Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 21, Número: 5, Publicado: 2019
  • Mastigação e deglutição em indivíduos com obesidade indicados à realização de cirurgia bariátrica/gastroplastia - estudo piloto Comunicação Breve

    Rocha, Ana Cláudia Andrade; Conceição, Natália Oliveira de Souza; Toni, Laura Davison Mangilli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o padrão de mastigação e deglutição de indivíduos com obesidade, indicados à realização de cirurgia bariátrica/gastroplastia, antes do procedimento, por meio de protocolos clínicos padronizados. Métodos: trata-se de um estudo descritivo transversal, do tipo caso controle, que apresenta dados preliminares de um estudo maior. Oito participantes, divididos em quatro casos controle e quatro casos pesquisa, pareados por idade e gênero, foram submetidos a avaliação clínica fonoaudiológica por meio do “Questionário sobre comportamento alimentar e as condições anatomofuncionais do sistema estomatognático”, do protocolo AMIOFE-E e do teste de pressão máxima de língua. Resultados: os participantes dos casos pesquisa apresentaram em comparação aos casos controle: predominância de mastigação unilateral preferencial; referiram que apenas “engole o alimento”; repetição de deglutição em alimentos líquidos e sólidos, com presença de tensão dos músculos faciais; bochechas com volume aumentado e presença de flacidez; tempo de refeição e mastigação menores; tensão aumentada de lábios, músculos mentual e faciais no repouso e na deglutição; predominância de habilidade insuficiente com movimentos associados e/ou tremor nas tarefas de mobilidade de lábios, língua, mandíbula e bochechas; e desconhecimento da atuação fonoaudiológica. Conclusão: os pacientes do grupo pesquisa, apresentaram maior ocorrência de alterações miofuncionais orofaciais quando comparados ao grupo controle. Identifica-se a necessidade do aumento do número de participantes nesta série de casos, assim como a possibilidade de reavaliação no momento pós-cirúrgico visando uma descrição longitudinal do padrão de mastigação e deglutição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the chewing and swallowing pattern of obese individuals indicated for bariatric surgery/gastroplasty before the procedure, using standardized clinical protocols. Methods: a cross-sectional descriptive case-control study that presents preliminary data for a larger investigation. Eight participants matched for age and sex were divided into two groups (four in the research group and four as controls) and submitted to clinical speech therapy assessment using the “Questionnaire on eating behavior and the anatomofunctional conditions of the stomatognathic system” from the Expanded Protocol of Orofacial Myofunctional Evaluation with Scores (OMES-E) and the maximum tongue pressure test. Results: when compared to controls, participants from the research group exhibited a predominantly unilateral chewing preference; reported that they just “swallowed food”; repeated swallowing of liquid and solid foods, with facial muscle tension; increased cheek volume and the presence of flaccidity; shorter meal and chewing times; increased tension of the lips, mentalis and facial muscles at rest and during swallowing; predominance of insufficient ability with associated movements and/or tremors during lip, tongue, jaw and cheek movements; and lack of knowledge regarding speech therapy. Conclusion: orofacial myofunctional dysfunctions were more frequent in patients from the research group when compared to controls. A need to increase the number of participants in this case series and conduct a post-surgery reassessment, in order to provide a longitudinal description of the chewing and swallowing pattern, was verified.
  • Paralisia cerebral: associação entre estado nutricional e ocorrência de disfagia orofaríngea Artigos Originais

    Dutra, Elenice França; Gomes, Aline Freitas; Yamamoto, Raquel Coube de Carvalho; Benedetti, Franceliane Jobim; Martins, Juliana Saibt; Vargas, Camila Lehnhart

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a associação entre estado nutricional e ocorrência de disfagia orofaríngea em indivíduos com paralisia cerebral. Métodos: estudo transversal, quantitativo, realizado com indivíduos entre dois e 20 anos. Foi avaliado comprometimento neuromotor, ocorrência e grau de disfagia, antropometria, consumo alimentar, via alimentar, fracionamento e consistência da dieta. A avaliação da deglutição foi realizada por fonoaudióloga capacitada, por meio do Protocolo para Avaliação Clínica da Disfagia Pediátrica. Foi realizada análise estatística pertinente, adotando p<0,05%. Resultados: participaram 40 indivíduos com mediana de 8,7 (5,45-14,5) anos, sendo 65% do sexo masculino. Quanto ao comprometimento neuromotor, 72,5% foram classificados no nível IV e V. A prevalência de disfagia foi de 70%, via alimentar predominantemente oral (77,5%) e consistência da dieta normal (55%). Nas curvas de crescimento, todos foram classificados com estatura adequada para idade. Para peso, índice de massa corporal e dobras cutâneas houve, respectivamente, 82,5%, 85% e 62,5% em eutrofia. Foi encontrada associação estatisticamente significante entre disfagia e índice de massa corporal (p=0,018). A média diária de ingestão calórica e proteica foi de 1427,29±338,62 kcal e 56,86±17,57 gramas, respectivamente. Foi encontrada associação estatisticamente significante entre via alimentar e quantidade de proteína ingerida diariamente (p=0,041). Conclusão: a maioria dos indivíduos apresentou disfagia orofaríngea e comprometimento motor mais grave, alimentavam-se por via oral com consistência de dieta normal. Observou-se que quanto maior a dificuldade de deglutição, maior o comprometimento do estado nutricional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify the association between nutritional status and the occurrence of oropharyngeal dysphagia in individuals with cerebral palsy. Methods: a cross-sectional, quantitative study with people aged between two and 20 years. Neuromotor impairment, occurrence and degree of dysphagia, anthropometry, food consumption, feeding route, diet fractionation and consistency were evaluated. Swallowing evaluation was performed by a skilled speech-language-hearing therapist, through the Clinical Evaluation Protocol of Pediatric Dysphagia (PAD-PED, Portuguese acronym).The statistical analysis was performed adopting p<0.05%. Results: 40 subjects with a median of 8.7 (5.45-14.5) years, 65% of whom were males. Concerning neuromotor impairment, 72.5% were classified at levels IV and V. The prevalence of dysphagia was 70%, the feeding route being predominantly oral (77.5%) with a normal diet consistency (55%). In the growth curves, all of them were classified within an adequate height for their age. As for weight, body mass index and skinfolds, 82.5%, 85% and 62.5% were eutrophic, respectively. Statistically significant association was found between dysphagia and body mass index (p=0.018). The mean daily caloric and proteic intake was 1427.29±338.62 kcal and 56.86±17.57 grams, respectively. Statistically significant association was found between the feeding route and the amount of protein ingested daily (p=0.041). Conclusion: most subjects presented oropharyngeal dysphagia and more severe motor impairment; they were fed orally with a normal diet consistency. It was observed that the greater the difficulty in swallowing, the greater the impairment of nutritional status.
  • Associação entre processamento temporal auditivo e visual na habilidade de leitura Artigos Originais

    Garcia, Ana Carla Oliveira; Vilhena, Douglas de Araújo; Guimarães, Márcia Reis; Pinheiro, Ângela Maria Vieira; Momensohn-Santos, Teresa Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar se alunos rastreados com processamento auditivo temporal alterado possuem maior probabilidade de apresentar processamento visual alterado. Métodos: participaram 68 crianças, de 9 a 12 anos, 53% meninos, do 5° e 6° ano do ensino fundamental de uma escola estadual. Foram excluídas todas as crianças com alterações na avaliação audiológica ou oftalmológica. Foram utilizados o Teste do Padrão de Duração (rastreio da habilidade auditiva de ordenação temporal), a Escala de Percepção Visual de Leitura (questionário de sintomas de estresse visual e seleção das lâminas espectrais) e o Teste de Taxa de Leitura (número de palavras lidas corretamente por minuto). Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando o nível de significância menor que 0,05. Resultados: participantes rastreados com processamento auditivo alterado apresentaram mais sintomas de estresse visual e menor taxa de leitura, de forma significante e moderada (p < 0.05; d < 0.71), quando comparados aos seus pares com processamento auditivo normal. Dentre as crianças com alteração no Teste do Padrão de Duração, 58% melhoraram a taxa de leitura com o uso da lâmina espectral, comparadas a 29% do grupo controle (Odds Ratio = 3.4; p = 0.017). Conclusão:alunos rastreados com processamento auditivo temporal alterado apresentam uma chance três vezes maior de associação com alterações no processamento visual, por compartilhamento na via magnocelular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify whether students screened with altered auditory temporal processing are more likely to present altered visual processing. Methods: the sample consisted of 68 children, aged from 9 to 12 years, 53% males, from the 5th and 6th grades of a public school. All children with alterations in the audiological or ophthalmological evaluation were excluded. The Duration Pattern Test (screening for auditory temporal skill), the Reading Perceptual Scale (visual stress symptom questionnaire and colored overlays selection) and the Rate of Reading Test (number of words correctly read per minute) were used. Appropriate statistical tests were applied adopting the significance level lower than 0.05. Results: participants screened with abnormal auditory processing had higher visual stress symptoms and lower reading rate, with a significant and moderate effect (p< 0.05; d< 0.71), when compared to their peers with normal auditory processing. Among the children with altered Duration Pattern Test, 58% improved the reading rate with the use of colored overlays, whereas 29% did so in the control group (Odds Ratio = 3.4, p = 0.017). Conclusion: children screened with altered auditory temporal processing presented a three times higher possibility of association with visual processing alterations, due to shared magnocellular system.
  • Processamento fonológico em escolares com dislexia do desenvolvimento, TDAH e transtorno do desenvolvimento intelectual Artigos Originais

    Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Azoni, Cíntia Alves Salgado

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar o desempenho de escolares com de dislexia, transtorno do desenvolvimento intelectual e TDAH nas habilidades de consciência fonológica, acesso fonológico ao léxico mental e memória operacional fonológica. Métodos: estudo de caráter descritivo, transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 32 escolares, subdivididos nos seguintes grupos: G1 - escolares com dislexia; G2 - escolares com TDAH; G3 - escolares com transtorno do desenvolvimento intelectual. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica e acesso fonológico ao léxico mental. Foi realizada análise descritiva e inferencial. Utilizou-se teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados: foram observadas diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de memória operacional fonológica de pseudopalavras, dígitos ordem direta e dígitos ordem inversa; consciência fonológica no nível de sílaba, fonema, no total da prova e no subteste de dígitos na prova de nomeação automática rápida entre os três grupos. De forma descritiva, observou-se que o G1 obteve os melhores resultados em todas as habilidades avaliadas, seguido do G2 e G3. Conclusão: foram encontradas diferenças nas habilidades de memória operacional fonológica e consciência fonológica entre os grupos de estudantes com dislexia, TDAH e deficiência intelectual.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the performance of students with dyslexia, intellectual disability and ADHD on the skills of phonological awareness, phonological access to the mental lexicon, and phonological working memory. Methods: this is a descriptive, cross sectional and quantitative study. The sample was composed of 32 students, divided into the following groups: G1 - students with dyslexia; G2 - students with ADHD; G3 - students with intellectual disability. The children were assessed on their skills of phonological awareness, phonological working memory, and phonological access to the mental lexicon. A descriptive and inferential analysis was made, using the non-parametric Kruskal-Wallis test. Results: statistically significant differences were observed among the three groups on the phonological working memory skills for pseudowords, forward digit repetition, and backward digit repetition; phonological awareness on syllable level, phoneme level, test total score, and digits subtest of the rapid automatized naming test. Through the descriptive analysis, it was observed that G1 had the best results on all the skills assessed, followed by G2 and G3 Conclusion: differences were found on the skills of phonological working memory and phonological awareness among the groups of students presented with dyslexia, ADHD and intellectual disability.
  • Triagem e diagnóstico de dificuldades/transtornos de aprendizagem - desfecho de avaliações interdisciplinares Artigos Originais

    Paterlini, Larissa Solange Moreira; Zuanetti, Patrícia Aparecida; Pontes-Fernandes, Angela Cristina; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara; Hamad, Ana Paula Andrade

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a ocorrência do baixo desempenho escolar em crianças e investigar quais as influências intrínsecas mais prevalentes nessa amostra. Métodos: 104 crianças freqüentando os cinco primeiros anos do ensino fundamental participaram da fase 1 (seleção das crianças com baixo desempenho escolar por meio de teste padronizado e média escolar). Nesta fase, 56 crianças (54%) foram classificadas com desempenho escolar insatisfatório. Na fase 2 (diagnóstico diferencial) 35 crianças das 56 selecionadas realizaram as avaliações multidisciplinares. A análise realizada foi a descritiva. Resultados: das 35 crianças que completaram a fase 2, 18 crianças (51%) apresentavam diagnósticos de transtorno do humor (2 - 6% depressão; 16 - 45% transtorno/sinais de ansiedade), 14 (40%) a condição de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, 1 (3%) de transtorno específico de linguagem e 1 (3%) transtorno específico de aprendizagem. Dentre as alterações mais prevalentes em leitura/escrita/aritmética, destaca-se a disortografia (19 crianças - 54%) e crianças não alfabetizadas (10 - 29%). Conclusões: mais da metade das crianças em idade escolar apresentaram déficits na aprendizagem da linguagem escrita e/ou aritmética e, as variáveis intrínsecas mais prevalentes nessa população foram os transtornos internalizantes e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to determine the occurrence of children with poor school performance and to investigate which intrinsic influences are most prevalent among them. Methods: a total of 104 children from the 1st grade to the 5th of elementary school participated in phase 1 (selection of children with poor school performance by a standardized test and based on average grade) and 56 of them (54%) were classified as having poor school performance. In phase 2 (differential diagnosis), 35 of these 56 children underwent multidisciplinary assessments and the results were submitted to a descriptive analysis. Results: out of the 35 children who completed phase 2, 18 (51%) were diagnosed with mood disorder (2 - 6% depression; 16 - 45% anxiety disorder/signs), 14 (40%) showed attention deficit disorder and hyperactivity, 1 (3%) showed specific language disorder and 1 (3%) showed specific learning disorder. Among the most prevalent changes in reading/writing/arithmetic dysortography (19 children - 54%) and the presence of non-literate children (10 - 29%) were observed. Conclusions: more than a half of the school-age children studied had learning deficits in written language and/or arithmetic, and the most prevalent intrinsic variables were internalizing disorders and the attention deficit/hyperactivity one.
  • Cognitive Auditory Evoked Potential in children with speech sound disorders: analysis of different verbal stimuli Original Articles

    Ferreira, Laís; Souza, Amália El Hatal de; Simoni, Simone Nicolini de; Bertuol, Bianca; Gubiani, Marileda Barichello; Keske-Soares, Márcia; Biaggio, Eliara Pinto Vieira

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the influence of different combinations of verbal stimuli on the responses of the cognitive auditory evoked potential of children with speech sound disorders and to compare the P300 responses, considering the combinations of stimuli in the different severity of speech sound disorders. Methods: nineteen children in the mean age of 6.75 years old, of both sexes, diagnosed with speech sound disorder, participated in the study. All participants were submitted to the cognitive auditory evoked potential - P300 test, performed with two combinations of verbal stimuli (BA/DI and BA/GA). For statistical analysis it was used the Student T-test. Results: a statistically significant difference was observed for the latency values (p=<0.001*) and for the amplitude values (p=<0.001*) between the two combinations of stimuli. Also, statistically significant difference was observed between the combinations evaluated in the different severity of the speech sound disorder. Conclusion: the combination of stimuli /BA/ x /DI/ demonstrated lower latency and higher amplitude values in the Cognitive Evoked Potential assessment in children presented with speech sound disorder.
  • Reabilitação auditiva em adultos: resultados de um programa de treinamento Artigos Originais

    Sales, Cristiane Bueno; Resende, Luciana Macedo de; Amaral, Carlos Faria Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever os achados dos testes comportamentais do processamento auditivo em pacientes com perda auditiva antes e após a adaptação auditiva associada ao treinamento auditivo. Métodos: estudo descritivo analítico em que foram comparados os achados da avaliação do processamento auditivo em 22 pacientes, de 19 a 62 anos, com perda auditiva neurossensorial leve ou moderada. Testes utilizados: Localização Sonora; Masking Level Difference; Teste de Escuta Dicótica de Dissílabos Alternados; Teste de Padrão de Frequência Melódico, Teste de Padrão de Duração Melódico; Gaps In Noise; Fala com Ruído. Após os primeiros testes, os pacientes realizaram a adaptação auditiva e oito sessões de treinamento auditivo. Os testes foram refeitos após o período de dois meses. Resultados: houve predominância do gênero feminino e grau moderado de perda auditiva. Ao comparar as situações de avaliação inicial e final houve diferença estatisticamente significante (p<0,05) em todas as condições estudadas, com exceção dos testes Gaps In Noise e Masking Level Difference. Conclusão: os resultados comprovaram que o treinamento auditivo realizado em pacientes adultos usuários de aparelhos de amplificação sonora individual ocasionou melhora significante das habilidades do processamento auditivo, modificando o comportamento auditivo. A melhora dos resultados dos testes comportamentais do processamento auditivo nas situações inicial e final reflete melhora funcional auditiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the findings of the auditory processing behavioral tests in patients with hearing loss before and after hearing aid fitting associated with auditory training. Methods: a descriptive analytical study that compared the findings of the auditory processing evaluation in 22 patients, from 19 to 62 years old, with mild or moderate sensorineural hearing loss. Tests used: Sound localization; Masking Level Difference; Alternate Disyllables Dichotic Listening Test; Melodic Frequency Pattern Test, Melodic Duration Pattern Test; Gaps in Noise; Speech in Noise Test. After the first tests, the patients were fitted with hearing aids and underwent eight auditory training sessions. The tests were retaken after a two-month period. Results: there was a predominance of females and a moderate degree hearing loss. In the comparison of the initial and final assessment situations, a statistically significant difference (p <0.05) was seen in all conditions studied, except for the Gaps in Noise and Masking Level Difference tests. Conclusion: the results have proven that the auditory training performed in adult users of hearing aids brought about significant improvements on the auditory processing skills, thus, modifying their auditory behavior. The improvement of the results of the auditory processing behavioral tests in the initial and final situations reflects the hearing functional improvement achieved.
  • Intervenção educativa sobre prevenção de acidentes infantis domésticos realizada por estagiários de Fonoaudiologia na Unidade de Saúde da Família Artigos Originais

    Nascimento, Edinalva Neves; Gimeniz-Paschoal, Sandra Regina; Sebastião, Luciana Tavares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar efeito de uma intervenção educativa sobre prevenção de acidentes infantis domésticos realizada por estagiários de Fonoaudiologia. Métodos: trata-se de uma pesquisa intervencional com dados primários de pesquisa. A ação foi realizada por duas estagiárias de Fonoaudiologia com 30 responsáveis por crianças que frequentavam uma Unidade de Saúde da Família. Foram utilizadas duas figuras com imagens ilustrando objetos e situações de risco para acidentes e de segurança. Foram elaborados dois roteiros de entrevista que permitiram identificar dados pessoais e os conhecimentos dos responsáveis sobre os riscos para acidentes infantis no ambiente domiciliar antes e após a realização da intervenção educativa. Resultados: antes da intervenção os responsáveis identificaram 187 situações para acidente infantil e após 215. Dentre os 30 responsáveis participantes, 23 tiveram mudanças significantes em suas respostas e sete não tiveram modificação nos conhecimentos. A mudança principal foi em relação a “Envenenamento- intoxicação acidental por exposição a outras substâncias químicas nocivas” e “Impacto causado por objeto lançado, projetado ou em queda”. Conclusão: a intervenção realizada promoveu aumento de relatos corretos dos participantes e pode ser incorporada às ações de prevenção de doenças realizadas pelos estagiários e profissionais fonoaudiólogos que atuam na atenção básica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to check the effect of an educational intervention on the prevention of domestic child accidents, carried out by Speech Therapy trainees. Methods: an interventional research that uses primary research data. The action was done by two interns of Speech Therapy with 30 caregivers of children who attended a Family Health Unit. For the carrying out of the educational intervention, two pictures with images which represented objects and situations of risk of accidents were used. Two interview scripts were elaborated, which allowed to identify the caregivers’ personal data and their knowledge about the risks of child accidents in the domestic environment before and after carrying out of the educational intervention. Results: before the educational action, the caregivers identified 187 situations for child accidents, and after the intervention, 215 dangers were identified. Among the 30 caregivers who participated, 23 had significant changes in their answers and seven did not have any change in their knowledge. The main change was in relation to "Accidental poisoning-intoxication by exposure to harmful chemicals" and "The impact caused by an object thrown, projected or falling". Conclusion: the intervention promoted an increase in the participants’ correct reports, and it can be incorporated to the actions of accidents prevention carried out by the trainees and professionals of Speech Therapy who work in basic healthcare.
  • Perfil audiológico de profissionais disc jockeys Artigos Originais

    Costa, Roseany Alves da; Araújo, Dannyelly Torres; Souza, Darlene Cardoso de; Novanta, Gabriela Guenther Ribeiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o perfil audiológico de profissionais disc jockeys atuantes em cidades do Distrito Federal. Métodos: foram realizados os exames de audiometria, timpanometria, emissões evocadas por estímulo transiente e emissões evocadas - produto de distorção, e entrevista para identificar sintomas auditivos. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando o nível de significância menor que 0,05. Resultados: foram avaliados 21 disc jockeys com faixa etária entre 20 e 45 anos. As queixas auditivas mais citadas foram sensação de plenitude auricular (86%) e zumbido (57%). Os limiares auditivos mantiveram-se predominantemente dentro da normalidade (90%), mas houve aumento dos limiares nas frequências de 3.000 a 6.000 Hz (38%). Apenas 42% da amostra apresentaram resposta “passa” nas emissões evocadas por estímulo transiente e 81% nas emissões evocadas - produto de distorção em ambas as orelhas. Conclusão: a pesquisa identificou limiares auditivos predominantemente dentro dos padrões de normalidade, entretanto com aumento das frequências altas, que podem estar associadas à exposição ao ruído. As emissões otoacústicas apresentaram alterações tanto nas transientes quanto nas por produto de distorção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the audiological profile of professional disc jockeys acting in cities of the Brazilian Federal District. Methods: audiometry, tympanometry, transient evoked emissions, and distortion product evoked emissions exams were conducted, as well as interviews, in order to identify auditory symptoms. Appropriate statistical tests were applied, adopting a significance level lower than 0.05. Results: a total of 21 disc jockeys, aged between 20 and 45 years, were evaluated. The most cited auditory complaints were feeling of ear fullness (86%) and tinnitus (57%). Auditory thresholds remained predominantly within normal range (90%), but thresholds were increased in frequencies from 3 KHz to 6 KHz (38%). Only 42% of the sample presented a pass response in transient evoked emissions, and 81% in distortion product evoked emissions, in both ears. Conclusion: the research identified auditory thresholds predominantly within standards of normality, though with increased high frequencies, that may be associated with noise exposure. The otoacoustic emissions presented alterations both in the transient ones and in the distortion product.
  • Índice de aleitamento materno e atuação fonoaudiológica no Método Canguru Artigos Originais

    Basso, Caroline Stefani Dias; Arroyo, Marta Alves da Silva; Saes, Maria Amélia Branco Fecuri; Beani, Lilian; Maia, Aline Barbosa; Lourenção, Luciano Garcia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar o índice de alta hospitalar em aleitamento materno e a atuação fonoaudiológica no período de implantação do Método Canguru em um hospital escola de nível terciário. Métodos: estudo retrospectivo, documental, com coleta de dados dos prontuários eletrônicos de todos os recém-nascidos pré-termo e/ou baixo peso, nascidos ou admitidos no período de agosto de 2016 a agosto de 2017, em um hospital escola, e atendidos pela equipe de fonoaudiologia. Foram coletados dados como caracterização da amostra (gênero, APGAR, idade gestacional, peso ao nascimento, período de intubação orotraqueal), período de atendimento fonoaudiológico, descrição das condutas utilizadas, tais como o peso para início ao aleitamento materno, técnica de “mama esvaziada”, translactação e forma de alimentação no momento da alta fonoaudiológica e hospitalar. Foram aplicados os testes estatísticos adotando-se o nível de significância menor que 0,05. Resultados: houve maior índice de aleitamento materno nos prematuros moderados, nascidos com idade gestacional de 30 a 34 semanas e nos recém-nascidos de baixo peso. Conclusão: o aleitamento materno foi a forma de alimentação prevalente dos recém-nascidos. Os resultados mostram que a estimulação fonoaudiológica dos recém-nascidos foi adaptada do modelo convencional para o modelo proposto pelo Método Canguru e apresentou concordância com as orientações do atendimento humanizado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the hospital discharge rate in breastfeeding and speech-language practice during implementation of the kangaroo method in a tertiary-level teaching hospital. Methods: a retrospective and documentary study, whose data were collected from electronic medical records of all preterm and/or low birth weight newborns, born at or admitted to a teaching hospital, from August 2016 to August 2017, and who had received care by the speech-language team. Data were collected regarding sample characterization (gender, Apgar, gestational age, birth weight, and orotracheal intubation time); speech-language therapy time; description of the procedures used, such as weight to start breastfeeding, empty breast technique, translactation, and feeding method at the time of speech-language therapy and hospital discharge. Appropriate statistical tests were applied, adopting a significance level lower than 0.05%. Results: there was a higher rate of breastfeeding in moderately preterm infants, born in a gestational age of 30 to 34 weeks, and in low birth weight newborns. Conclusion: breastfeeding was the prevalent feeding method for newborns. The results show that the speech-language stimulation of newborns was adapted from the conventional model to that proposed by the Kangaroo Method, corroborating with humanized care guidelines.
  • Habilidades iniciais de leitura e escrita na educação infantil: amostra de desempenho no Nordeste do Brasil para obtenção de referenciais específicos por região Artigos Originais

    Amorim, Américo Nobre Gonçalves Ferreira; Dias, Natália Martins; Albuquerque, Emilia Xavier da Silva; Silva, Vanessa Cristina da; Falcão, Amanda Christina Gomes Pereira; Guerra, Vera Gabrielly Rangel; Silva, Maíra Hermínio da; Santos, Larissa Laís dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: derivar dados normativos preliminares de uma amostra da região Nordeste do Brasil para as habilidades iniciais de leitura e escrita em crianças de 5 anos. Também investigar o efeito do tipo de escola (publica x particular), do momento da avaliação (início x final do ano letivo) e se existem diferenças de desempenho significantes em relação às crianças do Sudeste. Métodos: avaliou-se 389 crianças de 5 anos de idade de 17 escolas privadas e 12 públicas no início e no final do ano letivo utilizando o Teste de Leitura e Escrita. Cada criança foi avaliada individualmente em dois momentos. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando-se o nível de significância menor que 0,05. Resultados: o progresso no desempenho das crianças das escolas particulares foi mais pronunciado que o de seus pares das escolas públicas, acentuando a diferença de aprendizagem existente. A comparação com dados normativos da amostra do Sudeste mostrou que as escolas públicas do Nordeste obtiveram melhores resultados em todas as comparações. As escolas particulares do Sudeste tiveram maior desempenho que as do Nordeste na comparação com desempenho no início de ano, mas não na comparação com desempenho no final do ano. Conclusão: as diferenças de desempenho identificadas nas amostras sugerem a necessidade de se dispor de referenciais específicos por região geográfica e por tipo de escola (pública ou privada). Os dados aqui disponibilizados são preliminares e poderão ser ampliados em estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: the study aims to obtain preliminary normative data for early reading and writing skills of 5-year-old children in a sample from the Northeast of Brazil. It also aims to investigate the effects of the type of school (public vs. private) and the time of assessment (beginning vs. end of the school year), and whether there were significant differences in performance, as compared to those of children from the Southeast of Brazil. Methods: 389 5-year-old children from 17 private and 12 public schools were assessed in the beginning and at the end of the school year, by using the Reading and Writing Test. Each student was individually assessed in the two times of the year. Appropriate statistical tests were applied, adopting a significance level lower than 0.05. Results: the progress in the performance of private school children was stronger than that of their peers from public schools, accentuating the existing learning gap. The comparison with normative data from the Southeast revealed that the public schools in the Northeast outperformed those in all topics of comparison. Private schools in the Southeast had a better performance at the beginning of the year, but were outperformed by those of the Northeast at the end of the year. Conclusion: the differences in performance identified in the samples suggest the need for specific norms by geographical regions of Brazil, and by type of school (public or private). The data presented in this study are preliminary and can be enlarged in future studies.
  • Ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Carvalho, Michele Elias de; Cavalcanti, Wanilda Maria Alves; Silva, Josiane Almeida da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar as contribuições das pesquisas científicas com vistas à superação das barreiras no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa escrita para estudantes surdos. Métodos: foi realizada uma revisão integrativa da literatura considerando os artigos publicados entre 2012 e 2017, nas bases eletrônicas de dados: Capes e Scielo. Para realizar a busca, os seguintes descritores foram combinados: ensino, “Língua Portuguesa,” português, surdos e surdez. Os estudos foram selecionados utilizando como critérios de exclusão: artigos presentes nas duas bases de dados; pesquisas com surdos universitários; artigos que não abordavam o ensino de língua portuguesa para surdos; artigos indisponíveis em língua portuguesa. Como critério de inclusão: artigos que abordavam o ensino de língua portuguesa para surdos, completos e publicados nos últimos cinco anos. Resultados: foram encontrados 133 artigos e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, selecionados 16 artigos. Tais estudos, para efeito de análise, foram categorizados em tipos, sendo eles: experimental, bibliográfico, documental, etnográfico, pesquisa-ação, entre outros. Conclusão: os surdos ainda enfrentam barreiras para aquisição da língua portuguesa escrita, entretanto, os estudiosos, a partir de seu campo de atuação, trazem algumas reflexões que podem contribuir para superá-las, como por exemplo: revisão das políticas, aquisição temprana da Libras, uso das tecnologias digitais em sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the contributions of scientific research with a view to overcoming the barriers in the teaching and learning process of the written Portuguese Language for deaf students. Methods: an integrative literature review of the articles published between 2012 and 2017 available in the electronic databases: Capes and Scielo, was conducted. To select the articles, descriptors were combined: Teaching, "Portuguese Language", Portuguese, deaf and deafness. Articles present in both databases, research whose focus was the teaching of Portuguese to higher education deaf students, articles that did not deal with Portuguese language teaching to the deaf, articles unavailable in Portuguese, were the exclusion criteria. Articles that addressed, somehow, Portuguese language teaching to the deaf, complete and published between the years of 2012 and 2017 were included. Results: 133 articles were found, 16 being selected after applying the inclusion and exclusion criteria. These studies, for the purpose of analysis, were categorized into types, being: experimental, bibliographic, documentary, ethnographic, action research, among others. Conclusion: the deaf still face several barriers for acquiring the written Portuguese language, however, the scholars, from their field of action, propose some strategies which can contribute to overcome them, such as: policy review, early acquisition of Libras, use of digital technologies in the classroom.
  • Registro de medidas psicoacústicas do zumbido: revisão integrativa Artigos De Revisão

    Guijo, Laura Mochiatti; Fonseca, Angela Renata Sarambelli; Horiuti, Mirella Boaglio; Vasconcelos, Laura Garcia E.; Cardoso, Ana Claudia Vieira; Oiticica, Jeanne

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: revisar a literatura nacional e internacional e descrever os métodos usados para a coleta das medidas psicoacústicas do zumbido. Métodos: essa revisão integrativa foi realizada por meio da busca de artigos em periódicos especializados, nacionais e internacionais, nos idiomas português e inglês, disponíveis nas bases de dados: PubMed/Medline, BVS - LILACS e SCIELO. As palavras-chaves e descritores utilizados foram: audição, zumbido, medidas psicoacústicas, acufenometria e avaliação e, seus correspondentes em inglês. Os artigos levantados foram lidos e selecionados para a revisão seguindo os critérios de elegibilidade: aqueles que empregaram medidas psicoacústicas do zumbido e com descrição metodológica detalhada do protocolo empregado, em indivíduos normo-ouvintes e com perda auditiva. Resultados: foram revisados 12 artigos nos quais as medidas psicoacústicas foram empregadas para a caracterização e mensuração do zumbido, em indivíduos normo-ouvintes e com perda auditiva. Os principais achados referem-se à caracterização da amostra e modo de realização das medidas psicoacústicas. Conclusão: o agrupamento de diversos protocolos para avaliação do zumbido, realizado a partir da revisão integrativa de literatura, evidenciou grande heterogenidade dos métodos de realização das medidas psicoacústicas para a mensuração do zumbido para fins clínicos e científicos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to review both the national and international literature as well as to describe the methods used to collect psychoacoustic measurements in tinnitus patients. Methods: the current integrative review was conducted on articles in specialized national and international journals, in both the Portuguese and English languages, available in the PubMed/Medline, BVS - LILACS and SCIELO databases. The following keywords and descriptors were used: hearing, tinnitus, psychoacoustic measurements, acuphenometry, and assessment, in both the Portuguese and English languages. The retrieved articles were read and selected for the review according to the eligibility criteria, which included the use of psychoacoustic measurements in tinnitus patients and the presence of a detailed methodological description of the protocol employed, in individuals with normal hearing and those with hearing loss. Results: a total of 12 articles, in which psychoacoustic measures were used for the characterization and the measurement of tinnitus in individuals with normal hearing and in those with hearing loss, were reviewed. The main findings were associated with the sample characterization and the way in which the psychoacoustic measures were performed. Conclusion:given the grouping of several protocols for tinnitus evaluation, which were determined following an integrative literature review, a great heterogeneity in the methods used to perform psychoacoustic measurements for tinnitus assessment for both clinical and scientific purposes was noted.
  • Características audiológicas na mucopolissacaridose: revisão sistemática da literatura Artigos De Revisão

    Chimelo, Flávia Teixeira; Silva, Liliane Aparecida Fagundes; Kim, Chong Ae; Matas, Carla Gentile

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as características audiológicas de pacientes com Mucopolissacaridose. Métodos: após formular a pergunta de pesquisa, foram consideradas três bases de dados (Science Direct, Biblioteca Virtual em Saúde e Web of Science), sendo utilizados os seguintes descritores: mucopolissacaridoses, perda auditiva, audiologia. Foram incluídos artigos originais e completos, que apresentavam dados de avaliação audiológica em pacientes com mucopolissacaridose. Cada estudo foi classificado de acordo com o grau de recomendação e o nível de evidência científica, baseado nos critérios estabelecidos pela Oxford Centre for Evidence-based Medicine, e foram analisados os resultados obtidos nas avaliações. Resultados: dentre os 499 artigos encontrados, oito contemplaram os critérios de inclusão. A audiometria tonal e a timpanometria foram realizadas em todos os estudos. A incidência de perda auditiva em pacientes com MPS variou entre 54% a 100% dos casos, sendo que as perdas auditivas condutivas corresponderam à 30% e 58,33%, as perdas auditivas mistas corresponderam à 28,5% e 66,66% e as perdas auditivas neurossensoriais corresponderam à menos de 14%. Nenhum dos estudos descreveu as respostas das emissões otoacústicas e dos potenciais evocados auditivos. Conclusão: a prevalência de perda auditiva entre indivíduos com MPS é superior à 54% dos casos, sendo esta predominantemente condutiva e mista.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe the audiological characteristics of patients with mucopolysaccharidosis. Methods: after formulating the research question, three databases were considered for the search (Science Direct, Virtual Health Library and Web of Science); the following descriptors were used: mucopolysaccharidoses, hearing loss, and audiology. Articles were included that were original and complete, presenting audiological evaluation data in patients with mucopolysaccharidosis. Each study was classified according to the degree of recommendation and the level of scientific evidence, based on the criteria established by the Oxford Center for Evidence-based Medicine, and the results obtained from the evaluations were analyzed. Results: of the 499 articles found, eight met the inclusion criteria. Pure tone audiometry and tympanometry were performed in all studies. The incidence of hearing loss in patients with MPS ranged from 54% to 100% of the cases, with conductive hearing loss corresponding to 30% and 58.33%, mixed hearing loss corresponding to 28.5% and 66.66% and sensorineural hearing loss corresponding to less than 14%. None of the studies described the responses of otoacoustic emissions and auditory evoked potentials. Conclusion: the prevalence of hearing loss among individuals with MPS is higher than 54% of the cases, of which conductive and mixed are predominant.
  • Protocolos de avaliação da amamentação e Fonoaudiologia: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Oliveira, Franciani Bairros Nobre de; Fernandes, Carolina Pereira; Gurgel, Léia Gonçalves; Fujinaga, Cristina Ide; Almeida, Sheila Tamanini de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar protocolos utilizados pela Fonoaudiologia para avaliação da amamentação. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa da literatura que objetiva sintetizar evidências disponíveis sobre a avaliação da amamentação no período de 2002 a 2015. Os critérios de inclusão foram artigos científicos que abordassem avaliação da amamentação realizada por fonoaudiólogos, publicados em inglês e português. Trabalhos que não apresentaram resumos na íntegra foram excluídos. Resultados: foram encontrados 140 estudos, dos quais 134 foram excluídos. As seis publicações restantes realizaram avaliação da mamada e foram incluídas neste estudo. Identificaram-se quatro instrumentos de avaliação da amamentação. Os artigos selecionados objetivaram avaliar o conhecimento das mães sobre amamentação e sua relação com a linguagem, a primeira mamada do bebê prematuro, descrever condições iniciais da amamentação, relacionar amamentação com oferta do copo/mamadeira e avaliar características orofaciais e amamentação. Os protocolos avaliaram aspectos do estado de consciência, comportamento e posicionamento do bebê, comportamento da mãe ao amamentar, características da mama, da pega e ordenha e condições após a amamentação. Conclusão: são escassos os estudos na Fonoaudiologia que utilizam protocolos padronizados e validados para avaliação da amamentação. O enfoque maior está na avaliação dos bebês prematuros. Sugere-se que novos estudos sejam realizados, especialmente com foco em validar instrumentos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to investigate protocols used by Speech Therapists to evaluate breastfeeding. Methods: this is an integrative literature review that aims to synthesize available evidence on the evaluation of breastfeeding, from 2002 to 2015. The inclusion criteria were scientific articles that approached breastfeeding evaluation performed by Speech Therapists, published in English and Portuguese. Papers that did not present summaries in their entirety were discarded. Results: a total of 140 studies were found, 134 being excluded. The remaining six publications evaluated breastfeeding and were included in the study with four instruments. The articles selected aimed at evaluating the mothers' knowledge about breastfeeding and its relation to language, the first feeding of the premature baby, describing the initial conditions of breastfeeding, relating breastfeeding to the cup/bottle supply and evaluating orofacial characteristics and breastfeeding. The protocols evaluated aspects of the infant's state of consciousness, behavior and positioning, mother's breastfeeding behavior, breast characteristics, latching and milking, and conditions after breastfeeding. Conclusion: there are few studies in Speech Therapy that use standardized and validated protocols for breastfeeding evaluation. The major focus is on the evaluation of preterm infants. It is suggested that new studies be performed, especially with a focus on validating instruments.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br