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Revista CEFAC, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2021
  • Efeito da idade e da taxa de modulação no reconhecimento da fala intermitente Artigos Originais

    Silva, Rayane Ferreira da; Advíncula, Karina Paes; Gonçalves, Priscila Aliança; Leite, Gabrielle Araújo; Pereira, Liliane Desgualdo; Griz, Silvana Maria Sobral; Menezes, Denise Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar o reconhecimento auditivo da fala intermitente em função de diferentes taxas de modulação e em função da idade. Métodos: participaram do estudo vinte jovens, vinte adultos de meia idade, e dezesseis idosos, todos com limiares auditivos iguais ou menores que 25 dB NA até a frequência de 4000 Hz. Os participantes foram submetidos a testes de reconhecimento da fala intermitente apresentada em três condições de modulação: 4 Hz, 10 Hz e 64 Hz. Percentuais de acerto foram comparados entre grupos etários e taxas de modulação. Para a investigação do efeito da taxa de modulação foi realizada ANOVA e testes Post Hoc, enquanto para a investigação do efeito da idade, utilizou-se o modelo de regressão linear misto (p<0,001). Resultados: sobre o efeito da idade, os dados mostram diferença significante entre jovens e idosos, e entre adultos de meia idade e idosos. Sobre o efeito da taxa de modulação, os índices de acerto da taxa mais lenta (4Hz) foram significantemente menores nos três grupos etários. Conclusão: foi verificado um efeito da idade no reconhecimento da fala intermitente: idosos apresentaram maior dificuldade. Percebeu-se também um efeito de taxa de modulação nos três grupos etários: quanto maior a taxa, melhor o desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the auditory recognition of intermittent speech in relation to different modulation rates and ages. Methods: 20 young people, 20 middle-aged adults, and 16 older adults, all of them with auditory thresholds equal to or lower than 25 dB HL up to the frequency of 4000 Hz. The participants were submitted to intermittent speech recognition tests presented in three modulation conditions: 4 Hz, 10 Hz, and 64 Hz. The percentages of correct answers were compared between age groups and modulation rates. ANOVA and post hoc tests were conducted to investigate the modulation rate effect, and the mixed linear regression model (p < 0.001). Results: regarding the age effect, the data showed a significant difference between young people and older adults, and between middle-aged and older adults. As for the modulation rate effect, the indexes of correct answers were significantly lower at the slower rate (4 Hz) in the three age groups. Conclusion: an age effect was verified on intermittent speech recognition: older adults have greater difficulty. A modulation rate effect was also noticed in the three age groups: the higher the rate, the better the performance.
  • Avaliação multidimensional da voz: efeitos imediatos do Lax Vox® em cantores com queixas vocais Artigos Originais

    Matta, Ruliano Santana da; Santos, Marco Aurélio Rocha; Plec, Elisa Meiti Ribeiro Lin; Gama, Ana Cristina Côrtes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar, de forma multidimensional, o efeito da técnica vocal Lax Vox® em cantores com queixas vocais. Métodos: trata-se de um estudo comparativo intrassujeitos. Foram avaliados 30 cantores, sendo 13 homens e 17 mulheres, com idade entre 18 e 55 anos, que apresentaram queixa vocal autorreferida e presença de sintomas vocais. Os participantes foram submetidos à avaliação vocal pela análise perceptivo-auditiva, acústica, aerodinâmica e eletroglotográfica da voz, bem como à avaliação laríngea com a videolaringoscopia de alta velocidade. Os participantes foram avaliados em dois momentos: 1) no início da coleta; e 2) após cinco minutos de realização da técnica vocal Lax Vox®. Para comparação dos grupos foram utilizados teste estatísticos pertinentes, com nível de significância de 5%. Resultados: na análise acústica houve aumento da frequência fundamental dos homens após o uso da técnica vocal Lax Vox®. Na avaliação aerodinâmica houve aumento dos valores da média do fluxo aéreo durante vocalização e da potência aerodinâmica após o uso da técnica vocal Lax Vox® em ambos os grupos. Conclusão: a técnica vocal do Lax Vox® nos cantores com queixa de disfonia estudados promoveu um aumento da frequência fundamental nos homens. Nos parâmetros aerodinâmicos em ambos os sexos provocou um aumento do fluxo aéreo e da potência aerodinâmica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to multidimensionally assess the effect of the Lax Vox® vocal technique on singers with voice complaints. Methods: a comparative intrasubject study that assessed 30 singers - 13 males and 17 females, aged 18 to 55 years - who self-reported voice complaints and had voice problems symptoms. The participants were submitted to voice assessment with perceptive-auditory, acoustic, aerodynamic, and electroglottographic voice analysis, as well as laryngeal assessment with high-speed videolaryngoscopy. The participants were assessed at two moments: 1) at the beginning of the data collection; and 2) five minutes after performing the Lax Vox® vocal technique. The groups were compared with appropriate statistical tests, with a 5% significance level. Results: in the acoustic analysis, there was an increase in the fundamental frequency for males, after using the Lax Vox® vocal technique. In the aerodynamic assessment, there was an increase in the airflow mean values during vocalization, as well as in aerodynamic power after using the Lax Vox® vocal technique in both groups. Conclusion: the Lax Vox® vocal technique, in the studied singers with a complaint of dysphonia, promoted an increase in the fundamental frequency, for males. In the aerodynamic parameters, in both sexes, it promoted an increase in the airflow and aerodynamic power.
  • Atividades do fonoaudiólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) na perspectiva do apoio matricial Artigos Originais

    Medeiros, Yuri Patrick Oliveira de; Sousa, Fabiana de Oliveira Silva; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as atividades do fonoaudiólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária na perspectiva do apoio matricial. Métodos: trata-se de um estudo exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. Participaram da pesquisa 4 fonoaudiólogas e 3 residentes fonoaudiólogas que desenvolviam suas práticas no NASF-AP de Vitoria de Santo Antão. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: No primeiro foi realizada análise do instrumento de registro de atividades dos fonoaudiólogos do NASF - AP; no segundo momento foram realizadas entrevistas com estes profissionais, com o intuito de compreender o processo de trabalho do fonoaudiólogo inserido na APS, no que diz respeito ao matriciamento. Resultados: foi possível observar que os fonoaudiólogos apresentam adequada compreensão sobre o conceito de apoio matricial e amplo escopo de atividades realizadas, com predomínio de atendimentos individuais (27%) e atividades coletivas compartilhadas (18%). A necessidade de fortalecer a formação dos profissionais para atuar na atenção básica e o pouco conhecimento das equipes e população sobre atuação do fonoaudiólogo são os principais desafios relatados pelos entrevistados. Para melhorar a atuação das equipes, foi sugerido mais educação permanente e participação da gestão na mediação dos conflitos interpessoais. Conclusão: mesmo existindo dificuldades relacionadas à formação acadêmica e ao processo de trabalho, o fonoaudiólogo inserido no NASF-AP tem realizado atividades na perspectiva do apoio matricial e colaborado para integralidade e resolutividade do cuidado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the activities of speech-language-hearing therapists in the Extended Family Health and Primary Care Center from the perspective of team cooperation. Methods: an exploratory study with a quantitative and qualitative approach. The participants in the research were 4 speech-language-hearing therapists and 3 speech-language-hearing residents who were developing their practices in the Extended Family Health and Primary Care Center of Vitória de Santo Antão, PE, Brazil. The data were collected at two moments: The first one involved the analysis of the instrument where the activities of the speech-language-hearing therapists in the Extended Family Health and Primary Care Center were registered; in the second one, these professionals were interviewed to understand their work process in PHC, in relation to team cooperation. Results: the speech-language-hearing therapists presented an adequate understanding of the concept of team cooperation and the broad range of activities carried out, predominantly individual attention (27%) and shared group activities (18%). The need to strengthen their professional training to work with primary care and the little knowledge of the teams and population about the work of the speech-language-hearing therapists are the main challenges reported by the interviewees. To improve the work of the teams, they suggested more continuing education opportunities and more participation of the administrators in interpersonal conflict mediation. Conclusion: despite the difficulties related to professional education and the work process, the speech-language-hearing therapists in the Extended Family Health and Primary Care Center have been performing activities from the perspective of team cooperation, collaborating to the comprehensiveness and solvability of care.
  • A repercussão do relaxamento do músculo mentual na respiração oronasal Artigos Originais

    Gobbis, Mara Letícia; Borges, Bruno Luis Amoroso; Tramonti, Karina Aparecida; Silva, Cynthia Lopes da; Nagae, Mirian Hideko

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a existência de modificações dos padrões eletromiográficos dos músculos mentual e orbicular inferior da boca em respiradores oronasais submetidas à massoterapia no músculo mentual. Métodos: experimento cego placebo controlado, com amostra de 19 respiradores oronasais, 1 homem e 18 mulheres, com média de idade (desvio-padrão) de 22,3 (2,63) anos, aleatoriamente dividida nos grupos controle e experimental, respectivamente com 7 e 12 voluntários. Apenas no grupo experimental foi aplicada mioterapia por meio de massagens, por três meses e em ambos os grupos foram coletados dados eletromiográficos no início e no final do tempo de tratamento nas condições de repouso e deglutição de água. A análise de variância foi aplicada para testar a existência de diferenças entre as médias e foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados: a análise de variância revelou indícios de interação entre os efeitos de grupo e fase quando analisados os valores de Root Mean Square (RMS), tanto do músculo orbicular inferior como do músculo mentual. Como esperado, não foram encontrados indícios de diferenças significantes entre as médias das fases no grupo controle, entretanto, foram encontrados indícios de diferença significante no grupo experimental havendo redução das médias de RMS em ambos os músculos. O orbicular inferior, que na fase pré apresentava média (desvio padrão) de 202,10 (161,47) µV, apresentou valores de 131,49 (159,18) µV na fase pós, enquanto que o músculo mentual apresentou, respectivamente, nas fases pré e pós, média (desvio padrão) de 199,31 (279,77) µV e 114,58 (253,56) µV. Conclusão: tendo em vista a não detecção de efeito no grupo controle, atribui-se à massoterapia no músculo mentual a redução das médias de Root Mean Square dos músculos mentual e orbicular inferior da boca em respiradores oronasais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the existence of changes in the electromyographic patterns of the mentalis and inferior orbicularis oris muscles in oronasal breathers, submitted to massage therapy on the mentalis muscle. Methods: a controlled blind placebo experiment, with a sample of 19 oronasal breathers (1 man and 18 women), mean age (standard deviation) 22.3 (2.63) years, randomly divided into control and experimental groups, respectively with 7 and 12 volunteers. The experimental group alone underwent myotherapy with massages for 3 months, while electromyographic data were collected from both groups at the beginning and end of the treatment, both at rest and when swallowing water. The analysis of variance was conducted to test the existence of differences between the means; the 5% significance level was used. Results: the analysis of variance revealed signs of interaction between the group and phase effects when analyzing the root mean square values of both the inferior orbicularis oris and the mentalis muscles. As expected, no signs of significant differences were found between the means of the phases in the control group. On the other hand, signs of significant difference were found in the experimental group, with reduced root mean square values in both muscles. The inferior orbicularis oris muscle, which in the pre-phase had a mean (standard deviation) of 202.10 (161.47) µV, had, in the post-phase, values of 131.49 (159.18) µV. The mentalis muscle, in its turn, had in the pre- and post-phase, respectively, a mean (standard deviation) of 199.31 (279.77) µV and 114.58 (253.56) µV. Conclusion: given that no effect was detected in the control group, the decrease in the root mean square values of the mentalis and inferior orbicularis oris muscles in oronasal breathers was attributed to the massage therapy on the mentalis muscle.
  • Ocorrência de alterações vocais em pré-escolares sem queixas de voz: análise perceptivo-auditiva e acústica Artigos Originais

    Nascimento, Gabriela Samanttha Cavalcanti do; Nascimento, Giselle Frutuoso do; Silva, Juliana Fernanda Dias da; Lima, Sandro Júnior Henrique; Lira, Zulina Souza de; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a ocorrência de alterações vocais por seus respectivos parâmetros perceptivo-auditivos e acústicos em crianças sem queixas de voz, segundo o sexo. Métodos: foram avaliados os registros de 36 crianças sem queixas de voz, com idade entre seis e oito anos, sendo 19 do sexo masculino. O banco de dados consistiu de gravações de vogais sustentadas, frases e fala espontânea. A análise perceptivo-auditiva foi realizada por meio do Consensus Auditory-Perceptual Evaluation of Voice e a análise acústica por meio do VoxMetria. Foram analisados: frequência fundamental, jitter, shimmer, ruído e glottal to noise excitation ratio e aplicados os testes Mann-Whitney, para as variáveis numéricas, e McNemar, para as categóricas, com nível de significância de p<0,05. Resultados: das cinco crianças com alterações vocais leves, quatro eram do sexo masculino. O desvio de ressonância mais ocorrente foi o laringofaríngeo. Não houve diferença entre os sexos, nos achados perceptivo-auditivos. A frequência fundamental do grupo com alterações foi menor em relação ao grupo sem alterações. Houve associação estatística entre as alterações na avaliação perceptivo-auditiva e nos parâmetros acústicos. Conclusão: a ocorrência de alterações vocais na população de crianças estudadas sem queixa vocal foi de 13,89% e não diferiu entre os sexos nos parâmetros perceptivo-auditivos. Das crianças que apresentaram desvios vocais, todos foram em grau leve, com rugosidade e soprosidade mais ocorrentes. A frequência fundamental e o shimmer foram os parâmetros acústicos com maior ocorrência de valores fora dos limites referenciais, em ambos os sexos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify, with the auditory-perceptual and acoustic parameters, the occurrence of voice changes in children with no voice complaints, per sex. Methods: the registers of 36 children with no voice complaints, aged 6 to 8 years, of whom 19 were males, were assessed. The databank consisted of the recordings of sustained vowels, sentences, and spontaneous speech. The auditory-perceptual analysis was conducted with the Consensus Auditory-Perceptual Evaluation of Voice, and the acoustic analysis, with VoxMetria. The fundamental frequency, jitter, shimmer, noise, and glottal-to-noise excitation ratio were analyzed. The Mann-Whitney test was applied for numerical variables, and the McNemar test, for the categorical ones, at the p < 0.05 significance level. Results: of the 5 children with mild voice changes, 4 were males. The most frequent resonance deviation was the laryngopharyngeal one. There was no difference between the sexes in the auditory-perceptual findings. The fundamental frequency in the group with changes was lower than that in the group without changes. There was a statistical association between the changes in the auditory-perceptual assessment and the acoustic parameters. Conclusion: voice changes occurred in 13.89% of the studied sample of children with no voice complaints, without differences between the sexes in the auditory-perceptual parameters. Vocal deviations were in a mild degree in all children who had them, the most frequent ones being roughness and breathiness. The fundamental frequency and shimmer were the acoustic parameters whose values most often occurred outside the reference limits, in both genders.
  • Perfil sociodemográfico e estágios da doença de Parkinson associados com os preditores de disfunção temporomandibular Artigos Originais

    Oliveira, Jonatas Silva de; Sobral, Amanda do Vale; Silva, Taysa Vannoska de Almeida; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Lins, Carla Cabral dos Santos Accioly

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar os preditores de disfunção temporomandibular em pessoas com doença de Parkinson (DP) verificando suas associações com aspectos sociodemográficos e estágios da doença. Métodos: estudo que utilizou fonte de dados secundários de uma pesquisa realizada em 2017, com 110 pessoas com DP que foram avaliadas pelo questionário para Pesquisa em Disfunção Temporomandibular (RDC/TMD) e pela escala de estadiamento da DP. As variáveis preditoras de DTM estudadas foram: dor, crepitação, estalido, apertamento/rangido noturno e diurno, mordida desconfortável/não habitual, rigidez matinal e zumbido. Os aspectos sociodemográficos avaliados foram: idade, sexo, escolaridade, estado civil, renda e estágios da doença de 1 a 3. Utilizou-se o Odds ratio do Qui-quadrado com intervalo de confiança de 95% e nível de significância de p<0,05. Resultados: verificou-se associação entre os preditores: apertamento/rangido noturno e renda (p=0,006); zumbido e grupos de renda ½ a 3 (p=0,003) e de 4 a 10 salários mínimos (p=0,004). Além da associação do zumbido e estágio 1 (p=0,02). Conclusão: nesse estudo verificou-se que os preditores associados com a DTM em pessoas com DP foram: dor, estalido, crepitação, mordida desconfortável/não habitual e rigidez matinal. E destes verificou-se associação entre renda e estágio 1 da doença com apertamento/rangido noturno e zumbido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the predictors of temporomandibular disorder in people with Parkinson’s disease, verifying their associations with sociodemographic aspects and stages of the disease. Methods: a study based on secondary data from research conducted in 2017 with 110 people with Parkinson’s disease. They were assessed with the Research Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders and the Parkinson’s disease staging scale. The studied predictive variables for temporomandibular disorder were pain, crepitation, clicking, nighttime and daytime clenching/gnashing, uncomfortable/non-habitual bite, morning rigidity, and tinnitus. The sociodemographic aspects assessed were age, sex, schooling level, marital status, income, and stages 1 to 3 of the disease. The chi-squared odds ratio was used with a 95% confidence interval and significance level at p < 0.05. Results: an association was verified between nighttime clenching/gnashing and income (p = 0.006); tinnitus and income range from ½ to 3 (p = 0.003) and from 4 to 10 minimum wages (p = 0.004); and between tinnitus and stage 1 (p = 0.02). Conclusion: this study verified that the predictors associated with temporomandibular disorder in people with Parkinson’s disease were pain, clicking, crepitation, uncomfortable/non-habitual bite, and morning rigidity. It was verified that income and stage 1 of the disease had an association with nighttime clenching/gnashing and tinnitus.
  • Forward masking with frequency-following response analyses Original Articles

    Griz, Silvana Maria Sobral; Menezes, Denise Costa; Advíncula, Karina Paes; Lima, Maria Aline de Lucena; Menezes, Pedro de Lemos

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze forward masking in normally hearing young people, by using frequency-following responses. Methods: the synthetic syllable /da/ was used for the recordings of ten individuals, in the following conditions: /da/ with no masking, and /da/ after 4, 16, 32, and 64 milliseconds of masking. F-test (ANOVA) was applied for repeated measures with the Greenhouse-Geisser correction to compare testing conditions. For significant differences, multiple comparisons (between pairs of conditions) and Bonferroni correction were used. Data normality was verified by applying the Shapiro-Wilk test, and statistical significance was used at 5%. Results: wave latencies of all masking conditions were compared with those of no masking. A latency delay was observed in the transient region of the response (PV and A) in all masking conditions, except for 64 milliseconds. Latency delay also occurred for waves PW, PX, and PY, which corresponded to the sustained region of the response. Conclusion: forward masking was observed, by using frequency-following responses with /da/ syllable in four intervals (4, 16, 32, and 64 ms) of preceding masking. Forward masking was more evident in the transient region of the response than in the sustained one. This study highlights the importance of electrophysiological testing in temporal processing assessment.
  • Disfonia, hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças da tireoide e queixas de ruído como prováveis fatores associados a perda auditiva em professores Artigos Originais

    Meneses-Barriviera, Caroline Luiz; Dias, Ana Carolina Marcotti; Andraus, Rodrigo Antonio Carvalho; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar possível associação da perda auditiva com disfonia, hipertensão arterial (HA), diabetes mellitus (DM), doenças da tireoide e queixas de ruído. Métodos: estudo transversal envolvendo 60 professores, média de idade de 47,05 anos. Foi avaliada a audição por meio da Audiometria tonal limiar, a percepção e qualidade vocal com o questionário vocal e a avaliação vocal acústica, enquanto a queixa de ruído e as comorbidades envolvidas foram investigadas com o questionário padronizado. A análise estatística utilizou os testes Ex-act de Mann Whitney, Fisher e regressão linear multivariada. Resultados: houve associação significante entre perda auditiva e DM, HA e doenças da tireoide (ambas p <0,0001), mas não foi encontrada associação entre queixa de ruído e perda auditiva nesta população. A regressão mostrou que as variáveis disfonia (p = 0,0311) e DM (p = 0,0302) são fatores de risco independentes para perda auditiva. Houve correlação entre perda auditiva e as características vocais rugosidade, soprosidade, tensão e ressonância. Conclusão: este estudo demostrou que HA e doenças da tireoide são fatores associados a perda auditiva, além disso a disfonia e DM se constituem em fatores associados independentes para a perda auditiva em professores. Estes resultados mostram a necessidade de políticas direcionadas a promoção da saúde do professor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify a possible association between hearing loss and dysphonia, arterial hypertension, diabetes mellitus, thyroid diseases, and noise complaints. Methods: a cross-sectional study involving 60 teachers, mean age 47.05 years. Pure-tone threshold audiometry was used to assess hearing, the voice questionnaire and voice acoustic evaluation were used for voice perception and quality, and the standardized questionnaire verified noise complaint and comorbidities. The statistical analysis was conducted with Mann-Whitney and Fisher's exact tests and multivariate linear regression. Results: there was a significant association between hearing loss and diabetes mellitus, hypertension, and thyroid disease (both p <0.0001), but there was no association between noise complaints and hearing loss in this population. The regression showed that dysphonia (p = 0.0311) and diabetes mellitus (p = 0.0302) are independent risk factors for hearing loss. A correlation was found between hearing loss and voice characteristics: roughness, breathiness, tension, and resonance. Conclusion: this study showed that hypertension and thyroid diseases are factors associated with hearing loss. In addition, dysphonia and diabetes mellitus are independent factors associated with hearing loss in teachers. These results show the need for policies aimed at promoting teachers’ health.
  • A perspectiva do paciente surdo acerca do atendimento à saúde Artigos Originais

    Rezende, Regiane Ferreira; Guerra, Leonor Bezerra; Carvalho, Sirley Alves da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer a perspectiva do surdo quanto às melhorias necessárias no atendimento à saúde para essa população. Métodos: estudo observacional transversal realizado com 124 surdos que responderam a questionário semiestruturado, visando caracterizar amostra (idade, sexo e tipo de comunicação) e coletar resposta à questão aberta: “Você tem alguma sugestão para melhorar o atendimento de saúde ao surdo?, respondida nas modalidades escrita ou Língua Brasileira de Sinais (Libras). Realizou-se análise descritiva para caracterização da amostra e análise quanti-qualitativa de conteúdo (temático-categorial), para identificação de categorias e frequência de ocorrência dos conteúdos das respostas à questão aberta. Resultados: amostra apresentou média de idade de 44 anos (desvio padrão: 15, mínima de 18 e máxima de 70 anos), sendo 65% mulheres e 78% usuários de Libras. A maioria dos participantes (83%) respondeu à questão aberta na modalidade escrita. Foram identificadas seis categorias temáticas: 1) Necessidade de melhorias; 2) Barreiras de comunicação); 3) Promoção da saúde; 4) Autonomia; 5) Conquistas; e 6) Legislação. Conclusão: os resultados evidenciaram necessidade de melhorias no atendimento à saúde do usuário surdo. A perspectiva da população surda estudada é pautada no desejo de autonomia, de superação das barreiras de comunicação e de acesso à informação visando promoção da saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to learn the deaf people’s perspective on the improvements needed in this population’s health care. Methods: an observational, cross-sectional study conducted with 124 deaf people who answered a semi-structured questionnaire to characterize the sample (age, sex, and means of communication) and collect answers to the open question: “Do you have any suggestion to improve the health care for the deaf?” - which was answered either in writing or in the Brazilian Sign Language (Libras). A descriptive analysis was conducted to characterize the sample, as well as a quantitative and qualitative content analysis (thematic-categorical), to identify categories and occurrence frequency of the content in the answers to the open question. Results: the sample’s mean age was 44 years (standard deviation 15, minimum 18, and maximum 70 years), 65% were women, and 78% used Libras to communicate. Most of the participants (83%) answered the open question in writing. Six theme categories were identified: 1) Needed improvements; 2) Communication barriers); 3) Health promotion; 4) Autonomy; 5) Achievements; and 6) Law. Conclusion: the results reveal a need for improvements in the health care of deaf people. The perspective of the studied deaf population is based on their desire to gain autonomy, overcome communication barriers, and have access to information, aiming at health promotion.
  • Atuação pedagógica no ensino pré-escolar de alunos com o Transtorno do Espectro Autista Artigos Originais

    Rocha, Eduardo Pimentel da; Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o panorama do contexto pedagógico no ensino pré-escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em um município do estado de São Paulo, Brasil. Métodos: participaram 32 professoras compreendendo o ensino infantil (EI), a educação especial (EE) e o atendimento educacional especializado (AEE), que responderam questionário sobre atuação com alunos autistas. Uma análise qualitativa descritiva dos dados foi realizada. Resultados: a média de idade das professoras foi 40,6 anos, com formação em Magistério, Pedagogia, Educação Especial e/ou Educação Artística, sendo 84,4% pós-graduadas. 87,4% conheciam características do TEA, tendo recebido laudo diagnóstico 80% das professoras do AEE; 66,7% da EE, 57,1% do EI. 78,1% referiram dificuldades de socialização, comunicação, comportamento, aprendizagem; 15,6% comportamento agressivo/irritação; 12,5% dificuldades de atenção/concentração; 6,2% dificuldades de coordenação motora, em seus alunos autistas. 62,5% consideram que seus alunos autistas apresentam potencial para acompanhar ensino regular; 68,8% recebiam orientações de profissionais da equipe; 78,1% participaram de cursos/palestras sobre a temática; 28,1% consideraram estarem aptas para ensinar crianças autistas; 78,1% afirmaram serem necessárias adequações na estrutura de ensino. Conclusão: o panorama do contexto pedagógico no ensino pré-escolar de alunos com TEA, no município pesquisado carece reflexões. É necessário informações sobre características do TEA, cursos de capacitação, informações sobre acompanhamentos individuais, para que os professores estejam preparados para promover o ensino-aprendizagem eficaz.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the panorama of the pedagogical context in the preschool teaching of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), in a municipality in the state of São Paulo, Brazil. Methods: 32 teachers, including early childhood education (ECE), special education (SE), and specialized educational assistance (SEA), participated answering a questionnaire about their performance with autistic students. A descriptive qualitative analysis of the data was performed. Results: the average age of the teachers was 40.6 years old, with an undergraduate degree in Teaching, Pedagogy, Special Education, and/or Visual Arts, of which 84.4% were postgraduate. 87.4% knew ASD characteristics; 80%, SEA, 66.7%, SE, 57.1% of ECE teachers had receive the medical report. 78.1% reported difficulties in socialization, communication, behavior, learning; 15.6%, aggressive behavior / irritation; 12.5%, difficulties in attention / concentration; 6.2%, motor coordination difficulties in their autistic students. 62.5% considered that their autistic students had the potential to follow mainstream education; 68.8% received guidance from team professionals; 78.1% participated in courses/lectures on the theme; 28.1% considered they were able to teach autistic children; 78.1% stated that adjustments in the teaching structure were necessary. Conclusion: the scenario of the pedagogical context in the preschool teaching of students with ASD, in the studied municipality, needs reflections. Information on ASD characteristics, training courses, knowledge on individual follow-ups, so that teachers are prepared to promote effective teaching and learning, are needed.
  • Relação entre sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e aspectos fonoaudiológicos Artigos Originais

    Machado-Nascimento, Nárli; Kümmer, Arthur Melo e; Lemos, Stela Maris Aguiar

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a associação de sintomas de desatenção e hiperatividade com o desenvolvimento de linguagem, aspectos cognitivos, ambientais, socioeconômicos e de qualidade de vida, em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: estudo observacional, analítico, transversal, com amostra estratificada por sexo e composta por 38 crianças de sete a doze anos de idade, com diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Foram avaliados aspectos sociodemográficos e ambientais, qualidade de vida, compreensão da linguagem, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica, vocabulário, processos de leitura, escrita e habilidades metalinguísticas. Foram realizadas análises descritiva e bivariada, adotando nível de significância de 5%. Resultados: houve associação com significância estatística entre perfil do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e aspectos comportamentais. Não houve associação significante das formas de apresentação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade com qualidade de vida, linguagem oral, linguagem escrita e habilidades de processamento fonológico. Conclusão: verificou-se melhor desempenho das crianças com perfil hiperativo e desempenho semelhante entre os perfis combinado e predominantemente desatento. Embora não tenham sido encontradas associações estatisticamente significantes entre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e a maioria das variáveis analisadas nesta pesquisa, ela contribui para a discussão do diagnóstico fonoaudiológico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the association of symptoms of inattention and hyperactivity with language development and cognitive, environmental, socioeconomic, and quality of life aspects in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Methods: an observational, analytical, cross-sectional study with a sex-stratified sample of 38 children 7 to 12 years old, diagnosed with attention-deficit/hyperactivity disorder. The assessments approached sociodemographic and environmental aspects, the quality of life, language comprehension, rapid automatic naming, phonological working memory, vocabulary, reading and writing processes and metalinguistic skills. Descriptive and bivariate analyses were conducted at the 5% significance level. Results: there was a statistically significant association between the profile of attention-deficit/hyperactivity disorder and behavioral aspects. There was no significant association of the forms of manifestation of attention-deficit/hyperactivity disorder with the quality of life, oral language, written language and phonological processing skills. Conclusion: children with hyperactive profiles had a better performance, whereas children with combined and predominantly inattentive profiles had similar performances. Although no statistically significant associations were found between attention-deficit/hyperactivity disorder and most of the variables analyzed in this research, it contributes to the discussion of the speech-language-hearing diagnosis.
  • Proposta de programa de treinamento do equilíbrio corporal para público infantil por meio de revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Romero, Marta de Vargas; Mota, Helena Bolli; Nóro, Letícia Arruda; Santos Filha, Valdete Alves Valentins dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar, na literatura, as propostas para reabilitar a função vestibular e propor um programa de treinamento do equilíbrio corporal para o público infantil. Metodos: buscou-se estudos propondo reabilitar/treinar o equilíbrio corporal nas bases de dados MEDLINE/PubMed e SCIELO, além das fontes digitais de universidades públicas brasileiras. Descritores utilizados: rehabilitation, balance e child, combinando-os com o operador boleano AND. Analisou-se as variáveis: público submetido à intervenção, número de sujeitos e faixa etária, número e periodicidade das sessões, número e/ou tempo de execução do exercício, duração da sessão e do programa. Resultados: 17 eram brasileiros, 14 utilizaram o protocolo de Cawthorne e Cooksey, nove estudaram crianças, a maioria organizou o programa em semanas. Elaborou-se um programa de treinamento do equilíbrio corporal que estimula os três sistemas do equilíbrio corporal, constituido por sessões de 30 minutos duas vezes por semana, durante 7 semanas, totalizando 14 sessões. Conclusão: a análise da variável relativa ao protocolo/estratégia para reabilitar a função vestibular indicou que nenhum estudo propôs a estimulação dos três sistemas do equilíbrio corporal, não havendo padronização para os públicos infantil, adulto e idoso. Elaborou-se um programa de reabilitação da função vestibular para crianças, com estimulação destes três sistemas, ampliando as possibilidades terapêuticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify, in the literature, the proposals to rehabilitate the vestibular function, so as to propose a training program for body balance for children. Methods: this article sought studies that proposed to rehabilitate or train body balance in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE/PubMed) and Scientific Electronic Library Online (SCIELO) databases, in addition to digital sources from Brazilian public universities. As descriptors, the terms “rehabilitation”, “balance” and “child” were used, combined with the Boolean operator AND. The variables analyzed were: public submitted to the intervention, number of subjects and age group, number and frequency of sessions, number and/or time of execution of the exercise, duration of the session and the program. Results: 17 (60.74%) articles were Brazilian, 14 (50%) used the Cawthorne and Cooksey protocol, 9 (32.14%) studied children, and the majority (67.85%) organized the program in weeks. A body balance training program, stimulating the three body balance systems, consisting of 30-minute sessions twice a week for 7 weeks, totaling 14 sessions, was developed. Conclusion: the analysis of the variable related to the protocol/strategy to rehabilitate the vestibular function indicated that no study proposed the stimulation of the three body balance systems, with no standardization for children, adults and the elderly. A vestibular function rehabilitation program was developed for children, with stimulation of these three systems, expanding the therapeutic possibilities in this area.
  • Instrumentos avaliativos de linguagem e fala para crianças traduzidos e adaptados para a língua portuguesa do Brasil: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Silva, Letícia Cristina; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin; Hage, Simone Rocha de Vasconcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o conteúdo e as diretrizes de tradução de instrumentos de avaliação de linguagem, da produção dos sons da fala e das habilidades comunicativas para crianças, adaptados para a língua portuguesa do Brasil. Métodos: a partir da busca em base de dados nacionais e internacionais, foram selecionados artigos que tratassem da avaliação da linguagem, fala e habilidades comunicativas em crianças considerando os descritores “tradução”, “adaptação”, “adaptação cultural”, “adaptação transcultural”, “linguagem”, “fala” e “pragmática”. A pesquisa ocorreu nas bases de dados Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde, Pubmed/Medline e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Resultados: oito instrumentos de avaliação compatíveis com os critérios de inclusão foram encontrados. Conclusão: dentre os instrumentos encontrados, quatro são destinados a investigações pontuais, como sintaxe, narrativa, habilidades pragmáticas e organização dos sons da fala e os outros quatro têm perfil mais abrangente e averiguam forma, conteúdo e/ou uso (pragmática). A respeito das diretrizes, as etapas mais recorrentes entre as propostas tradutórias foram: tradução, conciliação da etapa anterior ou versão síntese, retrotradução, comitê de revisão, pré-teste e versão final. No que tange a verificação das equivalências, a conceitual, de item e operacional foram frequentemente citadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the content and translation guidelines of instruments meant to assess language, speech sound production, and communicative skills of children, adapted to Brazilian Portuguese. Methods: a search was conducted in national and international databases to select articles on the assessment of language, speech, and communicative skills in children, considering the descriptors “translation”, “adaptation”, “cultural adaptation”, “cross-cultural adaptation”, “language”, “speech”, and “pragmatic”. The search was conducted in the SciELO, Virtual Health Library, PubMed/MEDLINE, and Latin American and Caribbean Health Sciences Literature. Results: eight assessment instruments compatible with the inclusion criteria were found. Conclusion: of the instruments found, four approached specific investigations, such as syntax, narrative, pragmatic skills, and speech sound organization, while the other four had a more encompassing profile, verifying form, content, and/or use (pragmatics). Concerning the guidelines, the most recurrent stages between the translation proposals were translation, conciliation of the previous stage or synthesis version, back-translation, reviewing committee, pretest, and final version. The conceptual, item and operational equivalences were frequently cited for verification.
  • Trabalhos brasileiros publicados na revista Dysphagia Artigos De Revisão

    Dantas, Roberto Oliveira; Nascimento, Weslania Viviane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a participação brasileira em publicações de artigos originais e de revisão na revista Dysphagia. Métodos: foram analisados artigos originais e de revisão do volume 1 ao 35, com quantificação do total de artigos provenientes do Brasil, as doenças pesquisadas, o local onde a pesquisa foi realizada e o número de citações. As variáveis categóricas foram descritas como frequências relativas ou absolutas. Revisão da Literatura: foram publicados 35 trabalhos provenientes do Brasil. Doença de Parkinson foi a doença mais pesquisada, seguida da doença de Chagas, acidente vascular cerebral e fisiologia da deglutição. Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (SP) e a Universidade Federal de São Paulo (SP) foram os locais com maior número de publicações. Entre 2001 e 2010, foram publicados 14 trabalhos (3,7% dos publicados na revista), e de 2011 a 2020 foram 20 (2,9% dos publicados na revista). Até 2019 os trabalhos tiveram 481 citações, sendo 17 citações por artigo entre 1998 e 2009, e 14 citações por artigo entre 2010 e 2019. Conclusão: as publicações de trabalhos brasileiros na revista Dysphagia têm regularidade e impacto, entretanto não houve aumento progressivo no número de artigos publicados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to survey the Brazilian participation in original and review articles published in the Dysphagia journal. Methods: original and review articles in volumes 1 to 35, quantifying all those developed in Brazil, the diseases researched, the places where the investigations were conducted, and the number of citations they received, were analyzed. The categorical variables are presented in relative and absolute frequencies. Literature Review: a total of 35 Brazilian manuscripts were published. The most researched disease was Parkinson’s, followed by Chagas disease, stroke, and the physiology of swallowing. The highest number of publications was carried out at the Universidade de São Paulo, campus at Ribeirão Preto, SP, and the Universidade Federal de São Paulo, capital city. Between 2001 and 2010, 14 manuscripts were published (3.7% of the journal), and between 2011 and 2020, 20 were published (2.9% of the journal). By 2019, the manuscripts had received 481 citations - 17 citations per article between 1998 and 2009, and 14, between 2010 and 2019. Conclusion: Brazilian manuscripts are regularly published in the Dysphagia journal and have a scientific impact. However, there has not been a progressive increase in the number of published articles.
  • Orofacial motricity and use of mixed techniques in a cranio-facial trauma: a case report Case Reports

    Guzmán, Daniela; Rimassa, Carla

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En la literatura especializada no se encontraron reportes sobre tratamientos aplicados por expertos en motricidad orofacial en traumas craneofaciales, sin embargo, sus conocimientos, sumados a los del área estética serían útiles en la rehabilitación de cicatrices. El objetivo del trabajo es describir el uso mixto de técnicas de motricidad orofacial, masaje de equilibrio muscular y manejo de cicatrices en un paciente con trauma facial en tejidos blandos. En la evaluación inicial se observó: disminución en la apertura oral vertical y horizontal y de los movimientos de la mímica, asimetría facial y marcadas cicatrices que afectaban la fase oral de la deglución, la masticación (formación del bolo), la movilidad labial, comprometiendo la inteligibilidad del habla y de modo significativo la estética. La terapia miofuncional duró 12 meses, en medio de la cual el paciente tuvo tres intervenciones quirúrgicas. El proceso se dividió en una fase intensiva (seis meses con dos sesiones semanales) y otra de seguimiento (seis meses con una sesión semanal), que concluyó al estabilizarse los indicadores evaluados al inicio, evidenciándose mejoras en el estado y apariencia de las cicatrices, en las funciones orofaciales, incluida la autopercepción pre -post terapia, y mayor movilidad de la musculatura, asumiendo un manejo con enfoque integrador.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT No reports about treatments applied by orofacial motricity experts, in craniofacial trauma, were found in the specialized literature. However, their knowledge, added to that of the aesthetic area, would be useful in the rehabilitation of scars. The aim of this work is to describe the mixed use of orofacial motor skills, muscle balance massage and scar management in a patient with soft tissues facial trauma. During the initial evaluation, a decrease in the vertical and horizontal oral opening and in the mimic movements, facial asymmetry and marked scars that affected the oral phase of swallowing, chewing (bolus formation), lip mobility, compromising speech intelligibility and, significantly, aesthetics, were observed. Myofunctional therapy lasted 12 months, during which the patient underwent three surgeries. The process was divided into an intensive phase (six months, two weekly sessions) and a follow-up phase (six months, one weekly session), which ended when the indicators evaluated at the beginning were stable, showing improvements in scars condition and appearance, as well as in orofacial functions, including pre-post therapy self-perception and greater muscular mobility, reflecting a management with an integrative approach.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
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