Acessibilidade / Reportar erro
Revista CEFAC, Volume: 20, Número: 2, Publicado: 2018
  • Uso da epidemiologia para o fortalecimento da fonoaudiologia Letter To The Editor

    Goulart, Bárbara Niegia Garcia de
  • Percepção do handicap auditivo e alterações auditivas em indivíduos com doença de Parkinson Original Articles

    Rabelo, Maysa Bastos; Lopes, Márcia da Silva; Corona, Ana Paula; Araújo, Roberto Paulo Correia de; Nóbrega, Ana Caline

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar a relação entre a percepção da dificuldade auditiva autorreferida e o handicap com as alterações audiológicas periféricas e centrais em indivíduos com doença de Parkinson. Métodos: foram avaliados indivíduos com doença de Parkinson, acompanhados em um Ambulatório de referência para tratamento de doenças de transtornos do movimento, entre abril e agosto de 2015. Todos realizaram avaliação audiológica básica e testes de processamento auditivo. A avaliação do handicap auditivo foi realizada com o questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly. Para a análise da relação entre a percepção do handicap auditivo e as variáveis audiológicas, clínicas e demográficas, os indivíduos foram considerados com ou sem percepção, de acordo com a pontuação obtida. Resultados: participaram do estudo 33 indivíduos, a maioria do sexo masculino, com idade média de 63,7 anos. Verificou-se elevada frequência (n=31) de alterações audiológicas periféricas ou centrais na população estudada. Porém, apenas 14 referiram alguma dificuldade para ouvir. Destes, oito não apresentaram percepção do handicap auditivo, dois tiveram percepção leve-moderada e quatro revelaram percepção significante. Conclusão: a percepção de dificuldades auditivas e do handicap não se relaciona com alterações audiológicas em indivíduos com doença de Parkinson.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate the relationship between the perception of self-reported hearing impairment and the handicap with peripheral and central hearing alterations, in individuals with Parkinson's disease. Methods: individuals with Parkinson's disease were seen and evaluated at a reference outpatient clinic for the treatment of movement disorders, between April and August 2015. All of them underwent basic audiological evaluation and hearing processing tests. The hearing handicap assessment was performed using the Hearing Handicap Inventory for the Elderly. As for the analysis of the relationship between hearing handicap perception and audiological, clinical and demographic variables, individuals were considered with or without perception, according to their score. Results: thirty-three individuals, mostly males, with a mean age of 63.7 years, took part in the study. There was a high frequency (n = 31) of peripheral or central hearing alterations in the study population. However, only 14 reported some difficulty in hearing, eight not presenting hearing handicap perception, two having mild-moderate perception and four showing a significant perception. Conclusion: the perceptions of hearing difficulties and the handicap are not related to audiological alterations in individuals presented with Parkinson's disease.
  • Associação entre a prova de Unterberger-Fukuda e o exame de vectoeletronistagmografia Original Articles

    Fernandes, Ana Cecilia Grilli; Zamberlan-Amorim, Nelma Ellen; Zanchetta, Sthella

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: estudar e caracterizar os desvios anteroposteriores e angulares da Prova de Unterberger-Fukuda (PUF) em função do resultado da prova calórica, em sujeitos com queixa de tontura e ou vertigem. Métodos: foram avaliados 44 sujeitos, de ambos os sexos, com idade entre 20 a 79 anos, com queixa de vertigem e ou tontura, encaminhados para exame de vectoeletronistagmografia. Os critérios de exclusão foram a identificação de dificuldades de marcha decorrentes de alterações ortopédicas e ou de coluna, assim como síndromes e doenças neurológicas que afetam o equilíbrio. Foram realizados dois procedimentos, a PUF e o exame de vectonistagmografia. Resultados: na prova calórica o tipo de alteração mais frequente foi a hiporreflexia 25,00%, da casuística total. Para o resultado da PUF apenas 2,30% apresentou resultados alterados no deslocamento anteroposterior, de olhos abertos, na etapa de olhos fechados o mesmo tipo de ocorrência foi de 31,80%. O desvio anteroposterior mostrou maior correlação com o aumento da idade, em relação ao do tipo angular. Houve associação entre os resultados alterados na prova calórica e a PUF. Conclusão: os resultados da PUF de olhos fechados apresentaram associação com a prova calórica, o desvio do tipo anteroposterior esteve correlacionado ao aumento da idade, o angular não.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to study and characterize anteroposterior and angular deviations in the Unterberger-Fukuda Test (UFT) in relation to the results of the caloric tests in patients complaining of dizziness or vertigo. Methods: 44 subjects-men and women between 20 and 79 years of age-who had symptoms of vertigo or dizziness and had been referred for vectoelectronystagmography were examined. The exclusion criteria were gait difficulties arising from orthopedic and/or spinal disorders, and syndromes or neurological diseases that affect balance. Two procedures were performed: vectoelectronystagmography and UFT. Results: the caloric test showed that 25.00% of the patients had hyporeflexia-the most frequent result. In the open-eyes UFT, only 2.30% presented altered results in anteroposterior displacement. In the closed-eyes test, the equivalent value was 31.80%. Anteroposterior deviation showed a greater correlation with age than the angular one. Abnormal results in the caloric test were associated with the UFT. Conclusion: the results of the closed-eyes UFT were associated with the caloric test. Anteroposterior deviation was correlated with age, while angular deviation was not.
  • Treinamento auditivo domiciliar para crianças com alterações auditivas decorrentes da fissura labiopalatina Original Articles

    Coelho, Lucimara de Almeida; Morais, Marielli Fernanda Bezerra de; Rodrigues, Priscila de Araújo Lucas; DeLuccia, Gabriela Coelho Pereira; Nardez, Taina Maiza Bilinski; Futigami, Adriana Bergamasco Vieira; Takishima, Martha

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar o impacto do treino auditivo realizado em domicílio pelos pais durante 30 dias e a contribuição para um melhor desempenho do processamento auditivo central em crianças com alterções auditivas decorrentes da fissura labiopalatina. Métodos: estudos de caso realizado com três crianças portadoras de fissuras labiopalatinas, acima de sete anos. Foram realizados testes para avaliação auditiva periférica, testes comportamentais e eletrofisiológicos para avaliação da audição central e teste da habilidade de atenção auditiva sustentada antes e após o treino auditivo. Os responsáveis responderam a um questionário que verifica comportamentos auditivos e atencionais alterados pelo prejuízo do processamento auditivo. Resultados: observou-se que houve melhora na maioria dos testes comportamentais do processamento auditivo central e nos que não mostraram variação após o treinamento, houve manutenção de desempenho. Notou-se que houve melhora na atenção sustentada e na vigilância de todas as crianças do estudo após o treinamento. Observou-se a melhora do comportamento auditivo e, também, a diminuição das latências e o aumento da amplitude das ondas Na e Pa após o treinamento. Conclusão: houve um aprimoramento no desempenho do processamento auditivo central das crianças com fissura labiopalatina após a estimulação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to verify the impact of home auditory training performed by parents for 30 days and the contribution to a better performance of the central auditory processing in children with auditory disorders resulting from cleft lip and palate. Methods: case studies were carried out with three children above seven years of age, presented with operated cleft lip and palate. Tests to assess peripheral hearing, behavioral and electrophysiological tests for central hearing assessment and Sustained Attention Auditory Ability ones, before and after the auditory training, were performed. Those responsible for the children answered a questionnaire which verified the auditory and attention behaviors altered by the impairment of the auditory processing. Results: improvement was seen in the majority of the behavioral tests of the auditory processing disorders, and in those which did not show variation after the training, the performance was maintained. Improvement was observed in the sustained attention as well as in the monitoring of all children of the study, post training. Improvement of the auditory behavior and also the decrease of latencies and the increase of amplitude of Na and Pa waves, after the training, were found. Conclusion: there was an enhancement in the performance of the central auditory processing of all children with operated cleft lip and palate, following auditory stimulation.
  • Pressão da língua em pacientes com má oclusão Classe II e III Original Articles

    Menezes, Laís de Fátima; Rocha Neto, Alípio Miguel da; Paulino, Clarissa Evelyn Bandeira; Laureano Filho, José Rodrigues; Studart-Pereira, Luciana Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar pressão e resistência exercidas pela língua e associação com má oclusão, sexo e idade em candidatos à cirurgia ortognática. Métodos: estudo observacional transversal descritivo. Participaram 34 sujeitos, 18 mulheres e 16 homens, idade média 28,7 anos, separados pela classificação de Angle. Verificou-se queixa autorreferida de mobilidade de língua e funções estomatognáticas. Avaliou-se mobilidade de língua. Pressão e resistência foram aferidas com Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). Os dados foram analisados descritivamente e, para análise inferencial, utilizou-se Qui-Quadrado de Pearson. Considerou-se significância de 5%. Resultados: valores de pressão e resistência da língua dos pacientes com má oclusão apresentaram-se inferiores aos valores de referência, apontando significância nos pacientes Classe II do sexo feminino. Foi encontrada associação entre a inadequação da pressão e resistência da língua em mulheres com má oclusão Classe II. Verificou-se que pressão e resistência de língua no sexo feminino foram ligeiramente maior que a do masculino e uma gradativa diminuição das médias de pressão e resistência de língua, com avançar da idade. Conclusão: pressão e resistência da língua em mulheres com má oclusão classe II foram inferiores aos valores de referência, tendo sido verificada associação entre inadequação da pressão e resistência da língua.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to evaluate pressure and endurance exerted by the tongue and their association with malocclusion, gender and age in orthognathic surgery candidates. Method: a cross-sectional, descriptive observational study, performed with 34 subjects, i.e., 18 women and 16 men, in the average age 28.7 years, sorted by Angle’s classification. Self-reported complaint of tongue mobility and stomatognathic functions was assessed and the evaluation of tongue mobility carried out. Tongue pressure and endurance were measured with the Iowa Oral Performance Instrument (IOPI). The data were analyzed descriptively and, for inferential analysis, the Pearson Chi-Square test was used. A 5% significance level was considered. Results: the assessed pressure and tongue endurance values of patients with malocclusion were lower than the reference ones, indicating a statistical significance in class II female patients. There was an association between inadequate pressure and tongue endurance in women with class II malocclusion. Pressure and tongue endurance in females were slightly higher than in males and a gradual decrease in averages of pressure and tongue endurance with advancing age was seen. Conclusion: pressure and tongue endurance values in women presented with class II malocclusion were lower than the reference ones, an association between inadequate pressure and tongue endurance being found.
  • Avaliação do limiar de dor a palpação dos músculos mastigatórios em mulheres com disfunção temporomandibular de acordo com o Research Diagnostic Criteria of Temporomandibular Disorders Original Articles

    Herpich, Carolina Marciela; Politti, Fabiano; Gomes, Cid Andre Fidelis de Paula; Gloria, Igor Phillip dos Santos; Amaral, Ana Paula; Amaral, Maitê de Freitas Rocha de Souza; Herpich, Graciela; Kalil, Sandra Bussadori; Gonzalez, Tabajara de Oliveira; Biasotto-Gonzalez, Daniela Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar o limiar de dor a palpação dos músculos mastigatórios em mulheres com Disfunção Temporomandibular de acordo com o questionário do Research Diagnostic Criteria of Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). Métodos: realizou-se um estudo transversal utilizando a avaliação do limiar de dor a palpação dos músculos mastigatórios extraorais (temporal, masseter, região mandibular posterior, região submandibular) e intraorais (área do pterigoideo lateral e tendão do temporal), em mulheres, segundo o exame clínico do RDC/TMD. Resultados: foram avaliadas 60 mulheres, foi encontrada diferença estatisticamente significante para o limiar de dor a palpação entre os músculos avaliados segundo o RDC/TMD. Com destaque para a área do pterigoideo lateral, bilateralmente, seguido pelos músculos masseter e temporal. Conclusão: esse estudo sugere que a área do músculo pterigoideo lateral, bilateralmente, apresenta menor limiar de dor a palpação entre os músculos mastigatórios, seguido pelos músculos masseter e temporal segundo RDC/TMD.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the pain threshold upon palpation of the masticatory muscles in women with temporomandibular disorder (TMD) according to the Research Diagnostic Criteria of Temporomandibular Disorders (RDC/TMD). Methods: a cross-sectional study was conducted involving the evaluation of pain threshold upon palpation of the extraoral muscles (temporal, masseter, posterior mandibular region, submandibular region) and intraoral muscles (lateral pterygoid area and temporal tendon) in women using the RDC/TMD clinical examination. Results: 60 women were evaluated. Statistically significant differences were found among the muscles evaluated regarding the pain threshold. The lateral pterygoid area, bilaterally, had the lowest pain threshold, followed by the masseter and temporal muscles. Conclusion: this study suggests that the lateral pterygoid muscle, bilaterally, has the lowest pain threshold upon palpation among the masticatory muscles, followed by masseter and temporal muscles, in women with TMD, according to the RDC/TMD evaluation.
  • Ações educativas em saúde da comunicação humana: contribuições da telessaúde na atenção primária Original Articles

    Leitão, Gabriela Guedes de Sá; Silva, Tatiana de Paula Santana da; Lima, Maria Luiza Lopes Timothy; Rodigues, Mirella; Nascimento, Cynthia Barboza Maria

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar as ações educativas relacionadas à temática da saúde da comunicação humana, produzidas no Núcleo de Telessaúde para os profissionais de saúde da Atenção Primária. Métodos: trata-se de um estudo de corte transversal realizado no Núcleo de Telessaúde do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Pernambuco. Foram considerados objetos do estudo as ações educativas produzidas pelos teleconsultores, entre 2008 e 2014, vinculadas à temática saúde da comunicação humana. A coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, o banco de dados foi explorado e as ações educativas, que apresentavam relação com saúde da comunicação humana, selecionadas pelo título. Na segunda fase cada ação educativa foi assistida quanto ao seu conteúdo. Os dados foram analisados por técnicas de estatística descritivas. Resultados: foram poucas as ações educativas relacionadas à saúde da comunicação humana, restritas praticamente a área da linguagem, concentradas no eixo temático da educação e na área estratégica da saúde da criança e do adolescente. A categoria profissional mais expressiva entre os teleconsultores foi a enfermagem. Conclusão: as ações educativas que tratem da saúde da comunicação humana são reduzidas e a participação do fonoaudiólogo ainda é incipiente

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to characterize educational actions related to human communication health produced at the Tele-Health Center for health professionals in primary care. Methods: a cross-sectional study was conducted at the Tele-Health Center at the Federal University of Pernambuco Clinical Hospital. Educational actions produced by tele-consultants between 2008 and 2014 linked to the health of human communication were considered. Data collection was conducted in two phases. In the first phase, the data were explored and educational actions were selected based on the title and the relationship with human communication. In the second phase, each action was observed and evaluated for content. The data were analyzed using descriptive statistics. Results: a few educational actions related to human communication health were concentrated in 2014. Throughout the period analyzed, the actions were restricted to the field of language and concentrated on the education issue as well as the strategic area of child and adolescent health. The most frequent occupational category among the tele-consultants was nursing. Conclusion: a small number of educational actions addressing the health of human communication was produced and the participation of speech therapists remains incipient.
  • Associação entre distúrbio de voz e alteração da respiração em crianças Original Articles

    Marangom, Cristiane; Peruchi, Viviani Souza; Silva, Marta Assumpção de Andrada e; Marchesan, Irene Queiroz; Ferreira, Léslie Piccolotto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar a associação entre distúrbio de voz e aspectos referentes ao modo respiratório, em crianças, segundo sexo. Métodos: foram selecionadas 250 crianças, na faixa etária de seis a nove anos, de uma escola pública da cidade de São Paulo. A coleta constou de amostras áudio gravadas de fala espontânea. O modo respiratório foi avaliado quanto à postura de lábios e fluxo nasal. Três juízas fonoaudiólogas realizaram a avaliação perceptivo-auditiva das vozes quanto à qualidade vocal, com o auxílio da escala GIRBAS. Os achados foram associados, utilizando-se o teste do qui-quadrado (p=0,05). Resultados: 50,4% do sexo feminino e 49,6% sexo masculino. Quanto ao grau geral (G), 12,8% apresentaram distúrbio de voz com relação à qualidade vocal. No modo respiratório, 36,8% apresentaram alteração quanto à postura labial e 71,2%, quanto ao fluxo nasal. Não foi confirmada a associação entre distúrbio da voz e sexo (p=0,96), postura de lábios (p=0,38) e fluxo nasal (p=0,18), assim como entre alteração do fluxo nasal e sexo (p=0,449). A associação entre postura labial e sexo evidenciou diferença significativa a favor do masculino (p=0,003). Conclusão: não houve associação entre o distúrbio de voz e a alteração da respiração, contudo, houve associação entre alteração da postura labial e sexo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to analyze the association between voice disorder and aspects related to breathing mode in children, according to sex. Methods: 250 children, aged six to nine years, attending a public school in São Paulo city, were selected. The collection consisted of spontaneously audio recorded speech samples. The breathing mode was evaluated for lip resting posture and nasal flow. Three audiologists performed the perceptual evaluation of the voice quality, with the help of GIRBAS scale. The results were associated using the chi-square test (p = 0.05). Results: 50.4% females and 49.6% males. As for the overall grade (G), 12.8% had voice disorder with respect to voice quality. In the breathing mode, 36.8% presented alterations in lip posture and 71.2%, in nasal flow. The associations between voice disorder and gender (p = 0.96), lip posture (p = 0.38) and nasal flow (p = 0.18) and between alterations in the nasal flow and sex (p = 0.449) were not confirmed. The association between lip posture and sex revealed significant differences in favor of males (p = 0.003). Conclusion: there was no statistically significant difference associating voice disorders with breathing mode (lip posture and nasal flow) and gender.
  • Influência da orientação do fonoaudiólogo nos tempos máximos de fonação Original Articles

    Coelho, Amanda Rissetti; Siqueira, Larissa Thais Donalonso; Fadel, Congeta Bruniere Xavier; Rosa, Marcelo de Oliveira; Dassie-Leite, Ana Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar os resultados dos tempos máximos de fonação (TMF) sob duas formas distintas de orientação fonoaudiológica para extração dessas medidas. Métodos: participaram 60 mulheres com idades entre 17 e 23 anos que foram divididas igualmente em: Grupo Estudo (GE) - que realizaram a tarefa sob as duas formas de orientação (orientação tradicional e com solicitação de controle na saída do ar); e Grupo Controle (GC) - que realizaram a tarefa sob uma única forma de orientação por duas vezes (orientação tradicional). Os procedimentos realizados compreenderam a extração do TMF das vogais /a/, /i/ e /u/, das fricativas /s/ e /z/ e da contagem de números. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: ao comparar os dois grupos no primeiro momento das emissões dos TMFs, observou-se que não há diferenças estatisticamente significantes entre eles. No entanto, quando o segundo momento foi comparado, houve diferenças na maioria das emissões, indicando que a solicitação do controle do ar promoveu o aumento dos TMFs. Conclusão: a forma do fonoaudiólogo orientar a realização dos tempos máximos de fonação, solicitando ao indivíduo o controle máximo da saída do ar, modifica o resultado da extração das medidas temporais da voz, o que deve ser considerado na prática clínica vocal diária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the results of maximum phonation times (MPTs) under two different forms of speech-language pathology orientation to extract these measures. Methods: 60 women between 17 and 23 years divided equally into two groups participated: Study Group (SG) - that performed the task under the two forms of orientation (traditional orientation and with control request of the air outlet); and the Control Group (CG) - which carried out the task in a single form of orientation (traditional one). The procedures performed comprised the extraction of MPT in the vowels /a/, /i/ and /u/, the fricatives /s/ and /z/ and numbers counting. The data were tabulated and statistically analyzed (p<0.05). Results: by comparing the two groups at the first instant of the MPT emissions, no statistically significant differences were found. However, when the second instant was compared, there were differences in most emissions, which indicates that the air control request promotes the increase of MPTs. Conclusion: the way the speech-language pathologist guides the performance of the maximum phonation times, during the evaluation of these measures, requesting the individual tomaximally control air exit, modifies the result of the extraction of the temporal measures of the voice, which must be considered in the daily vocal clinical practice.
  • Sinais e sintomas vocais e de fala em indivíduos expostos a agentes químicos: uma análise de prontuários Original Articles

    Lisbôa, Carina Dias; Mello, Márcia Gomide da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar a existência de sinais e sintomas vocais e em fala em pacientes expostos a agentes químicos. Métodos: estudo exploratório e descritivo, realizado mediante a análise dos registros contidos nos prontuários de pacientes atendidos em um ambulatório de toxicologia clínica, situado na região sudeste do Brasil. Resultados: 139 prontuários foram obtidos e 75 selecionados, destes, em 12 foram constatados sintomas e sinal pertinentes à voz e fala: rouquidão (3), perda da voz (2), inflamação constante da garganta (1), dores na garganta (1), secreção e ardência na garganta (1), secura na garganta e na boca (1), nódulo na garganta associado à dificuldade para engolir (1), dificuldade para articular as palavras (1) e dificuldade na expressão verbal (1). Em 6 destes, doenças capazes de ocasionarem impactos fonoarticulatórios foram detectadas. Os achados acometeram indivíduos sempre com exposição por contexto laboral, destacando-se a profissão de guarda de endemias (7) e o grupo químico de inseticidas (7). Conclusão: indivíduos expostos a substâncias químicas experienciaram problemas de voz e fala, seja devido à uma possível irritação ocasionada por agentes químicos, quanto por doenças desenvolvidas durante ou após a exposição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify voice and speech signs and symptoms in patients exposed to chemical agents. Methods: an exploratory and descriptive study analyzing the data from the medical records of patients who sought health services at a toxicology outpatient clinic located in Southeastern Brazil. Results: a total of 139 medical records were obtained, 75 being selected. Twelve of the records selected contained data regarding voice and speech symptoms, including hoarseness (3), loss of voice (2), chronic throat inflammation (1), sore throat (1), secretion and burning in the throat (1), dry throat and mouth (1), lump in the throat associated with difficulty in swallowing (1), difficulty in articulating words (1), and difficulty in verbal expression (1). Diseases capable of causing phono-articulatory problems were detected in 6 cases. These symptoms affected individuals with occupational exposure to different substances, particularly community health agents (7) and pesticide applicators (7). Conclusion: individuals exposed to chemical substances experienced voice and speech problems, either due to a possible irritation caused by chemical agents or due to diseases developed during or after the exposure.
  • Habilidades auditivas, de linguagem, motoras e sociais no desenvolvimento infantil: uma proposta de triagem Original Articles

    Oliveira, Aline Cabral de; César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Matos, Gabriela de Gois; Passos, Priscila Silva; Pereira, Liliane Desgualdo; Alves, Thaynara; Guedes-Granzotti, Raphaela Barroso

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar as habilidades auditivas, de linguagem, motoras e sociais de crianças e propor uma triagem do desenvolvimento infantil. Métodos: participaram 129 pré-escolares, de ambos os sexos, com idades entre três e seis anos, matriculadas em instituições de educação infantil e 25 educadores do ensino infantil oriundos de instituições públicas e particulares. Todas as crianças com curvas timpanométricas tipo A e presença de reflexos acústicos. Nas crianças, aplicou-se o teste de desenvolvimento neuropsicomotor, Denver II, e a avaliação da localização sonora e da ordenação temporal de três sons verbais e não verbais. Com as educadoras, foi aplicado a Escala SAB. Resultados: verificou-se que a grande maioria dos participantes com SAB normal apresentaram habilidades auditivas ou Denver II normal; enquanto no grupo de SAB alterado, grande parte dos participantes apresentou alteração no Denver II ou nos testes de habilidades auditivas. Foi constatado, ainda, que parte das crianças com Denver II normal foram apontados, pelos educadores, como com comportamento inadequado no SAB. Conclusão: a combinação entre os achados do Denver II, de testes auditivos de localização sonora e ordenação temporal e a Escala SAB são úteis na caracterização do desenvolvimento infantil, assim, recomenda-se o uso dos três instrumentos como triagem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the hearing, language, motor and social skills of children and propose a screening of child development. Methods: 129 preschool children of both sexes, aged between three and six years old, enrolled in educational institutions and 25 teachers of kindergarten from public and private institutions, with no history of hearing disorders, with type A tympanometric curves and the presence of acoustic reflexes participated. For the children, the neuropsychomotor test, Denver II, and the evaluation of sound localization and temporal ordination of three verbal and non-verbal sounds were applied. For the educators responsible for the children, the Scale of Auditory Behaviors (SAB), was used. Results: most participants with normal SAB presented hearing abilities or standard Denver II; while in the amended SAB group, most participants presented alterations in Denver II or in the auditory abilities tests. It was found, also, that part of the children with standard Denver II were pointed, by the educators, as misbehaving in SAB. Conclusion: the combination of the findings of the Denver II, hearing tests of sound localization and temporal ordination and the SAB Scale is useful in the characterization of child development and, thus, the use of these three instruments for screening in this age group is recommended.
  • Qualidade de vida em idosos institucionalizados com queixa de tontura: um estudo transversal Original Articles

    Silva, Adriele Lins; Ferreira, Lidiane Maria de Brito Macedo; Freitas, Raysa Vanessa de Medeiros; Lima, Kenio Costa de; Guerra, Ricardo Oliveira; Ribeiro, Karyna Myrelly Oliveira Bezerra de Figueiredo

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: avaliar a qualidade de vida em idosos institucionalizados com queixa de tontura e relacionar esses resultados às características da tontura e sua capacidade funcional. Métodos: trata-se de um estudo transversal analítico. Cento e dezenove idosos residentes em três instituições de longa permanência na cidade de Natal (Brasil) foram avaliados e aqueles que relataram tontura no último ano (30/25.2%) foram incluídos nesse estudo. A qualidade de vida foi avaliada pelo Dizziness Handicap Inventory. Já a capacidade funcional foi mensurada pela Escala de Equilíbrio de Berg, do Teste de Alcance Funcional, do Apoio Unipodal com olhos abertos e fechados e da Falls Efficacy Scale - International. Resultados: associações foram encontradas entre os aspectos físico, funcional e emocional e a duração da tontura (p=0,002, p=0,041 e p=0,004, respectivamente), os aspectos funcionais com a idade (p=0,031), os aspectos físicos com a presença de quedas no ultimo ano (p=0,039) e os aspectos físicos, funcionais e emocionais do Dizziness Handicap Inventory com o medo de cair (p=0,004, p<0,001 e p=0,016, respectivamente). Conclusão: idosos institucionalizados com queixa de tontura apresentam baixa percepção da qualidade de vida, sendo a idade, o tempo de duração da tontura, a presença de quedas e o medo de cair fatores importantes nesta percepção negativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to evaluate the quality of life in institutionalized elderly people with dizziness complaint and to relate the results to the characteristics of dizziness and functional capacity. Methods: in this cross-sectional study, one-hundred and nineteen elderly residents in three geriatric long-term care institutions in Natal city, Brazil, were evaluated. Those who had presented dizziness in the former year (30/25.2%) were included in this study. The quality of life was measured by the Dizziness Handicap Inventory. Functional capacity was measured by the Berg Balance Scale, the Functional Reach Test, the Unipedal Stance Test with eyes open and closed, and the Falls Efficacy Scale - International. Results: associations were found between physical, functional and emotional aspects and the duration of dizziness (p=0.002, p=0.041 and p=0.004, respectively); the functional aspects with age (p=0.031), the physical aspects with the presence of falls in the previous year (p=0.039); and the physical, functional and emotional aspects of the Dizziness Handicap Inventory with fear of falling (p=0.004, p<0.001 and p=0.016, respectively). Conclusion: institutionalized elderly with dizziness complaints had a low perception of quality of life, and the duration of dizziness, age, falls and fear of falling negatively influenced their quality of life.
  • Speech-language intervention in schizophrenia: an integrative review Review Articles

    Mac-Kay, Ana Paula Machado Goyano; Mondaca Jerez, Ivonne; Monardez Pesenti, Pía

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: el objetivo de este estudio fue identificar la evidencia científica sobre la intervención fonoaudiológica en esquizofrenia. Métodos: se realizó una revisión integrativa de la literatura científica sobre intervenciones fonoaudiológicas en pacientes con esquizofrenia, en SCIELO, PUBMED, OXFORD JOURNALS y SCIENCEDIRECT, desde el año 2000 hasta marzo de 2017 y en los idiomas inglés, español y portugués. Se adoptó una síntesis narrativa en vista del nivel de heterogeneidad clínica y metodológica entre los estudios. Resultados: los resultados demostraron un aumento de publicaciones a partir del año 2012 y que en los 11 artículos que cumplirán con los criterios del estudio el procedimiento privilegiado fue la evaluación del lenguaje y del discurso. Conclusión: la revisión indica que la intervención privilegiada fue la evaluación, que los estudios presentaron heterogeneidad en la metodología y resultados relacionados con los problemas discursivos, pragmáticos y trastornos sintácticos, que evidencian la importancia de buscar más sistematicidad en la intervención fonoaudiológica del paciente con esquizofrenia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to perform an integrative review to identify speech and language pathology intervention for schizophrenia. Methods: the review covered SCIELO, PUBMED, OXFORD JOURNALS and SCIENCEDIRECT databases for speech and language pathology intervention studies for schizophrenia. A narrative synthesis was adopted considering the level of clinical and methodological heterogeneity amid studies. Results: the results demonstrated an increase in publications since 2012 with 11 articles meeting the criteria. Language and discourse assessment were the speech and language pathology privileged procedures. Conclusion: the review indicates that the most eligible intervention was assessment, that studies’ methodology were heterogeneous and that the communication disorders identified were related to discursive, pragmatic and syntactic disorders, which evidences the importance of more systematized intervention procedures and research on schizophrenic patients.
  • Imagética motora e deglutição: uma revisão sistemática da literatura Review Articles

    Caldas, Ada Salvetti Cavalcanti; Coelho, Weldma Karlla; Ribeiro, Roberta Ferreira Gomes; Cunha, Daniele Andrade da; Silva, Hilton Justino da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar na literatura os estudos que abordem o uso da imagética motora da deglutição. Métodos: uma revisão sistemática nas bases de dados SCOPUS, Science Direct e MedLine, com os descritores e termos livres: “Motor Imagery”; “Swallow”; “Feeding”; “Stomatognathic System”; “Mastication”, “Chew”; “Deglutition”; “Deglutition Disorders”; e “Mental Practice”. Incluídos artigos originais, com o uso da imagética motora da deglutição. Excluídas as revisões. Para análise dos dados, na primeira e segunda etapas foram realizadas a leitura dos títulos e dos resumos dos estudos. Na terceira etapa, todos os estudos que não foram excluídos foram lidos na íntegra. Resultados: foram selecionados 4 manuscritos. O uso da imagética motora na reabilitação da deglutição suscita ser uma proposta recente (2014 - 2015). A amostra foi reduzida e composta majoritariamente por indivíduos saudáveis. A Eletromiografia dos músculos supra-hioides foi utilizada em dois manuscritos. A técnica de neuroimagem mais utilizada foi o Near-Infrared Spectroscopy, demonstrando a ocorrência de mudanças hemodinâmicas durante a imagética motora e execução motora da deglutição. Conclusão: identificou-se que a imagética motora produz resposta cerebral na área motora do cérebro, sugerindo que a mentalização das ações relacionadas à deglutição é eficaz. No entanto, são necessários novos estudos para aplicação desta abordagem na reabilitação da deglutição.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objetive: to identify, in the literature, studies that address the use of motor imagery of swallowing. Methods: a systematic review in SCOPUS databases, Science Direct and Medline, with descriptors and free terms "Motor Imagery"; "Swallow"; "Feeding"; "Stomatognathic System"; "mastication ", "Chew "; "Deglutition "; "Deglutition Disorders "; and "Mental Practice". Original articles using the motor imagery of swallowing were included, while reviews were excluded. For data analysis, at the first and second steps, the reading of titles and abstracts of the studies was carried out. In the third step, all studies that were not excluded were read in full. Results: four manuscripts were selected. The use of motor imagery in the rehabilitation of swallowing shows to be a recent proposal (2014-2015). The sample was reduced and comprised mainly healthy individuals. The EMG of the supra-hyoid muscles was used in two manuscripts. The most used neuroimaging technique was the Near-Infrared Spectroscopy, demonstrating the occurrence of hemodynamic changes during motor imagery and motor execution of swallowing. Conclusion: the motor imagery produces brain response in the motor area of the brain, suggesting that mentalization of actions related to swallowing is effective. However, further studies are needed for the application of this approach in the swallowing rehabilitation.
  • Frenotomia lingual em recém-nascido, do diagnóstico à cirurgia: relato de caso Case Reports

    Almeida, Kleber Rosa de; Leal, Tais Pereira; Kubo, Hatsuo; Castro, Tania Eci Santi; Ortolani, Cristina Lucia Feijó

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo foi descrever um relato de caso clínico, de diagnóstico e frenotomia em um recém-nascido com dificuldade de aleitamento e acompanhado por 6 meses. Recém-nascido, parto normal, 5 dias de vida sem alterações de saúde, apresentando dificuldade em aleitamento no seio materno. Para avaliação do frênulo lingual, utilizou-se o protocolo proposto por Martinelli, 2013. Após aplicar o protocolo, notou-se que o recém-nascido apresentou necessidade de frenotomia. Foi realizada a cirurgia, em seguida, reaplicado o protocolo imediatamente e após 24 horas. Observou-se melhora nos escores do protocolo nas aplicações imediatas e após 24 horas. O recém-nascido foi acompanhado por seis meses mensalmente, por meio de coleta de dados na carteirinha de vacinação e perguntas dirigidas mãe. Constatou- se que o recém-nascido, após a cirurgia, não fez uso de complemento alimentar, uso de chupeta e/ou dedo,sendo alimentado somente no seio materno, apresentando ganho de peso satisfatório para a idade. Concluimos que o diagnóstico por meio do protocolo é de fundamental importância, indicando a necessidade de intervenção precoce, e que a frenotomia contribuiu com a melhora no aleitamento do recém-nascido.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This report describes the diagnostic approach and frenotomy in a newborn with breastfeeding difficulty, and the observation and analysis during the following 6 months. The patient was delivered normally and without complications, but showed breastfeeding difficulty during her first 5 days of life. The protocol proposed by Martinelli in 2013 was used to evaluate the lingual frenulum. After applying the protocol, the newborn was determined to require a frenotomy and the urgery was performed. The patient was reassessed using the protocol immediately after surgery and again 24 hours latter. There were improvements in the protocol scores at both reassessments. The newborn was observed and analyzed during the next six months by collecting monthly data from the vaccination card and by asking the mother for information. She was given no food supplements, pacifiers, nor sucked the thumbs, and was fed only breast milk and presented an age-appropriate weight gain. We conclude that the diagnosis using the Martinelli protocol is of fundamental importance to recognizing the need for early intervention and that the frenotomy helped improve the patient’s breastfeeding and swallowing capacity.
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br