Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2019
  • Aprendizagem Baseada em Equipes na Fonoaudiologia: experiência na formação em Saúde Coletiva Comunicação Breve

    Nascimento, Edinalva Neves; Moreira, Gabriela Maria de Oliveira; Tolentino, Keylla Geovanna Laureano; Frizzo, Ana Cláudia Figueiredo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: apresentar um relato de experiência sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Equipes enquanto metodologia ativa de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em Fonoaudiologia. Métodos: estudantes matriculadas na disciplina de Saúde Coletiva II do curso de Graduação em Fonoaudiologia receberam material sobre o tema da aula de aleitamento materno por e-mail com antecedência e foram informadas sobre como a atividade da Aprendizagem Baseada em Equipes seria desenvolvida. Em aula, as estudantes inicialmente responderam a um questionário de maneira individual e o mesmo foi discutido posteriormente em equipes formadas de maneira aleatória pela professora. As respostas foram tabeladas para análise, para comparar os desempenhos individuais e em equipe. Resultados: 25 estudantes do sexo feminino, de 18 a 25 anos, participaram da atividade e foram encontradas diferenças entre as respostas individuais e das equipes, pois as respostas das equipes foram mais correspondentes com o gabarito elaborado pela docente. A porcentagem de acertos individuais foi de 69,6%, já a porcentagem de acertos em equipe foi de 96%. Conclusão: o uso da Aprendizagem Baseada em Equipes mostrou-se viável do ponto de vista pedagógico, além de promover maior participação por parte das alunas e contribuir com o trabalho em equipe.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to present an experience report about Team-Based Learning utilization as an active methodology of learning in a Speech, Language and Hearing Sciences graduation course. Methods: students enrolled in the public health II subject in the graduation course received the material about breastfeeding by e-mail in advance and were informed about how the activity using Team-Based Learning would be developed. In class, they initially answered to a questionnaire, individually, which was later discussed in teams formed, randomly, by the professor. The answers were placed in charts, to compare individual and teams performances. Results: 25 female students participated in this study, with ages varying from 18 to 25 years, and differences were found between the individual and the team answers, since the answers chosen by the teams corresponded more to the template elaborated by the teacher. The percentage of correct individual answers was 69,6% and the percentage of correct team answers was 96%. Conclusion: the Team-Based Learning utilization showed to be viable from a pedagogical perspective, promoted greater engagement by the students and contributed in the development of teamwork.
  • Consciência fonológica e habilidades iniciais de leitura e escrita na educação infantil: dados normativos preliminares Artigos Originais

    León, Camila Barbosa Riccardi; Almeida, Ágata; Lira, Sandra; Zauza, Grace; Pazeto, Talita de Cássia Batista; Seabra, Alessandra Gotuzo; Dias, Natália Martins

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: disponibilizar dados normativos preliminares do Teste de Leitura e Escrita por tipo de escola, disponibilizar dados normativos da Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral para escolas particulares e atualizar seus dados normativos disponíveis para escolas públicas, sendo todos para crianças do último período da Educação Infantil. Métodos: participaram 267 crianças, idade média de 5 anos, com desenvolvimento típico. Foram utilizados: Questionário de Identificação para pais, Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral e Teste de Leitura e Escrita. Para justificar a disponibilização e atualização das normas, foram comparadas as médias de desempenho entre os testes da amostra atual e com dados normativos existentes. Resultados: teste t de Student revelou que as crianças da escola particular tiveram desempenho superior em relação às da escola pública em todas as medidas, reforçando a necessidade de normas específicas por tipo de escola. Houve relação alta a muito alta entre as varáveis avaliadas, demonstrando forte associação entre consciência fonológica e habilidades iniciais de leitura e escrita. Teste de Wilcoxon revelou diferenças significativas entre os desempenhos das crianças do presente estudo, tanto as de escola particular quanto da pública, com os da amostra de normatização da Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral, sugerindo a necessidade de atualização das mesmas. Por fim, foram apresentados os novos dados normativos. Conclusão: foi confirmada a necessidade de disponibilização e atualização das normas dos testes utilizados em função do tipo de escola. Espera-se que pesquisas futuras possam expandir os dados apresentados para outras faixas etárias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to provide preliminary normative data for the Reading and Writing Test by type of school, and normative data for the Phonological Awareness Test by Oral Production for private schools and update their normative data available for public schools, all of which are for children in the final year of early childhood education. Methods: 267 children, in the age range of 5 years, and typical development. Identification Questionnaire for Parents, Phonological Awareness Test by Oral Production and Reading and Writing Test were used. The means of performance in the tests of the present sample were compared with the existing normative data to justify normative data provision and updating. Results: Student’s t-test revealed that the private school children outperformed those of the public schools in all measures, reinforcing the need for specific standards, according to the type of school. There were strong to very strong relationships among the variables evaluated, demonstrating a marked association between phonological awareness and initial reading and writing abilities. The Wilcoxon test revealed significant differences between the performance of the children of the present study, from both private and public schools, and the data from the Phonological Awareness Test by Oral Production standardization sample, suggesting the need to update the Phonological Awareness Test by Oral Production standards. Finally, the new normative data were presented. Conclusion: the need to make available and update the test standards used, according to the type of school, was confirmed. Further studies are necessary to expand the data presented to other age groups.
  • A visão dos pais e professores sobre a ocorrência de hábitos orais deletérios em um grupo de pré-escolares Artigos Originais

    Fernandes, Denise Maria Zaratini; Lima, Maria Cecília Marconi Pinheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar a visão de pais e professores sobre a ocorrência de hábitos orais deletérios em pré-escolares. Métodos: estudo de caráter transversal com análise quantitativa. Pais e professores responderam um questionário autoaplicável referente aos hábitos deletérios de pré-escolares e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Ao final foram incluídos 221questionários. Os dados foram submetidos aos testes Qui-quadrado, exato de Fisher e McNemar. Resultados: segundo os pais, o hábito de maior ocorrência foi a mamadeira com 52,04%, seguido da chupeta com 24,09%. Já segundo os professores, a chupeta foi o de maior ocorrência, representando 20,36% casos, seguido pelo uso da mamadeira 7,69%. Na presente amostra 90,95% das crianças foram amamentadas em seio materno. Ao relacionar com os hábitos orais, observou-se que quanto maior o tempo de aleitamento, menor foi a ocorrência do uso de chupeta e de mamadeira. Comparando os questionários, verificou-se que os pais perceberam com maior frequência os hábitos orais do que os professores. Conclusão: no grupo estudado, os pais referiram, em maior número, a presença de hábitos orais deletérios do que os professores. É importante que pais e, principalmente, os professores tenham informações a respeito dos malefícios ocasionados pela presença prolongada de tais hábitos, a fim de que possam incentivar a interrupção dos mesmos, evitando, assim, possíveis prejuízos ao sistema estomatognático e no desempenho das funções orofaciais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to compare the parents and teachers views about the occurrence of deleterious oral habits in preschool children. Methods: a cross - sectional study with a quantitative analysis. Parents and teachers answered a self-administered questionnaire regarding the deleterious habits of preschool children and signed the Informed Consent Term. At the end, 221questionaries were included. The data were submitted to Chi-square test, Fisher exact and McNemar tests. Results: according to the parents, the most frequent habit was the bottle with 52.04%, followed by the pacifier with 24.09%. According to the teachers, the pacifier was the most frequent one, accounting for 20.36% of cases, followed by the use of bottle (7.69%). In the present sample, 90.95% of the children were breastfed. When related to oral habits, it was observed that the longer the breastfeeding time, the lower the use of pacifiers and bottles. By comparing the questionnaires, it was verified that the parents noticed, more frequently, the oral habits than did the teachers. Conclusion: in the group studied, the parents reported more the presence of deleterious oral habits than did the teachers. It is important that parents, and especially teachers, have information about the harm caused by the prolonged presence of such habits, so that they can encourage their interruption, thus, avoiding possible damages to the stomatognathic system and the performance of orofacial functions.
  • Desempenho pré e pós intervenção fonológica de escolares do 2° ano público e privado Artigos Originais

    Silva, Cláudia da; Gualberto, Betânia Dalbronio; Neves, Isadora Morgado Pinheiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar o desempenho pré e pós intervenção fonológica de escolares do 2° ano do ensino público e privado, com e sem dificuldades de aprendizagem. Método s:participaram deste estudo 30 escolares do 2° ano do ensino fundamental, público e privado, distribuídos em: GI, GII e GIII, composto por 15 escolares do ensino público, submetidos à pré e pós testagem e intervenção fonológica; e GIV, GV e GVI, composto por 15 escolares do ensino privado, submetidos à pré e pós testagem e intervenção fonológica. Em situação de pré e pós testagem foi realizada aplicação do Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo Linguística adaptado. O processo de intervenção envolveu tarefas fonológicas de relação letra/som, análise, síntese e manipulação de fonemas e sílabas. Resultados: houve melhor desempenho, com diferença estatisticamente significante, para os escolares submetidos ao programa de intervenção fonológica do ensino público e privado, em todas as habilidades analisadas. Conclusão: a intervenção foi eficaz em ambos os âmbitos, no entanto, os escolares de ensino privado apresentaram desempenho superior em maior número de habilidades em comparação aos escolares de ensino público, sugerindo a influência da intervenção associada aos estímulos ofertados no processo de escolarização.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this study aims to compare the performance, pre and post phonological intervention, of 2nd year students in public and private education, with and without learning disabilities. Methods: 30 students from the 2nd year of elementary education, public and private participated in these study, distributed in: GI, GII and GIII, composed of 15 public school students, submitted to pre and post testing and phonological intervention; and GIV, GV and GVI, comprising 15 private school students, submitted to pre and post testing and phonological intervention. In the pre and post testing moment, the Linguistic Cognitive Skills Assessment Protocol Adaptive was performed. For the intervention, the phonological tasks of letter/sound relationship, analysis, synthesis and manipulation of phonemes and syllables were conducted. Results: there was a statistically significant performance for the students submitted to the phonological intervention program of the public and private education, in all skills analyzed. Conclusion: the intervention was effective in both scopes, public and private, however, private school students did better in a greater number of skills analyzed as compared to public school ones, suggesting the influence of the intervention associated with the stimuli offered in the process of schooling.
  • Acurácia do teste de contagem em uma única respiração para determinar a capacidade vital lenta em pacientes hospitalizados Artigos Originais

    Escóssio, Anna Luiza; Araújo, Rodrigo Cappato de; Oliver, Nicole; Costa, Emília Chagas; Rizzo, José Ângelo; Sarinho, Emanuel Sávio Cavalcanti; Aelony, Yossef; Correia Junior, Marco Aurélio de Valois

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar a acurácia do teste de contagem em uma única respiração para determinar a capacidade vital lenta em pacientes hospitalizados e avaliar sua repetibilidade entre o mesmo examinador. Métodos: estudo de diagnóstico em que a escolha das técnicas foi aleatoriamente atribuída. A área sob a curva (característica de operação do receptor) foi calculada a partir da capacidade vital lenta (20ml/kg) para avaliar as melhores características psicométricas do teste de contagem em uma única respiração para este ponto de corte. A repetibilidade observada pelo mesmo examinador foi avaliada usando o coeficiente de correlação intraclasse. Resultados: foram analisados (característica de operação do receptor/capacidade vital lenta=20ml/Kg), foi encontrado o valor de 21 em teste de contagem em uma única respiração com uma sensibilidade de 94,44% e especificidade de 76,62% (área abaixo da curva=0,93, p<0,005). O valor do coeficiente de correlação intraclasse para o teste de contagem foi 0,976 com p>0,005. Conclusão: o teste de contagem em uma única respiração foi uma técnica válida, repetitiva e pode ser uma importante opção de rastreamento para avaliação da função pulmonar na ausência de equipamentos específicos. Essa técnica abre perspectivas no que se refere à substituição da medição da capacidade vital lenta em hospitais que não possuem equipamento espirométrico ou em pacientes que apresentam uma doença contagiosa com risco de contaminação e propagação de doença de um paciente para outro.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the accuracy of the single-breath counting test to determine slow vital capacity in hospitalized patients and to evaluate the repeatability of the same examiner. Methods: a diagnostic study and the choice of techniques were randomly assigned. The area under the curve (receiver operating characteristic) was calculated from the slow vital capacity (20ml/kg) to evaluate the best psychometric characteristics of single-breath counting Test for this cutoff point. Repeatability observed by the same examiner was assessed using the Intraclass Correlation Coefficient. Results: 516 patients hospitalized for various diseases were analyzed. In the curve analysis (receiver operating characteristic/slow vital capacity=20ml/Kg), the value of 21 in single-breath counting test with a sensitivity of 94.44% and specificity of 76.62% (area under the curve =0.93, p<0.005) was found. The intraclass correlation coefficient value for the single-breath counting test was 0.976 with p>0.005. Conclusion: the single-breath counting test was a valid and repetitive technique, and may be an important screening option for assessment of lung function in the absence of specific equipment. This technique opens perspectives to replace slow vital capacity measurement in hospitals, which lack spirometric equipment, or in patients who may have a contagious disease, which has a risk of contamination and spread of disease from one patient to another.
  • Avaliação quantitativa da pressão de língua em crianças com respiração oral Artigos Originais

    Santos, Elaine Cristina Bezerra dos; Silva, Hilton Justino da; Correia, Amanda Roselle Cândido; Portella, Priscila Rossany de Lira Guimarães; Cunha, Daniele Andrade da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: quantificar a pressão de língua em crianças com respiração oral e descrever as suas manifestações clínicas respiratórias, comparando-as à avaliação objetiva. Métodos: o estudo foi realizado com 60 crianças de 04 a 09 anos de idades atendidas nos ambulatórios do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, distribuídas em dois grupos, com e sem respiração oral. A coleta constou do levantamento das manifestações clínicas respiratórias, da aplicação do protocolo sobre o modo respiratório e da avaliação da pressão de língua utilizando o Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). Resultados: observou-se predominância do sexo masculino e correlação entre o diagnóstico clínico de rinite alérgica e/ou obstrução nasal com o diagnóstico clínico de Respiração oral. Houve diferença estatisticamente significante entre os grupos para posição habitual dos lábios entreabertos, boca aberta, flacidez dos músculos da expressão facial, narinas estreitas, lábio superior encurtado e inferior evertido. As médias das pressões de língua em crianças com respiração oral e nasal apresentaram médias de 38,27 Kpa e 53,73 Kpa, respectivamente. Conclusão: foi verificada diminuição da pressão de língua em crianças com respiração oral, corroborando com o que é referido na literatura. Houve concordância entre os resultados das características clínicas respiratórias com a avaliação objetiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to quantify tongue pressure in children with oral breathing and to describe their respiratory clinical manifestations, comparing them to the objective evaluation Methods: the study was performed with 60 children, four to nine years old, treated at the outpatient clinics of the Pernambuco Clinical Hospital, Federal University of Pernambuco, distributed into two groups, with and without oral breathing. The collection consisted of a survey of respiratory clinical manifestations, application of the protocol on respiratory mode and assessment of tongue pressure, using the Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). Results: male predominance and correlation between diagnosis of allergic rhinitis and/or nasal obstruction and the clinical diagnosis of oral breathing were observed. There was a statistically significant difference between the groups for usual position of open lips, open mouth, sagging facial expression muscles, narrow nostrils, shortened upper and everted lower lip. The mean tongue pressure in children with oral and nasal breathing presented a mean of 38.27 Kpa and 53.73 Kpa, respectively. Conclusion: tongue pressure decreased in children with oral breathing, corroborating that which is reported in the literature. There was agreement between the results of respiratory clinical characteristics and the objective evaluation.
  • Deglutition pattern in Angle’s Class II malocclusion Original Articles

    Morari, Ana Clara; Santos, Patricia Rafaela dos; Nabarrette, Mariana; Cristofoletti, Willian; Menezes, Carolina Carmo de; Venezian, Giovana Cherubini; Nagae, Mirian Hideko; Degan, Viviane Veroni

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the electromyographic activity of the suprahyoid muscles during deglutition in participants with Angle´s Class II malocclusion. Methods: electromyographic data recordings were performed in the supra-hyoid muscles during swallowing and at rest, in 30 volunteers, 15 Angle´s Class I participants and 15 Angle´s Class II malocclusion, aged 15-27 years old. The Root Means Square values for both tests were analyzed, and for the deglutition test, the Linear Envelope was used to observe the type of muscle activation pattern. Results: during the test at rest, there was no significant difference in Root Means Square values (p=0.22) between Class I and Class II subjects. During deglutition, it was found that Angle´s Class II subjects had significantly higher RMS values (p=0.01) as compared to Class I volunteers. Regarding the type of muscle activation pattern, there was a significant difference between Class I and Class II participants with a predominance of type 1 peak for Class I and type 2 peak for Class II. Conclusion: there was a difference in electromyographic recordings during deglutition in participants with Angle´s Class II as compared to Class I participants with a tendency towards two contraction peaks, showing a greater imbalance during the function. There was no difference between groups in the rest position.
  • Sintomas vocais e desvantagem vocal em adultos usuários de implante coclear Artigos Originais

    Santos, Alessandra Regina da Silva; Batista, Natasha Gonçalves Leoni; Silva, Dione Bottentuit da; Sampaio, André Luiz Lopes; Medved, Daniela Malta de Souza; Coelho, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a presença de desvantagem vocal e sintomas vocais em usuários adultos de implante coclear e verificar sua correlação com a autoavaliação da qualidade vocal. Métodos: participaram 27 adultos com implante coclear de ambos os sexos com idade entre 19 e 57 anos. Foram aplicados os questionários de autoavaliação Índice de Desvantagem Vocal e Escala de Sintomas Vocais. Além disso, os participantes responderam uma questão sobre autopercepção vocal. Resultados: a pontuação média para o Índice de Desvantagem Vocal foi de 28,74 no total, e a pontuação média da Escala de Sintomas Vocais foi de 29,22. A correlação entre o Índice de Desvantagem Vocal e a questão de autopercepção vocal indicaram que ao passo que a percepção da voz piora, há maior desvantagem vocal em todos os domínios do questionário. Para a Escala de Sintomas Vocais houve correlação positiva e moderada entre a autopercepção vocal e a pontuação dos domínios limitação, emocional e a pontuação total. Conclusão: foi possível verificar presença de desvantagem e sintomas relacionados à voz, no que se refere a questões funcionais, orgânicas e de limitação na população estudada. Existe correlação positiva e moderada entre a pontuação dos questionários e a autoavaliação da qualidade vocal dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the presence of vocal symptoms and handicap in adults with cochlear implants, and verify the correlation with their self-perception of the voice quality. Methods: twenty-seven adults of both genders, with cochlear implants, in the age range of 19 to 57 years participated. The participants answered the self-assessment protocols Voice Handicap Index and Voice Symptom Scale. Furthermore, the participants answered an additional question about how they rated their voices. Results: for the Voice Handicap Index, the average score was 28.74, in total, and the average score for the Voice Symptom Scale was 29.22, in total. The correlation between the scores of the Voice Handicap Index and the self-perception of the voice showed that the worse the perception, the more handicap in every domain of the protocol. For the Voice Symptoms Scale, the results showed that there is a positive and moderate correlation between the self-perception of the voice and the total scores as well as for the impairment and emotional subscales. Conclusion: this study verified the presence of handicap and symptoms related to voice, mainly, regarding physical, functional and limitation aspects for the adults with cochlear implants. There is a positive and moderate correlation between the score of the protocols applied and self-evaluation of the vocal quality of the participants.
  • Caracterização do desempenho de adolescentes brasileiros no Teste de Padrão de Frequência desenvolvido pela Auditec® Artigos Originais

    Nardez, Taina Maiza Bilinski; Guijo, Laura Mochiatti; Lucas, Priscila de Araújo; Cardoso, Ana Cláudia Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho de adolescentes brasileiros no Teste de Padrão de Frequência e, comparar os resultados com os valores normativos da Auditec®. Métodos: 26 adolescentes matriculados no ensino fundamental ou médio, de ambos os sexos, e com idade entre 12 e 18 anos participaram do estudo. Adotaram-se como critérios de inclusão: a) sem alterações na inspeção visual do meato acústico externo; b) limiares audiométricos dentro dos padrões de normalidade em ambas as orelhas, ou seja, valores iguais ou inferiores a 25dBNA; c) curva timpanométrica do tipo “A” bilateral, d) presença de reflexo acústico, modo contralateral, nas frequências de 500, 1000 e 2000Hz, em ambas orelhas, comportamento auditivo típico de acordo com o questionário Scale of Auditory Behaviors(SAB) (pontuação igual ou superior a 46 pontos). Para os adolescentes que atenderam ao critério de inclusão foi aplicado o Teste de Padrão de Frequência (versão Auditec®), de forma binaural, em 50dBNS. Os achados foram analisados de forma descritiva e inferencial. Resultados: a análise estatística demonstrou significância somente para a comparação do valor da média de 88,10%, resultado obtido no Teste de Padrão de Frequência desempenhado pelos brasileiros, quando este é comparado com o valor normativo (com inversões) sugerido pela Auditec®, no qual a média é de 96%. Conclusão: os achados deste estudo demonstraram que os valores obtidos no Teste de Padrão de Frequência, versão Auditec®, na população brasileira foram semelhantes aos valores apresentados pela literatura internacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the performance of Brazilian adolescents in the Pitch Pattern Sequence (PPS) test and compare the results with Auditec® normative values. Methods: 26 adolescents enrolled in elementary or secondary education, of both sexes, and between 12 and 18 years, participated in the study. The inclusion criteria adopted were: a) no alterations in the visual inspection of the external acoustic meatus; b) hearing thresholds within the normal range for both ears, that is, values equal to or lower than 25dBHL; c) bilateral type “A” tympanometric curve, d) presence of acoustic reflex, contralateral mode, in the frequencies of 500, 1000 and 2000Hz, in both ears, typical auditory behavior according to the Scale of Auditory Behaviors (SAB) or greater than 46 points. For adolescents, who met the inclusion criteria, the PPS (Auditec® version) was applied, binaurally, at 50dBSL. The findings were analyzed in a descriptive and inferential manner. Results: statistical analysis showed significance only for the comparison of the mean value of 88.10%, a result obtained in the PPS performed by Brazilians, when compared to the normative value (included) suggested by Auditec®, in which the mean was 96%. Conclusion: the findings of this study demonstrated that the values obtained in the PPS, Auditec® version, in the Brazilian population, were similar to those presented in the international literature.
  • A Fonoaudiologia na Universidade Federal da Bahia: um enfoque histórico Artigos Originais

    Catrini, Melissa; Mise, Yukari Figueroa; Pires, Viviane

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar, desde uma perspectiva histórica, o percurso que levou à constituição do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Métodos: trata-se de estudo qualitativo e transversal. Adota metodologia da história oral, utilizando análise documental e entrevistas. Resultados: foi elaborada uma narrativa que revela a história do referido curso e aponta para especificidades que envolvem a formação em Fonoaudiologia oferecida pela UFBA. Destaca-se, ainda, a colaborativa presença do movimento estudantil nos avanços conquistados. Conclusão:os resultados dessa pesquisa compõem uma memória que pode contribuir para uma reflexão aprofundada a respeito da formação em Fonoaudiologia no Brasil, colocando em evidência a indissociabilidade entre demandas educacionais e de saúde nesse processo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate, from a historical perspective, the path that led to the creation of the Speech-Language Pathology and Audiology Undergraduate Program of the Federal University of Bahia. Methods: this qualitative, cross-sectional study adopts an oral history methodology, using document analysis and interviews. Results: a narrative was developed, bringing to light the history of this program and pointing to specificities that involve the training in Speech-Language Pathology and Audiology offered by UFBA. It also highlights the collaboration given by the student activist movement to these accomplishments. Conclusion: the results of this research comprise a memory that can contribute to an in-depth reflection of the training in Speech-Language Pathology and Audiology in Brazil, making evident, in the process, the inseparability between educational and health demands.
  • Diferenças e similaridades no registro do potencial evocado auditivo P1-N1 para distintos estímulos sonoros Artigos Originais

    Lunardelo, Pamela Papile; Simões, Humberto de Oliveira; Zanchetta, Sthella

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar as similaridades e diferenças do registro das componentes P1 e N1 para os estímulos verbal e não verbal, em uma população adulta, para fins de referência. Métodos: foram estudados 21 sujeitos adultos jovens, eutróficos, de ambos os sexos. O potencial evocado auditivo de longa latência foi pesquisado com estimulação bilateral e registro simultâneo das duas orelhas, com o estímulo clique e a sílaba /da/. Resultados: a N1 foi identificada em 100,0% da população, para os estímulos clique e fala, enquanto que a P1 foi observada em 85,7% e 95,2% dos sujeitos, para os respectivos estímulos. Foram observadas diferenças significantes para a amplitude de P1 e N1 entre as orelhas (p <0.05), sendo na P1 os valores da esquerda superiores à direita e para N1 foi o inverso. Entre os estímulos os valores de amplitude e latência da N1 foram maiores para a fala, enquanto na P1, apenas a latência obteve resultados distintos. Conclusão: a componente N1 foi a mais frequente. Apenas para N1 a diferença entre os tipos de estímulos ocorreram para latência e amplitude, o que pode ser justificado pelo seu papel no processo da discriminação de fala.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: this study aimed at illustrating the similarities and differences in the recording of components P1 and N1 for verbal and non-verbal stimuli, in an adult sample population, for reference purposes. Methods: twenty-one adult, eutrophic individuals of both sexes were recruited for this study. The long-latency auditory evoked potential was detected by bilateral stimulation in both ears, using simultaneous recording, with non-verbal stimuli and the syllable /da/. Results: for non-verbal and speech stimuli, N1 was identified in 100.0% of the participants, whereas P1 was observed in 85.7% and 95.2% individuals for non-verbal and speech stimuli, respectively. Significant differences were observed for the P1 and N1 amplitudes between the ears (p <0.05); the P1 component, in the left ear, was higher than that in the right ear, whereas the N1 component was higher in the right one. Regarding the stimuli, the amplitude and latency values of N1 were higher for speech, whereas in P1, different results were obtained only in latency. Conclusion: the N1 component was the most frequently detected one. Differences in latency and amplitude for each stimuli occurred only for N1, which can be justified by its role in the process of speech discrimination.
  • Instrumentos de intervenção curricular para o ensino de aprendizes com o Transtorno do Espectro Autista: revisão integrativa Artigos De Revisão

    Rocha, Eduardo Pimentel da; Ferreira-Vasques, Amanda Tragueta; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: realizar uma revisão integrativa de artigos científicos indexados em bases de dados nacionais e internacionais sobre instrumentos de intervenção curricular escolar, que favoreça os aspectos linguísticos, traduzidos e adaptados para o Português Brasileiro para o ensino de indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista. Métodos: foi realizado um levantamento de estudos científicos indexados nas bases de dados Pubmed, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science, Scopus e ERIC no período de Fevereiro a Março de 2018. Foram considerados para a pesquisa textos em língua inglesa e portuguesa dos últimos 20 anos sobre o tema proposto. Os critérios de inclusão utilizados foram: ser um instrumento de intervenção curricular escolar que favoreça os aspectos linguísticos; estar direcionado a aprendizes com Transtorno do Espectro Autista e; estar traduzido e adaptado para o Português Brasileiro. Resultados: 214 artigos foram analisados, revelando a inexistência de estudos sobre o tema em tela. Este achado aponta uma lacuna na educação básica nacional, o que pode corroborar os baixos aspectos qualitativos da educação inclusiva no país. O Collaborative Model for Promoting Competence and Success for Students with Autism Spectrum Disorder pode viabilizar um ensino mais eficaz a aprendizes com autismo, uma vez que este instrumento habilita professores na intervenção curricular escolar com vistas a desenvolver também as habilidades linguísticas e a superar os desafios educacionais dos alunos com esta condição. Conclusão: o cenário brasileiro é de ausência de instrumentos, o que pode interferir na qualidade da educação inclusiva no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to conduct an integrative review of scientific papers indexed in national and international databases on curricular intervention protocols, which favor the linguistic aspects, translated and cross-culturally adapted to Brazilian Portuguese for the teaching of individuals with Autism Spectrum Disorder. Methods: a survey of scientific studies indexed in Pubmed, Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde, Web of Science, Scopus and ERIC databases was carried out from February to March 2018. Papers in English and Portuguese language of the last 20 years on the proposed theme were selected. The inclusion criteria used were: to be a school curricular intervention protocol that favors the linguistic aspects; to be directed to learners with Autism Spectrum Disorder; to be translated and cross-culturally adapted to Brazilian Portuguese. Results: 214 papers were analyzed revealing the lack of studies on the topic. These data indicate a gap in national basic education, which may corroborate the low qualitative aspects of inclusive education in the country. The Collaborative Model for Promoting Competence and Success for Students with Autism Spectrum Disorder enables a more effective teaching of learners with autism, since this protocol empowers teachers in curricular adaptation to also develop the language skills and overcome the educational challenges of the students with this condition. Conclusion: the Brazilian scenario is that of absent instruments, which may interfere with the quality of inclusive education in Brazil.
  • A LEGO® Terapia como método de intervenção nas desordens do transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa Artigos De Revisão

    Ramalho, Náiade Cristina Pereira; Sarmento, Stella Maria de Sá

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o objetivo desta revisão integrativa é analisar os efeitos da LEGO® Terapia como uma técnica de intervenção nas desordens do Transtorno do Espectro Autista, levantando informações sobre uma técnica de intervenção nos mesmos método terapêutico. Metódos: foi realizada uma pesquisa nas bases de dados eletrônicos e foram utilizados nove artigos que descrevem estudos empíricos de intervenção e três livros sobre o método. Resultados: os estudos identificaram melhoras quantificáveis no comportamento social e na linguagem/comunicação após a intervenção com este método. Conclusão: a LEGO® Terapia tem sido estudada por ser uma intervenção que favorece a motivação, a interação e o trabalho conjunto a partir de um material que permite uma variedade de estratégias, que tem seus efeitos comprovados na evolução do quadro dos indivíduos com TEA

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the effects of LEGO® therapy as an intervention for autism spectrum disorder through an integrative literature review. Methods: the study included a search of electronic databases, and nine empirical studies and three books, detailing the intervention method, were selected. Results: the studies identified quantifiable improvements in social behavior and language/communication after LEGO® therapy. Conclusion: LEGO® therapy is an intervention that favors motivation, interaction, and teamwork using a material that allows a variety of strategies, which have shown proven positive effects on the development of children with ASD.
  • O processo de constituição subjetiva de uma criança surda: relato de caso Relatos De Casos

    Lieber, Sofia Nery; Freire, Regina Maria Ayres de Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO Discute-se aspectos do processo de constituição subjetiva de uma criança surda pela fala de sua mãe ouvinte. Trata-se de um estudo longitudinal e de análise retrospectiva do processo interacional da díade mãe-criança, realizado a partir de transcrições de material videográfico. Os principais resultados sugerem que a mãe responde oralmente às demandas da criança surda, colocando-a no lugar de ouvinte e mantendo sua posição discursiva na interação. Esse posicionamento materno possibilita à criança surda passar de sujeito falado a sujeito falante, ser marcada por esse discurso oral, como ocorre com as crianças ouvintes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT To discuss the subjective constitution process of a deaf child, through the speech of her hearing mother. It is a longitudinal study comprising a retrospective analysis of the interaction process of the mother-child dyad, based on transcriptions of video material. The main results suggest that the mother responds orally to the demands of her deaf child, placing her in the listener's position and maintaining her discursive position in the interaction. This maternal positioning enables the deaf child to change from someone to whom one speaks, into a speaking subject, being marked by this oral discourse, as it occurs with hearing children.
  • Alterações na articulação temporomandibular: relato de dois casos clínicos - côndilo bífido e anquilose da articulação temporomandibular Relatos De Casos

    Limongi, Mariana Campos; Manzi, Flávio Ricardo; Limongi, José Benedito Fonseca

    Resumo em Português:

    RESUMO As alterações da articulação temporomandibular, como anquilose e bifurcação condilar, resultam de diversas etiologias, sendo o trauma o principal fator. Contudo, não se deve descartar as infecções otológicas como provável causa, pois a proximidade entre o canal auditivo externo e a articulação temporomandibular facilita a disseminação de infecção na região. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso de côndilo bífido sem histórico de trauma, porém com otites recorrentes durante a infância, e um caso de anquilose da articulação temporomandibular em uma criança de 12 anos de idade que teve histórico de trauma. Assim, ressalta-se a importância do conhecimento dos profissionais da área para um diagnóstico precoce, a fim de se evitar o desenvolvimento de assimetrias faciais, restabelecendo função, estética e o estado psicológico do paciente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The etiology of alterations of the temporomandibular joint, such as ankylosis and bifid condyle, comprises several causes including trauma. However, otological infections cannot be overlooked as a probable cause of alterations of the temporomandibular joint, because the proximity between the external auditory canal and the temporomandibular joint facilitates the spread of infection in the region. This article presents a case-report of a patient with bifid condyle of the temporomandibular joint, in which the patient had no history of facial trauma, but had suffered recurrent otitis infections during her childhood. In parallel, a second case-report is described of temporomandibular joint ankylosis in a 12-year-old patient with a history of facial trauma during her childhood. The purpose of this study was to highlight and emphasize the importance of early diagnosis of temporomandibular joint disorders to avoid the development of facial asymmetries, restore function, esthetics, and the psychological state of the patient.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br