sobre literatura, texto literário e leitura literária; o segundo, em que se discorre sobre a leitura individual e de escuta, partindo do pressuposto de que tal modalidade possibilita ao leitor uma experiência criativa e crítica a partir da produção de sentidos derivada do encontro com o texto. Este ponto encontra-se intimamente relacionado ao terceiro, a leitura literária como experiência; e por fim, apresentam-se interpretações sobre a leitura literária como experiência de subversão à palavra de ordem e à linguagem do poder. Tal diálogo nos levou a concluir que a leitura literária pode representar uma resistência às naturalizações do instituído cotidiano, uma vez que ela se revela como um âmbito de produção de singularidades, instigando no leitor a interrogação sobre o mundo concreto ao seu redor e seus discursos hegemônicos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este ensayo propone notas sobre las especificidades de la lectura de textos literarios como una experiencia que potencialmente forma nuevos significados para el lector y que es subversiva al lenguaje del poder, un lenguage con discursos normalizados y normalizadores de la vida cotidiana. Se realizó una revisión de la literatura narrativa sobre el tema, y ​​este texto se dividió en cuatro ejes centrales: el primero, en el que se presentan algunas concepciones sobre la literatura, el texto literario y la lectura literaria; el segundo, en que se discute la lectura y la escucha individual, a partir de la suposición de que esta modalidad permite al lector una experiencia creativa y crítica a partir de la producción de significados derivados de su encuentro con el texto. Este punto está muy relacionado con el tercero, la lectura literaria como experiencia; y finalmente, las interpretaciones de la lectura literaria se presentan como una experiencia de subversión a la orden y al lenguaje del poder. Este diálogo nos llevó a concluir que la lectura literaria puede representar una resistencia a las naturalizaciones en el cotidiano, pues se revela como un ámbito de producción de singularidades, e instiga al lector a cuestionar el mundo concreto que le rodea y sus discursos hegemónicos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay proposes notes on the specificities of reading literary texts as an experience, potentially forming new meanings for the reader, and subversive to the language of power, with its normative and normative discourses of daily life. To this end we conducted a narrative literature review on the subject, and divided this text into four central axes: in the first, we present some conceptions about literature, literary text and literary reading; in the second, we discuss about individual and listening reading, assuming that such modality allows the reader a creative and critical experience from the production of meanings derived from the encounter with the text. This point is closely related to the third, literary reading as an experience; and finally, we present interpretations about literary reading as an experience of subversion of the watchword and the language of power. This dialogue led us to conclude that literary reading may represent a resistance to the naturalizations of the daily institute, because it reveals itself as a scope for the production of singularities, prompting the reader to question the concrete world around him and his hegemonic discourses.
  • Errata v. 32, n. 2 (2020) Errata

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br