Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2020
  • Uso do programa Dangerous Decibels® para trabalhadores de empresa frigorífica e seus filhos: estudo piloto intergeracional Comunicação Breve

    Bramati, Luciana; Gondim, Lys Maria Allenstein; Lacerda, Adriana Bender Moreira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: relatar o uso do programa Dangerous Decibels® para trabalhadores de uma empresa frigorífica e seus filhos como estratégia de intervenção em saúde auditiva. Métodos: o estudo caracteriza-se como um estudo de intervenção, realizado na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catarina. Participaram do estudo, oito trabalhadores de uma empresa frigorífica e seus filhos. Foram utilizadas as estratégias propostas pelo Programa Dangerous Decibels®. Resultados: as estratégias do programa Dangerous Decibels®, contribuíram para a reflexão sobre o ruído e favoreceram a interação entre os participantes. Os trabalhadores e seus filhos assumiram o compromisso mútuo de proteger e preservar a audição, levando adiante o conhecimento adquirido para os demais familiares, amigos e colegas de trabalho. Os três princípios básicos do programa Dangerous Decibels®: afastar-se do ruído, abaixar o volume e proteger os ouvidos, foram adotados pelos participantes. Conclusão: o programa Dangerous Decibels® desenvolvido em um contexto intergeracional, foi bem recebido e aceito pelos trabalhadores e seus filhos. Como estratégia de intervenção educativa em saúde auditiva, ele mostrou-se viável, conveniente e com conteúdo adequado para ser usado simultaneamente em populações com faixas etárias diferentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to report the use of the Dangerous Decibels® program for workers of a refrigeration company and their children as an intervention strategy for hearing health. Methods: an intervention study conducted in the city of Chapecó, SC, Brazil. Eight workers from a refrigeration company and their children participated in the study. The strategies adopted were those proposed by the Dangerous Decibels® program. Results: the Dangerous Decibels® program strategies contributed to the reflection on noise and favored interaction among participants. Workers and their children mutually committed to protecting and preserving hearing by passing on the knowledge gained to other family members, friends, and co-workers. The three basic principles of the Dangerous Decibels® program adopted by the participants were: Move away from noise, turn down the volume and protect the ears. Conclusion: the Dangerous Decibels® program developed in an intergenerational context was well received and accepted by workers and their children. As an educational intervention strategy for hearing health, it proved to be viable, convenient and with adequate content to be used simultaneously in populations of different age groups.
  • Ultrassonografia dos movimentos de língua do som /l/ e caracterização por gênero em crianças com desenvolvimento típico e atípico de fala Artigos Originais

    Barberena, Luciana da Silva; Rosado, Isadora Mayer; Moraes, Denis Altieri de Oliveira; Berti, Larissa Cristina; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar os gestos articulatórios de língua do som /l/, caracterizados pela variável gênero, de crianças com desenvolvimento típico e atípico de fala. Métodos: a amostra foi composta por 60 crianças, sendo 30 com desenvolvimento típico e 30 com desenvolvimento atípico, com idades entre 4 anos a 8 anos e 11 meses, de ambos os gêneros, estando o som /l/ adquirido para todas as crianças. Foram coletados os dados articulatórios (imagem de ultrassom do movimento de língua) a partir da gravação de palavras tri/polissílabas com o som /l/, considerando-se a elevação máxima do ponto de língua, utilizando a ultrassonografia dos movimentos de língua, analisados por meio do software Articulate Assistant Advanced (AAA). Foram comparados os contornos médios de língua das crianças típicas e atípicas em relação à variável gênero, a fim de observar possíveis diferenças entre esses grupos. Resultados: houve diferença significante quanto aos gestos de língua das crianças típicas e atípicas no gênero masculino. No gênero feminino houve menor diferenciação das médias dos contornos de língua entre as crianças típicas e atípicas. Conclusão: o grupo de crianças atípicas do gênero masculino apresentou menor habilidade de refinamento dos gestos de língua quando comparadas às típicas do mesmo gênero.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to compare the articulatory gestures of the /l/ sound, characterized by gender variable, of children with typical and atypical speech development. Methods: the sample was composed of 60 children, 30 with typical speech development and 30 with atypical speech development, aged between 4 years and 8 years and 11 months, of both genders, being the /l/ sound acquired for all children. The articulatory data (ultrasound image of tongue movement) were collected from the recording of tri/polysyllabic words with the sound /l/, considering the maximum elevation of the tongue point analyzed through the Articulate Assistant Advanced (AAA) software. The mean tongue contours of typical and atypical children were compared to the gender variable in order to observe possible differences between these groups. Results: there was a significant difference in the tongue gestures of typical and atypical children in the male gender. In females, there was less differentiation of the means of the tongue contours between the typical and atypical children. Conclusion: the group of atypical male children presented less ability to refine the tongue gestures when compared to the typical ones of the same gender.
  • Posição da língua para avaliação do frênulo lingual Artigos Originais

    Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Marchesan, Irene Queiroz; Berretin-Felix, Giédre

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar qual a melhor posição da língua para realizar a avaliação do frênulo lingual, considerando a elevação e a protrusão. Métodos: foram analisados 92 arquivos audiovisuais de sujeitos acima de 6 anos, diagnosticados com anquiloglossia, para verificação da forma da ponta da língua nas posições de elevação e protrusão. Para análise estatística foi utilizado o Programa estatístico IBM SPSS, versão 25.0, sendo aplicado o teste Qui-quadrado para Proporções, considerando o nível de significância p<0.05. Resultados: a análise estatística evidenciou que tanto a ligeira fenda, quanto a forma de coração na ponta da língua são mais visíveis na posição de elevação do que na posição de protrusão. Conclusão: a posição de elevação permite visualizar melhor a forma da ponta da língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the movements of elevation and protrusion of the tongue in order to determine which position provides better lingual frenulum assessment. Methods: a database of 92 audiovisual recordings of subjects over six-years of age diagnosed with ankyloglossia was used to verify the shape of the tip of the tongue during tongue elevation and protrusion. The Chi-Square Test for Proportion was applied to verify possible differences between the postures of elevation and protrusion. The significance level of 5% (p<0.05) was adopted. Results: the statistical analysis demonstrated that both shapes, i.e., the V-shaped one and the heart-shaped one are more visible during tongue elevation than during tongue protrusion. Conclusion: elevation is the position that allows the best observation of the shape of the tip of the tongue.
  • A autocorreção no Teste de Nomeação Rápida reflete o desempenho cognitivo e linguístico em adolescentes? Artigos Originais

    Jesus, Luciana Cássia de; Martins-Reis, Vanessa de Oliveira; Alves, Luciana Mendonça

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: descrever a ocorrência da autocorreção entre adolescentes no teste de nomeação automática rápida e a influência da escolaridade, tipo de estímulo visual e de habilidades cognitivas e linguísticas. Métodos: participaram 83 adolescentes típicos de 11 a 16 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas de Belo Horizonte. Foram aplicados os testes: nomeação automática rápida, NEUPSILIN Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve e Nomeação de Boston. Durante a nomeação rápida foram contabilizadas as substituições e a autocorreção. A variação do número de erros, com e sem autocorreção, foi relacionada à escolaridade, funções e habilidades avaliadas. Foi realizada análise estatística pertinente adotando-se o nível de significância menor que 0,05. Resultados: os indivíduos que não cometeram erros apresentaram melhor desempenho na atenção, funções executivas, memória e vocabulário do que os indivíduos que cometeram erros. Os adolescentes que realizaram autocorreções foram melhores em atenção do que aqueles que não realizaram a autocorreção. Os estímulos não alfanuméricos apresentaram maior ocorrência de autocorreção. As tarefas não alfanuméricas e alfanuméricas se diferenciaram em termos de variação do número de erros com e sem autocorreção. Os adolescentes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental II se diferenciaram na tarefa de nomeação de letras quanto à ocorrência de autocorreção. Conclusão: a autocorreção se mostrou frequente na amostra avaliada e diferenciou o grupo de adolescentes, que realizam ou não a autocorreção, com relação à atenção, funções executivas e vocabulário.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the occurrence of self-correction among adolescents in the rapid automatic naming test and the influence of schooling, type of visual stimulation and cognitive and language skills. Methods: 83 typical adolescents from 11 to 16 years old, enrolled from 6th to 9th grade of two public schools in Belo Horizonte participated in the study. The following tests were applied: rapid automatic naming, NEUPSILIN Brief Neuropsychological Assessment Instrument and Boston Naming. During rapid naming, substitutions and self-correction were accounted for. The variation in the number of errors, with and without self-correction, was related to schooling, functions and skills evaluated. Appropriate statistical tests were applied, adopting a significance level lower than 0.05. Results: individuals who made no mistakes had a better performance in attention, executive functions, memory, and vocabulary than those who made. Adolescents who performed self-correction were better at attention than those who did not correct themselves. Non-alphanumeric stimuli presented a higher occurrence of self-correction. Non-alphanumeric and alphanumeric tasks differed in terms of number of errors, both with and without self-correction. Adolescents from the early and late years of middle school differed regarding self-correction in the task of naming letters. Conclusion: self-correction was frequent in the evaluated sample and differentiated the group of adolescents who self-corrected or not, regarding attention, executive functions and vocabulary.
  • Fonoaudiologia e escuta clínica em equipe de saúde mental: percepção de pais de crianças com transtorno do espectro do autismo Artigos Originais

    Barbosa, Caroline Lopes; Alencar, Isabela Barros Gonçalves; Mendes, Vera Lúcia Ferreira; Souza, Luiz Augusto de Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar efeitos da escuta clínica no discurso parental de crianças com autismo sobre o trabalho fonoaudiológico em equipe de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil. Métodos: pesquisa descritiva, estudo de caso com nove pais de crianças com autismo. Resultados: os pais reconhecem, na experiência terapêutica com o fonoaudiólogo, modificações na qualidade da comunicação e da relação com seus filhos, tornam-se figuras linguisticamente mais abertas e interessantes aos filhos porque compreendem os dinamismos da comunicação e sentem-se aptos a trabalha-la. Os pais incorporaram a ideia de que é pelo brincar compartilhado que suas crianças se desenvolvem subjetiva e cognitivamente. Percebem que a troca e a interação com e entre as crianças, propostas pela Fonoaudiologia, são produtoras de cuidado e ampliam os repertórios sociais de comunicação. Conclusão: a Fonoaudiologia foi considerada pertencente e fundamental ao campo da saúde mental no trabalho com crianças com autismo, o que reitera a escuta oferecida aos pais pela equipe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the effects of clinical listening in the discourse of parents of children with autism about the speech-language-hearing work in the team of a Children and Youth Psychosocial Attention Center (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil). Methods: a descriptive case study research with nine parents of children with autism. Results: the parents recognize, in the therapeutic experience with the speech-language-hearing therapist, changes in the quality of communication and relationship with their children, becoming more linguistically open and interesting figures to their children, because they understand the communication dynamics and feel ready to develop it. The parents incorporated the idea that it is through a shared playing that their children develop both subjectively and cognitively. They realize that the change and interaction with and between their children, as proposed by the speech-language-hearing therapy, generate care and enlarge the social repertoire of communication. Conclusion: speech-language-hearing therapy was considered as belonging and fundamental to the field of mental health in the work with children with autism, which reinforces the listening offered to the parents by the team.
  • Caracterização dos atendimentos realizados numa Clínica Escola de Fonoaudiologia conveniada à rede Sistema Único de Saúde - SUS Artigos Originais

    Farias, Isadora Katariny Monteiro de Sousa; Araújo, Ana Nery Barbosa de; Nascimento, Cynthia Maria Barboza do; Xavier, Ivana Arrais de Lavor Navarro; Vilela, Mirella Bezerra Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o perfil dos atendimentos realizados numa Clinica Escola de Fonoaudiologia conveniada à rede Sistema Único de Saúde (SUS), no ano de 2016. Métodos: estudo transversal cujas fontes de dados foram as fichas de triagem, altas e desligamentos, e os prontuários. Foram estudadas as variáveis sociodemográficas e clínicas, mensurando o tempo de espera e especialidade para atendimento e, nos casos de desligamento, o motivo. Resultados: foram acolhidas 107 pessoas na triagem, das quais 53,3% eram crianças, 58,9% do sexo masculino, 41,1% com queixas de Linguagem e 35.5% de Motricidade Orofacial. A média de tempo de espera para iniciar o tratamento foi de 6,6 meses. Do total de pessoas triadas, 80,3% começaram o tratamento, com maior ocorrência nas áreas de Motricidade Orofacial (39.1%) e Linguagem (37,9 %). A alta fonoaudiológica foi obtida em 28,6% dos casos. Dentre as 37 pessoas que foram desligadas do tratamento, o principal motivo foi abandono ou falta (71,4%). Conclusão: evidenciou-se maior frequência de crianças, do sexo masculino, com maiores demandas para as áreas de Linguagem e Motricidade Orofacial. O tempo médio de espera para início do tratamento foi de 6,6 meses, sendo que 20% das pessoas triadas não o iniciaram. Destaca-se a alta frequência de desligamentos por falta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize the care provided at a Speech Therapy School Clinic affiliated with the Brazilian public healthcare system, in 2016. Methods: a cross-sectional study was conducted with data from screening, discharge, discontinuation and medical records. Sociodemographic and clinical variables were assessed, by measuring waiting time and specialty. The reasons for treatment discontinuation were also investigated. The data were presented in tables and expressed as absolute and relative frequencies. Results: one hundred-seven individuals were screened, among whom 53.3% were children, 58.9% were males, 41.1% had language complaints and 35.5% had complaints regarding orofacial motor function. The mean waiting time to begin treatment was 6.6 months. Among all individuals screened, 80.3% began treatment. The treatment, more frequently, addressed orofacial motor function (39.1%) and language (37.9%). Discharge from treatment occurred in 28.6% of cases. Among the 37 individuals whose treatment was discontinued prior to completion, the main reason was abandonment/absences on the part of the patient (71.4%). Conclusion: the speech therapy care profile revealed a greater frequency of children, males and needs regarding language and orofacial motor function. The mean waiting time was 6.6 months and 20% of the individuals screened did not initiate treatment. A high frequency of discontinuation prior to completing treatment was found, due, mainly, to failure on the part of the patients to attend the sessions.
  • Testes comportamentais em adultos: valores de referência e comparação entre grupos com e sem transtorno do processamento auditivo central Artigos Originais

    Sanguebuche, Taissane Rodrigues; Peixe, Bruna Pias; Garcia, Michele Vargas

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: gerar valores de referência para diferentes testes comportamentais de processamento auditivo central (PAC) em adultos normo-ouvintes, com estratificação de faixa etária, assim como, comparar os resultados segundo a variável presença ou ausência de transtorno do PAC(TPAC). Métodos: a casuística foi composta por 94 adultos normo-ouvintes, com pelo menos 11 anos de escolaridade, os quais foram distribuídos em dois grupos, conforme o desempenho nos testes de Identificação de Sentenças Dicóticas(DSI), Masking Level Difference(MLD), Randon Gap Detection Test(RGDT), Fala Comprimida Adaptado(FCA) e Testes de Padrão de Duração e Frequência(TPD/TPF). Os 64 sujeitos que apresentaram normalidade em todos os testes formaram o G1 e os 30 sujeitos com alteração em pelo menos um deles originaram o G2. Foi realizada uma descrição com valores de média, desvio padrão (DP), mínima, máxima e intervalo de confiança. Posteriormente, foi utilizado o teste não paramétrico de comparação entre variáveis U de Mann-Whitney. Em todas as análises foi considerado nível de significância de 5% (p≤0,05). Resultados: o somatório de dois desvios padrões ao desempenho médio do G1, originou valores de referência para os diferentes testes abordados. Quando comparados os grupos G1 e G2, o G1 apresentou melhores resultados, sendo esta significante nos testes DSI(orelha esquerda), MLD,RGDT,TPD e TPF para a faixa etária entre 18 e 29 anos e, DSI(orelha esquerda), RGDT e FCA(orelha direita) na faixa etária de 30 a 58 anos. Conclusão: foi possível gerar valores de referência para diferentes testes comportamentais de PAC, em adultos normo-ouvintes, assim como, constatar um melhor desempenho para o grupo com ausência de TPAC.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to generate reference values for different behavioral central auditory processing (CAP) tests in normally hearing adults, with age stratification, as well as to compare the results, according to the presence or absence of CAP disorder (CAPD). Methods: the study sample consisted of 94 adults with normal auditory thresholds, with at least 11 years of schooling, who were divided into two groups, according to the performance in the Dichotic Sentences Identification Test (DSI), Masking Level Difference (MLD), Random Gap Detection Test (RGDT), Adapted Time-Compressed Speech (ATCS) and Duration and Frequency Pattern Tests (DPT/FPT).The 64 subjects who presented normality in all the tests formed the G1 group and the 30 subjects who presented alteration in at least one of them, originated the G2 group. To accomplish the analysis it was used the Mann-Whitney U Test. In all analyzes, the significance level was 5% (p≤0.05). Results: the sum of the two standard deviations for the mean performance of G1 yielded reference values for the different tests addressed. When G1 and G2 groups were compared, G1 presented better results, this being significant in the DSI (left ear), MLD, RGDT, DPT and FPT tests, for the group aged between 18 and 29 years and, DSI (right ear), RGDT and ATCS (right ear), for the group from 30 to 58 years. Conclusion: it was possible to generate reference values for different behavioral tests of CAP in normally hearing adults, as well as to verify a better performance for the group with no CAPD.
  • Associação entre auto-referência de tontura e perda auditiva assimétrica no idoso Artigos Originais

    Garcia, Ana Carla Oliveira; Fuente, Adrian; Ianiszewski, Alejandro; Santos, Teresa Maria Momensohn dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a relação entre auto referência de tontura, o grau, a simetria da perda auditiva, idade e sexo, em idosos. Métodos: estudo retrospectivo que incluiu a análise de 440 registros de idosos com média de idade de 72,9 anos, cadastrados no período de 2011 a 2015 em um Serviço de Reabilitação Auditiva. Foram aplicados modelos de regressão logística binária entre as variáveis, os dados foram tabulados e processados pelo software SPSS 24.00. Para todos os testes, os valores de alfa foram considerados significantes quando menores que 0,05. Resultado: na amostra, 78 (17,7%) idosos apresentaram perda auditiva assimétrica, sendo que destes, 27 (34,6%) referiram queixa de tontura. A queixa de tontura apresentou relação estatisticamente significante com o sexo feminino (p<0,001), com o grau da perda auditiva severa (p<0,001), com a idade inferior a 70 anos (DP 8,6 anos) e com a assimetria da perda auditiva (p<0,001). Conclusão: no presente estudo, idosos do sexo feminino, mais jovens, com perda auditiva assimétrica e grau de perda auditiva severo apresentaram queixa auto referida de tontura. Estes resultados sugerem que essa população seja rotineiramente rastreada sobre problemas de equilíbrio, com o objetivo de fornecer programas de reabilitação, a fim de prevenir futuras quedas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the association between self-reported dizziness, degree and symmetry of hearing loss, age and gender in a sample of older adults. Methods: this retrospective study included the analysis of 440 records of older adults with a mean age of 72.9 years, enrolled from 2011 to 2015 in an auditory rehabilitation service. Binary logistic regression models were performed between the variables, and the data was analyzed using the SPSS 24.00 software. For all tests, alpha values were considered significant when lower than 0.05. Results: in the sample, 78 (17.7%) older adults had asymmetric hearing loss, and 27 (34.6%) of them complained of dizziness. Self-reported complaint of dizziness was significantly associated with female gender (p<0,001), to severe hearing loss (p<0,001), age under 70 years, and with asymmetric hearing loss(p<0,001). Conclusion: in this study, younger female elderlies with severe asymmetric hearing loss presented self-reported complaint of dizziness . These results suggest that this population should be routinely screened for balance problems in order to provide rehabilitation programs to avoid future falls.
  • Noise and hypertension: study of their association among female teachers Original Articles

    Pimenta, Angelita de Paula; Natividade, Ulisses Antônio; Ferreira, Márcia Pimenta; Silva, Luiz Felipe

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: investigate the association of noise exposure with the occurrence of systemic arterial hypertension (SAH) among public school female teachers. Methods: a cross-sectional, descriptive and observational study was conducted. A questionnaire elaborated by the researchers was applied to a random sample of 133 female teachers. Noise exposure dosimetry was used among the sample subjects. The non-conditional logistic regression technique was applied to identify significant variables and control confounding variables for the occurrence of SAH. Results: the prevalence of hypertension found, in teachers, in this study, was 17.3%. However, the association between occupational noise exposure and the occurrence of hypertension was not verified. It was observed that smoking is a very relevant risk factor for hypertension, while the physical effort performed at work appeared as a protection factor. Conclusion: although the variable "noise exposure dose" was not significant in the final model, it was found that the exposure values were above the limits, justifying the adoption of preventive measures.
  • Construção e validação de conteúdo e aparência de um guia de saúde vocal para a pessoa idosa Artigos Originais

    Macedo, Marcela Leiros Maciel; Chaves, Simone Pereira Lins; Amaral, Ana Karênina de Freitas Jordão do; Pontes, Émerson Soares; Silva, Danielle do Nascimento; Cruz, Raphaela de Lima; Souza, Nathalia Cavalcanti Ribeiro de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um guia educativo sobre a promoção da saúde vocal para a pessoa idosa. Métodos: estudo do tipo metodológico, desenvolvido em duas etapas: 1- elaboração da tecnologia educativa, com a construção do guia; 2- qualificação do material educativo com a validação do conteúdo, aparência e adequabilidade do guia por meio de 13 juízes (fonoaudiólogos) e legitimação do material educativo pelo público-alvo, 9 idosos. A validação do guia por parte dos juízes e dos idosos deu-se pelo índice de validade de conteúdo. Resultados: os aspectos da objetividade, estrutura, apresentação e relevância do conteúdo foram considerados pertinentes pelos juízes com média aproximada de 0,92. Contudo, houveram substituições e retiradas de palavras, com o intuito de trazer mais clareza ao leitor, sem prejudicar a mensagem final, além das sugestões que foram acatadas para versão final. As pessoas idosas consideraram a avaliação positiva. Conclusão: o guia educativo foi validado quanto aos aspectos de conteúdo, aparência e adequabilidade para a promoção de saúde vocal do idoso. Espera-se que o conhecimento sobre a saúde da voz promova qualidade de vida e beneficie o envelhecimento ativo e saudável.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to develop and validate the content and layout of an educational guide on promoting vocal health of older adults. Methods: a methodological study, conducted in two stages: 1 - Development of the guide as an educative technology; 2 - Qualification of the educative material with validation of the guide’s content, layout and suitability by 13 judges (speech-language-hearing pathologists) and legitimization of the educative material by the target population, 9 older adults. The validation of the guide by the judges and older adults was based on the content validity index. Results: the aspects of objectivity, structure, presentation and relevance of the content were considered pertinent by the judges with an approximate score average of 0.92. However, some words were substituted or removed to bring more clarity to the reader, without loss to the overall message, in addition to the suggestions that were accepted for the final version. The older adults returned a positive assessment. Conclusion: the educative guide was validated regarding the aspects of content, layout and suitability for the vocal health promotion of older adults. Their knowledge of voice health is expected to promote the quality of life and benefit active and healthy aging.
  • Aplicabilidade da CIF-CJ na avaliação de crianças com deficiências e o apoio familiar: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Castro, Gisélia Gonçalves de; Nascimento, Lilian Cristina Gomes do; Figueiredo, Glória Lúcia Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar e atualizar as informações da aplicabilidade da avaliação funcional por meio da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - versão para Crianças e Jovens (CIF-CJ) em crianças com deficiências. Métodos: foi realizada a partir da busca de dados em bases eletrônicas do Portal de Pesquisas da Biblioteca Virtual em Saúde, EBSCOhoste Google Scholar utilizando combinação das palavras chaves “crianças com deficiências”, “CIF” e “mobilidade”. Resultados: identificou-se 2.773 estudos, após a aplicação dos filtros apenas 27 artigos foram selecionados. Após uma análise explorada das temáticas dos artigos, tal diagnóstico revelou quatro categorias analíticas: ambiente (4 artigos), qualidade de movimento (3 artigos), família (4 artigos) e profissionais (16 artigos). Conclusão: frente os sofrimentos vivenciados pelas famílias com integrantes com deficiência, foram apontadas diferentes possibilidades de abordagem deste fenômeno. Assim é necessário direcionar um maior esforço de investigação e intervenção nestes domínios e explorar mais a respeito desta ferramenta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify and update information on the applicability of functional assessment through the International Classification of Functioning, Disability and Health - Children and Youth Version (ICF-CY) in children with disabilities. Methods: a search was carried out on the databases of the Virtual Health Library Research Portal, EBSCOhost and Google Scholar, using a combination of the key words "children with disabilities", "ICF" and "mobility". Results: altogether, 2,773 studies were identified; however, after the filters were applied, only 27 were selected. After an explored analysis of the themes of the articles, this diagnosis revealed four analytical categories: environment (4 articles), quality of movement (3 articles), family (4 articles), and professionals (16 articles). Conclusion: in face of the sufferings experienced by families with disabled people, different possible approaches to this phenomenon were pointed out. Therefore, a greater effort of investigation and intervention in these fields are necessary, further exploring this tool.
  • O cenário das pesquisas sobre experiências de vida com o implante coclear: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Cavalcante, Marília Vieira; Bittencourt, Ivanise Gomes de Souza; Vieira, Ana Carolina Santana; Carneiro, Jéssica do Nascimento; Teixeira, Larissa de Morais

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar a produção científica sobre experiências de vida associadas ao Implante Coclear nos últimos dez anos, incluindo o processo de escolarização e a presença da família dentro deste contexto. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa, onde foi realizada a busca de artigos entre os anos de 2008-2018, realizada por meio do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior. Resultados: após a seleção e organização dos estudos, a amostra final foi composta por dez artigos, sendo o ano com maior número de publicações o de 2017 (três), no geral abordando questões referentes ao desempenho escolar, qualidade de vida dos usuários de implante e de seus familiares, desenvolvimento de vocabulário e da comunicação oral e a representatividade do Implante Coclear para o usuário e para a família. Conclusão: observou-se um crescente cenário dos estudos envolvendo o implante coclear, a família e a escolarização, enfatizando a importância da realização de novas pesquisas neste âmbito para o esclarecimento de outros questionamentos e seu uso como ferramenta promovedora de estratégias, visando a qualidade de vida destes e o aperfeiçoamento do processo de re(habilitação).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the scientific production regarding life experiences associated with the cochlear implant for the last ten years, including the process of education and presence of the family in this context. Methods: this is an integrative review that researched articles published between 2008 and 2018, on the Brazilian portal: Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel. Results: after selecting and organizing the studies, the final sample consisted of ten articles; 2017 was the year with the greatest number of publications (three). In general, they addressed issues related to school performance, quality of life of cochlear implant users and their families, development of vocabulary and oral communication, and the meaning of cochlear implant for users and their families. Conclusion: an increasing production of studies involving the cochlear implant, family and schooling was noticed, emphasizing the importance of new researches in this context to clarify further inquiries and their use as a tool to promote new strategies aiming to improve both the quality of life of cochlear implant users and the (re)habilitation process.
  • Eletromiografia de superfície em musculatura orofacial e cervical de crianças respiradoras orais: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Batista, Daniella Priscila Ferracioli; Bagarollo, Maria Fernanda

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: revisar, de maneira integrativa, estudos que utilizaram a eletromiografia de superfície (EMGs) em musculatura orofacial e cervical de crianças respiradoras orais da faixa etária dos três aos 11 anos e 11 meses de idade. Métodos: a busca foi realizada em bases de dados nacionais e internacionais, entre 1998 a 2018, nos três idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos os artigos de revisão, as dissertações, os capítulos de livros, os estudos de caso e os editoriais. Resultados: foram encontrados 86 artigos, e desses, 14 atendiam aos critérios de inclusão. A maioria desses estudos utilizaram a EMGs para avaliação e descrição da condição muscular da população de respiração oral. Apenas um estudo abordou a influência da terapia fonoaudiológica miofuncional e dois realizaram o tratamento fisioterápico utilizando a avaliação eletromiográfica antes e após a intervenção. A discussão foi construída em torno do ano, estado de publicação e periódico, tamanho da amostra, metodologia científica, músculos avaliados, protocolos de avaliação utilizados e os resultados contidos nas publicações, considerando que estas são as principais categorias de análise. Conclusões: constata-se que a EMGs tem sido utilizada, principalmente, na avaliação inicial das alterações miofuncionais orofaciais e posturais causadas pela respiração oral e não como biofeedback terapêutico, sendo importante a condução de estudos longitudinais utilizando tal instrumento em respiradores orais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to review, in an integrative manner, studies using surface electromyography in the orofacial and cervical musculature in mouth breathing children aged from three to 11 years and 11 months old. Methods: the survey was conducted in national and international databases, from 1998 to 2018, in Portuguese, English and Spanish. Review articles, dissertations, book chapters, case studies and editorials were excluded. Results: 86 articles were found, 14 of which met the inclusion criteria. Most of these studies used surface electromyography to assess and describe the muscle condition of the mouth breathing population. Only one study addressed the influence of myofunctional speech therapy and two studies included physical therapy treatment, using electromyographic evaluation before and after the intervention. Given the main categories of analysis, the discussion was based on the year, state of publication and journal, sample size, scientific methodology, muscles assessed, assessment protocols used and the results of the publications. Conclusions: surface electromyography has been used mainly in the initial assessment of orofacial and postural myofunctional changes caused by mouth breathing and not as a therapeutic biofeedback, thus, it is important to conduct longitudinal studies using this instrument in mouth breathers.
  • Avaliação de sujeitos com afasia: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Silva, Emilyn Borba da; Delboni, Miriam Cabrera Corvelo; Fedosse, Elenir

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar quais e o que abordam as avaliações utilizadas com sujeitos com afasia pelos terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Métodos: o estudo realizou uma análise documental, nacional e internacional, das avaliações utilizadas pelos profissionais dedicados à reabilitação neurológica de sujeitos adultos e/ou idosos com afasia publicadas nos últimos dez anos (janeiro 2008/junho2018). Por meio de uma revisão integrativa nas bases de dados: LILACS, SciELO e PubMed, utilizando os descritores: Avaliação em Saúde ou Realização de Testes, ou Protocolos, ou Psicometria, ou Questionários e Reabilitação, combinados com os descritores: Afasia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Fisioterapia. Resultados: foram incluídos 26 estudos, a maior parte classificada em nível VI de evidência científica; os anos de 2013 e 2016 apresentaram picos de publicações. Os estudos utilizaram 54 instrumentos de avaliação, 13 recorrentes, os quais analisam, em sua maioria, aspectos da comunicação/linguísticos. Infere-se que tal dado esteja relacionado com o fato de fonoaudiólogos prestarem cuidados aos sujeitos com afasia; porém tais sujeitos podem apresentar necessidades para além da comunicação, como, por exemplo, as relacionadas à ocupação humana, sendo necessário, um cuidado multiprofissional e integral em saúde. O protocolo de avaliação Stroke Impact Scale (SIS) foi considerado, dentre os instrumentos, o mais completo, por abordar aspectos da comunicação/linguísticos, da ocupação humana e psicoafetivos. Conclusão: este estudo identificou a utilização de poucos instrumentos dedicados a sujeitos com afasia relativos a todos os aspectos que envolvem a vida, com predominância dos protocolos e avaliações que direcionam apenas para as incapacidades, destacando a importância de avaliações que tratem da subjetividade, que avaliem o sujeito com afasia em todas as dimensões da sua vida.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze which evaluations are used by occupational therapists, speech-language pathologists and physiotherapists on individuals presented with aphasia and what these evaluations address. Methods: the study conducted a national and international documental analysis of evaluations used by professionals working on the neurological rehabilitation of adults and/or elderly individuals with aphasia, published in the last ten years (January 2008/June 2018). This analysis was performed by an integrative review of databases LILACS, SciELO and PubMed, using the descriptors: Health Assessment or Testing, or Protocols, or Psychometrics, or Questionnaires and Rehabilitation, combined with the descriptors: Aphasia, Occupational Therapy, Speech-language Pathology and Physiotherapy. Results: 26 studies were included, most of which were scored as level VI of scientific evidence; the years of 2013 and 2016 presented publication peaks. The studies used 54 evaluation tools, among which 13 were recurrent in the studies, mostly analyzing aspects of communication/language. It is assumed that these data are related to the fact that speech-language pathologists provide care for individuals with aphasia; however, these individuals may present other needs beyond communication, such as those related to human occupation, requiring multiprofessional and integral health care. Among the protocols, the Stroke Impact Scale (SIS) was considered the most complete, since it addresses communication, linguistic, human occupation and psycho-affective aspects. Conclusion: this study identified the use of few instruments dedicated to individuals with aphasia related to all aspects that involve life, with predominance of protocols and evaluations that only address disabilities, highlighting the importance of assessments that address subjectivity, evaluating individuals with aphasia in all dimensions of their lives.
  • Associação entre diabetes e disfunções do sistema vestibular: revisão integrativa Artigos De Revisão

    Toledo, Roberta Carneiro de; Formiga, Cibelle Kayenne Martins Roberto; Ayres, Flávio Monteiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar na literatura os fatores que estão associados ao desenvolvimento de disfunções vestibulares em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2). Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada nas bases de dados ISI, Scielo, LILACS e PubMed, sendo utilizados os descritores: “type 2 diabetes mellitus”, “vertigo”, “dizziness” e “vestibular diseases”. Foram incluídos artigos publicados nos últimos dez anos e que respondessem a seguinte questão: quais fatores estão associados ao desenvolvimento de disfunções vestibulares em indivíduos com DM2? Resultados: a busca resultou em 426 artigos, sendo que 10 atenderam aos critérios de elegibilidade. A maioria dos participantes dos estudos selecionados que apresentaram disfunções vestibulares eram do sexo feminino, idade superior a 40 anos e possuíam mais de uma comorbidade associada a DM2, sendo a principal, a hipertensão arterial sistêmica (HAS). De acordo com a literatura, a fisiologia da orelha interna permite que pequenas alterações de glicose influenciem seu funcionamento normal, o que torna os indivíduos diabéticos mais suscetíveis a desenvolverem disfunções vestibulares. Conclusão: o presente estudo constatou que a DM2 pode desencadear ou contribuir para a manifestação da disfunção vestibular, tendo como principais fatores associados a idade avançada, o sexo feminino e comorbidades diversas, tais como dislipidemia, HAS e síndrome metabólica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify, in the literature, the factors associated with the development of vestibular dysfunctions in individuals with type 2 diabetes mellitus (DM2). Methods: an integrative review of the literature, whose survey was conducted in the databases ISI, SciELO, LILACS and PubMed, using the following descriptors: “type 2 diabetes mellitus”, “vertigo”, “dizziness”, and “vestibular diseases". Articles published in the last 10 years that answered the research question (“What factors are associated with the development of vestibular disorders in individuals with DM2?”) were included in the study. Results: the search returned 426 articles, 10 of which met the eligibility criteria. Most of the participants of the selected studies who had vestibular dysfunctions were women over 40 years old and had more than one comorbidity related to DM2, the main one being the systemic arterial hypertension (SAH). According to the literature, the physiology of the inner ear allows small glucose alterations to influence its normal functioning, which makes diabetic individuals more susceptible to developing vestibular dysfunctions. Conclusion: according to this study, DM2 can trigger or contribute to the manifestation of vestibular dysfunction, whose main associated factors are advanced age, female gender, and various comorbidities, as dyslipidemia, SAH and metabolic syndrome.
  • ERRATA: Habilidades iniciais de leitura e escrita na educação infantil: amostra de desempenho no Nordeste do Brasil para obtenção de referenciais específicos por região Errata

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br