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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 23, Número: 3, Publicado: 2022
  • As tensões levam a resultados positivos na carreira? Resources And Entrepreneurial Development

    Cavalcanti, André L.; Felix, Bruno; Mainardes, Emerson W.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Esta pesquisa procurou analisar o efeito da mentalidade paradoxal como mediador da relação entre experimentação do estresse com satisfação na carreira e satisfação com a vida. Originalidade/valor O presente estudo permitiu realizar três avanços principais na literatura de paradoxo e satisfação com a carreira. Primeiro, contribuiu analisando o paradoxo no nível individual. Segundo, o estudo colabora com a literatura de satisfação com a carreira, aumentando a possibilidade de perceber as tensões como um fator positivo. Terceiro e, finalmente, o presente estudo avançou na literatura de satisfação com a carreira, trazendo o indivíduo como protagonista em sua carreira. Design/metodologia/abordagem Com base na amostra de 245 respondentes válidos (mais de 10 anos de carreira), foi utilizado para a análise de dados e teste de hipóteses, uma análise multivariada da modelagem por equações estruturais (MEE). Além disso, realizamos o teste variance accounted for (VAF) ou variance explained, a fim de apresentar o efeito mediador proposto no estudo. Resultados Os resultados mostraram uma relação significativa negativa direta entre tensões e satisfação com a carreira e a vida. Isso indica que as tensões na carreira também podem levar a efeitos positivos, pois tendem a promover uma maior capacidade do indivíduo (mentalidade paradoxal) de lidar com tensões conflitantes, e essa capacidade permite a obtenção de resultados positivos. Na prática, os resultados deste estudo podem inspirar profissionais. Eles podem usar os resultados, mudar os cenários anteriormente vistos como negativos e pessimistas e vê-los como uma oportunidade para desenvolver uma mentalidade paradoxal e, portanto, a capacidade de lidar de maneira equilibrada e satisfatória com as tensões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This research aims to analyze the effect of the paradox mindset as a mediator of the relationship between stress experimentation with career satisfaction and life satisfaction. Originality/value The present study allowed for making three major advances for the literature of paradox and career satisfaction. First, it contributed by analyzing the paradox at the individual level. Second, the study cooperates with the career satisfaction literature, raising the possibility of perceiving tensions as a positive factor. Third, the present research has advanced in the career satisfaction literature by bringing the individual as a protagonist in their career. Design/methodology/approach Based on the sample of 245 valid respondents (with more than ten years in a career), it was used for data analysis and hypothesis testing, a multivariate analysis of structural equations modeling (SEM). Furthermore, the variance accounted for (VAF) test or variance explained was performed in order to present the mediating effect proposed in the study. Findings The results showed a direct negative significant relationship between tensions and satisfaction with career and life. This indicates that career tensions can also lead to positive effects since they tend to promote a greater ability of the individual (paradox mindset) to deal with conflicting situations. Such ability enables the achievement of positive results. In practice, the results of this study suggest that changing scenarios previously seen as negative and problematic to a more paradoxical mindset can help individuals deal with uncontrollable tensions and therefore improve the ability to feel more satisfied with one’s career.
  • Racionalidade substantiva no gerenciamento de impressões: Uma análise dos relatórios corporativos da empresa JBS Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Cruz, Juliana C. S.; Rodrigues, Marly D.; Araújo, Risolene A. M.; Silva, Adriana R.

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar a racionalidade substantiva inerente à prática do gerenciamento de impressões (GI). Originalidade/valor: Com base na taxonomia criada por Merkl-Davies e Brennan (2011), analisam-se: 1. a discussão sob o eixo da perspectiva sociológica; e 2. as ações de racionalidade substantiva do GI que podem se manifestar a partir de ações de gestão simbólica. Nesse sentido, este estudo atende ao chamado de Merkl-Davies et al. (2011) ao colocar em prática um modelo pouco convencional de análise a partir da utilização dos relatórios corporativos (anual e de sustentabilidade) da empresa JBS com especial atenção à Operação “Carne Fraca”. Design/metodologia/abordagem: Foi empreendida uma análise de conteúdo das narrativas contábeis dos relatórios corporativos da JBS entre o período de 2015 a 2018, à luz da estrutura conceitual de Merkl-Davies e Brennan. Resultados: As narrativas contábeis sugerem indícios de GI e da racionalidade substantiva. A racionalidade substantiva foi utilizada pelos preparadores dos relatórios corporativos a fim de legitimar as ações da companhia, sendo as manifestações dessa prática mais significativas no relatório de 2017, ano do evento Operação “Carne Fraca”. As implicações desta pesquisa residem em demonstrar evidências que direcionam as empresas quanto ao uso de narrativas contábeis para convencer a sociedade de suas ações condizentes com a estrutura de regras e normas sociais. Ademais, destacamos que as narrativas contábeis devem ser analisadas com cautela, uma vez que podem ser elaboradas sob a égide do comportamento oportunista do gestor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To investigate the substantive rationality inherent to the practice of impression management (IM). Originality/value: Based on the taxonomy created by Merkl-Davies and Brennan (2011), it is analyzed: 1. the discussion under the sociological perspective; and 2. the actions of substantive rationality in the management of impressions that can manifest through actions of symbolic management. This study responds to the call of Merkl-Davies et al. (2011) by putting into practice an unconventional analytical model based on the use of the corporate reports (annual and sustainability) of the company JBS with special attention to the “Carne Fraca” [Weak Meat] Operation. Design/methodology/approach: A content analysis of the accounting narratives of JBS’ corporate reports between 2015 and 2018 was carried out. Findings: Accounting narratives suggest evidence of IM and substantive rationality. The preparers of the corporate reports used substantive rationality to legitimize the company’s actions, with the most significant manifestations of this practice in the 2017 report, the year of the “Carne Fraca” operation. The implications of this research lie in demonstrating evidence that guides companies regarding the use of accounting narratives to convince society of their actions as consistent with the structure of social rules and norms. Furthermore, we emphasize that the accounting narratives must be analyzed with caution since they can be elaborated under the influence of the manager’s opportunistic behavior.
  • Degenerificando as organizações? A emergência das redes pós-feministas Human And Social Management

    Coelho Júnior, Pedro J.; Holz, Edvalter B.; Sajonc, Raquel C.; Hein, Audrey S.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise inicial de uma nova forma de ação coletiva relacionada às questões de gênero que surge no mundo empresarial brasileiro. É baseado em uma investigação empírica em duas redes de mulheres executivas que atuam para incentivar a equidade de gênero nas organizações. A investigação foi estruturada a partir da seguinte questão de pesquisa: Qual é o potencial dessas redes relacionadas à equidade de gênero e lideradas por mulheres executivas para degenerificar as organizações? Os resultados ajudam a compreender a complexidade desse fenômeno, com suas ambiguidades e contradições. Originalidade/valor A originalidade do artigo reside na proposição do conceito de redes pós-feministas para a compreensão dessa nova forma de ação coletiva pela equidade de gênero no ambiente corporativo. Esse conceito ajuda os pesquisadores em Estudos Organizacionais a aprofundarem a compreensão desse tipo de feminismo corporativo moderado, que reflete e refrata o feminismo. Design/metodologia/abordagem Pesquisa exploratória de natureza qualitativa, cuja estratégia de investigação foi o estudo de casos múltiplos. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: documental e entrevistas com dez executivas que lideram e atuam diretamente na gestão de duas redes, ambas localizadas em São Paulo, e têm o objetivo de aumentar a representatividade de mulheres em cargos de liderança nas empresas. Resultados Os resultados mostram limites importantes dessas redes. Eles estão especialmente relacionados a um distanciamento reivindicado com o feminismo e até mesmo um desdém pelo movimento feminista e também o fato de não considerarem as intersecções entre gênero e outros marcadores sociais de diferença, como raça, classe e sexualidade. Apesar desses limites, essa experiência não pode ser negligenciada, pois representa um avanço importante em relação às estratégias individuais que as mulheres empreendem para ocupar espaços no mundo corporativo, inclusive em relação aos grupos de afinidade criados por mulheres executivas dentro de cada empresa. Esses avanços são ainda mais importantes em um ambiente de negócios, como o brasileiro, em que há poucas mulheres em cargos de alta gestão no mundo corporativo e quase nada tem sido feito por lideranças masculinas para estimular a presença delas nessas posições.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This article aims to present an initial analysis of a new form of collective action related to gender issues emerging in the Brazilian corporate world. It is based on an empirical investigation through two networks of women executives that aim to encourage gender equity in organizations. The analysis was structured based on the following research question: What is the potential of these networks related to gender equity led by executive women to degender organizations? The findings help to understand the complexity of this phenomenon, with its ambiguities and contradictions. Originality/value The originality of the article resides in the proposition of the concept of postfeminist networks to understand this new form of collective action for gender equity in the corporate environment. This concept helps researchers in Organizations Studies better understand moderate corporate feminism, reflecting and deflecting feminism. Design/methodology/approach Qualitative research of exploratory nature, whose investigation strategy was a multiple case study. Data collection occurred in two stages: documentary, and interviews. The interviews were with ten executives who lead and act directly in the management of two networks, both located in São Paulo, and aimed at increasing the representation of women in leadership positions in business. Findings The results show crucial limitations of these networks. They are related to a claimed distance from feminism and even a disdain for the feminist movement. They also do not consider the intersections between gender and other social markers of difference, such as race, class, and sexuality. Despite these limitations, this experience cannot be neglected. They represent a significant advance in individual strategies that women undertake to occupy spaces in the corporate world and those concerning affinity groups created by executive women within each company. These advances are even more critical in a business environment. There are typically very few women in upper management positions, and where male leaders have done very little in encouraging their presence in upper management.
  • O comportamento dos jovens em início de carreira por meio do LinkedIn Human And Social Management

    Pardim, Vanessa I.; Pinochet, Luis H. C.; Souza, Cesar A.; Viana, Adriana B. N.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo principal deste artigo é compreender o comportamento de jovens em início de carreira no contexto da Covid-19, considerando a intenção de continuar utilizando os serviços da rede social profissional LinkedIn. Originalidade/valor: Este artigo amplia o escopo dos estudos de aceitação na intenção de continuar utilizando (uso contínuo) o LinkedIn, analisando uma série de fatores positivos e negativos em relação aos processos. Design/metodologia/abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Os autores coletaram dados de um survey (n = 386) e, com o objetivo de testar as hipóteses, aplicaram a técnica de modelagem de equações estruturais (MEE), com estimação de mínimos quadrados parciais, e um efeito moderador com o construto otimismo tecnológico para as variáveis preditivas da intenção de continuar utilizando. Resultados: Os resultados indicaram que todas as relações diretas e indiretas foram aceitas, exceto uma moderação (H7d), que foi rejeitada, visto que os usuários menos otimistas com a tecnologia podem se sentir positivamente sobrecarregados quanto ao nível de utilidade percebida do serviço. A variedade de serviços do LinkedIn pode levar o usuário a uma intenção de continuidade no uso da plataforma, uma vez que o objetivo dessa rede é facilitar a autoapresentação coletiva, mantendo as relações profissionais ativas. Os resultados também indicaram que os entrevistados da amostra são mais propensos a se envolverem ativa e semipassivamente no LinkedIn.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The primary purpose of this article is to understand the behavior of young people at the beginning of their careers, in the context of Covid-19, considering the intention to continue using the services of the professional social network LinkedIn. Originality/value: This article expands the scope of studying a user group from acceptance in the continuance intention (continuous use) of LinkedIn, analyzing a series of positive and negative factors regarding the processes. Design/methodology/approach: We carried out a descriptive quantitative approach. The authors collected data from a survey (n = 386). To test the hypotheses, the researchers applied the technique of structural equation modeling (SEM), with estimation and partial least squares, and a moderating effect with the technological optimism construct for the predictive variables of the intention to continue using. Findings: The results indicated that all direct and indirect relationships were accepted, except a moderation (H7d) which was rejected, considering that users less optimistic about the technology may feel positively overwhelmed regarding the service’s perceived usefulness. LinkedIn’s variety of services can lead users to continue using the platform. The platform’s objective is to facilitate collective self-presentation, keeping profes sional relationships active. The results also indicated that the sample respondents are more likely to be actively and semi-passively involved on LinkedIn.
  • Serviços na pandemia de Covid-19: Impacto no bem-estar do consumidor e na intenção de recompra Human And Social Management

    Glasenapp, Thiago S.; Rohden, Simoni F.; Dorneles, Lucas B.; Pizzutti, Cristiane

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O propósito desta pesquisa é explorar como a manutenção do relacionamento com prestadores de serviço durante a pandemia da Covid-19 afeta o bem-estar do consumidor e sua intenção de compra no período pós-pandemia. Originalidade/valor: Este artigo usa dados empíricos coletados durante a pandemia de Covid-19, para compreender como indivíduos podem melhorar seu bem-estar durante eventos estressantes por meio do uso de serviços e também como empresas podem aumentar suas possibilidades de recuperação durante essa situação. Design/metodologia/abordagem: Dados foram coletados através de questionário no Brasil durante o período intermediário da pandemia de Covid-19. Para executar a análise, foram feitas modelagens de equações estruturais. Resultados: Resultados mostram que quanto mais forte era a confiança no prestador de serviço antes do período estressante, maior será a manutenção do relacionamento com ele durante esse período. A manutenção do relacionamento entre consumidor e prestador de serviços durante a pandemia de Covid-19 melhora a satisfação com a vida e a saúde (i.e., bem-estar) do indivíduo (mesmo quando o serviço não é prestado da forma combinada previamente, e.g., aulas on-line de yoga). Os efeitos positivos no bem-estar são explicados por uma maior percepção de controle e sensação de estar ajudando o prestador de serviço durante um período de crise. Adicionalmente, a manutenção do relacionamento com o prestador de serviços durante esse período aumenta a intenção de recompra futura (i.e., após a pandemia) do consumidor junto a esse prestador de serviços.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This research aims to explore how the maintenance of cus­tomers’ relations with service providers during the Covid-19 pandemic affects customers’ well-being and repurchase intentions for the post-pandemic period. Originality/value: This paper uses empirical data collected during the Covid-19 pandemic to shed light on how individuals can improve their well-being during stressful life events through service provisions and how businesses can increase chances of recovery after stressful situations such as a pandemic. Design/methodology/approach: Data were collected during the pandemic with Brazilian consumers. Structural equations models (SEM) techniques were used. Findings: Results show that the stronger the customer’s trust in the service provider before the stressful event, the higher the maintenance of the provider’s relationship during this period. More importantly, this relationship maintenance with the service provider during the Covid-19 pandemic (even when the service is not being provided as previously agreed, e.g., online yoga classes) improved the individual’s satisfaction with life and health (i.e., well-being). These positive effects on well-being are explained by perceptions of control and the feeling of helping the service provider during a crisis (i.e., a pandemic). Furthermore, maintaining the relationship with the service provider during this period increased customers’ future repurchase intentions with the business.
  • Escala para avaliar a qualidade de vida no trabalho em ambiente universitário pela teoria de resposta ao item Human And Social Management

    Ledic, Jerko; Andrade, Dalton F.; Klein, Leander L.; Tirloni, Adriana S.; Moro, Antônio R. P.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Validar a escala de qualidade de vida no trabalho (QVT) proposta por Ferreira (2011), utilizando a teoria de resposta ao item (TRI) e o conhecimento de especialistas para ser aplicada em instituições de ensino superior (IES). Originalidade/valor: O artigo avança no conhecimento sobre QVT ao validar uma escala para avaliar QVT nesse contexto específico utilizando a TRI. A escala pode ser aplicada em qualquer IES. Itens podem ser removidos ou adicionados para adaptar o instrumento às particularidades de cada instituição e responder às mudanças de contexto ao longo do tempo. Os resultados podem ajudar os gestores a identificar os principais aspectos a serem melhorados, orientando-os a alocar recursos com precisão e avaliar a eficácia das intervenções. Design/metodologia/abordagem: Com abordagem qualitativa e quantitativa, este estudo exploratório utilizou os dados coletados na pesquisa de Klein et al. (2019). O modelo de resposta gradual da TRI foi utilizado para analisar os dados. Itens âncora foram identificados para representarem os níveis da escala. Especialistas foram consultados para interpretarem qualitativamente os níveis para que a escala pudesse revelar o status quo da QVT da instituição. A escala foi aplicada como um estudo de caso na amostra. Resultados: Os resultados confirmaram a consistência interna do instrumento e a alta confiabilidade da escala que foi classificada em seis níveis cumulativos. Os parâmetros encontrados demonstram que o conjunto de itens é preciso para estimar todo o traço latente. Itens relacionados ao reconhecimento obtiveram maiores parâmetros de discriminação, comprovando influência significativa na QVT.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This study aims to validate Ferreira’s (2011) quality of working life (QWL) scale by using item response theory (IRT) and specialists’ knowledge to be applied in higher education institutions (HEIs). Originality/value: The paper advances QWL theoretical knowledge by validating a scale to appraise QWL in this specific context using IRT. The scale can be applied in any HEI. Items can be removed or added to adapt the instrument to each institutions’ particularities and respond to context change over time. Results can assist decision-makers in identifying critical aspects to be improved, guiding them to allocate resources precisely, and assessing the efficiency of interventions. Design/methodology/approach: With a qualitative and quantitative approach, this exploratory study used the data collected from Klein et al.’s research (2019). The IRT model used to analyze the data was the Graded Response Model. Anchored items were identified to allow the interpretation of the levels on the scale. Specialists were consulted to conduct a qualitative analysis so the scale could reveal the institution’s QWL status quo. The scale was applied as a case study in the sample. Findings: The instrument’s internal consistency was confirmed, and the results reveal the scale has high reliability. The scale was classified into six cumulative levels. The parameters found demonstrate that the set of items accurately estimates the entire QWL latent trait. Items related to recognition were the aspects with the highest discrimination parameters proving their importance in distinguishing QWL.
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