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Revista CEFAC, Volume: 20, Número: 6, Publicado: 2018
  • Exercícios para a língua são realmente necessários para tratar as funções orofaciais? Letter To The Editor

    Martinelli, Roberta Lopes de Castro; Marchesan, Irene Queiroz
  • Desempenho em memória, compreensão oral e aprendizagem entre crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e crianças com transtorno de ansiedade Original Articles

    Zuanetti, Patrícia Aparecida; Lugli, Marília Buzzo; Fernandes, Ângela Cristina Pontes; Soares, Mônica da Silva Trabuco; Silva, Kelly da; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar os aspectos de memória, aprendizagem e compreensão oral entre crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - ADHD e com Transtorno de Ansiedade - AD. Métodos: participaram 32 crianças (7-10 anos) divididas em: G1 - diagnóstico de ADHD e G2 - diagnóstico de AD. No momento da aplicação destes instrumentos as crianças não estavam em tratamento medicamentoso. Os testes aplicados avaliaram memória de trabalho (alça fonológica e esboço visuoespacial), aprendizagem, memória episódica e compreensão oral. Resultados: ambos os grupos tiveram alterações em memória de trabalho quanto ao esboço visuoespacial e alça fonológica (pior desempenho em pseudopalavras no grupo ADHD e dígitos ordem inversa para as crianças com transtorno de ansiedade) e em compreensão oral. Na comparação entre os grupos, a diferença estatística esteve presente no nível mais complexo do teste de compreensão oral e na repetição de pseudopalavras com três sílabas. Em relação à capacidade de aprendizagem, ambos os grupos tiveram desempenho adequado, porém o grupo com ADHD sofreu com a interferência retroativa, não havendo consolidação da memória, apresentando baixo desempenho em memória episódica. Conclusão: crianças com ADHD ou AD apresentam diversas habilidades cognitivas alteradas, porém, ao se comparar ambos os grupos, as crianças com ADHD são as que apresentam pior desempenho cognitivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare aspects of memory, learning and oral comprehension between children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and children with Anxiety Disorder (AD). Methods: thirty-two children (7-10 years) were divided into: G1 - children diagnosed with ADHD, and G2 - children diagnosed with AD. The children were not under drug treatment. The tests applied assessed working memory (phonological loop and visuospatial sketch), learning, episodic memory and oral comprehension. Results: both groups showed changes in working memory for visuospatial sketch and phonological loop (worse performance in pseudowords in the ADHD group and digit-reversed order for children with AD), and in oral comprehension. Group comparison showed a statistically significant difference regarding the most complex level of the oral comprehension test and the repetition of nonwords with three syllables. Both groups showed a suitable performance in learning ability, however, the group of children with ADHD suffered from backward interference, with no memory consolidation, showing low episodic memory performance. Conclusion: children with ADHD and anxiety disorder showed various altered cognitive skills, although group comparison revealed that children with ADHD exhibited worse cognitive performance.
  • Estudo comparativo sobre a aquisição fonológica e o desempenho em consciência fonológica entre crianças expostas a ambiente familiar bilíngue e crianças expostas a ambiente familiar monolíngue Original Articles

    Brancalioni, Ana Rita; Bogoni, Ana Paula; Silva, Diane Pinto da; Giacchini, Vanessa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar e comparar a aquisição fonológica e o desempenho em tarefas de consciência fonológica entre crianças expostas a ambiente familiar bilíngue (Português Brasileiro e Alemão) e crianças expostas a ambiente familiar monolíngue (Português Brasileiro). Métodos: amostra composta de 32 crianças de ambos os sexos, na faixa etária dos 5 anos, divididas no grupo bilíngue (13 crianças), que conviviam diariamente com pessoas que falavam constantemente a língua alemã e a língua portuguesa, e no grupo monolíngue (19 crianças) que conviviam diariamente com pessoas que falavam apenas a língua portuguesa. A avaliação da aquisição fonológica e a avaliação das habilidades de consciência fonológica foram realizadas com protocolos padronizados para o português brasileiro e analisados estatisticamente utilizando os testes: Exato de Fisher e Teste Mann-Whitney considerando-se p<0,05. Resultados: observou-se maior número de sujeitos com aquisição fonológica atípica no grupo bilíngue e piores resultados na avaliação das habilidades de consciência fonológica observados nessas crianças, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos estudados. Os processos fonológicos foram semelhantes nos dois grupos. Conclusão: os processos fonológicos foram semelhantes. Nas tarefas de consciência fonológica, as crianças do grupo familiar monolíngue alcançaram melhores resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to verify and compare phonological acquisition and performance in phonological awareness tasks among children exposed to a bilingual (Brazilian Portuguese and German) or monolingual family environments (Brazilian Portuguese). Methods: a sample of 32 children of both sexes aged 5 years were divided into the bilingual group (13 children), who lived daily with people who spoke German and Portuguese, and the monolingual group (19 children), who lived daily with people who spoke only the Portuguese language. Phonological acquisition and phonological awareness skills were assessed using protocols standardized for Brazilian Portuguese and statistically analyzed using the Fisher exact test and Mann-Whitney test, considering p<0.05. Results: the results revealed that a greater number of subjects demonstrated atypical phonological acquisition in the bilingual group and scored worse results in the phonological awareness skills evaluation. Phonological processes were similar in both groups. None of the results obtained were statistically significant. Conclusion: deviant phonological acquisition was superior in the bilingual family environment group. Phonological processes were similar for both groups. In the phonological awareness tasks, children in the bilingual family environment group obtained better results only for the phonemic synthesis tasks. For other tasks, children in the monolingual family group achieved better results.
  • Diagnóstico de ações de saúde: uma análise territorial sob a perspectiva do usuário Original Articles

    Cruz, Rodrigo Moraes; Soratto, Jacks; Farias, Joni Marcio de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever o desenvolvimento de ações comunitárias de saúde sob a ótica do usuário. Métodos: estudo descritivo realizado em um munícipio de pequeno porte no sul do Brasil em 2017, com 639 residentes, de ambos os sexos e alfabetizados. A amostra foi calculada de forma ponderada por bairros, ruas e faixa etária, e a coleta de dados realizada por 25 agentes comunitárias, distribuídas nas 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O instrumento de pesquisa abrangeu questões concernentes a existência e conhecimento do usuário sobre atividades comunitárias de educação em saúde. Os dados foram analisados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22,0. Resultados: 76,3% identificam realização de ações comunitárias frequentes em relação à saúde; destas, 67,3% com atuação do enfermeiro e 70% dos agentes comunitários de saúde; acerca das ações, 63,6% afirmam que elas estimulam o sujeito a refletir sobre sua condição de saúde e doença, 62,5% sobre autocuidado, 66% medidas de proteção à saúde e 56,4% acreditam que essas ações influenciam a mudança de comportamento das pessoas. Conclusão: na perspectiva dos usuários, as atividades desenvolvidas atendem sua expectativa sobre ações comunitárias relacionadas à promoção da saúde; também demonstram ter conhecimento da realização destas ações desenvolvidas no município com abrangência significativa sobre a efetividade das ações para mudanças de hábitos. No entanto, os dados demonstram atividades centralizadas que necessitam de uma ressignificação da prática por meio de educação continuada sobre promoção da saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe the development of community health actions from the user’s perspective. Methods: a descriptive study carried out in a small city in the south of Brazil, in 2017, with 639 literate residents of both genders. The sample was calculated in a weighted system by neighborhoods, streets and age group, and data were collected by 25 community health workers, distributed into 6 Basic Health Units (UBS). The research instrument included questions about the existence and the awareness of the user about community health education activities. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software version 22.0. Results: 76.3% of the participants identified frequent community health actions; of these, 67.3% had a nurse present and 70%, a community health workers. 63.6% of the participants thought these actions stimulate the population to reflect on their health and illness, 62.5% self-care, 66% health protection measures and 56.4%, believed that these actions influence behavioral changes. Conclusion: from the perspective of the user, the activities developed fulfilled their expectations about community actions related to health promotion; the results also show that the participants are aware of the actions developed in the city and their significant effectiveness for habits changes. However, the data demonstrate centralized activities that require a re-signification of practices through permanent education on health promotion.
  • A Fonoaudiologia nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador no Brasil Original Articles

    Gusmão, Aline Cristina; Meira, Tatiane Costa; Santos, Franciana Cristina Cavalcante Nunes dos; Ferrite, Silvia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a presença do fonoaudiólogo na equipe dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Brasil, sua distribuição e características de sua inserção e das ações desenvolvidas. Métodos: estudo epidemiológico descritivo que teve como unidades de observação todos os Cerest do País. Dados primários foram coletados por meio da aplicação de questionário ao coordenador do Cerest ou a um representante designado. Resultados: dos 199 Cerest elegíveis para a pesquisa, 158 participaram. Em 2014, 48,1% dos Cerest tinham fonoaudiólogo na equipe, em maior proporção no Sudeste e menor no Norte do País. Quando presente, o vínculo de servidor estatutário foi o mais comum. Ações de vigilância em geral, assim como as específicas para perda auditiva induzida por ruído e distúrbios de voz relacionados ao trabalho, foram referidas por aproximadamente 75% dos Cerest com fonoaudiólogo. Mas em 7,9% dessas unidades, o fonoaudiólogo se dedicava exclusivamente ao atendimento clínico. Conclusão: o presente estudo descreve e problematiza a incipiente inserção do fonoaudiólogo nos Cerest, contribui com evidências que indicam desigualdades regionais e revela que, apesar da sua atuação geralmente incluir ações de vigilância em saúde, ainda há unidades onde o fonoaudiólogo se dedica apenas à assistência especializada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the presence of Speech-Language and Hearing (SLH) professionals in the teams of Workers’ Health Reference Centres (Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST) in Brazil, their distribution and features related to inclusion and activities. Methods: a descriptive, epidemiological study, in which all the CERESTs in the country were units of observation. Primary data were collected by applying a questionnaire to the CEREST Coordinator or one of their designated representatives. Results: 158 of the 199 eligible CERESTs participated in the research. In 2014, 48.1% of these CEREST had an SLH professional on their team, with the highest number in the Southeast and the lowest in the North Region. When present, statutory contracts were the most common form of employment. Approximately 75% of the CEREST with a SLH professional in the team reported surveillance activities in general, as well as actions specific to noise-induced hearing loss and work-related voice disorders. However, in 7.9% of these units, the SLH professionals were exclusively dedicated to clinical care. Conclusion: this study describes and examines the incipient inclusion of SLH professionals in CEREST, providing evidence that indicates regional inequalities and reveals that, despite generally working in health surveillance activities, there remain units where the SLH professionals are only dedicated to specialized care.
  • Percepção de idosos cantores sobre a promoção da saúde da voz Original Articles

    Cardozo, Camila Nicoladelli; Heidemann, Ivonete Teresinha Schülter Buss; Marçal, Cláudia Cossentino Bruck; Arakawa-Belaunde, Aline Megumi

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a percepção dos idosos participantes de um grupo de canto acerca da promoção da saúde da voz. Métodos: estudo de cunho qualitativo articulado com o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que consiste em três momentos dialéticos: investigação temática, codificação e descodificação, e desvelamento crítico. Resultados: estas etapas foram desenvolvidas em quatro Círculos de Cultura com a participação de seis idosos. A investigação revelou três temáticas: (a) Expressão e sentimento, (b) Potencialidades e dificuldades, e (c) Cuidados com a voz. Os Círculos trouxeram expressões de ideias e práticas que realizavam quanto ao cuidado da voz. Pôde ser observada a sensação de pertencimento que o grupo proporciona especialmente nas questões emocionais. Os idosos se empoderaram ao dialogar sobre suas crenças referentes ao cuidado da voz, dirimidas durante as reflexões suscitadas nos Círculos de Cultura, fornecendo subsídios para uma maior autonomia na vida pessoal. Conclusão: a dialogicidade entre os participantes possibilitou a compreensão do papel da voz, permeando aspectos relacionados à fisiologia, funcionalidade e emoção na percepção dos participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to check the understanding of elderly participants of a singing group on the promotion of voice health. Methods: a qualitative approach linked to Paulo Freire's research itinerary consisting of three dialectic moments: thematic investigation; encoding and decoding; critical revelation. Results: these stages were developed in four culture circles with the participation of six elderly people. The study showed three themes: (1) Expression and feelings, (2) Potentiality and difficulty, (3) Voice care. The circles brought expression of ideas and practices to voice care. The sense of belonging that the group provides could be observed, especially on emotional issues. The elderly empowered themselves to discuss their beliefs regarding voice care, clarified during culture circles, providing subsidies for a greater autonomy in their personal life. Conclusion: the dialog between the participants made the understanding possible on the role of voice, permeating aspects related to the physiology, functionality and emotion in the participants' perception.
  • Representações sociais dos profissionais de saúde sobre a terminalidade infantojuvenil Original Articles

    Fernandes, Fernanda de Souza; Ferraz, Fabiane; Salvaro, Giovana Ilka Jacinto; Castro, Amanda; Soratto, Jacks

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: compreender as representações sociais dos profissionais de saúde sobre a terminalidade infantojuvenil. Métodos: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório descritivo, realizado com 10 profissionais de saúde, selecionados mediante a técnica de coleta de dados de amostragem em rede. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e associação livre de palavras. A análise dos dados seguiu os passos da análise de conteúdo, sendo subsidiada pela teoria das representações sociais, com auxílio do software Atlas.ti. Resultados: a análise das entrevistas apresentou 115 trechos de narrativas, condensados em 11 códigos os quais foram agrupados em 3 categorias: experiências, estratégias e consequências do convívio com a terminalidade; missão e amorosidade em situação terminal; terminalidade como término da vida. A associação livre de palavras resultou em 52 evocações com destaque para sofrimento, dor, amor missão e família. Conclusão: as representações sociais dos profissionais de saúde sobre a terminalidade infantojuvenil estão associadas às experiências das situações vivenciadas; as estratégias desenvolvidas para enfrentamento desses momentos no exercício da profissão; e, as consequências que esta vivência oportuniza aos profissionais de saúde.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to understand the social representations of health professionals about terminally ill children and adolescents in different work settings. Methods: a qualitative, descriptive, exploratory study was conducted with ten health professionals, selected through the technique of network sampling. The instruments for data collection were semi-structured interviews, and free association of words. The analysis of the data followed the steps of content analysis, subsidized by the theory of social representations, with the support of Atlas.ti software. Results: the analysis of the interviews presented 115 excerpts of statements, condensed into 11 codes, which were grouped into three categories: experiences, strategies, and consequences of conviviality with terminality; mission and amorousness in a terminal condition; terminality as the end of life. The free association of words resulted in 52 evocations, with an emphasis on suffering, pain, love, mission, and family. Conclusion: the social representations of health professionals about terminally ill children and adolescents are associated with the situations being experienced, the strategies developed to deal with these moments in the exercise of the profession, and the consequences that this experience causes in the health professionals.
  • Implicações na voz e na deglutição de pacientes com tumores no mediastino Original Articles

    Santos, Elaine Cristina Bezerra dos; Diniz, Danielle de Sousa Terto Jacob; Correia, Amanda Roselle Cândido; Assis, Roberta Borba

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar as implicações na voz e na deglutição em pacientes com diagnóstico de tumores localizados no mediastino. Métodos: o estudo foi realizado em 21 indivíduos com idades entre 18 e 60 anos, com diagnóstico de tumores localizado no mediastino. A coleta de dados foi realizada nos ambulatórios de Oncologia Clínica, OncoHematologia e Cirurgia Torácica Oncológica, e nas enfermarias das clínicas acima mencionadas de um hospital de referência em Oncologia. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário próprio para a pesquisa, e da avaliação da voz e da deglutição, por meio dos protocolos CAPE-V e O’Neil, respectivamente. Resultados: houve maior prevalência do sexo feminino com média de idade aos 40 anos. Observou maior prevalência de tumores na região anterior do mediastino e dos linfomas do tipo não Hodgkin, no entanto, os linfomas do tipo Hodgkin apresentaram piores resultados em todos os parâmetros da avaliação de voz. Quanto à disfagia, 14 sujeitos apresentaram algum grau de disfagia, compreendendo da disfagia discreta a moderada. Conclusão: pacientes com tumores no mediastino apresentam comprometimentos significantes nas funções de voz e deglutição, principalmente nos tumores localizadas na região anterior do mediastino e Linfomas do tipo Hodgkin.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify voice and swallowing implications in patients diagnosed with tumors in the mediastinum. Methods: the study was carried out with 21 individuals aged between 18 and 60 years, with a diagnosis of tumors in their mediastinum. Data collection was performed at Oncology, OncoHematology and Thoracic Oncology Surgery ambulatory, and in the wards of the aforementioned clinics at an oncology reference hospital. The data was obtained by applying a questionnaire, and by evaluating voice and swallowing, using CAPE-V and O'Neil protocols, respectively. Results: there was a higher prevalence of females with mean age at 40 years. A higher prevalence of tumors in the anterior region of the mediastinum and non-Hodgkin's lymphomas was found, however, Hodgkin's lymphomas presented worse results in all the parameters of the voice evaluation. Fourteen subjects presented some degree of dysphagia, ranging from mild to moderate. Conclusion: patients with tumors in the mediastinum have significant impairments in voice and swallowing functions, especially when they are located in the anterior mediastinal region and Hodgkin lymphomas.
  • Autopercepção do efeito da hidratação direta na qualidade vocal de professores: um estudo de intervenção Original Articles

    Santana, Emile Rocha; Araújo, Tânia Maria de; Masson, Maria Lúcia Vaz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar os efeitos da hidratação da superfície na qualidade vocal, segundo a autopercepção dos professores. Métodos: estudo de intervenção pré-teste e pós-teste, cego ao examinador, com grupo único de 27 professores. Foram avaliadas características sociodemográficas e do trabalho, por meio de questionário estruturado, e aplicados os instrumentos Índice de Triagem para Distúrbio de Voz, Escala de Classificação da Severidade Vocal, Efeitos Esperados Pré-intervenção, Efeitos Percebidos Pós-intervenção e Percepção Pós-Intervenção. A intervenção durou quatro semanas e consistiu em cinco minutos de nebulização com soro fisiológico (cloreto de sódio a 0,9%), após 10 minutos de desidratação, antes de lecionar. Resultados: Índice de Triagem para Distúrbio de Voz demonstrou redução estatisticamente significativa (p = 0,001). A frequência de distúrbios da voz no Escala de Classificação da Severidade Vocal foi reduzida sem significância estatística (p = 0,172). Efeitos Esperados Pré-intervenção e Efeitos Percebidos Pós-intervenção mostraram melhora na qualidade vocal (40,7%), conforto vocal (40,7%) e hidratação das pregas vocais (37%). Percepção Pós-intervenção demonstrou melhora moderada dos sintomas vocais (59,3%), voz mais clara (55,6%) e facilidade ao falar (48,1%), intensa credibilidade na intervenção (74,1%) e intensa adesão a intervenção (74,1%). Conclusão: a hidratação de superfície com soro fisiológico, promoveu melhora autorreferida da qualidade vocal dos professores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to assess the effects of surface hydration on vocal quality according to teachers’ self-perception. Methods: an examiner-blinded pre-test and post-test intervention study carried out with a single group of 27 teachers. Sociodemographic characteristics and work questionnaire, Screening Index for Voice Disorder, Vocal Severity Rating Scale, Expected Effects Pre-intervention, Perceived Effects Post-intervention and Post-intervention Perception instruments, were applied. The intervention lasted 4 weeks and consisted of 5 minutes of nebulization with saline solution (sodium chloride 0.9%), after 10 minutes of mouth dehydration, prior to teaching. Results: screening Index for Voice Disorder scores demonstrated a statistically significant reduction (p=0.001). Frequency of voice disorders in the Vocal Severity Rating Scale was reduced without a statistical significance (p= 0.172). Expected Effects, Pre-intervention, and Perceived Effects, Post-intervention, showed improvement in vocal quality (40.7%), vocal comfort (40.7%) and vocal folds hydration (37%). Post-intervention perception form showed moderate improvement of the symptoms (59.3%), cleared voice (55.6%) and ease speaking (48.1%) as well as intense belief in the intervention (74.1%) and intense compliance to the intervention (74.1%). Conclusion: surface hydration with saline solution promoted self-perceived improvement in vocal quality.
  • Análise da osmolalidade do leite humano e da fórmula infantil com a viscosidade modificada para uso em lactentes com disfagia Original Articles

    Almeida, Mariangela Bartha de Mattos; Gomes Júnior, Saint Clair; Silva, Jonas Borges da; Silva, Danielle Aparecida da; Moreira, Maria Elisabeth Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o efeito do agente espessante na osmolalidade do leite humano e da fórmula infantil em relação às concentrações e ao efeito do tempo. Métodos: foram realizados 6 ensaios para avaliar a osmolalidade, ao natural e com espessamento, da fórmula infantil, leite humano ordenhado cru e pasteurizado. O cereal de arroz foi usado como agente espessante (nas concentrações de 2%, 3%, 5% e 7%). A osmolalidade foi aferida pelo The Advanced TM Micro Osmometer Model 3300 após a preparação das amostras por um período de 0-60 minutos. As diferenças significantes foram avaliadas por meio de Anova. Resultados: observou-se variação da osmolalidade no leite humano pasteurizado nos tempos observados e nas concentrações. O leite humano cru apresentou variação nos tempos e nas concentrações 5 e 7%, quando comparado ao leite não espessado. A fórmula infantil não mostrou diferenças na osmolalidade com relação ao tempo. No tempo zero, apresentou variações entre as concentrações de 2, 3 e 5%. Nos demais tempos, houve diferença na osmolalidade entre as amostras com concentração de 5% e a fórmula não espessada. Conclusão: a osmolalidade das dietas analisadas variou conforme o tempo e as concentrações para o leite humano e a formula infantil. No entanto, estas variações se mantiveram dentro dos parâmetros preconizados, indicando que o cereal de arroz é um espessante seguro para a alimentação de lactentes com disfagia orofaríngea leve ou moderada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the effects of a thickening agent on the osmolality of human milk and on an infant formula, with respect to concentration and time. Methods: six trials were performed to evaluate the osmolality of a natural and thickened infant formula, raw human milk, and pasteurized human milk. Rice cereal was used as a thickening agent (at concentrations of 2%, 3%, 5%, and 7%). Osmolality was measured using the Advanced Micro Osmometer Model 3300 after sample preparation periods of 0-60 minutes. Statistical evaluations were performed using ANOVA. Results: pasteurized human milk exhibited time- and concentration-dependent variation in osmolality. The osmolality of raw human milk differed among time points and between the samples with 5% and 7%, when compared to the non-thickened milk. The infant formula did not show differences in osmolality with respect to time. At time zero, there were differences in osmolality between the infant formula samples with 2%, 3%, and 5% thickener. At other time points, there were differences in osmolality between the sample with a 5% thickener and the non-thickened formula. Conclusion: the osmolality of diets varied over time and according to the concentration of thickener in human milk and the infant formula. However, the observed variation remained within the recommended parameters, indicating that rice cereal is a safe thickener for the feeding of infants presented with mild or moderate oropharyngeal dysphagia.
  • Desfechos do treinamento muscular respiratório sobre a biomecânica da deglutição e medidas de função respiratória em sujeitos normais Original Articles

    Machado, João Rafael Sauzem; Bilheri, Diego Fernando Dorneles; Tomasi, Lidia Lis; Steidl, Eduardo Matias dos Santos; Mancopes, Renata

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar os desfechos do treinamento muscular respiratório (TMR) com espirômetro de incentivo orientado a fluxo sobre as medidas de função respiratória e sua relação com a biomecânica da deglutição. Métodos: 29 sujeitos realizaram o treinamento por sete dias consecutivos (três séries de dez repetições para inspiração e expiração). A biomecânica da deglutição foi avaliada por videofluoroscopia, utilizando como variável temporal o tempo de transito faríngeo e como visuoperceptuais o número de deglutições, resíduos em seios piriformes e valéculas, penetração/aspiração. As medidas de função respiratória foram avaliadas por meio das pressões respiratórias máximas e espirometria. Resultados: o TMR influenciou o tempo de trânsito faríngeo (p=0,002) e a pressão inspiratória máxima correlacionou-se com o número de deglutições pós TMR (ρ=0,62, p=0,01). Houve aumento significante nas pressões respiratórias máximas pós TMR (p<0,0001). Conclusão: o TMR aumentou as pressões respiratórias máximas e influenciou na redução do tempo de trânsito faríngeo. Ainda, houve relação entre a pressão inspiratória máxima com o número de deglutições pós-treinamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the outcomes of respiratory muscle training (RMT) with flow-oriented incentive spirometer on respiratory function measurements and their relationship with the swallowing biomechanics variables. Methods: 29 subjects underwent training for seven consecutive days (three sets of ten repetitions for inspiration and expiration). The swallowing biomechanics was assessed by video fluoroscopy, using as temporal variable the pharyngeal transit time and as visuoperceptual variables the number of swallows, residues in pyriform sinuses and valleculae, and penetration/aspiration. Respiratory function measurements were assessed by maximal respiratory pressures and spirometry. Results: RMT influenced pharyngeal transit time (p=0.002) and maximal inspiratory pressure correlated with the number of swallows after RMT (ρ=0.62, p=0.01). There was a significant increase in the maximum respiratory pressures post RMT (p<0.0001). Conclusion: RMT increased maximal respiratory pressures and influenced the reduction of pharyngeal transit time. Besides that, there was a relation between the maximum inspiratory pressure and the number of post-training swallows.
  • Caracterização das alterações de leitura em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: revisão de literatura Review Articles

    Paula, Erica Moraes Silva de; Navas, Ana Luiza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar as alterações de leitura presentes em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Métodos: foram realizadas buscas de publicações nas plataformas PubMed e SciELO de 2006 a 2016 com as palavras-chaves “leitura” e “transtorno do déficit de atenção e hiperatividade”, com seus equivalentes em inglês. Resultados: foi encontrado 790 artigos nas duas bases de dados, nas quais 119 eram mais relevantes. Vinte e cinco artigos foram selecionados para a análise, de acordo com a relevância e outros critérios de exclusão/inclusão. Em 21 publicações os indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade apresentaram pior desempenho em leitura, comparando com seus pares. Desses, 14 estudos identificaram atraso em algumas habilidades relevantes para a leitura: velocidade de processamento, precisão de leitura, consciência fonológica, compreensão e/ou processamento ortográfico. Conclusão: estes resultados corroboram outros estudos que verificaram a presença de déficits nas habilidades de leitura em indivíduos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade que podem permanecer até a fase adulta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the reading alterations in individuals with attention deficit hyperactivity disorder. Methods: PubMed and SciELO platforms from 2006 to 2016 with the keywords "reading" and "attention deficit hyperactivity disorder", with their equivalents in Portuguese, were searched. Results: seven hundred ninety articles were found in the two databases, of which 119 were relevant. After a full reading, twenty five articles were selected for the analysis, according to relevance and other exclusion/inclusion criteria. In 21 of the studies, individuals with attention deficit hyperactivity disorder presented worse performance in reading, as compared with their peers. Of these, 14 studies identified a delay in some skills that are important for reading: processing speed, reading accuracy, phonological awareness, comprehension and/or orthographic processing. Conclusion: these results corroborate other studies that have verified the presence of a deficit in academic performance, especially in reading skills, in individuals with attention deficit hyperactivity disorder, that may persist in their adulthood.
  • Esforço auditivo e capacidade de memória operacional em deficientes auditivos: revisão integrativa de literatura Review Articles

    Guijo, Laura Mochiatti; Horiuti, Mirella Boaglio; Nardez, Taina Maiza Bilinski; Cardoso, Ana Cláudia Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: revisar a literatura sobre os métodos comportamentais de avaliação do esforço auditivo e a capacidade de memória operacional recomendados para deficientes auditivos. Métodos: foi desenvolvida por meio da busca de artigos em periódicos nacionais e internacionais, em inglês e português, disponíveis na Pubmed/Medline, biblioteca Cochrane, Biblioteca Virtual em Saúde - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Scientific Electronic Library Online, entre 2007 e 2017. Os artigos foram selecionados a partir do cumprimento dos critérios de inclusão: artigos que empregassem métodos comportamentais, para a avaliação do esforço auditivo em adultos deficientes auditivos, que envolvesse a mensuração da memória operacional e sua relação com o esforço auditivo, publicados nos últimos 10 anos. Resultados: foram revisados 12 artigos no qual as medidas comportamentais foram empregadas para a mensuração do esforço auditivo e da capacidade de memória operacional em deficientes auditivos. Os principais achados dos artigos revisados se referem ao objetivo(s) da pesquisa, participantes, método comportamental empregado constituído por uma tarefa primária (percepção de fala) e uma tarefa secundária (memorização) e, resultados. Conclusão: os achados permitem inferir que este paradigma é sensível para mensurar o esforço auditivo, considerando os diferentes instrumentos empregados e população avaliada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to review the literature on the behavioral methods of listening effort assessment and the working memory capacity recommended for the hearing impaired. Methods: this review was developed through the search of articles in national and international journals, in English and Portuguese, available in Pubmed/Medline, Cochrane Library, Biblioteca Vitual em Saúde - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) and Scientific Electronic Library Online, between 2007 and 2017. The articles were selected based on the inclusion criteria: articles that used behavioral methods to assess listening effort in hearing-impaired adults, involving the measurement of working memory and its relationship with the listening effort, published in the last 10 years. Results: Twelve articles in which behavioral measures were used to measure listening effort and working memory capacity in the hearing-impaired individuals were reviewed. Their main findings refer to the purpose(s) of the research, participants, behavioral method composed of a primary task (speech perception) and a secondary task (memorization) and results of the studies. Conclusion:the findings of this review allow us to infer that this paradigm is sensitive to measure the listening effort, considering the different instruments used and the population assessed.
  • Intervenção fonoaudiológica em uma adolescente com transtorno do espectro autista: relato de caso Case Reports

    Oliveira, Taisa Ribeiro de Souza; Nascimento, Andreza Alves; Pellicani, Ariane Damasceno; Torres, Geciane Maria Xavier; Silva, Kelly da; Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso

    Resumo em Português:

    RESUMO O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta as habilidades sociocomunicativas e comportamentais, sendo que no aspecto da linguagem observa-se maior comprometimento no nível pragmático e nos aspectos não verbais. O objetivo do trabalho foi caracterizar a percepção dos pais sobre a gravidade do Transtorno do Espectro do Autismo, em uma adolescente, pré e pós-terapia fonoaudiológica e descrever o processo de intervenção fonoaudiológica utilizando como modelo de intervenção o Sistema de Troca de Figuras aliada aos princípios da análise comportamental aplicada à linguagem. Foi aplicado o questionário Autism Treatment Evaluation Checklist com os pais. Em seguida, foi desenvolvido um programa terapêutico de 14 sessões de 50 minutos, sendo uma por semana, e então o questionário foi reaplicado. No decorrer do processo terapêutico pôde-se perceber aumento do número de trocas de figuras de maneira independente, ampliação do número de vocalizações com intenção comunicativa ou a fala funcional, maior tempo de contato visual e sorriso social, redução de comportamentos inadequados com uma melhora significativa na pontuação do questionário Autism Treatment Evaluation Checklist.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder that affects socio-communicative and behavioral abilities. In the language aspect, there is a greater impairment at the pragmatic level and in non-verbal aspects. The objective of this study was to characterize the severity of Autism Spectrum Disorder in an adolescent, pre-and post-speech-language therapy, and describe the process of speech-language intervention using Picture Exchange Communication System allied to the principles of behavioral analysis applied to language. The Autism Treatment Evaluation Checklist with the parents was applied. Then, a therapeutic program of 14 sessions of 50 minutes was developed, one per week, and then the questionnaire was reapplied. In the course of the therapeutic process, it was possible to observe an increase in the number of figure exchanges independently, an increase in the number of vocalizations with communicative intention or functional speech, longer time of visual contact and social smile, reduction of inappropriate behaviors with a significant improvement in the Autism Treatment Evaluation Checklist score.
  • Phonological awareness training and reading gains in a child with Williams Syndrome: a case report Case Reports

    Lima, Solange de Freitas Branco; Seabra, Alessandra Gotuzo; Carreiro, Luiz Renato Rodrigues; Talfa, Tally L.; Faria, Daniela Soares Gonzales; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Williams syndrome is a neurodevelopmental disorder with different manifestations caused by a heterozygous segmental deletion of 1.55-1.83Mb at chromosomal band 7q11.23. The Williams syndrome phenotype is characterized by intellectual deficiency and expressive learning deficits, with impairments in phonological awareness skills. The aim of the study was to verify the effects of an intervention in phonological awareness and grammar teaching, for the acquisition of reading skills and literacy indicators in a child with Williams Syndrome. A case of a 6-year old girl, enrolled in the first year of Elementary School, was reported. The Phonological Awareness Test by Oral Production, the Words and Pseudo-words Reading Competence Test, the Provinha Brasil (reading test), and a Phonological Awareness Literacy Software, were used for phonological awareness and grammar teaching intervention. The study was developed in four phases: pre-intervention assessment, intervention, post-intervention assessment and follow-up, after six months. The results showed progress in phonological awareness skills, mainly in tasks of rhyme, alliteration and syllabic synthesis, as well as reading indicators that were compatible with the school year, following the intervention.
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