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Revista CEFAC, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2020
  • Metanálises: construindo uma fonoaudiologia baseada em evidências Carta Ao Editor

    Miranda, Vanessa Souza Gigoski de; Marcolino, Miriam Allein Zago; Rech, Rafaela Soares
  • Tele-educação em saúde da comunicação humana para o enfrentamento da tríplice endemia em Pernambuco, Brasil: um relato de experiência Comunicação Breve

    Silva, Tatiana de Paula Santana da; Sousa, Fabiana de Oliveira Silva; Leite, Gabrielle Araújo; Pereira, Maria Edvany de Melo; Gomes, Marilia Cleide Tenório; Rodrigues, Mirella; Lima, Maria Luiza Lopes Timóteo de; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o processo de implantação de sessões de tele-educação para os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com temáticas voltadas para as repercussões da tríplice endemia na saúde da comunicação humana no estado de Pernambuco, Brasil. Métodos: relato de experiência, desenvolvido após aprovação do Comitê de Ética, em parceria com um Núcleo de Telessaúde. O percurso metodológico envolveu três etapas: 1- criação do fluxograma das fases de implantação; 2- oferta das sessões educativas; 3- Avaliação da satisfação pelo público. Resultados: o processo de implantação foi constituído por cinco fases: Parceria institucional; Capacitação; Planejamento; Oferta do serviço e Avaliação da ação. Foram realizadas sete sessões educativas. O total de acessos incluiu 175 visualizações. Na análise da satisfação, 100% consideraram as temáticas interessantes e que as contribuições oriundas dessa aprendizagem foram importantes para a qualificação profissional. A maioria (86%) referiu se sentir segura quanto à retenção/apreensão do tema exposto. Conclusão: a implantação do serviço de Tele-educaçao proposto repercutiu em visualizações em todo estado e foi aprovada por 100% dos participantes, constituindo uma proposta de fácil acesso, abrangente e promissora no processo de educação permanente para os profissionais que atuam na APS e nos NASF’s.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate the implementation of tele-education sessions for health professionals working in primary care and at Family Health Support Centers, addressing the repercussions of triple endemics to human communication health in the state of Pernambuco, Brazil. Methods: following approval from the ethics committee, an experience report was performed, in partnership with a telehealth center. The methods involved three steps: 1- creation of a flowchart for the implementation phases; 2- offer of educational sessions; 3- evaluation of satisfaction on the part of the public. Results: the implementation process consisted of five phases: institutional partnership, training, planning, offering of service and evaluation. Seven educational sessions were held, with a total of 175 viewings. Regarding satisfaction, 100% of the participants considered the topics interesting and that the learning experience was important to their professional qualification. Most of them (86%), reported feeling secure regarding the retention of the knowledge acquired. Conclusion: the implementation of the tele-education service had repercussions on statewide views and was approved by 100% of the participants, constituting a promising, easily accessible, comprehensive proposal in the continued education of health professionals working in primary care and at Family Health Support Centers.
  • A influência da estimulação bimodal na habilidade auditiva de ordenação temporal Artigos Originais

    Pinheiro, Maria Madalena Canina; Welter, Patrícia Ilsi; Estácio, Jaqueline Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar habilidade auditiva de ordenação temporal em usuários de implante coclear unilateral e com estimulação bimodal. Métodos: fizeram parte do estudo 15 indivíduos usuários de implante coclear unilateral, sendo seis com estimulação bimodal e nove usuários de implante coclear exclusivo e um grupo controle formado por 15 indivíduos ouvintes. Ambos os grupos foram submetidos ao teste padrão de duração e ao teste padrão de frequência para análise da habilidade auditiva de ordenação temporal. Na análise inferencial dos dados foram utilizados os testes estatísticos não paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05). Resultados: observou-se diferença significante no desempenho do teste padrão de frequência, sendo que os sujeitos com estimulação bimodal apresentaram melhor desempenho do que os usuários de implante coclear exclusivo. O teste padrão de frequência apresentou associação quanto a escolaridade e a realização de fonoterapia. Já no teste padrão de duração houve relação com a orelha implantada. Os erros mais frequentes foram de discriminação para ambos os testes temporais. Conclusão: a estimulação bimodal, a escolaridade e a realização de fonoterapia influenciaram no desempenho do teste padrão de frequência, enquanto o lado implantado influenciou no desempenho do teste padrão de duração.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze temporal ordering auditory ability in unilateral cochlear implant users with bimodal stimulation. Methods: the study included 15 unilateral cochlear implant users, six with bimodal stimulation and nine with exclusive cochlear implant and a control group consisting of 15 hearing individuals. Both groups underwent the standard duration and the standard frequency tests for temporal ordering auditory ability analysis. In the inferential analysis of the data, the nonparametric statistical tests Mann-Whitney and Kruskal-Wallis were used (p<0,05). Results: there was a significant difference in the performance of the standard frequency test, and subjects with bimodal stimulation presented a better performance than those with exclusive cochlear implants. The standard frequency test was associated with education and speech therapy. On the other hand, in the standard duration test, there was a relation with the implanted ear. The most frequent errors were discrimination for both temporal tests. Conclusion: bimodal stimulation, education and speech therapy influenced the performance of the frequency pattern test, while the implanted side influenced the performance of the duration pattern test.
  • Caracterização do desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças atendidas por grupos no Núcleo Ampliado de Saúde da Família: uma abordagem interprofissional Artigos Originais

    Mélo, Tainá Ribas; Lucchesi, Vanessa de Oliveira; Ribeiro Junior, Evaldo José Ferreira; Signorelli, Marcos Claudio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem de crianças encaminhadas para fonoaudiologia e fisioterapia do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) de Paranaguá-PR, Brasil. Métodos: 36 crianças de 3-13 (7,9±2,3) anos foram avaliadas por meio de anamnese, avaliação fonológica por meio do álbum seriado e escala de desenvolvimento motor (EDM), e analisados pelo teste de correlação de Pearson bi-caudal. Resultados: 69% não apresentavam diagnóstico clínico inicial, com encaminhamentos (83%) feitos pela escola, por suspeitas de dificuldades na linguagem (92%), as quais foram confirmadas, sendo evidenciados risco e atrasos psicomotores em 69% da amostra, com 78% das crianças com dificuldade de aprendizado e com idade motora geral média 16 meses inferior à idade cronológica. As áreas psicomotoras com piores escores para idade motora e quociente motor foram: organização temporal, esquema corporal e organização espacial. As dificuldades escolares foram relacionadas a atrasos na idade motora (p=0,03), com a classificação do perfil psicomotor pela EDM (p=0,01), com quociente motor geral (p=0,04) e com diagnóstico psicomotor (p=0,001). Conclusão: Conclui-se que existe uma demanda de crianças em risco e atrasos psicomotores, na maioria identificadas com atraso de linguagem, que apresentam, também, dificuldades em outras áreas, ratificando a necessidade de ações multi e interdisciplinares de profissionais de saúde, sendo, o NASF, uma opção para promoção de acompanhamento e intervenção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the language and neuropsychomotor development of children referred for speech-language-hearing and physical therapy at an Extended Family Health Care Center (NASF) in Paranaguá, Paraná, Brazil. Methods: 36 children aged 3 to 13 (7.9 ± 2.3) years were assessed through anamnesis, speech-language-hearing assessment with a flipchart, and motor development scale (MDS). The analysis was made with the two-tailed Pearson correlation test. Results: 69% had no initial clinical diagnosis; 83% were referred by their school, due to suspected language difficulties (92%), which were confirmed. Children both at risk and with psychomotor delays represented 69% of the sample; 78% of the children had learning difficulties and overall motor age 16 months below their chronological age, on average. The psychomotor areas with the worst scores for motor age and motor quotient were temporal organization, body scheme, and spatial organization. School difficulties were related to delays in motor age (p = 0.03), MDS psychomotor profile classification (p = 0.01), overall motor quotient (p = 0.04), and psychomotor diagnosis (p = 0.001). Conclusion: it is concluded that children both at risk and with psychomotor delays pose a great demand. Most of them present language delays, and have difficulties in other areas as well, confirming the need for health professionals’ multi- and interdisciplinary actions. NASF is an option for promoting follow-up and intervention.
  • Tradução e adaptação transcultural da Assessment Battery for Communication (ABaCo) para a população portuguesa Artigos Originais

    Agrela, Nicole; Santos, Maria Emília; Guerreiro, Sandra

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da bateria ABaCo para a população portuguesa e verificar as suas propriedades psicométricas. Métodos: foi realizada a tradução e retroversão da ABaCo. Foram recrutados 40 participantes sem patologia. Foram utilizadas as duas Formas equivalentes (Forma A e B), constituídas por quatro escalas: linguística, extralinguística, paralinguística e de contexto. A prova foi também aplicada a 12 pessoas que se encontravam na fase crónica após traumatismo crânio-encefálico (TCE) grave ou moderado. Para análise estatística foram utilizados os seguintes testes: Mann-Whitney U test, teste t de Student para amostras independentes, a correlação de Pearson (o valor é considerado significante se p ≤ 0.05) e o alpha de Cronbach (o valor é considerado minimamente aceitável se for superior a 0.65). Resultados: os TCE apresentaram resultados mais baixos, comparativamente a população sem patologia neurológica. A prova mostrou ser discriminativa para a população com TCE, embora em algumas escalas tal fato não aconteça, devido ao ceiling effect. Verificou-se não haver diferenças entre as duas Formas. Os resultados mostraram, ainda, a existência de correlação da escolaridade e da idade com algumas das componentes da ABaCo, tal como se verificou na versão original. Não foram verificadas diferenças nas respostas condicionadas pelo gênero. A bateria mostrou ter boas qualidades métricas, com um alpha de Cronbach de 0.90 (Forma A) e de 0.71 (Forma B) para a amostra total. Conclusão: a ABaCo mostrou ser um instrumento adequado para avaliação da comunicação na população adulta portuguesa. Apesar das limitações, é esperado que esta prova seja útil na avaliação da comunicação em indivíduos acometidos por TCE.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to perform the transcultural adaptation and translation of the ABaCo battery for the Portuguese population and check its psychometric properties. Methods: initially, the translation and retroversion of ABaCo was done. A total of 40 participants without pathology were recruited. Two equivalent Forms (Form A and Form B) were used, consisting of linguistic, extralinguistic, paralinguistic and context scales. The instrument was also applied to 12 people who were in the chronic phase after severe or moderate traumatic brain injury (TBI). For statistical analysis the following tests were used: Mann-Whitney U test, Student t test for independent samples, Pearson's correlation (the value is considered significant when p ≤ 0.05) and Cronbach's alpha (the value is considered minimally acceptable when superior to 0.65). Results: TBIs’ participants showed lower results as compared to those without neurological pathology. The evidence was discriminatory for the population with TBI, although, on some scales, it was not, due to the ceiling effect. Differences were not found between the two Forms. The results also showed the existence of correlation of schooling and age with some of the components of ABaCo, as verified in the original version. No differences in gender-conditioned responses were found. The battery showed good metrical qualities with a Cronbach's alpha of 0.90 (Form A) and 0.71 (Form B), for the total sample. Conclusion: ABaCo has proved to be an appropriate instrument for assessing communication in the Portuguese adult population. Despite the limitations, this instrument is expected to be useful in the evaluation of the communication, following TBI.
  • Habilidade de atenção auditiva sustentada em crianças de acordo com o modo respiratório Artigos Originais

    Braga Junior, Joel de; Blanco-Dutra, Ana Paula; Pinheiro, Maria Madalena Canina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar, em crianças com diferentes modos respiratórios, o comportamento auditivo e o desempenho no Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS). Métodos: participaram 30 indivíduos, na faixa etária dos sete aos onze anos, sendo 11 do sexo masculino e 19 do sexo feminino. Os mesmos foram distribuídos nos grupos de respiradores nasais, orais e oronasais. Foi aplicado, aos responsáveis, o questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB) para caracterizar o seu comportamento auditivo. No THAAS foram analisados os seguintes padrões de erros: desatenção, decréscimo da vigilância, impulsividade e total de erros. Na análise inferencial foram utilizados os testes estatísticos Mann- Whitney, Qui quadrado e Kruskal-Wallis. Resultados: os indivíduos com modo respiratório oral e oronasal apresentaram mais queixas no questionário SAB em comparação aos respiradores nasais. Em relação ao THAAS, verificou-se que a faixa etária dos sete a oito anos foi a que teve pior desempenho no teste. Os grupos com respiração oral e oronasal tiveram mais erros, com diferença estatisticamente significante entre os grupos para o tipo de erro de desatenção e o total de erros. Conclusão: pode-se concluir que indivíduos com respiração oral e oronasal apresentaram mais queixas no comportamento auditivo e pior desempenho no THAAS, especialmente para a desatenção e no total de erros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the auditory behavior and the performance in the Sustained Auditory Attention Ability Test (SAAAT) of children with different breathing modes. Methods: a total of 30 individuals (19 males and 11 females), ranging from seven to 11 years old, participated in the research. They were distributed into nasal-breathers, mouth-breathers, and oronasal-breathers groups. The Scale of Auditory Behaviors (SAB) questionnaire was applied to those responsible for the children, so as to characterize their auditory behavior. In the SAAAT, the following error patterns were analyzed: inattention, decreased vigilance, impulsivity, and total errors. For the inferential analysis, the Mann-Whitney, chi-square, and Kruskal-Wallis statistical tests were used. Results: the individuals with mouth- and oronasal-breathing modes had more complaints in the SAB questionnaire when compared with nasal-breathers. Regarding the SAAAT, it was found that the age group of seven to eight years was the one that had the worst performance in the test. The groups with oral and oronasal breathing had more errors, with a statistically significant difference between the groups for inattention and total errors. Conclusion: it can be concluded that individuals with oral and oronasal breathing had more complaints in the auditory behavior and worse performance in the SAAAT, especially for inattention and total errors.
  • Estimulação das habilidades auditivas em pré-escolares Artigos Originais

    Sakai, Tamires Andrade; Guijo, Laura Mochiatti; Barbosa, Dayane Aparecida Nascimento; Delecrode, Camila Ribas; Cardoso, Ana Cláudia Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: 1) verificar os efeitos da intervenção de um programa de treinamento auditivo informal para estimulação das habilidades auditivas de localização sonora e de memória sequencial de sons verbais e não verbais, no ambiente escolar, em um grupo de pré-escolares; 2) investigar a influência das variáveis sexo e idade no resultado da avaliação simplificada do processamento auditivo (teste e reteste). Métodos: estudo prospectivo, analítico e intervencional, desenvolvido em uma Escola Municipal de Educação Infantil. Participaram 51 pré-escolares do sexo masculino e feminino, entre 4 e 6 anos. Para avaliar os efeitos da intervenção do programa de treinamento auditivo informal foram realizados os procedimentos, pré e pós-intervenção: meatoscopia, timpanometria e avaliação simplificada do processamento auditivo central. Foram aplicados os testes estatísticos propriados adotando-se o nível de significância menor que 0,05. Resultados: a comparação do desempenho dos pré-escolares no teste e reteste, evidenciou uma melhora significante em todas as habilidades auditivas avaliadas. Os pré-escolares apresentaram melhor desempenho na habilidade de localização sonora e pior desempenho para a memória sequencial de sons não verbais, em ambos teste e reteste. Conclusão: nesta população, o programa de treinamento auditivo informal se mostrou efetivo e a variável idade influenciou o resultado da avaliação simplificada do processamento auditivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: 1) to verify the intervention effects of an informal auditory training program to stimulate auditory abilities for sound localization and sequential memory for verbal and non-verbal sounds, at school environment in a group of preschoolers; 2) to investigate the influence of the gender and age variables on the result of the Simplified Auditory Processing Test (test and retest). Methods: a prospective, analytical and intervention study developed at a Municipal School of Early Childhood Education. Fifty-one preschool children of both genders, aged between 4 and 6 years, participated in this study. To evaluate the intervention effects of the informal auditory training program, pre-and post-intervention procedures were performed, that is: meatoscopy, tympanometry and Simplified Auditory Processing Test. Appropriate statistical tests were applied, by adopting the 5% (0.05) significance level. Results: the comparison of the preschoolers’ performance on the test and retest showed a significant improvement in all auditory abilities assessed. Preschoolers showed a better performance in sound localization ability and a worse performance for sequential memory of nonverbal sounds ability, for both test and retest. Conclusion: in this population, the informal auditory training program showed to be effective and the age variable influenced the result of the Simplified Auditory Processing Test.
  • Fonoaudiologia Educacional nas grades curriculares dos cursos de Fonoaudiologia do Brasil Artigos Originais

    Moura, Chirlene Santos da Cunha; Moura, Girlany Santana de; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Santos, Ariana Elite dos; Sousa, Maiara dos Santos; Oliveira, Luciana Figueiredo de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a inserção da Fonoaudiologia Educacional nas grades curriculares dos cursos de Fonoaudiologia no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa documental exploratória descritiva, com base em informações documentais de domínio público. Para a coleta de dados foram realizadas pesquisas no site do Conselho Federal de Fonoaudiologia seguida pela análise das matrizes curriculares de cada uma das instituições. Resultados: das 72 Instituições de Ensino Superior que oferecem o curso de bacharelado em Fonoaudiologia no Brasil e possuem a matriz curricular disponível no site, 34 possuem alguma disciplina voltada para a Fonoaudiologia Educacional. Na maioria das instituições, a disciplina possui carga horária igual ou maior que 40h, sendo que 87,88% dessas disciplinas tem caráter exclusivamente teórico. Conclusão: a presença da Fonoaudiologia Educacional nas grades curriculares é um avanço, porém ainda há um longo caminho a percorrer e ajustes a serem feitos para que a formação do fonoaudiólogo contemple satisfatoriamente o campo educacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the inclusion of Educational Speech-Language Pathology in the curricula of Speech-Language Pathology programs in Brazil. Methods: a descriptive, exploratory, documentary research based on information from public domain documents. Data were collected from the search on the website of the Conselho Federal de Fonoaudiologia, each institution’s curricula being analyzed. Results: a total of 72 higher education institutions in Brazil, offering a Speech-Language Pathology bachelor program, was found. Of those that had their curricula available on the website, 34 offered at least one course on Educational Speech-Language Pathology. In most institutions, such courses had a study load of 40 hours or more, and 87.88% were exclusively theoretical. Conclusion: the presence of Educational Speech-Language Pathology in the curricula represents a progress. However, there is still a long way to go and there are many adjustments to be made for the speech-language pathologist’s training to satisfactorily include the field of education.
  • Correlação entre habilidade de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita de palavras Artigos Originais

    Barbosa, Vanessa Magalhães; Silva, Cláudia da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a correlação entre as provas de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita ortográfica de palavras isoladas. Métodos: participaram 42 escolares do 3° ano do ensino fundamental I, pertencentes a rede de financiamento público de ensino, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 9 anos. Para a obtenção dos dados foi aplicado o Teste de Vocabulário Receptivo, Prova de Consciência Sintática, Avaliação da Escrita sob ditado de Palavras e Ditado soletrado. Para a distribuição de normalidade foi utilizado o teste de Kolmogorv-Smirnov, na relação entre as variáveis o teste de correlação de Sperman e de valor de R2 (p-valor ≤0,05). Resultados: houve diferença estatisticamente significante, com presença de correlação positiva classificada como moderada entre vocabulário receptivo, consciência sintática e ditado de palavras (valores próximos a 0,40 a 0,50). Classificação de moderada a alta entre julgamento gramatical, ditado de palavras e ditado soletrado (valores próximos a 0,50 a 0,75). Classificada como baixa a moderada entre ditado de palavras e correção gramatical, correção gramatical e agramatical, e categorização de palavras (valores próximos a 0,25 a 0,50). E moderada alta entre ditado de palavras e ditado soletrado (valores próximos a 0,50 a 0,75). Conclusão: a presença de correlação positiva foi identificada, variando de baixa a alta, apontando para a relação direta e favorável entre as habilidades de vocabulário receptivo, consciência sintática e escrita de palavras isoladas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the correlation between receptive vocabulary, syntactic awareness, and single-word orthographic writing tests. Methods: a total of 42 third graders from elementary public schools, of both genders, aged 8 to 9 years, participated in this study. To obtain the data, the vocabulary test through images, syntactic awareness test, word dictation test, and writing under dictation test were used. For normality distribution, the Kolmogorov-Smirnov test was used; in the relationship between the variables, the Spearman correlation test and the R2 value test were used (p-value ≤ 0.05). Results: there was a statistically significant difference, with a moderate positive correlation between receptive vocabulary, syntactic awareness, and word dictation (values near 0.40 to 0.50); moderate-to-high, between grammatical judgment, word dictation, and writing under dictation (values near 0.50 to 0.75); low-to-moderate, between word dictation and grammatical correction, grammatical and ungrammatical correction, and word categorization (values near 0.25 to 0.50); and moderate-to-high, between word dictation and writing under dictation (values near 0.50 to 0.75). Conclusion: a positive correlation was identified, ranging from low to high, pointing to the direct and favorable relationship between receptive vocabulary skills, syntactic awareness, and single-word writing.
  • Desempenho cognitivo-linguístico de escolares no ciclo de alfabetização no contexto da escola pública: rastreio universal Artigos Originais

    Rosal, Angélica Galindo Carneiro; Cordeiro, Ana Augusta de Andrade; Roazzi, Antônio; Queiroga, Bianca Arruda Manchester de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho cognitivo-linguístico de escolares no ciclo de alfabetização, a fim de identificar escolares em risco para os transtornos de aprendizagem no contexto da escola pública. Métodos: participaram do estudo 88 escolares, com faixa etária de 6 a 8 anos de idade, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I, de duas escolas na cidade de Recife, PE, Brasil. Como procedimento foi utilizado o Protocolo de Avaliação de Habilidades Cognitivo-Linguísticas. Este protocolo possui uma versão coletiva e individual e ambas foram aplicadas. A análise dos grupos foi realizada por meio de estatística não-paramétrica de Kruskal-Wallis com p <0,05. Resultados: todos os escolares foram submetidos à versão individual por apresentarem desempenho inferior na versão coletiva do protocolo. Assim, a aplicação da versão coletiva não foi suficiente para identificar os escolares em risco para os transtornos de aprendizagem, sendo indicada a avaliação individual. Na versão individual, os escolares do 1º ano apresentaram desempenho inferior na maioria dos subtestes que compõem o instrumento, já o 2º e o 3º ano apresentaram desempenho médio, que também merece atenção de acordo com o instrumento da avaliação. Estes resultados, aquém do esperado para a idade e série, podem ser uma consequência de más oportunidades de aprendizagem dentro e fora da escola. Além disso, foram observadas diferenças significantes em função do avanço da escolaridade, revelando que as habilidades cognitivo-linguísticas, que são precursoras do processo de aprendizagem da leitura e escrita, só estão tendo um maior salto de desenvolvimento ao final do ciclo de alfabetização, no 3º ano, o que revela um atraso importante em termos de aprendizagem. Conclusão: o baixo desempenho nas habilidades cognitivo-linguísticas observado nos escolares dificulta a identificação precoce de escolares em risco para os transtornos de aprendizagem e questiona a qualidade das oportunidades socioeducativas vivenciadas pelos escolares dentro e fora da escola pública. Outros fatores linguísticos, como diferenças regionais e contexto linguístico, necessitam ser considerados na interpretação de testes que avaliam habilidades cognitivo-linguísticas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize the linguistic-cognitive performance of schoolchildren in the literacy cycle, in order to identify children at risk for learning disorders in the public school context. Methods: this study involved 88 children, aged 6 to 8 years, enrolled in the first, second and third year of elementary education I, from two schools in the city of Recife, Pernambuco, Brazil. The procedure used was the Cognitive-Linguistic Skills Evaluation Protocol, which has collective and individual versions, both being applied. The analysis of the groups was performed through the statistical non-parametric Kruskal-Wallis test with p <0.05. Results: all students were submitted to the individual version for presenting poor performance in the collective version of the protocol. Thus, the application of the collective version was not sufficient to identify children at risk for learning disorders, thus, the indication of the individual assessment. In the individual version, students from the 1st year showed a lower performance in most of the subtests that make up the instrument, whereas those from the 2nd and 3rd years had an average performance, which also deserves attention, according to the instrument of evaluation. These results, below the one expected for the age and school year, may be a consequence of poor learning opportunities within and outside school. There were also significant differences as a function of the schooling advance, revealing that the cognitive-linguistic skills, precursors of the reading and writing learning process, are only having a greater leap of development at the end of the literacy cycle, in the third year, which reveals a significant delay in terms of learning. Conclusion: the low performance observed in cognitive-linguistic abilities in schoolchildren hinders the early identification of children at risk for learning disorders and questions the quality of educational opportunities experienced by the students inside and outside the public school. Other factors, such as regional differences in language and linguistic context, need to be considered in the interpretation of tests that evaluate cognitive-linguistic abilities.
  • Aplicativo móvel para utilização do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica: validação de conteúdo e de usabilidade Artigos Originais

    Jorge, Maria Salete Bessa; Costa, Lourdes Suelen Pontes; Carvalho, Maria Raquel Rodrigues; Mamede, Roberta Sampaio de Brito; Morais, Jamine Borges de; Paula, Milena Lima de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: validar por conteúdo e usabilidade o aplicativo “NASF em Rede” direcionado para as equipes dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Métodos: estudo metodológico, no qual participaram 18 especialistas, pesquisadores e profissionais, com diferentes áreas de formação, com vistas à validação de conteúdo e de usabilidade do APP. Realizado em quatro etapas: adaptação do instrumento; aplicação do instrumento de Avaliação de Adequação de Materiais (SAM); validação de conteúdo por meio do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e avaliação da usabilidade por meio do System Usability Scale (SUS), respectivamente. Resultados: os participantes classificaram o material como válido, tanto no que concerne ao conteúdo quanto à usabilidade. Obteve-se índice de 83,5% para o instrumental SAM, pois 04 dos 06 tópicos constantes no instrumento apresentaram valores de 0,78, os quais foram considerados excelentes e dois deles foram avaliadas como bons, sendo acolhidas as recomendações dos juízes especialistas. O índice de usabilidade (5,5%) também foi considerado relevante. Conclusão: o aplicativo desenvolvido para profissionais do NASF- AB foi considerado válido quanto ao conteúdo e à usabilidade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to validate the content and usability of the “Network NASF” application, intended for the teams of the Extended Family Health and Primary Care Center (NASF-AB). Methods: eighteen specialists, researchers, and professionals from different fields of study participated to validate the content and usability of the application, carried out in four stages: adjustment of the instrument; administration of the Suitability Assessment of Materials (SAM); validation of the content by calculating the content validity index (CVI); and usability evaluation through the System Usability Scale (SUS), in this order. Results: the participants classified the material as valid regarding both its content and usability. The index achieved in the SAM was 83.5%, as four, out of the six topics in the instrument, had values over 0.78. Hence, these four were considered excellent, while the other two were considered good. The recommendations given by the specialized judges were accepted and the usability index (5.5%) was considered relevant. Conclusion: the application developed for NASF-AB professionals was considered valid regarding its content and usability.
  • Anquiloglossia versus amamentação: qual a evidência de associação? Artigos De Revisão

    Fraga, Mariana do Rêgo Barros de Andrade; Barreto, Kamilla Azoubel; Lira, Thaís Christine Barbosa; Celerino, Pâmella Robertha Rosselinne Paixão; Tavares, Izi Tuanny da Silva; Menezes, Valdenice Aparecida de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar as evidências científicas na literatura sobre a relação entre a anquiloglossia e as dificuldades no aleitamento materno. Métodos: tratou-se de uma revisão integrativa. Foram realizadas buscas nas bases de dados Medline e Pubmed, utilizando os descritores em associação: “anquiloglossia”, “recém-nascido” e “amamentação”, entre 2014 e 2019, em português, inglês e espanhol. Foram selecionados artigos originais que relacionassem a anquiloglossia aos problemas de amamentação. Resultados: trinta e um artigos foram analisados pelo texto lido na íntegra, dentre os quais 22 foram excluídos e 09 selecionados para a revisão. Houve uma diversidade de instrumentos utilizados para o diagnóstico da anquiloglossia. Em quatro estudos não foi utilizado nenhum instrumento de avaliação padronizado para o diagnóstico da anquiloglossia, o que pode limitar a análise dos resultados. No entanto, a maioria dos estudos evidenciou a possível interferência da anquiloglossia na amamentação. De acordo com as publicações, bebês com frênulo lingual alterado apresentaram maiores chances de apresentar dificuldades na sucção e desmame precoce, o que demonstra a importância da triagem neonatal como rotina nas maternidades para os casos de anquiloglossia. Conclusões: a anquiloglossia pode estar relacionada com prejuízos na amamentação e a padronização dos instrumentos para diagnóstico da anquiloglossia é necessária para melhorar as evidências nas futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the scientific evidence, in the literature, of the relationship between ankyloglossia and breastfeeding difficulties. Methods: an integrative review of the literature. The MEDLINE and PubMed databases were searched, using the following descriptors in combination: "ankyloglossia", "newborn" and "breastfeeding". The searches included articles published between 2014 and 2019, in Portuguese, English and Spanish. Original articles demonstrating an association between ankyloglossia and breastfeeding issues were selected. Results: a total of 31 articles was fully read in the analysis, 22 of which were excluded and 9 included in the review. There was a diversity of instruments used for the diagnosis of ankyloglossia. In four studies, no standardized evaluation instrument was used for the diagnosis of ankyloglossia, which may limit the analysis of the results. However, most studies have evidenced a possible influence of ankyloglossia on breastfeeding. According to the studies, babies with altered lingual frenulum were more likely to experience difficulties in sucking, showing early weaning, which shows the importance of neonatal screening as a routine protocol in maternity hospitals for the cases of ankyloglossia. Conclusions: ankyloglossia may be related to impaired breastfeeding. The standardization of instruments for the diagnosis of ankyloglossia is necessary to improve the evidence in future research.
  • Instituições de ensino como campo de pesquisa fonoaudiológica: análise das publicações de periódicos nacionais Artigos De Revisão

    Oliveira, Luciana Figueiredo de; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; Lucena, Brunna Thais Luckwu de; Nascimento, Biatriz Lima do; Filgueira, Larissa Leite; Mendes, Laura Ennay Correia; Trigueiro, Janaína von Söhsten

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar e caracterizar as publicações fonoaudiológicas que têm como campo instituições de ensino brasileiras. Métodos: houve o acesso nas páginas de todas as revistas ativas e inativas da Fonoaudiologia nacional para análise dos títulos e resumos de todos os artigos que remetiam à pesquisa em instituições de ensino. Foram selecionados artigos publicados nos periódicos analisados, que tratam de questões fonoaudiológicas e foram desenvolvidos em instituições de ensino. Foi realizada a categorização e análise dos artigos encontrados, na categoria periódico publicado, ano de publicação, área do conhecimento da Fonoaudiologia da qual se aproximavam, cenário da pesquisa/tipo de instituição educacional, público alvo e procedimentos realizados nas instituições. Em seguida, realizou-se análise estatística descritiva. Resultados: a maior quantidade de pesquisas realizadas em instituições de ensino brasileiras foi publicada na revista CEFAC, e no ano de 2015. Tais pesquisas estavam relacionadas, principalmente, à área da linguagem, sendo a maioria realizada com estudantes do ensino fundamental e com o objetivo de coletar dados a respeito da avaliação e/ou diagnóstico desses estudantes. Conclusão: as pesquisas fonoaudiológicas nacionais realizadas em instituições de ensino tem privilegiado práticas nas áreas de Linguagem e Voz, no Ensino Fundamental, e com estudantes e professores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze and characterize the speech-language-hearing publications that have Brazilian educational institutions as their field. Methods: all the national active and inactive speech-language-hearing journals were accessed to analyze the titles and abstracts of all articles that referred to research in educational institutions. Articles addressing speech-language-hearing issues, developed in educational institutions, and published in the journals analyzed were selected. The articles found were categorized and analyzed. The categories considered the journal of publication, year of publication, the speech-language-hearing field of knowledge they approached, research context/type of educational institution, target audience, and procedures conducted in the educational institutions. Then, a descriptive statistical analysis was carried out. Results: the largest amount of research made in Brazilian educational institutions was published in CEFAC, in 2015. Such studies were mainly related to the field of language, most of them conducted with elementary school students, to collect data on their assessment and/or diagnosis. Conclusion: national speech-language-hearing research conducted in educational institutions has privileged practices in the fields of language and voice, in elementary school, with students and teachers.
  • Efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura: revisão integrativa Artigos De Revisão

    Vilhena, Douglas de Araújo; Guimarães, Márcia Reis; Guimarães, Ricardo Queiroz; Pinheiro, Ângela Maria Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: oferecer uma revisão integrativa dos artigos indexados publicados de 2009 a 2019 sobre o efeito das lâminas espectrais (overlays) em parâmetros visuais e na habilidade de leitura. Métodos: utilizou-se a pesquisa de palavras-chave em sete bancos de dados. Foram excluídos registros duplicados, revisões de literatura, resenhas, comentários do editor, resumos de congressos, e os não pertinentes de acordo com os títulos e resumos. Os 52 artigos sobre o uso dos overlays no estágio de elegibilidade foram lidos na íntegra. Foram incluídos 12 artigos completos, publicados em português ou em inglês entre 2009-2019. Resultados: os 12 artigos incluídos avaliaram o efeito dos overlays na taxa de leitura. Houve melhora em diferentes parâmetros visuais (acomodação, movimentação ocular), no reconhecimento facial e em leitura (taxa de leitura, eficiência relativa e em compreensão). Independentemente de problemas refracionais, ortópticos ou cognitivos, o uso dos overlays reduziu o estresse visual. As condições associadas investigadas foram o transtorno do espectro autista, síndrome de Tourette, acidente vascular cerebral, surdez, dislexia, e alteração no processamento auditivo temporal. Conclusão: a eficácia dos overlays na melhora da qualidade de leitura foi demonstrada de forma consistente na literatura. Os artigos revisados verificaram que os overlays apresentam efeito mais expressivo quando o estresse visual está associado às condições que apresentam alterações sensoriais e à hiperatividade cortical.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to provide an integrative review of indexed articles published from 2009 to 2019 on the effect of spectral overlays on visual parameters and reading ability. Methods: keywords were used to search seven databases. Duplicate entries, reviews, literature reviews, editor's comments, and congress abstracts were excluded, as well as papers that were not relevant, based on their titles and abstracts. A total of 52 articles, which were read in full, were eligible at this stage. Of these, 12 articles, published in Portuguese or English from 2009 to 2019, were included. Results: all 12 articles included evaluated the effect of overlays on the reading rate. There was an improvement in different visual parameters (ocular accommodation and eye movement), facial recognition, and reading (reading rate, relative efficiency, and comprehension). The use of overlays reduced visual stress regardless of refractive, orthoptic or cognitive disorders. The associated conditions investigated were autism spectrum disorder, Tourette syndrome, stroke, deafness, dyslexia, and auditory temporal processing disorder. Conclusion: the effectiveness of overlays in improving reading quality is consistently demonstrated in the literature. The reviewed articles showed that the overlays’ effect is more expressive when the visual stress is associated with conditions that present sensory alterations and cortical hyperactivity.
  • Estudo da perda auditiva e a sua relação com o trabalho em fumicultores expostos a agrotóxicos Relatos De Casos

    França, Denise Maria Vaz Romano; Lobato, Diolen Conceição Barros; Moronte, Elver Andrade; Albuquerque, Guilherme Souza Cavalcanti de; Alcarás, Patricia Arruda; Gonçalves, Claudia Giglio de Oliveira; Lacerda, Adriana Bender Moreira de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo desse relato de casos clínicos é apresentar quatro casos de fumicultores com perda auditiva devida à exposição laboral a agrotóxicos. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, incluindo 3 casos de perda auditiva sensório-neural com nexo causal (Casos 1, 2 e 4) e um caso (Caso 3) de perda auditiva sensório-neural compatível com ototoxidade por agrotóxicos, com nexo baseado, sobretudo, nos transtornos neuropsiquiátricos menores. A casuística foi constituída por trabalhadores rurais com problemas de saúde, em idade produtiva, com início de atividade laboral precoce, expostos a múltiplos agrotóxicos, incluindo os organofosforados. Os sintomas auditivos e neurovegetativos relatados foram: desconforto a sons (n=2), dificuldade de compreender a fala (n=3), tontura (n=2) e desequilíbrio (n=2). A audiometria tonal revelou perda auditiva sensório-neural em uma ou mais frequências altas e um dos casos apresentou alteração no Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico. Foi evidenciada associação entre perda auditiva e o trabalho nos fumicultores expostos a agrotóxicos, com danos auditivos periféricos nos quatro casos e dano central em um dos casos, demonstrando a necessidade da avaliação audiológica completa para populações expostas a agrotóxicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Purpose of this case report is to present four cases of tobacco growers with hearing loss due to occupational exposure to pesticides. A qualitative case study comprising three cases of sensorineural hearing loss with causal nexus (Cases 1, 2 and 4), and one (Case 3) of sensorineural hearing loss compatible with ototoxicity by pesticides, with causal nexus mainly based on minor neuropsychiatric disorders. The sample was composed of rural workers with health problems, in working age, having started working early in life, exposed to various pesticides, including organophosphates. The auditory and neurovegetative symptoms reported were noise discomfort (n = 2), speech perception difficulty (n = 3), dizziness (n = 2), and imbalance (n = 2). The pure-tone audiometry revealed a sensorineural hearing loss in one or more high frequencies, and one of the cases presented alteration in the brainstem auditory evoked potentials. There is evidence, in this study, of an association between hearing loss and work in tobacco growers exposed to pesticides, with peripheral auditory damage in four cases, and central damage in one of them. Thus, the need for a complete audiological evaluation of pesticide-exposed populations is highlighted.
  • ERRATA: Fonoaudiologia Educacional nas grades curriculares dos cursos de Fonoaudiologia do Brasil Errata

  • ERRATA: Desempenho cognitivo-linguístico de escolares no ciclo de alfabetização no contexto da escola pública: rastreio universal Errata

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