Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), Volume: 65, Publicado: 2021
  • ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO SUJEITO NA PUBLICIDADE AUDIOVISUAL DE CURSOS DE IDIOMAS Artigo Original

    MARQUES, Welisson

    Resumo em Português:

    RESUMO Inscrito sob o viés teórico da Análise do Discurso, este artigo apresenta como objetivo geral analisar a constituição do sujeito enunciador no discurso publicitário de cursos de idiomas no Brasil. Nesse sentido, buscaremos analisar como o sujeito significa aprendiz e aprendizagem de língua inglesa nesses espaços enunciativos. Para isso, traremos à discussão, a priori, alguns aspectos históricos que permeiam o ensino de língua inglesa em nosso país. Na sequência, trataremos da base metodológica que constitui a pesquisa ora arrolada nesta reflexão, para enfim, efetuarmos nossas análises. Destacamos, no batimento descrição-interpretação, que os enunciados, de modo regular, evidenciam a importância suprema da habilidade oral. Isso se apresenta na constante mobilização linguística do lexema falar em suas diversas flexões. Outrossim, verifica-se a supremacia do estrangeiro em relação ao brasileiro e, por fim, a exigência que recai sobre o aprendiz brasileiro de língua inglesa em possuir uma pronúncia “perfeita”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Under the theoretical framework of discourse analysis, this paper aims at analyzing the constitution of the subject in the advertising discourse of English language courses in Brazil. In this sense, the analyses focus on how the subject represents learner and English language learning in these enunciative spaces. For this, we will bring to discussion, a priori, some historical aspects that permeate the teaching of English language in our country. We then address the methodological basis which constitutes the research, and then we will propose our analysis. We highlight, in the analysis, that the utterances, on an ongoing basis, demonstrate the paramount importance of oral skills. This is presented in the constant linguistic mobilization of the lexeme speak in its various inflections. Furthermore, the supremacy of the native speaker in relation to the Brazilian is identified and, finally, the requirement that lies on the Brazilian learner of the English language concerning the need for their “perfect” pronunciation.
  • LÍNGUA E FASCISMO: CONFIGURAÇÕES DO OLHAR BARTHESIANO Artigo Original

    LEAL, Baktalaia de Lis Andrade

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da declaração de Barthes, afirmando que a língua é fascista, este artigo de opinião realiza uma relação entre os modelos político-ideológicos dos movimentos nazifascistas e as características do conceito de língua barthesiana. As análises caminham pelo campo da filosofia da linguagem e metaforizam os espaços do leitor, autor, texto e contexto de forma a trazer uma reflexão provocativa aos momentos históricos e quadros políticos dos últimos 80 anos. Para esse exame, leva-se em conta teóricos do campo da linguagem como Rodman e Fromklin (1993), Rajagopalan (2003), Fiorin (2008); na esfera da historiografia dialoga-se com Casara (2017), Woolf (1974), Trevor-Roper (1974), além de outros autores que circundam esta investigação de forma relevante. A medida em que se reflete sobre as razões dos pensamentos totalitaristas e verifica-se sua aproximação com a língua-autoritária vislumbrada por Barthes, pode-se mais facilmente compreender como as relações humanas precisam, muitas vezes, ser humanizadas. Como resultado deste estudo, pode-se considerar que os lugares discursivos são capazes de gerar aprisionamento ou liberdade, podem propor o fascismo ou a democracia pela literatura, e tais análises precisam ser contempladas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on Barthes’ statement, stating that language is fascist, this opinion article establishes a relationship between the political-ideological models of the Nazifascist movements and the characteristics of the concept of the Barthesian language. The analyses go through the field of philosophy of language and metaphorize the spaces of the reader, author, text and context in order to bring a provocative reflection on the historical moments and political frameworks of the last 80 years. For this examination, theorists in the field of language are taken into account, such as Rodman & Fromklin (1993), Rajagopalan (2003), Fiorin (2008); in the sphere of historiography, it dialogues with Casara (2017), Woolf (1974), Trevor-Roper (1974), in addition to other authors who surround this investigation in a relevant way. As we reflect on the reasons for totalitarian thoughts and see their approximation with the authoritarian language envisioned by Barthes, we can more easily understand how human relationships often need to be humanized. As a result of this study, it can be considered that discursive spaces are capable of generating imprisonment or freedom, they can propose fascism or democracy through literature, and such analyses need to be considered.
  • AS VOGAIS MÉDIAS TÔNICAS DO PORTUGUÊS DO SÉCULO XVII A PARTIR DAS RIMAS DO CANCIONEIRO BARROCO A FÉNIX RENASCIDA Artigo Original

    FONTE, Juliana Simões; MASSINI-CAGLIARI, Gladis

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investiga a pronúncia das vogais médias tônicas no português do século XVII, a partir da observação das rimas da poesia de então. Como corpus para esta pesquisa foram considerados os poemas seiscentistas agrupados no cancioneiro português A Fénix Renascida ou obras poéticas dos melhores engenhos portugueses . A metodologia adotada neste estudo consistiu, essencialmente, no mapeamento e análise de todas as rimas, no corpus referido, envolvendo vogais médias, na sílaba acentuada. Essas rimas foram comparadas a rimas dos séculos XIII, XV e XVI, analisadas em estudos anteriores da primeira autora deste artigo. Os resultados desta pesquisa sugerem que havia, até o século XVII, pelo menos, intensa variação fonética na pronúncia das vogais médias tônicas da língua portuguesa. Ao longo da história, algumas dessas variações resultaram em mudança, de modo que a variante fixada na pronúncia atual não corresponde à forma etimológica. Em outros casos, no entanto, fixou-se a pronúncia mais antiga da língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research investigates the pronunciation of the stressed mid vowels in Portuguese of the 17thcentury, through the observation of the rhymes of the poetry from that period. The corpus of this research comprises the poems of the book A Fénix Renascida ou obras poéticas dos melhores engenhos portugueses . The methodology adopted in this study was based, essentially, on mapping and analysing all the rhymes with stressed mid vowels in these literary texts. Data from this study were compared to data from 13th, 15thand 16thcenturies (in FONTE, 2010, 2014). The results of this research suggest that there was, until the 17thcentury (at least) constant phonetic variation in the pronunciation of the Portuguese language’s stressed mid vowels. Throughout history, some of these variations have resulted in change. In these cases, the variant fixed in the current pronunciation does not correspond to the etymological form. In other cases, however, the earliest pronunciation of the language was fixed.
  • AQUISIÇÃO DA RETRAÇÃO ACENTUAL DO INGLÊS POR FALANTES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO Artigo Original

    FRAGOZO, Carina; SANTOS, Raquel Santana

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute a aquisição da regra de retração do acento do inglês por falantes do português brasileiro, lançando luzes sobre a influência da L1 e do ensino na aquisição de uma L2. Foi aplicado um experimento no qual 37 falantes nativos e não-nativos de inglês produziram as mesmas palavras isoladamente, em contexto de choque acentual e em contexto sem choque acentual, de modo que se pudesse observar a produtividade desse fenômeno. Os resultados encontrados mostram que a retração ocorreu em proporções semelhantes em contextos com e sem choque acentual e que os aprendizes de nível avançado se aproximaram bastante da taxa de aplicação dos nativos. Também se observou que palavras terminadas em obstruinte não favoreceram a aplicação da regra enquanto palavras terminadas em vogal longa ou nasal favoreceram, o que evidencia que a estrutura silábica e o inventário segmental da L1 afetam os resultados da L2.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT By addressing the acquisition of the English stress-shift rule by speakers of Brazilian Portuguese, this article sheds more light on the debate about the influence of first language and formal instruction on the acquisition of a second language. We carried out an experiment in which 37 native and non-native English speakers were asked to pronounce the same words as single words, in stress clash and non-stress clash contexts in order to observe the productivity of this phenomenon. The results show that stress shift occurs in similar proportions in contexts with and without stress clash and that productivity of the phenomenon among the advanced-level learners was very similar to that of the native speakers. We also found that words ending in an obstruent do not favor the application of the rule, whereas words ending in long vowels or nasals do. These findings show that syllable structure and the segmental inventory of the first language affect the results in the target language.
  • FORMAÇÕES NEOLÓGICAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO COM SUFIXO –AÇO: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL Artigo Original

    SCHLEE, Magda Bahia; COSTA, Thaís de Araujo da

    Resumo em Português:

    RESUMO À luz do aporte teórico da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), esta investigação visa, tomando como corpus de análise notícias de jornais e revistas digitais brasileiros publicados entre 2016 e 2018, refletir acerca do processo de formação de construções neológicas contemporâneas a partir do acréscimo do sufixo -aço a bases nominais, de origem portuguesa ou não. Tendo em vista esse propósito, fazemos primeiramente uma breve revisão bibliográfica com vistas a depreender o funcionamento e os valores semânticos atribuídos ao sufixo -aço em nossas gramáticas e em manuais linguísticos para, em seguida, verificar se os usos contemporâneos desse afixo são condizentes com os previstos nos compêndios especializados. A análise nos possibilitou depreender o funcionamento polissêmico desse afixo, bem como, em algumas situações, a sua metaforização decorrente da tensão estabelecida em diferentes estratos linguísticos, seja no plano da metafunção interpessoal, seja no da metafunção ideacional. Já no tocante ao plano da metafunção textual, propomos uma descrição do funcionamento na oração dos neologismos criados a partir do acréscimo de -aço a bases adjetivas e substantivas

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the light of a theoretical framework based on systemic-functional linguistics (SFL), the present article aims at investigating the process of formation of contemporary neologisms in Brazilian Portuguese by the addition of the suffix – aço to nominal bases, whether or not they are Portuguese. The corpus analized is comprised of digital news articles, obtained from Brazilian online publications, such as, newspapers and, published between 2016 and 2018. With this proposal in mind, a brief review of literature is presented in an attempt to illustrate the rationale underlying the use and semantic values ascribed to the suffix in question in grammar books and textbooks on linguistics. This description was carried out in order to verify whether the current uses of this affix are in accordance with those found in specialised compendia. The analysis allowed not only for the verification of the polysemic functioning of the affix, but also, in certain circumstances, for its metaphorisation due to the tension established in different linguistic strata, be it in the interpersonal metafunction, or in the ideational metafunction stances.
  • A QUESTÃO DE ESCOLHA LINGUÍSTICA EM AMBIENTES DOMÉSTICOS NUM CONTEXTO MULTILINGUE DE MOÇAMBIQUE Artigo Original

    LINDONDE, Lourenço Mateus

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo examinou os padrões de escolhas linguísticas em ambientes domésticos de Montepuez, Moçambique, apoiando-se em abordagens sociolinguísticas que tratam da seleção linguística em contextos multilingues, nomeadamente as noções da diglossia e domínio. Os dados foram recolhidos através de um inquérito. O estudo observou que as várias línguas são usadas em ambientes caseiros, com maior predominância o Português e o Emakhuwa, sendo nula a relação entre a formalidade e a informalidade da situação. Assim, no ambiente caseiro a tendência é o uso das línguas maternas, que incluem o Português. Do ponto de vista teórico, o estudo concluiu que nenhuma abordagem é bastante e suficientemente forte para explicar o fenómeno da escolha linguística na totalidade, apelando para uma abordagem mais integrada, De facto, observou-se que o contexto real de comunicação é construído à medida que se faz a interação, pois se considera um processo negocial, que ocorre durante e não antes ou depois do ato comunicativo. Propõe-se estudos sobre escolhas linguísticas em outros espaços territoriais da província de Cabo Delgado, incluindo estudos subordinados a atitudes linguísticas com vista ao alargamento da informação relativa aos fatores que influenciam os usos linguísticos tanto em Montepuez quanto em outras regiões da província.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study examined the patterns of linguistic choices in domestic environments in Montepuez, Mozambique, based on sociolinguistics approaches that deal with linguistic selection in multilingual contexts, namely the notions of diglossia and domain. The data collected through a survey. The study noted that the various languages are used in home environments, with a greater predominance of Portuguese and Emakhuwa, with no relation between the formality and the informality of the situation. Thus, in the home environment, the trend is the use of mother tongues, which include Portuguese. From a theoretical point of view, the study concluded that no approach is quite sufficiently strong to explain the phenomenon of linguistic choice in its entirety, calling for a more integrated approach. It was observed that the real context of communication is built as the interaction takes place, so it is considered a negotiation process, which occurs during and not before or after the communicative act. Studies on linguistic choices in other territorial spaces in the province of Cabo Delgado are proposed, including those subordinated to linguistic attitudes aiming to expand the information on the factors that influence linguistic uses both in Montepuez and in other regions of the province.
  • A CONSTRUÇÃO SOCIORRETÓRICA DA SEÇÃO DE INTRODUÇÃO EM ARTIGOS ACADÊMICOS DA CULTURA DISCIPLINAR DA ÁREA DE HISTÓRIA Artigo Original

    FREITAS, Tatiane Lima de; BERNARDINO, Cibele Gadelha; PACHECO, Jorge Tércio Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo descrever como a área de História produz e compreende a seção de Introdução de artigos acadêmicos. Para tanto, apoiamo-nos em estudos de Swales (1990), no que se refere à sua concepção de gêneros e à sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que tange ao estudo sobre cultura disciplinar, contamos com as contribuições teóricas de Hyland (2000, 2009) e Bhatia (2004). Nossa pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, apresenta um corpus de trinta artigos acadêmicos, distribuídos em quatro periódicos da área de História, com estratificação A1 conforme WebQualis Capes, vigência 2013-2016. De acordo com a investigação, percebemos que a Introdução de artigos acadêmicos da área em estudo se configura como uma seção extensa na qual os autores apresentam a contextualização do objeto de análise, a exposição de pesquisas prévias, a indicação dos objetivos do estudo e a apresentação dos aspectos metodológicos que viabilizaram a realização da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to describe how the History area produces and understands the Introduction section of academic articles. For this, we rely on studies by Swales (1990), regarding his conception of genres and his methodological proposal CARS (Create a Research Space). Regarding the study of disciplinary culture, we have the theoretical contributions of Hyland (2000, 2009) and Bhatia (2004). Our research, of an exploratory-descriptive nature, presents a corpus of thirty academic articles, distributed in four journals in the History area, with stratification A1 according to WebQualis Capes, valid for 2013-2016. According to the investigation, we noticed that the Introduction of academic articles in the area under study is configured as an extensive section in which the authors present the context of the object of analysis, the exposure of previous research, the indication of the objectives of the study and the presentation of methodological aspects that made the research feasible.
  • TRANSFERÊNCIA CONCEITUAL: O RELATIVISMO LINGUÍSTICO NA APRENDIZAGEM DE SEGUNDA LÍNGUA Artigo Original

    FERREIRA, Renan Castro; MOZZILLO, Isabella

    Resumo em Português:

    RESUMO A influência de uma língua na aprendizagem de outra, ou transferência linguística, é matéria bastante investigada na área de Aquisição de Segunda Língua. Entretanto, há estudos sobre um fenômeno de transferência que ocorre no nível das categorizações conceituais e que dá suporte à hipótese da influência das línguas sobre a cognição, ou Relativismo Linguístico. Esse fenômeno, chamado transferência conceitual (JARVIS; PAVLENKO, 2010), é o objeto deste artigo, que traz uma revisão teórica da literatura sobre a questão. Primeiramente, traçamos o percurso da pesquisa sobre a influência translinguística, dos estudos iniciais, que a tomavam como algo negativo na aprendizagem de L2, até os últimos, que mostram diversos efeitos, inclusive o de facilitação. Depois, abordamos o Relativismo Linguístico, ou Hipótese Sapir-Whorf, revisitando o que foi postulado por seus autores clássicos e por pesquisadores mais recentes, que reformularam a hipótese. Finalmente, revisamos os principais modelos de representação do léxico bilíngue até o de Pavlenko (2009), que explica a transferência conceitual e aproxima o Relativismo Linguístico da Aquisição de Segunda Língua. A revisão termina com a conclusão de que a pesquisa sobre a cognição bilíngue, através da investigação da transferência conceitual, poderá revelar como as línguas que falamos influenciam a nossa cognição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The influence of a language on the learning of another, or language transfer, has been extensively investigated in the field of Second Language Acquisition. There are, however, studies on a kind of transfer that occurs at the level of conceptual categorizations and that supports the hypothesis of the influence of language on cognition, or Linguistic Relativity. This phenomenon, known as conceptual transfer (JARVIS; PAVLENKO, 2010), is the object of this theoretical literature review. First, we revisit the development of the research on cross-linguistic influence, from the earlier studies, which considered it something negative for second language learning, to the latest ones, which show various effects, including facilitation. We then approach Linguistic Relativity, also known as the Sapir-Whorf Hypothesis, recalling what was postulated by its classic authors and by more recent researchers, which have reformulated the hypothesis. Finally, we review the most preeminent models of representation of the bilingual mental lexicon up to Pavlenko’s (2009), which explains conceptual transfer and brings Linguistic Relativity closer to Second Language Acquisition. The review ends with the claim that the research on bilingual cognition, through the investigation of conceptual transfer, may show how the languages we speak influence our cognition.
  • O ESTATUTO FONOLÓGICO DA FRICATIVA VELAR NO FA D’AMBÔ Artigo Original

    BALDUINO, Amanda Macedo; BANDEIRA, Manuele

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, discutimos o estatuto fonológico de /x/ no fa d’ambô (fa), língua crioula de base portuguesa falada em Ano Bom. Mediante a análise de 270 itens lexicais (SEGORBE, 2007) e de 108 conjuntos de cognatos que contrastam o fa d’ambô com o Protocrioulo do Golfo da Guiné (BANDEIRA, 2017), observamos que /x/ pode ter entrado no fa d’ambô em decorrência de um processo de espirantização, demarcado pela lenição de *kPGG em xFA, e que, atualmente, há indícios de que /x/ e /k/ constituem fonemas distintos nessa língua. Com base na distribuição fonotática de /k/ e /x/, observamos a ocorrência de um processo de neutralização em fa d’ambô, em que /k/ é realizado como [x] ao preceder a vogal baixa [a] em sílabas pretônicas, como em [pisxaˈdo] ~ [piskaˈdo] ‘pescador’, porém permanece como oclusiva em sílabas tônicas, como em [pisˈka] ‘pescar’. A neutralização de /k/ em [x] é, assim, um processo sincrônico do fa d’ambô, sendo caracterizada pela manutenção do traço [dorsal] e pela respectiva associação do traço [contínuo] à oclusiva (CLEMENTS, 1996), traço responsável pela especiação diacrônica de *k em /x/ e por anular a distinção sincrônica entre /k/ e /x/.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study, we discuss the phonological status of /x/ in Fa d’Ambô (FA), a Portuguese-based Creole language spoken in Ano Bom Island. Based on the analysis of 270 lexical items (SEGORBE, 2007) and 108 sets of cognates that contrast Fa d’Ambô with the Proto-Creole of the Gulf of Guinea (PGG) (BANDEIRA, 2017), we observed that /x/ could be inserted in Fa d’Ambô as a result of a spirantization process characterized by the lenition of *kPGG into xFA. There is evidence indicating /x/ and /k/ as distinctive phonemes in this language. Considering the phonotactic distribution of /k/ and /x/, we noticed the occurrence of a neutralization process in Fa d’Ambô, in which /k/ is produced as [x] when the stop consonant is preceded by the low vowel [a] in prestressed syllables, as in [pisxaˈdo] ~ [piskaˈdo] ‘fisherman.’ Otherwise, [k] remains as a plosive in stressed syllables, as in [pisˈka] ‘to fish.’ The neutralization of /k/ into [x] corresponds to a synchronous process of Fa d’Ambô. It is characterized by the maintenance of the [dorsal] feature and by the association of the [continuant] feature to the stop (CLEMENTS, 1996). This is the feature responsible for the diachronic speciation of *k into /x/ and for the annulment of the synchronous distinction between /k/ and /x/.
  • POR UMA CARACTERIZAÇÃO DOS CONSTITUINTES TEXTUAIS DESGARRADOS COMO COMENTÁRIOS PARENTÉTICOS À LUZ DE UMA PERSPECTIVA MODULAR DA ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO Artigo Original

    CUNHA, Gustavo Ximenes; DECAT, Maria Beatriz Nascimento

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, nosso intuito é evidenciar que o desgarramento de constituintes, visto por Decat (2011) como estruturas que ocorrem livremente, sem estarem vinculadas sintaticamente a nenhuma oração ou nenhuma outra porção textual, pode ser estudado à luz de uma abordagem da Linguística do Texto e do Discurso, o Modelo de Análise Modular do Discurso. Mais especificamente, estendemos ao estudo dos constituintes desgarrados a proposta de Roulet (2004) para o tratamento dos constituintes parentéticos. Neste trabalho, seguiremos um percurso de análise que estudará o fenômeno do desgarramento em três etapas. Na primeira, estudaremos a relação textual que liga um constituinte desgarrado a uma informação previamente abordada no texto. Na segunda etapa, analisaremos a relação praxiológica que articula a ação que se realiza com o constituinte desgarrado às ações previamente realizadas. Por fim, a terceira etapa estuda os constituintes desgarrados do ponto de vista da forma de organização operacional. Nessa última etapa, os resultados das etapas anteriores serão combinados com o fim de compreendermos as motivações discursivas para o emprego dos constituintes desgarrados. Nas diferentes etapas, os constituintes desgarrados que analisaremos foram extraídos de textos da mídia, como reportagens e artigos de opinião.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT For Decat (2011), the unattachment of constituents corresponds to structures that occur freely, without being syntactically linked to a clause or any other textual portion. In this paper, we show that constituent unattachment can be studied in the framework of the Modular Approach to Discourse Analysis. More specifically, we extend to the study of unattached constituents Roulet’s (2004) proposal for the treatment of parenthetic constituents. In this paper, we will study the phenomenon of unattachment in three stages. In the first, we will study the textual relationship that links an unattached constituent to information previously expressed in the text. In the second step, we will analyze the action relation that articulates the unattached constituent to the previously performed actions. Finally, the third stage studies unattached constituents from the point of view of the operational organization form. In this last stage, the results of the previous stages will be combined to understand the discursive motivations of the unattachment. In the different stages, the unattached constituents that we will analyze were extracted from media texts, such as reports and opinion articles.
  • UM ESTUDO DE PREPOSIÇÕES EM CONTEXTO DE CONSTRUÇÕES DE VERBO AUXILIAR Artigo Original

    COELHO, Sueli Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, descrevemos e analisamos construções da língua portuguesa formadas por [verbo auxiliar + preposição + infinitivo], que são aqui abordadas num viés pancrônico, pautado numa concepção cognitivista e multissistêmica de língua(gem). Nosso objetivo maior consiste em explicar por que, em algumas dessas construções, a preposição tende a ser apagada, sobretudo em contextos de oralidade, sem que tal apagamento resulte em prejuízo para a boa formação da sentença, enquanto em outras o liame preposicional deve obrigatoriamente se interpor entre o verbo auxiliar e a forma nominal de infinitivo, sob pena de se comprometer a boa formação do composto. No entorno dessa questão maior, buscamos ainda descrever que tipo de preposição ocorre nessas construções, a correlação entre o tipo de preposição e a função gramatical (tempo, aspecto, modalidade) codificada pela construção, além de identificar fatores condicionantes da presença da preposição nesses contextos. Os resultados obtidos acusam que apenas as preposições A, DE, PARA e POR podem ocorrer nesses contextos e que elas são herdadas do contexto de reanálise da construção, majoritariamente ligado a um ambiente sintático de finalidade. A opcionalidade da preposição no contexto é restrita à preposição A e condicionada por uma imbricação de fatores de natureza fonológica, prosódica e semântica.

    Resumo em Inglês:

    RESUMO Neste artigo, descrevemos e analisamos construções da língua portuguesa formadas por [verbo auxiliar + preposição + infinitivo], que são aqui abordadas num viés pancrônico, pautado numa concepção cognitivista e multissistêmica de língua(gem). Nosso objetivo maior consiste em explicar por que, em algumas dessas construções, a preposição tende a ser apagada, sobretudo em contextos de oralidade, sem que tal apagamento resulte em prejuízo para a boa formação da sentença, enquanto em outras o liame preposicional deve obrigatoriamente se interpor entre o verbo auxiliar e a forma nominal de infinitivo, sob pena de se comprometer a boa formação do composto. No entorno dessa questão maior, buscamos ainda descrever que tipo de preposição ocorre nessas construções, a correlação entre o tipo de preposição e a função gramatical (tempo, aspecto, modalidade) codificada pela construção, além de identificar fatores condicionantes da presença da preposição nesses contextos. Os resultados obtidos acusam que apenas as preposições A, DE, PARA e POR podem ocorrer nesses contextos e que elas são herdadas do contexto de reanálise da construção, majoritariamente ligado a um ambiente sintático de finalidade. A opcionalidade da preposição no contexto é restrita à preposição A e condicionada por uma imbricação de fatores de natureza fonológica, prosódica e semântica.
  • A CONSTRUÇÃO DO AGIR DOCENTE POR PROFESSORAS DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS: UM OLHAR PARA O ENSINO COMO TRABALHO Artigo Original

    BROSSI, Giuliana Castro; TONELLI, Juliana Reichert Assunção

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetiva conhecer a atividade do/a professor/a de língua inglesa para crianças (LIC) e as dimensões desse agir com base nos fundamentos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999-2003, 2007, 2008). Os dados foram retomados de dois estudos de caso desenvolvidos em 2014 e 2016. O aporte teórico adotado discute a lacuna existente na formação de professores/as de LIC (ROCHA; TONELLI; SILVA, 2010; TONELLI; FERREIRO; BELO-CORDEIRO, 2017; SANTOS; BENEDETTI, 2009) no que diz respeito às particularidades da criança (VYGOTSKY, 1998) e à formação de cidadãos críticos (ROCHA; BASSO, 2007; PESSOA; BORELLI, 2011). O ensino como trabalho e a constituição do agir docente (FAῘTA, 2004; AMIGUES, 2004; MACHADO, 2004) ancoram as análises dos discursos das professoras investigadas, e para a geração de dados foram utilizados questionários, entrevistas e uma sessão reflexiva mediada por desenho. A análise dos dados reforçou a relevância da formação de professores/as com foco nas especificidades da atividade do/a professor/a de LIC que é constituída de todas as dimensões do humano. A análise também desvelou crenças das professoras a respeito do ensino de LIC na escola pública, e a influência do imperialismo linguístico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims at recognizing the activity of teaching English as a Foreign Language to children and the dimensions of the teacher action based on the theoretical and methodological principles of the Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999-2003, 2007, 2008). The data were resumed from two case studies from 2013/2014 and 2015/2016. The theoretical input examines the existing gap in the Humanities curriculum education regarding teaching English to children in Brazil (ROCHA, TONELLI; SILVA, 2010; TONELLI; FERREIRO; BELO-CORDEIRO, 2017; SANTOS; BENEDETTI, 2009), on behalf of children’s particularities (VYGOTSKY, 1998), and education for a critical citizenship (ROCHA; BASSO, 2007; PESSOA; BORELLI, 2011). Teaching as labor and how the teacher’s action is shaped (FAῘTA, 2004; AMIGUES, 2004; MACHADO, 2004) anchor the analyses of the teachers’ reflections. Data were generated through interviews and a reflexive session based upon a drawing. Data analyses reinforced the relevance of teacher education targeted at the specific traces of the English to children teaching education activity, composed of every dimension of the human being. It also revealed teachers’ beliefs about teaching EFLC in public schools as well as traces of linguistic imperialism influence.
  • LEMBRANÇAS DE UM PERCURSO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO ATOR DA ENUNCIAÇÃO DOS MEMORIAIS Artigo Original

    BARROS, Mariana Luz Pessoa de

    Resumo em Português:

    RESUMO O memorial acadêmico parece ser um objeto privilegiado para o exame de simulacros e valores relacionados aos modos de atuação no meio acadêmico brasileiro. Ao escrevê-lo, o professor-pesquisador reelabora seu percurso profissional e intelectual como resposta a uma exigência institucional, uma vez que, no Brasil, muitos concursos que fazem parte da carreira universitária solicitam a elaboração de um memorial acadêmico. Tendo isso em vista, estabelecemos como objetivo deste trabalho analisar a produção da imagem do enunciador-candidato dos memoriais, a partir das propostas de Discini (2003, 2015) e de Fiorin (2004, 2015), desenvolvidas para o tratamento do ator da enunciação no âmbito da semiótica de base greimasiana. Exemplares de diferentes áreas e faculdades da Universidade de São Paulo são comparados, o que permite a verificação de suas diferenças e de suas semelhanças quanto ao emprego de procedimentos textuais e discursivos na construção do ator da enunciação. Como resultado, depreendemos a imagem de um professor-pesquisador arrojado, inovador, competitivo e cooperativo nos memoriais das Biológicas e de um professor-pesquisador crítico, criativo e levemente desviante nos memoriais das Humanidades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The academic memorial seems to be a privileged object to examine simulacra and values related to the ways of acting in the Brazilian academic environment. When writing it, the researcher-professor re-elaborates on his professional and intellectual path in order to meet an institutional requirement, since a lot of open examinations for the post of university professor in Brazil request the writing of an academic memorial. Taking this into consideration, this work aims to analyze the image produced by the candidate-enunciator in his memorials, based on the proposals developed by Discini (2003, 2015) and Fiorin (2004, 2015), in order to focus on the enunciation actor in the context of Greimasian-based semiotics. Academic memorials from different areas and colleges at the University of São Paulo are compared, making it possible to verify their differences and similarities in the use of textual and discourse procedures in the construction of the enunciation actor. As a result, we perceive the image of a bold, innovative, competitive and cooperative researcher-professor in academic memorials in the Biological Sciences and the image of a critical, creative and slightly nonconformist researcher-professor in academic memorials in the Human Sciences.
  • PERCEPÇÃO DE GÊNERO POR MEIO DE CARACTERÍSTICAS ACÚSTICAS DA FALA E VARIABILIDADE DO PITCH Artigo Original

    BARBUIO, Eduardo; PAULINO, Suzana Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO A pesquisa objetivou analisar a percepção de gênero foneticamente, pela variabilidade do pitch, na fala de 14 homens, 7 que se autodeclararam gays e 7 autodeclarados heterossexuais. Os áudios foram submetidos a testes de percepção e julgados por ouvintes juízes leigos. Utilizaram-se os pressupostos teóricos da Sociolinguística Variacionista de Labov (2008 [1972]) e Eckert (1989, 1997, 2000, 2003, 2005, 2012; ECKERT; MCCONNELL-GINET, 2010), e testes de percepção da fala realizados por Gaudio (1994); Smyth, Jacobs e Rogers (2003); Levon (2007); Campbell-Kibler (2011); entre outros. Médias maiores de variabilidade do pitch dos informantes gays foram verificadas. Na maioria dos aspectos, as médias dos informantes homossexuais da pesquisa, aproximaram-se mais das médias dos informantes gays participantes das pesquisas em língua inglesa que das médias apresentadas por nossos informantes heterossexuais. Assim, devido às semelhanças encontradas nos resultados de algumas pesquisas, parece plausível afirmar haver alguns aspectos universais característicos e típicos de uma “fala gay”.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The research aimed at phoneticaly examining the speech of 14 men, 7 who declared themselves to be gay and 7 self-declared heterosexuals. The audios of these men´s voices were submitted to tests of perception and judged by evaluating listening lay judges. The theoretical assumptions of Variationist Sociolinguistics by Labov (2008 [1972]) and Eckert (1989, 1997, 2000, 2003, 2005, 2012; ECKERT; MCCONNELL-GINET, 2010) and Speech Perception, carried out by Gaudio (1994); Smyth, Jacobs and Rogers (2003); Levon (2007); Campbell-Kibler (2011), among others, were used. Significant greater averages of pitch variability among gay informants were also verified. In most aspects, the averages of homosexual informants were closer to the averages of gay informants participating in English-language surveys than the averages presented by the heterosexual informants. Thus, due to the similarities of results found in some surveys, it seems acceptable to affirm that there are some universal typical aspects that characterize a “gay speech”.
  • UM CASO DE PARRESÍA: A CORAGEM NO DISCURSO E SEUS EFEITOS Artigo Original

    SOARES, Thiago Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar os sentidos da parresía e seus efeitos em um pronunciamento de um deputado federal brasileiro no qual há o rompimento com as produções discursivas hegemônicas. Mais precisamente, descrevemos e interpretamos o funcionamento de produção e de emergência da parresía como configuradora de sentidos em enunciado constituído e formulado no interior da votação do impedimento do mandato da presidenta Dilma Rousseff em 2016, proferido por Jean Wyllys. Desse modo, ao considerarmos o postulado da Análise do Discurso formulado por Pêcheux de que sujeito e sentido se constituem ao mesmo tempo no movimento histórico, entendemos que a parresía, aqui tomada tal como Foucault a observa em seus últimos trabalhos, produz, a um só tempo, determinados sentidos e sujeitos circulantes no espaço social. Ante esse quadro concebido, utilizaremos o aparato teórico e metodológico da Análise do Discurso para investigarmos como o dizer-a-verdade é construído e quais seus efeitos na esteira da resistência contra a hegemonia discursiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to analyze the meanings of parrhesia and its effects in a statement by a Brazilian federal representative, that breaks with hegemonic discourse. More precisely, we describe and interpret how the production and emergence of parrhesia functions to configure meanings in a statement constituted and developed within the vote regarding the impeachment of President Dilma Rousseff’s mandate in 2016, delivered by Jean Wyllys. In this way, considering the postulate of Discourse Analysis, developed by Pêcheux, in which subject and meaning are constructed simultaneously in the historical movement, we hold that parrhesia, as Foucault observes it in his final works, produces, simultaneously, certain meanings and subjects circulating in the social space. Given this conceptual framework, we employ the theoretical and methodological tools of Discourse Analysis to investigate how truth-telling is constructed and what its effects are on the treadmill of resistance against discursive hegemony.
  • OS DISCURSOS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA SOBRE OS DISCURSOS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS: ANÁLISE ENUNCIATIVO-DISCURSIVA DE UM (IN)TENSO DIÁLOGO Artigo Original

    PUCCI, Renata Helena Pin

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo apresenta um levantamento de pesquisas na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa que abordaram a temática dos documentos oficiais na relação com a prática do professor de inglês da escola pública, trazendo à tona os discursos desse sujeito. Com o objetivo de analisar como os discursos dos documentos oficiais vêm sendo apropriados pelos professores de inglês da rede pública, segundo as pesquisas da área, este trabalho fundamenta-se teoricamente na perspectiva da formação discursiva e social do sujeito, a partir da teoria bakhtiniana de apropriação dos discursos. As análises dos enunciados dos professores indiciam que os direcionamentos dos documentos não apresentam aderência ao contexto concreto da prática docente, são compreendidos pelos professores como estranhos à sua realidade e ineficientes na conjuntura em que atuam. Os discursos oficiais apresentam-se para os professores como a palavra autoritária, que remete a uma alta esfera, distante da esfera do contato familiar. Como observado, a dissintonia entre os discursos dos documentos oficiais e os discursos dos professores relativos à sua prática tende a continuar devido ao distanciamento dos docentes das instâncias de planejamento e organização das aulas, da escolha do material e do conteúdo adequado para seus alunos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents a survey of the studies in the English Language teaching and learning field that addressed the issue of official documents in relation to the practice of the English teachers in public schools, bringing their speeches out. In order to analyze how the speeches of the official documents are being appropriated by English teachers, according to research in the field, this work is theoretically based on the perspective of the subject’s social and discursive formation, which can be found in the Bakhtinian theory related to the appropriation of discourses. As the analysis of teachers’ statements indicates, the documents do not have direct adherence to the concrete context of teaching practice, they are understood by teachers as alien to their reality and inefficient in the conjunction in which they work. The official speeches are taken by the teachers as an authoritative word, which refers to a high sphere, far from the sphere of familiar contact. As observed, the asymmetry between the speeches of official documents and the speeches of teachers related to their practice tends to continue due to the distance from the teachers and the instances of planning and organization of classes, the choice of material and personalized content for their students.
  • O ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONFLITO: A BUSCA DE ATITUDES CRÍTICAS CONCILIADORAS Artigo Original

    LEFFA, Vilson J; BEVILÁQUA, André Firpo; KIELING, Helena dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO A aprendizagem de uma língua estrangeira pressupõe não apenas o domínio das dimensões sistêmica e funcional, mas também o desenvolvimento de uma atitude crítica, considerando aspectos como a consciência dos inúmeros conflitos que subjazem ao estudo das línguas e as inúmeras tentativas de solução já apresentadas, seja por meio do confronto ou da conciliação. O objetivo principal deste trabalho é investigar a possibilidade de uma solução conciliadora para esses conflitos, propondo, para isso, uma metodologia com base nas afinidades eletivas. A fundamentação teórica vem da Análise Crítica do Discurso, que induz a emergência do conflito, e passa pelas Culturas de Paz, que tentam resolver o conflito pelo diálogo. Os dados são coletados do que foi publicado pela imprensa mundial em 12 de setembro de 2001, sobre os ataques às Torres Gêmeas em Nova York no dia anterior. A conclusão é de que a solução do conflito pela via da atitude conciliadora implica, da parte do enunciador, uma ruptura provisória com seu contexto imediato para construir vínculos mais duradouros com interlocutores de outras culturas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Learning a foreign language includes not only mastering its systemic and functional dimensions, but also developing a critical attitude, considering aspects such as awareness of the numerous conflicts that underlie its study, along with numerous solutions already attempted, either through confrontation or conciliation. The main objective of this study is to investigate the possibility of a conciliatory solution to these conflicts, proposing a methodology based on Elective Affinities. The theoretical underpinnings come from Critical Discourse Analysis, inducing conflict emergence, and attaching to it the concept of Peace Cultures, with the idea that conflict can be resolved through dialogue. The data are collected from what was published by the world press on September 12, 2001, about the attacks on the Twin Towers in New York the day before. The conclusion is that conflict resolution through conciliatory attitudes challenges the speaker to enact a provisional rupture with its immediate context to build more lasting bonds with interlocutors of other cultures.
  • VOGAIS ARREDONDADAS DO FRANCÊS POR FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO Artigo Original

    ALCÂNTARA, Cíntia da Costa; MATZENAUER, Carmen Lúcia B.; CARNIATO, Miriam C.; AZEVEDO, Roberta Quintanilha

    Resumo em Português:

    RESUMO O foco do presente estudo está na aquisição das vogais frontais arredondadas do francês por falantes nativos do português do Brasil (PB). Com o suporte da Teoria da Otimidade Estocástica (TO Est) e com o pressuposto de que a aquisição de uma língua estrangeira implica sobretudo a organização de uma nova gramática, este estudo objetiva, com base empírica emprestada de Alcântara (1998), descrever e formalizar a emergência das vogais /y/, /ø/, /œ/ na fonologia do francês como língua estrangeira em falantes nativos do PB, buscando-se explicações para a presença de formas em variação nesse processo. A análise via TO Est foi capaz de explicar e de formalizar a ordenação /y/ > /ø/ > /œ/ na construção do sistema vocálico do francês por aprendizes brasileiros, com uma visão de gramática sustentada na noção de traços distintivos como parte de restrições universais, por meio da conjunção das restrições de altura e de ponto dos segmentos vocálicos. Além disso, permitiu formalizar o diferente papel que o arredondamento vocálico desempenha nas gramáticas fonológicas do português e do francês.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The French vowel system differs from the Portuguese one in terms of front rounded vowels – /y/, /ø/, /œ/ – found in French phonology, whose system has ten vowels, while the Portuguese one has seven vowel segments. The focus of this study is the acquisition of French front rounded vowels by Brazilian Portuguese (BP) native speakers. With the support of the Stochastic Optimality Theory (St OT) and the assumption that a foreign language acquisition process involves mainly the organization of a new grammar, this study was based on an empirical basis taken from Alcântara (1998) . It aims to describe and formalize the emergence of vowels /y/, /ø/, /œ/ in the phonology of French as a foreign language acquired by BP native speakers, in the light of Markedness and Faithfulness constraints, which integrate the Optimality Theory (OT), in the different stages that characterize the learning process of the L2 vowel system.
  • O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIOLINGUÍSTICA E O SUCESSO NO DESEMPENHO EM LEITURA Artigo Original

    FREITAG, Raquel Meister Ko

    Resumo em Português:

    RESUMO Avaliações nacionais e internacionais mostram que o Brasil falha no ensino de leitura em todo o sistema escolar. Neste artigo defende-se que a explicação para o sucesso no aprendizado inicial da leitura de uma parte destes estudantes pode estar relacionada ao desenvolvimento da consciência sociolinguística. As taxas de variação de oito variáveis fonológicas (monotongação de -ow e de -aj, -ej, ditongação, apagamento de -R em coda em nomes e em verbos, apagamento de -d em -ndo, simplificação de cluster e vocalização da lateral palatal) em três diferentes contextos estilísticos (do menos para o mais monitorado: entrevista curta - tarefa de nomeação de figuras - tarefa de leitura em voz alta) coletados em uma sala de aula da 3ª série mostram uma relação gradual entre o aumento do monitoramento estilístico e o uso da variante padrão e efeito positivo no desempenho em um teste de compreensão em leitura. Esses resultados revelam que o desenvolvimento da consciência sociolinguística pode ser medido pela transposição da variante da fala para a leitura em voz alta, sugerindo a automatização no processo de decodificação por via lexical.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT National and international assessments show that Brazil fails in the teaching of reading in its entire school system. This paper argues that the explanation for part of the students’ success in early learning of reading might be related to the development of sociolinguistic awareness. The rates of variation in eight phonological variables (-ow monophthongization, -aj, -ej monophthongization, diphthongization, coda -r deletion in nouns and in verbs, -d deletion in -ndo, cluster simplification, and vocalization of palatal lateral) in three different stylistic contexts (from less to more monitored speech: short interview - naming picture task - reading aloud task) collected in a 3rdgrade classroom show a gradual relation between the increase in stylistic monitoring and the use of standard variant and a positive effect in the performance in a reading comprehension test. These results reveal that the development of sociolinguistic awareness can be measured by transposing the variant into spontaneous speech for reading aloud, suggesting automaticity in the decoding process by lexical route.
  • OS LOCAIS E OS AGENTES RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DE PASSAPORTES NO BRASIL E NA FRANÇA: QUESTÕES DE EQUIVALÊNCIA TERMINOLÓGICA Artigo Original

    MOLINARI, Milena de Paula; CURTI-CONTESSOTO, Beatriz; BABINI, Maurizio

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta nossas análises sobre os graus de equivalência entre os termos que denominam os locais e os agentes responsáveis pela emissão dos passaportes no Brasil e na França. Para tanto, criamos quatro corpora , sendo dois compostos pela legislação que rege os passaportes nesses países e outros dois com uma bibliografia especializada no assunto em português e em francês. Nesses corpora , identificamos a terminologia a ser estudada. Para estabelecermos os graus de equivalência entre os termos em Português do Brasil (PB) e Francês da França (FF), fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos da Terminologia Bilíngue, mais especificamente na proposta de Dubuc (2002) com relação aos graus de equivalência terminológica. Como resultados deste estudo, encontramos três casos de equivalência parcial, dez de equivalência total e onze de vazio de equivalência. A partir desses dados, podemos depreender que, apesar de o passaporte ser um documento que existe tanto no Brasil quanto na França, seu domínio é marcado por questões particulares de cada país que se refletem na terminologia em pauta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the analysis of the equivalence degrees between the terms that designate the places and agents responsible for the issuance of passports in Brazil and France. To this end, four corpora were created: two of them are constituted by the legislation governing passports in these countries; the other two present a specialized bibliography on the subject. In these corpora, the terminology studied was identified. In order to establish the equivalence degrees between the terms in Brazilian Portuguese (BP) and French of France (FF), this study was based on the theoretical assumptions of Bilingual Terminology, more specifically in the proposal of Dubuc (2002) regarding the terminological equivalence degrees. As a result of this analysis, 3 cases of partial equivalence, 10 cases of total equivalence and 11 cases of empty equivalence relation were found. Based on these results, it is possible to infer that, although the passport is a document that exists both in Brazil and in France, its domain is marked by particular issues of each country that are reflected in the terminology associated with it.
  • VARIAÇÃO DIATÓPICA E O PROCESSO DE MUDANÇA NA VALORIZAÇÃO SOCIAL DA PALATALIZAÇÃO PROGRESSIVA EM ALAGOAS Artigo Original

    OLIVEIRA, Almir Almeida de; OLIVEIRA, Alan Jardel de

    Resumo em Português:

    RESUMO Investiga-se a palatalização progressiva das oclusivas alveolares precedidas de /j/, como mui[ʧ]o e doi[ʤ]o em Alagoas, a partir de pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística variacionista. Objetiva-se analisar a distribuição diatópica da palatalização e as pressões sociais e linguísticas no processo. Analisam-se 4.046 ocorrências em entrevistas de 168 falantes de 7 cidades alagoanas, utilizando-se regressão logística multinível. Conclui-se que o processo é diatopicamente condicionado, ampliando-se do oeste para o leste e nordeste do estado. Conclui-se que o processo é inversamente proporcional à escolaridade e que a interferência da escolarização cresce na medida em que diminui a idade do falante, revelando um processo de mudança na valorização social da palatalização. Há indícios de que, apesar de ser significativamente mais produtiva em Alagoas, a palatalização não deve expandir-se ao longo do tempo, devido a pressões sociais. Em relação às variáveis linguísticas, o processo é favorecido no interior da palavra, apesar de também ocorrer na fronteira de itens lexicais. A vogal seguinte favorecedora é a vogal /i/, o que revela a interferência da dupla presença do traço [+coronal] nos ambientes adjacentes. A ausência do vozeamento na consoante alvo e a atonicidade da sílaba também favorecem a palatalização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We investigate the progressive palatalization of alveolar stop consonants preceded by /j/, as mui[ʧ]o (‘very’/‘much’) and doi[ʤ]o (‘crazy’) in Alagoas, based on theoretical-methodological assumptions of variational sociolinguistics. We aim to analyze the diatopic distribution of palatalization and the social and linguistic pressures in the process. We analyzed 4,046 occurrences in interviews of 168 speakers from seven cities in Alagoas, using multilevel logistic regression. We conclude that the process is diatopically conditioned, extending from the west to the east and northeast of the state. It is concluded that the process is inversely proportional to schooling and that the interference of schooling increases as the speaker’s age decreases, revealing a process of change in the social value of palatalization. There is evidence that, although it is significantly more productive in Alagoas, the palatalization should not expand over time due to social pressures. Regarding linguistic variables, the process is favored within the word, although it also occurs at the border of lexical items. The following vowel that favors the process is the vowel /i/, which reveals the interference of the double presence of the [+ coronal] feature in adjacent environments. The absence of voicing in the target consonant and syllable atonicity also favor palatalization.
  • SINGULARIDADES NA SINTAXE DO PORTUGUÊS BRASILEIRO ESCRITO NA REGIÃO NORDESTE NOS SÉCULOS XIX E XX Artigo Original

    MARTINS, Marco Antonio Rocha

    Resumo em Português:

    RESUMO No campo disciplinar da sintaxe diacrônica, apresento neste artigo um mapeamento diatópico-diacrônico de resultados de diferentes estudos de três fenômenos morfossintáticos do português escrito no Brasil dos séculos XIX e XX: a implementação do pronome você na função de sujeito; a expressão do complemento dativo com referência à segunda pessoa do singular; e a sintaxe de colocação e posição dos pronomes pessoais clíticos em sentenças finitas simples e em predicados complexos. Esse mapeamento diatópico-diacrônico me permite trazer à tona argumentos a favor da hipótese de que, no vasto território brasileiro oitocentista e novecentista, as formas inovadoras da gramática do Português Brasileiro são implementadas com mais expressividade, já na escrita do final do século XIX, primeiro na região Nordeste quando comparada às regiões Sudeste e Sul. Na escrita do século XIX, no Nordeste brasileiro, há reflexos de um sistema já implementado (1) com o pronome você na função de sujeito, (2) com o pronome lhe como forma de complemento dativo com referência à segunda pessoa do singular, com um aumento expressivo das formas preposicionadas ( a/para + te/tu/você ), e (3) com um sistema de clíticos com poucos casos de interpolação e contração de pronomes e formas inovadoras sem alçamento em complexos verbais e com próclise em posição inicial do período.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the field of diachronic syntax, I present a diatopic-diachronic overview of three different studies regarding morphosyntactic phenomena from Portuguese written in Brazil in the 19thand 20thcenturies: the use of the subject pronoun você (you); the expression of the dative complement with reference to the second person singular; and the clitic syntax in relation to agreement and position in simple and complex predicate sentences. This diatopic-diachronic overview supports the hypothesis that, in the vast Brazilian territory of the 19thand 20thcentury, the innovative forms of the Brazilian Portuguese grammar are implemented expressively in the end of the 19th century. The Northeast region stands out first in comparison to the Southeast and South regions. Writings from the 19thcentury, from Northeastern Brazil, present reflections of a system that was already implemented (1) with the pronoun você in the function of subject, (2) with the pronoun lhe as a form of dative complement with reference to the second person singular, with an expressive increase of the prepositioned forms ( a/para + te/tu/você ), and (3) with a system of clitics with few cases of interpolation and contraction of pronouns and innovative forms without elevation in verbal complexes and with proclisis in the initial position most common in the sentence.
  • EFEITOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE HISTÓRIAS DIGITAIS NA PRODUÇÃO ORAL DE APRENDIZES DE INGLÊS: UM ESTUDO EMBASADO EM TAREFAS Artigo Original

    TREVISOL, Juliane Regina; D’ELY, Raquel Carolina Ferraz

    Resumo em Português:

    RESUMO Devido à rapidez em que as mudanças tecnológicas se dão no mundo contemporâneo e às possibilidades que as novas ferramentas trazem para a construção de conhecimentos em contextos variados, é crescente o interesse de pesquisadores e educadores acerca da inserção de tecnologias digitais aliadas à educação. Porém, muitos são ainda os questionamentos sobre quão eficiente para a aprendizagem seria a implementação de atividades com tecnologias digitais, em especial em contextos de segunda língua (L2). Assim, esta pesquisa investigou os efeitos de um ciclo de tarefas (ELLIS, 2003) com histórias digitais na produção oral em L2 de aprendizes de inglês em uma universidade pública da Bahia. Dados de produção oral de quatorze participantes foram coletados em três momentos – pré e pós-testes – via Whatsapp e analisados considerando-se sua complexidade, acurácia, fluência e densidade lexical (SKEHAN, 2003). Os resultados, em geral, evidenciam uma melhora na fala dos participantes para algumas das medidas investigadas, mesmo em um curto espaço de tempo. Por fim, discute-se o potencial da história digital como ferramenta para o aprimoramento da L2 em contextos formais de ensino-aprendizagem, considerando-se a necessidade de mais pesquisas que busquem compreender o uso de tecnologias na sala de aula de línguas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering the rapid change of technology nowadays and the possibilities of using new digital tools for building knowledge in different contexts, the interest of researchers and practitioners has grown considering how to best align digital technologies and education. Nonetheless, plenty of unanswered doubts remain regarding the more adequate ways in which technology and pedagogical activities can be integrated as a potential for learning, especially in second language (L2) contexts. Taking this into consideration, the present study aimed at investigating the effects of a task cycle (ELLIS, 2003) with digital storytelling on the oral production of L2 learners of English at a public university of Bahia. Oral data from fourteen participants were gathered in three moments – pre and post-tests – via Whatsapp and analysed considering complexity, accuracy, fluency and lexical density dimensions (SKEHAN, 2003). Results in general suggest an improvement in participants’ L2 speech for some of the measures investigated, despite the short experimental time. Therefore, the potential of digital storytelling is discussed as an alternative tool for L2 enhancement in formal teaching and learning contexts, taking into account the need for further studies whose aim is to unveil and inform issues about the use of technologies in the language classroom.
  • ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS DO ANGOLAR MODERNO Artigo Original

    BANDEIRA, Manuele; AGOSTINHO, Ana Lívia; FREITAS, Shirley

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho tem como objeto o angolar, língua autóctone de São Tomé e Príncipe, e pretende: (i) investigar seus aspectos fonético-fonológicos; e (ii) comparar os resultados da pesquisa com Maurer (1995) e Lorenzino (1998), as primeiras descrições. Como corpus , foram utilizados 3000 itens coletados em duas viagens de campo (em 2014 e 2018) para a comunidade de São João dos Angolares, em São Tomé. Quanto ao quadro consonantal, defende-se que o angolar possui 16 fonemas: /p, b, t, d, k, g, f, v, θ, ð, l, m, n, ɲ, j, w/. Este estudo diferencia-se das análises de Maurer (1995) e Lorenzino (1998) por considerar [t͡ʃ], [d͡ʒ] e [r] como alofones; por outro lado, os três estudos concordam quanto ao estatuto fonológico das fricativas interdentais. Com relação ao quadro vocálico, o angolar apresenta 14 vogais orais: /i, e, ɛ, a, ɔ, o, u, ii, ee, ɛɛ, aa, ɔɔ, oo, uu/, sendo possíveis foneticamente realizações nasais. Por fim, quanto à estrutura silábica, foi encontrado um número maior de moldes silábicos, incluindo uma possível realização de onset complexo. Com esse estudo, foi possível conhecer mais acerca da fonologia do angolar, lançando novas luzes sobre uma língua ainda pouco estudada e contribuindo para a área de contato.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work addresses Angolar, a native language of São Tomé and Príncipe. It aims to (i) investigate its phonetic-phonological aspects, and (ii) compare the research results with Maurer (1995) and Lorenzino (1998), two of the first descriptions. The corpus is constituted by 3,000 items collected in two field trips (in 2014 and 2018) to the community of São João dos Angolares in São Tomé. Regarding the consonants, we argue that Angolar has sixteen phonemes: /p, b, t, d, k, g, f, v, θ, ð, l, m, n, ɲ, j, w/. This study differs from the analyses of Maurer (1995) and Lorenzino (1998) because it considers [t͡ʃ], [d͡ʒ] and [r] as allophones. On the other hand, all three studies agree as for the phonological status of interdental fricatives. Regarding the vowel inventory, Angolar has fourteen oral vowels: /i, e, ɛ, a, ɔ, o, u, ii, ee, ɛɛ, aa, ɔɔ, oo, uu/. Nasal realizations are possible. Finally, regarding syllable structure, there is a larger number of syllable templates, including a possibility of realization of complex onsets. With this study, it is possible to know more about Angolar phonology, to shed new light on a still little studied language, and to contribute to the area of Contact Linguistics.
  • SINTAGMAS NOMINAIS DESCONTÍNUOS Artigo Original

    CAMACHO, Roberto Gomes; SOUZA-MARTINS, Nathalia Pereira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O fenômeno sobre o qual este trabalho se debruça é o sintagma nominal (Np) que apresenta ordem não canônica de suas partes constituintes, denominado “descontínuo” por Keizer (2007). A análise e a descrição da descontinuidade têm por objetivo examinar, com base no arcabouço teórico da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), que fatores pragmáticos, semânticos e formais motivam o falante a codificar ordenações específicas para esses Nps no Nível Morfossintático. O material de análise é constituído a partir de registros de língua falada retirados do banco de dados Iboruna, que representa a variedade falada no noroeste paulista, coletado pelo projeto ALIP, no interior do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional, na UNESP de São José do Rio Preto. Para os propósitos deste trabalho, exploram-se os seguintes critérios: (i) motivação para descontinuidade; (ii) tipo de material que intervém no Np; (iii) configuração morfossintática do Np descontínuo; e (iv) peso estrutural do elemento deslocado do Np. A análise dos dados mostra que a descontinuidade é, predominantemente, motivada por aspectos pragmáticos, em especial, pela focalização de informações veiculadas por parte do SN. Além disso, o Np descontínuo prototípico é caracterizado pela interferência de material morfossintático entre o núcleo do sintagma e seus constituintes pós-nucleares. Embora haja esse distanciamento linear, a compreensão de enunciados descontínuos não é prejudicada em virtude de um vínculo semântico preservado no Nível Representacional, interpretação possível num modelo teórico como a GDF.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to examine the noun phrase with non-canonical order of constituents, called ‘discontinuous Np’ by Keizer (2007). The analysis and description of discontinuity aims to search, based on Functional Discourse Grammar theoretical framework (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), for pragmatic, semantic and formal factors which motivate the speaker’s choice of specific encodings to these Nps in the Morphosyntactic Level. The sample is constituted from spoken language records from the Iboruna database, which represents the spoken variety in the northwest of São Paulo State, collected by the ALIP project, within the Functional Grammar Research Group, at UNESP, in São José do Rio Preto. For the purposes of this work, the following criteria are explored: (i) motivation for discontinuity; (ii) type of intervening material in the Np; (iii) morphosyntactic configuration of the discontinuous Np; and (iv) structural weight of the element displaced from the Np. The analysis shows that discontinuity is predominantly motivated by pragmatic aspects, in particular, by the focal status of information provided by part of the Np. Furthermore, the prototypical discontinuous Np is characterized by the interference of morphosyntactic material between the head noun and its postnuclear constituents. Although there is this linear distancing, the comprehension of discontinuous statements is not impaired due to a semantic link preserved at the Representational Level, a possible interpretation in a theoretical model such as FDG.
  • AUDIODESCRIÇÃO, DIALOGISMO E EXOTOPIA NO TEATRO Artigo Original

    KOEHLER, Andressa Dias; FOERSTE, Gerda Margit Schütz

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo analisa como a audiodescrição - modalidade de tradução intersemiótica - e a visita sensorial podem se constituir em arcabouço para acessibilizar a arte teatral a espectadores com deficiência visual. A pesquisa, de caráter qualitativo e construída sob os pressupostos da pesquisa-ação (MONCEAU, 2005), relata as etapas de uma experiência vivenciada no estado do Espírito Santo para possibilitar a esse público a fruição estética de um espetáculo teatral por meio dos sentidos remanescentes (KOEHLER, 2017). Desenvolve discussões sobre acessibilidade cultural (SARRAF, 2018), dialogismo e exotopia (BAKHTIN, 1997, 2002), e ancora o entendimento sobre a percepção da pessoa cega a partir de análises da doutora em Comunicação e Semiótica Joana Belarmino (2009). Conclui que o processo de planejar e executar a audiodescrição e a visita sensorial em um evento artístico ao vivo demanda rigor metodológico, exotópico e dialógico, com atitudes responsivas e multilaterais, em detrimento do improviso e do fazer solitário. E que o perceber o mundo, para pessoas com deficiência visual, propõe exercícios permanentes que envolvem o corpo, o espaço e os acontecimentos, consistindo em uma atividade estética.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study analyzes how the audio description - intersemiotic translation modality - and the sensorial visit can constitute a framework to access the theatrical art to spectators with visual impairment. The research, of qualitative character and grounded under the assumptions of action-research (MONCEAU, 2005), reports the stages of a living experience in the state of Espírito Santo to enable this audience the aesthetic enjoyment of a theatrical show through the remaining senses (KOEHLER, 2017). It develops discussions on cultural accessibility (SARRAF, 2018), Dialogism and exotopia (BAKHTIN, 1997, 2002), and anchors the understanding about the blind person’s perception based on analyses of the PhD. in Communication and Semiotics Joana Belarmino (2009). It concludes that the process of planning and executing the audio description and the sensorial tour in a live artistic event demands methodological rigor, exotopic and dialogic, with responsive and multilateral attitudes, to the detriment of improvisation and solitary making. And that the perception of the world, for people with visual impairment, proposes permanent action involving the body, space and events, consisting of an aesthetic activity.1
  • ANÁLISE QUANTITATIVA DE SUBSTANTIVOS, VERBOS E ADJETIVOS DO DISCURSO POLÍTICO DA NOVA DIREITA BRASILEIRA A PARTIR DE TEXTOS COLETADOS NO TWITTER Artigo Original

    MORAIS, Argus Romero Abreu de; OLIVEIRA, Erneson A; MORAIS, Pablo Abreu de

    Resumo em Português:

    RESUMO no presente trabalho, temos por intuito realizar uma análise quantitativa dos substantivos, verbos e adjetivos mais utilizados em 4 mil 523 tweets postados pelo presidente Jair Bolsonaro em seu perfil na rede social Twitter entre 31 de março de 2010, momento em que inicia o seu perfil, e 07 de março de 2019. Como foco, avaliamos a frequência de uso desses itens lexicais e fizemos uma análise linguístico-discursiva da cadeia lexical dessa formação discursiva, nos termos de Pêcheux (2009). Para tanto, organizamos o texto do seguinte modo: na primeira seção, definimos o conceito de nova direita ou extrema-direita brasileira na atualidade; na segunda, através de pesquisas estatísticas, expusemos as principais características da sociedade brasileira que podem estar associadas a esse campo político; e, por fim, na terceira, apresentamos os nossos pressupostos teórico-metodológicos de coleta de dados e realizamos as análises.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to develop a quantitative analysis of the most used nouns, verbs and adjectives in 4,523 tweets posted by President Jair Bolsonaro on his profile on the social network Twitter between March 31, 2010—when the profile was created—and March 7, 2019. We focused on assessing the most frequent lexical items in order to perform a linguisticdiscursive analysis of the lexical chain in these discursive formations, according to Pêcheux (2009). To do so, we organized the text as follows: in the first section, we defined the concept of new Brazilian right wing or present-day Brazilian far right; in the second one, through statistical research, we defined the main characteristics of the Brazilian society that may be associated with this political field; finally, in the third section, we presented our theoretical and methodological assumptions in data collection and carried out the analyses
  • O USO DE CRITÉRIOS SEMÂNTICOS PARA A IDENTIFICAÇÃO DE ADJETIVOS EM KARITIANA Artigo Original

    SANCHEZ-MENDES, Luciana

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é discutir critérios de identificação de adjetivos nas línguas naturais utilizando como exemplo a língua karitiana (arikén, tupi). Primeiramente, são apresentados os critérios sintáticos mais tradicionais utilizados na literatura por descritivistas e tipologistas (DIXON, 1991, 2004). Embora esses critérios sejam importantes como uma primeira aproximação do fenômeno da predicação nas línguas naturais, eles apresentam certas limitações para a identificação de adjetivos em línguas em que essa classe de palavras figura em sentenças com a mesma flexão encontrada nos verbos intransitivos, como é o caso do karitiana. Então, são apresentados critérios semânticos à luz da Semântica Formal para a caracterização dos adjetivos baseados na noção de propriedades escalares (KENNEDY, 1999; KENNEDY; MCNALLY, 2005). Esses critérios são utilizados para discutir não apenas a classe dos adjetivos, mas a própria tipologia dos modificadores intensificadores nas línguas naturais (NEELEMAN; VAN DE KOOT; DOETJES, 2004; DOETJES, 2008). Em karitiana, especialmente, a distribuição e comportamento do modificador pita(t) ‘muito’ (descrito em SANCHEZ-MENDES, 2014a) mostrou-se como fundamental no auxílio da identificação de adjetivos na língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this paper is to discuss criteria for identifying adjectives in natural languages using the language Karitiana (Arikén, Tupi) as an example. Firstly, the most traditional syntactic criteria used in the literature by descriptivists and typologists are discussed (DIXON, 1991 2004) Despite the importance of these criteria as a first approximation of the phenomenon of predication in natural languages, they have certain limitations for the identification of adjectives in languages in which this word class appears in sentences with the same inflection found in intransitive verbs, as in Karitiana. Therefore, some semantic criteria are presented for the characterization of adjectives based on the notion of scalar properties (KENNEDY, 1999 KENNEDY; MCNALLY, 2005) These criteria are used to discuss not only the adjectives class, but also the typology of natural language intensifiers (NEELEMAN; VAN DE KOOT; DOETJES, 2004;DOETJES, 2008). Especially in Karitiana, the distribution and behavior of the modifier pita(t) ‘very/a lot’ (described in SANCHEZ-MENDES, 2014a) proved to be fundamental in helping to identify adjectives.
  • RESOLUÇÃO DE AMBIGUIDADE ANAFÓRICA EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL (ESTUDO-PILOTO) Artigo Original

    BRUSCATO, Amanda Maraschin; BAPTISTA, Jorge

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta um estudo-piloto no qual se pretende analisar as diferenças na resolução de ambiguidade anafórica em português, inglês e espanhol como primeiras línguas (L1) e como segundas línguas (L2). Para a obtenção dos dados, foi elaborado um questionário, divulgado entre os estudantes nacionais e estrangeiros da Universidade do Algarve, Portugal. Conclui-se que os falantes nativos da língua inglesa costumam interpretar o pronome anafórico em posição de sujeito da oração subordinada como correspondente ao sujeito da oração principal, independentemente de o pronome receber ou não ênfase. Já os falantes de português e espanhol parecem seguir a Estratégia da Posição do Antecedente (CARMINATI, 2002) nos casos de anáfora, mas a preferência torna-se menos evidente ao inverter a ordem das orações (casos de catáfora). Além de considerar variáveis sintáticas, as frases foram elaboradas de modo a investigar a influência das relações semânticas entre os verbos para a resolução de ambiguidade anafórica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper presents the results of a pilot study that aims to analyse the differences in the resolution of ambiguous anaphora in Portuguese, English, and Spanish as first languages (L1) and as second languages (L2). To collect the data, a questionnaire was developed and applied to national and foreign students at the University of Algarve, in Faro, Portugal. The conclusions are that native English speakers usually interpret the anaphoric pronoun in the subject position of the subordinate clause as corresponding to the subject of the main clause, regardless of whether the pronoun receives emphasis or not. Portuguese and Spanish native speakers, on the other hand, seem to use the Position of Antecedent Strategy(CARMINATI, 2002) in cases of anaphora, but the preference becomes less evident when reversing the order of sentences (cases of cataphora). Besides the syntactic variables, the phrases were designed to investigate the influence of the semantic relation between the verbs to the resolution of ambiguous anaphora
  • O GRAMÁTICO CELSO CUNHA: A LÍNGUA PORTUGUESA UNA NA DIVERSIDADE Artigo Original

    NEVES, Maria Helena de Moura

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta incursão na obra de Celso Cunha destaca tensões que o autor logra estabelecer e conciliar em suas obras linguístico-filológicas, movendo-se em uma noção que, sem conformismo e sem nacionalismo, decorre de sua proposta de que o destaque da “norma culta” (das “finuras e sutilezas” da língua) convive tranquilamente com o destaque da preeminência da língua falada. Fica equacionada essa convivência – singular, para o panorama da época – na proposta de uma ação escolar que ofereça ao aluno experiências “edificadoras” para a apreensão do “dialeto prestigioso”, sem lhe pedir o abandono do vernáculo (e salvaguardada a atenção à adequação de registro). Nessa direção, o que este artigo ressalta, na sua espinha dorsal, é a proposta de que o trabalho escolar com a gramática se conduza exatamente pela noção de que uma língua é necessariamente “una na diversidade”, dado que, cientificamente, qualquer língua natural tem como estatuto, rigidamente, ser “una”, entretanto na necessária pluralidade dos usos (modos de expressão). Decorre, dentro desse edifício de tensões conciliadas, que, para Celso Cunha, todos somos “condôminos do idioma”; e dadas as incumbências sugeridas por ele para o trabalho com a língua, entende-se que temos de ser naturais zeladores desse patrimônio comum.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present incursion into Celso Cunha’s work highlights any tensions that he succeeds in establishing and conciliating in his linguistic-philological works. The incursion follows a notion that, with no conformity or nationalism, emerges from Cunha’s proposal according to which the prominence of “cultured norm” smoothly coexists with the prominence of spoken language. This coexistence is equated in a proposal of action at school level that provides the students constructive experiences toward the apprehension of the “prestigious dialect”, without being required from them the abandonment of the vernacular (and safeguarded the attention toward register adequacy). In this direction, this paper highlights, at its crux, the proposal that the work with grammar at school level should be conducted by the notion that a language is “one in diversity”, given that, scientifically, any natural language is “one”, nevertheless in the necessary plurality of uses (of modes of expression). In Cunha’s perspective, inside this building of conciliated tensions, we all are “tenants of the language”; and given the tasks he suggests for working with the language, it is safe to understand that we ought to be natural “keepers” of this common patrimony.
  • CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DA FIGURATIVIDADE EM TEXTOS DE IGNACIO ASSIS SILVA Artigo Original

    SANTOS, Flavia Karla Ribeiro; PORTELA, Jean Cristtus

    Resumo em Português:

    RESUMO Visamos, neste trabalho, examinar a contribuição do semioticista brasileiro Ignacio Assis Silva (1937-2000) sobre o conceito de figuratividade, responsável pela construção do sentido através da articulação de simulacros do mundo natural com as dimensões tímica e sensível, acompanhando as transformações sofridas pelo conceito no interior da teoria. Objeto de estudo dos participantes dos Seminários de Semântica Geral nos anos 1970, o conceito atinge o auge investigativo na década seguinte, continuando a intrigar os semioticistas nos anos 1990, a exemplo de Silva, cuja pesquisa culmina na tese de livre-docência (1992) convertida na obra Figurativização e metamorfose: o mito de Narciso (1995). Com um córpus constituído de publicações de Silva, coletamos, inventariamos, interpretamos e analisamos os dados obtidos nesta investigação auxiliados por elementos da metodologia da Historiografia Linguística desenvolvida por Konrad Koerner (1996) e Pierre Swiggers (2009), que busca descrever e explicar a produção e o desenvolvimento do conhecimento linguístico dentro de um contexto sócio-histórico de determinada cultura. Concorrendo para a compreensão e a explicitação das contribuições brasileiras à Semiótica Discursiva, a metodologia da HL possibilitou-nos abordar os diferentes modos de Silva pensar a figuratividade, estabelecendo em que medida tais fatos teóricos colaboraram com o avanço dos estudos semióticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Koerner (1996) Swiggers (2009)
  • UN ESTUDIO SOBRE LA COGNICIÓN DE PROFESORAS DE LENGUAS EXTRANJERAS EN ARGENTINA Artigo Original

    FERNÁNDEZ, Susana Silvia; POZZO, María Isabel

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En este artículo discutimos cómo el campo de investigación denominado Cognición Docente (en inglés Teacher Cognition Studies) puede contribuir a nuestra comprensión del papel del docente de lenguas en el aula y al mismo tiempo ayudar a calificar la capacitación docente, brindando herramientas de reflexión. Presentamos algunos resultados extraídos de un estudio de caso basado en un seminario de un día de duración en el que un grupo de profesoras argentinas de lenguas extranjeras, tanto en servicio como en formación, tuvieron la oportunidad de entrar en contacto con esta área de estudio y reflexionar y discutir sobre sus conocimientos, creencias y sentimientos a partir de una serie de ejercicios tanto individuales como grupales. Nuestro análisis da cuenta de las opiniones y reflexiones que surgieron en las respuestas a los ejercicios y en las discusiones grupales que se generaron durante el día, ya que estas reflejan los aspectos de la enseñanza de lenguas extranjeras que resultan más cruciales para las profesoras en cuestión. Además, presentamos en cierto detalle la estructura del seminario, ya que nuestra intención es proponer los beneficios de incluir un enfoque en la cognición docente en los cursos de capacitación y perfeccionamiento para docentes de lenguas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article we discuss how the field of research called Teacher Cognition can contribute to our understanding of the role of the language teacher in the classroom and at the same time help to qualify teacher training, providing reflection tools. We present some results taken from a case study based on a one-day seminar in which a group of Argentine foreign language teachers, both in service and in training, had the opportunity to get in touch with this area of study and reflect and discuss their knowledge, beliefs and feelings from a series of individual and group exercises. Our analysis gives an account of the opinions and reflections that arose in the answers to the exercises and in the group discussions that were generated during the day, since these reflect the aspects of foreign language learning and teaching that are most crucial for these teachers. In addition, we make a detailed presentation of the structure of the seminar, since our intention is to propose the benefits of including a focus on teacher cognition in training and improvement courses for language teachers.
  • AVALIAÇÃO, IDENTIDADES E GÊNERO: ANÁLISE DE NARRATIVAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM UMA INTERAÇÃO ENTRE MULHERES Artigo Original

    NÓBREGA, Adriana Nogueira A.; ABREU, Adriana Rodrigues de

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa investiga as relações entre os usos avaliativos da linguagem e as (re)construções de identidades de gênero, a partir da análise de narrativas orais de experiências pessoais sobre violências domésticas, sofridas por mulheres em seus ambientes familiares, relatadas em uma interação acadêmica. Inserida na área da Linguística Aplicada Contemporânea, e com base em um arcabouço teórico-metodológico crítico, o estudo analisa como as participantes estruturam, negociam e (re)constroem identidades ao longo das narrativas, observando, sobretudo, como lidam com questões de gênero ideologicamente impostas pela sociedade. Para alcançar os objetivos propostos, a visão de gênero como ato performativo, desempenhado por meio do uso da linguagem, foi alinhada à abordagem interacional de narrativa e à concepção socioconstrucionista de identidades. A metodologia de pesquisa qualitativa orientou a análise da prática narrativa, centrada nos elementos avaliativos que constituem o discurso. Os resultados sugerem que tanto o gênero como as identidades são produtos das performances locais de indivíduos sócio-historicamente situados em atividades discursivas diversas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research investigates the relationship between the evaluative uses of language and the (re)constructions of gender identities from the analysis of oral narratives about domestic violence, suffered by women in their family contexts, reported in an academic interaction. Grounded in the area of Contemporary Applied Linguistics, the theoretical and methodological framework followed a critical stance and the research analyzes how participants structure, negotiate and (re)construct their identities along the narratives, observing how they cope with gender issues, ideologically imposed by society. Hence, to reach the above objectives, we propose an interface between the perspective of gender as a performative act, performed through the use of language, with the interactional approach of narrative and the social constructionist view of identities. The qualitative methodology oriented the analysis of the narrative practice, which was centered on the evaluative elements that constituted the narrative discourse. Results suggest that both gender and identities are products of local performances of sociohistorical individuals, situated in several discursive activities.
  • AS DENOMINAÇÕES PARA LIBÉLULA, NO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO DOS SIGNOS Artigo Original

    AGUILERA, Vanderci de Andrade; SILVA, Helen Cristina da

    Resumo em Português:

    RESUMO As denominações atribuídas à libélula, – inseto de corpo comprido e fino, com quatro asas transparentes, que voa e bate a traseira na água – Questão 85 do QSL do Atlas Linguístico do Brasil, representam exemplarmente o complexo sistema variacional do léxico do português brasileiro (PB), refletindo fatos da sócio-história de cada região e, até mesmo, de cada localidade e de cada indivíduo. As variantes registradas no ALiB, publicado em 2014, com os dados das capitais, sugerem que a denominação do inseto é, em geral, de base metafórica, motivada pelo seu aspecto físico, som, movimentos e, igualmente, por associações mentais/analogias com outros semelhantes, resultando, na maioria dos casos, em signos transparentes. A fim de ratificar ou, talvez, retificar os resultados das capitais, analisamos, neste trabalho, os dados coletados no interior do país junto a 900 informantes, perfazendo o total de 225 localidades. Com o apoio desse corpus, norteadas pelos princípios teórico-metodológicos da Lexicografia e da Semântica, objetivamos: (i) verificar a dicionarização das formas obtidas; (ii) descrever as variantes quanto aos aspectos morfológicos; e (iii) analisar essas denominações sob a ótica da semântica motivacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The names attributed to the libélula (dragonfly) – long, thin body insect, with four transparent wings, which flies and hits the rear in the water –, Question 85 of the semantic-lexical questionnaire (QSL in Portuguese) of the Linguistic Atlas of Brazil, exemplify the complex variational system of the lexicon of Brazilian Portuguese (BP), reflecting facts from the socio-history of each region and, even, each location and each individual. The variants registered in ALiB, in the state capitals, suggest that the insect’s name is, in general, of metaphorical basis, motivated by its physical aspect, sound, movements and, equally, through mental associations/analogies with similar ones, resulting, in most cases, in transparent signs. In order to ratify or, perhaps, rectify the results of the capitals, in this work, we analyzed the data collected through the country’s hinterlands from 900 informants, totaling 225 locations. With the support of this corpus, guided by the theoretical and methodological principles of Lexicography and Semantics, we aim to: (i) verify the dictionary entries of the forms obtained; (ii) describe the variants in terms of morphological aspects; and (iii) analyze these denominations from the perspective of motivational semantics.
  • VER EM FRANCÊS ACADIANO E PORTUGUÊS BRASILEIRO: CODIFICAÇÃO DE IMPERATIVO E SALIÊNCIA TEXTUAL Artigo Original

    LÉGER, Catherine; LUNGUINHO, Marcus; RODRIGUES, Patrícia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo discute construções do português brasileiro (PB) e da fala informal do francês acadiano (FA) nas quais formas equivalentes à do verbo ‘ver’ aparecem em enunciados imperativos contendo um segundo verbo. Nessas construções, ‘ver’ enfatiza a injunção expressa por esse segundo verbo. A construção do PB apresenta também uma leitura adicional, na qual a forma vê IMPERATIVO tem o significado de ‘verificar’. O artigo propõe que as construções do PB podem ser associadas a duas estruturas distintas. As construções com o significado de ‘verificar’ são tratadas como estruturas bioracionais nas quais o verbo ‘ver’ seleciona um CP nucleado pelo complementador se . Com relação à análise do significado de ordem enfática associado às construções do PB e do FA, adota-se as propostas de Speas e Tenny (2003) e de Hill (2007, 2014), segundo as quais a pragmática conversacional é codificada na sintaxe com uma estrutura predicativa (uma projeção associada ao Speech Act ‘Ato de Fala’- SAP) acima de CP. Com base nessas propostas, analisam-se as construções de ordem enfática do PB e do FA como estruturas mono-oracionais, em que vê e voir são marcadores pragmáticos injuntivos inseridos diretamente no núcleo SA para codificar uma relação pragmática.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper discusses constructions found in Brazilian Portuguese (BP) and Acadian French (AF), in which the equivalents of to see accompanies a second verb in imperative utterances. In these constructions in BP and AF to see emphasizes the command expressed by the other verb. The BP construction can also have an additional interpretation, in which vê ‘seeIMPERATIVE,2,SINGULAR’1has the meaning ‘to verify’. It is proposed that BP constructions can be associated with two different structures. The constructions with the ‘to verify’ meaning are treated as biclausal structures in which the verb ver ‘to see’ selects for a CP headed by the complementizer se ‘if’. As for the analysis of the emphatic order meaning associated to the BP and AF constructions, we adopt the proposals put forth in Speas & Tenny (2003) and Hill (2007, 20 , 2014 ) according to which conversational pragmatics is encoded in syntax as a predicative structure (Speech Act Projection - SAP) above CP. Following these ideas, we analyze BP and AF emphatic order constructions as monoclausal structures, where vê in BP and voir in AF are injunctive pragmatic markers that are externally merged into the SA head in order to encode a pragmatic relation.
  • INTERCOMUNICAÇÃO DO PORTUGUÊS COLOQUIAL E/OU NÃO PADRÃO E DO FRANCÊS PADRÃO EM AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA Artigo Original

    ROMBALDI, Claudia Regina Minossi; MOZZILLO, Isabella

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, relacionam-se aspectos em variação no português àqueles cristalizados pela gramática no francês, com o objetivo de se estabelecerem intercomunicações entre produções que se assemelham no português coloquial e/ou não padrão e no francês padrão, partindo-se da hipótese segundo a qual atividades intercomunicativas de explicitação, entre tais particularidades, nas duas línguas, são capazes de gerar melhor proficiência na LE. Essa hipótese consubstancia-se em trabalhos como, por exemplo, os de Miranda de Paulo (2017), Candelier (2016) e Bagno (1999). A metodologia consiste em aulas expositivas e dialogadas, cujo foco incide em estimular os alunos a contrastarem e a inter-relacionarem atividades que contextualizem palavras ou expressões no francês padrão que se organizam de maneira semelhante à variação no português. Os resultados mostram que os sujeitos, além de terem contrastado as duas variedades, nas línguas em contato no estudo, também transpuseram estruturas de uma variedade a outra, adequando-as ao padrão do francês.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, aspects of variation in Portuguese are related to those crystallized by French grammar, to establish intercommunications between productions that are similar in colloquial and/or non-standard Portuguese and standard French, based on the hypothesis that intercommunicative activities of explicitness between such particularities in both languages can improve FL proficiency. This hypothesis is based on the work of Miranda de Paulo (2017) , Candelier (2016) , and Bagno (1999) . The methodology comprises expository and dialogical classes, which focus on stimulating students to contrast and interrelate activities that contextualize words or expressions in standard French that are organized in a similar way to variation in Portuguese. The results show that the subjects, besides contrasting the two varieties in the languages in the study, also transposed structures from one variety to the other, adapting them to standard French.
  • TECNOLOGIAS DE TRADUÇÃO AUTOMÁTICA: EFEITOS NA COMUNICAÇÃO ACADÊMICA Resenha

    ESQUEDA, Marileide Dias
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rua Quirino de Andrade, 215, 01049-010 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 5627-0233 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: alfa@unesp.br