Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2022
  • Prevalência de anquiloglossia e fatores que impactam na amamentação exclusiva em neonatos Artigos Originais

    Vilarinho, Sílvia; Dantas-Neta, Neusa Barros; Duarte, Danilo Antônio; Imparato, José Carlos Pettorossi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: determinar a prevalência de anquiloglossia em recém-nascidos e verificar os fatores que interferem na amamentação exclusiva e geram dificuldades na amamentação. Métodos: trata-se de um estudo observacional longitudinal, realizado em maternidade pública do município de Teresina, PI, Brasil. A amostra foi composta por 397 pares (mães e bebês). Para o diagnóstico de anquiloglossia foi realizada a parte I do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua com Escores para Bebês. Após seis meses do nascimento, as mães foram entrevistadas e responderam questões sobre indicação e realização de frenotomia e tempo de aleitamento materno. Foram realizados análise descritiva dos dados, teste Qui-quadrado e Regressão de Poisson bivariada e multivariada (p<0,05). Resultados: a prevalência de anquiloglossia foi de 4,3% (n=17). A taxa de retorno para segundo momento da pesquisa foi de 70,8% (n=281). Das crianças examinadas, 14 foram indicadas para frenotomia lingual, mas apenas uma foi submetida ao procedimento. Crianças com anquiloglossia tiveram tempo de amamentação exclusiva igual ao de crianças com frênulo da língua normal (valor de p=0,876). Anquiloglossia não apresentou associação com dificuldade de amamentação (RP=1,0 IC95%0,8-1,1, valor de p=0,441) ou constituiu fator para não amamentação exclusiva por 6 meses (RP=1,1 IC95%0,9-1,2, valor de p=0,390). Conclusões: a prevalência da anquiloglossia na população estudada foi de 4,3% e o uso de mamadeira no primeiro mês de vida e dificuldades de amamentação foram considerados como fatores impeditivos para amamentação exclusiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to determine the prevalence of ankyloglossia in neonates and verify factors that interfere with exclusive breastfeeding and cause difficulties in breastfeeding. Methods: an observational longitudinal study conducted at a public maternity hospital in Teresina, Piauí, Brazil. The sample comprised 397 mother-child pairs. Ankyloglossia was diagnosed with the part I of the Baby Lingual Frenulum Assessment Protocol with Scores. Six months after the children were born, the mothers were interviewed and answered questions on the indication and performance of frenotomy and time of breastfeeding. Descriptive analysis of the data, chi-square test and bivariate and multivariate Poisson regression were conducted (p < 0.05). Results: the prevalence of ankyloglossia was 4.3% (n = 17). The attendance rate for the second moment of the research was 70.8% (n = 281). Of the examined children, 14 were indicated for lingual frenotomy, but only one was submitted to the procedure. The time of exclusive breastfeeding of children with ankyloglossia was equal to that of children with a normal lingual frenulum (p-value = 0.876). Ankyloglossia was not associated with breastfeeding difficulties (PR = 1.0 95%CI 0.8-1.1, p-value = 0.441), neither was it a factor for not breastfeeding exclusively for 6 months (PR = 1.1 95%CI 0.9-1.2, p-value = 0.390). Conclusions: the prevalence of ankyloglossia in the studied population was 4.3%. Baby bottle use in the first month of life and breastfeeding difficulties were hindering factors for exclusive breastfeeding.
  • Evidências de validade do “Test of Narrative Language (TNL)” adaptado para o português brasileiro Artigos Originais

    Santos, Gladis dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: fornecer evidências psicométricas da versão do Teste de Linguagem Narrativa, examinando: a) equivalência e análise da consistência interna; b) diferenciação do desempenho por idade; c) validade de convergência; e, d) análise da dimensionalidade. Métodos: a versão adaptada do teste foi aplicada em 68 crianças, com idades entre cinco anos e seis anos e onze meses, em desenvolvimento típico, de escolas particulares e pública. Foi realizada análise dos dados para confiabilidade e validade do instrumento. Resultados: nos três itens de compreensão narrativa, melhores escores foram obtidos mediante história contada ilustrada em sequência lógica com cinco figuras, depois com cena única e, finalmente, sem qualquer figura. Nas três tarefas de produção narrativa, o melhor desempenho foi, primeiramente, na história contada sobre a cena única, depois com sequência lógica com cinco figuras e, por fim, sem figura. Os escores de todas as crianças da escola privada e das de seis anos, de escolas privadas e pública, não apresentaram diferença significante. O modelo de estrutura unifatorial explicou melhor a dimensionalidade do instrumento. Conclusão: evidências de confiabilidade e validade demonstraram sua indicação e o potencial dos resultados deve ser considerado para futura construção de medida padronizada para avaliação da narrativa oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to furnish psychometric evidence of the Test of Narrative Language version, examining a) the equivalence and analysis of internal consistency; b) performance differentiation per age; c) convergent validity; and d) dimensionality analysis. Methods: the adapted test version was applied to 68 children with typical development, aged 5 to 6 years and 11 months, from private and public schools. The data were analyzed for the reliability and validity of the instrument. Results: in the three narrative comprehension items, the highest scores were obtained when the story was told with five pictures in a logical sequence, followed by the one with a single picture, and lastly, the one with no pictures. In the three narrative production tasks, the best performance was in the story told along with a single picture, followed by the five pictures in a logical sequence, and lastly, the one with no pictures. There was no significant difference in the scores of all private-school children and in those of the 6-year-old public- and private-school children. The single-factor structure better explained the instrument dimensionality. Conclusion: the reliability and validity evidence demonstrated its indication, and the potential of the results must be taken into account for future standardized construction to assess oral narrative.
  • Motricidade Orofacial e Disfagia: análise de teses defendidas por fonoaudiólogos brasileiros Artigos Originais

    Tozzo, Ana Paula da Silva; Santos, Patrícia Rocha dos; Ferraz, Pablo Rodrigo Rocha; Ferreira, Leslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo desta pesquisa foi investigar o perfil das teses defendidas por fonoaudiólogos brasileiros titulados doutores, que analisaram questões relacionadas a Motricidade Orofacial e Disfagia. Métodos: estudo documental retrospectivo do tipo exploratório, realizado a partir de dados coletados no site da Plataforma Lattes em 2017. Foram consideradas as variáveis: sexo, tempo entre término da graduação e defesa, localização geográfica das instituições, tipo de instituições, área do programa e subáreas. Resultados: considerando o total de 1125 teses, foram registradas 92 (8,1%) referentes à Motricidade Orofacial e 58 (5,1 %) à Disfagia; quanto ao sexo do fonoaudiólogo, foi predominantemente feminino (97,9% e 98,3% para Motricidade Orofacial e Disfagia, respectivamente); a média de tempo entre o término da graduação e a defesa do doutorado é próxima nas duas áreas (13,8 anos para a Motricidade Orofacial e 13,5 anos para a Disfagia); a maioria de título concedido foi em instituições na região Sudeste (70,0%); em instituições de ensino federais; quanto à área de conhecimento, a maioria concentra-se em Ciências da Saúde (96,8%); analisando dados referentes a alterações presentes em adultos, 54,3% em Motricidade orofacial e 82,7% em Disfagia. Conclusão: as teses defendidas por fonoaudiólogos sobre a temática da Motricidade Orofacial e Disfagia foram escritas por mulheres, em média um pouco mais de uma década após a graduação em Fonoaudiologia, defendidas em Programas situados na região Sudeste e oferecidos em instituições federais, na área das Ciências da Saúde. A maior parte focalizou análise de alterações presentes em adultos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this study aimed to investigate the profile of the theses defended by Brazilian speech-language pathologists with a Doctoral Degree that analyzed issues related to Orofacial Motricity and Dysphagia. Methods: an exploratory retrospective documentary study, performed based on data collected on the Lattes Platform in 2017. The following variables were included: gender, time between graduation and defense, geographic location of institutions, type of institutions, program area and subareas. Results: among the 1,125 theses, 92 (8.1%) were related to Orofacial Motricity and 58 (5.1%) to Dysphagia; as for the gender of the speech-language pathologist, most were females (97.9% and 98.3% for Orofacial Motricity and Dysphagia, respectively); the average time between completing graduation and defending a doctorate was similar in both areas (13.8 years for Orofacial Motricity and 13.5 years for Dysphagia); most of the post-graduation degrees granted were in institutions in the Southeast region (70.0%) and in federal educational institutions. As for the area of knowledge, most were concentrated in Health Sciences (96.8%). Analyzing data referring to alterations present in adults, 54.3% in Orofacial Motricity and 82.7% in Dysphagia. Conclusion: the theses defended by speech-language pathologists addressing Orofacial Motricity and Dysphagia were written by women, on average a little over a decade after graduation in Speech-Language Pathology, and defended in programs offered by federal institutions, located in the Southeast region, in the area of Health Sciences. In addition, most of them focused on the analysis of alterations in adults.
  • Brazilian phonoaudiology telepractice before and during the COVID-19 pandemic Original Articles

    Goulart, Bárbara Niegia Garcia de; Lopes-Herrera, Simone Aparecida; Amato, Cibelle Albuquerque de la Higuera; Fernandes, Fernanda Dreux Miranda; Perissinoto, Jacy; Tamanaha, Ana Carina; Souza, Ana Paula Ramos de; Montenegro, Ana Cristina de Albuquerque; Segeren, Leticia; Machado, Fernanda Prada; Molini-Avejonas, Daniela Regina

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the use of digital resources by Brazilian phonoaudiologists before and during the period of the COVID-19 pandemic. Methods: cross-sectional study carried out with a representative sample of Brazilian phonoaudiologists, with at least one year of practical experience. An online questionnaire consisting of 28 questions divided into eight sections was prepared. Data were analyzed and are reported as absolute and relative frequency regarding the variables: respondent’s age, highest degree and years of experience; weekly working hours; region of the country; type of service and area of expertise; use of digital means before and during the pandemic and willingness to use the same kind of resource after the pandemic. Results: telehealth technologies were used by 90% of phonoaudiologists in Brazil since before the COVID-19 pandemic. A change in the profile of technologies used was observed: after the pandemic, videoconferences gained more use in contact with patients compared to the pre-pandemic period even though contact via mobile phone and instant messaging applications are the most used, both before and during the pandemic. Conclusion: the study's findings demonstrate that 90% of phonoaudiologists who answered the questionnaire in Brazil used and still make use of telehealth technologies to contact patients.
  • Qualidade de vida de mulheres submetidas à intervenção miofuncional estética da face - influência da escolaridade Artigos Originais

    Souza, Cejana Baiocchi; Porto, Celmo Celeno

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a influência da escolaridade na qualidade de vida de mulheres submetidas à intervenção miofuncional estética da face. Métodos: trata-se de um ensaio clínico, experimental, autocontrolado, realizado na Universidade Aberta à Terceira Idade/UNATI da PUC Goiás. Participaram 44 mulheres, entre 50 e 65 anos, divididas em grupo 1, com nível fundamental e médio e grupo 2, com nível superior, submetidas à intervenção miofuncional estética. Para a análise dos dados utilizou-se o teste T pareado, o teste Levene, o teste T para comparação de médias de grupos independentes e a correlação de Spearman, com nível de significância de 5%. Resultados: após a intervenção miofuncional estética observou-se melhora significante no equilíbrio miofuncional orofacial e nas rugas, nos grupos 1 e 2. As médias dos escores dos domínios aspectos físicos e estado geral de saúde apresentaram um aumento significante após a intervenção no grupo 1. Não houve diferença estatística significante da qualidade de vida entre as mulheres nos dois grupos. A correlação entre a escolaridade e os domínios da qualidade de vida foi predominantemente baixa. Conclusão: a escolaridade não interferiu na qualidade de vida de mulheres submetidas à intervenção miofuncional estética.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the influence of educational status on the quality of life of women submitted to facial aesthetic myofunctional therapy. Methods: a self-controlled experimental clinical trial conducted at the Universidade Aberta à Terceira Idade (Open University for Seniors - UNATI) of the Pontífica Universidade Católica (Pontifical Catholic University - PUC) of Goiás, Brazil. The 44 participating women, aged 50 to 65 years, were divided into group 1 (having completed middle or high school) and group 2 (with a higher education degree) and were submitted to aesthetic myofunctional therapy. Data analysis was made with the paired t-test, Levene test, t-test to compare the means of independent groups, and Spearman correlation, at the 5% significance level. Results: after the aesthetic myofunctional therapy, the wrinkles and orofacial myofunctional balance improved significantly in groups 1 and 2. The physical aspects and overall health status mean scores increased significantly in group 1, after the intervention. There was no statistically significant difference in the women’s quality of life between groups. The correlation between educational status and the quality-of-life domains was predominantly low. Conclusion: the educational status did not interfere with the quality of life of women submitted to aesthetic myofunctional therapy.
  • Maternal complaints about feeding problems and anthropometric parameters of children with a diagnosis of pediatric feeding disorder Original Articles

    Junqueira, Patrícia; Santos, Dyandra Loureiro Caron dos; Cesar, Maria Fernanda Cestari de; Aleanza, Rosana Martins Magagnini; Pereira, Michelle Miranda; Alves, Thais Coelho

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the anthropometric parameters of children diagnosed with pediatric feeding disorder by a multiprofessional team. Methods: a retrospective clinical study conducted on 196 children on maternal complaints of feeding difficulties and a diagnosis of pediatric feeding disorder. Children with neurological diseases or having no pediatric feeding disorder diagnosis were excluded from the study. Weight and height data were obtained and parameters such as weight-for-age, length/height-for-age and body mass index for-age were analyzed, according to the recommendations of the World Health Organization. The two-proportion equality test was used and the level of significance was set at 0.05 (5%) in all analyses. Results: results showed mean (±Standard Deviation) values of 13.09±5.1 for weight (kg), 0.61±15.53 for height (cm) and 15.37±1.56 for body mass index (kg/m²). The results also showed that 87.2% of the children were within the adequate z-score for weight-for-age, 93.4% were within the adequate z-score for length/height-for-age, and that 88.8% had a normal z-score for-age for body mass index. Conclusion: the sample of children diagnosed with pediatric feeding disorder exhibited adequate anthropometric parameters for their age range.
  • Análise da triagem auditiva de crianças expostas ao vírus Zika Artigos Originais

    Rios, Adriana Salvio; Moreira, Maria Elisabeth Lopes; Frota, Silvana Maria Monte Coelho; Barros, Letícia Baptista de Paula; Zin, Andrea Araujo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar os resultados dos exames de triagem auditiva neonatal de recém-nascidos sem e com microcefalia expostos ao vírus Zika, que não apresentaram outros indicadores de risco para deficiência auditiva e verificar a associação entre o resultado da triagem, as características da amostra e o trimestre gestacional em que ocorreu a exposição. Métodos: estudo descritivo de corte transversal. Fizeram parte do estudo sujeitos sem indicadores de risco para deficiência auditiva, com exceção da microcefalia, cujas mães apresentaram na gestação o exame RT-PCR positivo e sujeitos que tiveram o RT-PCR positivo, ao nascimento. Os exames de Emissões Otoacústicas Transientes e Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico foram aplicados, pela pesquisadora, entre março de 2016 e dezembro de 2017. O recém-nato foi considerado reprovado na triagem quando apresentou falha em pelo menos um reteste, em ao menos uma orelha. Os dados foram analisados de forma descritiva e utilizando-se o teste estatístico exato de Fisher, p valor menor ou igual a 0,05 foi considerado significante. Resultados: dos 45 sujeitos, 30 (66,7%) eram do sexo feminino, 6,7% apresentaram a probabilidade de alteração do tipo sensorioneural, com ou sem espectro da neuropatia auditiva e somente um dentre esses três sujeitos apresentou uma das orelhas com chance do espectro da neuropatia auditiva, isoladamente. A falha na triagem foi estatisticamente significativa, nos sujeitos que apresentavam pelo menos uma característica da Síndrome da Zika Congênita e nos sujeitos com calcificação subcortical com afilamento do córtex cerebral, atrofia coriorretiniana macular com moteado pigmentar focal e hipertonia com sintomas de envolvimento extrapiramidal. Houve associação do trimestre gestacional da exposição com o resultado de triagem. Conclusão: as respostas verificadas pela triagem apontam para a possibilidade de alteração auditiva em recém-nascidos sem e com microcefalia, onde a presença da microcefalia não foi significante para falha nos exames. A exposição no primeiro trimestre gestacional indicou uma possível relação com falhas na triagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the results of neonatal hearing screening examinations in newborns with and without microcephaly, exposed to the Zika virus, without other risk indicators for hearing loss, and verify the association between screening results, sample characteristics, and the gestational trimester when exposure took place. Methods: a descriptive cross-sectional study. Subjects included in the study had no risk indicator for hearing loss other than microcephaly, and presented, along with their mothers, positive RT-PCR results, respectively at birth and during pregnancy. The transient evoked otoacoustic emission and brainstem auditory evoked potential examinations were applied by the researcher between March 2016 and December 2017. Newborns failed the screening when they failed at least one retest in at least one ear. The data were descriptively analyzed, using the Fisher exact test; p-values equal to or lower than 0.05 were considered significant. Results: out of the 45 subjects, 30 (66.7%) were females, 6.7% were likely to have sensorineural hearing loss, with or without auditory neuropathy spectrum disorder - which was possibly present in only one ear of one of these three subjects. Failure in the screening was statistically significant in subjects with at least one of the congenital Zika syndrome characteristics and subjects with subcortical calcification and brain cortex thinning, macular chorioretinal atrophy with focal pigmentary mottling, and hypertonia with symptoms of extrapyramidal involvement. The gestational trimester of exposure was associated with screening results. Conclusion: the responses in screening point to the possibility of hearing loss in newborns with and without microcephaly, whereas the presence of microcephaly was not significant to examination failures. Exposure in the first gestational trimester indicated a possible relationship with screening failures.
  • Biofeedback eletromiográfico e feedback visual na terapia miofuncional: perfil de uso pelos fonoaudiólogos Artigos Originais

    Corrêa, Mariana da Silva; Busanello-Stella, Angela Ruviaro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar o perfil de uso do espelho e do Biofeedback Eletromiográfico como suporte à terapia miofuncional por Fonoaudiólogos atuantes na área de Motricidade Orofacial no Brasil. Métodos: estudo quantitativo e transversal, por meio da aplicação de questionário online (plataforma SurveyMonkey). O questionário foi estruturado com perguntas sobre o uso do espelho e/ou do Biofeedback Eletromiográfico. Foi realizada análise descritiva e aplicação dos Testes U de Mann-Whitney e Qui-quadrado (p<0,05). Resultados: a maioria dos profissionais, 23 (82,14%), utiliza o espelho, enquanto apenas cinco (17,85%) utilizam o biofeedback eletromiográfico. O Biofeedback Eletromiográfico é eventualmente utilizado em todas as faixas etárias, assim como para as funções de mastigação, deglutição e mímica facial. As patologias referidas com uso regular e eventual foram a disfagia e a paralisia facial. Houve associação significante na percepção dos pacientes em relação ao uso de algum dos instrumentos, porém no grupo do Biofeedback Eletromiográfico houve consenso entre os pacientes e, no grupo espelho, aproximadamente metade 12 (52,17%) achou indiferente. Conclusão: o perfil encontrado foi de profissionais adultos jovens, com uso de instrumentação nacional. Os achados reforçam a necessidade de pesquisas voltadas aos procedimentos terapêuticos complementares na área de Motricidade Orofacial, sobretudo Biofeedback Eletromiográfico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the usage profile of mirrors and electromyographic biofeedback to support myofunctional therapy by speech-language-hearing therapists who work with oral-motor function in Brazil. Methods: a quantitative cross-sectional study with an online (SurveyMonkey) questionnaire, which was structured with questions on the use of mirrors and/or electromyographic biofeedback. A descriptive analysis was made, and the Mann-Whitney U test and the chi-square test were applied (p < 0.05). Results: most professionals (23 [82.14%]) used mirrors, whereas only five (17.85%) used electromyographic biofeedback. The electromyographic biofeedback was used at some point with all age groups, to treat mastication and swallowing functions and facial mimics. Dysphagia and facial palsy were regularly or occasionally treated with it. The patients’ perception was significantly associated with the use of either instrument. The electromyographic biofeedback group showed a consensus among patients, while approximately half of the mirror group (12 [52.17%]) were indifferent to its use. Conclusion: the profile showed young adult professionals, who used national equipment. The findings reinforce the need for research on complementary therapeutic procedures in the field of oral-motor functions, particularly, electromyographic biofeedback.
  • Citações dos trabalhos brasileiros publicados na revista Dysphagia de 2001 a 2020 Artigos Originais

    Dantas, Roberto Oliveira; Nascimento, Weslania Viviane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar o número de citações de trabalhos realizados no Brasil e publicados na revista Dysphagia entre os anos de 2001 e 2020, com o de trabalhos realizados em outros países e publicados no mesmo número, volume e ano. Métodos: foi avaliado, em setembro de 2021, o número de citações dos trabalhos brasileiros (n=34) e de um grupo de referência com dois trabalhos para cada trabalho brasileiro (n=68), publicados no mesmo número, volume e ano, entre 2001 e 2020. Resultados: os trabalhos brasileiros publicados no período tiveram menor média de citações (14,6) quando comparados com os trabalhos do grupo de referência (23,1, p=0,01). A média de citações do grupo de referência (31,1) foi maior do que a dos brasileiros (16,7) no período 2001 a 2010 (p=0,03), mas não no período 2011 a 2020 (brasileiros: 13,1, grupo de referência: 17,5, p=0,23). Dois trabalhos brasileiros (5,9%) e 18 trabalhos de outros países (26,5%) tiveram mais de 30 citações no período 2001 a 2020. Conclusão: os resultados sugerem que no número de citações dos trabalhos realizados no Brasil não há influência do tempo em que os trabalhos estão publicados, o que foi observado nos trabalhos do grupo de referência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the number of citations in papers conducted in Brazil and published in the journal Dysphagia between 2001 and 2020 with that of papers conducted in other countries and published in the same number, volume, and year. Methods: in September 2021, the study assessed the number of citations received by Brazilian papers (n = 34) and reference group papers - which counted two for every Brazilian one (n = 68), published in the same number, volume, and year, between 2001 and 2020. Results: Brazilian papers published in the period had a lower mean number of citations (14.6) than those in the reference group (23.1, p = 0.01). From 2001 to 2010, the mean number of citations in the reference group (31.1) was greater than that of the Brazilian papers (16.7, p = 0.03), though not between 2011 and 2020 (Brazilians: 13.1, reference group: 17.5, p = 0.23). Two Brazilian papers (5.9%) and 18 from other countries (26.5%) received more than 30 citations between 2001 and 2020. Conclusion: the results suggest that the number of citations received by Brazilian papers is not influenced by the time since they have been published, unlike the papers in the reference group.
  • The effects of lingual frenotomy on breastfeeding: an integrative review Review Articles

    Santos, Hellen Kalina Medeiros Porto de Souza; Cunha, Daniele Andrade da; Andrade, Rodrigo Alves de; Santos, Gilberto de Souza; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate what effects lingual frenotomy has on breastfeeding. Methods: based on the research question - “Is there a relationship between the improvement in breastfeeding and the lingual frenotomy?” -, a bibliographical survey was carried out in three databases, using the following descriptors: ankyloglossia, lingual frenum, breastfeeding and frenotomy. Frenotomy is a free term. Original articles with babies up to 6 months old who had difficulties breastfeeding due to ankyloglossia and who had been submitted to lingual frenotomy were chosen. An instrument was developed, containing the following information: name of the authors, year of publication, country of origin, the objective of the study, type of study, sample, main results, and conclusion. Literature Review: of the 243 articles screened, four met the inclusion criteria for this study. It was observed that, after lingual frenotomy, some changes may take place in breastfeeding patterns, such as an increase in the number of suctions and a decrease in the time of pause in between series of suctions. Conclusion: the lingual frenotomy can be an important procedure in the treatment of babies with ankyloglossia, possibly helping improve the latch and breastfeeding.
  • Alterações auditivas e deficiência de biotinidase: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Azevedo, Tamara Miranda de; Carvalho, Elaine Alvarenga de Almeida; Carvalho, Sirley Alves da Silva; Starling, Ana Lúcia Pimenta; Arantes, Rodrigo Rezende; Rodrigues, Valeska Letícia Gonçalves; Assis, Adriane da Silva; Garcia, Vinícius Soares; Mancini, Patrícia Cotta

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: revisar a literatura disponível sobre a relação entre alterações auditivas e deficiência da biotinidase. Métodos: a busca foi realizada entre outubro de 2018 e agosto de 2021, nas bases de dados: ELSEVIER, MEDLINE, SciELO, LILACS. Utilizaram-se descritores em português, inglês e espanhol, além das ferramentas PRISMA para seleção dos artigos e STROBE para análise dos mesmos. Revisão da Literatura: foram selecionados artigos publicados entre 1983 e 2020 que respondiam à pergunta norteadora da pesquisa. Foram incluídos estudos observacionais, estudos de série de casos e relatos de caso, e excluídos os artigos sem descrição dos métodos utilizados, realizados pelo mesmo autor e com a mesma amostra. A estratégia de busca inicial identificou 152 artigos. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, 14 artigos foram incluídos na presente revisão. Conclusão: a presença de biotina foi frequentemente associada à gênese das vias auditivas. Foi observada uma relação sugerida pela literatura entre deficiência da biotinidase e alterações auditivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to review the available literature on the relationship between hearing disorders and Biotinidase deficiency. Methods: a literature search carried out between October 2018 and August 2021, on the following databases: ELSEVIER, MEDLINE, SciELO, LILACS. Descriptors were used in English, Portuguese, and Spanish. PRISMA tools were used to select the articles and STROBE was used to analyze them. Literature Review: the selected articles were published between 1983 and 2020 and answered the guiding question of the research. Observational studies, case series studies, and case reports were included. Articles without a methodology description, or carried out by the same author and with the same sample were excluded. The initial search strategy identified 152 articles. After applying the inclusion and exclusion criteria, 14 articles were selected for this review. Conclusion: the presence of Biotin was often associated with auditory pathways origins. The literature suggested a relationship between Biotinidase deficiency and hearing disorders.
  • Análise bibliométrica da literatura sobre a consciência fonológica em crianças bilíngues Artigos De Revisão

    Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Cunha, Élison Rixadson Araújo; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Alcântara, Hellen França; Azoni, Cíntia Alves Salgado

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o perfil da produção científica na literatura mundial sobre a consciência fonológica em crianças bilíngues, no período de 2011 a 2020. Métodos: foi realizada uma análise bibliométrica por meio da busca de artigos nas bases de dados Eric, Lilacs, Medline e Scielo, utilizando descritores em inglês. A seleção dos artigos foi realizada a partir de critérios de elegibilidade, por meio da leitura dos títulos, seguida da leitura dos abstracts e, por fim, pela leitura dos artigos completos. Resultados: foram analisados 1.167 artigos, sendo excluídos 1.152 por não cumprirem os critérios de inclusão e, ao final, selecionados 15 artigos para leitura do texto completo e análise bibliométrica. O país com maior número de publicações encontradas foi os Estados Unidos, seguido do Brasil, Singapura e China. A abordagem dos estudos foi predominantemente quantitativa, seguida da qualitativa; o tipo de estudo mais encontrado foi transversal, com amostras acima de 100 participantes. Conclusão: constatou-se maior número de publicações nos últimos três anos, em sua maioria de delineamento transversal, com melhor desempenho da consciência fonológica para os bilíngues, com repercussão positiva na leitura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the profile of scientific production in the international literature on phonological awareness in bilingual children between 2011 and 2020. Methods: a bibliometric analysis was made with the search for articles in ERIC, LILACS, MEDLINE, and SciELO databases, using descriptors in English. The articles were selected based on the eligibility criteria, by reading the titles, then reading the abstracts, and lastly, reading the full-text articles. Results: a total of 1,167 articles were analyzed, 1,152 of which were excluded for not meeting the inclusion criteria. Hence, 15 articles were selected for full-text reading and bibliometric analysis. The United States was the country with most publications, followed by Brazil, Singapore, and China. The approach of the studies was predominantly quantitative, followed by qualitative; the most common type of study was cross-sectional, with samples of more than 100 participants. Conclusion: there was a greater number of publications in the last 3 years, most of them cross-sectional ones, presenting better phonological awareness performance among bilinguals, with positive results in reading.
  • Terapia manual na disfunção temporomandibular em pessoas idosas: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Lucena, Laiza de Oliveira; Nascimento, Camila Maria Mendes; Asano, Nadja Maria Jorge; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Lins, Carla Cabral dos Santos Accioly

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as técnicas de terapia manual usadas no tratamento da disfunção temporomandibular em pessoas idosas. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que foram avaliadas publicações científicas indexadas em seis bases de dados: MEDLINE/PubMed, WEB OF SCIENCE, CINAHL, SCOPUS, LILACS e PEDro. Foram incluídos apenas estudos de intervenção, sem restrição temporal ou de idioma. Os artigos incluídos foram avaliados pelo instrumento Critical Appraisal Skill Programme. Resultados: após a consulta nas bases de dados, foram encontrados 88 artigos, destes, seis foram considerados elegíveis. Não foram observados estudos que abordassem exclusivamente a população idosa. Segundo a análise do risco de viés, dois artigos foram classificados como de baixo risco, dois intermediários e dois de risco alto. As técnicas de terapia manual foram: massagem intra e extraoral, mobilização da articulação temporomandibular e da coluna cervical, liberação miofascial, dígito pressão para trigger points e massagem transversa profunda. Conclusão: os estudos observaram melhora dos movimentos mandibulares, da função mastigatória, alívio da dor e redução da ansiedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the manual therapy techniques used to treat the temporomandibular disorder in older adults. Methods: an integrative literature review assessing scientific publications indexed in six databases: MEDLINE/PubMed, Web of Science, CINAHL, Scopus, LILACS, and PEDro. Only intervention studies were included, with no restriction of date or language. The articles included in the review were assessed with the Critical Appraisal Skills Programme. Results: after consulting the databases, 88 articles were found, six of which were considered eligible. No study was found exclusively approaching older adults. According to the analysis of the risk of bias, two articles were classified as low-risk, two as intermediate, and two as high-risk. The manual therapy techniques were intra- and extraoral massage, temporomandibular joint and cervical spine mobilization, myofascial release, trigger-point finger pressure, and deep transverse massage. Conclusion: the studies observed improved mandibular movements and masticatory function, eased pain, and reduced anxiety.
  • Treinamento para análise de parâmetros da videoendoscopia da deglutição: um protocolo de revisão de escopo Artigos De Revisão

    Costa, Bianca Oliveira Ismael da; Machado, Liliane dos Santos; Augusto, Milena Magalhães; Alves, Thaís Coelho; Pernambuco, Leandro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: apresentar um protocolo de revisão de escopo para identificar e mapear as evidências disponíveis sobre treinamento para a análise de parâmetros da videoendoscopia da deglutição. Métodos: o protocolo seguirá o método proposto pelo Joanna Briggs Institute e as diretrizes PRISMA-P para relato de protocolos de revisão. A busca será feita na MEDLINE, Cochrane Library, Embase, Web of Science, Scopus, CINAHL e literatura cinzenta. Uma estratégia de busca foi desenvolvida para a MEDLINE, que será adaptada para cada base de dados. Dois revisores independentes rastrearão os artigos pelo título e resumo. Em seguida, farão a leitura do texto completo dos artigos incluídos, considerando os critérios de elegibilidade. Os dados serão extraídos com um formulário padronizado. Os resultados serão apresentados em fluxograma e resumo narrativo, seguindo as diretrizes do PRISMA-ScR. Revisão da literatura: há escassez de pesquisas que descrevam métodos de treinamento perceptivo-visual para analisar parâmetros da VED e dados inconsistentes para orientar a tomada de decisão clínica. Esta revisão fornecerá informações abrangentes sobre o desenvolvimento de treinamento para esse tipo de análise. Conclusão: este protocolo de revisão de escopo apresentará o estado geral das pesquisas sobre o tema e identificará as lacunas existentes na base de evidências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to present a scoping review protocol to identify and map available evidence on training for fiberoptic endoscopic evaluation of swallowing parameter analysis. Methods: the protocol follows the method proposed by the Joanna Briggs Institute and the PRISMA-P guidelines for review protocol reports. The survey will be made in MEDLINE, Cochrane Library, Embase, Web of Science, Scopus, CINAHL, and grey literature. A search strategy has been developed for MEDLINE, which will be adapted for each database. Two independent reviewers will screen the articles by title and abstract. Then, they will read the full text of the included articles, considering the eligibility criteria. The data will be extracted with a standardized form. The results will be presented in a flowchart and narrative summary, following the PRISMA-ScR guidelines. Literature Review: there is a scarcity of research describing visual-perceptual training methods to analyze FEES parameters and inconsistent data to guide clinical decision-making. This review will provide comprehensive information on developing training for this type of analysis. Conclusion: this scoping review protocol will present the overall state of research on the topic and identify existing gaps in the base of evidence.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br