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Revista CEFAC, Volume: 19, Número: 5, Publicado: 2017
  • EDITORIAL Editorial

    Silva, Hilton Justino da; Berretin-Felix, Giédre
  • EDITORIAL Editorial

    Ferreira, Léslie Piccolotto; Lima, Maria Cecilia Marconi Pinheiro; Navas, Ana Luiza
  • O papel da consciência fonológica na compreensão leitora Original Articles

    Cárnio, Maria Silvia; Vosgrau, Jéssica Sales; Soares, Aparecido José Couto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 4º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura e verificar possíveis correlações entre tais habilidades. Métodos: participaram deste estudo 60 crianças do quarto ano do Ensino Fundamental I de duas escolas públicas, cujos pais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os escolares foram selecionados e organizados em grupos com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Todos foram avaliados individualmente em relação à consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos por meio de testes padronizados. Os dados passaram por análise estatística. Resultados: os escolares com indicativos de alterações de leitura e escrita tiveram pior desempenho em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e textos. Houve correlação entre a consciência fonológica e compreensão de leitura de textos nos dois grupos. Conclusão: os escolares sem indicativos de alterações apresentaram melhor desempenho nas habilidades avaliadas. A presença de correlação entre a consciência fonológica e a compreensão de leitura de orações e de textos, evidencia a importância das habilidades metafonológicas, não apenas para consolidação de uma leitura proficiente, mas também para a compreensão leitora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the performance of 4th grade-Elementary School students with and without signs of reading and writing disorders as for phonological awareness and reading comprehension, and also verify possible correlations between them. Methods: 60 children enrolled in the 4th grade of Elementary School from two public schools, whose parents signed the Informed Consent Form, participated in the present study. They were selected and organized in groups, with and without signs of reading and writing disorders. All students were individually assessed regarding their phonological awareness and reading comprehension of sentences and texts through standardized tests. The data underwent statistical analysis. Results: those with signs of reading and writing disorders showed the lowest performance in the reading comprehension of sentences and texts. A correlation was found between phonological awareness and reading comprehension of sentences and texts in both groups. Conclusion: students with no signs of reading and writing disorders had a higher performance in the skills assessed. The correlation found between phonological awareness and reading comprehension of sentences and texts shows not only the importance of metaphonological skills for a proficient reading, but also for a comprehensive one.
  • Fatores associados ao estilo de vida fantástico de universitários brasileiros - uma análise multinível Original Articles

    Bomfim, Rafael Aiello; Mafra, Maynara Azevedo Silva; Gharib, Iad Muhamad Samih; De-Carli, Alessandro Diogo; Zafalon, Edilson José

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar associações entre o estilo de vida fantástico com a auto percepção de saúde bucal, a prática de Binge-drinking e variáveis sócio demográficas de universitários. Métodos: foram aplicados três questionários validados, sendo o primeiro questionário, para medir o estilo de vida fantástico, o segundo, para medir a qualidade de vida em saúde bucal (Ohip-14) e um terceiro com informações sociodemográficas, e aplicados em 672 estudantes. Foram realizadas regressões lineares multiníveis para analisar as associações. Resultados: verificou-se que 64,21% eram do turno integral, 52,82% do gênero feminino, 50,85% tinham renda familiar entre 4 a 8 salários mínimos, 16,75% praticam Binge-drinking e que 22,22% dirigem após beber. As variáveis sociodemográficas renda (p=0,001), ser praticante de religião (p=0,02), estado conjugal (p=0,021), Binge-drinking (p<0,001) e escore Ohip-14 (p<0,001) estiveram significativamente associados ao estilo de vida fantástico. Conclusão: o estilo de vida fantástico de universitários brasileiros esteve associado à renda, à qualidade de vida em saúde bucal, à situação conjugal, à pratica religiosa e ao consumo de álcool (Binge-drinking).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze possible associations between a Fantastic lifestyle and self-perception of oral health, binge drinking, and socio-demographic variables among public college students. Methods: questionnaires validated for use in Brazil were applied to 672 students in randomly selected courses. It was the first questionnaire to assess a Fantastic lifestyle, the second to measure oral health-related quality of life (OHIP-14), and the third to include socio-demographic information. Multilevel linear regression was used for the analyses. Results: among the participants, 64.21% were full-time students, 52.82% were females, 50.85% had a family income between 4 and 8 minimum wages, 16.75% were binge drinkers, and 22.22% used to drive after drinking. Socio-demographic variables such as income (p = 0.001), religion (p = 0.02), marital status (p = 0.021), binge drinking (p <0.001), and OHIP-14 (p <0.001) were associated with a Fantastic lifestyle. Conclusions: fantastic lifestyle of the Brazilian college students was associated with income, oral health-related quality of life, marital status, religion, and alcohol consumption (binge drinking).
  • O papel das pistas temporais auditivas na fluência de adultos com gagueira Original Articles

    Furini, Juliana; Picoloto, Luana Altran; Marconato, Eduarda; Bohnen, Anelise Junqueira; Cardoso, Ana Claudia Vieira; Oliveira, Cristiane Moço Canhetti de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar a frequência das disfluências e a taxa de elocução da fala espontânea e leitura em adultos com e sem gagueira em situações de Retroalimentação Auditiva Habitual (RAH) e Atrasada (RAA). Métodos: participaram 30 adultos: 15 com gagueira (Grupo Pesquisa) e 15 sem gagueira (Grupo Controle). Os procedimentos foram: avaliação audiológica e da fluência nas condições de escuta habitual e atrasada (100 milissegundos de atraso - software FonoTools). Resultados: a RAA provocou uma melhora significante na fluência da fala espontânea no GP quando comparado à fala com RAH. O efeito da RAA foi diverso no GC, porque aumentou as disfluências comuns e a descontinuidade da fala na fala espontânea e leitura, além de apresentar aumento da frequência das disfluências gagas na leitura. A análise intergrupos mostrou diferenças significantes nas duas tarefas de fala, nas duas condições de escuta na frequência de disfluências gagas e na descontinuidade da fala, e nos fluxos de sílabas e de palavras por minuto na RAH. Conclusão: os resultados mostraram que a retroalimentação auditiva atrasada promoveu fluência da fala espontânea dos adultos com gagueira, sem interferir na taxa de elocução. Nos adultos sem gagueira ocorreu aumento das disfluências comuns e da descontinuidade da fala, bem como redução da taxa de elocução na fala espontânea e leitura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the frequency of disfluencies and speech rate in spontaneous speech and reading in adults with and without stuttering in non-altered and delayed auditory feedback (NAF, DAF). Methods: participants were 30 adults: 15 with Stuttering (Research Group - RG), and 15 without stuttering (Control Group - CG). The procedures were: audiological assessment and speech fluency evaluation in two listening conditions, normal and delayed auditory feedback (100 milliseconds delayed by Fono Tools software). Results: the DAF caused a significant improvement in the fluency of spontaneous speech in RG when compared to speech under NAF. The effect of DAF was different in CG, because it increased the common disfluencies and the total of disfluencies in spontaneous speech and reading, besides showing an increase in the frequency of stuttering-like disfluencies in reading. The intergroup analysis showed significant differences in the two speech tasks for the two listening conditions in the frequency of stuttering-like disfluencies and in the total of disfluencies, and in the flows of syllable and word-per-minute in the NAF. Conclusion: the results demonstrated that delayed auditory feedback promoted fluency in spontaneous speech of adults who stutter, without interfering in the speech rate. In non-stuttering adults an increase occurred in the number of common disfluencies and total of disfluencies as well as reduction of speech rate in spontaneous speech and reading.
  • Perfil da escrita de adultos em fase inicial de aquisição de leitura e escrita Original Articles

    Paula, Jéssica Rodrigues de; Oliveira, Ariadnes Nobrega de; Costa, Amanda Luiza Aceituno da; Crenitte, Patrícia Abreu Pinheiro; Costa, Aline Roberta Aceituno da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever e analisar o perfil de escrita de 12 adultos em fase de alfabetização. Métodos: participaram 12 alunos de ambos os sexos, matriculados no Programa Educação de Jovens e Adultos - EJA de uma escola pública municipal de um município de médio porte do interior do estado de São Paulo. O estudo foi dividido em duas etapas: apresentação da proposta ao participante; aplicação do subteste de escrita do Teste de Desempenho Escolar para avaliar a fase da escrita e o tipo de erro cometido por cada um dos participantes. Resultados: a maior parte das produções foi classificada na fase alfabética (critério estabelecido por Ferreiro e Teberosk). Os erros mais frequentes foram: omissões de grafemas e apoio na oralidade. Conclusão: os resultados denotam a necessidade de realização de um trabalho focado na aquisição do princípio alfabético, o qual permite a escrita inicial pela rota fonológica e também para a necessidade de se trabalhar a diferença entre a norma culta da língua e aquela coloquialmente utilizada no cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to describe and analyze the writing profile of 12 adults in the literacy phase. Methods: 12 students of both genders enrolled in the Youth and Adult Education Program (EJA) of public school in a medium-sized city in the state of São Paulo. The study was divided into two stages: proposal presentation to participants and School Performance Test assessment to evaluate the writing phase and the type of error presented by each participant. Results: the majority of the results belonged to the alphabetical phase (criterion established by Ferreiro and Teberosky). The most frequent errors were grapheme omissions and oral support. Conclusion: results indicated the need to focus on the alphabetic principle acquisition, which allows the initial writing by the phonological route, and to work the differences between standard and colloquial language.
  • Características dos pacientes com alteração de linguagem e teoria das inteligências múltiplas Original Articles

    Camargo, Renata Gomes; Mezzomo, Carolina Lisbôa

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: investigar qual(is) inteligência(s), descrita(s) na Teoria das Inteligências Múltiplas, favorece(m) mais o desenvolvimento da linguagem (inteligência linguística) dos pacientes, em relação às variáveis estudadas: fase do desenvolvimento (crianças e adolescentes), sexo e inteligência(s) preferencial(is). Métodos: utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa, com a identificação pela análise de conteúdo da(s) inteligência(s) preferencial(is) dos 107 pacientes participantes da investigação e da(s) inteligência(s) contemplada(s) em cada terapia. Após a codificação destes dados em números, foi realizada a comparação, via teste estatístico, dos resultados obtidos nas 1802 terapias analisadas, quanto à fase do desenvolvimento, sexo e inteligência(s) preferencial(is). Resultados: na análise dos dados se evidenciou que os resultados obtidos na terapia diferem entre crianças e adolescentes, de acordo com a(s) inteligência(s) contemplada(s), o que também é observado, ao se considerar os sexos feminino e masculino, porém em menor proporção. Conclusão: é importante observar as características idade, sexo e inteligência(s) preferencial(is) dos pacientes, em relação à contemplação das diferentes inteligências nas atividades desenvolvidas na terapia, com vistas à qualificação dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to investigate which intelligence, described in the Theory of Multiple Intelligences, favors the development of language (linguistic intelligence) of the patients, in relation to the studied variables: development phase (children and adolescents), sex and preferential intelligences. Methods: the quantitative-qualitative approach was used, with the identification by content analysis of the preferred intelligences of the 107 patients participating in the investigation and the intelligences contemplated in each therapy. After the coding of these data in numbers, the results obtained in the 1,802 therapies analyzed were compared with the development phase, sex and preferential intelligences, using a statistical test. Results: in the analysis of the data, it was evidenced that the results obtained in the therapy differ between children and adolescents, according to the intelligences contemplated, which is also observed when considering females and males, but to a lesser extent. Conclusion: it is important to observe the characteristics of age, sex and preferential intelligences, in relation to the contemplation of the different intelligences in the activities developed in the therapy, with a view to the qualification of the results.
  • Estudo das emissões otoacústicas em indivíduos expostos a ruído de bateria universitária Original Articles

    Silva, Paula Botelho da; Fiorini, Ana Cláudia; Azevedo, Marisa Frasson de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: verificar a ocorrência de alterações da função coclear e de zumbido em indivíduos expostos a ruído de uma bateria universitária. Métodos: a amostra foi composta 50 sujeitos distribuídos em dois grupos: 25 músicos (grupo estudo) e 25 não músicos (grupo controle). Os procedimentos incluíram anamnese, audiometria tonal, vocal, medidas de imitância acústica e Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente, produto de distorção e curva de crescimento. Resultados: na anamnese foi identificada correlação positiva entre a ocorrência de zumbido e as variáveis tempo de ensaio e o uso de estéreos pessoais. O grupo estudo apresentou valores de resposta geral das Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente significativamente menores, quando comparada ao grupo controle. No grupo estudo, foi observada uma tendência de piores respostas na f2 de 6 kHz no Produto de distorção, em ambas as orelhas. As Curvas de crescimento não diferiram entre os grupos. Não houve diferença entre os grupos com relação aos valores de slope e respostas das curvas de crescimento e Produto de Distorção. Conclusão: as respostas das emissões otoacústicas foram piores nos jovens expostos (grupo estudo), quando comparados aos não expostos (grupo controle) indicando que podem ser um importante instrumento de identificação de alterações iniciais da atividade mecânica da cóclea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify cochlear dysfunction and occurrence of tinnitus in young adults exposed to drums noise of a college band. Methods: the sample included 50 subjects: 25 musicians (study group) and 25 non-musicians (control group). The procedures included anamnesis, pure tone audiometry, acoustic impedance and Transient Evoked Otoacoustic Emissions, Distortion Product Otoacoustic Emissions and Distortion Product Otoacoustic Emissions Input-Output function. Results: positive correlation between the occurrence of tinnitus and the variables exposure time and use of personal stereos was found. Overall, the study group showed significantly lower Transient Evoked Otoacoustic Emissions, when compared to the control group. In the study group, there was a tendency toward worse response in 6 kHz(f2) in Distortion Product Otoacoustic Emissions in both ears. The Distortion Product Otoacoustic Emissions Input-Output function did not differ between groups nor did its slope. Conclusion: in general, otoacoustic emissions were worse in noise-exposed young people (study group) when compared to the unexposed (control group), indicating that the test may be important in early identification of cochlear changes.
  • Fatores associados ao uso de chupeta entre filhos de mulheres trabalhadoras com creche no local de trabalho Original Articles

    Santos, Thais Rosa dos; Buccini, Gabriela dos Santos; Sebastião, Luciana Tavares

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar a prevalência de uso da chupeta e os motivos para sua introdução além de analisar os fatores associados a essa prática entre filhos de mulheres com creche no local de trabalho. Métodos: estudo transversal realizado com 46 mulheres trabalhadoras de uma Instituição de Ensino Superior com creche no local de trabalho, mães de crianças com idade média de 2,6 anos. Para coleta de dados, utilizou-se questionário enviado para casa. Procedeu-se análise descritiva dos motivos da introdução da chupeta e para a análise múltipla utilizou-se regressão de Poisson. Resultados: a prevalência do uso de chupeta foi de 63%. A maioria ofereceu a chupeta após o 16º dia, com o intuito de acalmá-la. Na análise múltipla, a maior escolaridade materna associou-se ao uso de chupeta. Conclusão: constatou-se a alta prevalência de uso e introdução precoce de chupeta entre filhos de mulheres trabalhadoras com creche no local de trabalho. Com relação aos fatores associados ao uso de chupeta nesta população verificou-se a menor escolaridade das mães como fator de proteção ao uso de chupeta.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to identify the prevalence of pacifier use as well as the reasons for introducing a pacifier and to analyze factors associated with this practice among children of working women with childcare in the workplace. Methods: a cross-sectional study was conducted with 46 women working at a higher education institution that offered childcare in the workplace; the children were in the age range 2.6 years. Data collection was carried out using a self-report questionnaire filled at home. Reasons for introducing a pacifier were analyzed descriptively; Poisson regression was used in the multiple analysis. Results: the prevalence of pacifier use was 63%. Most women offered the pacifier after the infant's 16th day of life, in order to calm the baby. In the multiple analysis, higher maternal education was associated with pacifier use. Conclusion: a high prevalence of pacifier use was observed, as well as early pacifier introduction, among children of working women with childcare in the workplace. With regard to the factors associated with pacifier use in this population, lower maternal education acted as a protective factor against pacifier use.
  • Disartria e qualidade de vida em pacientes com esclerose lateral amiotrófica Original Articles

    Leite, Lavoisier; Constantini, Ana Carolina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o impacto da disartria na qualidade de vida de pacientes com esclerose lateral amiotrófica. Métodos: o estudo foi composto por 32 sujeitos, divididos em dois grupos (grupo controle e grupo estudo), que realizaram uma entrevista inicial para o levantamento de dados pessoais, seguida da avaliação baseada no “Protocolo de Avaliação da Disartria” e aplicação do questionário de qualidade de vida “Vivendo com Disartria - (VcD)”. Realizou-se análise exploratória dos dados (média, mediana, devio-padrão, mínimo e máximo) e comparação entre os grupos e correlação entre escores. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: de acordo com os achados, todos os subitens analisados pelo protocolo de avaliação da disartria foram estaticamente significativos (p<0,001) quando realizada comparação entre os grupos. Em relação à qualidade de vida, observou-se correlação positiva moderada (p=0,0008; coeficiente de Spearman= 0,75202) entre o escore total dos dois protocolos utilizados, indicando que quanto maior o grau da disartria, pior a qualidade de vida (QV) do sujeito relacionada aos parâmetros avaliados. Conclusão: a disartria afeta todos os parâmetros da fala avaliados, em graus variados, o que dificulta a comunicação e causa impacto negativo na qualidade de vida dos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the impact of dysarthria on the quality of life in patients with amyotrophic lateral sclerosis. Methods: the study consisted of 32 subjects, divided into two groups (control group and study group) who underwent an initial interview for background information, followed by an evaluation based on the Dysarthria Assessment Protocol and completion of quality of life questionnaire "Living with Dysarthria - (LwD)". Exploratory data analysis was collected through mean, median, SD, minimum and maximum measures. A comparison was performed between the studied groups and a correlation was carried out between scores. The significance level adopted was 5%. Results: according to the findings, all sub-items analyzed by the dysarthria assessment protocol were statically significant (p <0.001) when comparing the groups. Regarding quality of life, a moderate positive correlation (p = 0.0008; Spearman's coefficient = 0.75202) was observed between the total score of the two protocols used, indicating that the higher the degree of dysarthria, the worse the Quality of Life (QOL) of the subject, according to the parameters evaluated. Conclusion: dysarthria affects all speech parameters herein assessed, in varying degrees, negatively impacting communication and quality of life.
  • Opinião de pais e de professores de escolares com transtornos de aprendizagem quanto às habilidades de funções executivas Original Articles

    Germano, Giseli Donadon; Brito, Lara Bastos; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar a opinião de pais e de professores de escolares com transtornos de aprendizagem em habilidades de função executiva. Métodos: estudo de coorte transversal. Participaram deste estudo 39 escolares com diagnóstico interdisciplinar de transtornos de aprendizagem, de ambos os sexos, com faixa etária entre 8 anos e 11 anos e 11 meses, do 3º ao 5º ano do Ensino Público Fundamental I. Como procedimento foi utilizado o Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF), composto de dois questionários, sendo um para o preenchimento pelos pais e um para professores, visando à caracterização de aspectos comportamentais da função executiva em ambientes escolar e em casa. Resultados: os resultados foram analisados estatisticamente utilizando testes não paramétricos. Foi possível observar diferença significativa entre as respostas preenchidas pelos pais dos escolares em relação à escala de organização. Na comparação entre os questionários preenchidos pelos pais e pelos professores houve diferença significativa para as escalas de controle emocional, planejamento/organização, organização de materiais e monitoramento. Conclusão: houve diferentes percepções do comprometimento das funções executivas para os pais e para os professores dos escolares com transtornos de aprendizagem. As dificuldades foram indicadas predominantemente pelos pais comparativamente aos professores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare the opinion of parents and teachers of students with learning disorders, regarding executive function skills. Methods: a cross-sectional cohort study, involving 39 students, boys and girls, with a multi-disciplinary diagnosis of learning disorders. Participants in the age range 8 to 11 years and 11 months were enrolled in Grades 3 to 5 of Primary Education I. The Behavior Rating Inventory of Executive Function (BRIEF) questionnaire, comprising one questionnaire for the parents and another for the teachers, was applied. The aim was to characterize the behavioral aspects of executive function in the school and home environments. Results: data were statistically analyzed using non-parametric tests and significant differences in the answers provided by parents and teachers in the organization scale were found. By comparing the answers given by parents and teachers, significant differences were seen in the emotional control, planning/organization, material organization and monitoring scales. Conclusion: based on the results of this study, one concludes that there are different perceptions of impaired executive function among parents and teachers of students presented with learning disorders. Parental answers pointed to more difficulties than those provided by the teachers.
  • Estudo sobre a modificação da viscosidade do leite humano e da fórmula para lactentes com disfagia Original Articles

    Almeida, Mariangela Bartha de Mattos; Gomes, Saint Clair; Silva, Jonas Borges da; Silva, Danielle Aparecida da; Moreira, Maria Elisabeth Lopes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: analisar o leite humano e a fórmula láctea infantil com a viscosidade modificada. Métodos: foram realizados três estudos considerando a viscosidade e efeito do tempo na fórmula nas concentrações 2, 3 e 5% e no leite humano cru e pasteurizado nas concentrações 2, 3, 5 e 7% na temperatura de 37ºC pelo tempo de 60 minutos. O cereal de arroz foi utilizado como agente espessante. A viscosidade foi avaliada pelo viscosímetro do tipo Copo Ford e as amostras analisadas em quatro intervalos de tempo. Diferenças significativas foram avaliadas por meio do teste da Anova. Resultados: não foram observadas diferenças significativas da viscosidade em relação ao tempo para as concentrações de 2, 3 e 5%. Observou-se diferença na viscosidade entre leite humano e fórmula nas concentrações de 2% e 5%, 2% e 7%, 3% e 5%, e 3% e 7%, independente dos intervalos de tempo considerados. Conclusão: o estudo aponta para a necessidade de diferentes concentrações para leite humano e formula. O cereal de arroz apresenta-se como opção terapêutica adequada para os recém-nascidos com disfagia nas concentrações de 2, 3, 5 e 7% pelo seu efeito na viscosidade e redução do fluxo, desde que se observe o tempo de mamada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to analyze the modification of the viscosity of human milk and infant formula. Methods: three studies were performed to assess the viscosity and effect of time on infant formula with a thickener, at concentrations of 2, 3, and 5%, as well as raw and pasteurized human milk at concentrations of 2, 3, 5, and 7% at 37ºC, for 60 minutes. Rice cereal was used as a thickening agent. The viscosity was evaluated using a Ford Cup-type viscometer, and the samples were analyzed at 20-minute intervals. Significant differences were assessed using the ANOVA test. Results: no significant differences in viscosity were observed over time in concentrations of 2, 3, and 5%. There was a difference in the viscosity between human milk and infant formula, in concentrations of 2% and 5%, 2% and 7%, 3% and 5%, and 3% and 7%, independently of the time intervals evaluated. Conclusion: the findings of this study demonstrate the need for different concentrations of the thickening agent for human milk and infant formula. Rice cereal is a suitable therapeutic option for newborns presented with dysphagia in concentrations of 2, 3, 5, and 7%, due to its effect on the viscosity and flow reduction, provided that the feeding time is considered.
  • Processamento semântico em crianças de zero a seis anos de idade: uma análise com o N400 Review Articles

    Lindau, Tâmara Andrade; Giacheti, Célia Maria; Silva, Isabella Bonamigo da; Souza, Deisy das Graças de

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo consiste em uma revisão da literatura sobre o processamento semântico em crianças de zero a seis anos de idade, analisando dados do N400. Foram encontrados 24 estudos que atenderam aos critérios de elegibilidade. A maior parte dos estudos teve por objetivo investigar e caracterizar o padrão eletrofisiológico de crianças mais novas em relação ao padrão encontrado em crianças mais velhas e adultos. Foi encontrada grande variabilidade de tarefas experimentais empregadas, mostrando diversas alternativas de investigação nesta perspectiva. De forma geral, a análise conjunta dos resultados indicou que, apesar dos diferentes objetivos, tipos de provas experimentais e diferentes graus de habilidade de linguagem (i.e., desenvolvimento típico ou diferentes condições), a idade foi um fator relevante na definição da presença ou não e lateralização do efeito N400. Quando ocorreu, o efeito N400 mostrou que a latência e a amplitude da onda declinam com a idade. No entanto, a variabilidade de procedimentos pode afetar o grau de controle e a confiabilidade dos dados. Para estudos futuros, o desenvolvimento de um protocolo padrão para a investigação do processamento semântico, por meio de dados do efeito N400, em diferentes populações é um passo importante e uma forte recomendação para a área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study consists of a literature review about the semantic processing in children 0 to 6 years of age and an N400 data analysis. Twenty-four studies that met the eligibility criteria were found. Most studies aimed to investigate and characterize the electrophysiological patterns of younger children as compared to those found in older children and adults. A large variability of employed experimental tasks was found, showing that there are various investigation alternatives in this perspective. In general, the joint analysis of the results pointed out that despite the different objectives, types of experimental tasks and degrees of language skills (i.e., typical development or different conditions), age was a relevant factor in establishing the presence or not of the N400 effect and its lateralization. When present, the N400 effect showed that the latency and amplitude of the wave decline according to age. However, the variability of procedures can affect the degree of control and the data reliability. For further studies, the development of a standard protocol to investigate the semantic processing by means of the N400 effect data in different populations is an important step and a strong recommendation for the area.
  • Disfunção temporomandibular na Doença de Parkinson: uma revisão integrativa da literatura Review Articles

    Silva, Taysa Vannoska de Almeida; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Lins, Carla Cabral dos Santos Accioly

    Resumo em Português:

    RESUMO A disfunção temporomandibular é um conjunto de distúrbios, que envolve os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular e estruturas associadas. Sabe-se que a progressão dos sintomas motores na doença de Parkinson é um indicativo de que essas pessoas estejam mais propensas ao desenvolvimento dessa disfunção. Sendo assim, o estudo teve como objetivo investigar os sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em pessoas com doença de Parkinson. A busca foi realizada nas bases de dados: MEDLINE/PubMed, LILACs, CINAHL, SCOPUS, Web of Science e PEDro, sem restrição temporal ou de linguagem. Foram utilizados descritores específicos para cada base de dados e palavras-chave, avaliados pelos instrumentos: Critical Appraisal Skill Programme e Agency for Healthcare and Research and Quality. Foram encontrados 4.209 artigos, dos quais apenas 5 foram incluídos. Após análise crítica metodológica dos artigos, um não atingiu a pontuação mínima exigida pelos instrumentos de avaliação e foi excluído. Os artigos selecionados abordaram como sinais e sintomas da disfunção temporomandibular: dor miofascial, bruxismo, limitação da abertura bucal, deslocamento do disco articular e assimetria na distribuição de contatos oclusais. Verificou-se que são necessários novos estudos para determinar as relações de causa e efeito das variáveis analisadas, contribuindo para norteamento de intervenções terapêuticas mais específicas e eficazes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Temporomandibular joint dysfunction is a set of disorders involving the masticatory muscles, temporomandibular joint and associated structures. It is known that the progression of motor symptoms in Parkinson's disease is an indication that these people are more prone to the development of this dysfunction. Thus, this study aims to investigate the signs and symptoms of temporomandibular dysfunction in people with Parkinson's disease. The search was performed in the databases: MEDLINE/ PubMed, LILACs, CINAHL, SCOPUS, Web of Science and PEDro, without timing or language restriction. Specific descriptors were used for each database and keywords, evaluated by the instruments: Critical Appraisal Skill Program and Agency for Health care and Research and Quality. A total of 4,209 articles were found but only 5 were included. After critical analysis of the methodology of the articles, one did not reach the minimum score required by the evaluation instruments, thus, it was excluded. The selected articles addressed, as signs and symptoms of temporomandibular joint dysfunction, the following: myofascial pain, bruxism, limitation of mouth opening, dislocation of the articular disc and asymmetry in the distribution of occlusal contacts. Further studies are needed in order to determine the relationship between cause and effect of the analyzed variables, so as to contribute to more specific and effective therapeutic interventions.
  • Análise morfofuncional do sistema estomatognático em usuários de prótese total convencional do Centro Integrado de Saúde - CIS Case Reports

    Andrade, Rodrigo Alves de; Cunha, Maria Deluana da; Reis, Ana Maria da Costa dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo consiste em caracterizar a fala e mastigação de usuários de prótese total convencional - PTC antes e após fonoterapia e adaptação funcional protética. Participaram 10 usuários, divididos em G1(experimental) e G2(controle). Ambos realizaram a mesma avaliação de fala e mastigação antes e após 15 dias de adaptação funcional protética. Logo, G1 passou por fonoterapia no período que antecede a adaptação funcional protética e G2 passou pela adaptação funcional protética sem intervenção Fonoaudiológica. Observou-se que G1 apresentou 60% de participantes com distorções fonéticas e/ou articulatórias e corte inadequado do alimento e 80% com um tipo mastigatório unilateral e a posteriori não foram mais verificadas alterações de fala e tipo mastigatório, porém um corte alterado em 100% do grupo. Já G2, 80% dos participantes tinham alterações de fala e mastigação e 40% um corte inadequado. Após, 60% dos sujeitos persistiram com as alterações de fala e 100% com um corte e tipo mastigatório alterado. Conclui-se que após adaptação funcional protética, G1, que realizou fonoterapia, não apresentou mais as alterações encontradas inicialmente, com exceção do corte do alimento; diferente de G2 em que as alterações persistiram, uma vez que a adaptação funcional não restabeleceu os padrões funcionais, sendo necessária intervenção Fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed at characterizing the speech and chewing of users of conventional complete dentures (CCD) before and after speech therapy and prosthetic functional adaptation. The participants consisted of 10 users, divided into two groups: experimental (G1) and control (G2). Both groups underwent the same speech therapy and chewing evaluation before and 15 days after prosthetic functional adaptation; G1 underwent speech therapy in the period before prosthetic functional adaptation, and G2 underwent prosthetic functional adaptation without speech-language intervention. As observed, G1 presented 60% of participants with phonetic and/or articular distortions and inadequate cut of the food and 80% with unilateral chewing; after therapy, no speech and masticatory alterations were observed, but the altered cut was seen in 100% of the group. In G2, 80% of the participants had speech and chewing alterations and 40% had an inadequate cut. After the therapy period, 60% of the subjects remained with speech alterations and 100% with altered cut and chewing alterations. It can be concluded that after prosthetic functional adaptation, the group that underwent speech therapy did not present the alterations initially detected, except for the cut of the food, as opposed to G2 in which the changes persisted, showing that prosthetic rehabilitation alone, did not reestablish functional patterns, speech-language intervention being required.
  • Drogas e álcool na gestação e gagueira - relato de caso fonoaudiológico Case Reports

    Jacob, Mahyara Francini; Guarnieri, Camilla; Quadros, Isabela Alves de; Lopes-Herrera, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    RESUMO O uso de álcool e drogas na gestação é difundido dentre os fatores de risco para as alterações fonoaudiológicas. Contudo, é observada a necessidade de estudos sobre uso dos mesmos e sua influência no processo interventivo. Foram apresentados dados da história clínica, avaliação pré e pós-intervenção de uma criança com 6 anos, com queixa de disfluências gagas e pais usuários de álcool e drogas desde o período de concepção até o momento do processo de intervenção relatado. Na avaliação foram aplicados os protocolos Stuttering Severity Instrument, Teste de Linguagem Infantil: prova de Fonologia, Vocabulário e Fluência e o Checklist de Habilidades Comunicativas Verbais. A criança foi diagnosticada com gagueira de grau leve a moderado, simplificações fonológicas e vocabulário defasado, dificuldade em manter turnos comunicativos, narrativa simplificada e queixa de dificuldade escolar. A criança foi submetida à intervenção nas áreas de Linguagem com enfoque na fluência e na fonologia, evoluindo na avaliação pós-intervenção. A alta vulnerabilidade familiar, a falta de um ambiente estimulador e o consumo de álcool e drogas durante a gestação, podem contribuir para as alterações de linguagem, fluência e, consequentemente, aprendizagem da criança exposta, devendo ser acompanhada pelo fonoaudiólogo para que se forneça apoio social à família.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Drug use during pregnancy is a well-known risk factor for the manifestation of speech-language disabilities. However, the necessity of studies directed towards drug use and its influence on interventional speech process in cases of alterations of child language and fluency is observed. In this study, clinical history data are presented as well as pre and post-assessment tests (Speech and Language) and the description of an interventional process of a six-year child. The main communication complaint about the child was stuttering. In addition to the child’s clinical history, there was also knowledge of alcohol and legal and illegal drug use by the mother from before the moment of conception until this intervention process was reported. The protocols Stuttering Severity Instrument (SSI), Child Language Test (ABFW): phonology, vocabulary, and fluency tests, along with the Checklist of Verbal Communication Skills were applied. Based on these assessments, the child was diagnosed with mild to moderate stuttering, phonological simplifications, vocabulary inferior to that expected for his age, difficulty maintaining communicative turns, simplified narrative skills, alterations in psycholinguistic processes, and complaints from the school about his learning. The child underwent speech therapy in the areas of fluency and Child Language (phonological approach), showing evolution in the post-intervention assessment. Thus, in the present case, it became clear that the concomitant use of alcohol with exposure to cigarettes and marijuana may trigger changes in the acquisition and development of language, fluency and, consequently, learning.
  • Qualidade de vida após cirurgia ortognática: relato de caso Case Reports

    Torres, Katarina Vilar; Pessoa, Luciane Spinelli; Luna, Anibal Henrique Barbosa; Alves, Giorvan Ânderson dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo de caso tem como objetivodescrever a influência da cirurgia ortognática na qualidade de vida de um paciente com deformidade dentofacial classe III. Foram aplicados os protocolos Oral Health Impact Profil, versão abreviada e Orthognathic Quality of life Questionaire antes e após a cirurgia ortognática, com o intuito de mensurar a qualidade de vida de um sujeito. O levantamento dos dados foi feito através de um relato de caso clínico. Foi observado através do Oral Health Impact Profil que a qualidade de vida não foi afetada pela deformidade dentofacial (escore=1) e que houve um aumento de escore no pós-operatório de 30 dias (escore=9) indicando piora na qualidade de vida, e, melhora após 90 dias (escore=4). Já no Orthognathic Quality of life Questionaire, foi possível ver que a deformidade dentofacial afetou negativamente a qualidade de vida do paciente (escore=34) e houve melhora progressiva nos escores após a cirurgia, passando de 15 para 2 pontos, indicando impacto positivo na qualidade de vida do paciente. a cirurgia ortognática exerceu influência positiva na qualidade de vida do paciente estudado, sendo necessária a aplicação de protocolos específicos, que mensure com precisão o impacto do procedimento, na vida do indivíduo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This case study aims to describe the effects of orthognathic surgery on the quality of life of a patient with class III dentofacial deformity. The protocols Oral Health Impact Profile, short version, and Orthognathic Quality of life Questionnaire were applied before and after orthognathic surgery to measure the quality of life of a subject. The data were collected from a clinical case report. We observed that, by the Oral Health Impact Profile, the quality of life was not affected by dentofacial deformity (score = 1), and that there was a 30-day postoperative score increase (score = 9), indicating a worsening of quality of life and an improvement after 90 days (score = 4). On the other hand, by the Orthognathic Quality of life Questionnaire, it was noticed that dentofacial deformity negatively affected the patient's quality of life (score = 34), and that there was a progressive improvement in scores after surgery, i.e., from score 15 to 2, showing a positive impact on quality of life. The orthognathic surgery positively influenced the patient's quality of life, requiring the application of specific protocols that accurately measure the impacts of the procedure on the individual's life.
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