Acessibilidade / Reportar erro
Brazilian Journalism Research, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2021
  • EXPERIMENTS IN JOURNALISM: an introduction to the special issue” Introduction

    USEILLE, PHILIPPE; MARTINEZ, MONICA
  • EXPERIMENTANDO COM CONTEÚDO GERADO POR USUÁRIOS NA PRÁTICA JORNALÍSTICA: adotando um enfoque narrativo centrado no usuário durante a cobertura da pandemia de covid-19 na América Latina Dossier

    SANSEVERINO, GABRIELA GRUSZYNSKI; SANTOS, MATHIAS FELIPE DE LIMA

    Resumo em Português:

    RESUMO Muitos acadêmicos têm reconhecido os benefícios que o conteúdo gerado pelo usuário (CGU) pode trazer para as notícias. Nesse contexto, a cobertura da pandemia, sem dúvida, forçou os meios de comunicação de todo o mundo a adotar esse tipo de conteúdo para apresentar informações relevantes durante esse período. Para entender como os veículos latino-americanos estão explorando o CGU em reportagens, propusemos um estudo exploratório que inclui uma observação planejada de 80 sites de notícias e seus canais de rede social entre abril e agosto de 2020. Durante esse período, conduzimos uma observação sistemática para analisar como esses veículos abrem espaços para o público e experimentam integrar o conteúdo do usuário em seus processos de notícias. Nossos resultados sugerem que a maioria dos portais observados adotou CGU pontualmente com envolvimento mínimo. No entanto, a pandemia promoveu experimentos interessantes sobre a integração de CGU na criação de notícias que resultaram em formas inovadoras de storytelling.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Los estudios académicos han reconocido los beneficios que el contenido generado por el usuario (CGU) puede aportar a las noticias. En este contexto, la cobertura de la pandemia sin duda ha obligado a los medios de todo el mundo a adoptar este tipo de contenido para brindar información relevante durante este tiempo. Para comprender cómo los medios latinoamericanos están explorando el CGU en la cobertura de noticias, proponemos un estudio exploratorio que incluye la observación de 80 sitios web de noticias y sus redes sociales entre abril y agosto de 2020. A lo largo de este período, hicimos una observación sistemática para analizar cómo estos medios abren espacios para el público y experimentan la integración del contenido del usuario en sus procesos de noticias. Nuestros hallazgos sugieren que la mayoría de los portales observados adoptan puntualmente el CGU con un compromiso mínimo. Por otro lado, la pandemia ha disrumpido algunos experimentos interesantes de integración del CGU en la creación de noticias que generaron formas innovadoras de storytelling.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Many scholars have recognized the benefits that user-generated content (UGC) can bring to news publications. In this context, the coverage of the pandemic has undoubtedly forced news outlets around the world to embrace such content to present relevant information during this time. To understand how Latin American outlets are exploring UGC in news reporting, we proposed an exploratory study that includes a devised observation of 80 news websites and their social network channels between April and August 2020. During this period, we conducted a systematic observation to analyze how these outlets open spaces for the public and experiment with integrating user content into their news processes. Our findings suggest that the majority of the observed portals have punctually adopted UGC with minimal engagement. However, the pandemic disrupted interesting experiments regarding the integration of UGC into news creation that generate innovative forms of storytelling.
  • JORNALISMO MÓVEL: A emergência de um novo campo jornalístico Dossier

    RODRIGUES, LUIS PEDRO RIBEIRO; BALDI, VANIA; GALA, ADELINO DE CASTRO OLIVEIRA SIMÕES

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo foi desenvolvido no escopo do projeto Erasmus+ PAgES e tem como objetivo investigar o jornalismo móvel (mojo) enquanto nova técnica do jornalismo digital, destacando três características: agilidade, flexibilidade e acessibilidade. As hipóteses apontam para que o jornalista móvel seja capaz de produzir conteúdo jornalístico com rapidez, incluindo maior variedade de formatos, além de ter o acesso facilitado aos locais mais afastados e aos personagens para as entrevistas. Para testá-las, realizou-se uma pesquisa exploratória através de uma metodologia mista: um questionário online, que obteve 53 respostas, para avaliar o grau de concordância ou discordância dos próprios jornalistas móveis em relação às hipóteses; também se realizaram quatro entrevistas com especialistas, para entender suas percepções acerca do fenômeno. O resultado da pesquisa se mostrou favorável às hipóteses, além de confirmar o processo de individualização laboral no jornalismo e o mojo enquanto técnica jornalística adequada às exigências do mercado da comunicação no século XXI.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El artículo se desarrolló en el ámbito del proyecto Erasmus+ PAgES y tiene como objetivo investigar el periodismo móvil (mojo) como una nueva técnica del periodismo digital, destacando tres características: agilidad, flexibilidad y accesibilidad. Las hipótesis apuntan a que el periodista móvil podrá producir contenido periodístico de forma rápida, incluyendo una mayor variedad de formatos, además de tener un acceso más fácil a los lugares más remotos y los personajes para las entrevistas. Para ponerlas a prueba se realizó una investigación exploratoria con una metodología mixta: una encuesta en línea, que obtuvo 53 respuestas, para evaluar el grado de acuerdo o desacuerdo de los propios periodistas móviles con respecto a las hipótesis; también se realizaron cuatro entrevistas con expertos para comprender sus percepciones del fenómeno. El resultado de la investigación fue favorable a las hipótesis, además de confirmar el proceso de individualización laboral en el periodismo y el mojo como técnica periodística adecuada a las exigencias del mercado de la comunicación en el siglo XXI.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article was developed within the scope of the Erasmus+ PAgES project, and it aims to investigate mobile journalism (mojo) as a new digital journalism technique that is based upon three characteristics: agility, flexibility, and accessibility. The proposed hypotheses are that mobile journalists can produce news content quickly and also include a greater variety of formats. In addition, access to remote locations and characters for interviews has been facilitated. Exploratory research tested these hypotheses using a mixed-method approach: an online survey (53 responses), to assess the degree of agreement/disagreement of the mobile journalists themselves regarding the hypotheses; and four interviews with experts to understand their perceptions of this new approach to journalism. The result of the research was favorable to the hypotheses and confirmed the process of individualization in journalism. It also ratified mojo as a journalistic technique suited to the demands of the 21st-century media industry.
  • EVOLUÇÕES E EXPERIÊNCIAS EM UM GÊNERO HÍBRIDO: análise das características jornalístico-literárias nas edições da plataforma digital UOL TAB (2014–2018) Dossier

    CONCEIÇÃO, CÍNTIA SILVA DA; VECCHIO-LIMA, MYRIAN REGINA DEL

    Resumo em Português:

    RESUMO Em um cenário em que o jornalismo longform já faz parte das narrativas na web, este trabalho buscou compreender se e como as características do jornalismo literário (JL), definidas pelos autores Kramer (1995), Wolfe (2005), Lima (2009) e Pena (2017), são integradas ao conteúdo multimídia do webjornalismo. Para isso, foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa e aplicou-se a metodologia análise de conteúdo em uma amostra final de quatro reportagens da plataforma UOL TAB. Verificou-se que o JL na escrita digital se apropria dos elementos multimídia com a intencionalidade de potencializar a experiência do leitor; e, embora o texto escrito continue como elemento central da narrativa, são os recursos multimídia acoplados a ele, que inovam o gênero, tornando a experiência do leitor mais imersiva.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En un escenario donde el periodismo de larga duración ya forma parte de las narrativas en la web, el trabajo buscó comprender si y cómo las características del periodismo literario (JL), definidas por los autores Kramer (1995), Wolfe (2005), Lima (2009) y Pena (2017), se integran en el contenido multimedia del periodismo web. Para ello, se utilizaron los enfoques cuantitativos y cualitativos y se aplicó la metodología de análisis de contenido a una muestra final de cuatro reportajes periodísticos de la plataforma UOL TAB. Se encontró que la JL en escritura digital se apropia de los elementos multimedia con la intención de mejorar la experiencia del lector; y, aunque el texto escrito sigue siendo un elemento central de la narrativa, son los recursos multimedia adjuntos que innovan el género, haciendo que la experiencia del lector sea más inmersiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the current scenario where long-form journalism is now an online narrative form, this work sought to understand if and how the characteristics of literary journalism (LJ), as defined by authors Kramer (1995), Wolfe (2005), Lima (2009) and Pena (2017), are integrated into the multimedia content of webjournalism. Both quantitative and qualitative approaches were used to perform this, and the content analysis methodology was applied to a final sample of four reports from the UOL TAB platform. We found that LJ in digital writing uses multimedia features to enhance readers’ experiences and, even though the written text remains a key element to the narrative, the multimedia resources attached to it make the genre original, and thus provide for a more immersive reading experience.
  • A SERVIÇO DA COMUNIDADE, DA CAUSA OU DO CAPITAL: os arranjos jornalísticos alternativos às grandes corporações de mídia em Santa Catarina Dossier

    KIKUTI, ANDRESSA; MICK, JACQUES; PAUL, DAIRAN MATHIAS; LUZ, SUELYN CRISTINA CARNEIRO; SOUSA, JEFFERSON; RAMOS, ALESSANDRA NATASHA C.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre arranjos econômicos de jornalismo alternativos às grandes corporações de mídia no estado de Santa Catarina. Traça um perfil de 20 arranjos identificados por meio de técnicas combinadas de pesquisa (bola de neve e questionário), caracterizando-os a partir de três eixos centrais: 1) “o que há de jornalístico” nos arranjos jornalísticos (aspectos definidores do tipo de jornalismo produzido – ou “marcadores”) e considerações sobre o mundo do trabalho de seus e suas responsáveis; 2) organização e processo produtivo (regimes de publicação, públicos-alvo, relações de independência e alternatividade); e 3) inovação e sustentabilidade (se os arranjos consideram-se empreendedores e inovadores, quais seus status jurídicos e como se sustentam). Os resultados apontam para três tipos ideais de arranjos jornalísticos, identificados por suas diferentes conexões com o capital, as comunidades ou as causas políticas. Cada tipo ideal corresponde a um entendimento diferente do que é o jornalismo e a distintas práticas de governança. Esses tipos, sem constituírem ainda modelos consolidados, respondem, cada qual a seu modo, às mudanças estruturais do ofício.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo presenta los resultados de una investigación sobre proyectos económicos de periodismo alternativos a las principales corporaciones mediáticas en el estado de Santa Catarina, Brasil. Se dibuja un perfil de 20 proyectos identificados por técnicas de investigación articuladas (bola de nieve y cuestionario), caracterizándolos desde tres ejes centrales: 1) “qué hay de periodístico” en los proyectos periodísticos (aspectos definidores del tipo de periodismo producido – o “marcadores”) y consideraciones sobre el mundo laboral de sus responsables; 2) organización y proceso de producción (regímenes de publicación, públicos objetivo, relaciones de independencia y alternatividad); y 3) innovación y sostenibilidad (si los proyectos se consideran emprendedores e innovadores, cuál es su estatus legal y cómo se mantienen). Los resultados apuntan a tres tipos ideales de proyectos periodísticos, identificados por sus distintas conexiones con el capital, las comunidades o las causas políticas. Cada tipo ideal corresponde a una comprensión diferente de lo que es el periodismo y diferentes prácticas de gobernanza. Estos tipos, sin ser modelos aún consolidados, responden, cada uno a su manera, a los cambios estructurales de la profesión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the results of research on journalistic economic alternative arrangements to the major media corporations in the state of Santa Catarina, Brazil. It draws a profile of 20 arrangements identified through combined research techniques (snowball and questionnaire), characterizing them from three central axes: 1) “what is journalistic” in the journalistic arrangements (defining aspects of the type of journalism that is produced – or “markers”) and considerations about the world of work of the people in charge of these arrangements; 2) organization and production process (publication regimes, target audience, independence, and alternativeness); and 3) innovation and sustainability (if the arrangements consider themselves as entrepreneurial and innovative, what their legal status is and how they are financially sustained). The results point to three ideal types of journalistic arrangements, identified by their different bonds with the capital, their communities, or their political causes. Each ideal type corresponds to a distinct understanding of what journalism is and to distinct governance practices. Without constituting consolidated models, these types respond, each one in its way, to the structural changes that occur in the profession.
  • RÁDIO LOCAL SEM FRONTEIRAS: a experimentação de uma pequena emissora portuguesa na internet Dossier

    JORGE, THAÏS DE MENDONÇA; BATISTA, PAULA CRISTINA BRITO

    Resumo em Português:

    RESUMO O jornalismo hiperlocal, compreendido como o tipo de jornalismo praticado em pequenas comunidades, faz parte do ecossistema midiático, mas raramente tem sua importância reconhecida. Com a retirada das grandes empresas de media das localidades de menor tamanho, no início do século XXI, o jornalismo hiperlocal vem retomando seu espaço graças à internet, explorando o filão das notícias comunitárias com vistas a alcançar audiências transfronteiras. Este estudo tem como foco Portugal e investiga como estão sendo feitas notícias hiperlocais em uma rádio do interior do país – a Rádio Cova da Beira (RCB). Os resultados de análise de conteúdo no site, de entrevistas e observação participante na redação da emissora com sede em Fundão, distrito de Castelo Branco (Portugal), mostram que este modelo de jornalismo local valoriza a cultura, mas enfrenta sérios problemas estruturais e financeiros.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El periodismo hiperlocal, entendido como el tipo de periodismo practicado en pequeñas comunidades, es parte del ecosistema de los medios, pero rara vez se lo reconoce por su importancia. Con la retirada de las grandes empresas medianas de las ciudades más pequeñas, a principios del siglo XXI, el periodismo hiperlocal se ha hecho cargo gracias a internet, explorando la racha de noticias de la comunidad con miras a llegar a audiencias transfronterizas. Este estudio se centra en Portugal e investiga cómo se producen noticias hiperlocales en una radio en el interior del país: Rádio Cova da Beira (RCB). Los resultados del análisis de contenido en el sitio web, las entrevistas y la observación participante en la sala de redacción de la emisora con sede en Fundão, distrito de Castelo Branco (Portugal), muestran que este modelo de periodismo local valora la cultura, pero enfrenta serios problemas estructurales y financieros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Hyperlocal journalism, understood as the type of journalism practiced and undertaken in small communities around the world, is part of the media ecosystem, but its importance is rarely recognized. With the withdrawal of media companies from smaller locations in the early 21st century, hyperlocal journalism has regained its space thanks to the internet, exploiting the streak of community news to reach audiences in various parts of the world. This study focuses on Portugal and investigates how hyperlocal news is reported on a radio station in the interior of the country: Rádio Cova da Beira (RCB). The results of an analysis of the website’s content, interviews, and participant observation in the newsroom of the broadcaster, based in Fundão, in the district of Castelo Branco (Portugal), show that this model of local journalism values culture, but faces serious structural and financial problems.
  • REDAÇÕES COMO NÃO LUGARES Article

    REYNA, VÍCTOR HUGO

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o significado da rotatividade voluntária dos jornalistas na configuração do espaço que historicamente ocuparam: as redações. Com base no conceito de Augé de não-lugar e do trabalho de campo realizado junto aos principais jornais de três estados do norte do México, conclui-se que a recorrência de eventos de demissão transforma as redações, de espaços de permanência em espaços de transição; ou seja, de lugares em não-lugares. O alcance deste fenômeno transcende a entrada e saída de uma determinada geração, pois corrói a identidade, o carácter relacional e histórico destes espaços.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar el significado de la rotación de personal voluntaria de los periodistas en la configuración del espacio que históricamente han ocupado: las salas de redacción. A partir del concepto de no lugar de Augé y trabajo de campo en los principales periódicos de tres estados del norte de México, se descubre que la recreación recurrente de los eventos de renuncia transforma a las redacciones de espacios de permanencia en espacios de transición; es decir, de lugares en no lugares. El alcance de este fenómeno trasciende la entrada y la salida de determinada generación, pues erosiona el carácter identitario, relacional e histórico de estos espacios.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this article is to analyze the meaning of journalists’ voluntary turnover in the configuration of the space that they have historically occupied: newsrooms. Drawing on Auge’s concept of non-place and fieldwork in the leading newspapers of three northern Mexican states, it is discovered that the recurring recreation of turnover events transforms newsrooms from spaces of permanence into spaces of transition; that is, from places to non-places. The scope of this phenomenon transcends the entry and exit of a certain generation since it erodes the identitarian, relational and historical character of these spaces.
  • TRIPLA IDENTIDADE EM TENSÃO: as possibilidades da etnografia em mídias legislativas Article

    BERNARDES, CRISTIANE BRUM; NUNEZ, SARAH

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa desafios, obstáculos e avanços teóricos e metodológicos que a perspectiva da etnografia das organizações pode trazer à pesquisa em jornalismo, com base em duas análises das mídias legislativas do Congresso Nacional. Discute-se como a tripla identidade de etnógrafa-jornalista-servidora pública complexifica as análises sobre esses veículos, criando um ambiente favorável à reflexividade. Partindo do pressuposto de que tais mídias são um espaço privilegiado para observar a relação entre os campos político e jornalístico, o estudo conclui que os ganhos da etnografia estão relacionados à possibilidade de perceber e compreender a identidade híbrida dos sujeitos observados, e do próprio pesquisador. No contexto estudado, o papel político dos atores é complexificado e colocado em evidência, o que amplia a compreensão do papel social do jornalismo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio aborda desafíos, obstáculos y avances teóricos y metodológicos que la perspectiva de la etnografía de las organizaciones puede aportar a la investigación en periodismo, a partir de dos análisis de los medios legislativos del Congreso Nacional brasileño. Se discute cómo la triple identidad de etnógrafo-periodista-servidor público compleja el análisis de estos vehículos, creando un ambiente favorable a la reflexividad. Partiendo del supuesto de que dichos medios son un espacio privilegiado para observar la relación entre los campos político y periodístico, el estudio concluye que las ganancias de la etnografía están relacionadas con la posibilidad de percibir y comprender la identidad híbrida de los sujetos observados y del propio investigador. En el contexto estudiado, se compleja y resalta el rol político de los actores, lo que amplía la comprensión de la función social del periodismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes the challenges, obstacles, and theoretical and methodological advances that the ethnography of organizations can bring to journalism research based on two studies on legislative media in the Brazilian National Congress. It discusses how the triple identity of ethnographer-journalist-public servant complicates the analysis of these media outlets, creating an environment favorable to reflexivity. Based on the assumption that such media are a privileged space to observe the relationship between the political and journalistic fields, this study concludes that the ethnography advantages are related to the possibility of perceiving and understanding the hybrid identity of the observed subjects, and the researchers themselves. The political role of actors in this context is complex and emphasized in order to further the understanding of the social role of journalism.
  • ATRAVESSAMENTOS DO TEMPO E DO OLHAR NA IMAGEM JORNALÍSTICA DE VIDAS PRECÁRIAS DA “CRACOLÂNDIA” (SP) Article

    MARTINO, LUIS MAURO SÁ; AMÁ, VITÓRIA PRIETO; MARQUES, ÂNGELA CRISTINA SALGUEIRO

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo delineia alguns aspectos da representação, pela mídia, do que Butler (2004, 2014, 2016) define como “vida precária”, forma de existência desprovida de direitos e condições básicas. O foco é a análise de imagens fotojornalísticas de duas operações policiais (2017 e 2018) na “cracolândia”, centro de São Paulo. A partir de um corpus de 109 imagens publicadas pelos portais de notícias UOL, G1 e R7, selecionamos oito fotografias para uma análise mais detida de elementos que tensionam a biopolítica do controle (Foucault, 1980), da impessoalidade e da desconsideração das vidas precárias, com as tentativas de sobrevivência (DidiHuberman, 2017) e resistência a partir das vulnerabilidades. Identificamos a presença de três dimensões principais de representação: (1) há padrões semelhantes derepresentação, apesar dos eventos estarem separados por seis meses; (2) a cobertura foca na vulnerabilidade dos retratados, mas também há sequências de resistência, sobretudo nas imagens da face e nas gestualidades; (3) imagens individuais de sofrimento, perda e luto encontram um contraponto em expressões de raiva e reação. Esses elementos são analisados à luz das reflexões que entrelaçam o fotojornalismo à ética da responsabilidade (Mondzain, 2009; Caron, 2007), pensando as possibilidades de aproximação e encontro com a alteridade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo delinea algunos aspectos de la representación, por los medios, de lo que Butler (2004, 2014, 2016) define como “vida precaria”, existencia sin derechos y condiciones básicas. El foco es cobertura periodística de dos operaciones policiales (2017 y 2018) en la “cracolândia”, región central de la ciudad de São Paulo. La atención se centra en el análisis de imágenes de fotoperiodismo de dos operativos policiales en “cracolândia”, en el centro de São Paulo. De un corpus de 109 imágenes publicadas por los portales de noticias UOL, G1 y R7, seleccionamos ocho fotografías para un análisis más detallado de elementos que tensan la biopolítica del control (Foucault, 1980), la impersonalidad y el desprecio por la vida precaria, con intentos de supervivencia (Didi-Huberman, 2017) y resistencia a vulnerabilidades. Identificamos la presencia de tres dimensiones principales de representación: (1) hay similitudes de representación, aunque los eventos están sean distintos; (2) la cobertura se enfoca en la vulnerabilidad de los retratados, pero también hay secuencias de resistencia, sobre todo en las imágenes de la cara y en los gestos; (3) imágenes individuales de sufrimiento, pérdida y luto encuentran un contrapunto en expresiones de rabia y reacción. Estos elementos se analizan a la luz de las reflexiones que entrelazan el fotoperiodismo con la ética de la responsabilidad (Mondzain, 2009; Caron, 2007), pensando en las posibilidades de acercamiento y encuentro con la alteridad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article outlines the media representation of the “precarious life”, as Butler (2004, 2014, 2016) defines it, as a form of life deprived of its fundamental rights. The focus is on the analysis of photojournalistic images of two police operations (2017 and 2018) in “cracolândia”, a region in São Paulo’s downtown. From a corpus of 109 images published by the news portals UOL, G1, and R7, we selected eight photographs for a closer analysis of elements that tension the biopolitics of control (Foucault, 1980), impersonality, and disregard for precarious lives, with attempts at survival (DidiHuberman, 2017) and resistance from vulnerabilities. We identified the presence of three main dimensions of representation: (1) although there is six months between the events, media representation follows a similar pattern of representation; (2) the pictures focus on vulnerable, dispossessed life, but also show the defiant and resistance power of faces and gestures; (3) the individual images of suffering, loss, and grievance are counterpointed by hints of rage and reaction. These elements are analyzed in the light of the reflections that intertwine photojournalism with the ethics of responsibility (Mondzain, 2009; Caron, 2007), which indicates possibilities of approaching and meeting otherness.
  • REPRESENTAÇÕES DA VÍTIMA NO JORNALISMO NARRATIVO CONTEMPORÂNEO SOBRE CATÁSTROFES Article

    SERELLE, MARCIO; PINHEIRO, CARLOS HENRIQUE

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, investigamos representações de vítimas de catástrofes em duas narrativas jornalísticas brasileiras contemporâneas: Todo dia a mesma noite, de Daniela Arbex, e Tragédia em Mariana, de Cristina Serra. Recuperamos, inicialmente, o significado e usos da palavra vítima para uma descrição dos tipos presentes nas narrativas. Analisamos, a seguir, as obras com ênfase na categoria da vítima, personagem que constitui a face humana do acontecimento. Objetivamos compreender como, em cada narrativa, as vidas afetadas são colocadas em enredo. Os resultados da análise apontam para projetos narrativos distintos e, por seguinte, de posições éticas também distintas acerca da representação das vítimas. A obra de Arbex reitera o trauma como núcleo dramático, que fixa as personagens (e possivelmente o leitor) no sofrimento; a de Serra atua investigativamente sobre a catástrofe, com a recuperação das histórias dos que morreram por meio da memória dos sobreviventes, que, em movimento, buscam justiça e reconstruir caminhos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este trabajo investigamos representaciones de víctimas de catástrofes en dos narrativas periodísticas brasileñas contemporáneas: Todo dia a mesma noite, de Daniela Arbex, y Tragédia em Mariana, de Cristina Serra. Inicialmente, recuperamos el significado y usos de la palabra víctima para una descripción de tipos existentes en las narrativas. Analizamos las narrativas con énfasis en la categoría víctima, personaje que constituyó el rostro humano de los reportajes. Pretendemos entender cómo, en cada narrativa, se enredan las vidas afectadas. Los resultados del análisis muestran diferentes proyectos narrativos y distintas posturas éticas acerca las representaciones de las víctimas. La obra de Arbex reitera el trauma como núcleo dramático, que fija los personajes (y posiblemente el lector) in el sufrimiento; en Serra, se avanza en la investigación de la catástrofe, con el rescate de las historias de los que murieron por medio del recuerdo de los supervivientes, que buscan justicia y rehacer sus vidas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we study representations of catastrophe victims in two contemporary journalistic narratives in Brazil: Todo dia a mesma noite by Daniela Arbex and Tragédia em Mariana by Cristina Serra. We first study the meaning and uses of the word victim to describe the types of victims in the narratives. Our analysis of both narratives focuses on the victims. We aim to understand how the storytelling in each narrative develops the victims’ stories. The results of the analysis point to different narrative projects and, as a result, to different ethical positions regarding the representation of victims. Arbex’s work focuses on trauma as an emotional nucleus which all characters (and possibly the reader) suffer from. Investigating the catastrophe is the main focus in Serra’s work, with the stories of those who died told through the memory of those who survive them, who seek justice, and who look to rebuild their lives.
Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) Secretaria da SBPJor, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília(UnB)., ICC Norte, Subsolo, Sala ASS 633 - cep: 70910-900, Brasília - DF / Brasil - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbpjor.dir.adm@gmail.com