Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração da UFSM, Volume: 14, Número: spe1, Publicado: 2021
  • EMISSÕES DE CO2: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL DINÂMICA Articles

    Ceretta, Paulo Sérgio; Vieira, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste artigo é analisar o impacto do consumo de energia e do crescimento econômico sobre a emissão de CO2 em escala mundial e apresentar a evolução temporária da emissão de CO2 durante a pandemia. Design/metodologia/abordagem - A amostra final foi composta por 72 países, observados por um período de 15 anos, os dados foram coletados na base de dados do Banco Mundial. A análise é realizada através de um modelo estrutural de painel de dados dinâmicos com efeitos fixos estimados por Maximum Likelihood. Resultados Os resultados indicam que o consumo de energia afeta direta e positivamente a emissão de CO2. O PIB per capita apresenta um efeito duplo, i) afeta direta e negativamente a emissão de CO2 e ii) de forma indireta pelo caminho do consumo de energia apresenta um efeito positivo contribuindo para o aumento da emissão de CO2. Efeito duplo sobre a emissão de carbono também é identificado para o capital fixo, i) efeito direto e indireto positivo sobre a emissão de CO2 e ii) efeito indireto negativo via PIB per capita. Ainda, a população afeta direta e positivamente as emissões de CO2 e, sob outra perspectiva, se confirma influência indireta da população, reduzindo as emissões de CO2 via consumo de energia. Originalidade - Conclui-se que a redução das atividades humanas devido ao confinamento forçado, afetou o uso global de energia e contribuiu para redução das emissões de CO2, neste período. Sugere-se aos governantes e a população em geral a adoção de medidas pós-pandemia relacionadas ao desenvolvimento de tecnologia energética por fontes alternativas de energia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this article is to analyze the impact of energy consumption and economic growth on CO2 emissions worldwide and to present the temporary evolution of CO2 emissions during the pandemic. Design/methodology/approach The final sample was composed of 72 countries observed for a period of 15 years; the data were collected in the World Bank database. The analysis was performed using a structural dynamic data panel with fixed effects estimated by Maximum Likelihood. Findings The results indicate that energy consumption affects CO2 emissions directly and positively. GDP per capita has a double effect, 1) it affects CO2 emissions directly and negatively and 2) indirectly, through the path of energy consumption, it has a positive effect contributing to the increase of CO2 emissions. Double effect on carbon emissions is also identified for fixed capital, 1) direct and indirect positive effect on CO2 emissions and 2) negative indirect effect via GDP per capita. Still, the population affects CO2 emissions directly and positively and, from another perspective, the population’s indirect influence is confirmed, reducing CO2 emissions via energy consumption. Originality/value - It is concluded that the reduction of human activities due to forced confinement affected the global use of energy and contributed to the reduction of CO2 emissions in this period. It is suggested to government officials and the population in general to adopt post-pandemic measures related to the development of energy technology by alternative sources of energy.
  • É FAKE, MAS EU COMPRO! UM ESTUDO SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS PIRATAS E FALSIFICADOS NAS CIDADES FRONTEIRIÇAS SANTANA DO LIVRAMENTO/RS E RIVERA/UY Articles

    Silva, Andressa Hennig; Braz, Fernando Araújo; Floriano, Mikaela Daiane Prestes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O presente estudo busca identificar o comportamento de compra de produtos piratas e falsificados nas cidades fronteiriças Santana do Livramento/RS e Rivera/UY. Metodologia - Para alcançar o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa de cunho quantitativo, do tipo descritivo, por meio do método survey. A amostra do estudo compreendeu em 562 observações, sendo 274 de respondentes do município de Santana do Livramento/RS e 288 de moradores da cidade de Rivera/UY. Resultados Os principais resultados apontam que não existem muitas diferenças nas opiniões dos respondentes compradores e uruguaios em relação ao consumo de produtos piratas e falsificados, sendo que questões relacionadas a preço e pertencimento a grupo social, parecem não ser as maiores motivações para a família tipos de produtos. Limitações / implicações da pesquisa O estudo se limitou no que se diz respeito à amostra, que não possuiu cunho probabilístico. Assim, sugere-se novos estudos que busquem representatividade da população, e que sejam realizados em outras fronteiras de países, a fim de compreender a forma que as culturas podem interagir e difundir hábitos entre elas. Implicações práticas Como implicações práticas ressalta-se a necessidade de desenvolver objetivos de marketing com a intenção de minimizar o interesse e a compra de produtos falsificadas e piratas. Implicações Socias Em relação as implicações sociais, ressalta-se os aspectos potenciais efeitos da compra e do consumo de produtos falsificados para os indivíduos, uma vez que tal comportamento pode refletir em aspectos negativos tanto para a saúde física dos consumidores , quanto à economia do país que perde milhões em impostos. Originalidade - A originalidade do estudo reside no fato de fortalecer os achados sobre a temática na acadêmica, além de trazer uma comparação de profissionais de consumidores de duas nacionalidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose This study seeks to identify the behavior of buying pirated and counterfeit products in the border towns of Santana do Livramento/RS and Rivera/UY. Design/methodology/approach - In order to achieve the proposed objective, a quantitative, descriptive research was undertaken using the survey method. The study sample comprised 562 observations, 274 of respondents from the city of Santana do Livramento/RS and 288 from residents of the city of Rivera/UY. Findings The main results show that there are not many differences in the opinions of buyers and Uruguayan respondents in relation to the consumption of pirated and counterfeit products, and issues related to price and belonging to a social group do not seem to be the main motivations for the family of types of products. Research limitations/implications The study was limited with regard to the sample, which did not have a probabilistic nature. Thus, it is suggested that new studies that seek to represent the population, and that are carried out in other borders of countries, in order to understand the way in which cultures can interact and spread habits among them. Practical implications - As practical implications, the need to develop marketing objectives with the intention of minimizing the interest and purchase of counterfeit and pirated products is highlighted. Social implications Regarding the social implications, the potential effects of the purchase and consumption of counterfeit products for individuals are highlighted, since such behavior can reflect negative aspects both for the physical health of consumers and for the economy of the losing country. millions in taxes. Originality/value The originality of the study lies in the fact that it strengthens the findings on the subject in academics, in addition to bringing a comparison of consumer professionals of two nationalities.
  • CIDADES INTELIGENTES E A MENSURAÇÃO DE INDICADORES URBANOS DE ECONOMIA E EMPREENDEDORISMO: O CASO DE PASSO FUNDO/RS Articles

    Müller, Letícia; Silva, Thaísa Leal da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - O intenso processo de urbanização tem transformado a dinâmica urbana. Tal fenômeno ocasiona algumas das principais problemáticas das cidades contemporâneas, nas dimensões social, ambiental e econômica. Por conseguinte, planejar e gerir as cidades têm sido um desafio aos gestores públicos. Uma iniciativa que busca auxiliar neste processo é o conceito de Cidades Inteligentes, que utiliza as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como agentes de transformação no meio urbano. Uma ferramenta utilizada pelas Cidades Inteligentes é a mensuração por meio de indicadores, que servem como subsídio na tomada de decisões. O objetivo deste artigo é analisar os indicadores urbanos de Economia e Empreendedorismo de Passo Fundo/RS. Metodologia - Na metodologia, utilizou-se como referência os indicadores do Ranking Connected Smart Cities, adotando-se um recorte regional das cidades de médio porte, localizadas na Região Sul, classificadas entre as 20 primeiras do Ranking. Foram aplicados procedimentos multimétodos de pesquisa, coleta e levantamento de dados. Resultados - Os resultados demonstram que a maioria dos índices de Passo Fundo, são inferiores àqueles das cidades analisadas, como os índices relacionados à empregabilidade e ao crescimento de empresas. Entretanto, a cidade apresenta índices satisfatórios, como a força de trabalho no setor de Educação e P&D, e a criação de pólos tecnológicos e incubadoras no município. Originalidade A partir desta análise, os resultados obtidos poderão servir como subsídios para a gestão pública na formulação de estratégias mais assertivas para Passo Fundo/RS na busca por tornar-se uma cidade mais inteligente e sustentável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose - The intense urbanization process has transformed the urban dynamics. Such phenomenon is the cause of some of the main problems of contemporary cities, in social, environmental, and economic dimensions. Therefore, planning and managing cities have been a challenge for public managers. The concept of Smart Cities is an initiative that seeks to assist in this process, using Information and Communication Technology (ICTs) as agents of transformation in the urban environment. One tool used by Smart Cities is the measurement through indicators, serving as a basis for decision making. The objective of this article is to analyze the urban indicators of Economy and Entrepreneurship of Passo Fundo / RS. Design/ methodology/approach In the methodology, the indicators of the Connected Smart Cities Ranking were used as a reference, adopting a regional cut of medium-sized cities, located in the South Region, classified among the first 20 in the Ranking. Multimethod research, collection, and data collection procedures were applied. Findings - The results show that the majority of the Passo Fundo indices are lower than those of the cities analyzed, as well as the indices related to employability and the growth of companies. However, the city has satisfactory rates, such as the workforce in the Education and R&D sector, and the creation of technology centers and incubators in the municipality. Originality/value From this analysis, the results obtained may serve as subsidies for public management in the formulation of more assertive strategies for Passo Fundo / RS in the quest to become a more intelligent and sustainable city.
  • INOVAÇÃO E LIDERANÇA SUSTENTÁVEL NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM PORTO ALEGRE/RS Articles

    Schiavi, Cristiano Sordi; Soares, Henrique Martins de; Silva, Tania Nunes da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo geral da pesquisa é analisar uma inovação no sistema de gestão de Re-síduos de Serviços em Saúde (RSS) e sua importância para o desenvolvimento sustentável em hospitais de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, através da discussão dos conceitos de inovação sustentável e liderança sustentável. Desenho/metodologia/abordagem Utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso qualitativo, escolhendo um empreendedor inovador no desenvolvimento de tecnologias e ser-viços de gestão para RSS, que já possui dois grandes hospitais como clientes em Porto Alegre. Resultados Os resultados da pesquisa demonstraram a compatibilização de sua solução de gerenciamento de RSS com o conceito de inovação sustentável. Ademais, o empreendedor demonstrou contemplar as diretrizes para líderes em sustentabilidade em sua proposta de ino-vação sustentável, auxiliando seus clientes a transformarem sua cultura organizacional, em direção à sustentabilidade. Limitações/implicações da pesquisa - Como limitações de pesquisa, não foi possível visitar os hospitais, em razão da pandemia causada pela COVID-19, impossibilitando conhecer o gerenciamento de RSS in loco, tampouco entrevistando os operadores e gestores ambientais. Implicações práticas - Em termos práticos, o estudo mostrou que o tratamento interno do RSS é relevante na maximização dos ganhos econômicos, ambientais e sociais. Implicações sociais Os achados demonstraram uma necessidade de mudança cultural, por parte dos hospitais, no que se refere ao tratamento de RSS. Originalidade/valor - O valor do estudo está na originalidade da inovação no tratamento de RSS e sua grande importância para a gestão sustentável de RSS.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The general objective of the research is to analyze an innovation in the Health Ser-vices Waste Management System (Medical Waste) and its importance for sustainable devel-opment in hospitals in Porto Alegre, capital of the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil, through the discussion of the concepts of sustainable innovation and sustainable leadership. Design/methodology/approach A qualitative case study was used as a research strategy, choosing an innovative entrepreneur in the development of technologies and management ser-vices for RSS, which already has two large hospitals as clients in Porto Alegre. Findings - The research results showed the compatibilization of his MW managing solution with the concept of sustainable innovation. Furthermore, the entrepreneur showed to contem-plate the guidelines for leaders in sustainability in their proposal of sustainable innovation, aiding his clients to transform their organizational culture, towards sustainability. Research limitations/implications - As research limitations, it was not possible to visit hospi-tals, due to the pandemic caused by COVID-19, making it impossible to know the manage-ment of RSS in loco, nor interviewing environmental operators and managers. Practical implications In practical terms, the study showed that the internal treatment of MW is relevant in maximizing economic, environmental and social gains. Social implications The findings demonstrated a need for cultural change, on the part of hospitals, with regard to the treatment of MW. Originality/value The value of the study is the originality of innovation in the treatment of RSS and its great importance for sustainable medical waste management.
  • IMPACTOS DA MATRIZ ENERGÉTICA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL Articles

    Gehrke, Poleana; Goretti, Ana Alice Timm; Avila, Lucas Veiga

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar os impactos da matriz energética e sua relação com o desenvolvimento sustentável. Metodologia: Classifica-se o estudo como descritivo, composto de métodos mistos, tendo como base os resultados da ANEEL 2020, divulgados no Sistemas de Informação de Geração da ANEEL SIGA, e os resultados da EPE dos anos de 2015 a 2019, divulgados no Balanço Energético Nacional. Resultados: Como principais resultados, destaca-se que a matriz energética do Brasil vem passando por mudanças, especialmente nos últimos cinco anos, levando em consideração as principais energias renováveis consumidas e emergentes no mercado. As energias renováveis no período de 2015 a 2019 tiveram um crescimento em torno de 12%, enquanto as energias não renováveis tiveram uma redução de 8,4%, contudo a matriz energética mundial mostra-se de modo contrária à matriz brasileira, na qual as energias não renováveis tiveram um aumento de 0,1% e as energias renováveis tiveram uma redução de aproximadamente 0,8%. Originalidade / valor: Com o aumento da demanda de consumo de energia e considerando problemas ambientais, como o aquecimento global, a busca por uma matriz energética mais limpa tornou-se o foco de diversas pesquisas. Assim, este estudo visa propor que, tanto no caso brasileiro - o qual já é tratado como exemplo - quanto no caso mundial, pode-se explorar de maneira mais satisfatória suas reservas energéticas, adotando-se uma matriz energética diversificada e eficiente, de modo a reduzir os impactos ambientais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Analyze the impacts of the energy matrix and its relationship with Sustainable Development. Methodology: The study is classified as descriptive composed of mixed methods, based on the results of ANEEL 2020, disclosed in the Generation Information Systems of ANEEL SIGA, and the results of EPE from the years 2015 to 2019, disclosed in the Energy Balance National. Results: As main results, it stands out: that the energy matrix of Brazil has been going through changes, especially in the last five years, taking into account the main renewable energies consumed and emerging in the market, the renewable energies in the period between 2015 and 2019 had a growth around 12%, while non-renewable energies decreased by 8.4%, however the world energy matrix is unlike the Brazilian matrix, where non-renewable energies had an increase of 0.1% and renewable energies had a reduction of about 0.8%. Originality/value: With the increasing demand for energy consumption and considering environmental problems, such as global warming, the search for a cleaner energy matrix has become the focus of several research. This study aims to propose that both the Brazilian case - which is already treated as an example - as well as the world case can be explored in a more satisfactory way its energy reserves, thus adopting a diversified and efficient energy matrix, consequently reducing the environmental impacts.
  • A GESTÃO PARTICIPATIVA PARA A COMPETITIVIDADE: UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA GRÁFICA Articles

    Soares, Aline Paim; Santos, Lucas Almeida dos; Ferreira, Thaís Flores; Costa, Vânia Medianeira Flores

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A competitividade tem causado intensas mudanças no ambiente empresarial, dificultando a sustentação e o sucesso das empresas, requerendo destas o desenvolvimento de estratégias empresariais voltadas para a criação de vantagens competitivas que contribuam para sobrevivência organizacional no mercado. Baseado neste panorama e sob o prisma da gestão participativa e seus pressupostos teóricos, como esta pode contribuir na sustentação empresarial e na criação de vantagem competitiva em uma indústria do ramo gráfico? Desenho/metodologia/abordagem: Para tanto, classificou-se como um estudo de caso, de natureza qualitativa e descritiva, tendo sua coleta de dados por meio da aplicação de dois questionários aos gestores e colaboradores da empresa em análise. Resultados: Estes apontam que atualmente na empresa há uma fragilidade quanto aos aspectos que embasam a participação coletiva dos colaboradores no processo decisório, bem como as práticas integrativas que sustentem as atividades desenvolvidas na criação de estratégias para a própria organização. Diante dos achados, conclui-se de forma estratégica que a implantação da gestão participativa pode contribuir com a sustentação empresarial, direcionando esforços em prol da valorização dos colaboradores, pois esta potencializará perspectivas de crescimento, criação de vantagem competitiva aliada ao desempenho do capital intelectual e desenvolvimento de novas estratégias. Originalidade/valor: O modelo participativo é proposto como uma estratégia de sustentação e competitividade empresarial, apoiado na co-participação dos colaboradores para a gestão eficiente da organização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Competitiveness has caused intense changes to the business environment, hampering the sustainment and success of companies, requiring them to develop business strategies aimed toward creating competitive advantages that contribute to the organizational survival on the market. Based on this panorama and under the prism of participative management and its theoretical assumptions, how may it contribute to business sustainment and the creation of competitive advantages in a company in the printing industry? Design/methodology/approach: This study is classified as a case study of qualitative and descriptive nature, with data collection through the application of two questionnaires to the managers and collaborators of the analyzed company. Results: The study results point out that there was, at the time, fragility in the company regarding the aspects that based the collective participation of the collaborators in the decision-making process and in the integrative practices that supported the activities developed to create strategies for the organization itself. Given the findings, it was strategically concluded that the implementation of participative management might contribute to business sustainment, directing the efforts in favor of valuing collaborators since this may potentialize perspectives of growth and the creation of competitive advantages, allied to intellectual capital performance and the development of new strategies. Originality/value: The participative model was proposed as a strategy of business sustainment and competitiveness, supported by collaborator coparticipation for the efficient management of the organization.
  • SUCESSO E SATISFAÇÃO NA CARREIRA: UMA ANÁLISE COM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR Articles

    Rosa, Luciana Aparecida Barbieri da; Dias, Elaine Ortiz; Campos, Waleska Yone Yamakawa Zavatti; Godoy, Taís Pentiado; Hoffmann, Celina; Rodrigues, Maria Carolina Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente estudo procura identificar as percepções dos docentes da Instituição Ensino Superior em relação a satisfação na carreira. Metodologia: a pesquisa foi de cunho quantitativo e o estudo foi adaptado de Costa (2014). Os resultados evidenciam que a necessidade de constante aprimoramento faz parte da carreira docente e os resultados evidenciam que as competências requeridas estão associadas à percepção de justiça quanto à ocupação de níveis hierárquicos e sistemas de avaliação associados, além disso, destaca-se à percepção de estabilidade na carreira. Resultados: do ponto de vista inferencial, os resultados mostram que a felicidade na vida profissional é afetada positivamente pelo trabalho em equipe compartilhado, por uma boa rede de contatos profissionais e pela felicidade na vida pessoal e familiar. Implicações práticas: para estudos futuros, sugere-se ampliar o escopo da pesquisa para os docentes de todos os cursos da Instituição analisada. Originalidade/valor: refletiu sobre aspectos relacionados à carreira, destacando-se que a identidade profissional está associada ao sentimento de orgulho propiciado pelo exercício da profissão, visto que os efeitos gerados têm impacto no desenvolvimento e evolução da sociedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This study seeks to identify the perceptions of teachers at a Higher Education Institution concerning career satisfaction. Methodology: a survey was carried out on how much quantitative and adapted study by Costa (2014). The results show the need for constant improvement of the face of the teaching career, and the results show that the required competencies are associated with the perception of justice regarding the occupation of new associated hierarchical and evaluation systems, in addition, it stands out for the perception of stability career. Results: from an inferential point of view, the results show that happiness in professional life and hair positively affected shared teamwork through a good network of professional contacts and happiness in personal and family life. Practical implications: for future studies, it is suggested the expansion or scope of the research for teachers of all courses of the Institution under analysis. Originality/value: reflected on aspects related to the career, highlighting that professional identity is associated with the feeling of pride provided by the exercise of the profession, since the effects generated have an impact on the development and evolution of society.
  • ESCOLHA DO DESTINO TURÍSTICO DO SEGMENTO LGBT+: RELAÇÃO ENTRE AS MOTIVAÇÕES PSICOLÓGICAS E A IMAGEM DO DESTINO Articles

    Hahn, Ivanete Schneider; Bianchi, Julia; Baldissarelli, Juciele Marta; Martins, Anderson Antônio Mattos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o estudo se debruçou na identificação da relação entre as motivações psicológicas e da imagem do destino na escolha do destino turístico do segmento LGBT+. Design/ Metodologia/ Abordagem: A pesquisa foi operacionalizada por meio de uma survey com um total de 239 respondentes. sendo destes. 89 autodefinidos LGBT+. Para a análise de dados foram utilizadas análises estatísticas univariadas e bivariadas. Resultados: (1) ambos os públicos valorizam o lazer como principal motivação psicológica para a escolha do destino turístico; (2) as infraestruturas e o ambiente socioeconômico e a imagem afetiva são as dimensões mais importantes da imagem do destino; (3) as motivações psicológicas aumentam a avaliação da imagem de destino de turistas autodefinidos LGBT +; (4) não houve diferença significativa entre a escolha do destino turístico entre heterossexuais e o público LGBT +. Originalidade: estudos anteriores focam em análises de consumo de destinos turísticos de LGBT+, mas não a compreensão das principais motivações psicológicas e sua associação com a imagem do destino, tampouco, verificam se de fato há diferenças entre o público LGBT+ e heterossexuais. Este estudo respondeu esta lacuna.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this study aimed to identify the relationship between psychological motivations and destination image of self-defined LGBT+ tourists’ destination choice. Design/ methodology/ approach: The study was operationalized through a survey with 239 respondents. Which 89 were self-defined as LGBT+. Statistical univariate and bivariate analyses were used for data analysis. Findings: (1) both targets value leisure as the primary psychological motivation for choosing the travel destination; (2) infrastructures and socio-economic environment and affective image are the most critical dimensions of destination image; (3) the psychological motivations increase the destination image of self-defined LGBT+ tourists’; (4) there was no significant difference between the choice of tourist destination between heterosexuals and the LGBT +. Originality/value: Previous studies have focused on analyzes of consumption of LGBT + tourist destinations, but not understanding the main psychological motivations and their association with the image of the destination, either check whether there are in fact differences between the LGBT + and heterosexual audiences. This study answered to this gap.
  • COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS NA REGIÃO DO COREDE RIO DA VÁRZEA/RS/BRASIL Articles

    Nogueira, Carolina de Mattos; Fagundes, Paloma de Mattos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - Analisar as intenções de compra do consumidor em feiras livres na região do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Rio da Várzea/Rio Grande do Sul à luz da Teoria do Comportamento Planejado e dos fatores influenciadores no processo decisório. Design/metodologia/abordagem O escopo da pesquisa requer uma análise envolvendo a interação da TPB, do processo de tomada de decisão e dos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, possibilitando a partir das inferências estatísticas analisar simultaneamente múltiplas variáveis através do uso da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. O questionário foi aplicado a 195 consumidores das feiras livres utilizando a técnica de amostragem não-probabilística por conveniência. Resultados O modelo das relações causais das três crenças e dos quatro fatores influenciadores permitiu testar se os sete constructos se correlacionam. A correlação entre todos os indicadores foi significativa e positiva e o modelo que obteve maior significância foi o modelo do constructo referente aos Fatores Pessoais. Nesse modelo a preocupação com a saúde e a qualidade de vida foram as variáveis mais relevantes, permitindo concluir que a busca por uma vida saudável faz com que os consumidores se preocupem em procurar alimentos naturais, que são encontrados nas feiras livres. Originalidade/valor Estudos que abordam todo este contexto não foram realizados na região do COREDE Rio da Várzea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose - To analyze consumer purchase intentions at open fairs in the region of Regional Development Council (COREDE) Rio da Várzea/Rio Grande do Sul in the light of the Theory of Planned Behavior and the influencing factors in the decision-making process. Design/methodology/approach - The scope of the research requires an analysis involving the interaction of TPB, the decision-making process and the factors that influence consumer behavior, making it possible, based on statistical inferences, to analyze multiple variables simultaneously through the use of the Modeling technique of Structural Equations. The questionnaire was applied to 195 consumers of open markets using the non-probabilistic convenience sampling technique. Findings The model of causal relationships of the three beliefs and four influencing factors allowed testing whether the seven constructs are correlated. The correlation between all indicators was significant and positive and the model that obtained greater significance was the construct model referring to Personal Factors. In this model, the concern with health and quality of life were the most relevant variables, allowing us to conclude that the search for a healthy life makes consumers worry about looking for natural foods, which are found in open markets. Originality/value - Studies that address this entire context have not been carried out in the region of the COREDE Rio da Várzea.
  • CAPACIDADE ABSORTIVA E INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA GESTÃO DOS NEGÓCIOS DE JOVENS EMPREENDEDORES Articles

    Werlang, Bruna Luisa; Werlang, Nathalia Berger

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - O presente estudo tem por objetivo compreender como jovens empreendedores desenvolvem a capacidade absortiva e a inovação, a partir dos processos de aquisição, assimilação, transformação e aplicação do conhecimento adquirido em fontes externas. Design/ metodologia/ abordagem A pesquisa se identifica como teórico-empírica, com base qualitativa, descritiva, por meio de uma pesquisa a campo operacionalizada com um estudo de casos múltiplos. A amostra da pesquisa consiste em 07 empresas geridas por jovens empreendedores. A análise de dados sucedeu por meio da análise de conteúdo. Resultados - Como principais resultados, evidenciou-se algumas práticas relevantes para cada dimensão da capacidade absortiva. Para a aquisição, destaca-se a troca e a busca de informações, importância do networking, e a participação em eventos e feiras. Já a assimilação do conhecimento é realizada a partir de reuniões, incentivos em formações e formação de opinião. A transformação do conhecimento é realizada a partir da estruturação e fontes de novos conhecimentos. Por fim, a aplicação do conhecimento ocorre por meio da criação de produtos e serviços inovadores, vantagens tecnológicas e estratégias. Limitações da pesquisa O presente estudo apresenta como limitação o tamanho da amostra, que pode apresentar um viés no resultado a partir da visão dos participantes. Originalidade Como principais contribuições, o estudo apresenta como se dá o processo de capacidade absortiva de jovens empreendedores e as principais ações e práticas realizadas pelos mesmos na gestão dos seus próprios negócios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The current study has the objective to understand how young entrepreneurs develop absorptive capacity and innovation from the processes of acquisition, assimilation, transformation and knowledge application acquired from external sources. Design/methodology/approach The research is identified as theoretical-empirical, with qualitative basis, descriptive, through a field research operationalized with a multiple case study. The survey sample consists of 07 companies run by young entrepreneurs. Data analysis occurred through content analysis. Findings As main results, some relevant practices were evidenced for each dimension of absorptive capacity. For acquisition, the exchange and search for information, the importance of networking, and participation in events and fairs stand out. Knowledge assimilation happens from holding meetings, incentives in training and opinion formation. Knowledge transformation is accomplished from the structuring and new sources of knowledge. Lastly, knowledge application occurs through the creation of innovative products and services, technological advantages and strategies. Research limitations/implications - The present study has as a limitation the sample size, which may have a bias in the result from the viewpoint of the participants. Originality/value - As main contributions, the study presents how the absorptive capacity process of young entrepreneurs takes place and the main actions and practices carried out by them in the management of their own businesses.
Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br