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Interações (Campo Grande), Volume: 22, Número: 4, Publicado: 2021
  • Apresentação do Dossiê: UniRila: um espaço de imanência de integração e de promoção de afecções acadêmicas no Corredor Bioceânico Editorial

    Maciel, Ruberval Franco
  • Estudos analíticos sobre o Corredor Bioceânico Artigos

    Castro, João Carlos Parkinson de
  • Rota Bioceânica: uma abordagem baseada em indicadores econômicos de 2016 a 2019 Artigos

    Brites, Felipe Figueiredo Fernandes; Constantino, Michel; Dorsa, Arlinda Cantero

    Resumo em Português:

    Resumo: A Rota de Integração Latino Americana, perpassa o Corredor Bioceânico, também chamado de rota rodoviária com a intenção de conectar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico passando por países como o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo analisar os dados econômicos do trecho Brasil-Paraguai com enfoque na cidade de Porto Murtinho. Enfatiza-se que este trabalho se relaciona ao projeto de pesquisa Corredor Rodoviário Bioceânico e Rede de universidades da Rota de Integração Latino Americana (UniRila): A análise verificou os fluxos de importações e exportações num cenário macroeconômico que traduziu em perspectivas do corredor, apresentando desafios a frente como: taxas de tributação entre países, redução do protecionismo, corrupção, integração das universidades e câmbio. Para Porto Murtinho e Carmelo Peralta, a expectativa é que com o crescimento do fluxo logístico e as exportações, a renda per capita aumente e alavanque melhorias sociais nos municípios.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La Ruta de la Integración Latinoamericana discurre por el Corredor Bioceánico, también llamado ruta vial, con la intención de conectar el Océano Atlántico al Océano Pacífico, pasando por países como Brasil, Paraguay, Argentina y Chile. En este contexto, el presente artículo tuvo como objetivo analizar los datos económicos del tramo Brasil-Paraguay, centrándose en la ciudad de Porto Murtinho. Cabe destacar que este trabajo está relacionado con el proyecto de investigación Corredor Vial Bioceánico y Red Universitaria de la Ruta de Integración Latinoamericana (UniRila): El análisis verificó los flujos de importaciones y exportaciones en un escenario macroeconómico que se tradujo en perspectivas del corredor, presentando retos a seguir, tales como: tasas impositivas entre países, reducción del proteccionismo, corrupción, integración de universidades e intercambio. Para Porto Murtinho y Carmelo Peralta, la expectativa es que con el crecimiento del flujo logístico y las exportaciones, el ingreso per cápita se incremente y apalanque las mejoras sociales en los municipios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Latin American Integration Route runs through the Bioceanic Corridor, also called road route, with the intention of connecting the Atlantic Ocean to the Pacific Ocean, passing through countries such as Brazil, Paraguay, Argentina and Chile. In this context, this article aimed to analyze the economic data of the Brazil-Paraguay stretch, focusing on the city of Porto Murtinho. It is emphasized that this work is related to the research project Bioceanic Road Corridor and University Network of the Latin American Integration Route (UniRila): The analysis verified the flows of imports and exports in a macroeconomic scenario that translated into perspectives of the corridor, presenting challenges forward as: tax rates between countries, reduction of protectionism, corruption, integration of universities and exchange. For Porto Murtinho and Carmelo Peralta, the expectation is that with the growth of the logistical flow and exports, the per capita income will increase and leverage social improvements in the municipalities.
  • Rota de Integração Latino-Americana e o estado de Mato Grosso do Sul: caracterização produtiva, ameaças e possibilidades de fomento Artigos

    Abrita, Mateus Boldrine; Centurião, Daniel Amorim Souza; Rondina Neto, Angelo; Vignandi, Rafaella Stradiotto

    Resumo em Português:

    Resumo: A Rota de Integração Latino Americana (RILA) corresponde à materialização de um desejo antigo de integrar os povos da América do Sul. Tal caminho interligará importantes municípios do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. No Estado do Mato Grosso do Sul, ela ligará importantes municípios, trazendo oportunidades e ameaças. O objetivo do estudo foi analisar a estrutura produtiva dos municípios sul mato-grossenses que serão afetados diretamente pelo trajeto da RILA para melhor entender esse processo. Para tanto, utilizou-se análise exploratória dos dados espaciais (AEDE) e o Quociente Locacional Espacial (QLs) dos empregos setoriais dos municípios do Estado. Os resultados apontam uma desigualdade espacial nos setores produtivos, delimitando “ilhas setoriais”. No setor industrial, a região nordeste e o entorno da capital, Campo Grande, se destacam. A região nordeste do Estado também se destaca no setor da Construção Civil e, conjuntamente com a parte centro-norte do MS, no setor agropecuário. No setor do comércio, se destaca a região sul do MS, com proximidade do Paraguai. Já no setor de serviços é verificada uma concentração relativa na capital e no extremo sul do Estado. Conclui-se com a urgência de políticas públicas que ampliem as oportunidades e mitiguem as ameaças da integração gestada pela rota

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La Ruta de la Integración Latinoamericana (RILA) corresponde a la materialización de un antiguo anhelo de integración de los pueblos de Sudamerica, que conectará importantes municipios de Brasil, Paraguay, Argentina y Chile. En el estado de Mato Grosso do Sul, vinculará municipios importantes, trayendo oportunidades y amenazas. El objetivo del estudio fue analizar la estructura productiva de los municipios del Mato Grosso do Sul que serán directamente afectados por la ruta RILA para comprender mejor este proceso. Para ello, se utilizó el análisis exploratorio de datos espaciales (AEDE) y el Cociente de Ubicación Espacial (CV) de los trabajos sectoriales en los municipios del Estado. Los resultados apuntan a una desigualdad espacial en los sectores productivos, delimitando “islas sectoriales”. En el sector industrial destacan las regiones del noreste y alrededores de la capital, Campo Grande. La región noreste del estado también se destaca en el sector de Construcción Civil y, junto con la parte centro-norte de MS, en el sector agrícola. En el sector comercial, se destaca la región sur de MS, con cercanía a Paraguay. En el sector servicios, existe una concentración relativa en la capital y en el extremo sur del estado. como conclusión tenemos la urgencia de políticas públicas que amplíen oportunidades y mitiguen las amenazas de integración que genera la ruta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Latin American Integration Route (RILA) corresponds to the materialization of an old desire to integrate the peoples of South America. This route will connect important municipalities in Brazil, Paraguay, Argentina, and Chile. In the state of Mato Grosso do Sul (MS), it will connect important municipalities, and bring opportunities and threats. The objective of the study was to analyze the productive structure of the municipalities in Mato Grosso do Sul that will be directly affected by the RILA to better understand this process. For this purpose, we used an Exploratory Spatial Data Analysis (Spatial EDA) and the spatial Locational Quotient (sLQ) of the sectorial jobs of the municipalities of the State. The results point out a spatial inequality in productive sectors, delimiting “sectorial islands”. In the industrial sector, the northeastern regions and the surroundings of the capital, Campo Grande, stand out. The northeast region of the State also stands out in the Civil Construction sector and, together with the north-central part of the MS, in the agriculture and livestock sector. In the trade sector, the southern region of the MS stands out, with proximity to Paraguay. In the services sector, there is a relative concentration in the capital and the extreme south of the State. In conclusion, we point out the urgent need for public policies to expand opportunities and mitigate the threats of integration managed by the route.
  • Formação de capital humano com vistas ao desenvolvimento das cidades impactadas pelo Corredor Rodoviário Bioceânico Artigos

    Oliveira, Edilene Maria de; Dorsa, Arlinda Cantero; Farias, Bruno de Matos; Miranda, Maria Geralda de

    Resumo em Português:

    Resumo: O Corredor Rodoviário Bioceânico ligará os oceanos Pacífico ao Atlântico, passando pelo Brasil, Paraguai, Argentina até chegar aos portos do Chile. Tal empreendimento trará para o Estado de Mato Grosso do Sul significativas mudanças econômicas, sociais e ambientais. Por mais que este corredor seja uma rota de integração da América-latina e uma política estratégica, os países envolvidos são enfáticos em reconhecer que não somente será um corredor de passagem de mercadorias, mas sim trará o desenvolvimento a todas as regiões que se encontram no traçado desta rota. As cidades do Estado de Mato Grosso do Sul, onde o corredor terá acesso, com exceção da Capital Campo Grande, são cidades de pequeno porte e que poderão ser impactadas diretamente em diversos setores, como o de infraestrutura, turismo, lazer e hotelaria e gestão de negócios. Haverá necessidade de atendimento a questões laborais que surgirão, requerendo formações e qualificações profissionais para atendimento às novas demandas de trabalho. Assim, este estudo objetiva trazer pontuações sobre o desenvolvimento em suas diversas concepções, como também apontar possibilidades de qualificação profissional em inúmeras áreas que terão que ser priorizadas a curto, médio e longo prazo, para que o Estado de Mato Grosso do Sul consiga desenvolver sua mão de obra local. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, concluiu-se que as ofertas de cursos técnicos e formação inicial e continuada para jovens e pessoas em gerais, poderão atender de forma positiva aos municípios de Mato Grosso do Sul por onde passar a Rota Rodoviária Bioceânica, formando e qualificando seu capital humano, com vistas ao desenvolvimento das localidades.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El Corredor Vial Bioceánico unirá los océanos Pacífico y Atlántico, pasando por Brasil, Paraguay, Argentina hasta llegar a los puertos de Chile. Esta iniciativa traerá importantes cambios económicos, sociales y ambientales al Estado de Mato Grosso do Sul. Si este corredor es una ruta para la integración de América Latina y una política estratégica, los países involucrados son enfáticos en reconocer que, en el suelo, será un corredor para el paso de mercancías, sino una que traerá desarrollo a todas las regiones que se encuentran rastro de esta ruta. Las ciudades del Estado de Mato Grosso do Sul donde habrá acceso al corredor, a excepción de la Capital Campo Grande, son pequeñas ciudades que pueden impactarse directamente en diversos sectores, como infraestructura, turismo, ocio. y hostelería y gestión empresarial. Habrá necesidades para atender los requerimientos laborales que se vayan planteando, requiriendo formación y cualificación profesional para atender las nuevas demandas laborales. Así, este estudio tiene como objetivo aportar una visión del desarrollo en sus diversas concepciones, así como señalar posibilidades de cualificación profesional en numerosas áreas que deberán ser priorizadas en el corto, medio y largo plazo, para que el Estado de Mato Grosso do Sul logre desarrollar su mano de obra local. A partir de una investigación bibliográfica y documental, se concluyó que la oferta de cursos técnicos y de educación inicial y continuada para jóvenes y personas en general, puede servir positivamente a los municipios de Mato Grosso do Sul por donde pasa la Ruta de la Carretera Bioceánica, formando y capacitando su capital humano, con vistas al desarrollo de las localidades.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Bioceanic Road Corridor will link the Pacific and Atlantic oceans, passing through Brazil, Paraguay, Argentina until reaching the ports of Chile. This undertaking will bring significant economic, social and environmental changes to the State of Mato Grosso do Sul. As much as this corridor is a route for the integration of Latin America and a strategic policy, the countries involved are emphatic in recognizing that it will not only be a corridor for the passage of goods, but will bring development to all regions that are in the trace of this route. The cities in the State of Mato Grosso do Sul, where the corridor will have access, with the exception of the Capital Campo Grande, are small cities that may be directly impacted in various sectors, such as infrastructure, such as infrastructure, tourism, leisure and hospitality and business management. There will be needs to attend to labor issues that will arise, requiring professional training and qualifications to meet the new work demands. Thus, this study aims to bring scores on development in its various conceptions, as well as pointing out possibilities of professional qualification in numerous areas that will have to be prioritized in the short, medium and long term, so that the State of Mato Grosso do Sul can develop its local labor. Based on a bibliographical and documentary research, it was concluded that the offer of technical courses and initial and continuing education for young people and people in general, may positively serve the municipalities of Mato Grosso do Sul through which the Bioceanic Highway Route passes, forming and qualifying its human capital, with a view to the development of localities.
  • A Rota de Integração Latino-Americana e o desenvolvimento local à luz das constituições do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile Artigos

    Reynaldo, Gabriela Oshiro; Sunakozawa, Lúcio Flávio Joichi; Dorsa, Arlinda Cantero

    Resumo em Português:

    Resumo: Com base nas implicações sociais, jurídicas e econômicas impostas pela globalização, bem como a integração entre nações, o presente trabalho se propõe a discutir o conceito de desenvolvimento a partir da análise das Constituições do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, tendo em vista que emerge um debate entre academia e demais instituições no contexto da integração da América Latina. Trata-se de um diálogo urgente e necessário para nortear os possíveis rumos dessa região. Países dos mais diversos continentes já acenam para uma quebra de tarifas alfandegárias e ascensão de novos acordos econômicos, inclusive aproximando os países componentes da RILA dos países do maior e mais sólido bloco econômico da atualidade, a União Europeia. Isso abre um precedente para a ideia que a RILA está se tornando um macro território de crescente notoriedade econômica, social e jurídica, razão pela qual pensar o desenvolvimento regional é tarefa prioritária, bem como traçar estudos e reflexões que levem à uma possível harmonização e integração de normas jurídicas. Essas são tarefas dos governos, academias, empresas e sociedade civil. Ademais, discute-se nesse trabalho, a necessidade de uma pavimentação jurídica envolvendo os países que compõem a RILA, a fim de proporcionar maior segurança jurídica e dignidade dos sujeitos envolvidos neste intenso processo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: A partir de las implicaciones sociales, legales y económicas que impone la globalización, así como la integración entre naciones, este trabajo propone discutir el concepto de desarrollo a partir del análisis de las constituciones de Brasil, Paraguay, Argentina y Chile, considerando que un debate entre la academia y otras instituciones surge en el contexto de la integración de América Latina. Es un diálogo urgente y necesario para orientar los posibles rumbos de esta región. Los países de los continentes más diversos ya apuntan a una ruptura de los aranceles aduaneros y al surgimiento de nuevos acuerdos económicos, entre ellos el acercamiento de los países miembros de RILA a los países del bloque económico más grande y sólido de la actualidad, la Unión Europea. Esto sienta un precedente para la idea de que RILA se está convirtiendo en un macroterritorio de creciente notoriedad económica, social y jurídica, por lo que pensar en el desarrollo regional es una tarea prioritaria, así como la elaboración de estudios y reflexiones que conduzcan a una posible armonización. e integración de normas legales. Estas son tareas para los gobiernos, el mundo académico, las empresas y la sociedad civil. Además, este trabajo discute la necesidad de un pavimento legal que involucre a los países que integran la RILA, a fin de brindar mayor seguridad jurídica y dignidad a los sujetos involucrados en este intenso proceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the social, legal and economic implications imposed by globalization, as well as the integration between nations, this paper proposes to discuss the concept of development by analyzing the constitutions of Brazil, Paraguay, Argentine, and Chile, considering that a debate between academia and other institutions emerges in the Latin America integration context. This is an urgent and necessary dialogue to guide possible courses for this region. Countries from the most diverse continents already indicate a break in customs tariffs and the rise of new economic agreements, bringing countries of the Latin-American Integration Route (RILA) closer to the countries of today’s greatest and most solid economic bloc, the European Union. This sets a precedent for the idea that RILA is becoming a macro-territory of increasing economic, social and legal visibility, which is a reason why thinking about regional development is a priority task, as well as drawing up studies and reflections that lead to a possible harmonization and integration of legal norms. These are tasks of the governments, academia, companies, and civil society. Furthermore, the present work discusses the need for legal grounds involving countries that make up the RILA, in order to provide greater legal security and dignity for the subjects involved in this intense process.
  • A Rota Bioceânica e políticas públicas dos municípios fronteiriços de Porto Murtinho/Brasil - Carmelo Peralta/Paraguai Artigos

    Almeida, Luciane Pinho de; Silva, Gabriela Pereira da; Sales, Gabriel de Souza; Laura, Lívia Elena Cunha de

    Resumo em Português:

    Resumo: Com a chegada da Rota Bioceânica na fronteira dos municípios de Porto Murtinho (Brasil) e Carmelo Peralta (Paraguai), a previsão é que ocorram transformações sociais no que tange à estrutura dos municípios e seu cotidiano. O presente artigo elege como objetivo apresentar reflexões sobre as questões que permeiam as políticas públicas na fronteira, especificamente nos municípios de Porto Murtinho e Carmelo Peralta. Este trabalho é resultado do desenvolvimento de estudos para a elaboração do Plano Diretor da cidade de Porto Murtinho. Os dados foram levantados entre setembro de 2020 e junho de 2021 por meio de entrevistas com gestores públicos do município, questionários aplicados com a população local, assim como envolveu pesquisas bibliográficas e documentais que auxiliem a direção de novos caminhos para as políticas locais. A partir das informações recolhidas, observa-se que atualmente o município de Porto Murtinho possui equipamentos públicos capazes de atender à população, considerando seu porte. No entanto, tendo em vista o aumento de fluxo de pessoas e possível incremento da população, as políticas públicas devem estar de acordo com tal desenvolvimento. Além disso, na cidade de Carmelo Peralta, evidencia-se a precariedade dos serviços públicos, especialmente de saúde e assistência social. Atualmente muitos paraguaios já utilizam serviços do lado brasileiro da fronteira por não conseguirem acesso em seu local de origem. Deste modo, é de suma importância que as políticas públicas considerem as particularidades de um município de fronteira que está prestes a passar por um momento de grande desenvolvimento, demandando diálogo e acordos bilaterais que tenham como objetivo a garantia dos direitos sociais das populações locais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Con la llegada de la Ruta Bioceánica en el límite de los municipios de Porto Murtinho (Brasil) y Carmelo Peralta (Paraguay), la previsión es que se produzcan cambios sociales en la estructura de los municipios y su vida cotidiana. Este artículo pretende presentar reflexiones sobre los temas que permean las políticas públicas en la frontera, específicamente los municipios de Porto Murtinho y Carmelo Peralta. Este trabajo es el resultado del desarrollo de estudios para la elaboración del Plan Director para la ciudad de Porto Murtinho, los datos fueron recolectados entre septiembre de 2020 y junio de 2021 a través de entrevistas con los administradores públicos del municipio, cuestionarios aplicados con la población local, como así como también involucró investigaciones bibliográficas y documentales que ayuden a orientar nuevos caminos para las políticas locales. De los datos recogidos se observa que actualmente el municipio de Porto Murtinho cuenta con instalaciones públicas capaces de atender a la población, considerando su tamaño. Sin embargo, ante el aumento del flujo de personas y el posible aumento esperado de su población, las políticas públicas deben estar en consonancia con dicho desarrollo. Además, en la ciudad de Carmelo Peralta, la precariedad de los servicios públicos es evidente, especialmente en salud y asistencia social. Actualmente, muchos paraguayos ya utilizan servicios en el lado brasileño de la frontera porque no pueden acceder a su lugar de origen. Por ello, es de suma importancia que las políticas públicas consideren las particularidades de un municipio fronterizo que está por atravesar un momento de gran desarrollo, exigiendo diálogo y acuerdos bilaterales que tengan como objetivo garantizar los derechos sociales de las poblaciones locales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: With the arrival of the Bioceanic Route on the border of the municipalities of Porto Murtinho (Brazil) and Carmelo Peralta (Paraguay), the forecast is that social changes will take place regarding the structure of the municipalities and their daily lives. This article aims to present reflections on the issues that permeate public policies on the border, specifically the municipalities of Porto Murtinho and Carmelo Peralta. This work is the result of the development of studies for the preparation of the Master Plan for the city of Porto Murtinho, data were collected between September 2020 and June 2021 through interviews with public managers of the municipality, questionnaires applied with the local population, as well. as it involved bibliographic and documentary research that help guide new paths for local policies. From the data collected, it is observed that currently the municipality of Porto Murtinho has public facilities capable of serving the population, considering its size. However, in view of the increase in the flow of people and the possible expected increase in its population, public policies must be in line with such development. In addition, in the city of Carmelo Peralta, the precariousness of public services is evident, especially in health and social assistance. Currently, many Paraguayans already use services on the Brazilian side of the border because they cannot access their place of origin. Thus, it is extremely important that public policies consider the particularities of a border municipality that is about to go through a moment of great development, demanding dialogue and bilateral agreements that aim to guarantee the social rights of local populations.
  • A Rota Bioceânica como campo de discursividades produzidas Artigos

    Asato, Thiago Andrade; Dorsa, Arlinda Cantero; Gonçalves, Debora Fittipaldi; Mariani, Milton Augusto Pasquotto

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo é parte do produto de tese intitulada A Rota Bioceânica como campo de possibilidades para o desenvolvimento da atividade turística. Focaliza a possibilidade de abertura de uma rota de integração entre países sul-americanos voltada para o desenvolvimento em suas diferentes interfaces nos respectivos países que compõem o chamado Corredor Bioceânico, a saber: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A designação de “rota de integração” dá mais legitimidade, inclusive no sentido literal da palavra “integração”, abrindo mais possibilidades de desenvolvimento, interligando outras cidades que serão beneficiadas de forma indutora, fazendo com que o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul seja mais uniforme. Esta rota que perpassa a Rota Bioceânica e consequentemente, o Corredor Rodoviário Bioceânico pode oportunizar uma mudança de perspectiva local, principalmente em função dos investimentos aportados em infraestrutura de toda ordem na área de fronteira que compreende Porto Murtinho e Carmelo Peralta, valorizando o interesse coletivo das comunidades locais. As fontes teóricas estabelecem uma confluência de campos disciplinares uma vez que são postos em discussão saberes do campo de conhecimento sobre a Análise do Discurso a partir de diferentes abordagens, contextualizando os caminhos necessários para a definição das categorias analíticas que foram selecionadas para as análises das percepções escolhidas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo es parte del producto de una tesis titulada La Ruta Bioceánica como campo de posibilidades para el desarrollo de la actividad turística. Se enfoca en la posibilidad de abrir una Ruta de Integración entre países sudamericanos orientada al desarrollo en sus diferentes interfaces en los respectivos países que conforman el llamado corredor bioceánico, a saber: Brasil, Paraguay, Argentina y Chile. La designación de “Ruta de Integración” otorga más legitimidad, incluso en el sentido literal de la palabra “integración”, abriendo más posibilidades de desarrollo, interconectando otras ciudades que se beneficiarán de manera inductiva, haciendo más el desarrollo de Mato Grosso do Sul. uniforme. Esta ruta que atraviesa la Ruta Bioceánica y, en consecuencia, el corredor vial bioceánico puede brindar oportunidades para un cambio de perspectiva local, principalmente por las inversiones realizadas en infraestructura de todo tipo en la zona fronteriza que comprende Porto Murtinho y Carmelo Peralta, valorando el colectivo interés de las comunidades locales. Las fuentes teóricas establecen una confluencia de campos disciplinares a medida que se discute el conocimiento del campo del conocimiento en Análisis del Discurso desde diferentes enfoques, contextualizando los caminos necesarios para definir las categorías analíticas que fueron seleccionadas para el análisis de percepciones elegidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is part of the product of a thesis entitled The Bioceanic Route as a field of possibilities for the development of tourist activity. It focuses on the possibility of opening an Integration Route between south american countries aimed at development in its different interfaces in the respective countries that make up the so-called Bioceanic Corridor, namely: Brazil, Paraguay, Argentina and Chile. The designation of “Integration Route” gives more legitimacy, even in the literal sense of the word “integration”, opening up more possibilities for development, interconnecting other cities that will benefit in an inductive way, making the development of Mato Grosso do Sul more uniform. This route that crosses the Bioceanic Route and, consequently, the Bioceanic Road Corridor can provide opportunities for a change of local perspective, mainly due to the investments made in infrastructure of all kinds in the border area comprising Porto Murtinho and Carmelo Peralta, valuing the collective interest of the local communities. Theoretical sources establish a confluence of disciplinary fields as knowledge from the field of knowledge on Discourse Analysis is discussed from different approaches, contextualizing the paths necessary to define the analytical categories that were selected for the analysis of perceptions chosen.
  • A Rede de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) e o Corredor Bioceânico: relações culturais entre Porto Murtinho/Brasil e Carmelo Peralta/Paraguai Artigos

    Shiota, Hanae Caroline Quintana; Akamine, Mariana de Barros Casagranda; Chaia, Alessandra; Silva, Érika Santos

    Resumo em Português:

    Resumo: A consolidação e a articulação entre universidades abrem a possibilidade de um espaço privilegiado para discussões, reflexões e construções de propostas significativas de ações acadêmicas para viabilização de trabalhos técnico-científicos interdisciplinares. A Rede de Universidades da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) foi criada em 2016, com o propósito de desenvolver ações que dessem suporte aos estudos de viabilização do Corredor Bioceânico entre o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O presente trabalho busca analisar a relação identitária e cultural existente entre Porto Murtinho-Brasil e Carmelo Peralta-Paraguai com vistas às ações da UniRila, enfatizando que a cultura é norteada por princípios e valores que sustentam o paradigma cultural de um povo em seus hábitos, crenças, valores e identidades e pela forma de difusão e preservação. A pesquisa utilizou o método dedutivo com uma abrangência sistêmica por meio de levantamento bibliográfico e documental. Assim, para que se possa compreender melhor as questões referentes à cultura e aos processos identitários, antes, é preciso trazer uma breve noção do que é cultura, qual a relação cultural existente entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta com vistas à implantação do Corredor Bioceânico. Infere-se que a relação estabelecida leva à constatação de que o entrelaçamento cultural estará em constante mutação ou transformação à medida que a interação e a integração social ocorrerem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La consolidación y la articulación entre universidades abre la posibilidad de un espacio privilegiado para discusiones, reflexiones y construcción de propuestas significativas de acciones académicas que posibiliten el trabajo técnico-científico interdisciplinario. La Red de Universidades en la Ruta de la Integración Latinoamericana (UniRila) fue creada en 2016, con el propósito de desarrollar acciones que apoyen los estudios de viabilidad del Corredor Bioceánico entre Brasil, Paraguay, Argentina y Chile. Este trabajo procura analizar la identidad y relación cultural entre Porto Murtinho-Brasil y Carmelo Peralta-Paraguay con vistas a las acciones de UniRila, enfatizando que la cultura se guió por principios y valores que sostienen el paradigma cultural de un pueblo en sus hábitos, creencias, valores e identidades, bien como la forma de difusión y conservación. La investigación utilizó el método deductivo con alcance sistémico mediante búsqueda bibliográfica y documental. Por tanto, para comprender mejor los temas relacionados con la cultura y los procesos de identidad, es necesario traer una breve noción de qué es la cultura y cuál es la relación cultural entre Porto Murtinho y Carmelo Peralta con vistas a la implementación del Corredor Bioceánico. Se infiere que la relación establecida conduce a la observación de que el entrelazamiento cultural estará en constante mutación o transformación a medida que se produzca la interacción e integración social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Consolidation and articulation between universities open up a privileged space for possible discussions, reflections and construction of significant proposals for academic actions to enable interdisciplinary technical-scientific work. The University Network on the Latin American Integration Route (UniRila) was created in 2016, with the purpose of developing actions that support feasibility studies for the Bioceanic Corridor between Brazil, Paraguay, Argentina and Chile. This paper intends to analyze the identity and cultural relationship between Porto Murtinho-Brasil and Carmelo Peralta-Paraguay with actions of UniRila perspective, emphasizing the principles and values that culture is guided by, to support a people’s cultural paradigm in their habits, beliefs, values and identities besides cultural diffusion and preservation. The research used the deductive method with a systemic scope through bibliographic and documentary surveys. Therefore, in order to better understand issues related to culture and identity processes, it is necessary to briefly note what is culture and the cultural relationships between Porto Murtinho and Carmelo Peralta as the Bioceanic Corridor is consolidated. It is inferred that the established relationship leads to the observation that the cultural intertwining will be in constant mutation or transformation as the interaction and social integration occur.
  • Aliança entre as Universidades do Corredor Bioceânico e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Artigos

    Enrique, Mario Gustavo Leiva; Barrios, Teresa Dejesús Alderete; Sánchez, Javier Galeano

    Resumo em Português:

    Resumo: As universidades e instituições de ensino superior podem encontrar situações favoráveis para o alcance de estados de sinergia com todos os setores da sociedade. Essa possibilidade é facilitada pelo caráter inclusivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Existem exemplos mundiais de alianças universitárias, nas quais se busca um compromisso com a Agenda 2030 da ONU. A aliança entre as instituições de ensino superior que integram a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), pode contribuir significativamente para o cumprimento dos ODS, tanto nos países que integram o Corredor Bioceânico, como em cada um deles. uma de suas localidades ou comunidades. Além disso, as instituições que compõem a UniRila podem liderar, em nível regional, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Las universidades e instituciones de educación superior, pueden encontrar situaciones favorables para el logro de estados de sinergia con todos los sectores de la sociedad. Esta posibilidad se ve facilitada por la naturaleza integradora de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), de la Agenda 2030 de la Organización de las Naciones Unidas (ONU). Se cuentan con ejemplos a nivel mundial de alianzas universitarias, en las que se busca un compromiso con la Agenda 2030 de la ONU. La alianza entre las instituciones de educación superior que integran la Red Universitaria de la Ruta de Integración Latinoamericana (UniRila), puede contribuir significativamente al logro de los ODS, tanto en los países que integran el Corredor Bioceánico, como en cada una de sus localidades o comunidades. Además, las instituciones que integran la UniRila pueden liderar a nivel regional, la Red de Soluciones de Desarrollo Sostenibles (SDSN).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Universities and higher education institutions can find favorable situations for the achievement of states of synergy with all sectors of society. This possibility is facilitated by the integrative nature of the Sustainable Development Goals (SDG) of the 2030 Agenda of the United Nations (UN). There are examples at the global level of university partnerships, which seek a commitment to the UN 2030 Agenda. The alliance between the higher education institutions that make up the University Network of the Latin American Integration Route (UniRila) can significantly contribute to achieving the SDG, both in the countries that make up the Bioceanic Corridor, and in each of their localities or communities. In addition, the institutions that makeup UniRila can lead at the regional level, the Sustainable Development Solutions Network (SDSN).
  • Impactos da implementação do Corredor Rodoviário Bioceânico na educação escolar na fronteira Brasil/Paraguai: conhecendo o contexto Artigos

    Basso, Jaqueline Daniela; Ferretti, Vanessa Arlésia de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: A despeito dos méritos eminentemente econômicos, a implementação do Corredor Bioceânico: Rota Porto Murtinho- Portos do Norte do Chile requer também a inteligibilidade de seus diversos impactos sociais sobre as comunidades locais, dentre eles, aqueles que incidem sobre a educação pública. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo compreender o contexto social, econômico e, especialmente, educacional do município sul mato-grossense de Porto Murtinho, que faz fronteira com Carmelo Peralta no Paraguai e é o ponto de saída da Rota no Brasil. Para tanto, realizamos pesquisa de cunho bibliográfico e estatístico, por meio da coleta e análise de indicadores oficiais gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).Os resultados mostram que Porto Murtinho, um município de pequeno porte, tem sua economia assentada prioritariamente na agropecuária; a rede pública de ensino atende pouco mais de quatro mil alunos diariamente e essa demanda é marcada pela diversidade cultural e linguística dada a presença de estrangeiros e também de populações indígenas. A partir desses dados, portanto, percebe-se que a implementação do Corredor Bioceânico incidirá sobre um contexto por si só já diverso e tenderá a ampliar a demanda por educação escolar à medida que deve impulsionar a permanência de habitantes que hoje não encontram postos de trabalho no município, e também a chegada de novos sujeitos, dado o potencial crescimento econômico representado pela implementação do Corredor Bioceânico. Assim, a implementação deverá vir acompanhada de investimentos na educação, objetivando sanar lacunas que já existiam e atender as necessidades emergentes.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: A pesar de sus méritos eminentemente económicos, regionales y geopolíticos, la implementación del Corredor Bioceánico: Ruta Porto Murtinho-Puertos del Norte de Chile también requiere de la inteligibilidad de sus diversos impactos sociales en las comunidades locales, incluidas las que afectan la educación pública. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo comprender el contexto social, económico y educativo del municipio de Mato Grosso do Sul de Porto Murtinho, que limita con Carmelo Peralta en Paraguay y es el punto de partida de la Ruta en Brasil. Por ello, realizamos una investigación bibliográfica y estadística, mediante la recopilación y análisis de indicadores oficiales generados por el Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) y el Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Los resultados identificaron que Porto Murtinho es un municipio pequeño, con una economía basada principalmente en la agricultura, las redes de educación pública atienden a poco más de cuatro mil estudiantes diariamente. Una demanda que está marcada por la diversidad cultural y lingüística dada la presencia de extranjeros y también de poblaciones indígenas. Por lo tanto, creemos que la implementación del Corredor Bioceánico se enfocará en un contexto que en sí mismo es diverso en términos culturales y lingüísticos y tenderá a incrementar la demanda de educación escolar ya que puede impulsar la permanencia de habitantes que actualmente no encuentran trabajo en el municipio y también la llegada de nuevos sujetos, dado el potencial crecimiento económico que representa la implementación del Corredor Bioceánico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Despite its eminently economic merits, the implementation of the Bioceanic Corridor: Porto Murtinho-Portos do Norte Chile Route also requires the intelligibility of its various social impacts on local communities, including those that affect public education. In this sense, this work aims to understand the social, economic and, especially, educational context of the southern Mato Grosso municipality of Porto Murtinho, which borders Carmelo Peralta in Paraguay and is the starting point of the Route in Brazil. Therefore, we carried out bibliographical and statistical research, through the collection and analysis of official indicators generated by Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) and Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). The results show that Porto Murtinho, a small town, has its economy based primarily on agriculture; the public school system serves just over four thousand students daily and this demand is marked by cultural and linguistic diversity given the presence of foreigners and indigenous populations as well. Based on these data, therefore, it is clear that the implementation of the Bioceanic Corridor will focus on a context in itself that is already diverse and will tend to increase the demand for school education as it should boost the permanence of inhabitants who currently do not find jobs in the municipality, and also the arrival of new subjects, given the potential economic growth represented by the implementation of the Bioceanic Corridor. Thus, the implementation should be accompanied by investments in education, aiming to fill gaps that already existed and meet emerging needs.
  • Proposta investigativa sobre os impactos educativos e sociais da Rota Bioceânica no território indígena Kadiwéu em Porto Murtinho, Brasil Artigos

    Landa, Beatriz dos Santos; Figueira, Kátia Cristina Nascimento; Lacerda, Léia Teixeira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo visa apresentar a organização das etapas da pesquisa interinstitucional “Os impactos sociais da Rota Bioceânica nos territórios indígenas Kadiwéu e Ayoreos, Brasil/Paraguai”, vinculada ao eixo populações indígenas e vulnerabilidades sociais do grupo de trabalho Impactos sociais, desenvolvido em parceria com as Universidades da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila). Para tanto, apresenta a contextualização geográfica e histórica da proposta, bem como aspectos gerais dos povos originários Kadiwéu, Kinikinau e Terena que residem na reserva Kadiwéu, conhecida como Campo dos Índios, em Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Em tempos de pandemia da covid-19, os dados revelam que o roteiro do diagnóstico adaptado a partir do documento utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para o censo escolar pode identificar as concepções desses povos originários sobre os impactos educativos, sociais, culturais e econômicos diante da construção do Corredor Rodoviário Bioceânico que passará pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar la organización de las etapas de la investigación interinstitucional en curso sobre “Los impactos sociales de la Ruta Bioceánica en los territorios indígenas Kadiwéu y Ayoreos, Brasil/Paraguay”, vinculados a las poblaciones indígenas y vulnerabilidades sociales del Grupo de Trabajo - impactos Sociales, desarrollado en conjunto con las Universidades de la Ruta de la Integración Latinoamericana (UniRila). Aquí se presenta el contexto geográfico e histórico de la propuesta, así como aspectos generales de los pueblos originales Kadiwéu, Kinikinau y Terena que residen en la reserva Kadiwéu, conocida como Campo dos Índios, en Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul (MS), Brasil. En tiempos de pandemia de covid-19 los datos revelan que la guía de diagnóstico, adaptada a partir del documento utilizado por el Instituto Nacional de Estudios y Pesquisas Educacionales Anísio Teixeira (INEP) para el censo escolar, puede identificar las concepciones de esos pueblos originarios sobre los impactos educativos, sociales, culturales y económicos frente a la construcción del Corredor Vial Bioceánico que pasará por Brasil, Paraguay, Argentina y Chile.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present the organization of the stages of the inter-institutional research “The social impacts of the Bioceanic Route on Kadiwéu and Ayoreos indigenous territories in Brazil and Paraguay”, linked to the indigenous populations and social vulnerabilities axis of the social impacts working group, developed in partnership with the University Network of the Latin American Integration Route (UniRila). Therefore, it presents the geographical and historical context of the proposal, as well as general aspects of the original Kadiwéu, Kinikinau and Terena peoples who live in the Kadiwéu Reservation, known as Campo dos Índios, in Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul (MS), Brazil. In times of the covid-19 pandemic, the data reveal that the diagnostic script adapted from the document used by the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) for the school census can identify what those native peoples think about the education, social, cultural and economic impacts caused by the construction of the Bioceanic Route that will pass through Brazil, Paraguay, Argentina, and Chile.
  • RILA, Porto Murtinho e seu patrimônio cultural: perspectivas para a preservação Artigos

    Souza, Rodrigo Mendes de; Junqueira, Juliana Villela; Lima, Maria Margareth Ribas Escobar; Silva, Éricka Santos; Akamine, Mariana de Barros Casagranda

    Resumo em Português:

    Resumo: Como parte dos estudos desenvolvidos pela Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana (UniRila), esta proposta pretende contextualizar o município de Porto Murtinho no processo de ocupação do interior do continente sul-americano, entendendo a Rota de Integração Latino Americana (RILA) como evento culminante do processo de territorialização-desterritorialização-reterritorialização da região. Para tanto são considerados aspectos históricos, econômicos, geográficos e geológicos, sem os quais as condições de urbanização não seriam compreendidas plenamente e as políticas públicas se mostrariam deficitárias. Pretende-se chamar a atenção para o impacto que a produção e exportação de commodities têm sobre o território ora em questão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Como parte de los estudios desarrollados por la Red Universitaria de la Ruta de la Integración Latinoamericana (UniRila), esta propuesta pretende contextualizar al municipio de Porto Murtinho en el proceso de ocupación del interior del continente sudamericano, entendiendo la Ruta de la Integración Latinoamericana (RILA) como evento culminante del proceso de territorialización-desterritorialización-reterritorialización de la región. Para ello se consideran aspectos históricos, económicos, geográficos y geológicos, sin los cuales las condiciones de urbanización no se entenderían cabalmente y las políticas públicas serían deficientes. Así, se pretende llamar la atención sobre el impacto que tiene la producción y exportación de commodities en el territorio en cuestión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: As part of the studies developed by the University Network of the Latin American Integration Route (UniRila), this proposal intends to contextualize the municipality of Porto Murtinho in the process of occupation of the interior of the South American continent, understanding the Latin American Integration Route (RILA) as the culminating event of the process of territorialization-deterritorialization-reterritorialization of the region. For this purpose, historical, economic, geographic and geological aspects are considered, without which the conditions of urbanization would not be fully understood and public policies would be deficient. Thus, it is intended to draw attention to the impact that the production and export of commodities has on the territory in question.
  • Atos normativos para preservação do patrimônio cultural de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, no contexto da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) e o Corredor Bioceânico Artigos

    Akamine, Mariana de Barros Casagranda; Silva, Érika Santos; Lima, Maria Margareth Escobar Ribas; Souza, Rodrigo Mendes de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho insere-se nas atividades que foram acordadas no âmbito da Rede Universitária da Rota Latino-americana (UniRila), e foi desenvolvido especificamente como proposta para o Dossiê II. A presente pesquisa está atrelada também ao desenvolvimento do Plano Diretor de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul (MS), especificamente ao eixo do Patrimônio Histórico Cultural, fruto de parceria interinstitucional. Neste contexto, visa-se analisar atos normativos vigentes para a preservação do patrimônio histórico e cultural nas três esferas administrativas, utilizando da metodologia de abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental. Um dos grandes desafios da Integração da Rota Bioceânica será a atualização eficiente das políticas de preservação do patrimônio histórico e cultural, de forma a manter a integridade cultural da população local. Assim, compreende-se a necessidade de estímulo ao desenvolvimento local, por meio do capital cultural e social, objetivando uma democracia participativa. A educação patrimonial insere-se nesse contexto, como instrumento de disseminação de informação e conhecimento e quando apoiada por agentes públicos, privados e atores sociais, é certamente, decisiva na luta decorrente das questões relativas à vulnerabilidade cultural.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo forma parte de las actividades que se acordaron en el ámbito de la Red Universitaria de la Ruta Latinoamericana (UniRila), y se desarrolló específicamente como propuesta para el Dossier II. Esta investigación también está vinculada al desarrollo del Plan Director de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul (MS), específicamente el eje de Patrimonio Histórico Cultural, resultado de una alianza interinstitucional. En este contexto, el objetivo es analizar los actos normativos vigentes para la preservación del patrimonio histórico y cultural en los tres ámbitos administrativos, utilizando la metodología de enfoque cualitativo con investigación bibliográfica y documental. Uno de los grandes desafíos de la Integración de la Ruta Bioceánica será la actualización eficiente de las políticas de preservación del patrimonio histórico y cultural, a fin de mantener la integridad cultural de la población local. Así, se entiende la necesidad de estimular el desarrollo local, a través del capital social y cultural, buscando una democracia participativa. La educación patrimonial forma parte de este contexto como instrumento de difusión de información y conocimiento, y cuando es apoyada por agentes públicos, privados y actores sociales, sin duda es decisiva en la lucha que surge de los temas relacionados con la vulnerabilidad cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work is part of the activities that were agreed within the scope of the University Network of the Latin American Route (UniRila), and was developed specifically as a proposal for Dossier II. This research is also linked to the development of the Master Plan of Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul (MS), specifically the axis of Cultural Historical Heritage, the result of an inter-institutional partnership. In this context, the aim is to analyze current normative acts for the preservation of historical and cultural heritage in the three administrative spheres, using the qualitative approach methodology with bibliographic and documentary research. One of the great challenges of the Bioceanic Route Integration will be the efficient updating of policies for the preservation of the historical and cultural heritage, in order to maintain the cultural integrity of the local population. Thus, it is understood the need to stimulate local development, through cultural and social capital, aiming at a participatory democracy. Heritage education is part of this context as an instrument for disseminating information and knowledge, and when supported by public and private agents and social actors, they are certainly decisive in the struggle arising from issues related to cultural vulnerability.
  • Sonho imperial: a RILA como concretização do objetivo diplomático do segundo reinado para o Paraguai Artigos

    Oliveira, Luiz Jeha Pecci de; Reynaldo, Gabriela Oshiro; Castilho, Maria Augusta de

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Rota de Integração Latino-Americana (RILA) como concretização de objetivos diplomáticos já traçados na época imperial do Brasil para as relações entre ele e o Paraguai. Este artigo mostra como, no campo diplomático, o Império pode ser qualificado como o período histórico que pensou o Brasil, fixando-o como potência regional e se posicionando para garantir políticas cujas consequências fossem benéficas mesmo para seus vizinhos. É abordada a relação fronteiriça entre Brasil e Paraguai com suas peculiaridades, além da descrição sobre a hidrografia da região no que tange à Bacia do Rio da Prata. Então, o artigo adentra na parte histórica ao analisar a formação do Segundo Reinado do Império do Brasil, explicando seu desenvolvimento e características que interessem a esse artigo, apresentando suas concepções diplomáticas, mostrando os problemas enfrentados pela monarquia tropical na região platina e os objetivos e caminhos buscados para contorná-los. Por fim, é trazida para análise a ideia da RILA e seu projeto de integração latino-americano, com investimentos visando a utilizar a hidrografia da região para escoar os produtos locais, correlacionando-a com o objetivo geopolítico buscado desde a época do Império de garantia de livre acesso aos rios platinos. Esta pesquisa utilizou metodologia qualitativa, com análise de livros e artigos da área para embasarem a tese central. O resultado atingido atendeu ao objetivo buscado, mostrando que a RILA provém do desenvolvimento de uma concepção para relações exteriores criada, para o Brasil, no período monárquico.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo tiene como objetivo presentar la Ruta de Integración Latinoamericana (RILA) como una realización de objetivos diplomáticos ya delineados en el período imperial de Brasil para las relaciones entre él y Paraguay. Este artículo mostrará cómo, en el campo diplomático, el Imperio puede calificarse justamente como el período histórico que pensó Brasil, estableciéndolo como una potencia regional y posicionándose para garantizar políticas cuyas consecuencias serían beneficiosas incluso para sus vecinos. Se abordará la relación fronteriza entre Brasil y Paraguay con sus peculiaridades, así como una descripción de la hidrografía de la región, con respecto a la Cuenca del Río de la Plata. Luego, el artículo entrará en la parte histórica analizando la formación del Segundo Reinado del Imperio de Brasil, explicando su desarrollo y características que interesan a este artículo, presentando sus concepciones diplomáticas, mostrando los problemas que enfrentaron la monarquía tropical en la región platina y los objetivos y caminos perseguidos para sortearlos. Finalmente, se llevará a análisis la idea de RILA y su proyecto de integración latinoamericana, con inversiones orientadas a utilizar la hidrografía de la región para el transporte de productos locales, correlacionándola con el objetivo geopolítico perseguido desde la época del Imperio garantizando libre acceso a los ríos platinos. Esta investigación utilizó una metodología cualitativa, con análisis de libros y artículos del área para sustentar la tesis central. El resultado alcanzado cumplió con el objetivo buscado, mostrando que RILA proviene del desarrollo de un concepto de relaciones exteriores creado para Brasil durante el período monárquico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work has the purpose of presenting the Latin American Integration Route (RILA) as the achievement of diplomatic objectives already traced in the Brazilian imperial era between itself and Paraguay. This paper will show how, in the diplomatic field, the Empire can be qualified as the historical period which designed Brazil, fixing it as a regional power and positioning itself in the way of ensuring policies whose consequences would be beneficial even for its neighbors. The border relations between Brazil and Paraguay will be treated with its peculiarities, besides a description of the region’s hydrography with regards to the River Plate Basin. So, this work will enter in its historical part by analyzing the formation of the Brazilian Empire’s Second Reign, explaining its development and characteristics that interest to this paper, presenting its diplomatic conceptions, showing the problems faced by the tropical monarchy in the Platine Region and the objectives and paths searched to bypass them. In the end, it will be brought to analysis the idea of the RILA and its Latin American integration project, with investments aiming to use the region’s hydrography to export local products, linking it with the geopolitical objective searched since imperial times to guarantee the free access to the Platine rivers. This research utilized qualitative methodology, analyzing books and articles in the area to base the central thesis. The result achieved met the original goal, showing that the RILA comes from the development of a conception of foreign relations created, for Brazil, in the Monarchy.
  • A pesquisa em turismo no Corredor Rodoviário Bioceânico: contribuições e desafios para construção de territórios sustentáveis Artigos

    Mamede, Simone Batista; Silva, Maristela Benites da; Bourlegart, Cleonice Alexandre Le

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar as contribuições de pesquisas e documentos produzidos sobre o turismo, entre 2017-2019, a respeito da área sob influência do Corredor Rodoviário Bioceânico no trecho Campo Grande-Porto Murtinho, Brasil, na construção de territórios turísticos sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental, associada ao levantamento de trabalhos científicos produzidos por quatro universidades regionais (UEMS, UCDB, UFMS e Anhanguera-Uniderp), Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e Instituto de Sustentabilidade Arara Azul, além de documentos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR). Foram identificados 44 trabalhos científicos, originários de pesquisas acadêmicas, abordando o turismo no território de influência imediata do Corredor Rodoviário Bioceânico, além de publicações e pesquisas realizadas por institutos de pesquisa na área de ecoturismo e turismo científico e iniciativas do governo para o fortalecimento das Instâncias de Governanças Regionais (IGRs). Ainda que relevante a apreciação da natureza dos conteúdos até então trabalhados, verificou-se necessidade estratégica de um trabalho articulado em rede, desde a escala local até a multinacional. Além do papel integrador que esta atividade pode exercer na construção de um território latino-americano, é preciso enfrentar os desafios para um turismo sustentável, mais equitativo e inclusivo, num respeito às culturas locais, regionais e nacionais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo de este estudio fue evaluar las contribuciones de la investigación y los documentos producidos sobre el turismo, entre 2017-2019, sobre el área de influencia del Corredor de la Carretera Bioceánica en el tramo Campo Grande-Porto Murtinho, Brasil, en la construcción de territorios turísticos. Se trata de una investigación bibliográfica y documental, asociada a un relevamiento de trabajos científicos producidos por cuatro universidades regionales (UEMS, UCDB, UFMS y Anhanguera-Uniderp), Instituto Mamede de Investigaciones Ambientales y Ecoturismo y Instituto de Sostenibilidad Arara Azul, además de documentos de la Fundación de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR). Se identificaron 44 trabajos científicos, provenientes de investigaciones académicas, que abordan el turismo en el territorio de influencia inmediata del Corredor Vial Bioceánico, así como publicaciones y investigaciones realizadas por institutos de investigación en el área de ecoturismo y turismo científico e iniciativas gubernamentales para el fortalecimiento de Instancias de Gobiernos Regionales (IGRs). Si bien la apreciación de la naturaleza de los contenidos trabajados hasta ahora es relevante, existía una necesidad estratégica de trabajo articulado en red, desde la escala local hasta la multinacional. Además del rol integrador que puede jugar esta actividad en la construcción de un territorio latinoamericano, es necesario enfrentar los desafíos del turismo sostenible, más equitativo e inclusivo, respetando las culturas locales, regionales y nacionales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The objective of this study was to evaluate the contributions of research and documents produced on tourism, between 2017-2019, regarding the area under the influence of the Bioceanic Highway Corridor in the Campo Grande-Porto Murtinho stretch, Brazil, in the construction of sustainable tourist territories. This is a bibliographical and documentary research, associated with a survey of scientific works produced by four regional universities (UEMS, UCDB, UFMS and Anhanguera-Uniderp), Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo and Instituto de Sustentabilidade Arara Azul, in addition to of documents of the Tourism Foundation of Mato Grosso do Sul (FUNDTUR). 44 scientific works were identified, originating from academic research, addressing tourism in the territory of immediate influence of the Bioceanic Highway Corridor, as well as publications and research carried out by research institutes in the area of ecotourism and scientific tourism and government initiatives for the strengthening of Instances of Regional Governments (IGRs). Even though the appreciation of the nature of the contents worked so far is relevant, there was a strategic need for articulated work in a network, from the local to the multinational scale. In addition to the integrative role that this activity can play in the construction of a Latin American territory, it is necessary to face the challenges of sustainable, more equitable and inclusive tourism, while respecting local, regional and national cultures.
  • Estudo da competitividade em corredores turísticos: o caso da Rota Bioceânica Brasil-Paraguai-Argentina-Chile Artigos

    Wilke, Erick; Gonçalves, Debora Fittipaldi; Asato, Thiago Andrade

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo versa sobre um estudo de competitividade na Rota Bioceânica, que é composta pelos países Brasil-Paraguai-Argentina-Chile. O objetivo geral desta pesquisa versa sobre competitividade de corredores turísticos com foco nos países acima citados. Como metodologia de pesquisa, a presente investigação teve natureza qualitativa e descritiva. O presente estudo apresenta o método dedutivo embasado em pesquisas bibliográfica e exploratória, em face da descrição e da caracterização teórica assim como a pesquisa documental, pelo acesso a arquivos e documentos durante a investigação, como também, para a realização da etapa de pesquisa de campo como critério selecionado foram constituído pelos destinos principais que perpassam a Rota Bioceânica para a observação e a coleta de dados, também foram realizadas entrevistas com autoridades locais. Considerou-o itinerário desde Campo Grande (Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil), Paraguai, Argentina até os Portos do Norte do Chile. Os critérios para análise dos destinos foram os seguintes: atratividade, informação turística, transporte, infraestrutura geral, qualidade dos serviços, acessibilidade, hospitalidade, relações comerciais, gestão do destino, situações condicionais e percepção dos turistas. Os resultados revelam uma inconformidade entre as principais cidades do corredor como Campo Grande, Salta, San Pedro de Atacama e Iquique frente a todos os elementos analisados, em relação às demais cidades do percurso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo trata de un estudio de competitividad en la Ruta Bioceánica, que está conformada por los países Brasil-Paraguay-Argentina-Chile. El objetivo general de esta investigación es sobre la competitividad de los corredores turísticos con un enfoque en los países mencionados anteriormente. Como metodología de investigación, la presente investigación tuvo un carácter cualitativo y descriptivo. Este estudio presenta el método deductivo basado en la investigación bibliográfica y exploratoria, frente a la descripción y caracterización teórica, así como la investigación documental, mediante el acceso a archivos y documentos durante la investigación, así como para la realización de la etapa de investigación de campo según los criterios seleccionados. constituida por los principales destinos que atraviesan la Ruta Bioceánica para la observación y recolección de datos, también se realizaron entrevistas con las autoridades locales. Lo consideró un itinerario desde Campo Grande (Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil), Paraguay, Argentina hasta los puertos del norte de Chile. Los criterios para analizar los destinos fueron los siguientes: atractivo, información turística, transporte, infraestructura general, calidad de los servicios, accesibilidad, hospitalidad, relaciones comerciales, gestión del destino, situaciones condicionales y percepción de los turistas. Los resultados revelan una disconformidad entre las principales ciudades del corredor como Campo Grande, Salta, San Pedro de Atacama e Iquique en relación a todos los elementos analizados en relación al resto de ciudades de la ruta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present article deals with a study of competitiveness in the Bioceanic Route, which is made up of the Brazil, Paraguay, Argentine, and Chile countries. The general objective of this research concerns the competitiveness of tourist corridors with a focus on the countries mentioned above. As research methodology, the present investigation had a qualitative and descriptive nature. The study has a deductive approach based on bibliographical and exploratory research, in face of theoretical description and characterization, as well as documentary research, by the access to files and documents during the investigation; and moreover, for carrying out the field research stage, the criteria selected were the main destinations crossing the Bioceanic Route, for observation and data collection, and local authorities were interviewed. The itinerary considered was from Campo Grande (state of Mato Grosso do Sul, Brazil), Paraguay, and Argentine to ports in Northern Chile. The criteria for analyzing the destinations were as follows: attractiveness, tourist information, transport, general infrastructure, quality of services, accessibility, hospitality, trade relations, destination management, conditional situations, and tourists’ perception. Results reveal nonconformity between the main cities in the corridor, such as Campo Grande, Salta, San Pedro de Atacama, and Iquique relative to all the elements analyzed, in relation to the other cities along the route.
  • Turismo de experiência: possibilidades de desenvolvimento no Corredor Bioceânico Artigos

    Gonçalves, Débora Fittipaldi; Abrita, Mateus Boldrine; Dorsa, Arlinda Cantero

    Resumo em Português:

    Resumo: O setor de turismo é um dos mais pujantes geradores de crescimento econômico, emprego, valor agregado e exportações de serviços no mundo. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir possibilidades de Turismo e de turismo de Experiência na região em que o Corredor Bioceânico perpassará a partir da Rota de Integração Latino Americana (RILA), envolvendo Brasil, Paraguai, Argentina chegando ao Norte do Chile em Antofagasta e Iquique. Com relação à metodologia, utiliza o método dedutivo e se embasa em pesquisa bibliográfica e documental com acesso aos artigos, índicadores e documentos necessários. Para tal, são apresentadas as questões de desenvolvimento regional, em seguida sobre turismo de experiência como possibilidade de desenvolvimento, por fim, analisam-se alguns indicadores e dados sobre o turismo, buscando uma interface com o Corredor bioceânico. Após as análises desenvolvidas aponta-se que o turismo se tornou um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento territorial, apresentando novos e outros valores e significados ao território, assim como um recurso de produção, descobrindo um outro olhar ao interpretar os espaços rurais e naturais. Insere-se assim, como uma nova alternativa para a globalização e nesse contexto, o turismo de experiência ganha destaque ao se verificar o expressivo aumento do turismo no mundo de 2010 com perspectivas até 2030. Infere-se, portanto, que a RILA é uma grande janela de oportunidade para o desenvolvimento socioeconômico por meio do turismo e mais especificamente do turismo de experiência.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El sector turístico es uno de los generadores de crecimiento económico, empleo, valor agregado y exportaciones de servicios más poderosos del mundo. En este contexto, el objetivo de este artículo es discutir las posibilidades del Turismo y el turismo de Experiencias en la región donde discurrirá el Corredor Bioceánico por la Ruta de Integración Latinoamericana (RILA), involucrando a Brasil, Paraguay, Argentina llegando al Norte de Chile en Antofagasta e Iquique. En relación a la metodología, utiliza el método deductivo y se basa en la investigación bibliográfica y documental con acceso a los artículos, indicadores y documentos necesarios. De ese modo, se presentan temas de desarrollo regional, seguido del turismo de experiencias como posibilidad de desarrollo, y finalmente, se analizan algunos indicadores y datos sobre turismo, buscando una interfaz con el Corredor Bioceánico. Tras los análisis desarrollados, se apunta que el turismo se ha convertido en uno de los factores fundamentales para el desarrollo territorial, presentando nuevos y otros valores y significados al territorio, así como un recurso productivo, descubriendo otra mirada a la hora de interpretar lo rural y lo natural. espacios. Así, se inserta como una nueva alternativa a la globalización y en este contexto, el turismo de experiencias cobra protagonismo al constatar el expresivo incremento del turismo en el mundo en 2010 con perspectivas hasta 2030. Se infiere, por consiguiente, que RILA es una gran ventana de oportunidad para el desarrollo socioeconómico a través del turismo y más específicamente el turismo de experiencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The tourism sector is one of the most powerful generators of economic growth, employment, added value, and services export in the world. In this context, the objective of this article is to discuss tourism and experience tourism possibilities in the region that the Bioceanic Corridor will traverse from the Latin American Integration Route (RILA), involving Brazil, Paraguay, Argentine, and reaching Northern Chile in Antofagasta and Iquique. Regarding methodology, it uses the deductive method and is based on bibliographic and documentary research with access to the articles, indicators, and documents needed. In this regard, regional development issues are presented, followed by experience tourism as a possibility for development, and finally, some indicators and data about tourism are analyzed, seeking an interface with the Bioceanic Corridor. After analyses, it is pointed out that tourism has become one of the fundamental factors for territorial development, presenting new and other values and meanings to the territory, as well as a production resource, discovering another perspective when interpreting rural and natural spaces. Thus, it arises as a new alternative to globalization and, in this context, experience tourism gains prominence considering the significant increase of tourism in the world in 2010, and perspectives until 2030. It is inferred, therefore, that RILA is a great window of opportunity for socioeconomic development through tourism and more specifically experience tourism.
  • Proposta de qualificação em turismo no território brasileiro da Rota Bioceânica à luz da Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT) Artigos

    Arruda, Dyego de Oliveira; Bassinello, Patricia Zaczuk; Souza, Carla Cristina de; Mariani, Milton Augusto Pasquotto

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta para a difusão de ações de qualificação profissional, técnica e humanística voltadas para o turismo no território brasileiro compreendido pela Rota Bioceânica, tendo como pano de fundo as premissas fundamentais expressas na Política Nacional de Qualificação em Turismo (PNQT). De uma maneira geral, vale dizer que a PNQT determinou um conjunto de direcionamentos para as estratégias de qualificação em turismo no Brasil, de modo a incrementar a competitividade e a importância socioeconômica desta atividade no país. Em termos metodológicos conduziu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em que foram realizadas seis rodas de conversa com distintos atores ligados ao turismo no território brasileiro da Rota Bioceânica. As rodas de conversa, realizadas de forma virtual, foram gravadas, transcritas e analisadas à luz das discursividades manifestadas pelos atores do turismo que participaram dos diálogos e interações promovidos ao longo da pesquisa. Em síntese, os principais resultados do estudo apontaram para a existência de três eixos temáticos (Ecossistema Turístico, Governança e Tecnologia e Cultura) estruturantes das possíveis ações de qualificação para a Rota Bioceânica. Além disso, o artigo também revelou a importância das instâncias de governança locais/regionais (tais como a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana - UniRila), além da necessidade de inserção das comunidades tradicionais nos processos de qualificação em turismo no território brasileiro da Rota Bioceânica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo tiene como objetivo presentar una propuesta para la difusión de acciones de capacitación profesional, técnica y humanística dirigidas al turismo en el territorio brasileño comprendido por la Ruta Bioceánica, teniendo como trasfondo las premisas fundamentales expresadas en la Política Nacional de Calificación en Turismo (PNCT). En general, vale decir que PNCT determinó un conjunto de directrices para las estrategias de calificación turística en Brasil, con el fin de incrementar la competitividad e importancia socioeconómica de esta actividad en el país. En términos metodológicos, se llevó a cabo una investigación con un enfoque cualitativo, en la que se realizaron seis ruedas de conversación con diferentes actores relacionados con el turismo en el territorio brasileño de la Ruta Bioceánica. Las ruedas de conversación, realizadas virtualmente, fueron grabadas, transcritas y analizadas a la luz del discurso expresado por los actores del turismo que participaron en los diálogos e interacciones promovidas a lo largo de la investigación. En resumen, los principales resultados del estudio apuntaron la existencia de tres ejes temáticos (Ecosistema Turístico, Cultura y Gobernanza y Tecnología) que estructuran las posibles acciones de habilitación de la Ruta Bioceánica. Además, el artículo también reveló la importancia de los órganos de gobernanza local/regional (como la Red Universitaria de la Ruta de Integración Latinoamericana - UniRila), además de la necesidad de insertar a las comunidades tradicionales en los procesos de calificación en turismo en el territorio brasileño de la Ruta Bioceánica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present a proposal for the dissemination of professional, technical and humanistic qualification actions focused on tourism in the Brazilian territory comprised by the Bioceanic Route, with the backdrop of the fundamental premises expressed in the National Qualification Policy in Tourism (NQPT). In general, it is worth saying that the NQPT determined a set of guidelines for qualification strategies in tourism in Brazil, in order to increase the competitiveness and socioeconomic importance of this activity in the country. In methodological terms, a qualitative research was conducted, in which six conversations wheels were carried out with different actors linked to tourism in the Brazilian territory of the Bioceanic Route. The conversation wheels, carried out remotely, were recorded, transcribed and analyzed in the light of the discursivities manifested by the tourism actors who participated in the dialogues and interactions promoted throughout the research. In summary, the main results of the study pointed to the existence of three thematic axes (Tourist Ecosystem, Culture and Governance and Technology) structuring the possible qualification actions for the Bioceanic Route. Furthermore, the article also revealed the importance of local/regional governance instances (such as the University Network of the Latin American Integration Route - UniRila), as well as the need for insertion of traditional communities in tourism qualification processes in Brazilian territory of the Bioceanic Route.
  • Para além da Rota Bioceânica: o artesanato indígena e o potencial do etnoturismo no sudoeste de Mato Grosso do Sul Artigos

    Alves, Gilberto Luiz; Violin, Fábio Luciano; Benites, Maristela

    Resumo em Português:

    Resumo: O objeto deste artigo é a relação entre o artesanato indígena e o potencial etnoturístico no Sudoeste de Mato Grosso do Sul. Com a implantação da Rota Bioceânica, a propaganda governamental vem prometendo que esse corredor econômico irá estimular o turismo, daí o objetivo de sondar o potencial do etnoturismo na referida região, que sofrerá diretamente grande impacto em decorrência desse megaempreendimento. O referencial teórico-metodológico parte do pressuposto básico de que as produções humanas decorrem, necessariamente, do trabalho, daí a necessidade de tratá-las como relações sociais. Portanto, o objeto de investigação só ganha compreensão dentro dos marcos mais gerais da sociedade capitalista, expressos por categorias como capital, trabalho, força de trabalho, mercado, mercadoria, entre outras. Em relação à metodologia, o levantamento de dados empíricos buscou fontes primárias de natureza documental e imagética, em especial fotografias. Também foram recuperadas observações sistemáticas em situação de trabalho, realizadas tanto em postos de produção quanto de comercialização de artefatos indígenas. Ainda foram levantadas fontes secundárias pertinentes ao objeto, tais como catálogos, artigos científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros e capítulos de livros. Para viabilizar o etnoturismo, a conclusão geral é a de que haja investimento num conjunto de iniciativas, pleiteado de forma integrada e contínua dentro de projeto de natureza permanente. Nesse conjunto, se fazem urgentes o aprimoramento dos artefatos étnicos; a recuperação e manutenção sistemática de estradas que dão acesso às terras indígenas, bem como a restauração, recuperação e adaptação de edificações já disponíveis nas aldeias visando ­adequá-las à oferta de serviços e produtos aos turistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objeto de este artículo es la relación entre la artesanía indígena y el potencial del etnoturismo en el suroeste de Mato Grosso do Sul. Con la implementación de la Ruta Bioceánica, la propaganda gubernamental ha venido prometiendo que este corredor económico estimulará el turismo, de ahí el objetivo de sondear el potencial del etnoturismo en esa región que sufrirá directamente un gran impacto como resultado de este emprendimiento a gran escala. El marco teórico-metodológico se basa en el supuesto básico de que las producciones humanas necesariamente resultan del trabajo, de ahí la necesidad de tratarlas como relaciones sociales. Por lo tanto, el objeto de investigación solo adquiere comprensión dentro de los marcos más generales de la sociedad capitalista, expresados por categorías como capital, trabajo, fuerza de trabajo, mercado, mercancías, entre otras. En cuanto a la metodología, el relevamiento de datos empíricos buscó fuentes primarias de carácter documental e imaginario, especialmente fotografías. También se recuperaron observaciones sistemáticas en situaciones de trabajo, realizadas tanto en estaciones de producción como de comercialización de artefactos indígenas. También se plantearon fuentes secundarias relevantes para el objeto, como catálogos, artículos científicos, disertaciones de maestría, tesis doctorales, libros y capítulos de libros. Para viabilizar el etnoturismo, la conclusión general es que se invierte en un conjunto de iniciativas, planteadas de manera integrada y continua dentro de un proyecto de carácter permanente. En este conjunto, la mejora de los artefactos étnicos es urgente; la recuperación y mantenimiento sistemático de las vías de acceso a las tierras indígenas, así como la restauración y adecuación de las edificaciones ya disponibles en las aldeas, con miras a adecuarlas a la prestación de servicios y productos al turista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The object of this article is the relationship between indigenous crafts and the potential of ethno-tourism in the southwest of Mato Grosso do Sul. With the implementation of the Bi-oceanic Route, government propaganda has been promising that this economic corridor will stimulate tourism, hence the objective of probing the potential of ethno-tourism in that region, which will directly suffer a great impact as a result of this large-scale undertaking. The theoretical-methodological framework is based on the basic assumption that human productions necessarily result from work, hence the need to treat them as social relations. Therefore, the object of research only acquires understanding within the most general frameworks of capitalist society, expressed by categories such as capital, labor, labor force, market, merchandise, among others. Regarding the methodology, the empirical data survey looked for primary sources of a documentary and imaginary nature, especially photographs. Systematic observations were also recovered in work siltation, carried out both in production and commercialization stations of indigenous artifacts. Secondary sources relevant to the object were also raised, such as catalogs, scientific articles, master’s dissertations, doctoral theses, books, and book chapters. To make ethno-tourism viable, the general conclusion is that it invests in a set of initiatives, planned in an integrated and continuous manner within a permanent project. In this group, the improvement of ethnic artifacts is urgent; the recovery and systematic maintenance of the access roads to indigenous lands, as well as the restoration and adaptation of the buildings already available in the villages, with a view to adapting them to the provision of services and products to tourists.
  • A Rota de Integração Latino-Americana (RILA), sua influência cultural e desafios turísticos Artigos

    Ferreira, Magali Luzio; Castilho, Maria Augusta de; Leonel, Waldir

    Resumo em Português:

    Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo trazer à tona a reflexão histórica sobre a criação e a importância de vias interacionistas ao longo do processo histórico de mundo, desde as primeiras civilizações a contemporaneidade. Para a realização do estudo reflexivo e de entendimento da necessidade desta união territorial, utilizou-se o método dedutivo com abrangência sistêmica, por meio de bibliotecas, livros, jornais, sites, assinalando as obras que forneceram esteios ao trabalho em tela. O estudo contempla autores que trabalham o contexto histórico como: Pinsky (2005) e Fausto (2013); conceito de espaço enfatizado por Raffestin (2013); o diferente e o novo, destacado por Canclini (2003) e há também os aspectos do turismo apresentado por Barreto (2016). Identificam-se vias de mobilidade humana em busca de sobrevivência do homem nômade ao sedentário, com a necessidade política da demarcação limítrofe como as grandes muralhas dividindo feudos, quer seja por questões de divergências ideológicas ou econômicas. Contudo, as inovações de estreitamento territorial contam atualmente com as rotas turísticas, que buscam não só a facilitação econômica, bem como o entretenimento conectado às interações culturais. O projeto “Rota de Integração Latino-Americana” (RILA) cria relações de providências econômicas necessárias e visibilidade cultural que promove a expansão do mercado turístico, com propostas inovadoras para o turismo local e pode se transformar em um corredor de escoamento da produção agrícola de Brasil, Paraguai, Chile e Argentina. Os resultados apontam evidências que privilegiam a cultura local por meio de diversos segmentos de lazer.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Esta investigación tiene como objetivo sacar a la luz la reflexión histórica sobre la creación e importancia de las formas interaccionistas a lo largo del proceso histórico del mundo, desde las primeras civilizaciones hasta la contemporaneidad. Para realizar el estudio reflexivo y comprender la necesidad de esta unión territorial, se utilizó el método deductivo con cobertura sistémica, a través de bibliotecas, libros, periódicos, sitios web, señalando los trabajos que daban soporte al trabajo en pantalla. El estudio incluye autores que trabajan sobre el contexto histórico como: Pinsky (2005) y Fausto (2013); concepto de espacio enfatizado por Raffestin (2013); lo diferente y lo nuevo, destacado por Canclini (2003) y también hay aspectos del turismo que presenta Barreto (2016). Sedentario, con la necesidad política de una demarcación fronteriza como las grandes murallas que dividen enemistades, ya sea por razones ideológicas o económicas. Sin embargo, las innovaciones del estrechamiento territorial que actualmente dependen de las rutas turísticas, que buscan no solo la facilitación económica, sino también el entretenimiento vinculado a las interacciones culturales. La “Ruta de la Integración Latinoamericana” (RILA) El proyecto crea relaciones de medidas económicas necesarias y visibilidad cultural que promueve la expansión del mercado turístico, con propuestas innovadoras para el turismo local y se puede transformar en un corredor para el flujo de la producción agrícola de Brasil, Paraguay, Chile y Argentina y privilegiar la cultura local a través de diversos segmentos de ocio

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This research aims to bring to light the historical reflection on the creation and importance of interactionist ways throughout the historical process of the world, from the first civilizations to contemporaneity. To carry out the reflective study and to understand the need for this territorial union, the deductive method was used with systemic coverage, through libraries, books, newspapers, websites, pointing out the works that provided support to the work on screen. The study includes authors who work on the historical context such as: Pinsky (2005) and Fausto (2013); concept of space emphasized by Raffestin (2013); the different and the new, highlighted by Canclini (2003) and there are also aspects of tourism presented by Barreto (2016). sedentary, with the political need for borderline demarcation such as the great walls dividing feuds, whether for reasons of ideological or economic differences. However, the territorial narrowing innovations that currently rely on tourist routes, which seek not only economic facilitation, as well as entertainment connected to cultural interactions. The “Latin American Integration Route” (RILA) project creates relationships of necessary economic measures and cultural visibility that promotes the expansion of the tourist market, with innovative proposals for local tourism and can be transformed into a corridor for the flow of agricultural production from Brazil, Paraguay, Chile and Argentina. and privilege local culture through various leisure segments.
  • Guaicuru caá, Cienfuegosia drummondii (A. Gray) Lewton, planta de uso medicinal no Chaco brasileiro: saberes na Rota Bioceânica Artigos

    Benites, Maristela; Mamede, Simone; Matias, Rosemary; Vargas, Icléia Albuquerque de

    Resumo em Português:

    Resumo: Guaicuru caá (Cienfuegosia drummondii) é uma espécie chaquenha frequentemente utilizada como planta medicinal em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, Brasil, e em outras regiões do Chaco sul-americano. O objetivo deste trabalho foi proceder à análise fitoquímica C. drummondii, a fim de determinar as principais classes de substâncias químicas presentes no extrato foliar e descrever as principais formas de uso e aplicação medicinal desta planta pela população de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, na perspectiva da etnobotânica e do desenvolvimento local sustentável. A planta foi coletada na zona rural do município, em outubro de 2017 e as análises foram conduzidas em laboratório. As principais classes de metabólicos secundários encontrados no extrato etanólico das folhas de C. drummondii corresponderam a compostos fenólicos, flavonoides e antraquinonas, estes últimos com 100% de frequência apresentada. Ainda há carência de estudos fitoquímicos e farmacológicos das plantas do Chaco brasileiro, muitas das quais são comumente utilizadas como ervas medicinais pelas comunidades locais. Portanto, a valorização e o protagonismo das diferentes práticas culturais não hegemônicas, como aquelas vinculadas à etnobotânica e à etnociência geral, poderão atribuir valor superlativo ao turismo cultural e às propostas de desenvolvimento na almejada Rota de Integração Latino-Americana.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Guaicuru caá (Cienfuegosia drummondii) es una especie del Chaco que se usa frecuentemente como planta medicinal en Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, Brasil y en otras regiones del Chaco sudamericano. El objetivo de este trabajo fue realizar el análisis fitoquímico de C. drummondii, con el fin de determinar las principales clases de sustancias químicas presentes en el extracto de hoja y describir las principales formas de uso y aplicación medicinal de esta planta por la población de Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, desde la perspectiva de la etnobotánica y del desarrollo local sostenible. La planta fue recolectada en la zona rural del municipio, en octubre de 2017, y los análisis se realizaron en el laboratorio. Las principales clases de metabolismo secundario encontradas en el extracto etanólico de las hojas de C. drummondii correspondieron a compuestos fenólicos, flavonoides y antraquinonas, estos últimos con 100% de frecuencia. Todavía hay una falta de estudios fitoquímicos y farmacológicos de plantas del Chaco brasileño, muchas de las cuales son comúnmente utilizadas como hierbas medicinales por las comunidades locales. Por tanto, la valorización y protagonismo de diferentes prácticas culturales no hegemónicas, como las vinculadas a la etnobotánica y la etnociencia en general, pueden atribuir un valor superlativo al turismo cultural y propuestas de desarrollo en la ansiada Ruta de la Integración Latinoamericana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Guaicuru caá (Cienfuegosia drummondii) is a Chaco species frequently used as a medicinal plant in Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, Brazil, and in other regions of the South American Chaco. The objective of this work was to carry out the phytochemical analysis of C. drummondii, in order to determine the main classes of chemical substances present in the leaf extract and to describe the main forms of use and medicinal application of this plant by the population of Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, from the perspective of ethnobotany and sustainable local development. The plant was collected in the rural area of the municipality, in October 2017 and the analyzes were conducted in the laboratory. The main classes of secondary metabolic found in the ethanol extract of the leaves of C. drummondii corresponded to phenolic compounds, flavonoids and anthraquinones, the latter with 100% frequency presented. There is still a lack of phytochemical and pharmacological studies of plants from the Brazilian Chaco, many of which are commonly used as herbal medicines by local communities. Therefore, the valorization and protagonism of different non-hegemonic cultural practices, such as those linked to ethnobotany and general ethnoscience, may attribute a superlative value to cultural tourism and development proposals in the longed for Latino American Integration Route.
  • Magnitude da tuberculose na Rota Bioceânica: uma descrição epidemiológica Artigos

    Cunha, João Pedro Arantes; Campos, Rafael Vilela de; Maciel, Ruberval Franco; Marques, Ana Maria Campos

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar a situação epidemiológica de cinco municípios que fazem parte da Rota Bioceânica a fim de analisar os descritores e aspecto geral de saúde da população por meio de um estudo retrospectivo, quantitativo e transversal, do tipo descritivo e de abordagem documental, a partir de dados secundários notificados ao Sistema Nacional de Agravos de Notificação nos municípios de Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Sidrolândia e Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, no período compreendido entre janeiro de 2015 a dezembro de 2020. A taxa de incidência variou entre 32,23 e 79,4 casos/100mil habitantes. Predominaram indivíduos entre 30-39 anos (26,05%) e sexo masculino (67,5%). Os agravos mais importantes foram alcoolismo (19,15%) e tabagismo (18%). Nos exames, 52,3% apresentaram baciloscopia positiva e 32,03% cultura positiva. A incidência de tuberculose nos municípios avaliados foi maior do que a média brasileira e a do estado de Mato Grosso do Sul. Esses municípios avaliados não possuem uma situação epidemiológica favorável com relação à tuberculose e a construção da rota bioceânica pode agravar ainda mais a situação.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este estudio tiene como objetivo evaluar la situación epidemiológica de cinco municipios que forman parte de la ruta bioceánica con el fin de analizar los descriptores y aspecto de salud general de la población a través de un estudio descriptivo retrospectivo, cuantitativo y transversal con enfoque documental, a partir de datos secundarios. Reportados al Sistema Nacional de Enfermedades de Notificación en los municipios de Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Sidrolândia y Campo Grande, en el estado de Mato Grosso do Sul, en el período de enero de 2015 a diciembre de 2020. La incidencia la tasa osciló entre 32,23 y 79,4 casos / 100.000 habitantes. Predominó el grupo de personas de 30 a 39 años (26,05%) y el sexo masculino (67,5%). Las lesiones más importantes fueron el alcoholismo (19,15%) y el tabaquismo (18%). En los exámenes, el 52,3% tenía baciloscopia positiva y el 32,03% tenía cultivo positivo. La incidencia de tuberculosis en los municipios evaluados fue superior al promedio brasileño y al del estado de Mato Grosso do Sul. Estos municipios evaluados no tienen una situación epidemiológica favorable con respecto a la tuberculosis y la construcción de la ruta bioceánica puede agravar aún más la situación.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims to assess the epidemiological situation of five municipalities that are part of the Bioceanic Route in order to analyze the descriptors and general health aspect of the population through a retrospective, quantitative and cross-sectional descriptive study with a documentary approach, from secondary data reported to the National System of Notifiable Diseases in the municipalities of Guia Lopes da Laguna, Jardim, Nioaque, Porto Murtinho, Sidrolândia and Campo Grande, in the state of Mato Grosso do Sul, in the period from January 2015 to December 2020. The incidence rate ranged between 32.23 and 79.4 cases/100,000 inhabitants. There was a predominance of individuals aged between 30-39 years (26.05%) and males (67.5%). The most important injuries were alcoholism (19.15%) and smoking (18%). In the exams, 52.3% had positive bacilloscopy and 32.03% had a positive culture. The incidence of tuberculosis in the evaluated municipalities was higher than the Brazilian average and that of the state of Mato Grosso do Sul. These evaluated municipalities do not have a favorable epidemiological situation with regard to tuberculosis and the construction of the biocenic route may further aggravate the situation.
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