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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2022
  • Técnica híbrida multicritérios para a seleção de mercados internacionais baseada no processo analítico hierárquico (AHP) Resources And Entrepreneurial Development

    Baena-Rojas, Jose J.; López-Cadavid, Diego A.; Mackenzie-Torres, Tania M.; Muñoz-Parra, Claudia L.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Apresentar uma técnica rigorosa que auxilie as empresas comerciais que estão se internacionalizando a identificar as melhores opções nos mercados de exportação para direcionar os seus produtos. Originalidade/valor: A literatura sugere que as empresas, especialmente as pequenas e médias (PME), devido à sua falta de experiência em negócios internacionais, tendem a empregar processos imprecisos que afetam a tomada de decisões quando exportam. Por essa razão, é apresentada uma técnica multivariável inovadora para a seleção de mercados internacionais (IMS), em que fatores como barreiras comerciais, economia, custo, logística e cultura são considerados. Design/metodologia/abordagem: Consultando diferentes bancos de dados obtidos da internet, foi possível analisar os fatores indicados acima, que, por sua vez, estão integrados por diferentes variáveis. Assim, este trabalho utilizou uma metodologia e/ou técnica multivariável, complementada com o processo analítico hierárquico (AHP), para atribuir os pesos de cada fator e suas respectivas variáveis. Para tanto, foi incluída uma pesquisa com especialistas e membros do departamento de comércio exterior da empresa em estudo, nesse caso, dedicada à produção de confeitaria. Resultados: De acordo com os dados estatísticos processados com a técnica multivariável e ponderados com o processo AHP, os resultados sugerem que, por sua pontuação, os melhores mercados de exportação são Irlanda, Holanda e Dinamarca. Nesse sentido, as evidências empíricas indicam que os países listados são os mercados mais atraentes para os fatores considerados, bem como para suas características gerais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To present a rigorous technique for merchandise companies that are internationalizing and pursuit the best options of export markets to direct their products. Originality/value: The literature suggests that companies, especially small and medium enterprises (SME), due to their lack of experience when participating in international business, tend to employ uncertainty processes that affect in decision making when exporting. For this reason, an innovative multivariable technique for international markets selection (IMS) is presented, in which factors such as trade barriers, economics, cost, logistics and culture are considered. Design/methodology/approach: Consulting different databases obtained from the internet, it was possible to analyze the factors indicated above, which, in turn, are integrated by different variables. Thus, this work used a multivariable methodology and/or technique that is complemented with the analytic hierarchy process (AHP) to assign the weights of each factor and their respective variables; all this, including a survey among experts and members of the foreign trade department of the company under study, in this case, dedicated to the production of confectionery. Findings: According to the statistical data processed with the multivariable technique and weighted with the AHP process, the results suggest that by their score the best export markets are Ireland, Netherlands and Denmark. In this sense, the empirical evidence indicates that the pointed countries are the most attractive markets for the factors considered, as well as for their general features.
  • Relações interorganizacionais e inovação: Estudo de caso na indústria de serviços financeiros Recursos E Desenvolvimento Empresarial

    Sartori, Priscila P.; Facco, Ana L. R.; Garrido, Ivan L.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo consistiu em compreender como as relações interorganizacionais podem contribuir para a inovação em empresas de serviços, identificando práticas utilizadas em determinada aliança ou díade. Originalidade/valor: O desenvolvimento da literatura sobre relações interorganizacionais e inovação confirma que esse debate se tornou relevante em estudos gerenciais. Porém, com a variedade de drivers nesse processo, identificou-se a necessidade de uma compreensão aprofundada sobre o papel das relações interorganizacionais na inovação, lacuna para a qual este estudo buscou contribuir. Cabe ressaltar que muito do conhecimento sobre gestão da inovação é baseado na compreensão de indústrias de manufatura, sendo necessária uma maior compreensão do processo de gestão, estratégia e práticas na indústria de serviços. Com base nisso, este estudo oferece contribuições teóricas e gerenciais. Design/metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo de caso único, por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, com foco em uma aliança estratégica entre uma startup e um banco tradicional na indústria financeira brasileira. Resultados: Motivações para o engajamento em uma aliança, seleção de parceiros, práticas adotadas para o compartilhamento de recursos complementares, entre eles o conhecimento, colaboração e aprendizagem foram identificadas no caso em análise como fatores que favoreceram tanto a criação de um ambiente de inovação quanto os resultados de inovação para ambas as empresas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of this study is to understand how inter-organizational relationships can contribute to innovation in service firms, by identifying practices used in a given alliance or dyad. Originality/value: Literature development on inter-organizational relationships and innovation confirms that this debate has become relevant in management studies. However, given the variety of drivers in this process, we identified the need for an in-depth understanding of the role of inter-organizational relations in innovation, a gap that this study sought to fill. Much of the knowledge on innovation management stems from the understanding of manufacturing industries, requiring a greater understanding of the management process, strategy and practices in the service industry. Based on this, this study offers theoretical and managerial contributions. Design/methodology/approach: We carried out a single case study, through an exploratory qualitative approach, with a focus on a strategic alliance between a startup and a traditional bank in the Brazilian financial industry. Findings: Motivations for engaging in an alliance, selection of partners, practices adopted for sharing complementary resources, including knowledge, collaboration and learning were identified in the case under analysis as factors that favored both the creation of an environment of innovation and the innovation results for both companies.
  • Gerenciamento de reclamações: O impacto da satisfação pós-reclamação no comportamento organizacional Gestão Humana E Social

    Preuss, Márcio; Santini, Fernando O.; Marconatto, Diego A. B.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi investigar a satisfação com o gerenciamento de reclamações por meio das percepções da justiça organizacional e seu impacto subsequente no comprometimento organizacional, no envolvimento e no engajamento no trabalho dos clientes internos em centros de serviços compartilhados (CSC). Originalidade/valor: A relevância consiste na utilização do modelo desenvolvido e testado por Tax et al. (1998), que neste estudo foi adaptado para o contexto organizacional em CSC. Essa abordagem é inédita e visa reduzir a desfragmentação da literatura acadêmica de CSC (Richter & Brüll, 2017) que se encontra num estado embrionário de desenvolvimento (Knol et al., 2014). Design/metodologia/abordagem: Trata-se de uma pesquisa quantitativo-descritiva de corte transversal, cujos dados foram coletados com clientes internos de CSC (funcionários das filiais) por meio de uma survey, resultando em 172 respostas válidas que foram analisadas por meio da modelagem de equações estruturais. Resultados: Os resultados obtidos indicam que as percepções de justiças distributiva e processual afetam o nível de satisfação dos clientes internos com o gerenciamento das reclamações. Já o comprometimento organizacional, o envolvimento e o engajamento no trabalho dos clientes internos são diretamente influenciados pelo nível de satisfação com o gerenciamento das reclamações. Portanto, verifica-se que, por meio do gerenciamento de reclamações, é possível aumentar os níveis do comprometimento organizacional, do engajamento e do envolvimento no trabalho dos clientes internos, e consequentemente melhorar os índices de desempenho de CSC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The objective of this research was to investigate satisfaction with the management of complaints through perceptions of organizational justice and its subsequent impact on organizational commitment, involvement, and engagement at work of internal customers in the shared services centers (SSC). Originality/value: We used the model developed and tested by Tax et al. (1998), which in this study was adapted to the organizational context of the SSC. This approach is unprecedented and aims to reduce the defragmentation of academic literature in SSC (Richter & Brül, 2017), which is at an early stage of development (Knol et al., 2014). Design/methodology/approach: This is a quantitative-descriptive cross-sectional study, whose data were collected from internal clients of SSC (employees of the branches) through a survey, resulting in 172 valid answers that were analyzed through structural equation modeling (SEM). Findings: The results obtained indicate that perceptions of distributive and procedural justice affect the satisfaction of internal clients with the management of complaints. Organizational commitment, involvement and engagement are directly influenced by satisfaction with the management of complaints.
  • Relação entre inteligência emocional, congruência e satisfação intrínseca no trabalho Gestão Humana E Social

    Batista, Jonatan S.; Gondim, Sônia M. G.; Magalhães, Mauro O.

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O propósito do estudo foi explorar a associação entre inteligência emocional, congruência pessoa-ambiente e satisfação intrínseca no trabalho em dois grupos profissionais: o primeiro com foco nas relações interpessoais e o segundo voltado para o manuseio de coisas, dados e ideias. Originalidade/valor: O estudo apresenta a associação entre congruência, inteligência emocional e satisfação intrínseca no trabalho e testa o modelo em que a congruência modera a associação entre inteligência emocional e satisfação intrínseca em dois grupos profissionais. Design/metodologia/abordagem: Trata-se de estudo do tipo survey em que participaram 486 trabalhadores distribuídos em dois grupos de profissionais utilizando o modelo RIASEC. Os participantes responderam às medidas de interesse profissional e de ambientes ocupacionais necessárias para a mensuração da congruência, e em seguida às medidas de inteligência emocional e de satisfação intrínseca. Resultados: Foram identificadas associações positivas entre inteligência emocional, congruência pessoa-ambiente e satisfação intrínseca no trabalho, com associações mais altas no grupo com elevadas demandas interpessoais, destacando a relevância das habilidades emocionais nesse segmento profissional. Contudo, identificou-se que a congruência não modera a associação entre inteligência emocional e satisfação intrínseca em nenhum dos dois grupos, salientando que o ajuste pessoa-ambiente e as habilidades emocionais podem contribuir de maneira independente para explicar a satisfação do trabalhador com as atividades desenvolvidas na organização.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: The purpose of the study was to explore the association between emotional intelligence, person-environment congruence and intrinsic job satisfaction in two professional groups, the first focusing on interpersonal relationships and the second, on data, things, and ideas. Originality/value: The study presents the association between congruence, emotional intelligence and intrinsic satisfaction at work and tests the model in which congruence moderates the association between emotional intelligence and intrinsic satisfaction in two professional groups. Design/methodology/approach: Survey-type study in which 486 workers participated in two groups of professionals using the realistic, investigative, artistic, social, enterprising and conventional (RIASEC) model. Participants responded to questionnaires of professional interest and occupational environments necessary to measure congruence, and, then, emotional intelligence and intrinsic satisfaction. Findings: Positive associations were identified between emotional intelligence, person-environment congruence, and intrinsic job satisfaction, with higher associations in the group with high interpersonal demands, highlighting the relevance of emotional skills in this professional segment. However, it was found that the congruence does not moderate the association between emotional intelligence and intrinsic satisfaction in either group, emphasizing that the person-environment fit and emotional skills can contribute independently to explain worker satisfaction with the activities developed in the organization.
  • Mulheres na academia: Um estudo sobre o fenômeno queen bee Gestão Humana E Social

    Gomes Neto, Manoel B.; Grangeiro, Rebeca R.; Esnard, Catherine

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Em contextos organizacionais masculinos e extremamente competitivos, mulheres que ascendem na carreira apresentam comportamentos que embarreiram, mais que ajudam, outras mulheres a se desenvolver profissionalmente. Esse fenômeno é denominado abelha-rainha. Este artigo tem como objetivo identificar se o fenômeno queen bee está presente nas instituições de ensino superior (IES) do Brasil. Originalidade/valor: Ainda que o fenômeno abelha-rainha como metáfora de desigualdade de gênero não seja tema recente na literatura científica, sua análise em IES brasileiras revela o caráter original do estudo. Design/metodologia/abordagem: Trata de estudo quantitativo com amostra de 495 mulheres que atuam na academia. As análises estatísticas e verificações das hipóteses foram realizadas a partir do teste MANOVA. Resultados: Os resultados apontam que o domínio do conhecimento impacta mais o fenômeno queen bee que as variáveis do contexto organizacional. Além disso, mulheres em cargos de liderança são mais engajadas no trabalho, apresentam mais traços masculinos, identificam-se mais com mulheres do topo da hierarquia, negam mais a discriminação de gênero e aderem mais ao discurso meritocrático que aquelas que não estão em cargos de chefia, confirmando que mulheres que ocupam cargos de liderança em IES brasileiras aderem a traços de queen bee.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: In masculine and extremely competitive organizational contexts, women who succeed in their careers exhibit behaviors that hinder, rather than help, other women to develop professionally. This phenomenon is called queen bee. In this article, we aim to identify whether the queen bee phenomenon is present in higher education institutions (HEI) in Brazil. Originality/value: Although the queen bee phenomenon as a gender inequality metaphor is not a recent topic in scientific literature, its analysis in Brazilian HEI reveals the original character of the study. Design/methodology/approach: The quantitative study has a sample of 495 women who work in HEI. The MANOVAs test was used to verify the hypotheses. Findings: The results show that the knowledge domain impacts more on the queen bee phenomenon than the variables of the organizational context. In addition, women in leadership positions are more engaged at work, have more masculine traits, identify themselves with women at the top of the hierarchy, deny gender discrimination and tend to be more adept at meritocratic discourse than women who are not in leadership positions, confirming that women who hold leadership positions in Brazilian HEI present queen bee traits.
  • Covid-19 e os impactos nas políticas de financiamento e investimento Finanças Estratégicas

    Amorim, Jonathas Q.; Sales, George A. W.; Grecco, Marta C. Pelucio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Analisar como a Covid-19 tem impactado as políticas de financiamento, estrutura de capital e investimento das empresas brasileiras à luz das finanças comportamentais. Originalidade/valor: O estudo se debruçou sobre a literatura das finanças comportamentais, Teoria dos Prospectos, Teoria do Big Five e Teoria do Pecking Order, com o intuito de fundamentar e explicar as consequências das emoções implícitas nas decisões corporativas e os impactos nas organizações no momento de crise da Covid-19. Design/metodologia/abordagem: Foi utilizado um questionário com 26 perguntas distribuídas em três blocos: 1. decisões de investimentos, financiamentos e estrutura de capital tomadas no primeiro semestre de 2020; 2. dimensões de personalidade dos respondentes; 3. perfis sociodemográficos dos respondentes. Obtiveram-se 120 respostas, e aplicou-se o modelo econométrico mínimos quadrados ordinários para identificar a influência dos vieses nas decisões corporativas. Resultados: Os resultados encontrados evidenciaram que as decisões dos administradores têm sido influenciadas pelas heurísticas e pelos vieses, principalmente nas decisões de iniciação de novos projetos e captação de financiamento, pois identificou-se que o viés do excesso de confiança tem prevalecido nas decisões de investimento e financiamento. O estudo também demonstrou que as quedas nas vendas e as perdas na lucratividade das empresas brasileiras decorrentes da Covid-19 proporcionaram um comportamento arrojado nos administradores, já que eles buscaram reverter os impactos da pandemia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: To analyze how the Covid-19 has impacted the financing, capital structure, and investment policies of Brazilian companies from a behavioral finance perspective. Originality/value: The study focused on the behavioral finance literature, Prospect Theory, Big Five Theory, and Pecking Order Theory, in order to substantiate and explain the consequences of the emotions implicit in corporate decisions and their impacts on organizations during the Covid-19 crisis. Design/methodology/approach: A questionnaire was used, containing 26 questions spread over three sections: 1. investment, financing, and capital structure decisions made in the first half of 2020; 2. personality dimensions of the respondents; and 3. sociodemographic profiles of the respondents. A total of 120 responses was obtained and the ordinary least squares econometric model was applied to identify the influence of biases on corporate decisions. Findings: The results found showed that managers’ decisions have been influenced by heuristics and biases, especially decisions on starting new projects and raising funds, as it was found that overconfidence bias has prevailed in investment and financing decisions. The study also demonstrated that the decline in sales and lost profitability of Brazilian companies due to Covid-19 have led to bold behavior by managers, as they have sought to reverse the impacts of the pandemic.
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