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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Volume: 30, Número: 3, Publicado: 2016
  • Efeitos do uso da máscara para análise de gases sobre variáveis fisiológicas e perceptuais máximas e submáximas durante um teste incremental Biodinâmica

    Silva, Danilo Fernandes Da; Nakamura, Fábio Yuzo; Machado, Fabiana Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve como objetivo determinar os efeitos do uso da máscara para análise de gases sobre variáveis fisiológicas e perceptuais máximas e submáximas durante um teste incremental. Foram avaliados 21 corredores recreacionais de “endurance” (VO2max: 54,0 ± 7,6 mL·kg-1·min-1) com idade entre 30 e 49 anos. Os mesmos foram submetidos a dois diferentes testes incrementais em ordem aleatória para determinação da MVA, sendo utilizado em um deles o equipamento para análises de gases e no outro não. A velocidade pico em esteira foi determinada com base no ajuste de KUIPERS et al.17. Foram também analisadas variáveis fisiológicas (FC e %FCmax) e perceptuais (PSE) a cada estágio para comparação entre os protocolos. Os corredores realizaram uma performance de 10 e 15 km em pista de atletismo para verificar a relação com a máxima velocidade aeróbia obtida nos dois testes. O uso da máscara para a análise de gases reduziu a Vpico, mas não modificou a FCmax e a PSEmax. Em relação às variáveis submáximas, a FC foi influenciada principalmente nos estágios iniciais em que os valores foram maiores no teste em que a análise de gases foi feita. Porém, quando expressa em %FCmax, os atletas permaneceram na maioria dos estágios submáximos em percentuais maiores durante o protocolo com o uso da máscara. Para a PSE, não houve diferenças significativas, com exceção do estágio a 10 km·h-1, em que a PSE foi maior quando se utilizou a máscara. A Vpico é reduzida devido à utilização da máscara para análise de gases e a FC e o %FCmax em estágios submáximos são maiores devido ao uso desse equipamento, especialmente nos estágios iniciais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to determine the effects of using the mask to gas analysis on maximal and submaximal physiological and perceptual variables during an incremental test. We assessed 21 recreationally endurance trained runners (VO2max: 54.0 ± 7.6 mL·kg-1·min-1) aged 30 to 49 years. These runners were submitted to two different incremental tests in randomized order to determination of maximum aerobic velocity (MAV), being used in one of them the equipment to gas analysis and not in the other. Peak velocity (Vpeak) was determined based on KUIPERS et al.17 adjustment. It was also analyzed physiological (HR and %HRmax) and perceptual (RPE) variables in each stage to comparison between protocols. Runners did a 10 and 15 km performance in field track to verify the relationship with maximal aerobic speed obtained in both protocols. The use of the mask for gas analysis reduced Vpeak, but did not modify HRmax and RPEmax. In regard to submaximal variables, HR was influenced mainly in initial stages in which values were higher in the test which the mask was used. However, when expressed as %HRmax, runners remained in the majority of submaximal stages in higher percentages during the protocol with mask. For RPE, there was no significant difference, except in the stage of 10 km·h-1, which RPE was higher when the mask was used. MAV is reduced when mask is used to gas analysis and HR and %HRmax in submaximal stages are higher due to the use of this equipment especially in initial stages.
  • Influência da força muscular no volume e na intensidade da atividade física diária de idosos Biodinâmica

    Berton, Ricardo; Ugrinowitsch, Carlos; Vechin, Felipe; Lixandrão, Manoel; Damas, Felipe; Conceição, Miguel Soares; Souza, Thiago Mattos Frota de; Cavaglieri, Cláudia Regina; Chacon-Mikahil, Mara Patrícia Traina; Libardi, Cleiton

    Resumo em Português:

    Resumo Diminuições no volume da atividade física diária (VAF - número de passos) e na intensidade da atividade física diária (IAF – velocidade média de caminhada) estão relacionadas com a maior incidência de quedas e aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas em idosos. Portanto, identificar fatores que possam aumentar o VAF e a IAF torna-se essencial, principalmente para essa população. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi investigar a influência da força muscular no VAF e na IAF de idosos saudáveis. Foram recrutados 18 participantes (10 homens e oito mulheres), com idade acima de 60 anos. Os participantes realizaram o teste de uma repetição máxima (1-RM) e utilizaram acelerômetro triaxial durante sete dias consecutivos, para mensurar o VAF e a IAF. Para analisar a influência da força no VAF e IAF realizou-se uma análise de regressão linear simples. Não foram observadas correlações significantes entre a força muscular e o VAF (p = 0,93; r2 = −0,06), assim como, entre a força muscular e a IAF (p = 0,08; r2 = 0,17). Conclui-se que a força muscular não influencia o VAF e a IAF de idosos saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Reduction in the volume daily physical activity (VAF – number of steps) and in the intensity of daily physical activity (IAF- average walk velocity) are related with higher incidence of falls and increase of incidence of chronic diseases in elderly. However, the identification of factors which may increase the VAF and the IAF became essential, especially in this population. Therefore, the aim of the present study was to investigate the influence of muscle strength in VAF and the IAF of older healthy elderly. It were recruited 18 participants, ten men and eight women, aged above 60 years old. The participants performed the one repetition maximal test (1-RM) and afterwards they used the triaxial accelerometer, during seven consecutive days, to measure the VAF and the IAF. To analyze the influence of muscle strength in the VAF and IAF a simple linear regression analysis was performed. It was not observed significant correlations between the muscle strength and the VAF (p = 0.93; r2 = −0.06), or between muscle strength and the IAF (p = 0.08; r2 = 0.17). In conclusion the muscle strength does not influence the VAF and IAF of healthy older adults.
  • A influência de variáveis aeróbias e anaeróbias no teste de “sprints” repetidos Biodinâmica

    Aguiar, Rafael Alves De; Raimundo, João Antônio Gesser; Lisbôa, Felipe Domingos; Salvador, Amadeo Félix; Pereira, Kayo Leonardo; Cruz, Rogério Santos de Oliveira; Turnes, Tiago; Caputo, Fabrizio

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi determinar o modo e o grau com que variáveis aeróbias e anaeróbias influenciam o desempenho e a fadiga em “sprints” repetidos (RS) na corrida. Para este fim, participaram do estudo 24 homens, sendo oito corredores velocistas, oito corredores fundistas e oito sujeitos ativos. Em uma pista sintética de atletismo estes sujeitos foram submetidos aos seguintes testes: 1) teste incremental para determinação do VO2max e da velocidade aeróbia máxima (VAM); 2) teste de velocidade constante realizado a 110%VAM para determinar a cinética do VO2 durante exercício e o máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD); 3) teste de “sprints” repetidos (10 “sprints” de 35 m, intercalados com 20 s de recuperação) para determinar o tempo total dos “sprints” (TT), tempo do melhor sprint (TM) e a queda do desempenho em percentual (Sdec). Para analisar a diferença entre os grupos e as relações entre as variáveis foram utilizadas a análise de variância ANOVA “one-way”, complementada pelo teste de Tukey, e a correlação de Pearson, respectivamente. O TT em RS foi diferente significativamente entre todos os grupos (velocistas, 49,5 ± 0,8 s; fundistas, 52,6 ± 3,1 s; ativos, 55,5 ± 2,6 s) e Sdec foi significativamente inferior em fundistas comparado aos outros grupos (velocistas, 8,9 ± 2,1%; fundistas, 4,0 ± 2,0%; ativos, 8,4 ± 4,4%). O TT foi correlacionado significativamente com o TM (r = 0,85, p < 0,01) e com o MAOD (r = −0,54, p < 0,01). Além disso, Sdec foi correlacionado significativamente com variáveis aeróbias (VO2max, r = −0,58, p < 0,01; VAM, r = −0,59, p < 0,01; constante de tempo “tau”, r = 0,45, p = 0,03). Portanto, conclui-se que apesar de índices aeróbios influenciarem na redução da fadiga em RS, o desempenho em RS é principalmente influenciado por características anaeróbias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to determine the manner and degree to which aerobic and anaerobic variables influence repeated running sprint performance and ability. Twenty four males (sprinters = 8, endurance runners = 8 and physical active subjects = 8) performed in a synthetic track the following tests: 1) incremental test to determine the VO2max and the maximum aerobic velocity (MAV); 2) constant velocity test performed at 110% of MAV to determine the VO2 kinetics and the maximum accumulated oxygen deficit (MAOD); 3) repeated sprint test (10 sprints of 35-m interspersed by 20s) to determine sprint total time (TT), best sprint time (BT) and score decrement (Sdec). Between-groups comparisons and the correlations between variables were analyzed by one-way ANOVA with a Tukey post-hoc tests and Pearson correlation, respectively. TT was significantly different among all groups (sprinters = 49.5 ± 0.8 s; endurance = 52.6 ± 3.1 s; active = 55.5 ± 2.6 s) and Sdec was significantly lower in endurance runners as compared with sprinters and physical active subjects (sprinters = 8.9 ± 2.1%; endurance = 4.0 ± 2.0%; active = 8.4 ± 4.4%). TT correlated significantly with BT (r = 0.85, p < 0.01) and MAOD (r = −0.54, p < 0.01). Moreover, Sdec was significantly correlated with aerobic parameters (VO2max, r = −0.58, p < 0.01; MAV, r = −0.59, p < 0.01; time constant tau, r = 0.45, p = 0.03). In conclusion, although the aerobic parameters have an important contribution to RS ability, RS performance is mainly influenced by anaerobic parameters.
  • Nível de atividade física e gasto calórico em atividades de lazer de pacientes com diabetes mellitus Biodinâmica

    Gonela, Jefferson Thiago; Santos, Manoel Antônio dos; Castro, Vanilde de; Teixeira, Carla Regina de Souza; Damasceno, Marta Maria Coelho; Zanetti, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi analisar o nível de atividade física e o gasto calórico, em METs, em atividades de lazer de pacientes com diabetes mellitus, atendidos em uma Unidade Básica Distrital de Saúde de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A amostra de conveniência foi constituída por 134 pacientes com diabetes mellitus tipo 2, atendidos no período de maio a agosto de 2009. Para coleta de dados foram utilizados um formulário contendo variáveis demográficas e clínicas e o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Para cálculo do nível de atividade física foi utilizado o Guidelines for Data Processing and Analysis, do IPAQ. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e Qui-quadrado. A média de idade dos sujeitos foi de 63,5 ± 10,27 anos e o tempo de diagnóstico de 11,71 ± 7,94 anos. Em relação ao nível de atividade física, 11,9% eram sedentários; 50% e 17,9% foram classificados como ativos e muito ativos, respectivamente. Verificou-se que 56% não realizavam atividade física no período de lazer. A média de tempo despendido na posição sentada foi superior a cinco horas ao dia. A metade dos sujeitos não realizava atividade física no período de lazer e apenas 20,1% alcançaram os níveis de atividade física recomendados para obtenção de benefícios à saúde. Apenas 20,5% dos sujeitos investigados alcançaram os níveis recomendados de gasto calórico (kcal) para obtenção de benefícios à saúde. A atividade física doméstica apresentou maior gasto calórico, calculado em METs, seguido pelas atividades de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of this study was to analyze the level of physical activity and caloric expenditure, measured in metabolic equivalents (METs), during leisure activities of individuals with diabetes mellitus being cared for at a district basic health unit in a city in the State of São Paulo, Brazil. The convenience sample comprised 134 subjects with type 2 diabetes mellitus who received treatment between May and August 2009. Data were collected with a form containing demographic and clinical variables and the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). Level of physical activity was calculated using the IPAQ Guidelines for Data Processing and Analysis. For data analysis, descriptive statistics and the chi-squared test were used. Mean age of participants was 63.5 ± 10.27 years and time of diagnosis, 11.71 ± 7.94 years. Regarding level of physical activity, 11.9% were inactive; 50% and 17.9% were classified as active and very active, respectively. The results showed that 56% did not exercise during their leisure time. Mean sitting time surpassed five hours per day. Half of the subjects did not perform physical activity during their leisure time and only 20.1% reached the recommended level of physical activity to obtain health benefits. Only 20.5% of the participants reached the recommended level of caloric expenditure (kcal) to obtain health benefits. Domestic physical activity presented the highest caloric expenditure, calculated in METs, followed by work activities.
  • Análise do COP e sentido de posição em jogadores universitários de futebol com e sem instabilidade de tornozelo Biodinâmica

    Almeida Neto, Antônio Francisco de; Castro, Alex; Crozara, Luciano Fernandes; Goethel, Márcio Fagundes; Moreira, Pedro Vieira Sarmet; Gonçalves, Mauro; Cardozo, Adalgiso Coscrato

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi comparar o comportamento do COP e do sentido de posição articular passivo em indivíduos com e sem instabilidade de tornozelo, e correlacionar as variáveis de COP e sentido de posição articular passivo. Participaram 20 indivíduos, divididos em dois grupos: grupo estável (GE) e grupo instável (GI). A avaliação do COP foi feita com o teste de apoio unipodal, com olhos abertos e fechados sobre uma plataforma de força. O teste de reposicionamento articular passivo foi realizado com os olhos vendados. O tornozelo foi posicionado em um ângulo alvo (10° e 20°) e o dinamômetro movia passivamente o tornozelo, então os participantes eram instruídos a apertar o botão para parar o movimento quando sentissem que o tornozelo estava no ângulo alvo, obtendo assim o erro angular absoluto (EAA). Foram obtidas as variáveis: deslocamento total (DT); desvio padrão ântero-posterior (DPap) e médio-lateral (DPml); velocidade média total (VMT); velocidade média ântero-posterior (VMap) e médio-lateral (VMml). A comparação entre dados que apresentaram distribuição normal foi feita com o teste t de Student, enquanto que para DT e DPml foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Da mesma forma, foram usados os testes de Pearson e Spearman para correlacionar as variáveis. Foi adotado α < 0,05. Houve diferença entre EAA-10° (p < 0,05). Foram encontradas fortes correlações entre: EAA-10° e VMT (p < 0,01 r = −0,867); EAA-10° e VMap (p < 0,01 r = −0,854); EAA-10° e VMml (p < 0,01 r = −0,771), na condição olhos abertos, e EAA-10° e DT (p < 0,05 r = −0,666); EAA-10° e DPap (p < 0,05 r = −0,685) e EAA-10° e VMml (p < 0,05 r = −0,766) na condição olhos fechados. Entorses de tornozelo prejudicam o sentido de posição, sem afetar o equilíbrio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the study was to compare the behavior of COP and passive ankle position sense in subjects with and without functional ankle instability. Took part in this study 20 subjects, divided into two groups: stable group (SG) and unstable group (UG). The COP evaluation was made with the single-leg balance test, with eyes opened and closed, on a force plate. The passive ankle position sense test was performed with subjects blindfolded. The ankle was positioned in a target angle (10° and 20°) and the dynamometer moved passively the ankle, then the subjects were instructed to push the stop button when they feel that the ankle was on the target angle, obtaining the absolute angular error (AAE). The following variables were obtained: total displacement (TD); antero-posterior (SDap) and medio-lateral standard deviation (SDml); total mean velocity (TMV); antero-posterior (MVap) and medio-lateral mean velocity (MVml). The comparison between the data with normal distribution was made with the Student's t test, while to the TD and SDml was used the Mann-Whitney test. The correlations were performed with the Pearson and Spearman tests. We adopted α < 0.05. We observed difference between AAE-10° (p < 0.05). Strong correlations were found between: AAE-10° and TMV (p < 0.01 r = −0.867); AAE-10° and MVap (p < 0.01 r = −0.854); AAE-10° and MVml (p < 0.01 r = −0.771), with eyes opened, and AAE-10° and TD (p < 0.05 r = −0.666); AAE-10° and SDap (p < 0.05 r = −0,685) and AAE-10° and MVml (p < 0.05 r= −0.766) with eyes closed. Ankle sprains harm the joint position sense without affecting the balance.
  • O mito do herói: uma análise a partir do discurso da Folha de S.Paulo acerca do caso Ronaldo na Copa do Brasil de 2009 Sociocultural

    Cavalcanti, Everton de Albuquerque; Capraro, André Mendes

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo consiste em analisar e discutir como o jornal Folha de S. Paulo retratou a imagem de Ronaldo nas matérias publicadas durante a disputa e após a conquista da Copa do Brasil de 2009. Metodologicamente, o presente estudo é caracterizado como uma pesquisa histórica, pautada pelos procedimentos da história do tempo presente e o material de análise foi constituído pelo caderno de esportes da Folha de S. Paulo. Notamos que o jornal elabora o discurso através de um protagonismo implícito no histórico de conquistas e fracassos do atleta, demonstrando Ronaldo como um sujeito consolidado no campo esportivo e associando sua imagem como modelo de representação social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article's purpose is to analyze and discuss how the newspaper Folha de S. Paulo portrayed Ronaldo's image in articles published during the contest and after winning 2009 Brazil's Cup. Methodologically, this study is characterized as a historical research guided by the procedures of the history of the present time. The analysis material was constituted by the Folha de S. Paulo newspaper's sports section. We note that the paper elaborates its discourse through a protagonist role implicit in the athlete's history of achievements and failures, demonstrating Ronaldo as an established subject in the sports field and associating his image to a model for social representation.
  • Talentos esportivos no judô e na natação Sociocultural

    Silva Filho, Florio Joaquim; Meira, Tatiana Barros; Mazzei, Leandro Carlos; Bastos, Flávia da Cunha; Böhme, Maria Tereza Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo teve por objetivo verificar a existência de um sistema de desenvolvimento de judocas e nadadores brasileiros talentosos, assim como descrever como ocorre o mesmo na prática, segundo a opinião dos técnicos dessas modalidades. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, por meio da realização de entrevistas com 18 técnicos de alto rendimento, sendo 11 de natação e sete de judô. Os técnicos participantes responderam a 10 perguntas semiestruturadas, relacionadas com o desenvolvimento de talento esportivo no Brasil. Os resultados foram analisados por meio do método do “Discurso do Sujeito Coletivo” DSC. Segundo 77% dos técnicos, não existe uma diretriz nacional para o desenvolvimento de talentos para as duas modalidades estudadas, e 66% dos entrevistados afirmaram que o desenvolvimento dos atletas ocorre por meio de cada entidade esportiva. De acordo com a opinião dos técnicos, conclui-se que as entidades nacionais de administração do esporte não elaboram diretrizes nacionais para o judô e a natação no Brasil, sendo as entidades de prática esportiva - tais como Clubes, Associações e Entidades Municipais de Prática Esportiva - as responsáveis pelo desenvolvimento dos atletas em ambas as modalidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper purported to establish the existence of a system for the development of talented Brazilian athletes judo and swimmers, as well as to describe how coaches in both sports see this process occurring in practical terms. An exploratory and descriptive research was conducted by means of interviews with 18 high-performance coaches (11 swimming coaches and 7 judo coaches). The participating coaches answered to 10 semi-structured questions concerning the development of sports talents in Brazil. The polled results were analyzed through the “Discourse of the Collective Subject” (DCS) method. According to 77% of those coaches, there is no established national guidelines for the development of talents in either one of these sports categories, and 66% of the interviewed stated that the development of the athletes falls entirely to each sporting association they belong with. The opinions of the interviewed coaches indicate that the government offi ces in charge of sports administration produce no comprehensible national guidelines for judo and swimming in Brazil, which leaves to institutions such as Sports Clubs, Associations and Municipal Sports Authorities the full responsibility for the development of athletes in both categories.
  • Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos Sociocultural

    Santos, Wagner dos; Oliveira, Aline Vieira; Ferreira Neto, Amarílio

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to analyze and give visibility to the places/spaces identified by the physical education teachers of the Superintendence of Carapina, in the state education network of Espirito Santo, as being significant to their formation process. It uses the narrative research as the theoretical and methodological framework, using the autobiographical narratives of six teachers as the source, in a shared practice of research and dialogue with these teachers. The study analysis indicates diverse movements - sometimes single, sometimes collectives - of practiced formative spaces. This analysis expands the understanding of continuing training to beyond of the established moments, comprising the other places of training as much as the self-formative fields identified by the teachers as significant to their formation. It points out the need to think about changes in the education policies focused the valorization of investigative and training activities that have the pedagogical practices as the beginning and end.
  • O interesse público do desporto das organizações desportivas sem fins lucrativos que são apoiadas pela administração pública Sociocultural

    Soares, Jorge Pereira; Antunes, Hélio Lourenço; Bárbara, Albino; Escórcio, Carolina; Saldanha, Paula

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa o conceito de interesse público do desporto e os critérios que devem ser tidos em conta na relação de apoio entre a administração pública, os clubes e as associações desportivas. Metodologicamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a nove dirigentes desportivos com responsabilidades diretivas: sete de clubes e associações desportivas e dois da administração pública. Os dirigentes consideraram que o desporto é de interesse publico quando: a) é desenvolvido na perspectiva da generalização da prática da atividade fisica e desportiva; b) proporciona beneficios para a saúde; c) serve como ferramenta de educação e de desenvolvimento social. No que respeita às vantagens utilizadas com o estatuto de utilidade publica, os beneficios fiscais e as parcerias com organizações do sistema desportivo, foram as mais apontadas. Os entrevistados consideram que o Governo deveria ter uma estratégia focada na definição de prioridades e de seriação de critérios de financiamento, no sentido de um melhor aproveitamento do papel dos clubes e da obtenção de resultados desportivos. Sugerem ainda um maior cuidado e rigor, por parte da administração pública regional, na avaliação do papel social e desportivo dos clubes e associações, tendo em conta o desenvolvimento do interesse público e social do desporto. Como conclusão o desporto e a atividade fisica devem ser considerados como atividades de interesse público desde que assegurem efeitos positivos nos planos da saúde e do bem-estar da população, proporcionem o desenvolvimento qualitativo e sustentado da prática desportiva e potenciem o desenvolvimento econômico-social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyses the concept of public interest in sport and the criteria that must be taken into consideration in terms of Government support to clubs and sports associations. The data was collected through semi structured interviews that were applied to nine sports directors with board responsibilities: seven of them from sport clubs and sport associations, and two of them from public administration. The directors pointed out that sport is considered to be of public interest when: it is developed in the concept of “sport for all”, provides health benefits and serves as a means of education and social development. Regarding advantages used with public utility status, tax benefits and partnerships with the sports system organizations were the most mentioned aspects. Given a better use of financial resources provided by public administration to clubs and associations, sport directors believe that the Government should have a strategy focused on setting priorities and ranking financing criteria for sport. If the government had that strategy, the development of sports results would be much better. The participants also suggest that the Government should conduct an assessment of the social role of sport clubs and associations, according to the public and social interest of sport. In conclusion, sport and physical activity should be considered as public interest activities, provided that: are able to ensure positive effects on health plans and wellness, provide a qualitative and sustainable sport development, improve economic and social development of a population.
  • “O clássico dos clássicos” das alterosas mineiras: a invenção da rivalidade futebolística entre Athletico e Palestra Sociocultural

    Alves, Rogério Othon Teixeira; Silva, Silvio Ricardo da; Mayor, Sarah Teixeira Soutto; Souza Neto, Georgino Jorge de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tenciona investigar a gênese da rivalidade entre os clubes de futebol do Palestra Itália e Athletico Mineiro, nos anos de 1921 a 1942, na cidade de Belo Horizonte-MG. Para além da rivalidade propriamente dita, voltamos nosso olhar para outros elementos que orbitam em torno dela, constituindo as experiências dos sujeitos e do torcer. Para tanto, utilizamos as fontes localizadas nos periódicos publicados pela imprensa no período supracitado. Assim, jornais pertencentes a acervos como Hemeroteca Pública do Estado de Minas Gerais, Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, Arquivo Público da Cidade e a Coleção Linhares foram consultados. Neste sentido, as notas, colunas e seções que tratam dos embates entre Palestra e Athletico tornaram-se a matéria-prima para a elaboração desta narrativa. Podemos perceber que a imprensa colaborou, sobremaneira, na construção de uma tradição inventada para alavancar o espetáculo esportivo/futebolistico. Nestes meandros, a tentativa de um controle das condutas emerge na forma de uma “educação para o torcer”, ditando um modelo adequado de se portar, mas ao mesmo tempo, alimentando o ideário de uma rivalidade que pudesse se consolidar e marcar o cotidiano dos sujeitos envolvidos nela.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper has the intention of investigating the genesis of the rivalry between the soccer clubs Palestra Italia and Club Atletico Mineiro between 1921 and 1942, in the city of Belo Horizonte – MG. Besides examining said rivalry, we turn our attention to the other elements that surround it and constitute the experiences of the subjects and of the act of supporting a squad. Periodicals published by the press during the stated period were used as sources. Thus, newspapers belonging to archives such as the Public Newspaper Library of Minas Gerais, the Official Press of Minas Gerais, the Public Archives of the City and Linhares Collection were consulted and notes, columns and sections covering clashes between Athletico and Palestra became the raw material for the preparation of this narrative. It was noted that the press played a very conducive role to the construction of a tradition created to leverage the sports/soccer spectacle. The attempt to control behaviors emerged as an “education for supporters”, which dictated a certain conduct, but also nurtured a rivalry in order for it to be able to solidify and seep into the daily lives of subjects who adhered.
  • Atividade física no lazer, deslocamento, apoio social e percepção do ambiente urbano em homens e mulheres de Florianópolis/SC Pedagógica E Comportamental

    Pazin, Joris; Duarte, Maria de Fátima Silva; Borgatto, Adriano Ferretti; Peres, Marco Aurélio; Poeta, Lisiane Schilling

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi identificar características do ambiente físico e social percebido associadas à atividade física no lazer (AFL) e deslocamento (AFD) em homens e mulheres. Amostra sistemética de 746 pessoas residentes em Florianópolis/SC obtida por lista telefônica. Utilizou-se o questionário internacional de atividade física [IPAQ) versão longa e o questionário da escala de mobilidade ativa no ambiente comunitário “news” adaptado. Os desfechos investigados foram: não atender as recomendações em relação à atividade física (NARAF) nas AFL e AFD em homens e mulheres. Como variáveis exploratórias foram investigadas as caracteristícas das variáveis sócio-demográficas, percepção do ambiente, saúde gerai e índice de massa corporal. Foi realizada análise de regressão logística para estimar as razões de chance bruta e ajustada dos atributos do ambiente físico e apoio social das pessoas que NARAF. Ataxa de resposta foi de 91% (n = 746). A prevalência de mulheres que NARAF no deslocamento foi de 73,3% (69,1-77,5%) e a de homens de 71,1% (66,1-76,2%). Nas AFL a prevalência de mulheres que NARAF foi de 78,4% (74,5-78,3%) e a de homens de 74,9% (70,1-79,7%). Nas AFD os atributos do ambiente associados a menos chance de NARAF foram: morar em área próxima ao comércio; academia e agênda bancária próximo de casa. Nas AFL, ruas iluminadas, segurança durante o dia, local para caminhar próximo de casa e morar próximo à orla marítima. Programas de promoção de AFL em adultos devem considerar variáveis do ambiente urbano (ruas iluminadas, segurança, local para caminhar ou praticar atividade física e a atratividade dos locais). Para promover as AFD devem ser consideradas as estruturas públicas e privadas (proximidade dos centros de compra, academias, agêndas bancárias e atratividade dos locais).

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the study was to identify characteristics of the perceived physical environment and social support associated with physical activity during leisure (LFA), and transportation (TFA) in man and women. The study was based on a systematic sample of 746 residents in Florianópolis, SC, Brazil, obtained by phonebook. We utilized the long version of International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), and the scale of active mobility in the community environment (news adapted). The outcomes investigated were not meeting the recommendations for physical activity (NARAF) in LFA and TFA in man and women. As explanatory variables we investigated the characteristics of socio-demographic variables, perception of the environment, general health, and body mass index (IMC). We performed logistic regression analysis to estimate the odds ratios and the adjusted attributes of the physical environment and social support of man and women that NARAF. The response rate was 91% (n = 746). The prevalence of women in NARAF in transportation was 73.3% (69.1-77.5%) and for men was 71.1% (66.1 to 76.2%). In the LFA NARAF prevalence of women was 78.4% (74.5-78.3%) and 74.9% (70.1-79.7%) in men. In TFA environmental attributes associated with less chance of NARAF were: live in an area close to shopping areas, gym and bank branch close to home. In the LFA, street lighting, security during the day, walking site close to home and live near the coastline. Programs to promote AFL in adults should consider variables of the urban environment (lit streets, safety, local walking or physical activity and attractiveness of locations). To promote the TFA should be considered public and private structures (proximity to shopping areas, gyms, banks and attractiveness of locations).
  • Aumento gradual da variabilidade de prática: efeito na aprendizagem da estrutura e na parametrização da habilidade Pedagógica E Comportamental

    Januário, Marcelo Silva; Ugrinowitsch, Herbert; Lage, Guilherme Menezes; Vieira, Márcio; Benda, Rodolfo Novellino

    Resumo em Português:

    Resumo Tradicionalmente, na aprendizagem de habilidades motoras a prática tem sido estruturada de forma constante, em blocos, seriada ou aleatória. Tem sido proposta a superioridade da prática variada sobre a prática constante bem como da prática aleatória e seriada sobre a prática em blocos. Atualmente tem sido observada uma especificidade do tipo de prática: a prática constante auxilia na formação de uma estrutura de movimento, especialmente no inicio da aprendizagem e a prática variada na melhora da parametrização. O presente estudo investigou diferentes regimes de prática e a sua combinaçao numa sequência que fornece um aumento gradual de variabilidade (constante, blocos e aleatório) na aquisição de habilidades motoras. A amostra foi distribuida em quatro grupos (n = 10): CCC (constante), BBB (blocos), AAA (aleatório) e CBA (constante-blocos-aleatório). O experimenta foi dividido em fase de aquisição e teste de transferência. Na fase de aquisição a tarefa foi pressionar teclas numéricas do teclado de um computador em uma sequência (2, 8, 6, 4) com o dedo indicador, com tempo relativo entre os componentes especificado (22,2%, 44,4% e 33,3%) e com os seguintes tempos totais (700, 900 e 1100 ms) estabelecidos conforme o delineamento experimental. Os resultados do teste demonstraram superioridade dos grupos CBA e AAA na medida de erro absoluta, dos grupos CCC e BBB na medida de erro relativo e dos grupos CCC, BBB e CBA na medida de variabilidade de erro relativo. Tais resultados demonstram que os regimes de prática que forneceram menor variabilidade conduziram ao aprendizado de uma estrutura de movimento, enquanto que as que forneceram maior variabilidade resultaram na melhora da capacidade de parametrização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Traditionally, on the learning of motor skill practice has been scheduled in constant, blocked, serial or random fashion. A superiority of variable over constant practice has been suggested as well as random and serial practices over blocked practice. Recently a specificity of the type of practice has been observed: constant practice helps the formation of a movement structure, especially in the early learning, and the variable practice improves parameterization. This study investigated different practice schedules and their combinations in a sequence that provides a gradual increment of variability (constant, blocked, and random) in the acquisition of motor skills. Participants were divided into four groups (n = 10): CCC [constant), BBB (blocked), RRR (random) and CBR (constant-blocked-random). The experiment consisted of an acquisition phase and a transfer test. In the acquisition phase the task comprised pressing a numeric keyboard in a given sequence (2, 8, 6, 4) with the index finger, with fixed relative timing among presses (22.2%, 44.4% and 33.3%) and specific total times (700, 900 and 1100 ms) determined by the experimental design. The test results showed a superiority of CBR and RRR groups in the absolute error measure, of CCC and BBB groups in the relative error measure, and CCC, BBB and CBR groups in the variability of relative error measure. These results evidence the practice schedules that provided smaller variability led to the learning of a movement structure, whereas the ones that provided greater variability culminated in the improvement in parameterization.
  • Competição na dança clássica: um fator ansiogênico negativo? Pedagógica E Comportamental

    Leite, Geovana Silva Fogaça; Mello, Marco Túlio De; Antunes, Hanna Karen Moreira

    Resumo em Português:

    Resumo A dança clássica é uma modalidade que apresenta relação com a arte, exigindo grande grau de prepara fisico, psicológico e estético. Pode-se perceber que próximo a períodos competitivos, semelhante a praticantes de outras modalidades esportivas, bailarinas passam por situações estressantes que podem ter impacto negativo sob o desempenho. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da ansiedade competitiva no desempenho de bailarinas. Participaram do estudo 22 bailarinas com idade entre 18 a 30 anos, praticantes de dança clássica por pelo menos dois anos. A coleta de dados foi realizada por meio de avaliações psicométricas realizadas em momentos distintos (pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo). Podemos perceber que ocorre um aumento da ansiedade momentos antes da competiçao, porém o desempenho das bailarinas não foi afetado, as bailarinas têm um aumento de sua tensão/ansiedade, alterações na percepção ansiosa, porém permaneceram centradas a tarefa que irão realizar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Classical dance is a practice/modality related with art, and requires a large degree of physical, psychological and aesthetic of the dancers. In the competitive periods, similarly to practitioners of other sports, dancers face stressful situation that can raise the anxiety level, which in turn can have a negative impact on performance. Thus, the aim of this study was to investigate the effects of competitive-anxiety on dancers performances. Twenty-two dancers participated in this study, aged from 18 to 30 years old, practitioners of classical dance for at least two years. Data collection was accomplished by psychometric assessments in different times (pre - competition, competition and post - competition). Moments before competition, dancers shows an increase in anxiety, but their performance is not affected; they have increased tension/anxiety, altered anxious perception, but they remain focused on the activity that they will perform.
  • Comportamentos de risco para os transtornos alimentares e traços perfeccionistas em atletas de atletismo Pedagógica E Comportamental

    Fortes, Leonardo de Sousa; Vieira, Lenamar Fiorese; Paes, Santiago Tavares; Almeida, Sebastião de Sousa; Ferreira, Maria Elisa Caputo

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo do estudo foi analisar a influência do perfeccionismo nos comportamentos de risco para os transtornos alimentares de atletas adolescentes do sexo feminino da modalidade atletismo. Fizeram parte do estudo 52 atletas da modalidade de atletismo de clubes da cidade de São Paulo/SP com idade entre 12 e 17 anos. Utilizaram-se as subescalas do Eating Attitudes Test (EAT-26) e a Multidimensional Perfectionism Scale (MPS) para avaliar os comportamentos de risco para os transtornos alimentares e os traços perfeccionistas, respectivamente. Conduziu-se a regressão linear múltipla stepwise para analisar a influência dos perfeccionismo nos comportamentos de risco para os transtornos alimentares. Os resultados indicaram influência da MPS nos escores das subescalas Dieta (F(1, 44) = 5,74; p = 0,05) e Autocontrole Oral (F(1, 44) = 6,13; p = 0,04) do EAT-26. No entanto, não foi evidenciado impacto da MPS nos escores da subescala Bulimia e Preocupação com 0 Alimenta (F(1, 44) = 1,26; p = 0,22). Assim, em razão da investigação apresentar delineamento transversal, pressupõe-se que as atletas de atletismo com traços perfeccionistas podem estar mais susceptíveis para a restrição alimentar e a influência ambiental para a ingesta alimentar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the study was to analyze the influence of perfectionism in disordered eating behaviors of track and field adolescent female athletes. Fifty-two track and field athletes of clubs in the city of São Paulo/SP aged between 12 and 17 years were participants. We used the subscales of the Eating Attitudes Test (EAT-26) and the Multidimensional Perfectionism Scale (MPS) to assess disordered eating behaviors and perfectionist traits, respectively. We conducted stepwise linear multiple regression to analyze the influence of perfectionism on disordered eating behaviors. The results indicated the influence of MPS on subscale Diet scores (F(1. 44) = 5.74; p = 0.05) and Oral Self-control (F(1. 44) = 6.13; p = 0.04) the EAT-26. However, there was not an impact of MPS on subscale Bulimia and Food Concern scores (F(1. 44) = 1.26; p = 0.22). Thus, it is assumed that the track and field athletes with perfectionist traits may be more susceptible to dietary restriction and environmental influence food intake.
  • Educação Física Escolar: o currículo como oportunidade histórica Ensaio

    Correia, Walter Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando O atual debate sobre os currículos nacionais, o presente ensaio tem por objetivo analisar alguns aspectos didáticos de forma a contribuir para O desenvolvimento e organização do conhecimento da Educação Física Escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering the current debate on the national curriculum, this paper aims to analyze some didactic aspects in order to contribute to the development and organization of knowledge of School Physical Education.
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