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Revista CEFAC, Volume: 22, Número: 5, Publicado: 2020
  • Lista de palavras como procedimento de avaliação da percepção dos sons da fala: gravação e verificação da aplicabilidade Artigos Originais

    Ciscare, Grace Kelly de Souza Seixas; Zabeu, Julia Speranza; Santos, Djane Rosa dos; Morettin-Zupelari, Marina; Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit; Frederigue-Lopes, Natália Barreto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar a gravação da “Lista de palavras como procedimento de avaliação da percepção dos sons da fala para crianças deficientes auditivas”, a qual é padronizada para aplicação à viva-voz, e verificar sua aplicabilidade. Métodos: gravação: utilizou-se critérios acústicos, três gravações de cada palavra e análise de juízes. A lista foi gravada na condição de silêncio a 60 decibéis (dB) e ruído relação sinal/ruído + 10 dB. Participantes: 30 crianças com idade entre cinco e 10 anos e 11 meses, sem alterações auditivas e de linguagem. Procedimento realizado nas condições viva voz e gravação. Foram aplicados os testes estatísticos Wilcoxon, t pareado e coeficiente de correlação de Spearman (valor de p significante menor ou igual a 0,05). Resultados: a comparação do desempenho para reconhecimento de fonemas e palavras entre as situações viva voz e gravação resultou em diferença estatisticamente significativa (p ≤ 0,05) em todas condições analisadas. Os resultados foram superiores na situação de silêncio. Não houve diferença significativa entre o tempo de aplicação na condição gravada comparando com silêncio e ruído (p=0,064). Conclusão: a gravação e aplicação do procedimento da lista que analisa reconhecimento de palavras e fonemas mostrou-se viável na condição de gravação no silêncio e ruído.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to record the “List of Words to Evaluate the Speech Perception of Children with Hearing Loss” which is standardized for live speech presentation and verify its clinical applicability. Methods: recording: acoustic standards were used, three recordings of each word and analysis by judges. The list was recorded in silence at 60 decibels (dB) and signal noise relation of +10 dB. Participants: 30 children in the age range from five years to 10 years and 11 months, with no auditory and language disorders. The procedure was performed in live and recorded speech. Wilcoxon’s, paired t and Spearman’s correlation coefficient tests (p-value significantly less or equal to 0.05), were applied. Results: the comparison of performance for recognition of words and phonemes between live and recorded speech resulted in a statistically significant difference (p ≤ 0.05), in all conditions analyzed. The results were higher in the silence condition. There was no statistically significant difference between the time of application in the recorded speech when compared in silence and noise (p=0.064). Conclusion: the recording and application of the procedure that analyzes recognition of phonemes and words proved to be viable in recorded speech in silence and noise.
  • Estudo da plasticidade neural em adultos e idosos novos usuários de aparelho de amplificação sonora individual Artigos Originais

    Souza, Gabriela Valiengo de; Matas, Carla Gentile; Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Lobo, Ivone Ferreira Neves; Samelli, Alessandra Giannella

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: monitorar a plasticidade das vias auditivas centrais em adultos e idosos, novos usuários de Aparelho de Amplificação Sonora Individual, por meio dos Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência. Métodos: foram avaliados 15 adultos e idosos, com idades entre 55 e 85 anos, com perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderado bilateral simétrica, sem experiência prévia com qualquer tipo de prótese auditiva. Os Potenciais Evocados Auditivos de Longa Latência foram realizados nas condições com e sem amplificação a 60 e 75 dBnNA, com estímulo de fala em campo sonoro, em dois momentos de avaliação: até uma semana após adaptação do Aparelho de Amplificação Sonora Individual e após seis meses de uso do aparelho. Foi utilizado o teste t de Student para análise estatística, considerando-se como significante p-valor<0,05. Resultados: observou-se respostas com menores valores de latência para a orelha direita na segunda avaliação. Comparando a primeira com a segunda avaliação, tanto com quanto sem o uso da prótese, observou-se aumento da amplitude P2-N2 e aumento da latência do componente P2 na intensidade de 75 dBnNA. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes na intensidade de 60 dBnNA. Conclusão: o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual promoveu a plasticidade das vias auditivas centrais, aumentando o número de neurônios responsivos aos estímulos sonoros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to monitor, with long-latency auditory evoked potentials, the plasticity of the central auditory pathways in adults and older adults, new users of hearing aids. Methods: a total of 15 adults and older adults, aged 55 to 85 years, participated in the research. They had a symmetric bilateral mild to moderate sensorineural hearing loss, without previous experience with any type of hearing aid. The long-latency auditory evoked potentials were conducted with and without amplification, at 60 and 75 dBnHL, with speech stimulus in a sound field, in two assessment moments: up to one week after fitting the hearing aid and after six months of its use. The Student’s t-test was used for statistical analysis, considering significant the p-value < 0.05. Results: responses with lower latency values were observed for the right ear in the second assessment. Comparing the first with the second assessment, both with and without the hearing aid, an increase in the amplitude of P2-N2 was observed, as well as an increase in the latency of the P2 component at the intensity of 75 dBnHL. No statistically significant differences were observed at the intensity of 60 dBnHL. Conclusion:the use of the hearing aid promoted the plasticity of the central auditory pathways, increasing the number of neurons responsive to the sound stimuli.
  • Programa de preservação auditiva: como atuam os fonoaudiólogos da área da saúde do trabalhador Artigos Originais

    Gonçalves, Claudia Giglio de Oliveira; Santos, Fabiane Rodrigues dos; Schmidt, Lucas; Marques, Jair Mendes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar os fonoaudiólogos e as ações que desenvolvem na área da saúde do trabalhador com relação ao Programa de Preservação Auditiva (PPA). Métodos: estudo quantitativo, transversal, com 74 fonoaudiólogos de diversas regiões do Brasil que trabalham em Saúde do Trabalhador e Audiologia. Os participantes responderam a um questionário sobre seu perfil profissional, formação e atuação em relação aos componentes do PPA. Para a análise dos dados utilizou-se procedimentos estatísticos (teste Qui-Quadrado e o teste de diferença de proporções, ao nível de significância 0,05 - 5%) em relação às variáveis sexo, idade, função, tempo de formado e formação acadêmica em saúde e segurança do trabalho. Resultados: os fonoaudiólogos, a maioria mulheres, que relataram realizar o PPA, tinham idade superior a 30 anos; fizeram cursos de pós-graduação específica, mas ainda apresentavam dúvidas em relação à implantação do Programa; estavam em empresas com mais de 1000 funcionários, independentemente de seu regime de trabalho, realizando ações como: gerenciamento auditivo e orientação sobre utilização correta de protetores auriculares. Conclusão: há ainda um número elevado de fonoaudiólogos na área de Saúde do Trabalhador que não desenvolvem um programa de preservação auditiva na íntegra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize speech-language pathologists/audiologists and their interventions in the occupational health area, regarding the Hearing Prevention Program (HPP). Methods: a cross-sectional, quantitative study with 74 speech-language pathologists/audiologists from several regions of Brazil, working in the areas of Occupational Health and Audiology. The participants answered a questionnaire on their professional and educational profile, as well as on their work related to the HCP components. For data analysis, statistical procedures were used (Chi-Square Test and the test of difference in proportions, at the significance level of 0.05 - 5%), in relation to the variables of gender, age, job position, time since their graduation and academic training in occupational safety and health. Results: the speech-language pathologists/audiologists, mostly women, who reported performing the HPP, were older than 30 years, had specific postgraduate courses, but still had doubts about the Program implementation, they worked for companies with over 1,000 employees, disregarding their employment status, performing interventions, such as: hearing management and guidance on the correct use of ear protectors. Conclusion: a high number of speech-language pathologists in the Occupational Health area have not developed a complete hearing conservation program to this date.
  • Transição alimentar em prematuros: fatores interferentes Artigos Originais

    Amoris, Ellen Viviane do Nascimento; Nascimento, Edinalva Neves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar as variáveis que interferem na transição da via alternativa de alimentação para o início da via oral adequada. Métodos: participaram 30 recém-nascidos pré termo de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), com peso inicial de 1500 gramas, internados entre maio e julho de 2018. Foi realizado estudo dos prontuários dos bebês em relação as comorbidades como tempo de internação,peso, idade gestacional, uso de ventilação mecânica, bem como, análise quantitativa e correlacional dos dados. Resultados: dentre os participantes, 27 recém-nascidos iniciaram a alimentação via sonda orogástrica e três por via nasogástrica, sendo observado o uso de bicos artificiais em alguns casos. A média da idade gestacional coincidiu com a possibilidade da alimentação da via oral adequada. O maior tempo de transição foi justamente com os recém-nascidos que tiveram intercorrências clínicas. Conclusão: a intercorrência clínica interferiu no tempo e na prevalência da via alternativa de alimentação durante o processo de transição alimentar que, associado ao uso de bicos artificiais, pode ter interferido no desmame precoce e no insucesso do aleitamento materno exclusivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to check the variables which interfere in the transition from the alternative way of feeding to the beginning of proper oral mode. Methods: 30 preterm newborns from a Neonatal Intensive Care Unit (NICU) participated, with initial weight of 1,500 grams, interned between May and July 2018. The study of the medical records of babies was performed in relation to comorbidities such as length of stay, weight, gestational age, use of mechanical ventilation, as well as quantitative and correlational analysis of the data. Results: among the participants, 27 newborns began being fed in an orogastric manner and three, in a nasogastric way, and in some cases, artificial nipples were used. The average of gestational age coincided with the possibility of the proper via oral feeding. The longest time of transition was exactly with the newborns who had had clinical complications. Conclusion: the clinical complication interfered in the time and prevalence of the alternative way of feeding during the process of food transition which, associated with the use of artificial nipples, may have interfered in the early weaning and in the failure of exclusive breastfeeding.
  • Estudo comparativo da sensação e repercussão do zumbido na qualidade de vida e postura craniocervical em professores Artigos Originais

    Mendes, Marina Stephany Bobroff; Doi, Marcelo Yugi; Marchiori, Vitoria de Moraes; Furlanetto, Karina Couto; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se existe correlação entre a sensação e repercussão do zumbido na qualidade de vida e postura craniocervical em professores. Métodos: estudo transversal com uma amostra de 90 professores participantes do projeto Pró-Mestre, com média de idade de 47,70 anos, que responderam ao Índice de disfunção Crânio cervical e a escala visual-analógica (EVA) e a adaptação para a língua portuguesa do Tinnitus Handicap Inventory (THI) para verificar o zumbido e sua repercussão na qualidade de vida. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes, adotando o nivel de significancia menor que 0,05. Resultados: dos 90 professores 18 (20%) apresentavam zumbido. Houve diferença estatisticamente significante entre a sensação do zumbido pela escala EVA e a postura craniocervical em professores (p <0,001). Também foi encontrada associação entre a queixa de zumbido e a amplitude de movimento com rotação para a direita, sendo que a idade e a inclinação lateral para a direita são fatores independentes no que se refere a sensação de zumbido em professores. Na correlação do THI (total e domínios) apenas a inclinação à esquerda apresentou associação com a mobilidade cervical. Conclusão: os resultados da pesquisa demonstraram correlação entre a sensação e repercussão do zumbido na qualidade de vida e postura craniocervical em professores, apontando que estes aspectos devem ser considerados na avaliação de professores com zumbido, além de que, são necessários mais estudos com população de professores, adultos saudáveis, com intuito de ampliar o conhecimento sobre o assunto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify whether there is a correlation between tinnitus sensation and repercussion on the quality of life and craniocervical posture in teachers, participating in the Pró-Mestre project. Methods: a cross-sectional study with a sample of 90 teachers, mean age of 47.70 years, who responded to the Craniocervical Dysfunction Index (CDI), to verify the craniocervical posture, the analog visual scale (AVS), and the Portuguese adaptation of the Tinnitus Handicap Inventory (THI), to investigate tinnitus and its impact on the quality of life. Appropriate statistical tests were applied, by adopting a significance level lower than 0.05. Results: out of the 90 teachers, 18 (20%) had tinnitus. There was a statistically significant difference between the sensation of tinnitus, according to the AVS and the craniocervical posture (CDI) in teachers (p <0.001). There was also an association between tinnitus complaint and right-rotation range of motion, with age and right lateral tilt being independent factors, regarding teachers' tinnitus sensation. In the correlation of the THI (total and domains), there was an association with cervical mobility, only in the left inclination. Conclusion: since a statistically significant difference was found between the subjective sensation of tinnitus and the craniocervical posture with a correlation between tinnitus sensation and repercussion on the quality of life and craniocervical posture in teachers, these aspects should be considered in the assessment of teachers presented with tinnitus, as well as further studies with a population of teachers, healthy adults, in order to increase the knowledge on the subject.
  • Orientação fonoaudiológica remota: acompanhamento de usuários de implante coclear no pós-operatório imediato Artigos Originais

    Vieira, Roberta Garcia Monteiro; Ferraz, Lilian Muniz; Cordeiro, Ana Augusta de Andrade

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se a orientação fonoaudiológica remota complementar é uma ferramenta eficaz no acompanhamento de usuários de implante coclear no pós-operatório imediato. Métodos: participaram 26 familiares, divididos em dois grupos: com orientação fonoaudiológica remota e sem orientação fonoaudiológica remota. No momento da ativação foram realizadas orientações sobre quatro temas: dispositivo, família, escola e terapia fonoaudiológica. Após uma semana, iniciaram as orientações para o grupo com orientação fonoaudiológica remota, por meio do uso do celular. No retorno presencial foi aplicado um questionário contendo perguntas sobre as orientações e realizada uma entrevista com os responsáveis que receberam a orientação remota. Os dados relativos ao questionário foram analisados por meio do Teste exato de Fisher, com significância de 5%. Os dados qualitativos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática de Bardin. Resultados: nos resultados quantitativos houve diferença significante entre os grupos, nos temas: dispositivo e escola. Nos dados qualitativos foi verificado que a orientação fonoaudiológica remota trouxe maior segurança aos familiares dos usuários de implante coclear, ajudando no processo terapêutico e escolar. Conclusão: a orientação fonoaudiológica remota complementar se mostrou uma ferramenta eficaz nos temas pesquisados, principalmente com relação ao manuseio do dispositivo e orientação à escola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify whether the complementary remote speech-language-hearing follow-up is an effective tool in the monitoring of cochlear implant users in the immediate postoperative period. Methods: a total of 26 relatives participated in the study, divided into two groups: with and without remote speech-language-hearing follow-up. By the time the device was activated, they were given instructions on four subjects: the device, family, school, and speech-language-hearing therapy. After one week, the group with remote speech-language-hearing follow-up started receiving such care via mobile phone. In the in-person follow-up visit, a questionnaire was administered (containing questions on the guidance given), as well as an interview with the parents/guardians that received the remote follow-up. The data obtained from the questionnaire were analyzed with Fisher’s exact test, with 5% significance. The qualitative data were analyzed based on Bardin’s theme content analysis technique. Results: there was a significant difference in the quantitative results between the groups regarding “device” and “school”. In the qualitative data, it was verified that the remote speech-language-hearing follow-up furnished greater assurance to the relatives of the cochlear implant users, helping them in the therapeutic process and at school. Conclusion: the complementary remote speech-language-hearing follow-up proved to be an effective tool in the subjects researched, especially regarding the handling of the device and guidance to school.
  • Redução do benefício da modulação do mascaramento em função da compressão temporal da fala Artigos Originais

    Pacífico, Fernando Augusto; Griz, Silvana Maria Sobral; Menezes, Denise Costa; Advincula, Karina Paes; Cordeiro, Ana Augusta de Andrade; Costa, Maria Lucia Gurgel da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a magnitude do benefício da modulação do mascaramento no reconhecimento de sentenças, em função do nível de compressão temporal da fala e da taxa de modulação do ruído. Métodos: foram utilizadas sentenças do Hearing in Noise Test versão Português do Brasil. Foram determinados os limiares de reconhecimento das sentenças em função do nível de compressão temporal da fala (0%, 33% e 50%) em presença de ruído estável e modulado, em diferentes taxas de modulação (4, 10, 32 Hz). Foi realizada uma análise de variância para medidas repetidas, adotando nível de significância de 5%. Resultados: os limiares de reconhecimento de sentenças foram mais elevados com o aumento do nível de compressão temporal nos diferentes tipos de ruídos, no entanto, foram menores em presença dos ruídos modulados. Além disso, a magnitude do benefício da modulação do mascaramento diminuiu com o aumento do nível de compressão temporal da fala. Contudo, não foi observada diferença na fala comprimida entre as diferentes taxas de modulação do ruído, em função do nível de compressão temporal da fala. Conclusão: a magnitude do benefício do mascaramento modulado diminuiu com o aumento da compressão temporal da fala e as reduções no benefício do mascaramento modulado em função do nível de compressão temporal da fala não diferiram entre as taxas de modulações do ruído mascarante (4 Hz, 10 Hz e 32 Hz).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the magnitude of the modulation masking release in sentence recognition as a function of compression level and modulation rate. Methods: sentences of the Brazilian Portuguese version of the Hearing in Noise Test sentences were used as stimulus. The sentence recognition thresholds were established as a function of speech compression level (0%, 33%, and 50%) in steady and modulated noise at different modulation rates (4, 10, 32 Hz). The analysis of variance was performed for repeated measures, using the 5% significance level. Results: sentence recognition thresholds were higher for higher compression levels in the different types of noise. However, thresholds were smaller for modulated noises. Also, the magnitude of modulation masking release decreased as speech compression level increased. Nevertheless, no difference was observed in compressed speech between different noise modulation rates, in relation to the speech compression level. Conclusion: the magnitude of the modulation masking release decreased as the speech time-compression increased. Also, the reductions in modulation masking release, in relation to the speech time-compression level, did not differ between the masking-noise modulation rates (4, 10, and 32 Hz).
  • Análise acústica de sons da deglutição em pacientes traqueostomizados acometidos por traumatismo cranioencefálico Artigos Originais

    Lemos, Raquel Guidotti; Vieira, Talita Todeschini; Pereira, Karina de Fátima Portela de Oliveira; Pereira, Adriano de Souza; Zeigelboim, Bianca Simone; Santos, Rosane Sampaio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: demonstrar a viabilidade do uso da análise acústica dos sons da deglutição como método conjugado à avaliação clínica em pacientes traqueostomizados acometidos por traumatismo cranioencefálico. Métodos: estudo observacional do tipo transversal. Participaram deste estudo 10 pacientes adultos, com idade média de 43,6 anos internados em leito hospitalar, unidades de terapias intensivas ou semi-intensivas, no período de maio a julho de 2016. O critério para inclusão foi ser acometido por traumatismo cranioencefálico, confirmado por tomografia axial computadorizada. Foi aplicado o Protocolo Fonoaudiológico de Decanulação Traqueal para a avaliação clínica e a ausculta cervical por meio do Sonar Doppler. Foi aplicado o Test Fischer e não foi encontrada relação significante (p>0,05), entre as variáveis analisadas nas duas consistências e na decanulação. Resultados: foi observada a presença de sinal acústico de elevação laríngea, presença de ruído entre as deglutições, presença de sinal acústico sugestivo de resíduo em 50% dos pacientes, para as consistências testadas. Quando correlacionados a relação entre frequência de pico, tempo médio da onda, presença de resíduo entre as deglutições, sinal acústico sugestivo de resíduos e decanulação (Tabela 5), verificou-se que não existe correlação significante (p>0,05) entre as variáveis analisadas nas duas consistências e a decanulação. Conclusão: o estudo sugere que o uso do Sonar Doppler é viável como método conjugado na avaliação clínica das disfagias para a decanulação de pacientes acometidos por traumatismo cranioencefálico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to demonstrate the feasibility of using the acoustic analysis of swallowing sounds as a combined method in the clinical assessment of tracheostomized patients affected by traumatic brain injury. Methods: an observational, cross-sectional study. A total of 10 adult patients, in the mean age of 43.6 years, participated. They were hospitalized in wards, semi-intensive, or intensive care units, from May to July 2016. The inclusion criterion involved being affected by traumatic brain injury, confirmed with a CT scan. The Speech Therapy Tracheal Decannulation Protocol was used in the clinical assessment, as well as the cervical auscultation with the Doppler sonar. Fisher’s test was used, resulting in no significant relationship (p > 0.05) between the variables analyzed in the two consistencies and decannulation. Results: the presence of an acoustic signal of laryngeal elevation was observed, as well as noise between the swallowings, and acoustic signal suggestive of residue in 50% of the patients for the consistencies tested. When the peak frequency, mean wave time, presence of residue in between swallowings, and acoustic signal suggestive of residues were correlated with decannulation (Table 5), no significant correlation was verified (p > 0.05) between the variables analyzed in the two consistencies and the decannulation. Conclusion: the study suggests that it is feasible to use the Doppler sonar as a combined method in the clinical assessment of dysphagia for the decannulation of patients affected by traumatic brain injury.
  • O gesto na clínica fonoaudiológica: um estudo sob o olhar da análise discursiva materialista Artigos Originais

    Kitahara, Michelle Fogaça de Oliveira; Freire, Regina Maria Ayres de Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: esta pesquisa procurou investigar o gesto na clínica fonoaudiológica e a ideologia dominante à luz da teoria-metodológica da análise discursiva materialista. Métodos: o procedimento para a coleta de dados foi uma entrevista semi-aberta com 12 fonoaudiólogas que atuam em diferentes campos clínicos em busca do fio discursivo que sustenta o discurso da Fonoaudiologia. A coleta de dados foi gravada em áudio e vídeo e dos dados discursivos transcritos, extraiu-se fragmentos que foram analisados sob a ótica apontada acima. Resultados: a análise discursiva indica que o fio condutor do discurso dos fonoaudiólogos é a ideologia positivista da ciência que fragmenta os sujeitos, os corpos, a linguagem e hierarquiza fala e gesto, sendo que este último se encontra subordinado ao primeiro. A materialidade da língua revela uma identificação inconsciente das terapeutas com o significante Fono-audio-logia, na medida em que o retorno à fala e a sua identidade profissional são trazidos à tona. O atendimento à surdos aparece amalgamado ao discurso sobre o gesto, em que este como forma de comunicação codificada na Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, representa uma ameaça ao estatuto da fala. Ainda sobre o significante fala, observou-se um deslizamento de sentidos daquele somente relacionado a articulação dos sons para aquilo que afeta o outro pela linguagem das mãos, dos gestos. Sob esta ótica, há também formações que contestam a ideologia dominante e abrem espaço para acolher o gesto na clínica, na avaliação e na terapêutica evidenciando que o gesto tem feito parte da práxis deste profissional, tanto por meio abordagens terapêuticas já conhecidas, bem como, na singularidade deste profissional evidenciando a importância e a necessidade do recrutamento do gesto na clínica fonoaudiológica. Conclusão: a crença ideológica dominante evidencia uma relação hierárquica e histórica entre fala e gesto que o exclui da clínica fonoaudiológica a medida em que representa uma ameaça ao estatuto da fala e a identidade deste profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: this study aimed to investigate gestures in the speech-language pathology clinic and the dominant ideology in the light of the Materialist Discourse Analysis. Methods: twelve speech-language pathologists who work in different clinical fields were interviewed to investigate the main discursive thread supporting their discourse. These semi-open interviews were recorded and the discursive data were later transcribed. Fragments were extracted and analyzed from the above mentioned perspective. Results: the analysis shows that the conducting thread of the therapists’ discourse is the positivist ideology of Science, which fragments the subjects, body and language allocating speech and gesture in a hierarchy system where gesture is subordinated to the former. The language materiality shows an unconscious identification of the therapists with the signifier “Fono-Speech, Audio-Audio, Logia-Study” (Fonoaudiologia, or Speech-language Pathology in Portuguese), since the return of speech and their professional identity is brought up. From this perspective, there are formations that challenge the dominant ideology welcoming gesture as an important tool in the clinic, both in evaluation and treatment. Conclusion: the dominant ideological belief shows a hierarchical and historical association between speech and gesture that excludes gesture of the speech-language pathology clinic as it represents a threat to the speech status and the identity of this professional.
  • Satisfação do usuário surdo com o atendimento à saúde Artigos Originais

    Rezende, Regiane Ferreira; Guerra, Leonor Bezerra; Carvalho, Sirley Alves da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a satisfação de surdos em relação aos Serviços de Saúde, caracterizar a amostra quanto aos aspectos sóciodemográficos, sócioeconômicos e auto declaração da surdez e verificar se há associação entre satisfação com o atendimento, comunicação, profissional, e autodeclaração da surdez. Métodos: estudo observacional transversal realizado com questionário semiestruturado, em 74 adultos surdos. Foi realizada análise descritiva da caracterização da amostra e do atendimento e análise de associação entre satisfação, profissional, autodeclaração, serviço utilizado e escolaridade, por meio do Qui-quadrado. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: a amostra foi composta, prioritariamente, por mulheres (66,2%) entre 18 e 28 anos (46,5%), de classe D (51,3%), com ensino médio (56,76%), auxiliares de escritório ou “digitadoras” (90%). 63,5%, se autodeclara “surdo”, 51,3% é bilíngue e 54,4% não está satisfeito com o atendimento médico. Houve diferença estatisticamente significante entre a satisfação e o atendimento dos diversos profissionais (p< 0,05). Conclusão: a maioria da população não se mostrou satisfeita com o atendimento médico, embora este tenha sido o mais procurado. A modalidade de comunicação utilizada pelos profissionais e a presença de intérprete não foram efetivas. É necessária a implementação de estratégias para garantir a acessibilidade e integralidade à saúde dessa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the satisfaction of deaf people in relation to the health services, to characterize the sample regarding sociodemographic, socioeconomic, and self-perception of deafness, and to verify if there is an association between satisfaction with care, communication, professionals, and self-perception of deafness. Methods: an observational, cross-sectional study conducted with a semi-structured questionnaire in 74 deaf adults. A descriptive analysis of the characterization of the sample and attendance, and an analysis of the association between satisfaction, professionals, self-perception, service used, and schooling level was performed, using the chi-square test. The level of significance adopted was 5%. Results: the sample was composed mainly of women (66.2%), 18 to 28 years old (46.5%), of socioeconomic class D (51.3%), having finished high school (56.76%), and employed as an office assistant or typist (90%), 63.5% self-declared as deaf, 51.3% were bilingual, and 54.4% were not satisfied with the medical care. There was a statistically significant difference between the level of satisfaction of the volunteers with the health care received in relation to the different health professionals who attended them (p< 0.05). Conclusion: most of the population was not satisfied with medical care, although this service was most sought. The type of communication used by the professionals and the presence of an interpreter were not effective. It is necessary to implement strategies to ensure accessibility and comprehensive careto this population.
  • Autobiographical narratives in the elderly with neurocognitive disorder: an integrative literature review Review Articles

    Mac-Kay, Ana Paula Machado Goyano; Barrera, Melissa; Córdova, Camila; Olivares, Romina; Vásquez, Daniela

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: realizar una revisión integrativa de la literatura sobre la narrativa autobiográfica como actividad discursiva del adulto mayor con trastorno neurocognitivo. Métodos: estudio descriptivo que cubrió las bases de datos Scopus, SciELO, PubMed y Science Direct, en el periodo de 2009 a 2019, con las palabras clave: narrativa autobiográfica, demencia, reminiscencia, adulto mayor y el operador booleano and. Se adoptó una síntesis narrativa considerando las características de la heterogeneidad clínica y metodológica de los estudios. Resultados: los resultados comprenden 3 artículos, publicados entre 2012 a 2018, en Reino Unido, Brasil y Argentina. Aunque en stricto sensu no presentan como objetivo específico el estudio de aspectos discursivos de la narrativa autobiográfica, entregan datos interesantes y relacionados a ella, lo que justifica su inclusión Conclusión: se observa que todavía hay un número limitado de artículos en la literatura con el enfoque de la narrativa autobiográfica como actividad discursiva de la persona mayor con trastorno neurocognitivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to carry out an integrative review of the literature on autobiographical narratives as a discursive activity in the older adult with neurocognitive disorder. Methods: a descriptive study that covered the Scopus, SciELO, PubMed, and Science Direct databases, from 2009 to 2019, using the keywords autobiographical, narrative, dementia, reminiscence, the elderly, and the Boolean operator. A narrative synthesis was adopted considering the characteristics of the clinical, and methodological heterogeneity of the studies. Results: the results included 3 articles published between 2012 and 2018, in the English language, from the United Kingdom, Brazil, and Argentina, which highlighted the autobiographical narratives. Although in a strict sense they did not present the narrative as a specific objective of the autobiographical study, they did provide interesting and related data which justified their inclusion. Conclusion: it is observed that the literature researched presents a limited number of articles, adressing the autobiographical narrative as a discursive activity in the elderly with neurocognitive disorder.
  • Análise da produção científica brasileira em Motricidade Orofacial Artigos De Revisão

    Feitosa, Antonio Lucas Ferreira; Depolli, Gabriel Trevizani; Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Canuto, Marisa Siqueira Brandão

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a produção científica brasileira em Motricidade Orofacial de anais de congressos e periódicos brasileiros na área da Fonoaudiologia dos últimos seis anos. Métodos: para essa revisão bibliométrica foram considerados e tabulados os dados referentes ao ano de produção, tipo de estudo, região/estado brasileiro, modalidade da instituição de ensino superior, evento/revista e formato de apresentação. Os dados foram discutidos sob a ótica quantitativa e de valores representativos. Resultados: foram publicados 1299 estudos nos últimos seis anos. A maior produção foi alcançada em 2014 e houve predomínio de estudos originais. As Instituições de ensino superior públicas produziram mais estudos quando comparadas às privadas. O evento com maior número de publicações foi o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, e o periódico com o maior número de publicações foi a Revista CEFAC. A região sudeste foi predominante em publicações, seguida da região nordeste. Conclusão: a caracterização da produção científica em motricidade orofacial permitiu verificar que esta é uma área de atuação consolidada embora ainda demande avanços.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the Brazilian scientific production in Orofacial Motricity from the annals of Brazilian congresses and journals in the field of Speech Therapy in the last six years. Methods: for this bibliometric review, data related to the year of production, type of study, Brazilian region/State, modality of higher education institution, event/magazine and presentation format were considered and tabulated. The data were discussed from the perspective of quantitative and representative values. Results: 1,299 studies have been published in the past six years. The highest production was achieved in 2014 and there was a predominance of original studies. Public higher education institutions produced more studies when compared to private ones. The event with the largest number of publications was the Brazilian Congress on Speech, Language and Hearing Sciences, and the journal with the largest number of publications was CEFAC Journal. The Southeast region was predominant in publications, followed by the Northeast region. Conclusion: the characterization of scientific production in orofacial motricity allowed us to verify that this is a consolidated area of activity, although it still requires advances.
  • Uso do biofeedback associado a terapia convencional na reabilitação da deglutição em idosos: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Rodrigues, Everson Hozano da Silva; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Lins, Carla Cabral dos Santos Accioly

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar os métodos de biofeedback associados à terapia convencional, na reabilitação da deglutição em idosos. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cujas bases de dados utilizadas foram LILACS, MEDLINE/PubMed, BIREME, Scielo e Scopus, sem restrição temporal ou de linguagem. Foram utilizados os termos de busca “deglutição”, “biofeedback”, “idoso”, “reabilitação” e os correspondentes em ingles. Os artigos foram avaliados pelo instrumento The Newcastle-Ottawa Scale (NOS) adaptado. Resultados: dos 73 artigos provenientes das bases de dados, quatro foram considerados elegíveis e apresentaram delineamento de estudo longitudinal. Os métodos de biofeedback descritos foram: acelerometria, balão de pressão e eletromiografia de superfície.Os distúrbios da deglutição observados nos estudos foram hipofuncionalidade dos órgãos fonoarticulatórios, aumento do trânsito oral, diminuição da elevação laríngea, resíduos em seios piriformes e valécula, redução do reflexo de tosse e alteração na qualidade vocal. Em relação à avaliação da efetividade da técnica preconizada, um estudo utilizou a avaliação clínica associada videofluoroscopia pré e pós-tratamento, dois estudos utilizaram a videofluoroscopia pré-tratamento e a avaliação clínica pós-tratamento e um estudo realizou avaliação clínica pré-tratamento e videoendoscopia da deglutição no pós. Segundo a análise do risco de viés, um artigo foi classificado como de baixo risco, dois com risco intermediário, e um alto. Conclusão: os métodos de biofeedback associados à terapia convencional para tratamento da disfagia em idosos foram: acelerometria, balão de pressão e eletromiografia de superfície, que apresentaram efeitos positivos após sua utilização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify biofeedback methods combined with conventional therapy in the swallowing rehabilitation of older adults. Methods :an integrative literature review that searched the LILACS, MEDLINE/PubMed, BIREME, SciELO, and Scopus databases, with no restrictions of time or language. The search items used were deglutition, biofeedback, elderly, rehabilitation, and their corresponding terms in Portuguese. The articles were evaluated with the adapted Newcastle-Ottawa Scale (NOS). Results: out of the 73 articles found in the databases, four, with a longitudinal design, were considered eligible. The biofeedback methods described were accelerometry, pressure balloon, and surface electromyography. The swallowing disorders observed were hypofunctioning of articulatory organs, increased oral transit, decreased laryngeal elevation, residues in pyriform sinuses and vallecula, reduced cough reflex, and change in voice quality. Regarding the effectiveness assessment of the recommended technique, a study used the clinical assessment combined with videofluoroscopy, before and after the treatment, two studies used the videofluoroscopy before the treatment and clinical assessment after it, and one study used clinical assessment prior to the treatment and swallowing videoendoscopy after it. As for the assessment of bias risk, one article was classified as low, two as intermediate, and one as high, in terms of risk. Conclusion: the biofeedback methods combined with conventional therapy to treat dysphagia in older adults were accelerometry, pressure balloon, and surface electromyography, whose use had positive effects.
  • Comunicação suplementar e/ou alternativa com adultos e idosos no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Carvalho, Diego Nascimento de; Queiroz, Ítala da Piedade; Araújo, Brenda Carla Lima; Barbosa, Sindy Lamônie do Espírito Santo; Carvalho, Vanessa Cibelle Barboza de; Carvalho, Susana de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar uma revisão integrativa sobre estratégias de comunicação suplementar e/ou alternativa utilizadas com adultos e idosos no ambiente hospitalar e a repercussão na comunicação. Métodos: foi realizada uma revisão integrativa com descritores em inglês e português: ‘communication’ ‘hospitals’ ‘communication aids for disabled’, nas bases de dados: LILACS, PubMed, Cinahl, Cochrane Library, SciELO, Scopus, Web of Science e incluídos artigos em inglês e português, dos últimos 14 anos, que abordassem a comunicação alternativa em adultos e idosos hospitalizados. Estudos com crianças, duplicados, revisão e que abordassem outros métodos de comunicação foram excluídos. Resultados: 13 artigos caracterizaram estratégias de comunicação alternativa utilizadas com adultos e idosos. A prevalência foi de pacientes intubados, traqueostomizados, profissionais de saúde, sendo o enfermeiro com maior citação e, pesquisas com abordagem qualitativa. Seis estudos utilizaram alta e baixa tecnologia, no entanto, a maioria evidenciou maior uso das ferramentas de baixa tecnologia. Conclusão: identificou-se uma variedade de estratégias de alta e baixa tecnologia, sendo observada redução das dificuldades de comunicação, melhora da qualidade de vida e comunicação com profissionais. A prancha de comunicação foi a mais utilizada, devido a disponibilidade nos hospitais e facilidade no uso. Sugere-se estudos sobre avaliação e eficácia das ferramentas de comunicação em diferentes setores e perfis clínicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to carry out an integrative review about the augmentative and alternative communication strategies used with adults and the elderly in the hospital environment and their impact on communication. Methods: this research study used the integrative review methodology with descriptors in English and Portuguese: 'communication', 'hospitals', 'communication aids for the disabled', in the following databases: LILACS, PubMed, Cinahl, Cochrane Library, SciELO, Scopus, Web of Science. Several articles in English and Portuguese, from the last 14 years, which addressed alternative communication strategies used with hospitalized adults and the elderly, were included. Studies on children, as well as duplicates, reviews, and those that addressed other methods of communication were excluded. Results: 13 articles characterized the alternative communication strategies used with adults and the elderly. There was a prevalence of intubated or tracheostomized patients, and health professionals, nurses being the ones with the highest citation, and researches on a qualitative approach. Six studies have used high and low technologies; however, most have shown a greater use of low-tech tools. Conclusion: a variety of high and low-tech strategies were identified, a reduction in communication difficulties being noted, as well as improvements in the quality of life and communication with professionals. The most used tool was the communication board, due to its hospitals' availability and its simple use. The evaluation and the effectiveness of communication tools in distinct clinical settings and profiles should be studied.
  • Perfil de fala na síndrome de Down: apraxia de fala x transtorno de fala de origem musculoesquelética Relatos De Casos

    Coêlho, Julyane Feitoza; Delgado, Isabelle Cahino; Rosa, Marine Raquel Diniz da; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo apresenta análise de aspectos linguísticos, em nível segmental e suprassegmental, em indivíduos com síndrome de Down, com ou sem diagnóstico de apraxia da fala. Participaram dez indivíduos, de ambos os sexos, com idade compreendida entre 13 e 32 anos. A coleta dos dados foi realizada individual e separadamente, em uma sessão terapêutica gravada. As tarefas de fala consistiram em repetição de palavras, repetição de sentenças e fala automática. As amostras de fala foram submetidas a transcrições fonéticas, com a descrição e análise das alterações fonoarticulatórias, tipologia das disfluências e alterações prosódicas. Os dados foram submetidos a análise estatística descritiva e inferencial, utilizando o teste de Mann-Whitney para amostras independentes e considerando como significativo o p-valor≤0.05. Os indivíduos com apraxia de fala (n=6), comparados aos sem (n=4), apresentaram maior ocorrência das alterações fonoarticulatórias, com diferença estatisticamente significante entre os dois grupos nas alterações do tipo omissão (p=0,018) e imprecisão articulatória (p=0,030); maior ocorrência de disfluências, principalmente do tipo repetição de sílaba, e ocorrência de alterações prosódicas (83,3%) que não foram encontradas no grupo sem apraxia de fala. Revela-se a importância do diagnóstico diferencial das alterações de fala na síndrome de Down, com avaliação que considere os distintos aspectos linguísticos, pois as características da fala são diferenciadas e a intervenção clínica deve ser precoce e orientada por parâmetros específicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study presents an analysis of linguistic aspects at the segmental and suprasegmental levels in individuals with Down syndrome with or without a diagnosis of speech apraxia. Ten individuals of both sexes, aged between 13 and 32 years, participated in the study. Data collection was performed, individually and separately, in a video recorded therapeutic session. Speech tasks consisted of word repetition, repetition of sentences and automatic speech. The speech samples were submitted to phonetic transcription with a description and analysis of phonoarticulatory alterations, typology of disfluencies and prosodic alterations. The data were submitted to descriptive and inferential statistical analysis, using the Mann-Whitney test for independent samples and considering p-value≤0.05 as significant. Individuals with speech apraxia (n=6), compared with those without it (n=4), presented a higher occurrence of phonoarticulatory alterations, with a statistically significant difference between the two groups in omission (p=0.018) and articulatory inaccuracy (p=0.030) alterations; a higher occurrence of disfluencies, mainly of the syllable repetition type; and the occurrence of prosodic alterations (83.3%), which was not found in the group without speech apraxia. The importance of the differential diagnosis of speech disorders in Down syndrome is revealed with an evaluation that considers the different linguistic aspects resulting from the differentiation of the characteristics of speech. Clinical intervention should be early and guided by specific parameters.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
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