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BBR. Brazilian Business Review, Volume: 19, Número: 1, Publicado: 2022
  • IFRS X Bacen Gaap: Value Relevance das Informações Contábeis das Instituições Financeiras do Brasil Artigo

    Marques, Mariana Titoto; Dalmacio, Flávia Zóboli; Rezende, Amaury José

    Resumo em Português:

    RESUMO As instituições financeiras brasileiras que possuem um Comitê de Auditoria e / ou estão listadas em Bolsa de Valores são obrigadas a divulgar as demonstrações financeiras em Bacen GAAP e IFRS. Esta pesquisa compara a relevância deles utilizando o Modelo de Ohlson (1995), adicionando variáveis ​​de controle para os anos de 2010 a 2018. Foram estimados dois modelos, um para cada conjunto de padrões, e a análise de relevância foi baseada nos valores de R2. Os resultados foram consistentes com as expectativas e sugerem que as informações em IFRS (EPS e BVPS) são mais relevantes para o investidor na tomada de decisões de investimento, sugerindo um efeito positivo na adoção do IFRS para o Brasil. Por outro lado, o patrimônio líquido tem maior poder explicativo do que o lucro. Assim, como a divulgação de informações não é necessariamente simultânea no Bacen e IFRS, embora haja influência das informações anteriores do Bacen no preço IFRS, os resultados mostram uma informação incremental contida nas informações IFRS. Todos os resultados mostram o efeito positivo da adoção das normas internacionais de contabilidade, que é uma informação voltada para o investidor. Parece que o Banco Central já reconheceu o efeito positivo, afinal, a partir da Resolução CMN nº 4.818 foi instituído o modelo IFRS como único padrão contábil para as demonstrações consolidadas a partir de 2021, enquanto a norma do Bacen ficará restrita às demonstrações individuais .

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Brazilian financial institutions that have an Audit Committee and/or are listed on the Stock Exchange are obliged to disclose their financial statements in Bacen GAAP and IFRS. This study compares their relevanceusing the Ohlson Model (1995) adding control variables for the years 2010 to 2018. Two models were estimated, one for each set of standards, and the analysis of relevance was based on the R2 values. The results were consistent with the expectations and they suggest that IFRS information (EPS and BVPS) is more value relevant to the investor when making investment decisions, suggesting a positive effect in the adoption of IFRS for Brazil. On the other hand, equity has a higher explanatory power than profit. Thus, as the disclosure of information is not necessarily simultaneous in Bacen and IFRS, although there is an influence of Bacen’s previous information in IFRS price, the results show an incremental information contained in IFRS information. All results show the positive effect of adopting international accounting standards, which is an information aimed at the investor. It seems that the central bank has already has already recognized the positive effect. After all, from in was the CMN Resolution No. 4818 which instituted the IFRS model as the only accounting standard for consolidated statements from 2021 onwards, while Bacen standard will be restricted to individual statements.
  • Segmentação de investidores em previdência para fins de fidelização e de captação de clientes Artigo

    Deccax, Ronaldo Andrade; Campani, Carlos Heitor

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi preencher a lacuna representada pela inexistência de estudos que apliquem conceitos de Finanças Comportamentais na segmentação de investidores em planos de previdência. A partir de uma revisão bibliográfica e do estudo de casos múltiplos que descortinaram relevantes aspectos do mercado de previdência complementar no Brasil, este artigo propõe um novo conjunto de variáveis demográficas e psicográficas que se mostraram mais eficazes em pesquisas anteriores na segmentação de clientes de serviços financeiros e inova ao incorporar variáveis oriundas da Psicologia e de Finanças Comportamentais, sobretudo a variável “racionalidade” cuja aferição nos investidores possui uma notável capacidade de síntese da vulnerabilidade a um amplo universo de heurísticas e de vieses. Adicionalmente, foram identificadas significativas barreiras comportamentais para a expansão do mercado de previdência, um baixo nível de maturidade das práticas atuais de mercado para enfrentá-las no Brasil e a necessidade da utilização de instrumentos de Finanças Comportamentais nesse enfrentamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The goal of this research was to fill the gap represented by the lack of studies that apply Behavioral Finance concepts in the segmentation of investors in retirement savings plans. Based on a bibliographic review, and the study of multiple cases, there was revealed relevant aspects of the supplemental retirement market in Brazil, this article proposes a new set of demographic and psychographic variables that were more effective in previous research in the segmentation of financial services clients. It innovates by incorporating variables from Psychology and Behavioral Finance, especially the “rationality” variable which has a remarkable ability to synthesize vulnerabilities to a wide universe of heuristics and biases when applied to investors. In addition, significant behavioral barriers were identified for the expansion of the retirement market, such as a low level of maturity of current market practices in Brazil and the need to use Behavioral Finance instruments in this confrontation.
  • Inovação Aberta e Implementação de Diferentes tipos de Inovação: Uma Análise Baseada em Dados em Painel Artigo

    Marques, Humberto Rodrigues; Ávila, Ednilson Sebastião; Pereira, Rafael Morais; Zambalde, André Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho objetivou verificar, a partir da estratégia de inovação aberta, como diferentes tipos de interação com atores externos (clientes, concorrentes, fornecedores, universidades e consultores) influenciam diferentes tipos de inovações (inovações gerais, inovações de produto e inovações tecnológicas) implementadas pelas organizações. Para análise, utilizou-se a técnica de dados em painel, com base em dados da PINTEC, uma pesquisa de inovação do IBGE, referente aos anos de 2003, 2005, 2008, 2011 e 2014. Com relação às inovações gerais implementadas pelas organizações, verificou-se que nenhum tipo de interação foi significativo, enquanto para a inovação de produto, observou-se que as interações tanto com consultores quanto com fornecedores foram negativas, e, por fim, com relação à inovação tecnológica, verificou-se que a interação com clientes foi positiva e a interação com universidades foi negativa. Desse modo, os resultados foram essenciais para comprovar que formas variadas de cooperação impactam de forma diferente a implementação de diferentes tipos de inovação pelas organizações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work aimed to verify, based on the open innovation strategy, how different types of interactions with external actors (customers, competitors, suppliers, universities, and consultants) influence different types of innovations (general innovations, product innovations, and technological innovations) implemented by organizations. The panel data technique was used for analysis, based on PINTEC data, an innovation survey conducted by IBGE, which referred to the years 2003, 2005, 2008, 2011, and 2014. Regarding the innovations implemented by organizations, no type of interaction was significant for the general innovations or interactions with consultants, and suppliers were negative for product innovation. Finally, interaction with customers was positive while interaction with universities was negative for technological innovations. Thus, the results were essential to proving that different forms of cooperation have different impacts on the implementation of different types of innovation by organizations.
  • O Impacto de Business Analytics em Vantagem Colaborativa: o papel mediador do gerenciamento dos custos de transação Artigo

    Milhomem, Letícia de Sousa; Sincorá, Larissa Alves; Oliveira, Marcos Paulo Valadares de; Brandão, Marcelo Moll

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo da pesquisa consistiu em verificar a existência do papel mediador do Gerenciamento dos Custos de Transação (GCT) na relação entre Business Analytics (BA) e Vantagem Colaborativa (VC). Com base em uma pesquisa do tipo survey, foi constatada a existência de uma mediação parcial exercida pelo GCT na relação entre BA e VC. Além disso, os resultados apontaram que o modelo testado foi capaz de explicar 69,30% da variação de VC. O artigo avança em aprofundar as relações teóricas entre as variáveis que conformam o modelo de pesquisa, cooperando tanto para a evolução do campo emergente em BA, quanto para uma reflexão acerca dos fatores críticos de sucesso das alianças organizacionais. Ademais, a partir do modelo proposto, é possível revisitar a Teoria dos Custos de Transação, discutindo seus pressupostos no atual cenário marcado pela alta produção de dados nas corporações e, sugerindo, que o business analytics é um elemento diretamente influenciador na gestão dos custos de transação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of the research was to verify the existence of the mediating role of Transaction Cost Management (TCM) in the relationship between Business Analytics (BA) and Collaborative Advantage (CA). Based on a quantitative approach, it was found that there is a partial mediation exercised by the TCM in the relationship between BA and CA. In addition, the results showed that the tested model was able to explain 69,30% of the CA variation. The article goes on to deepen the theoretical relationships between the variables that make up the research model, cooperating both for the evolution of the emerging field in BA, and for a reflection on the critical success factors of the organizational alliances. Furthermore, based on the proposed model, it is possible to revisit the Transaction Costs Theory, discussing its assumptions in the current scenario marked by the high production of data and information in corporations, suggesting that business analytics is a directly influencing element in management of transaction costs.
  • ‘Não, eu não sofro com isso’: a análise da manipulação da subjetividade da mulher executiva na ascensão da carreira Artigo

    Duarte, Elem Rabelo; Gallon, Shalimar

    Resumo em Português:

    RESUMO A inserção das mulheres em cargos executivos tem crescido, mas elas precisam se adaptar às imposições da gestão para alcançarem e preservarem uma carreira de sucesso. Nesse contexto, este artigo buscou analisar a manipulação da subjetividade das mulheres executivas na ascensão de carreira. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo com 14 mulheres executivas atuantes em empresa nacionais e multinacionais, sendo as informações analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que as executivas se submetem às imposições do cargo e intentam se adequar a um comportamento exemplar. Elas criam estratégias de defesa para lidar com a descartabilidade, as renúncias pessoais e justificar a ocupação de seu lugar. Com uma equipe de apoio para dar conta de suas demandas, elas negam os labirintos da trajetória, evidenciando a presença do fenômeno queen bee, e reproduzem um comportamento que privilegia as masculinidades nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The insertion of women in executive positions has grown, but they need to adapt to the impositions of management to achieve and preserve a successful career. In this context, this article sought to analyze the manipulation of the subjectivity of executive women in career advancement. For this purpose, a descriptive study was carried out with 14 executive women working in national and multinational companies, with the information being analyzed using the content analysis technique. The results show that the executives conform to the impositions of the position and try to adapt themselves to exemplary behavior. They create defense strategies to deal with disposability, personal resignations and justify taking their place. With a support team to handle their demands, they deny the labyrinths of the trajectory, evidencing the presence of the queen bee phenomenon, and reproduce a behavior that privileges masculinities in organizations.
  • Consumo Consciente de Moda e a Percepção do Consumidor: Estudo no Arranjo Produtivo Local de Confecções de Pernambuco Artigo

    Lira, Jordana Soares de; Silva Júnior, Omero Galdino da; Costa, Cristiane Salome Ribeiro; Araujo, Marcus Augusto Vasconcelos

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre percepção de ações de responsabilidade social empresarial (PARS) e compra de produtos verdes (CPV) sobre a sensibilidade a preço(SP) e a influência desses construtos sobre o consumo consciente (CC). Para tanto, uma pesquisa quantitativa descritiva foi realizada com consumidores de moda do Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano e os dados analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. Foi identificado que a CPV tem influência sobre a SP e uma relação negativa com o CC. Já a PARS tem influência positiva sobre o CC, mas não sobre a SP, e a relação entre SP e CC não se mostrou significativa. Esses resultados demonstram que o aspecto social tem maior predominância sobre o CC e que preço parece não ser uma barreira para a consciência do consumidor quanto ao consumo de produtos de moda. Este estudo inova ao trazer para debate a relação entre construtos relevantes, mas que tem sido investigado em separado no campo do consumo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to analyze the relationship between the perception of corporate social responsibility actions (PCSRA) and the purchase of green products (PGP) on price sensitivity (PS) and the influence of these constructs on conscious consumption (CC). For this purpose, a descriptive quantitative study was carried out with fashion consumers of a Local Productive Clothing Arrangement in the Agreste area of Pernambuco, and the data was analyzed using Structural Equation Modeling. The results identified that PGP has an influence on PS and a negative relationship with CC. PCSRA, on the other hand, has a positive influence on CC, but not on PS, and the relationship between PS and CC was not significant. These results indicate that social aspects have a greater predominance over CC, and price does not seem to be a barrier to the consumer’s consciousness regarding the consumption of fashion products. This study innovates by bringing to debate the relationship between relevant constructs that have been investigated separately in the field of consumption.
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