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Revista CEFAC, Volume: 21, Número: 4, Publicado: 2019
  • Desempenho motor de crianças e adolescentes com paralisia cerebral durante a execução de tarefas no computador com diferentes periféricos Artigos Originais

    Spiller, Marcelo Grandini; Audi, Mauro; Braccialli, Lígia Maria Presumido

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a eficácia de uso de diferentes dispositivos de entrada para o acesso ao computador por crianças e adolescentes com paralisia cerebral e verificar a relação do desempenho com a idade e o nível de classificação motora. Métodos: participaram do estudo 14 crianças e adolescentes com paralisia cerebral, com idade entre 6 e 14 anos, com níveis na Gross Motor Function Classification System (GMFCS) e na Manual Ability Classification System (MACS) de I a V. Foi verificado o desempenho dos participantes durante o uso de tela sensível ao toque, mouse convencional e mouse ocular, para realizar tarefas específicas com os softwares: o Discrete Aiming Task 2.0, o Tracking Task 2.0 e o Single Switch Performance Test (SSPT) 1.0 Foram analisadas as variáveis: tempo de resposta; frequência de erros; tempo médio para acionamento dos dispositivos de entrada, relação entre satisfação com os dispositivos de entrada e o nível de habilidade motora. Resultados: indicaram diferenças significantes no tempo de resposta; na frequência de erros; e no tempo médio para acionamento dependendo do dispositivo de entrada usado, e haver correlação entre o nível de habilidade motora e a satisfação de uso do dispositivo e entre o nível de habilidade manual e a satisfação com o mouse. Conclusão: o mouse ocular e a tela sensível ao toque foram os dispositivos mais eficazes durante a execução das tarefas no computador pelos participantes do estudo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to assess the effectiveness of using different input devices for computer access by children and adolescents with cerebral palsy and to verify the relationship of performance with age and level of motor classification. Methods: the study included 14 children and adolescents with cerebral palsy, aged 6 to 14 years, with Gross Motor Function Classification System (GMFCS) and Manual Ability Classification System (MACS) levels from I to V. The participants’ performance was observed during the use of touch screen, conventional mouse and eye tracking mouse in performing specific tasks with softwares Discrete Aiming Task 2.0, Tracking Task 2.0 and Single Switch Performance Test (SSPT) 1.0. The following variables were analyzed: response time, frequency of errors, mean time to activate input devices, relationship between satisfaction with input devices and motor skill level. Results: results indicated significant differences in response time, frequency of errors, and triggering mean time depending on the input device used, and correlation between the motor ability level and satisfaction, using the device, and between the level of manual ability and satisfaction with the mouse. Conclusion: the eye tracking mouse and the touch screen were the most effective devices during the execution of tasks on the computer by study participants.
  • Evasão no reteste da Triagem Auditiva Neonatal: relação com indicadores de risco para deficiência auditiva Artigos Originais

    Pinto, Júlia Dalcin; Ferreira, Laís; Temp, Déborah Aurélio; Dias, Valdani; Rohers, Dara Eliza; Biaggio, Eliara Pinto Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o índice de evasão no reteste do programa de Triagem Auditiva Neonatal, verificar se a presença de Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva o influencia e descrever quais Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva ocorrem com maior frequência nestes casos. Métodos: participaram 1287 neonatos/lactentes, triados no período de junho de 2015 a junho de 2018, que obtiveram resultado “falha” na Triagem Auditiva Neonatal, encaminhados para o reteste e não compareceram. Foram observadas informações relacionadas a ocorrência dos Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva. Resultados: o estudo constatou que o índice de evasão foi de 15,23%. A presença de indicadores de risco para deficiência auditiva não demonstrou associação com o não comparecimento a essa etapa do programa (p-valor= 0,087). Os indicadores de maior ocorrência nos casos de não comparecimento no reteste foram: medicação ototóxica e permanência em Unidade de Tratamento Intensivo por período maior que cinco dias. Conclusão: observou-se elevado índice de evasão no reteste. Verificou-se que a presença dos indicadores de risco não influenciou no índice de evasão do reteste. O uso de medicação ototóxica e a permanência em Unidade de Terapia Intensiva foram os indicadores mais frequentes naqueles que não compareceram ao reteste.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the evasion rate of the Newborn Hearing Screening program’s retest, to verify whether the presence of risk indicators for hearing loss influences it, and to describe which risk indicators for hearing loss occur more frequently in these cases. Methods: 1,287 newborns/infants participated, who were screened between June 2015 and June 2018. All of them obtained "fail" as the Newborn Hearing Screening result, were referred to the retest and did not attend it. Information related to the occurrence of risk indicators for hearing loss was observed. Results: the study found that the evasion rate was of 15.23%. The presence of risk indicators for hearing loss did not show an association with non-attendance at this stage of the program (p-value = 0.087). The most frequent indicators in the cases of non-attendance at the retest were: ototoxic medication use and intensive care unit stay for more than five days. Conclusion: high evasion rate of the retest has been observed. It has been found that the presence of risk indicators did not influence the retest evasion rate. Use of ototoxic medication and stay at the intensive care unit were the most frequent indicators among those who did not attend the retest.
  • Interferência das deformidades dentofaciais nas características acústicas dos sons da fala Artigos Originais

    Coelho, Janaina dos Santos; Vieira, Renata Christina; Bianchini, Esther Mandelbaum Gonçalves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar as características da fala quanto a produção dos sons fricativos em indivíduos com deformidades dentofaciais (DDF), por meio da análise acústica, analisando possíveis interferências da variação das bases ósseas na articulação da fala. Métodos: participaram 15 indivíduos adultos, ambos os sexos, com idade entre 17 a 42 anos. Distribuídos em 3 grupos: GII (n=5) Classe II esquelética, GIII (n=5) Classe III esquelética e GC (n=5) sem (DDF). Todos tiveram suas vozes gravadas, com “palavras-chave” contendo os sons fricativos do português brasileiro (PB), e analisadas acusticamente, os parâmetros: duração, intensidade, e formantes F1, F2. Para a comparação entre os grupos foi utilizado o Teste de Mann-Whitney. Resultados: houve diferenças (p<0,05) ao comparar GII e GIII com GC. Para a variável duração GIII obteve valor maior no som fricativo /z/ (r=0,016; p<0,05). A variável intensidade foi maior para o GII em /z/ (r=0,028; p<0,05), e maior para o GIII em /f/ (r=0,028; p<0,05), /v/ (r=0,028; p<0,05) e /ʃ/ (r=0,036; p<0,05). Para a variável F1, GII obteve valor maior para a sílaba /za/ (r=0,047; p<0,05). Na variável F2 o GII obteve valor mais baixo na sílaba /ʒa/ (r=0,047; p<0,05). Conclusão: a desarmonia das bases ósseas maxilomandibulares resulta em interferência nas características acústicas da fala quanto aos sons fricativos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify speech characteristics regarding the production of fricative sounds in people with dentofacial deformities (DFD), through acoustic analysis, evaluating possible interferences of the variation of the osseous bases in the articulation of speech. Methods: fifteen adults of both genders, aged between 17 and 42, participated in the study. They were distributed in three groups: GII (n = 5) Skeletal Class II, GIII (n = 5) Skeletal Class III, and CG (n = 5) without DFD. All of them had their voices recorded, with key words containing the fricative sounds of Brazilian Portuguese (BP), and acoustically analyzed; the parameters: duration, intensity, and formants F1, F2. The Mann-Whitney test was used to compare the groups. Results: there were differences (p <0.05) when comparing GII and GIII with CG. For the variable duration GIII obtained higher value in the fricative sound /z/ (r = 0.016, p <0.05). The variable intensity was higher for GII in /z/ (r = 0.028, p <0.05), and higher for GIII in /f/ (r = 0.028, p <0.05), /v/ (r = 0.028, p<0.05) and /ʃ/ (r = 0.036, p <0.05). For the variable F1, GII obtained a higher value for the syllable /za/ (r = 0.047, p <0.05). In the variable F2, GII obtained the lowest value in the syllable /ʒa/ (r = 0.047, p <0.05). Conclusion: the disharmony of the maxillomandibular osseous bases results in interference in speech acoustic characteristics regarding fricative sounds.
  • Dificuldade de deglutição de medicamentos em pessoas sem disfagia Artigos Originais

    Souza, Laís Flavia; Nascimento, Weslania Viviane; Alves, Leda Maria Tavares; Silva, Ana Cristina Viana; Cassiani, Rachel Aguiar; Alves, Dauana Cassia; Dantas, Roberto Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar dificuldade de deglutição de medicamentos e a relacionar com idade e gênero de adultos e idosos saudáveis. Métodos: por meio do instrumento EAT-10, traduzido para o português, foram avaliados, quanto à ocorrência de disfagia,439 voluntários (270 mulheres e 169 homens) com idades entre 20 e 84 anos sem doenças, sem sintomas, e que não ingeriam medicamentos regularmente. A questão de número cinco do EAT-10, especificamente, questionou sobre a dificuldade de deglutição de medicamentos, considerando zero como ausência de dificuldade e 1 a 4 como algum grau de dificuldade (4 como dificuldade intensa). Para análise estatística foi utilizado o teste qui-quadrado (x(2)). Resultados: trezentos e sessenta e cinco (83%) voluntários referiram não apresentar dificuldades para ingerir medicamentos (89% dos homens e 80% das mulheres),e 74 (17%) relataram algum grau de dificuldade,11% dos homens e 20% das mulheres (p=0,01), 20% daqueles com idades entre 20 e 49 anos e 9% daqueles com idades iguais ou acima de 50 anos (p=0,02). Conclusão: neste trabalho foi observado que idade e gênero têm influência na dificuldade de deglutição de medicamentos, a qual é mais freqüente em mulheres e nos adultos jovens. Algum grau de dificuldade foi referido por 17% dos voluntários.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to assess the difficulty in swallowing medications and correlate it with age and gender in healthy adults and elderly. Methods: a total of 439 asymptomatic healthy volunteers (270 females and 169 males), who were not taking any medication on a regular basis, aged from 20 to 84 years, were questioned as for dysphagia, by using the Eating Assessment Tool (EAT-10). Question number five of the EAT-10, specifically, approached the difficulty in swallowing drugs, considering zero as “no swallowing problem” and 1 to 4 as “some degree of difficulty” (4 as great difficulty).The chi-square test (x2) was used for the statistical analysis. Results: a total of 365 (83%) volunteers reported having no difficulty in swallowing medications (89% of men and 80% of women), whereas 74 (17%) reported some degree of difficulty (11% of men and 20% of women)(p = 0.01). These represented 20% of those aged between 20 and 49, and 9% of those aged 50 and over (p = 0.02). Conclusion: in this study, it was observed that both age and gender influence on medication swallowing, a difficulty more frequent among women and young adults. Some degree of difficulty was reported by 17% of the volunteers.
  • Consciência fonológica em estudantes com baixa visão e em estudantes com visão normal: estudo comparativo Artigos Originais

    Monteiro, Mayla Myrina Bianchim; Gasparetto, Maria Elisabete Rodrigues Freire

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar e comparar a consciência fonológica de alunos com baixa visão e de alunos com visão normal. Metodos: trata-se de uma pesquisa transversal, descritiva e quantitativa que foi realizada por meio da aplicação da prova de Consciência Fonológica por Produção Oral, que é composta por dez subtestes, com quatro itens cada. Participaram do estudo 15 alunos com baixa visão que contituíram o Grupo Estudo, e 15 alunos com visão normal que constituíram o Grupo Controle, com idades entre 8 e 14 anos, que estavam matriculados no ensino fundamental de escolas públicas de um município do interior de São Paulo. Resultados: para os questionários referentes à Síntese Fonêmica, Rima, Segmentação Fonêmica, Manipulação Silábica, Manipulação Fonêmica, e nos dois questionários de Transposição Fonêmica, o p.valor encontrado foi menor do que 1%, fazendo assim que seja rejeitada a igualdade nos resultados dos questionários considerando o nível de significância de 1%. Na análise da variância para a soma dos pontos adquiridos em todos os questionários verifica-se uma diferença estatisticamente significante considerando o nível de significância de 1%, pois o p.valor obtido foi menor que 1%. Conclusão: o Grupo Estudo, representado por alunos com baixa visão, apresentou resultados inferiores na maioria dos subtestes da Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral, com exceção da prova de Síntese Silábica, na qual apresentaram resultados iguais aos do Grupo Controle, representado pelos alunos com visão normal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate and compare the phonological awareness of low vision students with normal vision ones. Methods: this is a cross-sectional, descriptive and quantitative research that was performed through the application of the Oral Phonological Awareness Test, which is composed of ten subtests, with four items each. The population consisted of 30 students attending public elementary school, aged 8 to 14 years, and divided into two groups of 15 participants each: the study group and the control one. Results: the p value found was less than 1% for the Phonemic Synthesis, Rhyme, Phonemic Segmentation, Syllabic Manipulation, Phonemic Manipulation questionnaires, in addition to the two Phonemic Transposition questionnaires, thus, considering the significance level of 1%, and rejecting equality in the results of the questionnaires. Considering the significance level of 1%, and since the p-value obtained was less than 1%, a statistically significant difference was observed in the variance analysis of the sum of the points obtained in all questionnaires. Conclusion: The Study Group, which was represented by low vision students, had lower results in most of the subtests of the Oral Phonological Awareness Test, except for the Syllabic Synthesis test, in which they had similar results as those of the Control Group, represented by normal vision students.
  • A influência da prematuridade no desenvolvimento das habilidades fonológicas Artigos Originais

    Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e; Casais-e-Silva, Luciana Lyra; Sena, Eduardo Pondé de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar o uso dos processos fonológicos em crianças nascidas pré-termo. Métodos: a avaliação da Fonologia foi realizada por meio do ABFW - Teste de Linguagem Infantil, em 40 crianças, na faixa etária de dois a quatro anos, sendo 20 crianças nascidas pré-termo e 20 crianças nascidas a termo, pareadas conforme idade, sexo e nível socioeconômico. As crianças nascidas pré-termo foram avaliadas no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CEPRED; as crianças nascidas a termo foram selecionadas e avaliadas em uma creche municipal, na cidade de Salvador-BA. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando o nível de significância menor que 0,05%. Resultados: na prova de Fonologia, o número de processos fonológicos produtivos não esperados para a idade cronológica foi estatisticamente significante no grupo pré-termo, destacando-se os processos de redução de sílaba, harmonia consonantal, posteriorização para velar e simplificação de líquida. A alta prevalência da simplificação de encontro consonantal e da simplificação de consoante final, apesar de ainda compatíveis com a idade cronológica, alerta para a necessidade do acompanhamento da aquisição da linguagem dessas crianças, após os quatro anos de idade. Conclusão: os resultados evidenciam a dificuldade encontrada pelas crianças nascidas pré-termo no desenvolvimento das habilidades fonológicas, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do monitoramento fonoaudiológico na aquisição da linguagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to check the use of phonological processes in preterm infants. Methods: phonological evaluation was performed through the ABFW Child Language Test in 40 children, aged two to four years, i.e., 20 preterm and 20 full-term children, matched according to age, gender and socioeconomic level. Preterm children were evaluated at the State Center for Prevention and Rehabilitation of People with Disabilities - CEPRED; full-term children were selected and evaluated in a municipal nursery in the city of Salvador, BA, Brazil. The pertinent statistical tests were applied adopting the level of significance lower than 0.05%. Results: in the phonology test, the number of productive phonological processes not expected for the chronological age was statistically significant in the preterm group, especially syllable reduction, consonantal harmony, velar backing and liquid reduction. The high prevalence of cluster reduction and final consonant deletion, though still compatible with chronological age, shows the need to follow up the language acquisition of these children, after the age of four. Conclusion: the results evidenced the difficulty found by preterm infants in the development of phonological skills, emphasizing the importance of early diagnosis and speech-language monitoring in language acquisition.
  • Influência do nível socioeconômico na habilidade auditiva de resolução temporal em adultos Artigos Originais

    Aguiar, Livia Barbosa; Souza, Ellen Karoline de; Evangelista, Carolina Karla de Souza; Nunes, Aryelly Dayane da Silva; Lima, Kaio Ramon de Aguiar; Balen, Sheila Andreoli

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a influência do nível socioeconômico na habilidade auditiva de resolução temporal de adultos. Métodos: a amostra foi composta por 48 sujeitos na faixa-etária de 18 a 50 anos, (X = 25,40 ± 7,36) divididos por estratos socioeconômicos em três grupos: G1: 11 sujeitos no nível A; G2: 19 no B1 e B2 e G3: 18 no C1, C2, D e E. Todos os sujeitos apresentaram respostas em 20 dB NA nas frequências de 500 a 4000Hz durante a triagem audiométrica, timpanometria tipo A, presença de reflexos acústicos contra e ipsilaterais, não possuíam alterações neurológicas, psiquiátricas e/ou psicológicas diagnosticadas; sem queixas audiológicas e/ou otológicas e com desempenho superior a 95% no teste dicótico de dígitos. Foram realizados os testes Random Gap Detection e o Gap-in-noise. Utilizou-se o teste Shapiro-Wilk para análise de normalidade e o teste de Kruskall Wallis para análise do estrato socioeconômico, ambos com 5% de significância. Resultados: houve diferença estatisticamente significante entre os grupos no Random Gap Detection na frequência de 500 Hz e na média das frequências em função do nível socioeconômico, não sendo observado o mesmo no Gap-in-noise. Conclusões: sugere-se que o nível socioeconômico seja levado em consideração na análise do teste Random Gap Detection.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to investigate the influence of the socioeconomic level on the temporal resolution auditory ability of adults. Methods: the sample consisted of 48 subjects aged 18 to 50 years, divided into three groups: G1, 11 subjects at level A; G2, 19 in B1 and B2 and G3, 18 in C1, C2, D and E. All subjects presented responses in 20 dB HL in frequencies of 500 to 4000 Hz, during audiometric screening, type A tympanometry, presence of contralateral and ipsilateral acoustic reflexes, no neurological, psychiatric and / or psychological changes diagnosed; without audiological and / or otological complaints and with performance above 95% in the dichotic digit test. The Random Gap Detection and Gap-in-noise tests were performed. The Shapiro-Wilk test for normality analysis and the Kruskall Wallis test for socioeconomic stratum analysis, were used, both with 5% significance. Results: there were statistically significant differences between the groups in the Random Gap Detection in the frequency of 500 Hz and in the average of the frequencies, as a function of the socioeconomic level, the same not being observed in the Gap-in-noise. Conclusions: it is suggested that the socioeconomic level be taken into account in the analysis of the Random Gap Detection test.
  • Serviços especializados em intervenção precoce: elegibilidade e atuação multiprofissional Artigos Originais

    Izidoro, Isabela Rocha; Jorcuvich, Dayana Insfran; Pereira, Veronica Aparecida; Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar os serviços de Intervenção Precoce oferecidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Mato Grosso do Sul. Métodos: das 56 instituições contatadas, 33 confirmaram a existência dos serviços de Intervenção Precoce e receberam via e-mail um protocolo para a caracterização dos serviços. Dez protocolos foram respondidos pelo responsável institucional. Os dados foram tabulados e analisados por meio de estatística descritiva e representação cartográfica do Mato Grosso do Sul. Resultados: as instituições pesquisadas estão presentes em grande parte da extensão territorial do estado. Contudo, falta cobertura de uma grande área central, de relevante densidade demográfica. O termo mais utilizado para caracterizar o serviço foi Estimulação Precoce. Enquanto público elegível, as instituições atendem prioritariamente bebês sindrômicos, com malformação, prematuros e bebês com risco social, com faixa etária entre zero e três anos de idade (60%) que chegam encaminhadas pelos serviços de saúde e passam pela triagem. Todas contam com equipe multiprofissional, com pelo menos quatro profissionais diferentes, com atuação inter ou transdisciplinar, com plano de intervenção elaborado com e para a família. Conclusão: considerando a importância da Intervenção precoce junto às famílias, destaca-se a urgência da formação continuada junto às instituições da região para oferta dos serviços.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize the early intervention services offered by the Association of Parents and Friends of People with Intellectual Disability (APAE, its Portuguese acronym) in the state of Mato Grosso do Sul. Methods: out of the 56 institutions considered, 33 confirmed the existence of early Intervention services and received, via e-mail, a protocol for the characterization of services. Ten of these protocols were answered by the person responsible for the institution. The data were charted and analyzed by means of descriptive statistics and cartographic representation of Mato Grosso do Sul. Results: the studied institutions are present in much of the territorial extension of the state. However, a large central area, with relevant population density, still lacks coverage. The most frequently used term to characterize the service was “early stimulation”. As their target public, the institutions prioritize syndromic, malformed and premature babies, as well as those at social risk, in the age range zero to three years (60%), who are referred by the health services and undergo screening. All institutions have a multi-professional team, with at least four different professionals, in inter- or transdisciplinary practice; their intervention plan is elaborated with and for the family. Conclusion: considering the importance of early intervention along with the families, it is important to highlight the urgency of continuing education with the region's institutions for the services to be offered.
  • Efeitos da intervenção em memória de trabalho em escolares com dificuldades de compreensão de leitura Artigos Originais

    Novaes, Carolina Bernardi; Zuanetti, Patrícia Aparecida; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a eficácia de uma proposta de intervenção baseada em memória de trabalho para a compreensão leitora. Métodos: 43 crianças divididas em dois grupos, segundo o desempenho destas em uma prova de compreensão leitora - G1: crianças com dificuldade em compreensão leitora; G2: sem dificuldades. Todas as crianças foram avaliadas em relação à leitura, escrita, compreensão leitora de frases e em memória de trabalho alça fonológica - MTAF (repetição de pseudopalavras e dígitos). Após avaliação as crianças do G1 participaram de um programa de intervenção (15 encontros) que estimulava a MTAF. Após a intervenção todas as crianças foram reavaliadas. Os resultados foram comparados intra e intergrupos, sendo aplicados testes estatísticos pertinentes, adotando o nível de significância menor que 0,05. Resultados: após o programa de intervenção as crianças do G1 apresentaram melhora significativa em todos os testes. Na análise intergrupos, no momento da avaliação, G1 era diferente do G2 em leitura, escrita e compreensão leitora. Na reavaliação, G1 se igualou ao G2 em leitura e se aproximou do G2 em escrita e compreensão leitora. Conclusão: o treinamento da MTAF trouxe benefícios para as crianças com dificuldades acadêmicas, portanto, essas estratégias poderiam ser utilizadas em sala de aula com o objetivo de promover a aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the effectiveness of a working memory-based intervention proposal for reading comprehension. Methods: 43 children divided into two groups according to their performance in a reading comprehension test - G1: children with reading comprehension difficulty; G2: children with no difficulties. All the children were evaluated regarding reading, writing, sentence reading comprehension, and phonological working memory - PWM (repetition of pseudo-words and digits). After this evaluation, children from G1 participated in an intervention program (15 meetings) that stimulated the PWM. Following the intervention, all the children were reevaluated. The results were compared intra- and intergroup, and pertinent statistical tests were applied, by adopting the significance level lower than 0.05%. Results: after the intervention program, the children of G1 showed a significant improvement in all tests. In the intergroup analysis, at the time of evaluation, G1 was different from G2 in reading, writing and reading comprehension. In the reevaluation, G1 equaled G2 in reading and got closer to G2 in writing and reading comprehension. Conclusion: PWM training brought benefits to children with academic difficulties. Thus, these strategies could be used in the classroom, aiming to promote learning.
  • Perfil de extensão vocal em idosas com e sem sintomas de voz Artigos Originais

    Queiroz, Mariana Rebeka Gomes; Gomes, Adriana de Oliveira Camargo; Lucena, Jonia Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar e comparar o perfil de extensão vocal de idosas com e sem sintomas de voz. Métodos: participaram do estudo 23 idosas, pertencentes a uma entidade pública de atendimento ao idoso, divididas em grupos com e sem sintomas de voz, segundo resultados da Escala de Sintomas Vocais (ESV). Todas foram submetidas à análise do Perfil de Extensão Vocal, por meio do software Vocalgrama. Foram aplicados os testes estatísticos pertinentes adotando-se o nível de significância menor que 0,05. Resultados: os valores do Perfil de Extensão vocal foram 3,74% (±1,56) e 3,62% (±1,95) no grupo com e sem sintomas, respectivamente, e não houve diferenças nos diversos parâmetros do perfil de extensão vocal entre os grupos. Conclusão: nas idosas estudadas, o perfil de extensão vocal mostrou-se reduzido, independentemente de apresentarem ou não sintomas vocais. Chama-se a atenção para a importância de se investir nas possibilidades de treinamento vocal junto ao idoso com ênfase na flexibilidade vocal, visando ao aumento da extensão vocal nessa população.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize and compare the vocal range profile in elderly women with and without voice symptoms. Methods: a total of 23 elderly women attending an elderly care public service participated in the study. They were divided into groups - with and without voice symptoms, according to the results of the Voice Symptom Scale (VoiSS). All participants were submitted to a vocal range profile analysis, by means of the Vocalgrama software. Appropriate statistical tests were applied, by adopting a significance level lower than 0.05. Results: the values for vocal range profile were 3.74% (±1.56) and 3.62% (±1.95) in the groups with and without symptoms, respectively. There were no differences between the groups in the various parameters of the vocal range profile. Conclusion: in the elderly women studied, the vocal range profile showed to be reduced, regardless of having or not voice symptoms. The importance of the elderly investing in the possibilities of vocal training is highlighted, with emphasis on vocal flexibility, aiming at increasing vocal range in this population.
  • O zumbido e sua relação com ansiedade e depressão em idosos: uma revisão sistemática Artigos De Revisão

    Gibrin, Paula Carolina Dias; Ciquinato, Daiane Soares de Almeida; Gonçalves, Isabela Caroline; Marchiori, Vitória de Moraes; Marchiori, Luciana Lozza de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar na literatura uma provável associação do zumbido com ansiedade e depressão em idosos. Métodos: revisão sistemática, com busca nas bases de dados indexadas (Lilacs, Scielo, Pubmed, Science Direct, The Cochrane Library), de estudos publicados entre 2013 e 2018, em português e inglês, que incluíssem adultos e/ou idosos com idade igual ou maior que 18 anos. Os descritores utilizados foram: “zumbido”, “tinnitus”, “depressão”, “depression”, “ansiedade”, “anxiety”, “adulto”, “adult”, “idosos”, “elderly”, intercalados pelo operador booleano AND. Resultados: foram selecionados 11 estudos e dentre estes, 5 compararam adultos e idosos, enquanto apenas 2 avaliaram esta relação somente em idosos. Os estudos sugerem que à medida que a idade aumenta, a severidade do zumbido e os sintomas psicológicos aumentam também, afetando homens e mulheres. Conclusão: poucos estudos compararam a relação entre as variáveis nos idosos. Foi constatada uma provável associação entre as variáveis, para ambos os sexos, e que o avançar da idade contribui para o aumento da severidade do zumbido e de seus sintomas psicológicos, acometendo a qualidade de vida desses indivíduos. Sugerem-se mais estudos para confirmar a associação entre zumbido, ansiedade e depressão na população idosa, sendo importante a atuação multiprofissional na avaliação e tratamento destas pessoas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify, in the literature, a probable association of tinnitus with anxiety and depression in the elderly. Methods: a systematic review (through a search in the indexed databases - Lilacs, Scielo, Pubmed, Science Direct, The Cochrane Library) of studies published between 2013 and 2018, in Portuguese and in English, involving adults and/or elderly (18 years and older). The descriptors used were: “tinnitus", "depression", "anxiety", "adult", "elderly", interspersed by the Boolean operator AND. Results: 11 studies were selected, from which, 5 compared adults to elderly and only 2 evaluated such relationship in the elderly alone. Studies suggest that, as age increases, tinnitus severity and psychological symptoms also increase, affecting both men and women. Conclusion: few studies compared the relationship between the variables among the elderly. A probable association between the variables for both genders has been found, suggesting that the advancing age contributes to the increase of tinnitus severity and its psychological symptoms, affecting the quality of life of these individuals. Further studies are suggested to confirm the association between tinnitus, anxiety and depression in the elderly. Multi-professional work is important for the evaluation and treatment of these people.
  • Uso da Escala de Desenvolvimento Motor: uma revisão integrativa Artigos De Revisão

    Santos, Maria Cecilia Souza; Shimano, Suraya Gomes Novais; Araújo, Larissa Giovanna de Oliveira; Pereira, Karina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: conhecer, compreender e analisar os estudos que utilizaram a Escala de Desenvolvimento Motor como instrumento de avaliação motora. Métodos: foram utilizadas as bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, Science Direct, Web of Science, Scopus e Cochrane para identificar os estudos, com as seguintes palavras-chave: crianças; destreza motora; transtornos das habilidades motoras. A qualidade metodológica dos estudos transversais foi analisada pela Escala de Loney, dos estudos coorte e caso-controle pela Newcastle - Ottawa e dos ensaios clínicos pela Physiotherapy Evidence Database. Resultados: vinte estudos atenderam aos critérios de inclusão. A prevalência foi de estudos transversais, que obtiveram como desfecho principal a análise do desenvolvimento motor de escolares, crianças com sobrepeso e obesidade, nascidas prematuras, com transtornos do déficit de atenção e hiperatividade, dificuldades de aprendizagem e síndrome de Down. Os estudos apresentaram critério objetivo para medir o desfecho e interpretação e aplicabilidade dos resultados adequados, embora não tenham atingido pontuação mínima estabelecida pelas escalas de avaliação. Conclusão: a Escala de Desenvolvimento Motor está sendo utilizada no Brasil, em diversos contextos, apresentando resultados claros e estatisticamente consistentes, embora as metodologias dos estudos não atendam plenamente padrões de qualidade metodológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to know, understand, and analyze studies that employed the Motor Development Scale as a method for motor evaluation. Methods: the study included the databases Scielo, Pubmed, Lilacs, Science Direct, Web of Science, Scopus and Cochrane to identify the studies, using the following keywords: child; motor skills; motor skills disorders. The methodological quality of cross-sectional studies was analyzed by the Loney scale, cohort and case-control studies were assessed by the Newcastle-Ottawa scale, and clinical trials by the Physiotherapy Evidence Database. Results: twenty studies met the inclusion criteria. There was predominance of cross-sectional studies, which had as main outcome the analysis of motor development of schoolchildren, children with obesity and overweight, premature, with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, learning disabilities and Down syndrome. The studies presented objective criteria to measure the outcome and for interpretation and applicability of adequate results, although they did not reach the minimum score established by the assessment scales. Conclusion: the Motor Development Scale is being used in Brazil in several contexts, presenting clear and statistically consistent results, although the methodologies of studies do not fully meet the standards of methodological quality.
  • Uso da Classificação Internacional de Funcionalidade na Fonoaudiologia: revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Antunes, Alice Prado de Azevedo; Silva, Caroline Santos Rodrigues da; Ferreira, Léslie Piccolotto; Palladino, Ruth Ramalho Ruivo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar uma revisão integrativa da literatura sobre o uso da CIF na Fonoaudiologia. Métodos: foi realizada uma busca em base de dados nacionais e internacionais, entre 2008 a 2018, considerando os descritores “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde”, “fonoaudiologia” e “fonoterapia” em português, inglês e espanhol. Foram excluídos artigos duplicados e apresentação de novos protocolos tendo a CIF como base e estudos que não referiram exclusivamente a atuação fonoaudiológica como temática. Resultados: foram encontrados 36 artigos, e desses, 9 atendiam aos critérios de inclusão. Os artigos foram categorizados em subáreas da Fonoaudiologia, bem como quanto ao tipo de estudo, sendo em sua maioria da subárea da linguagem e do tipo estudo de caso. Conclusão: os estudos, apontam que a CIF pode contribuir para a construção de projetos terapêuticos singulares numa abordagem mais ampla de saúde na clínica fonoaudiológica, porém, entende-se ser necessário o desenvolvimento de mais pesquisas sobre o tema com aplicação nas demais áreas da Fonoaudiologia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to carry out an integrative review of literature regarding the use of the ICF in Speech-Language-Hearing Therapy. Methods: a search was conducted on both national and international databases, for articles published between 2008 and 2018, considering the following descriptors in Portuguese, English and Spanish: “International Classification of Functioning, Disability and Health”, “Speech-Language-Hearing”, and “Speech Therapy”. Duplicated articles, as well as those introducing new ICF-based protocols and studies whose theme didn’t refer exclusively to speech-language-hearing practices were excluded. Results: 36 articles were found, 9 of which met the inclusion criteria. The articles were categorized according to speech-language-hearing subareas (most belonging to the subarea of language), and to types of study (most being case studies). Conclusion: studies point out that the ICF can contribute to the development of unique therapy projects in a broader approach to health in the speech-language-hearing clinic. However, it has been perceived the need for more researches on the theme with applicability to the other fields of knowledge in speech-language-hearing sciences.
  • Efeitos imediatos da fotobiomodulação com laser de baixa intensidade sobre o desempenho muscular: uma revisão integrativa da literatura Artigos De Revisão

    Alves, Vanessa Mouffron Novaes; Furlan, Renata Maria Moreira Moraes; Motta, Andréa Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a influência do laser de baixa intensidade no desempenho muscular e identificar os parâmetros dosimétricos mais utilizados. Métodos: a busca de artigos foi realizada nas plataformas PubMed, BVS, Web of Science e SciELO. Foram selecionados artigos originais, com resumo disponível e que avaliaram o uso da fotobiomodulação sobre o desempenho muscular. Os dados foram analisados de acordo com o autor, ano de publicação, amostra, local de aplicação, parâmetros avaliados, comprimento de onda, dosimetria utilizada e resultados encontrados. Resultados: a amostra final consistiu de 27 artigos publicados entre os anos de 2008 e 2017. O tamanho das amostras nos estudos variou entre oito e 60 indivíduos, com faixa etária entre 17 e 70 anos. Observou-se maior uso do comprimento de onda infravermelho, com aplicações pontuais no trajeto do músculo. Em relação à dose, houve variação de 0,24 a 50 joules por ponto. Do total, apenas cinco (18,5%) trabalhos não encontraram respostas significativas para as variáveis pesquisadas. Conclusão: a maioria dos estudos apontou que o laser de baixa intensidade pode promover a melhora do desempenho muscular. A metodologia utilizada nos trabalhos foi diversa, o que dificultou a compilação dos dados e impossibilitou estabelecer os parâmetros dosimétricos ideais para esse objetivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the influence of low-level laser on muscle performance and to identify the most used dosimetric parameters. Methods: the search for articles was carried out on the PubMed, BVS, Web of Science and SciELO platforms. The articles selected were original ones, with available abstracts and that evaluated the use of photobiomodulation on muscular performance. The data were analyzed according to the author, year of publication, sample, place of application, parameters evaluated, wavelength, dosimetry used and results found. Results: the final sample consisted of 27 articles published between 2008 and 2017. The sample size in the studies ranged from 8 to 60 individuals, aged from 17 to 70 years. A greater use of infrared wavelength, with punctual applications carried out in the path of the muscle, was observed. Regarding the dose, there was a variation from 0.24 to 50 joules per point. Of the total, only 5 (18.5%) studies had not found significant answers for the considered variables. Conclusion: most of the studies pointed out that low-level laser can improve muscle performance. The methodology used in the work was diversified, rendering data compilation difficult, being impossible to set the ideal parameters for this purpose.
  • Grammar intervention in children with specific language impairment: an integrative literature review Review Articles

    Coloma Tirapegui, Carmen Julia; Rojas Contreras, Daniela Paz; De Barbieri Ortiz, Zulema del Carmen

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: revisar la literatura que aborda la intervención gramatical destinada a incrementar las habilidades morfosintácticas en niños con TEL. Métodos: se analizaron diferentes artículos que exponían el tema de la intervención gramatical en niños con TEL. Los criterios de selección fueron: a) ser publicados en los últimos 10 años, b) exponer la aplicación de un programa gramatical, c) contar con un grupo de estudio constituido por niños con TEL, cuyas edades fluctuaran entre 3.0 y 12.0 años, d) considerar evaluaciones previas y posteriores a la aplicación y e) informar sobre los análisis cualitativo o cuantitativo utilizados para la obtención de los resultados. Las bases de datos utilizadas fueron: Lilacs, Pubmed, Embase, Scopus, ISI-Web of Science y EBSCOhost. Resultados: la mayoría de las investigaciones muestran una tendencia a trabajar la gramática expresiva, sin definir contenidos específicos. Las aplicaciones propenden a usar un enfoque implícito en un modo de terapia individual. Los estudios señalan que los niños con TEL tienden a beneficiarse de la intervención implementada. Conclusión: los trabajos analizados no permiten identificar un tipo de intervención gramatical que sea más apropiado para los niños con TEL.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Aim: to review the literature reporting grammar-based interventions designed to improve morphosyntactic skills among children with specific language impairment (SLI). Methods: several studies reporting grammar-based interventions were analyzed. The criteria for selecting the articles were determined as follows: a) publication date within the last ten years; b) studies that reported a grammar-based intervention; c) groups of study constituted by children with SLI, aged 3.0 to 12.0 years; d) design including Pre and Post measures; e) articles reporting quantitative/qualitative data analyses. The databases selected for this review were: Lilacs, PubMed, Embase, Scopus, ISI-Web of Science, and EBSCOhost. Results: most studies reported interventions focused on expressive grammar, providing no particular details about the specific grammar contents considered. Interventions usually consisted of implicit approaches implemented as individual therapy. Studies reported children with SLI as generally improving on intervened skills. Conclusion: all of the grammar-based intervention programs described in the selected studies, seemed to be equally adequate when working with children with SLI.
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