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Revista CEFAC, Volume: 22, Número: 2, Publicado: 2020
  • Relação entre a atividade elétrica da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição em idosos Comunicação Breve

    Ferreira, Kallyne Rayanne Gomes; Cunha, Daniele Andrade da; Albuquerque, Lucas Carvalho Aragão; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: correlacionar a atividade elétrica da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição em idosos. Métodos: participaram deste estudo treze idosos entre 60 e 80 anos de idade. Foram submetidos a avaliação eletromiográfica e aferimento do nível pressórico da língua, durante a atividade de deglutição. Após a avaliação, foi verificada a relação entre a atividade da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição. Para captação do sinal elétrico, foi utilizada a eletromiografia e foram posicionados eletrodos na região submentual. Eles realizaram a deglutição de saliva e mantiveram a língua pressionada contra o palato por três segundos para registro da contração voluntária máxima, e deglutição de saliva e, depois, 50 ml de água para o registro eletromiográfico. A pressão da língua foi mensurada por meio do Iowa Oral Performance Instrument durante a deglutição de 10 ml de água. A deglutição foi realizada com bulbo posicionado entre o dorso da língua e o palato duro. A análise estatística foi realizada por meio do teste coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: houve relação entre a atividade elétrica da musculatura supra-hióidea e a pressão da língua durante a deglutição de água (p= 0,093%), demonstrando um aumento no nível máximo de pressão da língua ao passo que a atividade elétrica aumentava, durante a deglutição. Conclusão: houve os valores de nível pressórico da língua e de atividade elétrica da musculatura supra-hióidea se relacionam na deglutição quando há presença de maior volume de líquido a ser deglutido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to correlate the electrical activity of the suprahyoid musculature and tongue pressure during swallowing, in the elderly. Methods: thirteen elderly aged from 60 to 80 years participated in this study. They were submitted to electromyographic assessment and tongue pressure measurement while swallowing. After the evaluation, the relationship between suprahyoid musculature activity and tongue pressure during swallowing was verified. To obtain the electrical signal, surface electromyography was used and electrodes were placed in the submental region. They swallowed saliva and held the tongue against the palate for three seconds to record the maximum voluntary contraction, as well as saliva, and then, 50ml of water for the electromyographic recording. Tongue pressure was measured using the Iowa Oral Performance Instrument during swallowing of 10ml of water. Swallowing was performed with a bulb positioned between the dorsum of the tongue and the hard palate. Statistical analysis was carried out by using Spearman’s rank correlation coefficient. Results: there was a relationship between the electrical activity of the suprahyoid musculature and tongue pressure, during water swallowing (p=0.093%), showing an increase in the maximum tongue pressure level as the electrical activity increased, while swallowing. Conclusion: the values of tongue pressure and electrical activity of the suprahyoid musculature are related when swallowing in the presence of a greater volume of liquid to be swallowed.
  • Trauma de face e níveis de escolaridade: um estudo sobre a perspectiva da população Artigos Originais

    Martins, Natália de Castro e Silva; Branco, Mirella Pereira Castelo; Pessoa, Luciane Spinelli de Figueirêdo; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos; Studart-Pereira, Luciana Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: averiguar a perspectiva da população sobre trauma de face, de acordo com nível de escolaridade. Métodos: estudo observacional, transversal, documental, quantitativo, oriundo de 852 entrevistas, em duas capitais brasileiras. Investigou-se associação entre nível de escolaridade e demais conhecimentos sobre trauma de face. Dados foram analisados com testes Qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, erro de 5%. Resultados: houve associação estatisticamente significante da escolaridade e entendimento das consequências do trauma em: funções (p=0,001), mobilidade da boca (p=0,005) e questões dentárias (p=0,003). Na população mais acometida, escolaridade também se associou a jovens (p=0,001) e adultos (p=0,044). Sobre causas, houve associação com quedas (p=0,034) e acidentes de trânsito (p=0,034). Houve associação de ciclistas (p=0,016) e motociclistas (p=0,001) como população mais propensa. Escolaridade foi associada a todos profissionais. Com relação às consequências para a vida, houve também associação com saúde geral (p=0,049), atividades domésticas (p=0,001) e vida social (p=0,001). Imprudência foi a única causa com associação (p=0,004). Escolaridade foi associada ao conhecimento prévio sobre trauma (p=0,001). Conclusão: entendimento sobre consequências do trauma, população mais acometida, principais causas, profissionais envolvidos no tratamento, repercussão para a vida das pessoas e conhecimento prévio sobre o assunto aumentaram de acordo com os níveis de escolaridade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the population’s understanding on facial trauma, according to their level of schooling. Methods: an observational, cross-sectional, quantitative, documentary study conducted, based on 852 interviews carried out in two Brazilian state capitals. The association between the levels of schooling and varied knowledge of facial trauma was investigated. The data were analyzed with Pearson’s chi-square test or Fisher’s exact test, with a margin of error of 5%. Results: there was a statistically significant association between the participants’ schooling and their understanding on the consequences of trauma in: functions (p = 0.001), mouth mobility (p = 0.005), and dental issues (p = 0.003). In the most affected population, schooling was also associated with youth (p = 0.001) and adults (p = 0.044). Regarding causes, there was association with falls (p = 0.034) and traffic accidents (p = 0.034). There was association with bikers (p = 0.016) and motorcyclists (p = 0.001) as the population with greater propensity. Schooling was associated with all the professionals. Concerning the consequences to the victim’s life, there was association also with general health (p = 0.049), household chores (p = 0.001), and social life (p = 0.001). Recklessness was the only cause with an association (p = 0.004). Schooling was associated with previous knowledge of trauma (p = 0.001). Conclusion: their understanding on the consequences of trauma, most affected population, main causes, professionals involved in the treatment, repercussion for people’s lives, and previous knowledge of the subject increased along with the levels of background.
  • The relationship between dysphagia and clinical and cognitive aspects in elderly patients presented with dementia Original Articles

    Lages, Deborah Rodrigues Pinheiro; Fonseca, Lineu Corrêa; Tedrus, Glória Maria Almeida Souza; Oliveira, Iara Bittante de

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to relate the risk of dysphagia and aspects of eating behavior to the cognitive aspects of elderly people with dementia. Methods: 35 elderly patients with Alzheimer or vascular dementia were submitted to clinical and cognitive assessments as well as to a questionnaire for assessing appetite/eating disorder and the Dysphagia Risk Evaluation Protocol (DREP). Appropriate statistical tests were applied adopting a significance level lower than 0.05. Results: mild dementia occurred in 16 cases, moderate, in 14, and severe, in 5. Complaints of choking/coughing in the medical history, and signs of dysphagia in the DREP, occurred in 9 and 25 elderly patients, respectively, with no differences regarding the type and severity of dementia. Patients presented with dysphagia and alterations in the oral and pharyngeal phases of DREP, were older. Alterations in the pharyngeal phase were associated with poorer performance in the Mini-Mental State Examination (total score, attention/calculation, language). Changes in appetite/weight/eating habits were associated with signs of dysphagia, increasing severity of dementia and functional impairment. Conclusion: choking/coughing and signs of dysphagia were high. Changes in appetite/weight/eating habits were related to the severity of dementia and presence of dysphagia, and cognitive disorders and old age were associated with dysphagia.
  • Desafio do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família Artigos Originais

    Costa, Eduardo; Ferraz, Fabiane; Trindade, Letícia Lima; Soratto, Jacks

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o processo de trabalho das equipes de Saúde da Família no município de Caxias do Sul, RS, Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O estudo foi realizado em quatro Estratégia Saúde da Família (ESF) e participaram 22 profissionais de saúde. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e analisados pela análise de conteúdo temática, com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: foram organizados em três categorias: (1) Funções, realidade e idealização do trabalho na ESF, sendo a prevenção a saúde e as práticas curativistas apareceram como foco do processo de trabalho; (2) Elementos do trabalho na ESF, contemplou a finalidade do trabalho ligada à prevenção das doenças, os instrumentos vinculados as tecnologias duras e objeto de trabalho, relacionada as especificidades profissionais; e, (3) Desafios e perspectivas do trabalho na ESF, os quais enfatizam as fragilidades pela falta de profissionais e a necessidade de melhorias na gestão, bem como, o comprometimento e o trabalho em equipe como potencialidades. Conclusão: no processo de trabalho em saúde predominaram as ações profissionais preventivas com foco curativista, com desafios centrados no redirecionamento do processo de trabalho na lógica da Saúde da Família.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the work process of the Family Health teams in the municipality of Caxias do Sul, in Rio Grande do Sul State, Brazil. Methods: this is a qualitative, descriptive and exploratory research conducted in four Family Health Strategy (FHS) units, with the participation of 22 health professionals. The data were collected through a semi-structured interview and analyzed through the theme content analysis, aided by the Atlas.ti software. Results: the results were organized in three categories: (1) Roles, reality and idealization of working in the FHS, in which health prevention and curative practices appeared as the focus of the work process; (2) Elements of working in the FHS, which dealt with the purpose of the work connected to health prevention, related instruments, hard technologies and work object, in relation to professional specificities; and (3) Challenges and perspectives of working in the FHS, which emphasizes the fragilities, due to the shortage of professionals and the need for managerial improvement, as well as commitment and teamwork as potentialities. Conclusion: in the work process in health, the preventive professional actions with curative focus were predominant. The challenges were centered on redirecting the work process toward the Family Health approach.
  • Perfil audiológico de professores de ciclismo indoor Artigos Originais

    Costa, Kézzia Myrela da; Eto, Jorge; Lucas, Priscila de Araújo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o perfil audiológico e as queixas auditivas de professores de ciclismo indoor, como também relacionar os achados com o tempo de exposição ao ruído e presença de zumbido. Métodos: participaram oito professores de ambos os sexos, com idade entre 24 a 36 anos, com atuação profissional na área no mínimo há um ano. Foi realizada a medição do nível de pressão sonora durante a aula que variou de 45 a 50 minutos e aplicado, em cada indivíduo, um questionário de anamnese adaptado, composto por dez itens, que serviu para pesquisar os sintomas auditivos e fatores referentes à exposição ao ruído, e realizada a avaliação audiológica. Foram aplicados os testes estatísticos inferenciais. Resultados: todos apresentaram audiometria tonal limiar, imitanciometria e potencial evocado auditivo de tronco encefálico dentro da normalidade. Houve alterações na audiometria de altas frequências e emissões otoacústicas, sem correlação estatística com o tempo de atuação. Conclusão: o perfil audiológico obtido foi audiometria tonal limiar, imitanciometria e potencial evocado auditivo de tronco encefálico dentro dos padrões de normalidade; emissões otoacústicas transientes e produto de distorção e audiometria de altas frequências alteradas. As queixas relatadas foram: zumbido, tontura, necessidade de ouvir em volume elevado e exposição excessiva ao ruído.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the audiological profile and auditory complaints of indoor cycling teachers, as well as to relate the findings with time of noise exposure and presence of tinnitus. Methods: participants were eight teachers of both genders, age ranging from 24 to 36 years, with professional experience in the area for at least one year. Sound pressure level was measured during the class, which lasted from 45 to 50 minutes and an adapted anamnesis questionnaire composed of ten items was applied to each individual to research the auditory symptoms and factors related to noise exposure and the audiological assessment performed. Inferential statistical tests were applied. The level of statistical significance was 0.05. Results: all of them had pure tone audiometry, tympanometry testing and brainstem auditory evoked potential within normal limits. There were alterations in the high frequency audiometry and otoacoustic emissions without a statistical correlation with the time of professional experience. Conclusion: the audiological profile obtained was pure tone audiometry, tympanometry and brainstem auditory evoked potential within normal limits; altered transient otoacoustic and distortion product emissions and high frequency audiometry. The complaints reported were: tinnitus, dizziness, the need to listen at a high volume and being exposed to excessive noise.
  • Validação de cartilha sobre marcos do desenvolvimento da linguagem na infância Artigos Originais

    Alexandre, Débora de Souza; Alpes, Matheus Francoy; Reis, Ana Claudia Mirândola Barbosa; Mandrá, Patrícia Pupin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: construir e validar o conteúdo de um material educacional impresso (cartilha) sobre desenvolvimento típico da linguagem oral. Métodos: pesquisa de desenvolvimento metodológico, com validação de conteúdo. O material foi produzido após revisão da literatura, analisando as publicações disponíveis desta temática com os descritores: linguagem infantil, desenvolvimento infantil, desenvolvimento da linguagem, Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem. Participaram 37 juízes (especialistas na área e público alvo) subdivididos em grupos: fonoaudiólogos-GJF; educadores-GJE; e familiares-GJFA, que responderam um instrumento com escala likert de 5 pontos. Foram aplicados o percentual de concordância absoluta (PCA) e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) com valores mínimos adotados de 75% e 0,78, respectivamente. Resultados: a cartilha contempla os aspectos de fonologia, semântica, sintaxe, narrativa e audição, citando o que é esperado para cada idade e aborda ao final de cada tópico sugestões sobre como estimular a linguagem da criança. Os escores médios de IVC foram: GJF=81,3%, GJE=93,51% e GJFA=89,4%. Conclusão: a cartilha atingiu alto índice de validade de conteúdo e apresentação final e subsidiará ações educativas em saúde, favorecendo a disseminação do conteúdo a familiares e profissionais que acompanham o desenvolvimento infantil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to develop and validate the content of printed educative material (booklet) on the typical oral language development. Methods: methodological development research with content validation. The material was produced following a literature review, in which the available publications approaching this theme were analyzed. The descriptors used were “child language”, “child development”, “language development”, and “language development disorders”. A total of 37 judges (specialists in the field and target audience) participated, divided into groups: speech-language-hearing therapists (LJG), educators (EJG), and relatives (RJG). They answered a 5-point Likert-scale instrument. The absolute percentage agreement (APA) and content validity index (CVI) were applied, whose respective minimum values of 75% and 0.78 were adopted. Results: the booklet encompassed the aspects of phonology, semantics, syntax, narrative and hearing, citing what is expected for each age. At the end of each topic, suggestions on how to stimulate the child’s language were made. The mean VCI scores were: LJG=81.3%, EJG=93.51%, and RJG=89.4%. Conclusion: the booklet reached a high content and design validity index and will aid health education initiatives, allowing its content to be spread among families and professionals involved in child development.
  • Avaliação audiológica e eletrofisiológica em músicos profissionais de orquestra Artigos Originais

    Samelli, Alessandra Giannella; Rabelo, Camila Maia; Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Gonzaga, Denise; Santiago, Joyce Miranda; Magliaro, Fernanda Cristina Leite; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se a frequente exposição musical é capaz de prejudicar as respostas das vias auditivas periférica e central em músicos profissionais de orquestra. Métodos: participaram 45 indivíduos do sexo masculino, entre 19 e 40 anos, divididos em Grupo de músicos formado por 30 músicos de orquestra que tocavam instrumentos de corda ou de sopro, e Grupo de não músicos formado por 15 indivíduos. Ambos os grupos foram submetidos à audiometria tonal nas frequências convencionais e em altas frequências, Emissões Otoacústicas Transientes e Frequency Following Response. Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial, por meio do teste ANOVA One-Way para amostras não pareadas, sendo o nível de significância de 5%. Resultados: não houve diferenças significantes entre os limiares auditivos, tanto nas frequências convencionais quanto nas altas frequências e no Frequency Following Response. No entanto, observou-se diferenças entre as respostas das Emissões Otoacústicas Transientes, sendo que os músicos apresentaram respostas diminuídas em relação ao grupo de não músicos. Conclusão: os resultados sugeriram que a frequente exposição musical que indivíduos que tocam em orquestra vivenciam é capaz de prejudicar a função das células ciliadas da cóclea. Sendo assim, o monitoramento audiológico é importante a fim de detectar alterações subclínicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify whether the frequent musical exposure can impair peripheral and central auditory pathway responses in professional orchestral musicians. Methods: 45 male individuals from 19 to 40 years old participated in the study. They were divided into two groups: one comprising 30 orchestral musicians who played strings or wind instruments, and another with 15 nonmusicians. The two groups were submitted to both conventional and high-frequency pure-tone audiometry, transient-evoked otoacoustic emissions, and frequency-following response. The results were subjected to descriptive and inferential statistical analysis, using the one-way ANOVA unmatched samples parametric test, with a 5% significance level. Results: no significant differences were observed between the hearing thresholds in both conventional and high-frequency audiometry and frequency-following response. However, there were statistically significant differences between transient-evoked otoacoustic emission responses, with lower responses to musicians in comparison to the nonmusician group. Conclusion: the results suggest that frequent musical exposure experienced by orchestral musicians can impair the cochlear hair cells’ function. Therefore, audiological monitoring is important to detect subclinical impairments.
  • Avaliação eletroacústica e eletrofisiológica da audição em indivíduos afásicos Artigos Originais

    Buriti, Ana Karina Lima; Mello, Lilian Aguiar de; Machado, Bruna de Souza Pedroso; Gil, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: verificar o funcionamento das células ciliadas externas e do sistema olivococlear eferente medial e a integridade das vias auditivas no tronco encefálico até o córtex auditivo, em indivíduos afásicos. Métodos: a amostra foi composta por 20 indivíduos, sendo 10 indivíduos sem afasia e 10 indivíduos afásicos, com idades entre 21 e 58 anos. Os procedimentos utilizados foram: pesquisa das emissões otoacústicas por estímulo transiente sem e com ruído, e potencial cognitivo (estímulo toneburst e de fala). Os achados foram analisados a partir da estatística descritiva. Resultados: o efeito de supressão esteve mais presente nos indivíduos sem afasia quando comparado com os afásicos. No potencial cognitivo, o valor médio das latências P3, mostrou-se dentro dos padrões da normalidade com maior latência nos indivíduos com afasia para o estímulo toneburst em ambas as orelhas. Observou-se diferença estatisticamente significante da amplitude P3-N2 para o estímulo toneburst, comparando as orelhas em ambos os grupos, e para o estímulo de fala apenas à orelha esquerda em ambos os grupos. Conclusões: indivíduos afásicos não apresentaram diferenças significantes quanto à supressão das emissões otoacústicas. Quanto ao potencial cognitivo, os indivíduos afásicos apresentaram maior valor de latência em relação aos indivíduos sem afasia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the functioning of the outer hair cells and the medial efferent olivocochlear system, and the integrity of the auditory pathways in the brainstem up to the auditory cortex, in aphasic individuals. Methods: the sample comprised 20 individuals - 10 without aphasia and 10 with it, aged from 21 to 58 years. The procedures used were the research of the otoacoustic emissions by a transient stimulus with and without noise, and the cognitive potential (tone-burst and speech stimuli). The findings were analyzed based on descriptive statistics. Results: the suppression effect was more present in individuals without aphasia when compared with the aphasic ones. In the cognitive potential, the mean latency values of P3 was within normality standards, with a higher latency in the individuals presented with aphasia for the tone-burst stimulus in both ears. A statistically significant difference of the P3-N2 amplitude was observed for the tone-burst stimulus, comparing the ears in both groups, and for speech stimulus only to the left ear in both groups. Conclusions: aphasic individuals did not present significant differences regarding suppression of the otoacoustic emissions. As for the cognitive potential, the aphasic individuals presented higher latency values when compared to those with no aphasia.
  • O papel da fonoaudiologia na deficiência visual: percepções de profissionais de um serviço de reabilitação Artigos Originais

    Carvalho, Pedro Henrique Silva; Fernandes, Ana Cláudia; Montilha, Rita de Cassia Ietto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer a percepção de profissionais de um serviço especializado em habilitação e reabilitação quanto à atuação fonoaudiológica junto a pessoas com deficiência visual no contexto da equipe interdisciplinar. Métodos: trata-se de pesquisa qualitativa. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo, a qual permitiu a apresentação dos mesmos em categorias de análise. Resultados: participaram da pesquisa 11 profissionais entre psicólogo (2), fonoaudiólogo (1), fisioterapeuta (1), oftalmologista (1), professor de informática (1), pedagogo com especialização em Braille (1), assistente social (1), terapeuta ocupacional (2) e professor de orientação e mobilidade (1). A partir da análise dos dados, foram elaboradas três categorias temáticas: A. Fonoaudiologia e o desenvolvimento das funções do sistema estomatognático; B. Interfaces entre fonoaudiologia e educação no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em casos de pessoas com deficiência visual; C. Fonoaudiologia como promotora do desenvolvimento das habilidades comunicativas, da linguagem, da interação e das relações interpessoais em pessoas com deficiência visual. Conclusão: os participantes da pesquisa consideraram o trabalho fonoaudiológico de fundamental importância para a reabilitação de pessoas com deficiência visual e destacaram as áreas de atuação voltadas ao desenvolvimento das funções do sistema estomatognático e o trabalho com a linguagem oral e escrita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to know the perception of professionals from a specialized center in habilitation and rehabilitation, regarding the performance of speech therapists working with people presented with visual impairments, in an interdisciplinary team context. Methods: a qualitative research in which the content analysis was chosen, so as to allow data to be presented in analysis categories. Results: 11 professionals participated in the research, including psychologists (2), a speech therapist (1), a physiotherapist (1), an ophthalmologist (1), a computer science teacher (1), a pedagogue specialized in Braille (1), a social worker (1), occupational therapists (2), and an orientation and mobility teacher (1). From the analysis of the data, three thematic categories were developed: A. Speech therapy and the development of functions of the stomatognathic system; B. Interfaces between speech therapy and education in the development of reading and writing skills, in cases of people with visual impairments; C. Speech therapy as a promoter of the development of communicative skills, language, interaction, and interpersonal relationships for people with visual impairments. Conclusion: the research participants considered the speech therapy work as paramount for the rehabilitation of people with visual impairments, and highlighted the fields of activity aimed at developing the functions of the stomatognathic system and working with oral and written language.
  • Associação entre severidade da disfunção temporomandibular, cervicalgia e limitação funcional da mandíbula Artigos Originais

    Nunes, Achilles Motta; Lopes, Paulo Raimundo Rosário; Bittencourt, Marcos Alan Vieira; Araújo, Roberto Paulo Correia de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar possível associação entre severidade da disfunção temporomandibular, cervicalgia e limitação funcional mandibular. Métodos: estudo seccional descritivo, em 32 indivíduos com disfunção temporomandibular, categorizados de acordo com o grau de severidade segundo o Índice de Fonseca. Utilizando-se o Critérios Diagnósticos de Pesquisa em Disfunção Temporomandibular, estabeleceram-se prováveis fatores etiológicos da disfunção e a intensidade de incapacidade funcional cervical e mandibular, avaliados pelo Índice de Incapacidade Relacionada à Dor no Pescoço e Questionário de Limitação Funcional Mandibular respectivamente. Os dados obtidos foram tratados estatisticamente, adotando-se nível de significância de 5%. Resultados: a média de idade foi de 33,8 anos, sendo 90,6% pertencentes ao gênero feminino. Quanto à severidade da disfunção, 56,3% possuíam o tipo severo, sendo moderada em 28,1%. Em 93,7%, verificou-se etiologia miogênica. A cervicalgia esteve presente em 90,6% dos pacientes, dos quais 59,4% apresentaram incapacidade leve e 25% moderada. Quanto à função mandibular, houve baixa limitação em 46,9%, moderada em 40,6%, tendo sido severa em 12,5%. Houve associação estatisticamente significante entre a cervicalgia e a função mandibular (p=0,011). Contudo, embora tenha havido aumento na incapacidade cervical e na limitação mandibular com o aumento da severidade da disfunção temporomandibular, estas associações não foram estatisticamente significantes (p=0,178 e p=0,102, respectivamente). Conclusão: é possível afirmar que há maior prevalência de disfunção temporomandibular de intensidade severa e de origem miogênica, e que a cervicalgia influencia diretamente a função mandibular, não estando necessariamente relacionada à severidade da disfunção temporomandibular. Da mesma forma, esta última também não apresenta relação direta com a limitação da função mandibular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the possible association between the severity of the temporomandibular disorder, cervical pain, and mandibular function impairment. Methods: is a cross-sectional, descriptive study, conducted with 32 individuals with temporomandibular disorder, categorized by degree of severity, according to the Fonseca Index. Using the diagnosis criteria for temporomandibular disorder, the likely etiological factors for the disorder were established, as well as the intensity of the functional disability, resulting from cervical pain and of the mandibular impairment. The data obtained were statistically treated, adopting the significance level of 5%. Results: the mean age was 33.8 years, 90.6% being females. As for the degree of disorder, 56.3% presented severe TMD, followed by 28.1% showing a moderate one. The myogenic etiology was present in 93.7% of the patients. Cervical pain was present in 90.6% of them, of which, 59.4% presented a mild disability, and 25%, a moderate one. Considering the mandibular function, 46.9% of the patients presented a low, 40.6%, a moderate, and 12.5%, a severe impairment. There was a statistically significant association between cervical pain and mandibular function (p = 0.011). However, although there was an increase in cervical disability and in mandibular impairment as the severity of the TMD also increased, these associations were not statistically significant (p = 0.178 and p = 0.102, respectively). Conclusion: it can be stated that there is a higher prevalence of severe TMD and of myogenic origin, and that cervical pain influences, directly, the mandibular function, which is not necessarily related to the severity of the temporomandibular alteration. Likewise, such severity does not present a relationship to mandibular function impairment either.
  • Métodos de treinamento auditivo em crianças com diagnóstico psiquiátrico: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Simões, Humberto de Oliveira; Zanchetta, Sthella; Furtado, Erikson Felipe

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar as abordagens de treinamento auditivo utilizadas na população infantil com diagnósticos psiquiátricos, caracterizar os contextos de intervenção, protocolos e discernimento dos desfechos. Métodos: busca realizada em quatro bases de dados, utilizando as expressões fixas “auditory training” OR “auditory rehabilitation” e, quanto à amostragem, variaram-se aos mais comuns diagnósticos, sinais e sintomas. Foram selecionados artigos publicados até agosto de 2018, com população sem perda auditiva e excluídos artigos com amostra com uso de dispositivos de amplificação sonora, otites ou diagnóstico isolado de Transtorno do Processamento Auditivo. Resultados: foram identificadas 103 referências, dentre as quais 16 preencheram os critérios de inclusão. As amostragens estudadas foram de crianças e adolescentes com distúrbios de aprendizagem, linguagem e leitura, dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno do espectro autista e esquizofrenia. As intervenções com a abordagem bottom-up e combinada (bottom-up e top-down), no contexto formal, foram as mais frequentes, cujos resultados direcionaram a melhora em habilidades auditivas, linguísticas e metalinguísticas. O número e frequência de sessões, assim como, a duração (tempo) foram diversificadas. Conclusão: a heterogeneidade das técnicas de treinamento auditivo diversificou os resultados, entretanto, parece existir um potencial para recomendação do treinamento auditivo na população abordada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify auditory training approaches used in the pediatric population with psychiatric diagnoses and to characterize the contexts in which the intervention took place, as well as protocols and discernment of the results. Methods: a search was carried out in four databases, using the fixed terms "auditory training" OR "auditory rehabilitation". Regarding the sampling, there was a considerable range of diagnoses, signs and symptoms, including the most common ones. Articles published until August 2018 whose population did not present hearing loss were selected; articles whose subjects had made use of any personal sound amplification products, presented otitis or had any isolated diagnosis of auditory processing disorder, were excluded. Results: 16 articles out of the 103 references found, met the inclusion criteria. The samplings studied were children and adolescents with learning, language or reading disorders, dyslexia, attention deficit hyperactivity disorder, autism spectrum disorder and schizophrenia. The bottom-up intervention and the combined approach (bottom-up and top-down), in the formal context, were the most frequent approaches, whose results led to the improvement in linguistic, metalinguistic and auditory skills. The amount and frequency of sessions, as well as their duration varied. Conclusion: the heterogeneity of auditory training techniques diversified the results. However, it seems there is a potential for recommending auditory training in the reviewed population.
  • Efeitos do tratamento quimioterápico no sistema auditivo de crianças com câncer: revisão sistemática da literatura Artigos De Revisão

    Lopes, Nila Bernardes; Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Samelli, Alessandra Giannella; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar e analisar os efeitos da quimioterapia no sistema auditivo de crianças e/ou adolescentes com câncer tratados com cisplatina e carboplatina, avaliados por meio de procedimentos audiológicos padronizados. Métodos: buscou-se por estudos nos idiomas português brasileiro e inglês, disponíveis nas bases de dados Science Direct, PubMed, Lilacs, Bireme, Embase, Scielo, Web of Science e Cochrane. Os descritores foram: Perda Auditiva, Audiologia, Câncer Infantil, Quimioterapia e Criança. Foram considerados artigos com níveis de evidência científica 1 e 2, publicados nos últimos 20 anos (1997 a 2017), dos quais foram analisados os resultados audiológicos, bem como a prevalência da perda auditiva de crianças com câncer submetidas à quimioterapia. Resultados: foram encontrados 3625 artigos, sendo que apenas 23 foram selecionados para análise na presente revisão. Os estudos demonstraram alta incidência de perda auditiva neurossensorial e diminuição ou até perda das emissões otoacústicas em crianças e adolescentes com câncer, mesmo após a primeira dose das drogas quimioterápicas, sendo que as frequências altas são as mais acometidas. Conclusões: há evidências de que a carboplatina e especialmente a cisplatina, desde as primeiras doses, podem prejudicar a audição de crianças e adolescentes, afetando principalmente a função coclear, destacando a importância do monitoramento audiológico a longo prazo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify and analyze the effects of chemotherapy on the auditory system of children and/or adolescents with cancer treated with cisplatin and carboplatin, assessed through standardized audiological procedures. Methods: studies in Brazilian Portuguese and in English were searched for, as available in the databases Science Direct, PubMed, LILACS, BIREME, Embase, SciELO, Web of Science and Cochrane. The descriptors were: Hearing Loss, Audiology, Child Cancer, Chemotherapy, and Child. Articles with levels 1 and 2 of scientific evidence, published in the last 20 years (1997 to 2017), were considered, of which the audiological results were analyzed, as well as the prevalence of hearing loss in children with cancer undergoing chemotherapy. Results: 3,625 articles were found, of which only 23 were selected for analysis in the present review. Studies have shown a high incidence of sensorineural hearing loss and decrease or even loss of otoacoustic emissions in children and adolescents with cancer, even after the first dose of chemotherapy drugs, with high frequencies being the most affected. Conclusion: there is evidence that both carboplatin and especially cisplatin from the first doses may impair the hearing of children and adolescents, mainly affecting the cochlear function, thus, the importance of long-term audiological monitoring.
  • Interface Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional: integração de saberes científicos de campos de conhecimento Artigos De Revisão

    Garcia, Elisandra Santos Mendes; Martinez, Claudia Maria Simões; Figueiredo, Mirela Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a produção científica nacional brasileira da Fonoaudiologia na interface com a Terapia Ocupacional (TO), a partir de revisão integrativa da literatura. Métodos: foi realizada seleção dos artigos publicados nos periódicos nacionais do campo da TO: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Revista Baiana da Terapia Ocupacional e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional, com emprego dos descritores “fonoaudiologia, fonoaudiólogo e terapia fonoaudiológica”. Os artigos foram analisados quantitativa e qualitativamente. Resultados: foram selecionadas 10 publicações entre 2000 e 2017, com maior quantidade no ano de 2015. Os principais achados apontam para a área da linguagem como a mais prevalente, revelando conexão entre Fonoaudiologia e TO. A Tecnologia Assistiva, particularmente com as crianças, constitui-se em um campo comum entre as profissões, com a maior frequência de aparição. Conclusão: a análise da produção científica demonstrou que a parceria entre a Fonoaudiologia e a TO apareceu sob diferentes objetivos e públicos como intervenção precoce, ações na múltipla deficiência, com a criança deficiente e família, com autistas em equoterapia, na inclusão escolar e em tecnologia assistiva, este último com maior frequência. Tais achados possibilitaram reflexões sobre a interdisciplinaridade das duas profissões e campos de saberes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the national scientific production of Speech-Language Therapy in the interface with Occupational Therapy (OT) based on an integrative literature review. Methods: a selection of articles published in Brazilian journals in the field of Occupational Therapy: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional of UFSCar, Revista de Terapia Ocupacional of USP, Revista Baiana da Terapia Ocupacional and Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional with the descriptors “speech therapy, speech therapist and speech-language therapy”. The sample, consisting of 10 articles, was analyzed with quantitative and qualitative procedures. Results: the search showed publications from 2000 to 2017, with the largest number of articles in 2015. The main findings point to the language area as the most prevalent, revealing a connection between speech therapy and OT. Assistive Technology, particularly adopted with children, is a common field among the professional areas studied, with the highest incidence in the articles. Conclusion: the analysis of the scientific production showed that the partnership between Speech-Language Therapy and OT appeared under different objectives and the public, as early intervention, actions in multiple disabilities, with the disabled child and their family, with autists in hippotherapy, in school inclusion and in assistive technology, the latter more frequently. These findings allowed reflections on the interdisciplinarity of both professions and fields of knowledge.
  • Análise bibliométrica da literatura sobre equilíbrio postural em crianças com Transtorno do Espectro Autista Artigos De Revisão

    Cordeiro, Erika Suenya Gomes; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Silva, Eliza Mikaele Tavares da; Fernandes, Fernando Henrique; Lima-Alvarez, Carolina Daniel de; Gazzola, Juliana Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar o estado da arte do equilíbrio postural em crianças com TEA baseado na literatura nacional e internacional. Métodos: trata-se de uma revisão bibliométrica, construída por meio de levantamento bibliográfico em bases de dados, utilizando os seguintes descritores: "postural balance" or "vestibular diseases" or "postural equilibrium" and “autism”. Os critérios de elegibilidade para seleção da amostra foram: artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais; em inglês e português; sem filtro de ano. Para a seleção dos artigos foram considerados a leitura pelo título, seguida do resumo e finalmente, a leitura dos artigos completos, potencialmente relevantes para a revisão. Resultados: foram encontrados 62 artigos com base nos critérios de elegibilidade. O pico de publicações referente ao estudo ocorreu nos anos de 2015 e 2016, e a primeira publicação encontrada foi no ano de 1974. Predominou os estudos publicados nos EUA (37%), em língua inglesa, com abordagem quantitativa, corte transversal e desenho seccional. A maioria dos autores compararam o desempenho das crianças com TEA e crianças de desenvolvimento típico em tarefas de equilíbrio corporal. Conclusão: foi observado que o equilíbrio corporal e o controle postural em crianças com TEA são temas em ascensão nas publicações científicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the state-of-the-art research on postural balance in children with autism spectrum disorder (ASD) in both Brazilian and international literature. Methods: a bibliometric review, developed through bibliographical search in databases using the following descriptors: "postural balance" OR "vestibular diseases" OR "postural equilibrium" AND "autism". The eligibility criteria for sample selection were articles published in Brazilian and international journals, in either English or Portuguese. There was no restriction regarding the year of publication. The selection was based on reading the title, abstract, and lastly the full text of the articles potentially relevant for this review. Results: 62 articles were found based on the eligibility criteria. The number of publications related to the study’s theme peaked in 2015 and 2016, the first publication being from 1974. There was a predominance of studies published in the USA (37%), in English, with a quantitative, cross-sectional approach. Most of the authors compared the performance in body balance tasks of children with ASD with that of children with typical development. Conclusion: it was observed that body balance and postural control in children with ASD are growing trends in scientific publications.
  • Alterações fonoaudiológicas na CADASIL: relato de caso Relatos De Casos

    Silva, Jullyane Florencio Pachêco da; Cysneiros, Helena Renata Silva; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi relatar as principais alterações fonoaudiológicas encontradas em um caso de uma paciente com diagnóstico de CADASIL, atendida na clínica-escola de Fonoaudiologia de uma Instituição de Ensino Superior, no período de 2008 a 2013. Foi realizada a avaliação clínica verificando alterações quanto aos órgãos fonoarticulatórios, mobilidade e tônus de lábios, língua e bochechas reduzidos, com maiores repercussões na deglutição nos dois últimos anos de atendimento. Na avaliação evidenciaram-se deglutições múltiplas na consistência pastosa e presença de tosse na consistência líquida, com qualidade vocal “molhada” e ausculta cervical sem alterações, após várias deglutições. Já a voz, apresentou qualidade vocal rouco-soprosa, astenia, loudness fraca, ressonância hipernasal e articulação imprecisa. A conduta fonoaudiológica objetivou manter a alimentação e a comunicação oral, contribuindo para melhor qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this study was to report the main speech-language disorders in a patient with CADASIL diagnosis, attending the Speech Therapy School Clinic of a Higher Education Institution from 2008 to 2013. Clinical evaluation of the speech organs was carried out, verifying reduced mobility and tonus of lips, tongue and cheeks, with major repercussions on deglutition in the last two years of care. Multiple swallowing were observed for pasty consistency, and coughing, for the liquid one, with "wet" vocal quality and cervical auscultation without alterations, after multiple swallowing. A hoarse vocal quality with asthenia, weak loudness, hypernasal resonance and imprecise articulation were observed regarding the patient’s voice. The speech therapy aimed at maintaining food intake and communication, improving the patient’s quality of life.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
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